CAPÍTULO 22 Economia da Região Sudeste

A Região Sudeste se destaca por ser a mais industrializada e economicamente desenvolvida do país, tanto pêla geração de uma importante parcela do Produto Interno Brutoglossário (PIB) brasileiro (gráfico) quanto pêla expressiva concentração da atividade industrial (mapa).

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Compare as informações do gráfico com as do mapa. Qual a relação entre a geração do Píbi e a distribuição das indústrias?

Ícone 'Em grupo'.

Questão 2.

Com os colegas, identifiquem de que maneira a atividade industrial está distribuída no estado onde moram.

das regiões brasileiras (2019)

Gráfico. PIB das regiões brasileiras (2019). Sudeste: 53 por cento. Sul: 17 por cento. Nordeste: 14 por cento. Centro-Oeste: 10 por cento. Norte: 6 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. sídra. Disponível em: https://oeds.link/tlc0pY. Acesso em: 27 abril 2022.

Distribuição dos estabelecimentos industriais no Brasil (2016)

Mapa. Distribuição dos estabelecimentos industriais no Brasil (2016). Número de empresas. Menos de 1000: encontradas em todo o país, em maior quantidade no sudeste, sul e em grande quantidade no nordeste. 1001 a 5000: em maior quantidade nos estados do Sudeste e Sul, com algumas ocorrências nos estados do Nordeste, e Centro-oeste e uma no Amazonas. 5001 a 10000: nos estados do Sudeste, Paraná e Goiás. Acima de 10000: em São Paulo. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, no canto superior, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 425 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 134.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: A Região Sudeste é a que apresenta maior concentração de indústrias, e o seu PIB também é o maior das regiões do Brasil.

Questão 2. Resposta pessoal. Professor, professora: Auxilie os alunos a identificar a quantidade e a distribuição espacial das indústrias no estado onde moram.

Objetivos do capítulo

  • Perceber que o Sudeste é a região do Brasil mais desenvolvida economicamente.
  • Identificar as principais características das atividades econômicas do Sudeste.
  • Compreender o processo de descentralização da atividade industrial.

Justificativas

No decorrer dos estudos do capítulo, os alunos terão a oportunidade de perceber que a Região Sudeste tem a economia mais desenvolvida do Brasil. Embora a atividade industrial esteja presente em várias regiões brasileiras, êles reconhecerão que a indústria fomentada no Sudeste é muito importante para seu desenvolvimento econômico, assim como o setor terciário também se destaca. Conhecendo as características da agropecuária desenvolvida na região, os alunos perceberão que o setor primário, principalmente o extrativismo mineral realizado, sobretudo, em Minas Gerais, fortalece a economia da região. Ao propiciar que êles explorem informações contidas em gráficos e mapas temáticos, o capítulo favorece o trabalho com partes das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero nove e ê éfe zero sete gê ê um zero.


Oriente os alunos a verificar a participação de cada região brasileira na composição do Píbi do país no ano de 2019. Auxilie também os alunos a perceber que a Região Sudeste apresenta maior concentração de estabelecimentos industriais no país.

A atividade industrial

O desenvolvimento da atividade industrial no Sudeste caracterizou-se pêla formação de um diversificado e vasto parque industrial, com indústrias de base, como siderúrgicas e petroquímicas; de bens intermediários, como as de autopeças; de materiais de transporte e máquinas industriais, que fabricam máquinas e equipamentos para outras indústrias; de bens de consumo duráveis, que são as automobilísticas e de aparelhos eletroeletrônicos, além de indústrias de bens não duráveis, como as alimentícias e de produtos de higiene e limpeza.

Embora o Sudeste seja uma região bastante industrializada, a atividade industrial não está distribuída de maneira homogênea entre os estados que a compõem. As maiores concentrações industriais estão localizadas em seus grandes centros urbanos, sobretudo nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Nessas cidades, também estão localizadas as grandes empresas nacionais e multinacionais e as sédes, no Brasil, dos grandes bancos internacionais e instituições financeiras, como as bolsas de valores. Além disso, concentram as principais universidades e possuem os mais avançados laboratórios e centros de pesquisa, responsáveis pêlo desenvolvimento de inovações tecnológicas produzidas no país. Isso explica por que, no Sudeste, estão instaladas indústrias de alta tecnologia, como as de informática, eletrônica, telecomunicações, aeroespacial e farmacêutica.

Fotografia. Carroçaria de avião em linha de montagem com diversas pessoas em pé no interior da cabine. Eles manuseiam fios e outros equipamentos. Ao redor há outros aviões.
Vista interna de indústria de fabricação de aeronaves, localizada na cidade de São José dos Campos, São Paulo, em 2019.
Respostas e comentários

Ao trabalhar o tema A atividade industrial, relembre os alunos da classificação dos tipos de indústria, conforme exposto a seguir.

Indústrias de base: produzem materiais que servem de base para a produção de outros bens. Utilizam a matéria-prima bruta e a transformam em bens de produção. Alguns exemplos de indústrias de base são: as metalúrgicas e siderúrgicas, que utilizam os minerais brutos e os transformam em ligas, barras e chapas metálicas; e as indústrias de celulose, que produzem papel.

Indústrias de bens intermediários: produzem máquinas e equipamentos necessários para a produção de outros bens. Utilizam os bens de produção transformados pêla indústria de base. Como exemplos, temos as indústrias naval, mecânica e de autopeças.

Indústrias de bens de consumo: produzem bens para serem consumidos pêla população em geral. Utilizam tanto dos bens de produção como dos bens intermediários para obter seus produtos. Essas indústrias podem ser divididas em: bens de consumo duráveis, com maior durabilidade, como automóveis e eletrodomésticos; e bens de consumo não duráveis, com menor durabilidade, como roupas e alimentos.

Indústria e a população urbana

O processo de industrialização provocou grandes transformações na organização do espaço geográfico da Região Sudeste. Observe o mapa.

População urbana por estado brasileiro (2015)

Mapa. População urbana por estado brasileiro (2015). 
População urbana (em porcentagem). 
Menos de 75 por cento: Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Alagoas, Sergipe e Bahia. 
76 a 85 por cento: Roraima, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
86 a 95 por cento: Amapá, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná. 
Acima de 95 por cento: São Paulo e Rio de Janeiro. 
À esquerda, mapa de localização,
planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 385 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. sídra. Disponível em: https://oeds.link/SiC16f. Acesso em: 27 abril 2022.

Ícone 'Em grupo'.

Questão 3.

Compare as informações do mapa desta página com o mapa da página 220, que mostra a distribuição da atividade industrial no país. Depois, converse com os colegas e o professor sôbre o que se conclui dessa comparação no que se refere à Região Sudeste.

A expansão da atividade industrial fez com que a Região Sudeste tivesse um expressivo aumento na população urbana. Isso ocorreu porque, à medida que as indústrias se multiplicavam, um grande contingente de trabalhadores era atraído em direção aos centros urbanos que se industrializavam.

A partir da década de 1950, um grande número de nordestinos se dirigiu especialmente para o estado de São Paulo, que já se destacava como o estado mais industrializado do país.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: Espera-se que os alunos percebam que a Região Sudeste do país, que apresenta maior concentração de indústrias, também tem as maiores taxas de urbanização do Brasil.

Ao trabalhar o tema Indústria e a população urbana, explore alguns problemas decorrentes do rápido crescimento da população urbana em várias cidades brasileiras, como trânsito lento nas principais avenidas e ruas, diversos tipos de poluição, falta de segurança, moradias construídas em locais irregulares, transporte público e saneamento básico ineficientes etcétera

Atividade a mais

  • Promova uma conversa com os alunos sôbre problemas urbanos de grandes cidades brasileiras. Para isso, leve para a sala de aula recortes de jornais com notícias informando problemas urbanos, como os citados anteriormente, de algumas cidades brasileiras. Leia para os alunos e inicie a conversa.
  • Peça aos alunos que apresentem suas opiniões a respeito do que poderia ser feito para melhorar os problemas urbanos citados. Oriente-os para que todos respeitem a opinião dos colegas da sala.
  • Ao promover um ambiente de construção de argumentos com defesa de ideias e opiniões que respeitem e promovam os Direitos Humanos e a consciência socioambiental, os alunos desenvolverão a Competência específica de Ciências Humanas 6 da Bê êne cê cê.

Dessa fórma, podemos concluir que a industrialização do Sudeste contribuiu para torná-la a região mais urbanizada do país, pois ocorreu de maneira desigual e concentrada e impulsionou o crescimento de grandes cidades e metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Isso explica por que o Sudeste é a região que apresenta a maior a taxa de urbanização do país. Atualmente, de cada 100 habitantes que vivem na Região Sudeste, 93 moram em áreas urbanas.

A descentralização da atividade industrial

Até o final do século vinte, a atividade industrial brasileira esteve concentrada, sobretudo, no eixo formado pêlas cidades localizadas entre as capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A partir dêsse período, algumas indústrias passaram a transferir suas unidades de produção para outras áreas da própria Região Sudeste, como o estado de Minas Gerais e o interior do estado de São Paulo. Algumas delas também se instalaram nas demais regiões do Brasil, principalmente nos estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

êsse processo de descentralização espacial da atividade industrial foi desencadeado por uma série de fatores, como incentivos fiscais ofertados por estados de outras regiões, diminuição dos custos com transporte e mão de obra, diminuição das despesas imobiliárias e, principalmente, redução dos encargos tributários.

Fotografia. Vista aérea. Grandes galpões com carros estacionados em frente, vias e áreas cobertas por vegetação rasteira.
Área industrial da cidade de Santa Gertrudes, São Paulo, em 2020.
Respostas e comentários

Um texto a mais

O texto a seguir pode contribuir para enriquecer seus conhecimentos a respeito da descentralização da atividade industrial no Brasil.

     A partir dos anos 1970, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil.

reticências

     A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se sobretudo para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte (Manaus). Paralelamente, as áreas industriais já consolidadas ganham dinamismos diferentes dos que definiram a industrialização em períodos anteriores.

     Número de estabelecimentos, pessoas ocupadas e valor da transformação industrial apontam alguns indícios do fenômeno de desconcentração. Reunindo 62,32% dos estabelecimentos da indústria de transformação do país em 1970, a região Sudeste passou, dez anos mais tarde, a ter 48,75% do total.

reticências

     SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século vinte e um. 3. edição Rio de Janeiro: Record, 2001. página 106107.

Setor terciário

Como vimos anteriormente, segundo os dados do í bê gê É, a Região Sudeste é responsável por aproximadamente 53% do Píbi brasileiro, sendo que mais da metade de toda a riqueza gerada pêlo Píbi de seus quatro estados é proveniente do setor terciário. Veja os gráficos desta página.

Participação da Região Sudeste no PIB do Brasil (2019)

Gráfico. Participação da Região Sudeste no PIB do Brasil (2019). Região Sudeste: 53 por cento. Demais regiões: 47 por cento.

PIB da Região Sudeste por setores da economia (2019)

Gráfico. PIB da Região Sudeste por setores da economia (2019). Agropecuária: 4 por cento. Indústria: 22 por cento. Serviços: 74 por cento.

Fonte de pesquisa dos gráficos: í bê gê É. Produto Interno Bruto dos Municípios. Disponível em: https://oeds.link/tlc0pY. Acesso em: 27 abril 2022.

As atividades de maior destaque desenvolvidas pêlo setor terciário no Sudeste estão relacionadas ao comércio varejista e atacadista. Veja as informações no final da página.

Na Região Sudeste, as empresas prestadoras de serviços localizam-se principalmente nos grandes centros urbanos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Algumas dessas empresas são repartições públicas, bancos e instituições de ensino. A , bolsa de valores brasileira, por exemplo, está situada na cidade de São Paulo, que é considerada o centro financeiro do Brasil. Segundo dados do í bê gê É, em 2019 a Região Sudeste também se destacava por empregar 59% de toda a população brasileira ocupada no setor terciário.

Atacado e varejo: qual a diferença?

O varejo é a fórma mais comum de comércio, aquele formado pêlas lojas, mercados, restaurantes, padarias, farmácias, entre tantos outros voltados para a venda aos consumidores em geral. Já no atacado, os estabelecimentos geralmente vendem seus produtos em grandes quantidades (fardos, pacotes, packs), o que permite oferecer preços mais baixos aos consumidores.

Respostas e comentários

Explique aos alunos que a é a empresa resultante da união entre Bovêspa e , ocorrida em março de 2017.

Ao trabalhar o comércio e o setor de serviços, relembre os alunos quais são os setores da economia:

Setor primário: reúne atividades do extrativismo (mineral, vegetal e animal), da agricultura e da pecuária.

Setor secundário: agrupa diversas áreas das atividades industriais.

Setor terciário: abriga as atividades do comércio e de serviços (saúde, educação, saneamento básico, transportes, administração pública, entre outras).

Agropecuária

Em muitas propriedades rurais da Região Sudeste, a atividade agropecuária é considerada moderna, apresentando elevada produtividade. Essa característica foi adquirida e impulsionada pêla própria industrialização da região que, ao acelerar o processo de modernização do campo (assunto já estudado na unidade 3), fez aumentar sensivelmente a produtividade das lavouras e criações, como as de gado bovino e suíno. êsse processo de modernização ocorreu mediante o uso crescente de máquinas e de equipamentos agrícolas nas propriedades rurais, assim como pêla expansão do crédito, das agroindústrias e das cooperativas agrícolas na região.

Além das grandes propriedades rurais monocultoras presentes nessa região, existem as médias e pequenas propriedades, que contribuem para a diversificação da produção agropecuária e são fundamentais para atender ao abastecimento do mercado interno.

Os produtos agrícolas voltados para o mercado externo de maior destaque na Região Sudeste são a laranja e o café. Já produtos agrícolas como arroz, feijão, mandioca, batata, amendoim, tomate e cana-de-açúcar, produzidos nessa região são destinados ao consumo interno do país.

Fotografia. Vista de cima. Uma colheitadeira passando por uma vasta plantação de cana-de-açúcar.
Vista de lavoura de cana­‑de-açúcar, no município de Pederneiras, São Paulo, em 2020. A maior parte da produção de cana­‑de­‑açúcar encontra-se no estado de São Paulo.
Fotografia. Vacas em uma área de terra com uma cerca de madeira ao redor.
De acôrdo com dados de 2017 do í bê gê É, o estado de Minas Gerais foi responsável por aproximadamente 27% de toda a produção leiteira do país. Na foto, criação de gado leiteiro no município de São Roque de Minas, Minas Gerais, em 2020.
Respostas e comentários
  • Ao trabalhar o tema Agropecuária, comente com os alunos os problemas ambientais que essa atividade acarreta tanto na Região Sudeste como em outras regiões do Brasil e do mundo. Explique que o avanço dessa atividade provoca o desmatamento de áreas cada vez maiores de florestas, alterando as paisagens e modificando os hábitats da fauna silvestre. Ressalte também que grande parte das culturas agrícolas faz uso intenso de agrotóxicos, que contaminam os solos e as águas de rios, lagos e reservas subterrâneas.
  • Enfatize que a falta de cobertura vegetal e o uso incorreto de máquinas e técnicas agrícolas proporcionam o aumento de processos erosivos que prejudicam a qualidade do solo e o aproveitamento das terras.

Algo a mais

Alguns produtos agropecuários ganharam visibilidade no mercado nacional em razão de sua qualidade e de suas particularidades no modo de produção. Um exemplo é o modo artesanal de fazer o queijo de Minas. Em razão disso, êsse produto foi elevado ao patamar de patrimônio cultural do Brasil. Saiba mais sôbre o assunto acessando o site a seguir.

> ifãn. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas. Disponível em: https://oeds.link/1CK5r9. Acesso em: 3 junho 2022.

Extrativismo

A Região Sudeste apresenta uma expressiva atividade extrativa. Isso acontece porque, no subsolo dessa região, há minerais que podem ser explorados comercialmente, como ferro, urânio, níquel, chumbo, cobre, cromo, fósforo e zinco, além de pedras preciosas como o diamante. A presença da intensa atividade extrativa na região propiciou a instalação de várias siderúrgicas nessa parte do território brasileiro.

Fotografia. Vista aérea. Área com galpões, silos e diversas estruturas de metal. Ao fundo, canal com vegetação nas margens.
Siderúrgica localizada na cidade de Cubatão, São Paulo, em 2020.

O estado de Minas Gerais apresenta importante exploração de pedras preciosas, como ouro, diamante, esmeralda e água-marinha. Além disso, o minério de ferro, de grande destaque na região, é extraído principalmente da região do quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais, formado pêlas cidades de Sabará, Congonhas, Ouro Preto, Itabira, entre outras.

êsse minério é utilizado, sobretudo, em siderúrgicas localizadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, onde é transformado em ligas de aço, que, posteriormente, serão utilizadas na fabricação de inúmeros produtos, como automóveis e eletrodomésticos.

Grande parte do minério de ferro extraído na Região Sudeste também é destinada à exportação. Para isso, o material extraído em Minas Gerais é transportado por meio de estrada de ferro até o Pôrto de Tubarão, no Espírito Santo. Os principais destinos dêsses produtos são China e Japão.

Fotografia. Vista aérea. Grande área desmatada com rochas expostas. Ao redor, vegetação.
Área de extração de minério de ferro no município de São Tomé das Letras, Minas Gerais, em 2019.
Respostas e comentários

Ao trabalhar o tema Extrativismo, comente com os alunos os problemas ambientais que podem surgir em razão dessa atividade. Explique que em grande parte das minas de extração ocorrem a retirada da cobertura vegetal e a abertura de áreas em que o solo permanece totalmente exposto, acelerando o processo de erosão. Além disso, é comum a utilização de metais pesados, como o mercúrio, que podem contaminar o solo e as águas. Comente também que, ao se esgotarem as reservas minerais de determinada área de extração, muitas vezes, ela é abandonada modificando totalmente a paisagem e oferecendo riscos de acidentes aos animais e à população.

Na Região Sudeste, o petróleo é extraído principalmente do subsolo marinho, em especial da Bacia de Campos, uma das maiores reservas de petróleo do país, localizada entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A Região Sudeste é responsável pêla maior parte do petróleo extraído no país, destinado, principalmente, ao refino para produção de combustíveis e derivados voltados para o consumo interno.

Fotografia. Plataforma com uma torre de metal e diversos equipamentos ao redor. Ela está sobre o mar e ao fundo, margem com prédios e morros.
Plataforma de petróleo na cidade do Rio de Janeiro, érre jóta, em 2021.

O petróleo na camada do pré-sal

O petróleo extraído da camada pré-sal é encontrado em águas profundas e a distâncias ainda maiores do assoalho oceânico. Isso porque, segundo os geólogos, essa camada, que abriga o petróleo, se formou antes da camada de sal depositada na crosta terrestre. Veja a localização da camada do pré-sal na ilustração.

O petróleo encontrado no pré-sal é considerado de excelente qualidade e com grande valor comercial. No Brasil, estudos apontam que essa camada se estende desde o litoral da Região Nordeste até o litoral da Região Sul.

No entanto, ela vem sendo explorada nas bacias de extração da Região Sudeste, principalmente na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, e na Bacia de Santos, em São Paulo, apresentando uma capacidade produtiva bastante elevada em relação às camadas mais superiores de petróleo.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Esquema. Na parte de cima, o mar com a plataforma, de onde sai um duto que vai até o Assoalho oceânico, atravessa a camada de Pós-sal, sal e chega até uma camada acima do Pré-sal.

Fonte de pesquisa: PETROBRAS. Disponível em: https://oeds.link/PmZLsv. Acesso em: 28 abril 2022.

Respostas e comentários

Ao trabalhar o tema A camada do pré-sal, explique aos alunos que não temos petróleo disponível em todos os lugares no fundo dos oceanos em razão de existirem características especiais para que êle seja formado e esteja alojado em algumas áreas específicas. Isso é conhecido como sistema petrolífero, o qual é constituído por quatro fatores geológicos:

Rocha geradora: composta de sedimentos do assoalho oceânico, algas e plâncton que sofreram o processo de diagênese, o qual formou a rocha sedimentar folhelho negro.

Rocha reservatório: camada rochosa que possui porosidade e permeabilidade suficientes para garantir a migração do óleo que é proveniente da rocha geradora.

Trapa ou armadilha: camada composta de rocha selante ou de algum composto impermeável, como é o caso da camada de sal, a qual é responsável por manter o óleo aprisionado em determinados pontos. Algumas falhas geológicas também podem gerar armadilhas por meio da movimentação de camadas rochosas impermeáveis que se tornam a armadilha para conter o óleo.

Pressão, temperatura e tempo geológico: determinam a possibilidade de o petróleo se formar. O aumento da temperatura e da pressão, em profundidade, sôbre os sedimentos depositados, vai possibilitar o processo de diagênese (formação da rocha sedimentar). O tempo geológico vai influenciar em uma maior exposição dessa rocha ao aumento de temperatura e pressão, o que vai favorecer o querogênio de deixar a rocha geradora, o folhelho negro, e se tornar óleo por meio da catagênese e da metagênese, fazendo com que o óleo e o gás natural migrem para outras regiões onde poderão ficar aprisionados à espera da captação.

O tema é reticências

Educação ambiental e Educação em Direitos Humanos

Mineração e meio ambiente: os desastres em Mariana e Brumadinho

A atividade extrativista faz parte da história e até mesmo do nome do estado de Minas Gerais. Nos dias de hoje, ela ainda é uma das atividades econômicas mais importantes do estado.

Porém, em 2015 e 2019, ela também foi responsável por dois grandes desastres ambientais no Brasil causados pêlo rompimento de barragens de rejeitos existentes em áreas de mineração.

Nesses dois acidentes, o rompimento das barragens liberou milhões de métros cúbicos de lama contaminada com resíduos minerais por extensas áreas povoadas, ocupadas por lavouras, matas, rios etcétera. Vamos conhecer um pouco mais sôbre dois acidentes ambientais.

As barragens de rejeitos são construções feitas em áreas de mineração, normalmente, em cursos de água, com o objetivo de armazenar substâncias líquidas ou a mistura de sólidos e líquidos resultantes da atividade de beneficiamento dos fragmentos de rochas, que separa a matéria-prima do restante sem valor comercial.

No dia 5 de novembro de 2015, em Minas Gerais, a barragem Fundão, pertencente a uma mineradora brasileira, se rompeu, liberando rejeitos da produção de minério de ferro e atingindo Bento Rodrigues e outras localidades próximas ao município de Mariana.

A lama, contaminada por ferro e mercúrio, atingiu o rio Doce, e o abastecimento de água teve que ser interrompido em municípios do estado de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O distrito de Bento Rodrigues foi devastado pêla avalanche de lama que destruiu a maioria dos imóveis.

A lama contaminada seguiu o curso do rio Doce até desembocar no mar, no dia 22 de novembro de 2015.

Fotografia. Vista aérea. Área com casas e construções em ruínas cobertas por lama.
Moradias atingidas pêla lama devido ao rompimento da barragem, no município de Mariana, Minas Gerais, em 2015.
Respostas e comentários

Professor, professora: O conteúdo Mineração e meio ambiente está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação. Dessa maneira, ela poderá auxiliar o aluno a refletir e a realizar as atividades que serão desenvolvidas.

Objetivos

  • Conhecer as consequências de desastres provocados pêla atividade mineradora.
  • Refletir a respeito dos danos causados pêlo rompimento de represas sôbre o meio natural e as populações das áreas afetadas.
  • O estudo da seção O tema é propicia o trabalho com os temas contemporâneos transversais Educação ambiental e Educação em direitos humanos.
  • Ao destacar as consequências que podem ser provocadas pelas atividades humanas, no caso específico de uma tragédia gerada pêlo rompimento de reservatórios que armazenavam rejeitos da atividade mineradora, a seção explora o aspecto ambiental.
  • Para favorecer o entendimento dos conteúdos trabalhados, ressalte os aspectos da dinâmica de uma bacia hidrográfica e seu fluxo de escoamento. Além disso, você poderá trabalhar outros pontos importantes, como: conhecer as consequências de um desastre provocado pela atividade mineradora; refletir a respeito dos danos causados pêlo rompimento de represas sôbre o meio natural e as populações das áreas afetadas.
  • Os conteúdos trabalhados contemplam a Competência específica de Geografia 1, pois favorecem o entendimento de como a Geografia se insere nas modificações que o ser humano realiza no espaço, que podem resultar em benesses ou problemas. Dessa fórma, o aporte do conhecimento geográfico pode ser usado para construir o raciocínio de como os problemas que permeiam o acidente de Mariana poderiam ser resolvidos, fomentando a discussão entre os alunos.

No dia 25 de janeiro de 2019, a barragem de rejeitos na mina Córrego do Feijão, localizada no município de Brumadinho, em Minas Gerais, pertencente a uma mineradora multinacional brasileira, se rompeu, liberando rejeitos de minério.

As ondas de lama liberadas pêlo rompimento da barragem avançaram com velocidade aproximada de 80 quilômetros por hora, atingindo vários funcionários da mineradora que trabalhavam na área administrativa ou estavam no refeitório da empresa. O mesmo aconteceu com parte da população da Vila Ferteco, localidade próxima à barragem.

A lama de Brumadinho avançou por 8 quilômetros até alcançar o rio Paraopebas. Estima-se que cerca de 260 pessoas morreram nesse desastre.

Fotografia. Destaque para o telhado de uma casa cercado por lama e destroços. Ao redor há uma área mais elevada coberta por vegetação.
Parte da área destruída por rejeitos da barragem de Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, Minas Gerais, em 2019.

Nesses dois acidentes, a lama de rejeitos percorreu longos trechos e causou um enorme dano ambiental, matou pessoas e destruiu grande parte das plantas e animais localizados no rio e nas proximidades dele.

Embora as barragens em áreas de mineração sejam fiscalizadas pêla Agência Nacional de Mineração (á êne ême), os desastres ambientais de Mariana e Brumadinho não foram evitados. Atualmente no Brasil, existem cêrca de 20 mil barragens em áreas mineradoras, porém nem todas encontram-se regularizadas.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. De acôrdo com o que você leu nestas páginas, quais foram as consequências dos desastres ocorridos nos municípios de Mariana e Brumadinho?
  2. Os elementos extraídos por meio da mineração são importantes para a produção de materiais utilizados no dia a dia das pessoas. O minério de ferro, por exemplo, é a matéria-prima do aço, usado em cabos de energia, máquinas, veículos de transporte, entre outros inúmeros produtos. No entanto, a mineração causa impactos ao meio ambiente. Qual é o seu posicionamento sôbre essa atividade econômica? Você defende que ela seja impulsionada, devido a sua importância, ou acredita que a preservação do meio ambiente deva ser priorizada?
Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

  • Se possível, utilize um mapa político do Brasil, da Região Sudeste ou de Minas Gerais para mostrar aos alunos a localização das cidades de Mariana e Brumadinho, citadas nos exemplos destacados no estudo dêsse tema.
  • Na atividade 2, aproveite para desenvolver habilidades argumentativas. Incentive os alunos a expressar suas opiniões acêrca do tema da mineração vinculando o assunto ao meio ambiente e à produtividade econômica. Depois das leituras e dos estudos efetuados no capítulo e com seus conhecimentos prévios, êles terão repertório suficiente e condições de argumentar e expressar opiniões sôbre o tema. Certifique-se de que as discussões sejam respeitosas e empáticas, de modo que todos sejam ouvidos e suas opiniões sejam respeitadas. Explique-lhes sempre que, para discordar de algo, é preciso apresentar argumentos sólidos de acôrdo com o que foi estudado.

Respostas

1. Nesses dois acidentes, a lama de rejeitos percorreu longos trechos e causou um enorme dano ambiental, matou pessoas e destruiu grande parte das plantas e dos animais localizados no rio e em suas proximidades.

2. Resposta pessoal. Peça aos alunos que reflitam sôbre o assunto ponderando e considerando seus vários aspectos. Esteja atento para manter um ambiente de respeito à diversidade de opiniões e em que todos se sintam à vontade para se manifestar.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Escreva como se caracteriza o parque industrial da Região Sudeste.
  2. Reescreva as frases a seguir no caderno, substituindo os símbolos e completando corretamente com as palavras encontradas a seguir.

moderna/índices de produtividade minerais/pedras preciosas

industrializada/desenvolvida PIB brasileiro/setor terciário

  1. A Região Sudeste se destaca por ser a mais e economicamente do país.
  2. O Sudeste é responsável pêla maior parte do , sendo que mais da metade de toda essa riqueza é proveniente do de seus quatro estados.
  3. A atividade agropecuária desenvolvida em muitas propriedades rurais do Sudeste é considerada , apresentando elevados .
  4. A atividade extrativa desenvolvida na Região Sudeste é marcada pêla presença em seu subsolo dos mais variados tipos de , além de .

3. Cite dois fatores que contribuíram para a descentralização da atividade industrial na Região Sudeste.

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia a manchete de jornal.

Mineração registra expansão no Estado

Faturamento do setor em Minas Gerais cresceu 87% no ano passado

Disponível em: https://oeds.link/H7LL5F. Acesso em: 17 junho 2022.

  1. Qual atividade econômica da Região Sudeste é citada na manchete de jornal?
  2. Qual a relação entre a mineração no estado de Minas Gerais e a região do quadrilátero ferrífero?
  3. Qual é a principal utilização do minério de ferro extraído no estado de Minas Gerais?
Respostas e comentários

1. Resposta: O parque industrial da Região Sudeste é vasto e diversificado, apresentando indústrias de base, de bens intermediários, de bens de consumo duráveis e de bens de consumo não duráveis.

2. a) Resposta: industrializada/desenvolvida

2. b) Resposta: pê i bê brasileiro/setor terciário

2. c) Resposta: moderna/índices de produtividade

2. d) Resposta: minerais/pedras preciosas

3. Resposta: Possível resposta: Oferta de incentivos fiscais por estados de outras regiões, diminuição dos custos com transporte e mão de obra, diminuição das despesas imobiliárias e redução dos encargos tributários.

4. a) Resposta: A mineração, ou seja, o extrativismo.

4. b) Resposta: A região do quadrilátero ferrífero se destaca pêla mineração, sobretudo de ferro, no estado de Minas Gerais.

4. c) O minério de ferro é utilizado, sobretudo, em siderúrgicas localizadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, onde é transformado em ligas de aço, que, posteriormente, serão utilizadas na fabricação de inúmeros produtos, como automóveis e eletrodomésticos.

Sugestão de avaliação

Proponha aos alunos a realização da atividade a seguir como um recurso de avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Escreva dois motivos pelos quais podemos chamar a Região Sudeste de centro econômico do país.

Resposta

Os alunos podem citar que nessa área estão localizados bancos, grandes empresas e instituições financeiras, como as bolsas de valores, e que ela concentra universidades e centros de pesquisa responsáveis por inovações tecnológicas, o que explica o fato de a região reunir também indústrias de alta tecnologia.


  • Se algum aluno apresentar dificuldade na realização das atividades propostas nas páginas 230 e 231, retome o conteúdo que considerar pertinente. Este é um momento propício para que seja avaliado o processo de ensino-aprendizagem.
  • As atividades propostas exploram aspectos da Competência específica de Geografia 1 da Bê êne cê cê ao utilizar conhecimentos geográficos para abordar a relação sociedade e natureza nas atividades que tratam da economia da Região Sudeste.

5. Observe o gráfico, que apresenta os dez municípios brasileiros que mais geraram riquezas no Brasil em 2019. Depois, responda à questão no caderno.

Municípios com maior participação no Píbi nacional (2019)

Gráfico. Municípios com maior participação no PIB nacional (2019). 
Participação no PIB nacional (em porcentagem). 
São Paulo (São Paulo): 10,3. 
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro): 4,8. 
Brasília (Distrito Federal): 3,7. 
Belo Horizonte (Minas Gerais): 1,3. 
Curitiba (Paraná): 1,3. 
Manaus (Amazonas): 1,1. 
Porto Alegre (Rio Grande do Sul): 1,1. 
Osasco (São Paulo): 1,1. 
Fortaleza (Ceará): 0,9. 
Campinas (São Paulo): 0,9.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Sidra. Disponível em: https://oeds.link/za5y4G. Acesso em: 27 abril 2022.

  • Com base nas informações apresentadas no gráfico, podemos afirmar que o Sudeste destaca-se por ser a região que mais gera riqueza para o país? Explique a sua resposta.

6. Observe o mapa.

Produção agropecuária da Região Sudeste (2011)

Mapa. Produção agropecuária da Região Sudeste (2011). Minas Gerais: Sorgo, equinos, aves, bovinos, feijão, café, arroz, suínos, soja, cana-de-açúcar, tomate, abacaxi, milho e laranja. Espírito Santo: Mandioca, cana-de-açúcar, feijão, aves, bovinos, banana, tomate, mamão, maracujá e milho. Rio de Janeiro: cana-de-açúcar, mandioca, maracujá, bovinos, tomate, aves, bananas e laranja. São Paulo: algodão, bovinos, borracha, cana-de-açúcar, mandioca, tomate, arroz, aves, suínos, goiaba, amendoim, trigo, batata-inglesa, melancia, tangerina, feijão, manga, equinos, caqui presentes em todo território. No canto inferior direito, mapa de localização, destacando a região descrita. No canto superior esquerdo, rosa dos ventos e na parte inferior direita, a escala: 190 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2011. página 50.

  1. Qual informação o mapa apresenta?
  2. De acôrdo com o mapa, descreva a distribuição de cana-de-açúcar na Região Sudeste.
  3. Quais criações caracterizam a pecuária desenvolvida nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo?
Respostas e comentários

5. Resposta: Sim. Os percentuais apresentados no gráfico refletem a concentração de atividades econômicas existente na Região Sudeste, responsável por grande parte das riquezas geradas no país.

6. a) Resposta: A produção agropecuária da Região Sudeste.

6. b) Resposta: A maior parte da cana-de-açúcar encontra-se no estado de São Paulo.

6. c) Resposta: As criações de aves e gado bovino.

  • A realização da atividade 5 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê um zero da BNCC ao solicitar que os alunos analisem o gráfico e estudem as informações socioeconômicas de municípios da Região Sudeste.
  • O estudo do mapa presente na atividade 6 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove da BNCC, pois promove a interpretação de mapa temático com informações sôbre a produção agrícola na Região Sudeste.

Metodologias ativas

Para finalizar o estudo da unidade, proponha aos alunos a estratégia papel de minuto (one minute paper). Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Distribua fichas feitas de folha de papel sulfite de tamanho padrão para os alunos e elabore questões a respeito dos temas estudados (aspectos naturais, populacionais e econômicos da Região Sudeste). Os alunos terão um minuto para responder as questões mostrando o que aprenderam do assunto, sem necessidade de identificação. Após êsse tempo, êles deverão entregar os papéis a você para que sejam lidos em voz alta e, assim, os alunos opinem sôbre as respostas, dando pareceres contrários ou favoráveis a êsse assunto. Exemplos de questões: a) Quais formações vegetais originalmente cobriam a maior parte do território da Região Sudeste? b) Quais atividades econômicas foram importantes para o povoamento do interior da região por pessoas não indígenas? Caracterize uma atividade econômica desenvolvida no Sudeste.

Glossário

Produto Interno Bruto
(PIB): indicador econômico que expressa o valor de toda a riqueza gerada dentro das fronteiras de um país, ou seja, indica o valor de todos os bens e serviços produzidos durante um determinado período.
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