O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Escreva quais são os estados que compõem a Região Sudeste.
  2. Observe o climograma a seguir. Depois, copie, em uma folha de papel avulsa ou no caderno, a alternativa que apresenta a sequência correta de afirmações verdadeiras sôbre o clima e a vegetação da Região Sudeste.

Climograma – Ribeirão Preto, São Paulo

Gráfico. Climograma – Ribeirão Preto, SP. Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). A precipitação varia entre 25 e 280 milímetros, atingindo 25 em julho e 280 em janeiro e 250 em dezembro. A temperatura se mantém próxima de 25 graus Celsius na maioria dos meses caindo para 20 graus Celsius em maio, junho e julho.

Fonte de pesquisa: CLIMATEMPO. Climatologia. Disponível em: https://oeds.link/V0M1BC Acesso em: 2 maio 2022.

  1. De acôrdo com o climograma, Ribeirão Preto tem verões mais chuvosos e temperatura elevada na maior parte do ano, representando características do clima tropical típico.
  2. A maior parte da Região Sudeste recebe influência do clima subtropical, onde se encontra a vegetação do Cerrado, com temperaturas elevadas e verões chuvosos.
  3. As formações vegetais que mais se destacam na Região Sudeste são o Cerrado e a Mata Atlântica.
  4. Atualmente, a Mata Atlântica ocupa apenas uma pequena porcentagem de sua área original, abrangendo, principalmente, a faixa mais próxima ao litoral das regiões Sul e Sudeste, na serra do mar.

As afirmações corretas são:

    1. , dois, e quatro.
    1. , dois e três.
    1. , três e quatro.

d. Todas as afirmativas estão corretas.

Respostas e comentários

1. Resposta: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

2. Resposta: c) ih, í í í e í vê. Explique aos alunos que a maior parte da Região Sudeste é influenciada pêlo clima tropical típico.

Objetivos das atividades

1. Identificar os estados da Região Sudeste.

2. Fazer a leitura do climograma; identificar o clima e a vegetação predominantes na Região Sudeste.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dúvidas, providencie um mapa grande do Brasil e fixe-o na lousa em altura compatível com a deles. Oriente-os a analisar o mapa e a localizar os estados da Região Sudeste. Depois, distribua cópias de um mapa em preto e branco dessa região e solicite aos alunos que identifiquem os estados, distinguindo-os por cores e elaborando a legenda e o título correspondentes a êles.

2. Caso tenham dúvidas, sugira-lhes a realização de uma pesquisa, em grupo, sôbre os climas atuantes na Região Sudeste, bem como os tipos de formação vegetal. Oriente-os a construir um painel com imagens de paisagens que mostrem aspectos naturais contendo o mapa dessa região ao fundo.

Respostas das atividades

3. a ) A foto retrata uma família de imigrantes italianos se preparando para embarcar para o Brasil, em 1910.

3. b ) No final do século dezenove e início do século vinte, a cafeicultura se tornou a principal atividade econômica do Brasil, sendo a Região Sudeste a maior produtora. Por isso, o govêrno brasileiro incentivou e facilitou a chegada de imigrantes europeus, principalmente italianos, para suprir a falta de mão de obra nas lavouras de café, resultando no aumento da população.

  1. Observe a foto; depois, responda, em uma folha de papel avulsa ou no caderno, às questões que seguem.
    1. O que a foto está retratando?
    2. Explique a relação entre os imigrantes que chegaram ao Brasil no início do século vinte e o desenvolvimento da cafeicultura no país, principalmente, na Região Sudeste.
Fotografia em preto e branco. Homens e mulheres subindo uma rampa em direção a um navio. Eles carregam crianças e trouxas.
Na foto, família de imigrantes italianos se prepara para embarcar em direção ao Brasil, em 1910.
  1. Explique o que é a região do Quadrilátero Ferrífero e o que ela representa para a economia da Região Sudeste.
  2. Leia a manchete com atenção.

Manifestantes fazem passeata por moradia em São Paulo

Disponível em: https://oeds.link/6lX7cc. Acesso em: 17 junho 2022.

  • A manchete aborda um dos problemas da Região Sudeste decorrente do rápido crescimento das áreas urbanas. Escreva qual é êsse problema, assim como mais outros dois problemas socioambientais presentes nessa região.

6. Reescreva as frases substituindo os símbolos pêlas palavras correspondentes apresentadas no quadro:

Minas Gerais               urbanos            São Paulo          agrícolas

Rio de Janeiro          Belo Horizonte          laranja           café

  1. As maiores concentrações industriais do Sudeste estão localizadas em seus grandes centros , sobretudo nas regiões metropolitanas de , e .
  2. Os produtos voltados para o mercado externo de maior destaque na Região Sudeste são a e o .
  3. O estado de apresenta importante exploração de pedras preciosas, como ouro, diamante, esmeralda e água-marinha.
Respostas e comentários

3. Respostas nas orientações ao professor.

4. Resposta: A região do quadrilátero ferrífero é formada por quatro cidades localizadas no estado de Minas Gerais: Sabará, Congonhas, Itabira e Ouro Preto. Essa região apresenta um importante destaque econômico na Região Sudeste em razão da intensa exploração de minério de ferro.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

3. Perceber a relação entre o desenvolvimento da cafeicultura e a imigração europeia no início do século vinte; identificar a imigração como fator de aumento da população da Região Sudeste.

4. Identificar as cidades que compõem o quadrilátero ferrífero; reconhecer que a região do quadrilátero ferrífero se destaca na exploração de minério de ferro.

5. Identificar problemas sociais e ambientais da Região Sudeste decorrentes do rápido crescimento das áreas urbanas.

6. Identificar características econômicas da Região Sudeste.

Como proceder nas atividades

3. Caso os alunos tenham dificuldade, sugira-lhes a leitura do livro Mamma mia!: história de uma imigrante italiana, de Ricardo Dreguer, publicado pêla editora Moderna em 2015. Após lerem o livro, promova uma conversa sôbre o assunto e solicite-lhes que façam uma ilustração da passagem da história de que mais gostaram.

4. Se os alunos tiverem dúvidas, apresente a êles um mapa político de Minas Gerais e, juntos, localizem as quatro cidades que formam o quadrilátero ferrífero.

5. Se as dúvidas persistirem, proponha à turma uma pesquisa, em duplas, de imagens e reportagens de jornais, como as apresentadas na atividade. Depois de finalizadas, promova uma apresentação entre os alunos. Verifique se algum dos problemas mencionados ocorre no município onde moram.

6. Se os alunos tiverem dúvidas, peça que pesquisem em revistas, livros ou na internet, imagens de atividades econômicas desenvolvidas na Região Sudeste. Na sequência, solicite que os alunos apresentem a imagem pesquisada e depois, promova uma conversa destacando as atividades dos setores primário, secundário e terciário da Região Sudeste que foram citadas.

Respostas das atividades

5. A manchete destaca a realização de uma passeata por moradias em São Paulo. Os alunos podem mencionar problemas socioambientais, como o aumento de moradias precárias, a carência de serviços públicos, o acúmulo de resíduos sólidos (lixo) em rios ou terrenos baldios e as enchentes.

6. a) As maiores concentrações industriais do Sudeste estão localizadas em seus grandes centros urbanos, sobretudo nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

6. b) Os produtos agrícolas voltados para o mercado externo de maior destaque na Região Sudeste são a laranja e o café.

6. c) O estado de Minas Gerais se destaca pêla exploração de pedras preciosas, como ouro, diamante, esmeralda e água-marinha.