UNIDADE 7 Região Sul

Fotografia. Vista de cima. Uma cachoeira caindo de um penhasco rochoso coberto por árvores. Ele cai em uma área coberta por vegetação rasteira e árvores.
Catarata do Caracol, localizada na Serra Gaúcha, no município de Canela, Rio Grande do Sul, em 2020.
Respostas e comentários

Para explorar a foto da abertura desta unidade, questione os alunos sôbre os elementos naturais que podem ser observados nela, como as fórmas do relêvo, a cachoeira e as características da vegetação.

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, peça a êles que observem a imagem e faça algumas perguntas a fim de que expressem os conhecimentos prévios.

a) Que elementos você observa na paisagem mostrada na foto?

b) O que mais lhe chamou a atenção nessa imagem?

Respostas

a) Resposta: vegetação vasta, cachoeira, paredão de rochas e céu.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que a grande cachoeira.

Comente com os alunos que a Cascata do Caracol está localizada no Parque Estadual do Caracol. A cachoeira percorre um terreno de formação basáltica e tem 131 metros de altura. Diga-lhes que êsse parque se localiza no município de Canela, Rio Grande do Sul, e é muito visitado por turistas, aquecendo assim a economia da região da Serra Gaúcha.

Comente que para chegar ao pé da cascata existe uma escadaria de 730 degraus chamada “Escada da Perna Bamba”.

Mesmo sendo a menor em extensão territorial das cinco grandes regiões criadas pêlo í bê gê É, a Região Sul do Brasil apresenta uma grande diversidade de paisagens naturais e culturais. Além das belezas naturais, como a paisagem mostrada na foto da página anterior, outra característica marcante dessa região brasileira é a forte presença de imigrantes no processo de colonização e a importante produção agropecuária.

Iniciando a conversa

  1. Quais aspectos naturais da Região Sul do Brasil você conhece?
  2. O que você sabe sôbre a presença de imigrantes no processo de colonização da Região Sul?
  3. Quais outros aspectos dessa região você conhece?

Agora vamos estudar...

  • as características naturais da Região Sul;
  • as imagens de satélite e os mapas meteorológicos;
  • as características da população e da economia da região;
  • a imigração e a população da Região Sul.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha aos alunos a estratégia tempestade de ideias (brainstorming). Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Sempre que considerar pertinente, utilize essa estratégia para enriquecer o estudo dos temas abordados ao longo da unidade e complemente anotando na lousa as respostas apresentadas pelos alunos. Essa metodologia também pode ser utilizada como fórma de avaliar os conhecimentos prévios deles a respeito do tema. Questione-os com algumas perguntas, como as indicadas a seguir.

a) Quais foram os principais colonizadores da Região Sul?

b) Quais estados compõem essa região? E quais são suas capitais?

c) Qual vegetação cobria originalmente essa região?

d) A população dessa região é predominantemente rural ou urbana?

e) Qual é o clima predominante nessa região?

Respostas

a) alemães, ucranianos, italianos, japoneses e africanos.

b) Rio Grande do Sul – Pôrto Alegre; Santa Catarina – Florianópolis; Paraná – Curitiba.

c) a vegetação de Mata de Araucárias.

d) é uma região com população predominantemente urbana.

e) clima subtropical.

Respostas

1. Verifique se os alunos comentam a respeito do clima subtropical, de menores temperaturas médias do país, e da Mata de Araucária, entre outros aspectos.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos citam que os imigrantes, sobretudo europeus, tiveram grande participação no processo de colonização da Região Sul.

3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a dizer o que sabem sôbre a região, como características físicas, econômicas e culturais.

CAPÍTULO 23 Aspectos naturais da Região Sul

A Região Sul, a menor das cinco regiões brasileiras, é composta por três estados e corresponde a 7por cento de todo o território nacional, com extensão de aproximadamente 577 mil quilômetros quadrados.

O clima subtropical, predominante na região, tem chuvas bem distribuídas ao longo do ano e temperaturas mais baixas em comparação as outras partes do país, sobretudo no inverno. Sua vegetação é mais adaptada às baixas temperaturas, como os Campos e a Mata de Araucárias.

Veja o mapa e as informações desta página.

Região Sul

Mapa. Região Sul. Número 1. Paraná, capital: Curitiba. Número 2. Santa Catarina, capital: Florianópolis. Número 3. Rio Grande do Sul, capital: Porto Alegre. À esquerda, mapa destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 140 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa do mapa e dos dados: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90. í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/NSLs80. Acesso em: 2 maio 2022.

1.

Paraná

População: ..11597484 habitantes

Área: .199300 quilômetros quadrados

2.

Santa Catarina

População: ..7338473 habitantes

Área: .95731 mil quilômetros quadrados

3.

Rio Grande do Sul

População: ..11466630 habitantes

Área: .281707 quilômetros quadrados

Questão 1.

Identifique, no mapa, quais são e onde se localizam os estados da Região Sul.

Fotografia. Vista de cima. Algumas casas em frente a um pasto. Todo o solo está coberto por neve. Ao redor há árvores.
Em algumas áreas da Região Sul onde predomina o clima subtropical, pode nevar nos períodos de inverno. Paisagem com neve no município de São Joaquim, Santa Catarina, em 2021.
Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Oriente os alunos na leitura e identificação dos estados que compõem a Região Sul.

Objetivos do capítulo

  • Identificar os estados que compõem a Região Sul.
  • Conhecer as principais características físicas da Região Sul.
  • Conhecer como os mapas meteorológicos são produzidos com base em imagens de satélites.
  • Interpretar as informações contidas nos mapas de previsão do tempo.

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos vão conhecer quais estados constituem a Região Sul e entender como o clima, o relêvo e a vegetação se inter-relacionam nessa porção do território brasileiro. êste conteúdo favorece o trabalho com as habilidades ê éfe zero sete gê ê um um e ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê.

Ainda neste capítulo, os alunos estudarão como os mapas temáticos de previsão do tempo atmosférico são elaborados partindo de imagens de satélites.

Atividade a mais

Para explorar o tema Aspectos naturais da Região Sul, reproduza na lousa a tabela a seguir, deixando em branco os espaços destacados para que os alunos os completem de acôrdo com as orientações das atividades propostas. Peça a êles que copiem a tabela no caderno.

1. Observe o mapa desta página e preencha a tabela a seguir com informações dos estados da Região Sul.

Estado

População (hab.)

Área territorial (km²)

Densidade demográfica (hab./km²)

Paraná

11.597.484

199.300

58,1

Santa Catarina

7.338.473

95.731

76,6

Rio Grande do Sul

11.466.630

281.707

40,7

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/NSLs80. Acesso em: 26 maio 2022.

2. Com base na tabela da questão 1, responda:

a) Qual é o estado mais extenso da Região Sul? E o menos extenso?

b) Qual estado possui a maior população?

c) Qual é o estado com maior densidade demográfica?

d) O estado mais populoso é o mais povoado? Justifique.

Respostas

2. a) O Rio Grande do Sul é o estado mais extenso da Região Sul. Santa Catarina é o estado menos extenso.

2. b) O estado do Paraná é o mais populoso.

2. c) O estado de Santa Catarina tem a maior densidade demográfica.

2. d) Não. O estado mais populoso é o Paraná e o mais povoado é Santa Catarina, pois apresenta o maior número de pessoas por quilômetros quadrados.

Clima e vegetação

Quase toda a Região Sul está localizada na zona temperada sul da Terra, entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. O clima subtropical da região é marcado por chuvas bem distribuídas durante o ano e também pêla influência de massas de ar frio provenientes do extremo sul do planeta. Apenas no norte da região predomina o clima tropical típico, caracterizado por temperaturas elevadas ao longo do ano, com maior volume de chuvas no verão e estiagem no inverno.

A Mata de Araucárias, formada por pinheiros adaptados às temperaturas mais baixas, cobria originalmente grande parte dessa região. No entanto, tal vegetação sofreu forte devastação em decorrência da expansão das atividades econômicas, principalmente dos cultivos agrícolas e do crescimento das áreas urbanas. Já os Campos, também adaptados às baixas temperaturas, são bastante aproveitados para áreas de pastagens e predominam no sul do Rio Grande do Sul.

A região também tem áreas preservadas cobertas por vegetação de Mata Atlântica em locais de transição climática, onde as temperaturas são um pouco mais elevadas. Observe os mapas sôbre o clima e a vegetação da Região Sul.

Clima da Região Sul

Mapa. Clima da Região Sul. Tropical típico: norte do Paraná. Subtropical: Restante do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. À esquerda, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , Ercília tôrres. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. página 18.

Vegetação original da Região Sul

Mapa. Vegetação original da Região Sul. Mata Atlântica: oeste, norte e faixa no leste do Paraná, oeste e faixa no leste de Santa Catarina, oeste, noroeste, área no sul e faixa no nordeste do Rio Grande do Sul. Mata de Araucárias: centro-sul do Paraná, todo o centro de Santa Catarina e centro-norte do Rio Grande do Norte. Formação litorânea: litoral dos três estados. Campos: área no leste do Paraná, no sudeste de Santa Catarina em junção com uma área no nordeste do Rio Grande do Sul, onde também há uma faixa no oeste e em toda a porção sul. À esquerda, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quarta edição São Paulo: Ática, 2013. página 120.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Quais climas atuam na Região Sul? Em que áreas da região êles atuam?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Os climas subtropical e tropical típico. O primeiro atua na maior parte da Região Sul; o segundo, apenas no extremo norte dessa região.

O estudo do tema Clima e vegetação propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê um umda Bê êne cê cê ao abordar a dinâmica dos componentes físico-naturais presentes na Região Sul do país. Aproveite as questões propostas e explore as informações apresentadas nos mapas.

  • Ao estabelecer a correlação entre a distribuição dos tipos climáticos e das formações vegetais na Região Sul, a análise dêstes mapas também propicia o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê ao destacar a interpretação de mapas temáticos como fórma de identificar regionalizações e padrões e analogias espaciais.
  • Complemente a leitura e a interpretação dos mapas com as seguintes questões:

1. Nessa região, em qual estado predomina a vegetação de campos?

2. Compare os dois mapas e identifique o clima predominante na área de ocorrência da vegetação de Mata de Araucárias.

3. Qual vegetação ocorre ao longo do litoral, mais próximo ao mar?

Respostas

1. Resposta: no estado do Rio Grande do Sul.

2. Resposta: clima subtropical.

3. Resposta: a formação litorânea.

Comente com os alunos que a formação litorânea pode ser composta por mangues, restingas e dunas.

Geografia em representações

Das imagens de satélite aos mapas meteorológicos

Ícone 'Atividade oral'.

1. Você sabe qual é a previsão do tempo para hoje? E para amanhã?

Ficamos sabendo se o dia será ensolarado ou chuvoso e se as temperaturas permanecerão mais elevadas ou mais baixas por meio da previsão do tempo atmosférico. Essas previsões são fornecidas diariamente pelos serviços de meteorologia, por meio dos quais cientistas e técnicos estudam os fenômenos naturais e fazem o monitoramento de sua variação com base em informações obtidas de estações meteorológicas.

Além dessas estações, a previsão do tempo é feita com a ajuda de satélites, que monitoram condições atmosféricas enquanto orbitam a Terra. Com base nas imagens fornecidas por esses satélites, é possível identificar, por exemplo, a formação de nuvens, as grandes tempestades, o deslocamento das massas de ar, a aproximação de frentes frias etcétera Depois, essas informações são reunidas e utilizadas na elaboração de mapas do tempo.

A imagem desta página foi obtida pêlo satélite meteorológico Meteosat 9 no dia 3 de maio de 2022. Veja como interpretar as informações.

Fotografia. Imagem de satélite do Brasil com áreas verdes em grande parte do território, indicado pela letra A, com nuvens no norte e no sul, letra B, e áreas esbranquiçadas no nordeste, letra C. No canto inferior direito, seta apontando para o norte e a escala: 670 quilômetros por centímetro.

A.

As áreas em verde indicam ausência de nuvens e pouca nebulosidade no céu.

B.

As manchas esbranquiçadas mais densas, presentes principalmente na Região Sul, mostram massas de ar frio, com nuvens carregadas de umidade.

C.

As áreas levemente esbranquiçadas mostram nuvens, principalmente em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, indicando possibilidade de chuvas no decorrer do dia.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Professor, professora: Verifique se os alunos respondem a essas questões com base na previsão do tempo atmosférico.

Objetivos

  • Ler e interpretar imagens de satélite utilizadas para elaborar a previsão do tempo.
  • Compreender como são realizadas as previsões do tempo.
  • Conhecer o que são estações meteorológicas.
  • Entender o que são mapas meteorológicos.

  • Oriente os alunos na observação da imagem do satélite meteorológico apresentado na página. Ressalte que as áreas esbranquiçadas mostram formações de nuvens mais densas, que indicam áreas de instabilidade atmosférica; a ausência de nuvens, por sua vez, indica áreas nas quais o tempo está estável.
  • O uso de imagens de satélite contempla a Competência específica de Geografia 4 da Bê êne cê cê, pois utiliza diferentes linguagens cartográficas e iconográficas para o estudo e a análise de fenômenos meteorológicos.

Atividade a mais

  • Proponha aos alunos a produção de um vídeo curto exibindo a previsão do tempo. Esta atividade desenvolve a cultura juvenil, pois permite aos alunos expor uma prática que faz parte do seu cotidiano. Para isso, peça-lhes que pesquisem um mapa da previsão do tempo meteorológico e, em duplas, simulem a apresentação da previsão do tempo de um telejornal.
  • Incentive-os a produzir um fundo que remeta a um jornal de verdade, podendo ser feito em fórma de cartaz ou slides.
  • O desenvolvimento desta atividade engloba o pensamento computacional, pois os alunos deverão seguir procedimentos em etapas, como a pesquisa do mapa temático, a produção do roteiro da apresentação, a preparação do ambiente de gravação, o próprio ato da gravação, as possíveis edições do material e, por fim, a exibição do trabalho aos demais colegas da turma.

Estações meteorológicas

As estações meteorológicas são locais onde se coletam dados sôbre a temperatura, a umidade do ar, a direção, a velocidade dos ventos etcétera. Elas podem ser encontradas em terra firme, navios, aviões e balões.

Fotografia. Uma antena e um equipamento retangular no alto de um morro coberto por vegetação. Ao fundo, morros de topo plano formando uma grande fenda entre eles.
 Equipamentos que fazem parte de uma estação meteorológica em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, em 2018.

As imagens captadas pelos satélites meteorológicos fornecem parte das informações utilizadas na elaboração dos mapas de previsão do tempo atmosférico, também chamados mapas meteorológicos. Esses mapas, geralmente vistos em jornais e programas de televisão, mostram as condições atmosféricas de determinado município, estado ou país.

Os mapas meteorológicos fornecem informações simplificadas sôbre o tempo, como as temperaturas registradas, a ocorrência de chuvas, a presença ou não de nuvens e as frentes quentes ou frias de ar.

Para entender como interpretar essas informações, observe o mapa elaborado com base na imagem de satélite apresentada na página anterior.

Previsão do tempo atmosférico 3 de maio de 2022

Mapa. Previsão do tempo atmosférico 3 de maio de 2022. Tempestade: Santa Catarina. Nublado: Rio de Janeiro e São Paulo. Ensolarado: Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. Chuvoso: Amapá, Pará, Maranhão, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul. Sol com nuvens: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 525 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ínpi. Disponível em: https://oeds.link/OFTK4E. Acesso em: 29 junho 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

2. De acôrdo com o mapa, qual é a previsão do tempo atmosférico para o estado onde você mora?

Respostas e comentários

2. Resposta nas orientações ao professor.

  • Oriente os alunos na leitura e na interpretação do mapa apresentado. Organize uma leitura detalhada do mapa pedindo aos alunos que observem o significado das informações apresentadas na legenda e identifiquem as áreas em que elas aparecem representadas no mapa.
  • O estudo sôbre a utilização de imagens de satélite na previsão do tempo proporciona a abordagem do tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. Comente que os avanços tecnológicos tornaram as previsões meteorológicas mais confiáveis, gerando enormes benefícios à sociedade, tanto no âmbito econômico como na prevenção de catástrofes naturais, como as provocadas por tempestades e chuvas torrenciais.

Resposta

2. Resposta pessoal. Verifique se as respostas dos alunos estão de acôrdo com as informações apresentadas no mapa.


Complemente o estudo do boxe das páginas 238 e 239 sugerindo aos alunos que pesquisem a previsão do tempo do município onde está localizada a escola. Para pesquisar a previsão do tempo do município, oriente-os a acessar o site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (cêpêtéc), que disponibiliza a visualização de mapas diários da previsão do tempo do Brasil e das regiões brasileiras. Disponível em: https://oeds.link/cqGI2M. Acesso em: 30 maio 2022.

Relevo e hidrografia

As áreas menos elevadas do relêvo da Região Sul localizam-se ao norte do Paraná e ao sul do Rio Grande do Sul. Já as de maior altitude se localizam em toda a área central da região, onde estão a Serra Geral e um trecho da Serra do Mar. Observe no mapa.

relêvo e hidrografia da Região Sul

Mapa. Relevo e hidrografia da Região Sul. 
Altitude (em metros). 
0 a 200 metros: leste do Paraná, Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul. 
201 a 500 metros: oeste do Paraná, de Santa Catarina, centro, noroeste e áreas no sul do Rio Grande do Sul. 
501 a 800 metros: áreas no leste e sul do Paraná, Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. 
801 a 1200 metros: áreas no leste e sul do Paraná, centro de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. 
Acima de 1200 metros: área no sudeste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. 
Hidrografia: Ivaí, Iguaçu, Ibicuí, Jacuí. 
Picos: Paraná (1922 metros), Morro Boa Vista (1827 metros), Capão Doce (1340 metros). No canto inferior direito, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 88.

A maior parte dos rios da Região Sul nasce nas áreas serranas e, devido à elevação do relêvo, flui em direção ao interior. As áreas de serras também favorecem a presença de rios de planalto, com grande potencial hidrelétrico.

O rio Paraná fórma uma das principais bacias hidrográficas da região, e, nele, está localizada a usina hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo em produção de energia. Por pertencer tanto ao Brasil quanto ao Paraguai, é considerada uma empresa binacional e gera energia elétrica para os dois países.

O rio Uruguai fórma outra importante bacia hidrográfica da Região Sul.

Cânion Itaimbezinho

Os cânions são vales muito profundos, geralmente formados pêla ação erosiva das águas dos rios ao longo de milhões de anos. Durante sua formação, o processo de erosão desgasta lentamente as rochas menos resistentes do terreno, formando imensas paredes abruptas.

O cânion Itaimbezinho, localizado na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tem paredões verticais que chegam a 700 metros de altura.

Fotografia. Cânion com um rio entre vegetação. Nas laterais os morros com topo planos, também cobertos por vegetação.
Cânion Itaimbezinho, no município de Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, em 2022.
Respostas e comentários
  • O nome Itaimbezinho é de origem tupi-guarani e significa pedra afiada – ita refere-se a “pedra” e ai be, a “afiada”. O cânion Itaimbezinho é uma das formações geológicas mais antigas do Brasil, formada há pêlo menos 130 milhões de anos.
  • Sua extensão é de aproximadamente 5.800 metros, a largura varia entre 200 e 600 metros e a profundidade atinge até 700 metros. Anualmente, o Itaimbezinho tem recebido um número significativo de turistas interessados em visitar o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde o cânion está localizado.

Um texto a mais

Para aprofundar seus conhecimentos sôbre o tema Cânion Itaimbezinho, leia o texto a seguir, referente ao Parque Nacional de Aparados da Serra, criado em 1959.

reticências Região conhecida como Aparados da Serra, situada no rebordo litorâneo da Serra do Mar, extremo sudeste do Brasil, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde se deslumbra um formidável conjunto de canyons escavados no platô vulcânico da Serra Geral voltados para a planície litorânea quase mil metros abaixo. Esta denominação deriva da notável feição geomorfológica formada pêlo córte abrupto do planalto dos Campos de Cima da Serra, formado por rochas vulcânicas da Formação Serra Geral, cuja estruturação geológica possibilitou a formação de paredões verticalizados, que por uma extensão de cêrca de 250 quilômetros mostram uma formidável sucessão de canyons de até 900 metros de altura que se contrapõem à planície do litoral atlântico.

reticências

     O contrôle morfológico do terreno dos Aparados da Serra é dado por um denso sistema de lineamentos tectônicos que seccionam a região, possibilitando o profundo entalhamento do sistema de drenagens, um dos agentes exógenos mais importantes para o desenvolvimento dos paredões rochosos e o conseqüente recuo da escarpa, caracterizando o escarpamento abrupto das vertentes com facetas triangulares e o desenvolvimento de vales em V apertados.

reticências

WILDNER, Wilson; ORLANDI FILHO, Vitório; GIFFONI, Luís Edmundo. Itaimbezinho e Fortaleza, Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Magníficos canyons esculpidos nas escarpas Aaparados da Serra do planalto vulcânico da Bacia do Paraná. Disponível em: https://oeds.link/FnHttE. Acesso em: 22 maio 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Compare os dois mapas da página 237 e identifique qual é o clima predominante nas áreas de ocorrência de vegetação de Campos.
  2. Caracterize o relêvo da Região Sul.
  3. Qual é a relação entre o relêvo da Região Sul e sua produção de energia elétrica?
  4. Relacione as afirmações a seguir e escreva, no caderno, a resposta correta.

A - Estações meteorológicas. B - Imagens de satélite. C - Mapas de previsão do tempo.

  1. Permitem identificar a formação de nuvens, grandes tempestades, massas de ar e frentes frias.
  2. Produzidos com base em imagens de satélite, também chamados de mapas meteorológicos.
    1. Locais onde se coletam dados de temperatura, umidade do ar, direção dos ventos etcétera

Aprofundando os conhecimentos

5. Observe o climograma e responda às questões.

Climograma – São Joaquim, Santa Catarina

Gráfico. Climograma – São Joaquim, Santa Catarina. Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). A precipitação varia entre 100 e 160 milímetros, atingindo 100 em abril e 160 em janeiro, setembro e outubro. A temperatura se mantém entre 10 e 20 graus Celsius, chegando a 10 em julho e próximo a 20 em janeiro, fevereiro, novembro e dezembro.

Fonte de pesquisa: CLIMATEMPO. Climatologia. Disponível em: https://oeds.link/wHXnad. Acesso em: 12 março 2022.

  1. Quais são os meses mais chuvosos e os mais secos em São Joaquim? E quais sãos os meses mais frios e os mais quentes do ano?
  2. Identifique qual dos climas da Região Sul atua no município de São Joaquim.
  3. Explique como você chegou à resposta anterior.
Respostas e comentários

1. Resposta: Clima subtropical.

2. Resposta: As áreas menos elevadas se localizam no norte do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul. Já as áreas de maior altitude estão localizadas em toda a porção central da Região Sul, onde ocorre a Serra Geral e um trecho da Serra do Mar.

3. Resposta: O relêvo da Região Sul contribui para a existência de rios de planalto, o que favorece a construção de usinas hidrelétricas.

4. Resposta: A – três; B – um; C – dois.

5. a) Resposta: Os meses mais chuvosos são janeiro, setembro e outubro, e os mais secos são abril e maio. Os meses mais frios são junho, julho e agosto; os mais quentes, dezembro, janeiro e fevereiro.

5. b) Resposta: Subtropical.

5. c) Resposta esperada: Por conta de chuvas bem distribuídas durante o ano e temperaturas amenas.

  • Aproveite as atividades propostas nesta página para verificar o aprendizado dos alunos. Caso verifique alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que êles atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • As atividades apresentadas na página exploram parte da Competência específica de Geografia 1, pois exigem que os alunos utilizem conhecimentos geográficos para responder às questões propostas.
  • Caso considere interessante, realize as atividades da página em duplas, oferecendo assim uma possibilidade para que os alunos troquem ideias a respeito dos assuntos estudados.
  • Na atividade 5, retome as explicações sôbre os climogramas. Explique que as letras colocadas no eixo horizontal correspondem aos meses do ano. As barras azuis mostram o volume da precipitação (chuvas), indicado em milímetros (milímetros), e a linha vermelha mostra a temperatura média de cada mês, indicada em graus Celsius (graus Célsius). Esta retomada favorece explorar parte da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero sete da Bê êne cê cê.
  • O item c da atividade 5 engloba ainda a questão argumentativa, uma vez que os alunos terão de organizar suas ideias a respeito da leitura do gráfico para explicar seu procedimento de interpretação e tomada de decisão para a resposta.