CAPÍTULO 17 A seca no Sertão do Nordeste

O clima semiárido do Sertão é o mais seco do país, com pluviosidade anual variando entre 300 milímetros (milímetros) e .1000 milímetros. Em 50% do Sertão, os índices pluviométricos variam entre 500 milímetros e 750 milímetros.

Além de poucas, as chuvas no Sertão são mal distribuídas ao longo do ano. Em geral, as épocas mais chuvosas vão de dezembro a abril; no entanto, em determinadas áreas, os períodos de estiagem são mais prolongados, podendo permanecer até onze meses sem chover. Quando as chuvas não caem na época prevista e o período de estiagem se prolonga de um ano para o outro, ocorre a sêca.

As sêcas no Sertão estão associadas, entre outros motivos, às mudanças na circulação atmosférica, provocadas pêlo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, fenômeno conhecido como El Niño.

Quando o El Niño se fórma, uma zona de alta pressão atmosférica se estabelece sôbre o Sertão, impedindo que as massas de ar úmidas, que vêm da Amazônia e do oceano Atlântico, cheguem à região. Observe o mapa, que representa, de maneira simplificada, os efeitos do El Niño em diferentes lugares do mundo.

Efeitos do El Niño no mundo (dezembro, janeiro e fevereiro)

Mapa. Efeitos do El Niño no mundo (dezembro, janeiro e fevereiro). Elevação de temperatura: leste da Ásia, sudeste da Oceania, noroeste e leste da América do Norte. Estiagens prolongadas: área no Oceano Pacífico, sobre as ilhas da Ásia, norte da Oceania e nordeste da América do Sul. Elevação das temperaturas e estiagens: sudeste da África e leste da América do Sul. Aumento das chuvas: leste da África e sudeste da América do Sul. Elevação das temperaturas e aumento das chuvas: grande área no sul do Oceano Pacífico, sul da América do Norte, noroeste da América do Sul. Na parte inferior, rosa dos ventos e a escala: 2700 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ínpi/cêpêtéc. Él e La Ninha. Disponível em: https://oeds.link/bObcTC. Acesso em: 25 abril 2022.

Ícone 'Atividade oral'

Questão 1.

Quais são os efeitos do El Niño para a Região Nordeste do Brasil? E para o restante do território nacional?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Na Região Nordeste, o El Niño provoca estiagens prolongadas. No restante do Brasil, além das estiagens e das elevações de temperaturas, o El Niño provoca aumento das chuvas. O El Niño geralmente ocorre entre janeiro e fevereiro, em intervalos que variam de dois a sete anos.

Objetivos do capítulo

  • Compreender as causas do fenômeno da sêca que atinge o Sertão nordestino.
  • Compreender como o clima semiárido tem efeitos diretos sôbre o quadro natural e também na dinâmica populacional da região.

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de compreender o que é o fenômeno da sêca e as causas naturais que o originam no Sertão nordestino.

conteúdos são relevantes para que êles entendam algumas características das paisagens e, sobretudo, o modo de vida de parte da população nordestina que vive em áreas atingidas pêla sêca.


  • Comente com os alunos que a média pluviométrica anual registrada no município de Cabaceiras, localizado no estado da Paraíba, por exemplo, equivale à mesma quantidade de chuva que ocorre em um único mês em certas regiões da Amazônia. Fale também que, em algumas áreas do litoral nordestino, a pluviosidade média anual é de aproximadamente 1700 milímetros.
  • Peça aos alunos que observem no mapa os efeitos provocados pêlo El Niño em outras regiões do planeta.

Algo a mais

No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (), é possível aprofundar seus conhecimentos acêrca dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña.

> . Condições atuais do enos: La Niña. Disponível em: https://oeds.link/bObcTC. Acesso em: 20 maio 2022.

As características do relêvo nordestino também contribuem, em grande parte, para a escassez de chuvas no Sertão. As altitudes mais elevadas ao longo da faixa litorânea, principalmente as encostas íngremes do planalto da Borborema, que se estende desde o Rio Grande do Norte até Alagoas, funcionam como uma barreira aos ventos úmidos que sopram do oceano.

Ao se encontrarem com êsse relêvo, os ventos carregados de umidade se elevam, formando nuvens que dão origem a chuvas intensas e frequentes, chamadas chuvas orográficas. Assim, quando chegam ao interior do continente, os ventos já perderam a umidade e estão secos, o que dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas.

Observe a ilustração e veja como o relêvo exerce influência sôbre o clima do Sertão.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Chuva orográfica

Esquema. Chuva orográfica. Assinalada com a letra A para ventos úmidos, seta indicando as nuvens vindas do oceano, em direção aos morros cobertos por vegetação ao centro. No lado esquerdo, apontada com a letra B, há uma seta indicando a direção dos ventos secos, que são direcionados dos morros para a área sem vegetação.

Fonte de pesquisa: MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. página 72.

Fotografia. Cactos e vegetação rasteira, com um cabra ao centro. Ao fundo há árvores.
Vegetação de Caatinga no período de chuvas no município de Assu, Rio Grande do Norte, em 2022.
Ícone: 'Em grupo'

Questão 2.

Agora que você conheceu os aspectos naturais que envolvem a sêca no Sertão nordestino, o que você diria para uma pessoa que lhe dissesse que a sêca no Nordeste não existe? Conte aos seus colegas de sala.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Espera-se que os alunos respondam que diriam a essa pessoa que a sêca no Sertão nordestino existe e está relacionada a fenômenos naturais como o El Niño e ao relêvo litorâneo.

Algo a mais

  • Para conhecer um pouco mais a respeito do fenômeno El Niño e sua influência na Região Nordeste do Brasil, acesse os sites indicados a seguir. > Como o El Niño agrava a sêca no Nordeste? Climatempo. Disponível em: https://oeds.link/XR2kTo. Acesso em: 30 maio 2022.
  • Para conhecer mais a climatologia geográfica, componente importante para o ensino e a aprendizagem dos alunos, indicamos a leitura do livro a seguir. > MENDONÇA, Francisco; DANNI- OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

  • Explore o esquema apresentado na página que mostra como ocorrem as chuvas orográficas, comentando que o regime de chuvas de um lugar pode ser determinado pêlo relêvo.
  • A foto que mostra a Caatinga verdejante no período das chuvas pode ser explorada para desenvolver a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero um da Bê êne cê cê. Ao contrário do que geralmente é noticiado pelos meios de comunicação, o clima no semiárido nordestino apresenta também períodos de chuvas, embora sejam menos abundantes do que em outras regiões do país.
  • A questão 2 auxilia no desenvolvimento da prática argumentativa. Para isso, permita aos alunos que fundamentem e esclareçam suas opiniões, incentivando sua capacidade de argumentação.

Geografia e Língua Portuguesa

A geografia do Sertão nos clássicos literários

Por meio da leitura de alguns textos literários, como romances e poesias, podemos conhecer melhor as características de determinado local ou região, como suas paisagens e seus aspectos naturais e culturais.

A Região Nordeste, em especial, já foi retratada em muitos clássicos da literatura brasileira, como no livro Vidas sêcas, de Graciliano Ramos. êsse livro é considerado uma obra-prima ao descrever, de maneira singular, as características da sêca, das paisagens do Sertão e as condições de vida da população sertaneja. Agora, conheça um trecho da referida obra.

reticências Olhou a caatinga amarela, que o poente avermelhava. Se a sêca chegasse, não ficaria planta verde. Arrepiou-se. Chegaria, naturalmente. Sempre tinha sido assim, desde que êle se entendera. E antes de se entender, antes de nascer, sucedera o mesmo – anos bons misturados com anos ruins. A desgraça estava em caminho, talvez andasse perto. Nem valia a pena trabalhar. êle marchando para casa, trepando a ladeira, espalhando seixos com as alpercatas – ela se avizinhando a galope, com vontade de matá-lo.

Virou o rosto para fugir à curiosidade dos filhos, benzeu-se. Não queria morrer. Ainda tencionava correr mundo, ver terras, conhecer gente importante como seu Tomás da bolandeira. Era uma sorte ruim, mas Fabiano desejava brigar com ela, sentir-se com fôrça para brigar com ela e vencê-la. Não queria morrer. Estava escondido no mato como tatu. Duro, lerdo como tatu. Mas um dia sairia da , andaria com a cabeça levantada, seria homem. reticências

Graciliano Ramos. Vidas sêcas. 84. edição São Paulo: recór, 2002. página 23-24.

Agora, responda, no caderno, às questões a seguir.

  1. Qual é o enfoque principal do trecho do texto apresentado?
  2. Anote, no caderno, elementos do texto que identificam características do Sertão nordestino em época de sêca.
Ilustração. Homem de camisa azul segurando um chapéu sobre o peito e olhando cabisbaixo para cactos entre rochas. Ao redor, solo seco e o sol ao fundo.
Respostas e comentários

Respostas da seção Geografia e Língua Portuguesa 1 e 2 nas orientações ao professor.

  • O estudo proposto nesta página favorece a articulação com o componente curricular de Língua Portuguesa. No estudo da seção, os alunos verão como as obras literárias são valiosos recursos didático- pedagógicos para o ensino do componente curricular de Geografia. Assim como a obra Vidas sêcas, de Graciliano Ramos, outras também contêm relatos e descrições dos aspectos naturais e humanos dos lugares.
  • Aproveite a proposta do texto literário e explore a competência leitora com os alunos praticando diferentes dinâmicas de leitura (silenciosa, individual, em grupos etcétera). Realize também três momentos de leitura: antes da leitura (resgatando conhecimentos prévios acêrca do principal assunto abordado no texto), durante a leitura (identificando o assunto principal) e depois da leitura (trocando ideias com os colegas de suas percepções a respeito do texto lido).
  • A leitura do texto proposta permite explorar aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7 e da Competência geral 3, pois, ao fazer uso da linguagem literária, valoriza a produção artístico-cultural.

Respostas

1. Trata da iminência da sêca sendo percebida por um sertanejo que deseja lutar contra as consequências que ela lhe impõe.

2. Parte do texto: “caatinga amarela”, “seca”, “não ficaria planta verde”.


  • A cultura nordestina é muito rica e deve, sempre que possível, ser trabalhada e valorizada em sala de aula como parte da cultura brasileira. Explore diferentes gêneros literários, como a embolada e o repente, estilos de músicas que utilizam a rima para formar as canções e costumam ser bastante atraentes para os alunos. Por meio dêste trabalho, serão abordados aspectos das culturas juvenis.
  • Se achar pertinente, leve para a sala de aula algum repente dos cantores Caju e Castanha para exemplificar o estilo de música. Em seguida, desafie os alunos a produzir os próprios repentes.

Algo a mais

  • Apresente aos alunos a obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Explique a êles que se trata de uma peça teatral que se tornou muito famosa após ter sido adaptada para versões em filme e minissérie.
  • Comente que essa obra tem elementos de cordel e comédia, misturando a cultura popular nordestina com a tradição religiosa.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Justifique por que a frase a seguir apresenta êrro de informação.

As chuvas no Sertão são bem distribuídas ao longo do ano. Os períodos de estiagem raramente acontecem e, quando ocorrem, são curtos, não excedendo o tempo de um mês.

  1. De que maneira o fenômeno El Niño está associado à ocorrência das sêcas na região Nordeste?
  2. Explique como o relêvo do litoral nordestino exerce influência direta sôbre o clima do Sertão.

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe o perfil topográfico e responda às questões.

Perfil do relêvo da serra do Cachimbo à serra da Borborema

Gráfico. Perfil do relevo da Serra do Cachimbo à Serra da Borborema. Altitude (em metros). Da esquerda para direita: Serra do Cachimbo, na faixa de altitude entre 500 e 800 metros, seguido por um vale com o Rio Iriri e o Rio Xingu, e a Serra dos Carajás com pouco mais de 500 metros. Seguido de um vale do Rio Araguaia e do Rio Tocantins, com uma elevação entre eles, na faixa de altitude entre 0 e 200 metros de altitude. Na sequência, a Chapada das Mangabeiras, também com pouco mais de 500 metros, seguido por um vale do Rio Parnaíba e outros dois morros acima de 500 metros. Após a Chapada do Araripe com 500 metros e a Serra da Borborema com pouco mais de 800 metros, em seguida, o Oceano Atlântico.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: FTD, 2016. página 58.

  1. Qual fórma de relêvo representada no perfil tem maior altitude?
  2. Em qual faixa de altitude está localizada a serra do Cachimbo?
  3. Quais rios mostrados no perfil estão localizados na faixa de altitude entre 0 e 200 metros de altitude?
Respostas e comentários

1. Resposta: A frase está errada, pois as chuvas no Sertão são escassas e mal distribuídas. Os períodos de estiagem são prolongados, podendo permanecer até onze meses sem chover.

2. Resposta: O El Niño causa uma zona de alta pressão sôbre o Sertão nordestino. Isso impede que as massas de ar úmidas e as frentes frias, que normalmente ocasionam as chuvas, cheguem até o Sertão, intensificando, assim, a sêca.

3. Resposta: Os ventos úmidos vindos do oceano, ao atingir a serra da Borborema, se elevam, formam nuvens de chuva e perdem sua umidade. Então, ventos seguem secos para o interior, dificultando a formação de chuvas nessa porção da região.

4. a) Resposta: A Serra da Borborema.

4. b) Resposta: Na faixa de altitude entre 500 e 800 metros.

4. c) Resposta: Rios Araguaia e Tocantins.

Ao realizar a atividade 1, os alunos exercitarão o raciocínio geográfico e estabelecerão conexões com temas estudados ao longo do capítulo, desenvolvendo aspectos da Competência específica de Geografia 3 da Bê êne cê cê.

Sugestão de avaliação

Realize a avaliação do processo de ensino-aprendizagem por meio da atividade a seguir.

1. Descreva dois fatores naturais que influenciam a ocorrência da sêca no Sertão.

Resposta

1. As mudanças na circulação atmosférica provocadas pêlo El Niño e as características do relêvo nordestino.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir sóbre a importância das obras literárias para os estudos geográficos.

reticências na Literatura encontramos exemplos inumeráveis de narrativas sensíveis sôbre a variedade de expressões existentes na perspectiva experiencial entre o indivíduo e seu mundo vivido, seu meio ambiente. A combinação e a compreensão dos aspectos objetivos e subjetivos concernentes à paisagem/mundo vivido apresentam-se no contexto de algumas obras literárias de fórma que revelem justamente esta visão holística da experiência com o espaço, mais próxima da realidade do significado da essência da humanização das paisagens geográficas, naturais ou construídas.

Desta forma, as paisagens narradas encerram ambiências experienciadas intensamente pelos personagens, tanto no sentido da topofilia como no sentido da topofobia, relativa aos seus espaços e lugares. A paisagem geográfica captada pêlo escritor não emerge simplesmente como matéria inanimada de um cenário estático, pois, ao mesmo tempo em que vivifica, é vivificada, mediante a memória e visibilidade de suas experiências, percepções e imagens.

reticências

LIMA, Solange Terezinha de. Geografia e literatura: alguns pontos sôbre a percepção de paisagem. Geosul, Florianópolis, volume 15, número 30, julho a dezembro 2000. Disponível em: https://oeds.link/vRiF6v. Acesso em: 20 maio 2022.