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CAPÍTULO 24 A população da Região Sul

A Região Sul, ao longo dos três séculos da colonização brasileira, esteve ocupada, principalmente, por povos indígenas que viviam em pequenos povoados perto do litoral e em locais do interior. A ocupação da Região Sul por povos não indígenas ganhou fôrça a partir do século dezenove, com a vinda de alguns grupos de imigrantes europeus para o Brasil, incentivados pelos programas de imigração do govêrno brasileiro.

Uma particularidade dêsses imigrantes é que praticavam a policulturaglossário nas pequenas e médias propriedades onde se instalavam, diferentemente do que ocorreu com a colonização das demais regiões brasileiras, em que a maior parte dos imigrantes trabalhava nas grandes propriedades monocultoras.

Entre os principais grupos de imigrantes europeus que se dirigiram para a Região Sul do Brasil estavam, inicialmente, alemães, italianos, poloneses, ucranianos, russos e, posteriormente, japoneses.

Verifique, no mapa, as áreas na Região Sul ocupadas por imigrantes durante o século dezenove. Na página seguinte, conheça algumas características dessa ocupação.

Imigrantes europeus na Região Sul no século XIX

Mapa. Imigrantes europeus na Região Sul no século 19. 
Eslavos: centro e sul do Paraná. 
Alemães: leste do Paraná, leste e oeste de Santa Catarina, centro e nordeste do Rio Grande do Sul. 
Italianos: oeste e leste de Santa Catarina, centro do Rio Grande do Sul. 
Mistos: sudoeste do Paraná, noroeste, sudoeste e leste do Rio Grande do Sul. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 125 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: MARTINS, Dora; VANALLI, Sônia. Migrantes. Pôrto Alegre: Contexto, 1997. página 78.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Identificar os principais grupos de imigrantes que colonizaram a Região Sul.
  • Compreender características da dinâmica populacional da Região Sul envolvendo as migrações.
  • Conhecer o Caminho do Peabiru.
  • Verificar a composição e os indicadores socioeconômicos da população da Região Sul.

Justificativa

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos poderão compreender as principais características do processo de colonização por povos imigrantes na Região Sul do país. Esta abordagem evidencia o trabalho com aspectos das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero dois e ê éfe zero sete gê ê zero três da Bê êne cê cê.

Ainda neste capítulo, serão abordadas a dinâmica populacional migratória da Região Sul e a distribuição da população entre os espaços urbano e rural, favorecendo o estudo da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero quatro da Bê êne cê cê.

Explorando partes da habilidade ê éfe zero sete gê ê um zero da Bê êne cê cê, o capítulo apresenta aos alunos indicadores socioeconômicos da Região Sul em comparação com as demais regiões do país.


  • Ao abordar o tema da imigração na Região Sul, oriente os alunos a observar o mapa mostrado na página a fim de identificar as áreas ocupadas pelos diferentes grupos de imigrantes. Aproveite a oportunidade e peça que relacionem a origem dêsses imigrantes aos sobrenomes típicos de pessoas com essas respectivas origens.
  • Comente com os alunos que a imigração de grupos europeus na Região Sul começou, sobretudo, com a necessidade do govêrno brasileiro de proteger a porção Sul do território nacional da dominação dos espanhóis, que já ocupavam os países vizinhos (Uruguai, Paraguai e Argentina). Diante dessa preocupação, o govêrno passou a promover programas de incentivo à imigração, que atraíram grupos de europeus e japoneses na busca de melhores condições de sobrevivência, já que estavam enfrentando problemas socio­econômicos, como desemprêgo e fome, em seus países de origem.
  • O conteúdo proposto nas páginas 242 e 243 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. êle explora aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 5, pois propicia a reflexão a respeito de eventos ocorridos no mesmo espaço, mas em tempos diferentes e também aborda o processo de incorporação cultural de diferentes etnias na consolidação da identidade cultural da Região Sul.

A imigração alemã

Os alemães foram os primeiros grupos de imigrantes europeus a se estabelecerem no Brasil. Em 1824, fundaram a primeira colônia alemã, na região de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Em seguida, novas colônias surgiram, entre elas, a de Novo Hamburgo, também no Rio Grande do Sul, e Joinville, Blumenau e Brusque, em Santa Catarina.

Fotografia em preto e branco. Muitas pessoas reunidas em frente a uma construção de madeira com árvores ao redor.
Na foto, grupo de imigrantes alemães no município de Blumenau, Santa Catarina, em 1880.

A imigração italiana

Os imigrantes italianos também vieram em grande quantidade para o Brasil e estabeleceram colônias que deram origem a cidades do Rio Grande do Sul, como Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, e de Santa Catarina, como Urussanga, Lauro míler e Criciúma.

Fotografia. Muitas pessoas reunidas, principalmente crianças. À direita há uma construção. Ao fundo, árvores.
Na foto, imigrantes italianos no município de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, no início do século vinte.

A imigração japonesa

A imigração japonesa foi significativa no norte do Paraná. Em meados do século vinte, essa porção da Região Sul recebeu os primeiros grupos de imigrantes japoneses, vindos, principalmente, das fazendas de café do oeste paulista. Cidades paranaenses, como Assaí e Uraí, surgiram dêsses núcleos de colonização. Em um segundo momento, o Paraná recebeu imigrantes vindos do Japão, que se fixaram, sobretudo, na região conhecida como Norte Novo, nas cidades de Londrina e Maringá.

Fotografia. Um navio ancorado ao lado de trilhos de trem e de uma construção.
Em 1908, o navio trouxe a bordo, depois de 51 dias de viagem, os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil.
Respostas e comentários
  • O conteúdo das páginas 242 e 243 está de acôrdo com a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero quatro da Bê êne cê cê, pois favorece a análise da distribuição territorial da população brasileira considerando a diversidade étnico-cultural.
  • Além da diversidade de povos imigrantes europeus, relembre os alunos de que a Região Sul também apresenta grande quantidade de comunidades quilombolas, conforme mostrado no mapa da página 81, que contribuíram na formação da população da Região Sul, contemplando a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero um da Bê êne cê cê. Ao relembrar os quilombolas, os alunos são levados a desmistificar alguns estereótipos enraizados na cultura brasileira.

Atividade a mais

Promova uma sessão de cinema com os alunos para apresentar o longa-metragem – dobras do tempo. Depois de assistirem ao filme, promova uma discussão entre êles para destacar os pontos que acharam interessantes. Peça-lhes também que relacionem alguns aspectos da imigração japonesa que aparecem no filme ao assunto abordado em sala de aula, como o trabalho dos imigrantes nas lavouras de café. - dobras do tempo. Direção de Paulo Pastorelo. Brasil, 2011 (106 minutos).


  • Promova com os alunos a criação de uma história em quadrinhos, de modo a explorar aspectos da cultura juvenil. Sugira a êles a elaboração de uma história vivida por um imigrante que chega a um país muito diferente. Na história, êles devem destacar as dificuldades de adaptação à cultura, aos costumes e à língua falada, bem como abordar a maneira como isso se reflete no cotidiano do imigrante. Esta atividade propicia explorar partes das Competências gerais 3 e 4 ao levar a turma a fluir seus conhecimentos geográficos e culturais por meios de diferentes linguagens.
  • Incentive os alunos a utilizar seus estilos artísticos preferidos. Incentive e valorize a criatividade deles e faça uma exposição no mural da escola com as histórias em quadrinhos produzidas pêla turma.
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Migrando da Região Sul

A dinâmica populacional da Região Sul passou por modificações ao longo do tempo. Entre as décadas de 1970 e 1980, muitos sulistas deixaram a Região Sul do Brasil em busca de melhores condições de vida e de trabalho em outras regiões do país, principalmente no Centro-Oeste. Essas regiões receberam grande quantidade de habitantes, que desenvolveram atividades relacionadas à agricultura e à pecuária. Atualmente, essas atividades tornaram-se muito importantes para a economia dessas regiões.

O Paraguai também foi destino de muitos migrantes que se mudaram, principalmente, da Região Sul na década de 1970. Naquele período, a expansão agrícola e a consequente oferta de terras a preços acessíveis no país vizinho atraíram muitos moradores do Sul do Brasil. migrantes brasileiros ficaram conhecidos como“brasiguaios” e, embora nos últimos anos muitos já tenham retornado ao Brasil, ainda é grande a quantidade de brasileiros vivendo no Paraguai.

Fotografia. Vista aérea. Cidade com galpões, vias, casas e árvores dispostos em quarteirões.
O município de Alta Floresta, localizado no estado do Mato Grosso, recebeu, na década de 1970, muitos migrantes vindos da Região Sul do país. Vista de parte da cidade de Alta Floresta, em 2019.

Migração interna e migração externa

Você sabe o que significa migrações populacionais? Migração corresponde ao movimento ou deslocamento que uma população realiza de um lugar para outro, que pode ser entre países, regiões, estados, municípios etcétera

Quando a migração acontece dentro de um mesmo país, dizemos que ocorreu uma migração interna. Já quando a migração se dá entre diferentes países, é chamada de migração externa. Os motivos pelos quais as pessoas migram são diversos, entre êles trabalho, estudos, guerras, catástrofes naturais, entre outros.

Respostas e comentários

Um texto a mais

Para complementar o estudo do tema e aprofundar seus conhecimentos, leia o texto a seguir sôbre o processo de migração dessa região depois do século dezenove.

reticências

     O sul do Brasil foi praticamente colonizado por estrangeiros. Italianos e alemães lá se concentraram, formando pequenas propriedades, que iam passando de pai para filho, e serviam de sobrevivência para êles.

reticências

     Os colonos, ao chegarem, desmataram as terras, prepararam o solo e deram origem a novas cidades que ali proliferaram ao mesmo tempo em que o café se expandia. No entanto, mais uma vez o poder dos grandes proprietários, alicerçado numa política agrícola que os protege em detrimento do pequeno produtor, num processo que é secular em nosso país, os expulsou para as áreas onde se abriam novas fronteiras agrícolas, tais como o Norte e Centro-Oeste ou até mesmo o Paraguai, onde se encontram os “brasilguaios”. Isso sem falar no estado de São Paulo, em especial na sua capital, que continua a atuar como forte polo de atração ocupacional.

MARTINS, Dora; VANALLI, Sônia. Migrantes. terceira São Paulo: Contexto, 1997. página 75, 79.


O estudo do tema Migrando da Região Sul favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero dois da Bê êne cê cê ao abordar a influência dos fluxos populacionais na formação econômica e territorial do Brasil, proveniente de conflitos e tensões históricas e contemporâneas.

  • Aproveite a oportunidade para destacar a diferença entre as migrações interna e externa. O tema pode ser analisado também pêla realidade local.
  • Converse com os alunos sôbre a ocorrência de fluxos migratórios no lugar onde vivem, se existem migrantes de outros lugares do país ou mesmo de outros países na região e se as pessoas que vivem no lugar têm migrado para outros locais.
  • Se necessário, retome as informações sóbre as migrações e o povoamento do interior do território apresentadas na página 77. Utilize o mapa dessa página para mostrar a direção dos fluxos migratórios do Sul para as demais regiões do país.
  • O conteúdo proposto nas páginas 244 a 247 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. Ele explora aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 4, pois leva os alunos a refletir a respeito do convívio em uma sociedade plural, acolhendo as diferenças e respeitando-as.

Mudanças no sentido da migração

Até a década de 1980, a quantidade de estrangeiros que entrava no Brasil se mantinha acima da quantidade de brasileiros que deixava o país para viver no exterior. Mas, a partir de então, as sucessivas crises econômicas que atingiram o nosso país mudaram essa situação. Com o agravamento da situação econômica e do desemprêgo, muitos brasileiros deixaram o Brasil em busca de melhores condições de trabalho e de vida, sobretudo nos países mais desenvolvidos.

Atualmente, segundo dados oficiais do Ministério das Relações Exteriores, existem aproximadamente 4,2 milhões de brasileiros vivendo fóra do Brasil. As informações a seguir apresentam os países que registram maiores quantidades de imigrantes brasileiros.

Quantidade de brasileiros vivendo em outros países (2020)

Ilustração. Bandeira dos Estados Unidos da América, composta por faixas vermelhas e brancas e um quadrado azul com estrela no canto superior esquerdo. Há uma linha tracejada e um avião acima dela.
Ilustração. Bandeira de Portugal, composta por um lado verde à esquerda e o outro vermelho à direita, com um brasão entre as cores. Há uma linha tracejada e um avião acima dela. 
Ilustração. Bandeira do Japão branca com um círculo vermelho ao centro. Há uma linha tracejada e um avião acima dela.
Ilustração. Bandeira do Paraguai, composta por três faixas horizontais em vermelho, branco e azul com um brasão ao centro. Há uma linha tracejada e um avião acima dela.
Ilustração. Bandeira da Espanha composta por três faixas horizontais em vermelho, amarelo e vermelho, com um brasão à esquerda. Há uma linha tracejada e um avião acima dela.
Ilustração. Bandeira da Alemanha composta por três faixas horizontais em preto, vermelho e amarelo. Há uma linha tracejada e um avião acima dela.

Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Comunidade brasileira no exterior 2020. Disponível em: https://oeds.link/5rCsGK. Acesso em: 2 maio 2022.

A resiliência é a capacidade que temos de nos adaptar a situações adversas. Ao deixar o país de origem para viver em outros lugares do mundo, os migrantes precisam ser resilientes para se adaptarem aos costumes e ao modo de vida completamente diferentes dos que estão acostumados.

Questão 1.

Pesquise entre as pessoas mais velhas que você conheça ou entre seus familiares alguém que já tenha migrado de cidade ou até mesmo de país. Por meio de uma entrevista, procure saber quais foram os motivos que levaram essa pessoa a migrar. Investigue se encontrou dificuldade em se adaptar ao lugar de destino. Com base nas respostas de sua entrevista, produza um texto contando a história de migração da pessoa entrevistada.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

  • No estudo do tema Mudanças no sentido da migração, retome as explicações sôbre fatores de repulsão e atração que levam as pessoas a migrar. Entre os fatores de repulsão, ou seja, aqueles que levam as pessoas a deixar o lugar onde vivem, estão o desemprêgo, a pobreza, as difíceis condições de vida, entre outros.
  • Já entre os fatores de atração, isto é, aqueles que levam as pessoas a escolher o destino de suas migrações, estão a oportunidade de trabalho, salários elevados e melhores condições de vida, entre outros.
  • A questão 1 proposta na página permite desenvolver uma prática voltada para noções introdutórias relativas à pesquisa por meio de uma entrevista. Neste caso, os alunos poderão organizar o processo da pesquisa desde o seu início, de acôrdo com os passos: definição do objetivo da pesquisa com base no tema a ser abordado; escolha do público a ser entrevistado; definição do método de pesquisa (quantitativa ou qualitativa); produção do roteiro de perguntas; escolha do recurso para a tomada de notas e a gravação da entrevista; realização da entrevista; e, por fim, análise das informações coletadas durante a entrevista.
  • Sugira aos alunos uma pesquisa por meio das seguintes perguntas: a) Para que país você se mudou?; b) Por que você se mudou?; c) Por que escolheu êsse país de destino?; d) Quais foram as dificuldades encontradas por você?; e) Do que mais gostou quando viveu no estrangeiro?; f) Por que voltou?
  • O assunto abordado possibilita destacar as dificuldades enfrentadas por imigrantes ao viver em outro país. Assim, os alunos dialogam com aspectos da Competência geral 10 ao reconhecer as dificuldades vividas por imigrantes em terras estrangeiras e exercitam a resiliência e desenvolvem o senso crítico para a resolução de conflitos, provendo o respeito e a garantia dos direitos humanos. Chame a atenção deles para o fato de que, ao ter resiliência nas situações adversas que enfrentamos no dia a dia, fortalecemos nossa capacidade de superar desafios e ainda conseguimos lidar com diferentes sentimentos, o que possibilita mantermos a serenidade e a tranquilidade, ou seja, um equilíbrio emocional.

Resposta

Questão 1. Resposta pessoal. Oriente os alunos a produzir o texto com base nas informações coletadas na entrevista. Peça-lhes que as organizem de modo que o texto fique claro e objetivo. Defina um dia e solicite a êles que leiam suas produções textuais para os colegas de turma. Cuide para que êsse momento seja respeitoso.

Geografia e História

Peabiru: um caminho repleto de história

Conforme estudamos, antes da chegada dos colonizadores às terras que hoje formam o Brasil, nosso território era habitado por vários povos indígenas.

Para se deslocarem entre a vegetação e os rios em busca de caça e coleta de alimentos, por exemplo, os indígenas construíram vários caminhos que interligavam diferentes porções do território.

O caminho do Peabiru, que atravessa o continente americano na sua parte sul, ou seja, do oceano Atlântico até perto do oceano Pacífico, constitui um dêsses caminhos. De acôrdo com pesquisas baseadas em relatos históricos e escavações arqueológicas, êsse caminho consiste em um sistema de trilhas construído por povos indígenas há mais de .1200 anos. Leia o texto a seguir.

reticências Também chamado de Peabiyu, Piabuiu, Caminho de São Tomé ou Sumé, este sistema de trilhas, anterior à chegada dos portugueses, facilitou a conquista e exploração do Sul do país durante o período colonial, e vem despertando grande interêsse turístico e histórico em nossos dias. reticências Com uma largura média de um metro e profundidade de quarenta centímetros, era forrado por vegetação rasteira, impedindo o crescimento de grandes arbustos e evitando o fechamento natural das vias.

     Seu trajeto total é calculado atualmente em cêrca de 3 mil quilômetros, cujas trilhas passavam pelos estados brasileiros de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul e atingiam o centro-norte do Paraguai. reticências

, . Caminhos ancestrais. Nossa História, São Paulo, Vera Cruz, ano 2, número 22, agosto 2005. página 2021.

O mapa mostra o caminho do Peabiru segundo pesquisas históricas.

Mapa mostrando um destaque para a região sul da América do Sul. 
Peabiru: partindo de São Vicente, passando por São Paulo, Pitanga, Guaíra, Porto Casado no Mato Grosso do Sul, Porto Suárez, Potosi na Bolívia até Cuzco no Peru. Há outros trajetos saindo de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No canto superior direito, mapa de localização destacando a região descrita e na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 408 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , . Caminhos ancestrais. Nossa História, São Paulo, Vera Cruz, ano 2, número 22, agosto 2005. página 21.

Respostas e comentários
  • É possível explorar a articulação com o componente curricular de História ao trabalhar os conteúdos desta página. Explique as características climáticas e de relêvo, enquanto o professor de História poderá abordar as implicações dêsses caminhos e a reutilização por tropeiros e bandeirantes.
  • O estudo sôbre o Caminho de Peabiru favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero três da Bê êne cê cêao abordar a questão da territorialidade dos povos indígenas originários como fórma de reconhecer o direito legal dessas comunidades nas áreas onde vivem.
  • Ao promover a leitura do texto, explore a prática de uma leitura inferencial, apresentando aos alunos, no decorrer da leitura, perguntas como: O que vocês acham que o texto irá abordar?; Um caminho construído por indígenas pode ter auxiliado o processo de colonização do território brasileiro? Perguntas como essas possibilitam que os alunos realizem inferências e compreendam mais detalhadamente as mensagens transmitidas pêlo texto.

Algo a mais

Se julgar necessário, indique alguns nomes de caminhos históricos, como o caminho da Estrada Real, entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Você pode encontrar mais informações a êsse respeito na fonte indicada a seguir.

> quítin, Vallandro; MARANHÃO, Ricardo. Caminhos da conquista: a formação do espaço brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2008.

Pesquisadores afirmam que não se sabe ao certo qual foi o real motivo que levou povos a construírem o caminho de Peabiru. Algumas teorias garantem que o caminho foi construído por indígenas guaranis que habitavam essa área do continente. Outras teorias asseguram que os incas, povos indígenas que habitavam a região do Peru, foram os autores da rota, pois por meio dela buscavam expandir seu Império.

Atualmente, poucos trechos do caminho do Peabiru estão preservados; alguns podem ser encontrados em municípios como Campina da Lagoa, Fênix e Pitanga, localizados no estado do Paraná. Na proximidade do caminho, há diversos sítios arqueológicos com remanescentes de habitações utilizadas por indígenas durante as viagens por Peabiru. Grande parte das trilhas que formam êsse caminho já foi destruída pêla expansão da atividade humana, sobretudo da agricultura na Região Sul.

Atualmente, diversos pesquisadores se dedicam a descobrir onde se localizam, quem foram seus autores e, principalmente, os motivos que levaram à construção dos vários caminhos históricos presentes no território brasileiro.

Ícone 'Em grupo'.

Junte-se a dois colegas e pesquisem, em livros e na internet, outro caminho histórico presente no território brasileiro. Durante a busca, investiguem o local do caminho, quem o construiu, qual foi a data de sua construção e, principalmente, para que era utilizado.           Depois da pesquisa, elaborem um cartaz apresentando as informações pesquisadas, incluindo um mapa com a localização dêsse caminho no território brasileiro.

Fotografia. Via de terra entre áreas cobertas por vegetação rasteira. Ao fundo há árvores.
Trecho do caminho do Peabiru localizado no município de Fênix, Paraná, em 2012.
Respostas e comentários

Resposta da atividade da seção Geografia e História nas orientações ao professor.

  • Após a pesquisa, sugira aos alunos que produzam um mapa representando o caminho pesquisado. Para isso, êles podem utilizar algum site ou aplicativo de pesquisa de mapas gratuito disponível na internet.
  • Ao produzir um mapa utilizando tecnologia digital, os alunos estarão explorando a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero três e a Competência geral 5 da Bê êne cê cê.
  • Após a finalização dos cartazes, êles podem ser apresentados em sala de aula e depois expostos no mural da escola.
  • A atividade proposta na página desenvolve o pensamento computacional, pois os alunos precisam executar uma série de tarefas, como: organizar a realização da pesquisa (decomposição das tarefas), selecionar e agrupar as informações coletadas (abstração da situação-problema) e construir um roteiro de apresentação da pesquisa (construção de algoritmo ao organizar o roteiro e ordenação das informações).

Resposta

Oriente e auxilie os alunos na elaboração da pesquisa proposta. As informações podem ser pesquisadas no próprio acervo da biblioteca escolar e na internet. Veja algumas sugestões:

  • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (ifãn). Disponível em: https://oeds.link/U1Pz5C. Acesso em: 30 maio 2022.
  • Portal Memória Brasileira. Disponível em: https://oeds.link/YTtJPX. Acesso em: 30 maio 2022.
  • Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em: https://oeds.link/vUML8E. Acesso em: 30 maio 2022.

O Sul e seus habitantes

De acôrdo com o í bê gê É, em 2021 a população da Região Sul apresentava mais de 30 milhões de pessoas, o que faz desta a terceira região mais populosa do Brasil, com densidade demográfica de aproximadamente 53 .

Essa região tem uma elevada taxa de urbanização. Conforme apresentado no gráfico, aproximadamente 86% da população vive em áreas urbanas.

As maiores aglomerações urbanas da Região Sul estão localizadas nas proximidades de Pôrto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e Curitiba, capital do Paraná. Juntas, essas duas cidades somam mais de 3,4 milhões de habitantes, correspondendo a cêrca de 11% da população de toda a região.

População rural e urbana da Região Sul (2015)

Gráfico. População rural e urbana da Região Sul (2015).  Urbana: 86 por cento. Rural: 14 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Sidra. Disponível em: https://oeds.link/zs7XHp. Acesso em: 19 abril 2022.

Florianópolis, capital de Santa Catarina, tem aproximadamente 516 mil habitantes. No entanto, a maior concentração populacional do estado está na cidade de Joinville, com mais de 604 mil habitantes. Isso se deve ao grande parque industrial da cidade, que atrai maior quantidade de trabalhadores.

Fotografia. Vista aérea. Cidade com prédios e casas. Há algumas árvores entre as vias e construções. Ao fundo, morros.
Paisagem da cidade de Joinville, Santa Catarina, em 2021.
Respostas e comentários
  • Destaque aos alunos a informação apresentada no gráfico que mostra a distribuição das populações urbana e rural na Região Sul. De acôrdo com o gráfico, ressalte que, de cada 100 habitantes da região, 86 moram em áreas urbanas, e apenas 14 vivem no espaço rural.
  • Leve para a sala de aula um mapa da densidade demográfica do Brasil, relembre êsse conceito com êles e pergunte-lhes quais são os três estados da Região Sul. Chame a atenção deles para a concentração da população na área litorânea do país e da Região Sul.
  • Se necessário, solicite aos alunos que observem novamente o gráfico apresentado na página 113, que mostra a evolução das populações rural e urbana no Brasil ao longo do tempo. Relembre os fatores que contribuíram para o rápido processo de urbanização ocorrido em nosso país retomando as explicações da página 114.

Algo a mais

Para aprofundar seus conhecimentos sôbre a distribuição da população brasileira, leia o trabalho indicado a seguir.

> CAMARANO, Ana Amélia; BELTRÃO, Kaizô . Distribuição espacial da população brasileira: mudanças na segunda metade dêste século. Rio de Janeiro: Ipea, 2000. Disponível em: https://oeds.link/BJtQMM. Acesso em: 27 maio 2022.

As transformações no campo, como a mecanização das propriedades agropecuárias e a concentração de terras, fizeram, nas últimas décadas, muitas pessoas migrarem da área rural para as cidades em busca de trabalho. êsse fato contribuiu significativamente para a elevada taxa de urbanização da Região Sul.

Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma plantação. À esquerda, um caminhão passando por uma via.
Paisagem da propriedade agrícola mecanizada no município de Cambé, Paraná, em 2021.

A qualidade de vida na Região Sul

Confira, nos gráficos, informações que nos revelam aspectos da qualidade de vida da Região Sul.

Expectativa de vida nas regiões brasileiras (2019)

Gráfico. Expectativa de vida nas regiões brasileiras (2019). Expectativa de vida (em anos). Sul: 79. Sudeste: 78. Centro-Oeste: 76. Nordeste: 74. Norte: 73.

Mortalidade infantil nas regiões brasileiras (2019)

Gráfico: Mortalidade infantil nas regiões brasileiras (2019). Norte: 17 por mil. Nordeste: 15 por mil. Centro-Oeste: 13 por mil. Sudeste: 12 por mil. Sul: 10 por mil.

Fontes de pesquisa dos gráficos: í bê gê É. Sidra. Disponível em: https://oeds.link/DIQkFK.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico. Volume 52, Outubro 2021. Disponível em: https://oeds.link/CtexTE. Acessos em: 12 maio. 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

De acôrdo com os gráficos, na Região Sul, qual é a expectativa de vida do brasileiro ao nascer? Qual é a taxa de mortalidade infantil nessa região?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

Com base nessas informações, o que podemos concluir sôbre a qualidade de vida na Região Sul quando comparada com a das demais regiões do Brasil?

Respostas e comentários

Questão 2. A expectativa de vida ao nascer, na Região Sul, é de 79 anos. A taxa de mortalidade infantil nessa região é de 10 bebês para cada mil nascidos vivos.

Questão 3. Que a Região Sul tem uma elevada qualidade de vida quando comparada com a das demais regiões do país.

  • A análise dos gráficos sôbre expectativa de vida e mortalidade infantil apresentada nesta página favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê um zero da Bê êne cê cê ao propiciar a interpretação de gráficos de barras com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
  • Explore a leitura e as informações dos gráficos por meio das questões propostas.
  • A questão 3 auxilia no desenvolvimento da prática argumentativa. Por isso, durante a atividade, permita que os alunos fundamentem suas opiniões e esclareçam suas dúvidas, incentivando sua capacidade de argumentação. Os debates em sala de aula são saudáveis e auxiliam na compreensão do conteúdo ensinado, ajudando-os a desenvolver habilidades de relacionamento.

A Região Sul apresenta melhores indicadores de expectativa de vida e de mortalidade infantil que as demais regiões do país. Isso indica que essa região, de modo geral, proporciona uma boa qualidade de vida a seus habitantes.

Contudo, apesar das elevadas taxas que avaliam a qualidade de vida, como as mostradas nos gráficos, a Região Sul, assim como outras regiões brasileiras, também tem problemas socioeconômicos.

O êxodo rural nas últimas décadas refletiu no crescimento desordenado das áreas urbanas, sobretudo das periferias das grandes e médias cidades da região. Nessas áreas, como também em outras regiões do país, muitas populações convivem com problemas relacionados à falta de saneamento básico, educação e saúde.

Fotografia. Casas em palafita sobre um rio com barcos. Ao fundo há árvores.
Área da periferia da cidade de Pôrto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2018.
Fotografia. Via com casas nas laterais. Há um muro com entulhos ao lado.
Área da periferia da cidade de Florianópolis, Santa Catarina, em 2020.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 4.

Leia a afirmação a seguir. Depois, comente com os demais colegas da sala se você concorda ou não com ela. Justifique sua resposta com base no que você estudou nas páginas anteriores

A maior parte da população da Região Sul vive em áreas urbanas. Embora essa região ofereça boa qualidade de vida à sua população, ela também tem problemas sociais.

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos concordem com a afirmação, pois, embora os indicadores socioeconômicos da Região Sul retratem boa qualidade de vida em relação a outras regiões brasileiras, seus habitantes também enfrentam problemas, como moradias precárias, falta de saneamento etcétera

Com a questão 4, é possível explorar a prática de argumentação dos alunos, já que êles terão de lidar com diferentes opiniões, ouvir atenciosamente os colegas e dar respostas consistentes. Incentive um ambiente organizado e respeitoso para que todos possam falar e ser ouvidos, respeitando a opinião do colega, ouvindo com empatia e procurando falar de fórma clara e objetiva. Os debates em sala de aula são saudáveis e auxiliam na compreensão do conteúdo ensinado, ajudando-os a desenvolver habilidades de relacionamento.

Algo a mais

O artigo científico indicado a seguir, publicado no periódico do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da ú éfe pê érre, põe em debate a pobreza existente na região do Contestado – Paraná e Santa Catarina. êsse texto se mostra relevante para aprofundar seus conhecimentos a respeito da desigualdade social na Região Sul e entender um pouco mais a história dêsses dois estados.

> LUDKA, Vanessa Maria. A região do Contestado, a fome e a pobreza como permanência da guerra. népi: Núcleo de Estudos Paranaenses, Curitiba, volume 2, número 5, página 1-24, dezembro 2016. Disponível em: https://oeds.link/dpMsDq. Acesso em: 28 maio 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Em que período se iniciou a ocupação da Região Sul por povos não indígenas? Como ela ocorreu?
  2. Quais são as duas maiores aglomerações urbanas localizadas na Região Sul?
  3. Explique a diferença entre migração interna e migração externa.
  4. O que foi o caminho do Peabiru?

Aprofundando os conhecimentos

5. Observe a foto desta página e o mapa da página 242. De acôrdo com o que você estudou, responda ao que se pede.

Fotografia. Diversas pessoas reunidas em um pátio cercado por casas em estilo enxaimel. Há luzes acesas nas fachadas das casas.
Festa típica alemã realizada na cidade de Blumenau, Santa Catarina, em 2021.
  1. Identifique qual aspecto da colonização ocorrida na Região Sul é retratado na foto.
  2. Aponte os principais povos imigrantes que participaram da colonização da Região Sul.
  3. Cite o nome de três cidades que surgiram de colônias de imigrantes na Região Sul.
  4. Comente de que maneira os imigrantes praticavam a agricultura na Região Sul.

6. Pesquise a situação atual dos brasiguaios. Procure saber sôbre a questão da legalização de suas terras, os conflitos pêla posse de terras e também a migração de retôrno para o Brasil. Depois, produza um texto com as informações coletadas.

Respostas e comentários

1. Resposta: A ocupação da região ganhou fôrça a partir do século dezenove, com a vinda de alguns grupos de imigrantes europeus para o Brasil, incentivados pelos programas de imigração do govêrno brasileiro.

2. Resposta: Curitiba e Porto Alegre.

3. Resposta: Quando a migração acontece dentro de um mesmo país, dizemos que ocorreu uma migração interna. Quando a migração se dá entre diferentes países, é chamada migração externa.

4. Resposta: Um caminho construído por indígenas que atravessa o continente americano na porção sul, ligando o oceano Atlântico até áreas próximas ao oceano Pacífico.

5. a) Resposta: O aspecto cultural dos imigrantes.

5. b) Resposta: Alemães, italianos, poloneses, ucranianos, russos e, posteriormente, japoneses.

5. c) Possível resposta: Joinville, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

5. d) Resposta: Esses povos praticavam a policultura nas pequenas e médias propriedades onde se instalavam.

6. Resposta pessoal.

  • Caso considere interessante, transforme as atividades de 1 a 5 desta página em um Quiz.
  • A atividade 5 pode ser explorada para contemplar o tema contemporâneo transversal Diversidade cul­tural. Aproveite a oportunidade para destacar as características da cultura regional (festas, danças típicas, culinária, folclore, ritmos musicais etcétera).
  • Para isso, sugira aos alunos que pesquisem informações sôbre os aspectos culturais da Região Sul. Essas informações podem ser anotadas no caderno e apresentadas em sala de aula.
  • A realização desta atividade também contempla o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero quatro e da Competência geral 3 da Bê êne cê cê ao destacar a diversidade étnico-cultural da população brasileira.
  • Na atividade 6, explore com os alunos o pensamento computacional. Para isso, primeiro solicite a êles que dividam as etapas da produção do texto, selecionando as informações pesquisadas mais importantes e escolhendo os assuntos de cada um dos parágrafos. êles devem selecionar elementos e informações que vão auxiliá-los na escrita a fim de que desenvolvam aspectos das habilidades de abstração e de organização. Oriente-os para que mantenham a estrutura e as características do gênero textual escolhido, reconhecendo padrões. Com todas as ferramentas organizadas e em mãos, a produção do texto ficará mais completa.

Glossário

Policultura
: cultivo de produtos agrícolas diversos.
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