UNIDADE 5 Região Nordeste

Xilogravura. À esquerda, um homem sentado em um banco, tocando violão, ao redor dele há notas musicais e pássaros. À direita, um grande cacto e céu com estrelas e a lua. Em frente ao homem há um cachorro.
A xilogravura, produzida por Pablo Borges, ilustra um músico em uma paisagem da Região Nordeste, 2020.
Respostas e comentários

Aproveite as páginas de abertura e converse com os alunos sôbre os assuntos tratados na unidade.

A xilogravura apresentada nesta abertura retrata um personagem tradicional da cultura sertaneja nordestina: o músico e seu instrumento. Por meio da observação desta imagem, promova uma conversa com os alunos abordando elementos peculiares da Região Nordeste mostrados na figura, como a vegetação característica do clima semiárido, ou as questões culturais, como os ritmos musicais próprios da região. Aproveite a oportunidade e comente que na Região Nordeste também encontramos outros tipos de climas e de vegetação, como climas tropicais típico e úmido, Cerrado, formações litorâneas e resquícios da Mata Atlântica. Essa conversa auxiliará no trabalho de combater possíveis visões estereotipadas a respeito da Região Nordeste, favorecendo assim o trabalho com aspectos da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero um.

Para complementar o estudo das páginas de abertura, traga para a sala de aula fotos que representem características naturais, sociais e culturais da Região Nordeste. Você pode obter essas imagens em revistas ou na internet. Incentive os alunos a descrever o que observam em cada uma delas e anote na lousa o que êles citarem. Ao final do estudo desta unidade, retome as ideias abordadas durante as aulas.

Se julgar necessário, além de imagens e de cordéis, leve a música nordestina para as aulas. Muitos cantores, como Luiz Gonzaga, retratam as situações vivenciadas na região. Essas músicas podem ser trabalhadas como fórmas introdutórias das próximas aulas.

O Nordeste é uma região marcada por muitos contrastes e pêla diversidade de aspectos naturais, humanos e econômicos. Na imagem da página anterior, estão retratados aspectos da população e da vegetação em uma xilogravura, que faz parte da cultura nordestina.

Iniciando a conversa

  1. Descreva os elementos da paisagem da Região Nordeste representada nessa xilogravura.
  2. O que você sabe sôbre o clima e a vegetação dessa região?
  3. Além dos aspectos físicos, converse com seus colegas sôbre o que mais vocês sabem sôbre a Região Nordeste do Brasil.

Agora vamos estudar...

  • as características naturais da Região Nordeste;
  • as sub-regiões do Nordeste;
  • o fenômeno da sêca no Nordeste e suas implicações socioeconômicas;
  • as características da população da Região Nordeste;
  • as principais atividades econômicas da Região Nordeste;
  • a transposição do rio São Francisco.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Comente com os alunos que a xilogravura é uma técnica em que o artesão entalha a madeira deixando em relêvo a parte que deseja representar, formando seu desenho. Depois de pronta, passa a parte em relêvo na tinta e a pressiona sôbre o papel, reproduzindo a imagem. A xilografia é bastante popular na Região Nordeste, que reúne importantes xilogravadores brasileiros.

Respostas

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos identificam elementos como a vegetação de Caatinga, a fauna e o sertanejo.

2. Resposta pessoal. Verifique os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos climas dessa região, como o tropical típico, o semiárido e o tropical úmido. Confira também se êles mencionam os aspectos das vegetações predominantes dessa região: formações litorâneas, Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado.

3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a dizer o que sabem das características populacionais, econômicas, culturais, entre outras.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha a êles a estratégia brainstorming. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Sempre que considerar pertinente, utilize a técnica tempestade de ideias para enriquecer o estudo dos temas abordados ao longo da unidade e complemente anotando na lousa as respostas apresentadas pelos alunos. Utilize essa metodologia como fórma de avaliar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema. Questione-os com as seguintes perguntas: quais são os tipos de climas existentes na Região Nordeste? E os tipos de vegetação originária de lá? Que característica cultural da Região Nordeste você conhece? Se alguém lhe perguntasse sôbre uma característica da economia dessa região, o que você responderia?

CAPÍTULO 16 Aspectos naturais da Região Nordeste

A Região Nordeste é formada por nove estados brasileiros e corresponde a 18% do território nacional; e sua extensão é aproximadamente .1554 175 quilômetros quadrados.

A interação entre clima, hidrografia, vegetação e relevo variados possibilita que as paisagens dessa região sejam bem diversificadas. Veja o mapa e as informações desta página.

Região Nordeste

Mapa. Região Nordeste. 
Número 1. Maranhão, capital: São Luís. 
Número 2. Piauí, capital: Teresina. 
Número 3. Ceará, capital: Fortaleza. 
Número 4. Rio Grande do Norte, capital: Natal. 
Número 5. Paraíba, capital: João Pessoa. 
Número 6. Pernambuco, capital: Recife. 
Número 7. Alagoas, capital: Maceió. 
Número 8. Sergipe, capital: Aracaju. 
Número 9. Bahia, capital: Salvador. 
No canto inferior esquerdo, mapa de localização destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 235 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa do mapa e dos dados: ATLAS geográfico escolar. 8. Rio de Janeiro: 2018. pê ponto 90. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 13 2022.

1.

Maranhão

População: .7153 262 habitantes

Área: .329651 quilômetros quadrados

2.

Piauí

População: .3289 290 habitantes

Área: .251755 quilômetros quadrados

3.

Ceará

População: .9240 580 habitantes

Área: .148888 quilômetros quadrados

4.

Rio Grande do Norte

População: .3560 903 habitantes

Área: .52809 quilômetros quadrados

5.

Paraíba

População: .4059 905 habitantes

Área: .56467 quilômetros quadrados

6.

Pernambuco

População: .9674 793 habitantes

Área: .98067 quilômetros quadrados

7.

Alagoas

População: .3365 351 habitantes

Área: .27830 quilômetros quadrados

8.

Sergipe

População: .2338 474 habitantes

Área: .21938 quilômetros quadrados

9.

Bahia

População: .14985 284 habitantes

Área: .564760 quilômetros quadrados

Questão 1.

Identifique, no mapa, quais são e onde se localizam os estados da Região Nordeste.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Oriente os alunos na leitura e identificação dos estados que compõem a Região Nordeste.

Objetivos do capítulo

  • Identificar os estados que compõem a Região Nordeste.
  • Conhecer as principais características naturais da Região Nordeste e seus contrastes paisagísticos.
  • Identificar as diferentes sub-regiões do Nordeste (Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte).

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de identificar os estados que compõem a Região Nordeste, bem como suas principais características naturais.

O capítulo favorece a exploração de aspectos da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero um ao combater possíveis visões estereotipadas acêrca do meio natural dessa região, assim como da habilidade ê éfe zero sete gê ê um um, uma vez que os alunos entrarão em contato com a diversidade da região nordestina e compreenderão suas principais características naturais.

Atividade a mais

Divida a turma em nove grupos destinando a cada grupo um estado nordestino. Oriente-os a pesquisar os aspectos físicos, culturais e econômicos. No decorrer das aulas referentes à região em estudo, cada grupo apresentará as informações pesquisadas. Exemplo: nas aulas nas quais se trabalharão os aspectos físicos da região, os alunos contribuirão com as suas pesquisas, e assim sucessivamente nas aulas seguintes.


  • Com o auxílio do mapa desta página, apresente os nove estados da região e suas respectivas capitais, com as características de cada uma, para que o aluno possa diferenciá-las.
  • Apresentando diferentes aspectos naturais e socioeconômicos sôbre o estado pesquisado, os alunos desenvolverão parte da Competência específica de Geografia 2 da Bê êne cê cê.

Clima e vegetação

Questão 2.

Imagine que você faça uma viagem para Maceió, capital de Alagoas, no mês de julho. Quais tipos de roupas seriam predominantes em sua bagagem? Roupas leves e frescas ou roupas apropriadas para o frio, como casacos e blusas mais quentes?

 

Os tipos de clima que atuam na Região Nordeste, em geral, apresentam temperaturas elevadas durante o ano. Observe, nos mapas, os tipos de clima e as formações vegetais originais existentes na Região Nordeste do Brasil.

Clima da Região Nordeste

Mapa. Clima da Região Nordeste. Clima equatorial: extremo oeste do Maranhão. Clima tropical típico: Maranhão, Piauí, Ceará e centro-sul da Bahia. Clima tropical úmido: litoral do Rio Grande do Norte até a Bahia. Clima semiárido: oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, sul do Ceará, leste do Piauí e norte da Bahia. À direita, mapa destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior esquerda, a escala: 295 quilômetros por centímetro.

Vegetação da Região Nordeste

Mapa. Vegetação da Região Nordeste. Floresta Amazônica: oeste do Maranhão. Mata Atlântica: faixa leste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Cerrado: centro-sul do Maranhão, centro, sudeste do Piauí e oeste da Bahia. Caatinga: Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e toda a porção central da Bahia. Formação litorânea: litoral do Maranhão até a Bahia. Campos: área no norte do Maranhão. Mata dos Cocais: área no norte do Maranhão e do Piauí. À direita, mapa de localizarão destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala:  295 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. 35. edição São Paulo: Ática, 2019. página 118120. ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Quais tipos de vegetação natural se desenvolvem nas áreas de clima tropical úmido?

Nas áreas dominadas pêlo clima tropical úmido, a combinação das elevadas temperaturas com a umidade proveniente dos constantes ventos vindos do litoral favoreceu o desenvolvimento da floresta Tropical. Também chamada de Mata Atlântica, essa floresta, densa e verdejante, se destaca pêla grande biodiversidade de espécies animais e vegetais. Atualmente, porém, extensas áreas já foram substituídas por lavouras, pastagens e cidades.

Fotografia. Vista aérea. Morro rochoso coberto por vegetação densa. Em frente, o mar.
Paisagem da vegetação da Mata Atlântica, na Ilha dos Frades, em Salvador, Bahia, em 2021.
Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Espera-se que os alunos respondam que roupas mais leves, pois a Região Nordeste, onde está localizada Maceió, o clima quente predomina na maior parte do ano.

Questão 3. Resposta: Formação litorânea e Mata Atlântica.

  • Ao estudar o tema Clima e vegetação, é importante que os alunos consigam associar as formações vegetais com os tipos de climas existentes na Região Nordeste. Para isso, aponte características que cada clima e cada vegetação possuem; se possível, apresente imagens e climogramas.
  • Estudar as principais características das formações vegetais da Região Nordeste propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê um um da Bê êne cê cê, já que proporciona o conhecimento da biodiversidade da região.
  • Se possível, utilize um mapa político ou físico da Região Nordeste para facilitar as explicações dêsse tema apontando a distribuição dos tipos de climas e vegetações naturais da Região Nordeste.
  • Traga imagens dos tipos de vegetação presentes na Região Nordeste a fim de exemplificá-los.

Algo a mais

Para conhecer melhor a Região Nordeste, incentive a leitura do seguinte livro:

> ABISSÁBER, nassibi. Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida. Scielo, São Paulo, volume 13, número 36, maio/agosto 1999. Disponível em: https://oeds.link/d8OHeg. Acesso em: 20 maio 2022.

O clima semiárido, com temperaturas elevadas e chuvas concentradas em alguns meses do ano, ocorre predominantemente no interior da região. Essas características climáticas influenciaram na formação da Caatinga, vegetação adaptada e resistente ao clima quente e sêco. Algumas plantas, por exemplo, perdem suas folhas para suportar a falta de água. Nos períodos de sêca, a vegetação tem um aspecto esbranquiçado. Após as chuvas, as plantas brotam, florescem e frutificam. Veja as fotos a seguir.

Fotografia. Arbustos secos e árvores baixas com cor marrom em uma área plana. Ao fundo, há morros.
Paisagem da vegetação da Caatinga no período de sêca, no município de Sousa, Paraíba, em 2017.
Fotografia. Árvores, arbustos e vegetação rasteira com cores verdes em uma área plana. Ao fundo, há morros.
Paisagem da vegetação da Caatinga no período de chuva, no município de Sousa, Paraíba, em 2019.

Já o clima equatorial, de elevadas temperaturas e umidade, que atua em parte do estado do Maranhão por influência da floresta Amazônica, favoreceu o desenvolvimento de uma vegetação localizada em área de transição entre a floresta úmida (área de clima equatorial) e a Caatinga sêca (área de clima semiárido). Essa vegetação, chamada Mata dos Cocais, presente em áreas de clima tropical típico, é composta de espécies dessas duas formações, sobretudo de palmeiras como o babaçu e a carnaúba.

Fotografia. Palmeiras em uma área de solo seco.
Paisagem da vegetação de Mata dos Cocais, no Piauí, em 2017.
Respostas e comentários
  • O tema a modificação das características da Caatinga de acôrdo com as estações do ano favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero um da BNCC, uma vez que apresenta aos alunos informações que os ajudam a entender que o semiárido nordestino não se trata de uma região que tem apenas sêca, como é comumente noticiado nos meios de comunicação.
  • Outra característica que representa a diversidade da Caatinga são os brejos de altitude. êsse tipo de vegetação ocorre em lugares de elevadas altitudes, onde se fórma um clima ameno e úmido, contrastando com o clima da Caatinga ao redor.
  • Comente com os alunos que a Caatinga tem áreas produtoras de frutas de mesa para exportação. Lugares como Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Suécia e Países Baixos fazem parte da lista de importadores das frutas nordestinas.
  • Explique aos alunos que, por causa das características naturais da região, como altas temperaturas e baixa pluviosidade, as frutas produzem mais açúcar. Comente que a produção delas é possível por causa da irrigação pêlo rio São Francisco.
  • sôbre a Mata dos Cocais, comente que a carnaúba é importantíssima para a economia da Região Nordeste, já que a cêra extraída de suas folhas é utilizada na confecção de cosméticos, plásticos, tintas, chips, entre outros produtos.

Relevo e hidrografia

O relêvo da Região Nordeste é composto tanto por áreas de baixas altitudes quanto por outras mais elevadas, como a serra da Borborema, com altitudes que variam entre 500 e .1220 metros, e a chapada Diamantina, com altitudes que ultrapassam .1800 metros. Essas características do relêvo propiciam a presença de rios de planalto e rios de planície.

As características climáticas dessa região também favorecem a presença de rios com regimes diferentes. Nas áreas em que ocorrem longos períodos de estiagem, há rios temporários, que secam durante os extensos períodos sem chuvas. Em outras áreas da região, predominam os rios permanentes, cujas nascentes e afluentes alimentam seus cursos durante o período sêco.

Em geral, os rios do Nordeste são utilizados tanto como vias de transporte quanto como fonte de água e alimento. O rio São Francisco, maior rio perene da região, é um exemplo disso, além de ser utilizado como fonte de geração de energia elétrica.

relêvo e hidrografia da Região Nordeste

Mapa. Relevo e hidrografia da Região Nordeste. Altitude (em metros). 0 a 200 metros: norte do Maranhão, noroeste do Piauí, norte do Ceará, e do Rio Grande do Norte, região litorânea do demais estados. 201 a 500 metros: centro-sul do Maranhão, do Piauí, do Ceará, sudoeste do Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba, do Pernambuco,  Alagoas e Sergipe, e oeste e leste da Bahia. 501 a 800 metros: sudoeste e centro da Bahia, áreas no sul do Piauí, oeste e sul do Ceará. Áreas irregulares no centro do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Acima de 800 metros: áreas no centro-sul e sudoeste da Bahia. Rios permanentes: Pindaré, Jaguaribe, Paraguaçu, Parnaíba, Itapecuru entre outros. Rios temporários: presentes em toda a região. Picos: Serra Branca (1154 metros), Jabre (1197 metros), Barbado (2033 metros). No canto superior direito, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 170 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 88.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Qual é a altitude predominante nas áreas costeiras da Região Nordeste?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 5.

A maior parte do curso do rio São Francisco percorre qual faixa de altitude?

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta: Nas áreas costeiras da região, predominam altitudes baixas, que não ultrapassam 200 metros.

Questão 5. Resposta: A maior parte do curso do rio São Francisco percorre baixas altitudes, pois varia entre 201 e 500 metros.

  • Comente com os alunos que alguns rios, nos períodos de poucas chuvas, têm o volume de água reduzido a ponto de ter seu leito exposto. rios são chamados rios temporários, e é na Região Nordeste que êles se concentram no território brasileiro.
  • Se possível, utilize um mapa físico das altitudes do relêvo e da rede hidrográfica da Região Nordeste para realizar as explicações dêsse tema. Nesse mapa, mostre onde se localizam as maiores elevações da região, os picos mais altos, a disposição da rede hidrográfica, os rios temporários e perenes etcétera
  • Peça aos alunos que comparem o mapa apresentado nesta página com os mapas mostrados na página anterior sôbre clima e vegetação da Região Nordeste. Na sequência, questione-os sôbre a relação entre a hidrografia e o clima da região. Verifique se os alunos reconhecem que a maior parte dos rios temporários está presente na área de atuação do clima semiárido.

Sub-regiões do Nordeste

Em razão da diversidade de características naturais de cada porção do Nordeste, essa região é dividida em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. Vamos conhecê-las.

Sub-regiões do Nordeste

Mapa. Sub-regiões do Nordeste. Zona da Mata: área do litoral do Rio Grande do Norte até a Bahia. Agreste: Faixa próxima ao litoral do Rio Grande do Norte até a Bahia. Sertão: leste do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Meio-Norte: Piauí e Maranhão. À direita, mapa de localização destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior esquerda, a escala: 205 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ANDRADE, Manoel Correia de. A terra e o homem no Nordeste. 7. São Paulo: Cortez, 2005. pê ponto 22.

Zona da Mata

Por apresentar clima com elevadas temperaturas e períodos chuvosos, sua porção litorânea era originalmente coberta pêla floresta Tropical, também chamada Mata Atlântica (por isso o nome Zona da Mata). Essa área recoberta pêla floresta se estendia pêla borda Léste das serras e chapadas que margeiam a faixa litorânea. Atualmente, essas áreas de floresta foram desmatadas para dar lugar a áreas urbanas e grandes lavouras monocultoras.

Agreste

Área de transição entre a Zona da Mata e o Sertão. Apresenta trechos úmidos, onde se encontra a floresta Tropical, e trechos secos, onde predomina a Caatinga.

Sertão

Predomina o clima semiárido, de elevadas temperaturas e sêco, em razão dos curtos períodos chuvosos, entre dois e três meses no ano. A Caatinga, vegetação típica do Sertão, é formada por plantas adaptadas à pouca disponibilidade de água, como os cactos. No período de estiagem, os leitos de muitos rios do Sertão secam completamente.

Meio-Norte

Área de transição entre o Sertão, de clima semiárido, e a Amazônia, de clima equatorial quente e úmido. Por isso, apresenta vegetação variada, como Caatinga, Cerrado, floresta Amazônica e Mata dos Cocais.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 6.

De acôrdo com o mapa, em qual das sub-regiões da Região Nordeste a Mata Atlântica é nativa?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 7.

Qual das sub-regiões encontra-se localizada entre o Meio-Norte e o Agreste?

Respostas e comentários

Questão 6. Resposta: Zona da Mata.

Questão 7. Resposta: O Sertão.

  • Comente com os alunos que essa região é formada por um conjunto de contrastes socioeconômicos e naturais. No que diz respeito ao quadro natural, é possível definir quatro sub-regiões que possuem características peculiares de clima e vegetação e muitos lugares que, por se encontrarem em áreas de transição, apresentam características de duas sub-regiões.
  • Fale aos alunos que a sub-região da Zona da Mata é a mais povoada e considerada uma das mais desenvolvidas economicamente na região. A cidade de Salvador é a capital baiana atualmente, mas há décadas foi considerada a capital brasileira.
  • O Sertão nordestino ocupa grande parte da Região Nordeste. Nessa área atua o clima semiárido, caracterizado por longos períodos de estiagem. Comente com os alunos a importância da bacia do rio São Francisco para a população que vive nessa sub-região.

Sugestão de avaliação

Para realizar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, proponha aos alunos a realização da atividade a seguir.

Relacione as sub-regiões do Nordeste às características correspondentes de cada uma delas.

A – Zona da Mata; B – Agreste; C – Sertão; D – Meio-Norte.

um – Região de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se destaca pêla produção agrícola.

dois – Região de transição que apresenta vegetação bastante variada, como a Caatinga, o Cerrado e a floresta Amazônica.

três – Região de clima semiárido, em que a vegetação típica é a da Caatinga.

quatro – Região mais povoada e industrializada do Nordeste e com grandes latifúndios monocultores de cana-de-açúcar.

Resposta

A - quatro, B - um, C - três e D - dois.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Copie as informações do esquema a seguir, inserindo mais linhas e preenchendo-o com os demais estados da região Nordeste. Os dados necessários estão no mapa da página 176. Para completar a última coluna do esquema, calcule a densidade demográfica dos estados da Região Nordeste no ano de 2021.

Estado

População (hab.)

Área territorial (km²)

Densidade demográfica (hab./km²)

Maranhão

7.153.626

329.651

21,6

IBGE. Disponível em: https://oeds.link/M2p8Gn. Acesso em: 25 abril 2022.

  1. Com base nas informações obtidas na questão 1, responda:
    1. Qual é o estado com a maior área territorial da Região Nordeste? E o estado com a menor área?
    2. Qual estado tem a maior população?
    3. Qual é o estado com maior densidade demográfica?

Aprofundando os conhecimentos

3. Analise os climogramas respondendo às questões que seguem.

Climograma – Ilhéus, Bahia

Gráfico. Climograma – Ilhéus, Bahia. 
Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). 
A precipitação varia entre 80 e 150 em milímetros, atingindo 80 em setembro e 150 em Abril. A temperatura se mantém acima de 24 graus Celsius na maioria dos meses, ficando abaixo disso em maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.

Climograma – Crateús, Ceará

Gráfico. Climograma – Crateús, Ceará. 
Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). 
A precipitação varia entre 0 e 190 em milímetros, atingindo 0 em setembro e 180 em março. A temperatura se mantém acima de 24 graus Celsius em todos os meses, chegando a quase 30 graus Celsius em novembro.

Fonte de pesquisa dos gráficos: Climatempo. Climatologia. Disponível em: https://oeds.link/xFS5O3. Acesso em: 25 abril 2022.

  1. Qual dos climogramas representa clima mais chuvoso?
  2. Quais são os meses menos chuvosos no climograma da cidade de Crateús?
  3. Qual dos climogramas representa o clima semiárido e qual representa o clima tropical?
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. a) Resposta: Bahia é o estado mais extenso da Região Nordeste. Sergipe é o estado menos extenso.

2. b) Resposta: O estado da Bahia.

2. c) Resposta: O estado de Alagoas tem a maior densidade demográfica.

3. a) Resposta: O climograma de Ilhéus.

3. b) Resposta: Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

3. c) Resposta: O climograma de Ilhéus representa o clima tropical, e o climograma de Crateús representa o clima semiárido.

  • Se considerar necessário, relembre os alunos sôbre o cálculo de densidade demográfica trabalhado na página 74.
  • Aproveite a atividade 3 para detectar a aprendizagem dos alunos na realização das leituras dos climogramas. Ao explorar a leitura da linguagem gráfica do climograma, os alunos desenvolverão parte da Competência específica de Ciências Humanas 7 da Bê êne cê cê.
  • A análise de climograma apresentada na atividade 3 permite o trabalho com partes da habilidade , pois requer que os alunos tenham noções de interpretação de gráficos.
  • Dialogando com o componente curricular de Língua Portuguesa, realize uma atividade de produção de um cordel. Para isso, apresente aos alunos alguns temas, como amizade, natureza, cidade natal e aniversário. Solicite-lhes que ilustrem o cordel que produzirem. Esta atividade é uma possibilidade de explorar as culturas juvenis entre os alunos.
  • Quando finalizarem, peça a cada aluno que recite seu texto para os colegas da sala.
  • Esta atividade promove a valorização de manifestações culturais, e por isso é um momento propício para o desenvolvimento da Competência geral 3 da Bê êne cê cê.

Resposta

1.

Estado

Maranhão

Bahia

Sergipe

Alagoas

Paraíba

Pernambuco

Rio Grande do Norte

Ceará

Piauí

População (hab.)

7.153.262

14.985.284

2.338.474

3.365.351

4.059.905

9.674.793

3.560.903

9.240.580

328.929

Área territorial (km2)

329.651

564.760

21.938

27.830

56.467

98.067

52.809

148.888

251.755

Densidade demográfica (hab./Km2)

21,6

26,5

106,5

120,9

71,9

98,5

67,4

62,0

13,5