UNIDADE 6 Região Sudeste

Fotografia. Vista de cima. Avenidas nas margens de um extenso rio. Há pontes sobre elas. Ao fundo, uma cidade com muitos prédios.
Na foto, observamos paisagem da cidade de São Paulo, ésse pê, com o rio Pinheiros ao centro, em 2020.
Respostas e comentários

A foto de abertura mostra uma paisagem da cidade de São Paulo. Espera-se que os alunos reflitam sôbre a intensa urbanização e o forte dinamismo econômico, que estão entre as principais características da Região Sudeste.

Verifique se os alunos percebem a concentração de construções e edifícios, grandes avenidas, pontes e viadutos, que podem evidenciar a intensa urbanização e a impermeabilização do solo da cidade de São Paulo. êles ainda podem apontar o fluxo de automóveis e as largas vias de acesso, caracterizando a densa concentração populacional dessa cidade.

Explique aos alunos a importância e a origem do rio Pinheiros. êle é formado pêlo encontro do rio Guarapiranga com o rio Grande, desaguando no rio Tietê e atravessando grande parte da cidade de São Paulo. Antes de receber êsse nome, os indígenas o nomearam de Jurubatuba (“muitas palmeiras”, em tupi). Tempos depois, passou a ser denominado Pinheiros pelos padres jesuítas devido ao grande número de pinheiros (araucárias) em suas margens. Até meados do século vinte, o rio Pinheiros era usado como área de lazer, sobretudo para a prática esportiva. No entanto, o intenso processo de urbanização das áreas próximo à sua margem acabou contaminando suas águas, tornando-o um dos rios mais poluídos do Brasil. Atualmente, por meio da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade, o rio Pinheiros vem passando por um processo de revitalização.

Sugestões de avaliação

Antes que os alunos respondam às questões da próxima página, peça a êles que observem a imagem e façam algumas perguntas a fim de que expressem os conhecimentos prévios que têm.

a) Que elementos você percebe nessa paisagem?

b) O que mais chamou a sua atenção nessa paisagem?

c) Você já visitou alguma cidade grande ou mora em uma? Quais são as características de cidades como essa?

Respostas

a) É possível perceber elementos naturais, como área de mata, árvores pêla cidade e entre as construções culturais, pontes e viadutos, assim como muitos prédios ao fundo, casas e rodovias.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem o tamanho da metrópole e aprofundem suas reflexões sôbre o trânsito de pessoas e veículos, além de explorar os elementos e os planos da paisagem que compõem a imagem.

c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos exemplifiquem elementos dêsse ambiente e que conversem acêrca de características específicas dêsses lugares, como urbanização e industrialização. Se possível, leve para a sala de aula o mapa do Brasil de densidade demográfica e destaque as maiores cidades brasileiras.

A Região Sudeste é a mais urbanizada e industrializada do Brasil. Seu dinamismo econômico, formado pêla elevada produção industrial, intensa atividade agropecuária e forte prestação de serviços, faz com que essa região seja conhecida como o coração econômico do país.

Iniciando a conversa

  1. Qual característica marcante das áreas urbanas da Região Sudeste a foto da página anterior mostra?
  2. O que você conhece sôbre as atividades econômicas desenvolvidas na Região Sudeste?
  3. Quais outros aspectos dessa região você conhece? Conte aos colegas.

Agora vamos estudar...

  • as características naturais da Região Sudeste;
  • análise de climogramas e a inter-relação entre clima e vegetação;
  • as características da população da Região Sudeste;
  • as principais atividades econômicas da Região Sudeste.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. A foto apresenta a elevada concentração populacional nas áreas urbanas e as extensas áreas impermeabilizadas pêlas construções.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos comentam que a Região Sudeste se destaca nas atividades industrial e agropecuária e no setor terciário.

3. Resposta pessoal. Questione os alunos sôbre o que sabem a respeito, por exemplo, das características físicas, econômicas, culturais, entre outras.

CAPÍTULO 20 Aspectos naturais da Região Sudeste

A Região Sudeste é composta por quatro estados e corresponde a 11% de todo o território nacional, com extensão de aproximadamente 925 mil quilômetros quadrados.

Atualmente, grande parte da vegetação nativa da Região Sudeste foi devastada e substituída pêlo avanço das áreas urbanas e atividades econômicas. Das extensas áreas da Mata Atlântica que originalmente cobriam a região, por exemplo, restam apenas alguns fragmentos dessa floresta. O relêvo de planaltos é predominante e há também uma rede hidrográfica abundante nessa região. Veja o mapa e as informações desta página.

Região Sudeste

Mapa. Região Sudeste. 
Número 1. São Paulo, capital: São Paulo. 
Número 2. Minas Gerais, capital: Belo Horizonte. 
Número 3. Espírito Santo, capital: Vitória. 
Número 4. Rio de Janeiro, capital: Rio de Janeiro. 
No canto superior esquerdo, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 130 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa do mapa e dos dados: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 94. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da Federação 2021. í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/9n7wrh. Acesso em: 28 abril 2022.

1.

São Paulo

População: ..46649132 habitantes

Área: .248219 quilômetros quadrados

2.

Minas Gerais

População: ..21411923 habitantes

Área: .586514 quilômetros quadrados

3.

Espírito Santo

População: ..4108508 habitantes

Área: .46074 quilômetros quadrados

4.

Rio de Janeiro

População: ..17463349 habitantes

Área: .43750 quilômetros quadrados

Questão 1.

Identifique, no mapa, quais são e onde se localizam os estados da Região Sudeste.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta. Oriente os alunos na leitura e identificação dos estados que compõem a Região Sudeste.

Objetivos do capítulo

  • Identificar os estados que compõem a Região Sudeste.
  • Conhecer os principais aspectos naturais da Região Sudeste.
  • Conhecer o processo de devastação da Mata Atlântica e identificar as áreas remanescentes dessa formação vegetal.
  • Reconhecer a importância da hidrovia Tietê-Paraná para o transporte de mercadorias na Região Sudeste.

Justificativa

No decorrer das páginas dêste capítulo os alunos terão oportunidade de identificar os estados que compõem a Região Sudeste, bem como suas principais características naturais. Neste estudo os alunos poderão explorar aspectos das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero sete e ê éfe zero sete gê ê um um, uma vez que entrarão em contato com a diversidade natural da região Sudeste, como questões envolvendo a Mata Atlântica e também, a importância da hidrovia Tietê-Paraná.


Ao iniciar o estudo sôbre os Aspectos naturais da Região Sudeste, explique aos alunos que a importância dessa região para o Brasil não é apenas econômica, mas que ela também apresenta diversas potencialidades naturais, abordagem que explora parte da habilidade ê éfe zero sete gê ê um um. Trabalhe a importância da Mata Atlântica enquanto lócus de intensa biodiversidade, inclusive sendo considerada um hotspot mundial.

Algo a mais

  • Explique aos alunos definição de hotspot como uma área de especial interêsse por causa da biodiversidade que possui, mas que se encontra ameaçada. Sugira a êles que consultem o link a seguir a respeito do hotspot.
  • SÃO PAULO. Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Espécies únicas e ameaçadas fazem da Mata Atlântica hotspot mundial. Disponível em: https://oeds.link/GGLj9Y. Acesso em: 3 junho 2022.

Clima e vegetação

A maior parte da Região Sudeste recebe influência do clima tropical típico. Nas áreas que apresentam êsse clima, encontra-se a vegetação de Cerrado, que é mais adaptada ao clima, com temperaturas elevadas e verões chuvosos.

Contudo, as formações vegetais que mais se destacam no território da Região Sudeste são o Cerrado e a Mata Atlântica. Conforme podemos observar nos mapas, a vegetação de Mata Atlântica originalmente se estendia por áreas de clima mais úmido, com chuvas distribuídas durante o ano. Por isso, é mais frequente nas áreas de influência do clima tropical úmido e do clima subtropical, fazendo-se também presente em algumas áreas de transição para o clima tropical típico.

Em toda a faixa costeira da Região Sudeste, predominam as formações vegetais litorâneas, como o mangue, e, em uma área menor, ao sul do estado de Minas Gerais, é possível encontrar vegetação de Campos.

Observe os mapas desta página.

Clima da Região Sudeste

Mapa. Clima da Região Sudeste. Tropical típico: centro-norte do estado de São Paulo e Minas Gerais.  Tropical úmido: nordeste de São Paulo, estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo.  Subtropical: centro-sul de São Paulo. No canto superior direito, mapa de localização destacando a região descrição descrita, à direita, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 180 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , Ercilia Torres. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. pê ponto 18.

Vegetação original da Região Sudeste

Mapa. Vegetação original da Região Sudeste.  Mata Atlântica: centro-oeste e leste de São Paulo, sudoeste e centro-leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.  Mata de Araucárias: pequena área no extremo sul de São Paulo. Formação litorânea: todo o litoral do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Cerrado: faixa no centro de São Paulo, centro, sudoeste, norte e noroeste de Minas Gerais. Caatinga: áreas no norte de Minas Gerais. Campos: pequena área no sul de Minas Gerais. No canto superior esquerdo, mata de localização destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 180 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele e ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 64.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Quais as formações vegetais que, originalmente, predominavam no território da Região Sudeste?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Em qual área dessa região podemos observar a presença da vegetação de Caatinga?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Mata Atlântica e Cerrado.

Questão 3. Resposta: Na porção norte do estado de Minas Gerais.

  • Ao trabalhar Clima e vegetação, explique aos alunos que é possível notar uma relação direta entre aspectos climáticos e a vegetação da Região Sudeste. Peça aos alunos que comparem os mapas e verifiquem, por exemplo, onde estão presentes as áreas de Mata Atlântica e qual o tipo de clima presente nesses locais.
  • Os conteúdos trabalhados nesta página contemplam a habilidade ê éfe zero sete gê ê um um, pois favorecem o entendimento da relação entre clima e vegetação, facilitando a compreensão dos componentes físico-naturais brasileiros.

Geografia em representações

Os climogramas e a vegetação

Você sabia que podemos representar a temperatura e a quantidade de chuvas de determinado lugar ao longo de um ano por meio dos climogramas? De modo geral, suas informações permitem elaborar hipóteses sôbre a formação vegetal predominante no lugar.

O climograma do município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, por exemplo, apresenta as características do clima tropical típico, ou seja, com temperaturas elevadas ao longo do ano, chuvas abundantes no verão e estiagem no inverno. Veja o climograma de Belo Horizonte nesta página.

Com base na análise das informações do climograma, podemos identificar que o Cerrado é a formação vegetal que melhor se adapta às características descritas para o clima tropical típico onde está localizado o município de Belo Horizonte. Isso porque êsse tipo de vegetação se desenvolve originalmente nas regiões de clima quente, que apresentam uma estação mais sêca (de maio a setembro) e outra mais chuvosa (de outubro a abril), informações que podemos verificar no climograma de Belo Horizonte.

Climograma – Belo Horizonte, Minas Gerais

Gráfico. Climograma – Belo Horizonte, Minas Gerais. Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). A precipitação varia entre 0 e 300, atingindo 0 em junho e julho; e próximo a 300 em dezembro. A temperatura se mantém acima de 20 graus Celsius em quase todos os meses, ficando abaixo disso em maio, junho, julho e agosto.

Fonte de pesquisa: Climatempo. Climatologia. Disponível em: https://oeds.link/EJ4DZS. Acesso em: 28 abr. 2022.

Fotografia. Árvores secas e vegetação rasteira em frente a um formação rochosa, também coberto por vegetação rasteira.
Vegetação de Cerrado no Parque Nacional da Serra da Canastra no município de Delfinópolis, Minas Gerais, em 2020.
Respostas e comentários

Objetivo

Analisar as informações contidas em diferentes climogramas e verificar que, por meio deles, é possível identificar semelhanças e diferenças climáticas entre locais diversos.

Atividade a mais

  • Ao trabalhar com os conteúdos das páginas 206 e 207, proponha a realização de uma atividade. Ela vai permitir que os alunos construam o climograma do município onde moram por meio da coleta de dados de temperatura média e pluviosidade no período de um mês. No entanto, se julgar necessário, altere o período em relação à coleta de dados de acôrdo com o que julgar mais pertinente. A confecção do climograma inicia-se com a construção de um pluviômetro para verificar a quantidade de chuvas no período. Também deve-se utilizar um termômetro para medir a temperatura média diária. Veja como proceder para a construção do pluviômetro: Materiais
  • garrafa plástica de 2 litros vazia;
  • tesoura com pontas arredondadas;
  • fita adesiva;
  • vaso pesado.

Desenvolvimento

a ) córte o gargalo da garrafa plástica, fazendo um funil. Vire-o de cabeça para baixo e coloque-o dentro da garrafa. Se necessário, use a fita adesiva para prender o funil na garrafa.

Ilustração. Destaque para uma pessoa segurando uma garrafa PET e recortando a parte inferior com uma tesoura.

b ) Cole tiras da fita adesiva ao longo da garrafa mantendo cêrca de 1 centímetros (10 milímetros) de distância entre elas.

Ilustração. Destaque para uma pessoa colando tiras de fitas pelo corpo da garrafa. A parte superior da garrafa está invertida e inserida no recorte anterior. Há fitas na borda.

c ) Depois de pronto, coloque o pluviômetro dentro do vaso para impedir que o vento o derrube. êle deve ficar em um lugar aberto, que não seja protegido da chuva.

Ilustração. A garrafa com as fitas posicionada no interior de um balde. Há chuva caindo sobre ele e água sendo coletada pela garrafa.

d ) Registre a quantidade de água que se acumula na garrafa quando chove. Lembre-se de fazer êsseregistro diariamente, sempre no mesmo horário. Depois, descarte essa água despejando-a em plantas, por exemplo. Para registrar a pluviosidade, você vai precisar de uma folha de papel quadriculado. Cada vez que medir a quantidade de água, você deverá marcar, no climograma, a quantidade de chuva daquele dia. Por exemplo, se no primeiro dia chover 5 mililitros, preencha cinco quadradinhos do papel, e assim por diante até que se complete o mês.

Ilustração. Painel quadriculado com um gráfico com barras de cor azul. Acima dele há um lápis também azul.

Observe os climogramas dos municípios de Gameleiras, no estado de Minas Gerais, e do Rio de Janeiro, capital do estado.

Climograma – Gameleiras, Minas Gerais – Área de clima semiárido

Gráfico. Climograma – Gameleiras, Minas Gerais – Área de clima semiárido. 
Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). 
A precipitação varia entre 0 e 200 milímetros, atingindo 0 em julho, chegando a quase 200 em dezembro. A temperatura se mantém acima de 24 graus Celsius em todos os meses.

Fonte de pesquisa: Climatempo. Climatologia. Disponível em: https://oeds.link/wbVbVF. Acesso em: 28 abril 2022.

Climograma – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – Área de clima tropical úmido

Gráfico. Climograma – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – Área de clima tropical úmido. 
Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). 
A precipitação varia entre 50 e 180 milímetros, atingindo 50 em agosto, chegando a 180 em janeiro e dezembro. A temperatura se mantém acima de 24 graus Celsius em todos os meses.

Fonte de pesquisa: Climatempo. Climatologia. Disponível em: https://oeds.link/v0htRr. Acesso em: 28 abril 2022.

Com base na análise das informações dos climogramas anteriores, observe as formações vegetais mostradas nas fotos e identifique qual delas se adapta melhor às características climáticas de cada um dos locais representados (Gameleiras e Rio de Janeiro).*

A vegetação de Caatinga é adaptada ao clima quente e seco. Muitas de suas plantas são capazes de armazenar água em seu interior e perder as folhas nos períodos mais como fórma de evitar a perda de água, mas, no período chuvoso, florescem e frutificam.

Fotografia. Árvores secas entre solo árido. Ao fundo há uma árvore maior e o céu com nuvens.
Área de Caatinga, em 2018.

A vegetação de Mata Atlântica é característica de regiões de clima quente e úmido. A ocorrência de temperaturas altas e chuvas abundantes o ano todo permite o desenvolvimento de grande variedade de plantas.

Fotografia. Vista de cima. Muitas árvores e ao fundo, um morro coberto por vegetação densa.
Área de Mata Atlântica, em 2020.
Respostas e comentários

*Resposta da atividade da seção Geografia em representações nas orientações ao professor.

Professor, professora: nas legendas das imagens não foram inseridas as localizações dos municípios Gameleiras e Rio de Janeiro para não comprometerem a realização da atividade.

  • A medição da pluviosidade em milímetros deve considerar a área de captação. dêsse modo, 1 milímetro de chuva equivale à captação de 1 litro de água em 1 metro quadrado. No experimento sugerido, o aluno não pode ter como referência somente a altura da coluna de água no recipiente graduado, pois ela variará de acôrdo com o formato do recipiente. Nesse caso, para chegar à medida correta (em milímetro), os alunos devem realizar o seguinte cálculo: (sendo agá = volume de chuva; V = volume coletado; A = área de coleta).
  • Para registrar a temperatura, devemos utilizar um termômetro afixado em um lugar à sombra. Estabeleça com os alunos o horário em que será feita a medição da temperatura do dia conforme o horário de aula. A medida da temperatura diária (assim como das chuvas) deve ser registrada em uma folha, indicando o dia e o mês, respectivamente. Nos dias em que não houver aula, as medições poderão ser feitas em casa.

Resposta

Em Gameleiras, onde atua o clima semiárido, a vegetação de Caatinga se adapta melhor, pois se desenvolve em áreas de clima quente e sêco. Já no Rio de Janeiro, onde predomina o clima tropical úmido, a vegetação de Mata Atlântica se adapta melhor, pois se desenvolve em áreas de clima quente e úmido.


Depois de conseguir os dados na atividade proposta na página 206, convide o professor do componente curricular de Matemática para confeccionar o climograma. Auxilie os alunos a indicar a quantidade de chuva e as temperaturas registradas diariamente traçando a linha (que indica a temperatura) e as barras (que indicam a quantidade de chuva). De acôrdo com as informações, é possível calcular a temperatura média e a pluviosidade total do mês. Para isso, some os valores da temperatura e divida o resultado pêlo número de medições realizadas. No caso da pluviosidade, some os índices de chuva registrados. Questione os alunos se também é possível inferir o tipo de vegetação que está mais adaptada à quantidade de chuva registrada.

Mata Atlântica

Leia o texto a seguir.

27 de maio

Dia Nacional da Mata Atlântica

     A data escolhida para reflexão e conscientização sôbre a importância da Mata Atlântica foi o dia 27 de maio. O motivo? Nesse mesmo dia, em 1560, o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente. Foi a primeira vez que alguém descreveu a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.

MATA Atlântica. Plenarinho. Disponível em: https://oeds.link/kv5xyR. Acesso em: 22 abril de 2022.

Agora, converse com os colegas sôbre a questão a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

Conte para seus colegas o que você sabe a respeito da Mata Atlântica. Juntos, reflitam sôbre a importância do dia Nacional da Mata Atlântica ().

A Mata Atlântica originalmente esteve presente em uma extensa área do território nacional. Ela se estendia em uma faixa contínua de norte a sul, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, avançando pêlo interior até os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Atualmente a Mata Atlântica não passa de alguns resquícios, presentes principalmente na faixa mais próxima ao litoral das regiões Sul e Sudeste, na serra do Mar. De acôrdo com a ônguiésse ó ésse Mata Atlântica, atualmente existem apenas 12,4% da vegetação original da Mata Atlântica no território brasileiro. Observe no mapa desta página.

Mata Atlântica: áreas remanescentes (2020)

Mapa. Mata Atlântica: áreas remanescentes (2020). 
Vegetação remanescente: Encontradas em maior quantidade no litoral do país, com maior incidência em toda a Região Sudeste e Sul e em menor quantidade no centro-sul da Bahia, sul do Mato Grosso e sul do Piauí. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 540 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FUNDAÇÃO ésse ó ésse Mata Atlântica. Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica 20162017. Disponível em: https://oeds.link/s90V5D. Acesso em: 28 abril 2022.

Respostas e comentários

Resposta da atividade do boxe complementar Mata Atlântica. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam que, originalmente, a Mata Atlântica cobria extensas áreas do território brasileiro, mas, ao longo dos séculos, foi intensamente desmatada. Além disso, que a data 27/05 procura conservar, em nossa memória, a importância dessa formação vegetal.

  • Comente com os alunos que no dia 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Essa data foi escolhida por ser o dia em que Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pêla primeira vez, a biodiversidade das florestas Tropicais no continente americano, em 1560. Ao promover debates e rodas de conversa sôbre o Dia Nacional da Mata Atlântica, os alunos terão a oportunidade de refletir e reconhecer que ela deve ser respeitada e preservada. Os alunos, ao discutir assuntos voltados ao meio ambiente e ao futuro sustentável, estão formando sua identidade cidadã, que faz parte da construção de valores importantes para o desenvolvimento de uma consciência crítica e responsável.
  • Aproveite a questão referente à Mata Atlântica para promover um pequeno debate em que sejam desenvolvidas habilidades argumentativas, de comunicação e de empatia. Estabeleça regras para que todos saibam ouvir e respeitar os outros e, assim, consigam expressar suas opiniões e argumentos com a certeza de que serão respeitados. A leitura do texto e a reflexão dos alunos oportunizarão a tomada de consciência ambiental.

A devastação da Mata Atlântica

A Mata Atlântica foi a primeira floresta brasileira a ser intensamente alterada pêla ação humana. O processo de devastação dessa floresta teve início no século dezesseis, com a exploração do pau-brasil, árvore característica dessa formação vegetal. A partir do século dezessete, o cultivo de vastas áreas de cana-de-açúcar na Região Nordeste também substituiu a mata por plantações que atendiam à produção dos engenhos.

O pintor alemão Johann Moritz Rugendas viveu alguns anos no Brasil, na primeira metade do século XIX, e registrou, em suas obras, várias cenas do cotidiano do país daquela época. Nesta obra, ele mostra um momento da derrubada de um trecho da Mata Atlântica, nas proximidades da cidade do Rio de Janeiro.

Litografia em preto e branco. Homens reunidos em meio a um floresta com diversas árvores cortadas em uma encosta de um terreno em aclive. Acima, há uma casa. Há um homem montado em um cavalo.
iôrrán Mórits rugêndas. Derrubada de uma floresta, 1835. Litografia em preto sôbre fundo bege e papel branco, 21,6 centímetros pôr 28,5 centímetros. Pinacoteca do estado de São Paulo, São Paulo (ésse pê).

Em meados do século dezenove, o crescimento das áreas urbanas e a ampliação das atividades econômicas intensificaram a devastação da Mata Atlântica. Na Região Sudeste, onde o processo de urbanização e industrialização ocorreu de fórma intensa, o desmatamento da Mata Atlântica aconteceu na mesma intensidade.

Com o intuito de preservar as áreas remanescentes da Mata Atlântica, diversas ônguis, criadas a partir do final da década de 1980, quando a Constituição Brasileira declarou a Mata Atlântica um Patrimônio Nacional, passaram a lutar pêla preservação ambiental e a criar parques para viabilizá-la.

Fotografia. Vista de cima. Morros cobertos por vegetação. Ao fundo, vale com uma cidade e o mar, seguido por mais morros.
Parque Nacional da Serra da Bocaina, um dos parques de preservação dos remanescentes dessa vegetação no município de Paraty, Rio de Janeiro, em 2019.
Respostas e comentários
  • Explore a tela de Rugendas, apresentada na página, promovendo o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 3 e da Competência específica de Ciências Humanas 5 ao propiciar a apreciação e a valorização de obras artísticas para fundamentar o tema, bem como para comparar fatos ocorridos em tempos distintos.
  • Complemente os estudos propostos sóbre a Mata Atlântica por meio da análise da obra Carta de São Vicente, do Padre Anchieta. Disponível em: https://oeds.link/iDygDi. Acesso em: 24 maio 2022. Documentos como a Carta de São Vicente e as obras de Rugendas são fontes históricas que favorecem o reconhecimento de fatos do passado que implicam análises e reflexões do tempo presente.
  • Aproveite a imagem apresentada na página e desenvolva com os alunos noções introdutórias da prática de pesquisa estudo de recepção. Para isso, averigue de que maneira êles fazem a leitura e a interpretação, ou seja, como êles compreendem a mensagem transmitida pela imagem às pessoas que a observam. Dessa fórma, conduza as observações dos alunos fazendo questionamentos, como: “Quais elementos da paisagem retratada estão em evidência? Descreva o relêvo e a vegetação retratados nela”; “Há construções? Como elas são? Como se caracterizam as pessoas retratadas na imagem?”. Incentive-os a refletir sôbre o contexto histórico da paisagem. Se considerar pertinente, mencione algumas informações históricas a respeito do Brasil nesse período.

Relevo e hidrografia

O relevo da Região Sudeste é formado principalmente por áreas de planaltos que apresentam, em geral, altitudes superiores a 500 ême. As áreas de maiores altitudes estão localizadas a Léste, próximas ao litoral, entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Destacam-se, nessa região, o pico da Bandeira, com .2891 métros, a Pedra da Mina, com .2798 métros de altitude, e o Pico das Agulhas Negras, com .2790 métros de altitude. Observe o mapa.

Nas áreas de serras, nasce a maior parte dos rios da Região Sudeste, os quais fluem em direção ao interior por causa da elevação do relêvo.

As características do relêvo, predominantemente alto, favorecem a presença de rios de planalto, ou seja, com cachoeiras ou quedas-d’água. Isso confere um grande potencial hidrelétrico aos rios da região, que são bastante utilizados para a produção de energia elétrica.

Além do uso para a produção de energia elétrica, os rios da Região Sudeste são utilizados como via de transporte, pesca e irrigação. Entre os rios, destacam-se o Paraná, Tietê, Paraíba do Sul, Doce e São Francisco.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Qual rio nasce no estado de Minas Gerais e flui em direção à Região Nordeste, sendo bastante importante para essa região?

relêvo e hidrografia da Região Sudeste

Mapa. Relevo e hidrografia da Região Sudeste. Altitude (em metros). 0 a 200: Litoral do Espírito Santo, Rio de Janeiro e sul de São Paulo. 201 a 500: Espírito Santo, leste de Minas Gerais e oeste de São Paulo. 501 a 800: centro-norte e oeste de Minas Gerais, centro e litoral norte de São Paulo, oeste do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. 801 a 1200: áreas de Minas Gerais, nordeste e sul de São Paulo. Acima de 1200: sul de Minas Gerais, centro do Rio de Janeiro, e nordeste de São Paulo. Rios permanentes: Paracatu, São Francisco, Jequitinhonha, Grande, Doce, Paraíba do Sul, Tietê, Paranapanema entre outros. Picos: Pedra da Mina (2.798 metros), Agulhas Negras (2.790 metros), Bandeira (2.891 metros). No canto inferior esquerdo, mapa de localização destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e no canto inferior, a escala: 170 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 88. IBGE revê as altitudes de sete pontos culminantes. 29 fevereiro2016. Disponível em: https://oeds.link/DvjtYn. Acesso em: 28 abril 2022.

Fotografia. Vista de cima. Morros e cobertos por vegetação rasteira e com algumas árvores.
Serra da Mantiqueira no município de Cunha, ésse pê, em 2019.
Respostas e comentários

Questão 4. Resposta: Rio São Francisco.

Ao trabalhar relêvo e hidrografia, destaque a localização da nascente do rio São Francisco na Região Sudeste do Brasil.

Um texto a mais

Comente com os alunos que a nascente do rio São Francisco vem sendo ameaçada pêla ação humana. Para explorar êsse tema, leia o texto a seguir para os alunos.

Nascente do Rio São Francisco é ameaçada pêla ação humana

reticências

     As principais preocupações na região do Alto São Francisco estão relacionadas ao aumento da ocupação urbana e da atividade industrial, com a siderurgia, transformação química, produção têxtil e de papel. Na Serra da Canastra, a prática da pecuária extensiva e os incêndios criminosos também agravam a situação. reticências

     Para o biólogo Rafael Melo, idealizador do Projeto Peixes de Água Doce, do Instituto de Estudos Pró-Cidadania, o desmatamento à margem dos rios e a construção de barragens são causas graves de degradação. “O desmatamento leva ao acúmulo de detritos no leito do rio, diminuindo a riqueza e a diversidade de espécies animais e vegetais”, diz. “Já as barragens alteram a dinâmica das águas, impedindo a migração e a reprodução de peixes.” O Rio São Francisco possui nove hidrelétricas ao longo de seu percurso, como a de Três Marias, em Minas Gerais, e a de Sobradinho, na Bahia.

reticências

PINHEIRO, Carolina. Nascente do Rio São Francisco é ameaçada pêla ação humana. Galileu, 8 maio 2017. Disponível em: https://oeds.link/7F8MkO. Acesso em: 3 junho 2022.

Hidrovia Tietê-Paraná

A hidrovia Tietê-Paraná, uma das mais importantes hidrovias de nosso país, está localizada na Região Sudeste. Ela é formada pêlo rio Tietê, que percorre o estado de São Paulo, e pêlo rio Paraná, que estabelece a divisa entre o Brasil e o Paraguai e ainda delimita os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Embora alguns de seus trechos apresentem desníveis em razão do relêvo, a construção de eclusasglossário possibilita que ela se torne navegável.

De grande importância econômica regional e nacional, ela é uma das principais vias de circulação de mercadorias, como produtos agrícolas, interligando cinco estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Essa hidrovia ainda integra o Brasil a alguns países da América do Sul, como Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.

Anualmente, são transportadas cêrca de 6,1 milhões de toneladas de cargas pelos .19503 quilômetros de águas navegáveis dêsse sistema hidroviário. Os principais produtos transportados sôbre essa hidrovia são grãos e farelo de cereais, como soja, milho e trigo, além de mandioca, carvão, cana-de-açúcar, celulose, adubos, areia e cascalho.

A hidrovia conta com vários terminais hidroviários que fazem a interligação das cargas para outras vias de transporte, como a rodoviária e a ferroviária.

As represas formadas pêlas barragens das hidrelétricas da hidrovia Tietê-Paraná atraem pessoas em busca de lazer e de esportes náuticos, como a pesca esportiva.

Fotografia. Vista do alto. Uma embarcação extensa navegando em uma hidrovia. Ao fundo há uma pequena faixa de solo coberto por vegetação.
Embarcação navegando na hidrovia Tietê-Paraná, na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, em 2019.
Respostas e comentários
  • Ao tratar do tema Hidrovia Tietê-Paraná, os alunos desenvolverão a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero sete, pois terão a oportunidade de refletir a respeito da importância das redes de transporte na integração do território. Comente com os alunos que, em rios de planalto, em que ocorre grande quantidade de cachoeiras, o desnível do relêvo dificulta a navegação. No entanto, quando rios são caudalosos e profundos o suficiente para serem navegados, frequentemente são construídas eclusas para possibilitar o tráfego das embarcações.
  • As eclusas funcionam como “elevadores aquáticos”. Elas são construídas em rios em cujo leito há desníveis que, geralmente, formam cachoeiras ou pequenas quedas-d’água ou há obstáculos, como grandes rochas, que impedem a navegação. Cada eclusa é composta de uma barreira, um corredor e duas comportas. A barreira serve para conter a água no nível superior. Em meio à barreira, localiza-se o corredor em que as embarcações se posicionam. Em cada extremidade do corredor, existe uma comporta que se fécha durante o processo de subida ou descida de cada embarcação. Para um barco flutuar até o nível superior de um rio, a comporta do corredor deve ser fechada e a entrada de água deve ser iniciada até que a altura da água do corredor se iguale ao nível superior do rio. Para descer, ocorre o processo inverso, e a água escoa do corredor, de modo que a embarcação desça até o nível mais baixo.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Qual o tipo de clima e formações vegetais predominantes na Região Sudeste?
  2. Qual fórma de relêvo é predominante na Região Sudeste?
  3. Qual característica do relêvo proporciona o grande potencial para geração de energia elétrica dos rios da Região Sudeste?
  4. Tendo como base as informações da página 204, responda.
    1. Qual estado possui a maior população?
    2. Qual é o estado que possui a menor área?

Aprofundando os conhecimentos

5. Observe a imagem a seguir, que mostra uma campanha publicitária produzida pêla ôngui ésse ó ésse Mata Atlântica. Em seguida, responda às questões no caderno.

As marcas apresentadas são utilizadas para fins estritamente didáticos, portanto não representam divulgação de qualquer tipo de produto ou empresa.

Cartaz. Um macaco de cor alaranjada caminhando entre troncos de uma árvore. Parte de seu corpo é composto apenas pelo seu esqueleto. Na parte inferior, a frase: A FLORESTA NUNCA MORRE SOZINHA; seguida pelo logotipo SOS MATA ATLÂNTICA.
Cartaz da campanha A floresta nunca morre sozinha, promovida pêla ésse ó ésse Mata Atlântica, em 2017.
  1. Escreva o significado do anúncio publicitário anterior.
  2. Explique esta frase: “O desmatamento da Mata Atlântica corria ao mesmo ritmo do crescimento econômico da Região Sudeste”.
  3. Comente como as ônguis podem contribuir para preservar as áreas remanescentes da Mata Atlântica.
Respostas e comentários

1. Resposta: Clima tropical típico, Mata Atlântica e Cerrado.

2. Resposta: O relêvo é formado principalmente por áreas de planaltos que apresentam, em geral, altitudes superiores a 500 metros.

3. Resposta: O relêvo predominantemente alto, que favorece a presença de rios de planalto, com cachoeiras e quedas-d’água.

4. a) Resposta: O estado de São Paulo.

4. b) Resposta: O estado do Rio de Janeiro.

5. a) Resposta: A imagem busca sensibilizar as pessoas sôbre a importância das florestas, como a Mata Atlântica. Neste anúncio, procura mostrar que, ao destruir uma floresta, todos os animais que vivem nela também podem morrer.

5. b) Resposta: A Mata Atlântica foi intensamente desmatada nessa região, principalmente para a construção de moradias e para o desenvolvimento de atividades econômicas, como o cultivo de café e a industrialização.

5. c) Resposta: Sensibilizando pessoas sôbre a importância das florestas, como a Mata Atlântica. Além disso, desenvolvendo diversas atividades voltadas para a restauração florestal, recuperando áreas destruídas e, ainda, monitorando o desmatamento e, quando necessário, comunicando o poder público sôbre a destruição da vegetação.

  • A atividade 5, ao utilizar uma campanha publicitária como recurso para explorar o raciocínio geográfico dos alunos, favorece o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 4 da Bê êne cê cê. Além disso, a análise sugerida nesta mesma atividade explora a Competência geral 7 da Bê êne cê cê.
  • Buscando aprofundar habilidades argumentativas, promova uma roda de conversa em que os alunos poderão expor suas reflexões, principalmente, acêrca do crescimento econômico da Região Sudeste e do ritmo de desmatamento em meados do século dezenove.

Atividade a mais

  • Para ampliar as reflexões sôbre o tema, oriente os alunos a criar um anúncio publicitário em defesa da Mata Atlântica. Confira o passo a passo a seguir.
    1. Organize a turma em grupos.
    2. Distribua-lhes cartolinas ou folhas de papel sulfite e canetas hidrocores.
    3. Se possível, solicite-lhes que recortem de revistas diversas imagens relacionadas à Mata Atlântica. Podem ser mapas com as vegetações original e atual dela, imagens de satélites, fotografias de devastação ou obras de arte.
  • O anúncio deve conter informações de cuidado e preservação da fauna e da flora, bem como atitudes sustentáveis e de preservação. êle deve ser impactante e ter informações fidedignas. Para isso, incentive os alunos a pesquisar em sites confiáveis e revistas especializadas. Após a conclusão dos trabalhos, proporcione-lhes um tempo para a apresentação e a argumentação das escolhas para compor os anúncios. Por fim, exponha os trabalhos em um mural na sala de aula ou na escola.

Glossário

Eclusas
: pequenos canais construídos para possibilitar a subida e a descida de embarcações em trechos onde os rios apresentam desníveis, comuns em rios de planalto.
Voltar para o texto