O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
- O Nordeste é a região que apresenta o maior número de estados brasileiros, totalizando nove estados. Quais são estados?
- Reescreva o texto completando-o com as palavras do quadro a seguir.
temperaturas • semiárido • Caatinga • Polígono das sêcas • Sertão • volume pluviométrico
- Quais são os aspectos naturais que contribuem para a escassez de chuvas no Sertão nordestino?
- Copie, no caderno, a alternativa que identifica corretamente as sub-regiões do Nordeste.
Sub-regiões do Nordeste
Fonte: ANDRADE, Manoel Correia. A terra e o homem no Nordeste. sétima edição São Paulo: Cortez, 2005. página 22.
-
- – Zona da Mata; dois – Agreste; três – Sertão; quatro – Meio-Norte.
-
- – Agreste; dois – Zona da Mata; três –Sertão; quatro – Meio-Norte.
- I – Sertão; dois – Meio-Norte; três – Agreste; quatro – Zona da Mata.
- I – Meio-Norte; dois – Sertão; três – Agreste; quatro – Zona da Mata.
Respostas e comentários
1. Resposta: Os estados que integram a região Nordeste são Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
2. Resposta: semiárido – Sertão – temperaturas – volume pluviométrico – Caatinga – Polígono das sêcas.
3. Resposta nas orientações ao professor.
4. Resposta: d) um – Meio-Norte; dois – Sertão; três – Agreste; quatro – Zona da Mata.
Objetivos das atividades
1. Identificar os estados que compõem a Região Nordeste.
2. Identificar as características climáticas da Região Nordeste.
3. Perceber os aspectos naturais que contribuem para a ocorrência da sêca no Sertão nordestino.
4. Reconhecer as sub-regiões do Nordeste.
Como proceder nas atividades
1. Caso os alunos tenham dificuldade, realize uma prática cartográfica que envolva a produção de um mapa com a divisão regional do Brasil destacando os estados que compõem a Região Nordeste.
2. Se os alunos tiverem dúvidas, apresente-lhes os climogramas dos quatro tipos climáticos presentes no Nordeste (equatorial, tropical típico, tropical úmido e semiárido). Solicite a êles que descrevam e comparem as características de cada perfil, estabelecendo relações acêrca da variação de temperatura e de precipitação ao longo do ano.
3. Caso os alunos tenham dificuldades, apresente a êles o vídeo Entenda o que é o El Niño. Disponível em: https://oeds.link/A229qq. Acesso em: 20 abril 2022. Além disso, esboce na lousa o perfil topográfico da Região Nordeste, destacando a dinâmica entre o relêvo e as massas de ar.
4. Caso os alunos tenham dificuldade, realize uma prática cartográfica que envolva a produção de um mapa com a divisão das sub-regiões do Nordeste. Distribua para êles um mapa com a divisão das sub-regiões em preto e branco. Na sequência, apresente algumas características de cada sub-região e peça-lhes que as identifiquem e pintem no mapa. Repita êsse procedimento com todas as quatro sub-regiões.
Resposta da atividade
3. O relêvo da Serra da Borborema, no litoral nordestino, barra os ventos úmidos vindos do oceano, e o fenômeno do El Niño, que, ao gerar uma zona de alta pressão sôbre o Sertão, impede a chegada de massas de ar úmidas e frentes frias, que normalmente acarretam chuvas.
5. Leia o depoimento a seguir.
reticências Quando tinha uma temporada de sêca como era a vida?
reticências Nós saíamos à boca da noite e íamos, com 7 quilômetros de distância, num rio temporário que a sêca já tinha esgotado toda a água. Cavava uma cacimba, um poço. A água fluía, a gente enchia o pote e voltava para casa. reticências Não era água doce, não. Era ruim a água. Então era difícil na época da . E trazíamos água para a gente, para lavar, para comer, para beber, para os animais. Senão morria tudo. sêca reticências
Veio para São Paulo aos 16 anos. Com quem foi, como foi, por quê?
reticências Nós viemos com toda a família, reticências porque lá em Alagoas a sobrevivência também não estava boa. Então, com medo da fome, fugindo da , nós viemos para cá. Meu pai vendeu também uma gleba que nós tínhamos em Alagoas. sêca . reticências
INÁCIO, Pereira Gurgel. Museu da pessoa, 16 março 2015. Disponível em: https://oeds.link/tp1ZmF. Acesso em: 26 abril 2022.
- Baseado no texto lido, escreva qual é a relação entre a sêca e os movimentos populacionais do Nordeste.
- Leia as afirmações a seguir. Depois, copie, no caderno, a alternativa que apresenta a sequência correta de afirmações verdadeiras sôbre a Região Nordeste.
- A população do Nordeste está irregularmente distribuída pêlo território da região, de maneira que as maiores concentrações populacionais estão nas sub-regiões da Zona da Mata e do Agreste.
- Muitas áreas do Nordeste vêm se tornando importantes polos de produção agrícola, com lavouras irrigadas e uso de técnicas modernas de cultivo.
- Muitas empresas têm sido atraídas para o Nordeste, principalmente pelos incentivos fiscais e pelos baixos custos de mão de obra.
- O turismo não tem participado do crescimento econômico do Nordeste, pois cada vez mais gera menos renda e emprêgo para a população local. As afirmações corretas são:
- I, , dois três e . quatro
- I, três e . quatro
- I, dois e . três
- III e . quatro
Respostas e comentários
5. Resposta pessoal. Verifique se os alunos comentam que diversas atividades diárias ficam comprometidas por essa escassez e que muitos migram para outras regiões em busca de melhores condições de vida.
6. Resposta: c) um, dois e três.
Objetivos das atividades
5. Relacionar o fenômeno da sêca com a migração de nordestinos para outras áreas.
6. Reconhecer características a respeito da economia da Região Nordeste.
Como proceder na atividade
5. Caso os alunos tenham dificuldades, apresente a êles o vídeo Diáspora nordestina e a construção do Brasil, que trata da migração de nordestinos para outras regiões do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/uoxSoC. Acesso em: 20 abril 2022.
6. Caso os alunos tenham dificuldade, apresente a êles alguns podcasts que tratam da atividade de turismo na Região Nordeste no site Mais Turismo Nordeste. Disponível em: https://oeds.link/dmdy93. Acesso em: 20 abril 2022.