CAPÍTULO 19 Economia do Nordeste

Agropecuária

O crescimento econômico da Região Nordeste nas últimas décadas tem sido impulsionado, principalmente, pêlo surgimento de áreas com expressivo dinamismo econômico. Essas áreas reaqueceram os mais diversos setores da economia nordestina.

Muitas áreas do Nordeste, inclusive aquelas localizadas em pleno Sertão, se tornaram importantes polos de produção agrícola, com lavouras irrigadas que produzem frutas, como melão, mamão, manga e uva, além de café, soja e arroz.

Já no Meio-Norte, como no oeste da Bahia e sul do Piauí e do Maranhão, técnicas modernas de cultivo, com o emprêgo de maquinários agrícolas, fertilizantes e adubos, promovem elevada produção de grãos, como a soja.

Como boa parte dessas produções destina-se ao mercado externo, as exportações garantem uma importante fonte de receita para os estados nordestinos.

Questão 1.

Compare o mapa desta página com o mapa da página 180 e identifique a sub-região do Nordeste onde está a maior concentração de agricultura irrigada no Nordeste.

Agricultura irrigada na Região Nordeste (2019)

Mapa. Agricultura irrigada na Região Nordeste (2019). 
Área irrigada (ha). 
500 a 2000: áreas dispersas no sul do Maranhão, centro do Piauí, norte, leste e sul do Ceará, norte do Rio Grande do Norte, noroeste e leste da Paraíba, centro e leste do Pernambuco e Bahia. 
2000 a 5000: nordeste do Maranhão, noroeste e nordeste do Ceará, noroeste e nordeste do Rio Grande do Norte, leste da Paraíba, centro, oeste e leste do Pernambuco, leste do Alagoas e Bahia. 
5000 a 30000: nordeste do Maranhão, nordeste do Ceará, noroeste do Rio Grande do Norte, oeste do Pernambuco e Bahia. 
Mais de 30000: oeste do Pernambuco, norte e oeste da Bahia. À esquerda, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 185 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Atlas Irrigação. Uso da água na agricultura irrigada. 2. edição 2021. Disponível em: https://oeds.link/rJnrF8. Acesso em: 25 abril 2022.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Sertão.

Objetivo do capítulo

Analisar as potencialidades econômicas e o desenvolvimento da Região Nordeste.

Justificativas

No decorrer dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de conhecer as principais características das atividades econômicas desenvolvidas na Região Nordeste, ou seja, a agropecuária, a indústria e o turismo.

Eles também poderão conhecer as potencialidades econômicas da região e, assim, evitar possíveis visões estereotipadas a respeito do Nordeste, o que favorece o trabalho com as habilidades ê éfe zero sete gê ê zero um e ê éfe zero sete gê ê zero oito.

Ao longo do capítulo, os alunos terão acesso a mapas temáticos que contribuirão para incentivar a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove.


Faça a leitura do texto com os alunos e os auxilie na compreensão das informações do mapa e na comparação proposta. O trabalho com comparação entre diferentes mapas temáticos é um momento favorável para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê.

Algo a mais

Explore o site da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste () com os alunos. êle pode ser frequentemente consultado durante o estudo da unidade para aprofundar ainda mais o conhecimento sôbre aspectos importantes da economia regional.

> BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Disponível em: https://oeds.link/9DRQ5W. Acesso em: 21 maio 2022.

Na Zona da Mata, destacam-se os grandes latifúndios monocultores de cana-de-açúcar. Já no Agreste, no Meio-Norte e no Sertão, encontramos, sobretudo, a produção agrícola de feijão, mandioca, milho e algodão.

No Sertão, as pequenas lavouras voltadas geralmente para o consumo próprio costumam ser praticadas em áreas de brejos, onde a umidade possibilita o cultivo de gêneros agrícolas. A maior parte da atividade agrícola desenvolvida na região do Sertão nordestino utiliza técnicas tradicionais de cultivo. Veja a foto.

Fotografia. Vista de cima. Uma vasta plantação verde. Ao redor floresta seca.
Agricultura irrigada pêlas águas do rio São Francisco, em Petrolina, Pernambuco, em 2021.

A pecuária, destinada principalmente à produção de leite e derivados, é uma atividade de grande importância para a economia da Região Nordeste. No Sertão, ela é muito expressiva e normalmente é praticada de modo extensivo em grandes latifúndios.

A Região Nordeste concentra 93% da criação de caprinos no Brasil. animais se caracterizam pêla resistência ao clima semiárido da região.

Fotografia. Cabras em um cercado de terra. Ao fundo há um homem que as observa.
Criação de caprinos em propriedade rural no município de Serrolândia, Bahia, 2019.
Fotografia. Algumas pessoas em uma extensa plantação. Uma delas está inclinada sobre as plantas. Ao fundo há árvores.
Agricultores plantando cebola em propriedade rural no município de Cabrobó, Pernambuco, em 2018.
Respostas e comentários
  • Se julgar necessário, leve mais imagens da agricultura desenvolvida nas sub-regiões nordestinas.
  • Comente com os alunos que na agricultura tradicional as lavouras, de modo geral, são desenvolvidas com a utilização de instrumentos manuais, como o arado e a enxada. Nesse tipo de agricultura utilizam-se poucos equipamentos mecânicos, agrotóxicos e fertilizantes.
  • Já na agricultura moderna, as lavouras são desenvolvidas com sistemas de irrigação e maquinário especializado, como colheitadeiras e arado mecânico. Nesse tipo de agricultura, utilizam-se pouca mão de obra e maior quantidade de sementes melhoradas, fertilizantes etcétera

Indústria

Muitas empresas têm se instalado na Região Nordeste atraídas pelos incentivos fiscaisglossário concedidos pelos estados ou municípios e pêlo menor custo da mão de obra, se compararmos com os salários pagos nas áreas mais industrializadas de outras regiões do país, como a Sudeste. Entre essas empresas estão as que atuam em setores mais tradicionais, como o alimentício e o de vestuário (têxtil e calçados), e também as mais avançadas tecnologicamente, como as de informática, petroquímica e automobilística.

Também estão presentes na Região Nordeste indústrias extrativas minerais e de recursos energéticos fósseis, voltadas, sobretudo, para a exploração de chumbo, cobre, cloreto de sódio e petróleo.

A Zona da Mata é a região onde está localizada grande parte das indústrias da Região Nordeste, por exemplo, o Distrito Industrial de Ilhéus, na Bahia, e o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. Além da presença de um importante mercado consumidor, essa sub-região conta com uma rede de transporte composta por rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

Fotografia. Vista de cima. Galpões, silos e equipamentos de metal dispostos em uma área ampla. Ao redor há vias e árvores.
Vista de complexo industrial em Camaçari, Bahia, em 2021.
Respostas e comentários
  • Aproveite a oportunidade e explore o fato de que, a partir da década de 1990, a Região Nordeste tem se favorecido com a instalação de fábricas oriundas do processo de desconcentração industrial nas regiões Sul e Sudeste do país.
  • Comente com os alunos que as indústrias alimentícia, têxtil, petroquímica, farmacêutica, automobilística e naval têm apresentado um crescimento muito significativo na região. Essa abordagem favorece o desenvolvimento de parte da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero oito da Bê êne cê cê.

Algo a mais

Aproveite a oportunidade e comente com os alunos a respeito do Pôrto Digital, localizado em Recife. Para isso, acesse o site a seguir e obtenha mais informações.

> O QUE é o Pôrto Digital. Pôrto Digital. Disponível em: https://oeds.link/fUEnji. Acesso em: 30 maio 2022.

Turismo

Outro setor que tem impulsionado o crescimento econômico da região é o turismo, uma das atividades que mais geram renda e emprêgo para a população local. O setor turístico é desenvolvido em vários municípios da região, principalmente ao longo do litoral nordestino. Isso atrai um número cada vez maior de visitantes e impulsiona a construção de grandes complexos turísticos, como mostra a foto.

Observe o mapa e verifique onde se localizam as principais áreas turísticas do Nordeste.

Principais áreas turísticas do Nordeste (2019)

Mapa. Principais áreas turísticas do Nordeste (2019). 
Principais áreas turísticas: área no sudoeste e nordeste do Maranhão, norte do Piauí, áreas no norte e centro do Ceará, norte do Rio Grande do Norte, oeste e leste da Paraíba, leste do Pernambuco, centro e leste do Alagoas, leste de Sergipe, centro e litoral da Bahia. No canto inferior direito, mapa de localização destacando a região descrita, a rosa dos ventos e a escala: 230 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 137.

Questão 2.

Observe novamente o mapa das sub-regiões do Nordeste, na página 180, e responda em qual sub-região do Nordeste estão localizadas a maior parte das áreas turísticas.

Questão 3.

Com um colega da sala de aula, produzam um anúncio publicitário promovendo o turismo na região Nordeste. Para isso, definam algumas etapas, como qual lugar turístico vocês gostariam de anunciar, qual a imagem que o anúncio apresentará, quais informações vocês colocariam no anúncio etc. Produzam êsse anúncio em um papel grande, depois, apresentem para a turma.

Fotografia. Orla de uma praia com uma pequena elevação rochosa na faixa de areia, onde há algumas palmeiras. No mar, ondas.
Paisagem de praia no município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, em 2021. 
Respostas e comentários

Questão 2. Na sub-região da Zona da Mata.

Questão 3. Resposta pessoal. Professor, professora: Aproveite a oportunidade e estimule a criatividade dos alunos. Apresente lugares que possam despertar o interêsse dos alunos. Cuide também para que não ocorram repetições dos mesmos lugares. Oriente o trabalho para que ocorra um ambiente respeitoso na realização da atividade.

  • Ao tratar o tema Turismo, comente com os alunos que, além dos atrativos naturais da região litorânea, alguns visitantes são atraídos pêlo aspecto cultural, como os sítios arqueológicos de diversas áreas.
  • A Serra da Capivara, uma área de conservação que envolve cultura, turismo e ciência, é um exemplo para esta atividade. Se julgar pertinente, incentive os alunos a visitar o site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional). Nele, êles podem encontrar informações sôbre a história da criação do Parque Nacional da Serra da Capivara e seus principais atrativos turísticos. Disponível em: https://oeds.link/hu9zKF. Acesso em: 21 maio 2022.
  • Na questão 3, explore o pensamento computacional com a produção do anúncio publicitário. Primeiro, solicite aos alunos que dividam as etapas da produção do anúncio, selecionando as informações mais importantes e escolhendo a disposição que terão no layout do material, além de elementos e informações que vão auxiliá-los na escrita. Dessa fórma, êles desenvolverão aspectos das habilidades de abstração e organização. Oriente-os a manter a estrutura e as características do recurso escolhido, reconhecendo padrões. Com todas as ferramentas organizadas em mãos, a produção do anúncio publicitário ficará mais completa. Caso considere interessante, sugira aos alunos que produzam o material em algum programa de computador voltado para a confecção de banners, cartazes, anúncios etc.
  • A questão 3 também possibilita explorar com os alunos as Competência gerais 4 e 5 ao unir a curiosidade intelectual à produção de um recurso (anúncio publicitário) por meio da tecnologia digital.

Atividade a mais

  • Para complementar o estudo do assunto desta página, promova um debate entre os alunos. Para isso, traga para a sala de aula cartazes ou fôlderes de propaganda de hotéis e resorts construídos à beira-mar em diversos locais do litoral nordestino. materiais podem ser encontrados em agências de viagem ou na internet.
  • Durante o debate, atue como mediador orientando opiniões favoráveis ou não à construção dêsses empreendimentos e questionando quais seriam os problemas sociais e ambientais acarretados por êles e como as populações tradicionais dêsses lugares reagem à presença de tais empreendimentos.
  • Ao abordar um tema que incentiva os alunos a se posicionarem diante de uma situação que envolve princípios éticos, sustentáveis, democráticos etc., a atividade está favorecendo o desenvolvimento da Competência geral 10 da Bê êne cê cê.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou, escreva os principais fatores que contribuem para que muitas áreas do Nordeste se tornem importantes polos de produção agrícola.
  2. Caracterize a atividade pecuária nordestina.
  3. Cite os principais fatores que têm atraído muitas empresas para a Região Nordeste.
  4. Dê exemplos de indústrias instaladas no Nordeste.
  5. Em qual sub-região está concentrada a maior parte das indústrias do Nordeste? Cite dois fatores que fazem dessa sub-região a mais industrializada do Nordeste.

Aprofundando os conhecimentos

6. A Região Nordeste vem se destacando nas últimas décadas pêlo seu crescimento econômico, fruto da exploração de suas múltiplas potencialidades. Observe nas fotos exemplos dessa potencialidade e, em seguida, responda, no caderno, às questões propostas.

A.

Fotografia A. Galpões extensos e paralelos. Ao redor, uma cidade e áreas cobertas por vegetação.
Vista de indústria de porcelanato no município de Mossoró, Rio Grande do Norte, em 2019.

B.

Fotografia B. Uma praia com algumas pessoas na faixa de areia e barcos no mar.
Vista da praia do Saco, em Estância, Sudeste, em 2020.
Respostas e comentários

1. Resposta: O desenvolvimento da prática agrícola irrigada e a introdução de técnicas modernas de cultivo, como maquinários agrícolas, fertilizantes e adubos.

2. Resposta: Grande parte da pecuária da Região Nordeste é voltada para a produção de leite e derivados. A atividade é realizada de modo extensivo em pequenas e médias propriedades.

3. Resposta: Os incentivos fiscais concedidos pelos estados ou municípios e o menor custo da mão de obra, se compararmos com os salários pagos nas áreas mais industrializadas de outras regiões do país, como a Sudeste.

4. Resposta: Indústria alimentícia, vestuário, informática, petroquímica e automobilística.

5. Resposta: A maior parte da atividade industrial desenvolvida na Região Nordeste está localizada na Zona da Mata. Essa sub-região concentra um grande mercado consumidor e uma rede de transporte composta por rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

As atividades propostas nas páginas exploram as Competências específicas da Geografia 1 e 2, pois oferecem condições para que os alunos utilizem seus conhecimentos geográficos para compreender a interação entre sociedade e natureza na Região Nordeste utilizando objetos técnicos quando necessário.

Sugestão de avaliação

Para auxiliar na avaliação do processo de ensino-aprendizagem, proponha aos alunos a realização da atividade a seguir.

Escreva dois exemplos de atividades econômicas praticadas no Nordeste que indicam como a região tem um importante potencial econômico.

Resposta

Os alunos podem citar a implantação de novas indústrias, de cultivos irrigados, da atividade turística etc.

  1. Quais setores da economia nordestina estão representados nas fotos A e B?
  2. De acôrdo com o que você estudou, explique de que maneira as atividades mostradas nessas imagens contribuem para o crescimento econômico da Região Nordeste.
  1. Observe o gráfico a seguir. Depois, responda, no caderno, às questões.
    1. Qual é a principal informação representada nesse gráfico?
    2. De acôrdo com o gráfico, qual região brasileira se destaca na criação de caprinos?
    3. Qual a relação entre o clima semiárido e a criação de caprinos no Nordeste?

Criação de caprinos no Brasil – por regiões (2017)

Gráfico. Criação de caprinos no Brasil – por regiões (2017). 
Norte: 2 por cento. 
Centro-Oeste: 1 por cento. 
Nordeste: 93 por cento. 
Sul: 2 por cento. 
Sudeste: 2 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. sídra. Disponível em: https://oeds.link/e47nUi. Acesso em: 13 abril 2022.

8. Com mais dois colegas, realizem uma pesquisa em livros, revistas ou na internet sôbre notícias recentes a respeito de atividades econômicas desenvolvidas na Região Nordeste. Com a ajuda do professor, distribuam as atividades econômicas para cada grupo de modo que não ocorra muitas repetições. Assim, alguns pesquisarão sôbre agropecuária, outros sôbre extrativismo, outros sôbre atividades industriais e, por fim, sôbre o turismo. Na sequência, reúnam as informações e apresentem as pesquisas para os demais colegas da sala. No final das apresentações, verifiquem quais atividades mais se destacaram dentro da economia da Região Nordeste.

Respostas e comentários

6. a) Resposta: Na foto A, está representada a indústria, e, na foto B, o turismo.

6. b) Resposta: Nos últimos anos, o Nordeste tem recebido um grande número de indústrias que se instalaram na região atraídas pelos incentivos fiscais. Já o turismo gera emprêgo e renda para a população e tem atraído um número cada vez maior de visitantes e estimulado a construção de grandes complexos turísticos.

7. a) Resposta: A criação de caprinos nas regiões brasileiras.

7. b) Resposta: A Região Nordeste.

7. c) Resposta: Os caprinos são animais que têm resistência ao clima semiárido da Região Nordeste.

8. Resposta pessoal.

  • A análise do gráfico da atividade 7 promove o desenvolvimento de parte da habilidade ê éfe zero sete gê ê um zero da Bê êne cê cê, pois possibilita que os alunos interpretem o gráfico de setores com base nas informações socioeconômicas.
  • O debate proposto na atividade 8 pode ser apresentado em sala de aula em fórma de cartaz, um grande mural ou sequência de imagens em slides ou em aplicativos de celular.
  • A realização da atividade de pesquisa proposta na atividade 8 também contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional, pois requer que os alunos distribuam os temas, organizem as tarefas e suas pesquisas, agrupem informações importantes para serem apresentadas aos colegas, promovam a apresentação de sua pesquisa e, por fim, após a conversa coletiva, concluam quais são as atividades econômicas que mais se destacam na economia da Região Nordeste.
  • Aproveite o final do estudo da unidade e desenvolva com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa em estudo de recepção. Para isso, solicite aos alunos que realizem uma pesquisa de uma xilogravura que retrate algum aspecto estudado da Região Nordeste, ou seja, características referentes aos aspectos naturais, populacionais, econômicos etc.
  • Depois que o recurso artístico-cultural for escolhido pelos alunos, realize os seguintes procedimentos: mediação de uma conversa sôbre o tema do produto artístico-cultural e análise da recepção/percepção dos alunos diante do recurso pesquisado, que deve ser feita por meio de perguntas previamente elaboradas buscando identificar a percepção dos alunos. Por fim, solicite aos alunos que produzam um texto descrevendo o que perceberam das xilogravuras pesquisadas. Oriente a utilizarem as respostas do questionamento realizado para elaborar a produção textual.
  • Entre as perguntas do questionamento, utilize: Quais elementos estão em evidência na imagem? Qual característica do Nordeste o artista buscou retratar? A população da Região Nordeste é representada? De que maneira isso acontece?

Glossário

Incentivos fiscais
: benefícios, como impostos baixos ou isenção deles, doação de terrenos, entre outros, que incentivam empresas a investir no local.
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