CAPÍTULO 25 Economia da Região Sul

De acôrdo com dados publicados pêlo í bê gê É em 2019, a Região Sul se destaca na economia brasileira por apresentar o segundo maior Píbi nacional. Ela também é considerada a segunda região mais industrializada do país. Vamos estudar, a seguir, as atividades econômicas desenvolvidas nessa região.

Agropecuária

Grande parte das atividades agropecuárias desenvolvidas na Região Sul é considerada moderna. Há uso de tratores, colheitadeiras e fertilizantes na agricultura; e rações, medicamentos e vacinas, na pecuária, o que vem proporcionando elevado nível de produtividade nas atividades agropecuárias desenvolvidas na região.

A Região Sul também apresenta muitas pequenas e médias propriedades rurais de base familiar, responsáveis por diversificar a produção agropecuária. No entanto, existem também grandes propriedades localizadas, por exemplo, em municípios como Lages (Santa Catarina), Londrina, Maringá e Guarapuava (Paraná) e na Campanha Gaúcha (Rio Grande do Sul).

As características do clima subtropical contribuem para o cultivo de diversas lavouras na Região Sul. A ocorrência de chuvas bem distribuídas ao longo do ano e as baixas temperaturas favorecem o desenvolvimento de cultivos típicos de clima mais frio, como trigo, aveia, cevada, milho, uva e maçã.

Fotografia. Uma trator com uma estrutura horizontal na parte frontal, em uma vasta plantação. Ao fundo, árvores.
Vista de grande propriedade agrícola utilizando trator com tecnologia moderna, no município de Três Passos, Rio Grande do Sul, em 2019.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer as características econômicas da Região Sul.
  • Compreender a dinâmica da atividade industrial na Região Sul.
  • Reconhecer as particularidades da formação industrial e sua relação com estados e países vizinhos.
  • Identificar os principais tipos de minerais explorados na Região Sul.

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, será possível aos alunos compreender as principais características das atividades econômicas desenvolvidas na Região Sul. Ao longo dessa abordagem, serão apresentados aspectos dos três setores econômicos, estudo que envolve o trabalho com partes das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero oito e ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê.

êste conteúdo é relevante para que os alunos entendam o nível de desenvolvimento socioeconômico da região e possam compor seu conhecimento geográfico sôbre o assunto, entendendo também a relação entre o social e o econômico nessa porção do território brasileiro.


Em 2021, de acôrdo com dados do í bê gê É, a Região Sul foi responsável por aproximadamente 89% da produção do trigo nacional, estando o Paraná em primeiro lugar, seguido do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, segundo e terceiro lugares respectivamente. É responsável também por toda a produção de cevada do país. Além disso, nesse mesmo ano, a região produziu 34% da soja nacional, dando destaque aos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas da Região Centro-Oeste.

A criação de animais

A atividade pecuária na Região Sul é bastante expressiva. De acôrdo com dados do í bê gê É, em 2020, ela foi responsável por 47% da criação de suínos e pêla maior parte da criação de aves do país.

A criação de bovinos também é significativa, sendo destinada, principalmente, para a produção de leite, o que corresponde a 34% da produção nacional. O Rio Grande do Sul é o segundo maior criador de ovinos do Brasil, obtendo dessa criação carne, lã e couro.

Grande parte da produção agropecuária da Região Sul está ligada às agroindústrias. Muitas delas, como as do setor de laticínios, de frigoríficos, de óleos vegetais e as vinícolas, instalaram-se nas proximidades de áreas rurais com o objetivo de obter as matérias-primas mais facilmente e dinamizar sua produção.

Fotografia. Frangos pendurados em estruturas azuis. Alguns deles estão em uma esteira abaixo e há o destaque para uma pessoa de luvas segurando um deles.
A avicultura e a suinocultura são atividades expressivas nos estados do Paraná e de Santa Catarina, o que tem atraído grandes frigoríficos para o campo. Vista de frigorífico no município de Palotina, Paraná, em 2019.

Integração: agropecuária-indústria

Uma parte significativa da atividade agropecuária da Região Sul tem se desenvolvido por meio de um sistema de parceria entre os produtores rurais e as agroindústrias, principalmente os frigoríficos e as indústrias de laticínios. Nesse sistema, conhecido como sistema de integração, cabe aos criadores o crescimento saudável dos animais até o período do abate. Já as agroindústrias são responsáveis por oferecer assistência técnica aos criadores, dando a êles, por exemplo, a ração, os medicamentos para os animais e assumindo os gastos com veterinários. Além disso, cabe às agroindústrias a compra total da produção. êsse sistema integrado trouxe bons resultados tanto para os produtores quanto para as agroindústrias.

Respostas e comentários

Um texto a mais

O texto a seguir trata do processo de arenização. Leia-o e conheça mais sôbre êsse assunto.

reticências Para falarmos de desertificação, toma-se como referência o conceito elaborado durante a Conferência de Nairobi (Quênia), 1977. Nesta conferência definiu-se desertificação como: a diminuição ou a destruição do potencial biológico da Terra que poderá desembocar, em definitivo, em condições do tipo desértico. Esta conferência, além do plano de ação, elaborou um mapa mundial com a localização dos desertos e das áreas de risco à desertificação. Estes riscos foram classificados em alto, muito alto e moderado. reticências O Rio Grande do Sul não se apresenta como região afetada pêla desertificação. As razões são claras, o Rio Grande do Sul tem sua localização geográfica em região de clima subtropical, com precipitação média anual de 1.400 milímetros, por consequência, está fóra da zona onde o clima, juntamente com a ação do homem, tem sido motivo principal de degradação.

     No caso do Brasil, tomando como ponto de partida o mapa elaborado pêlo Ministério do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Amazônia Legal (1992), que localiza as áreas com risco de desertificação, é visível a não inclusão do Rio Grande do Sul neste processo. As áreas de degradação do sudoeste dêste estado são identificadas como áreas de atenção especial, isto é apresentam forte processo de degradação ambiental derivado da ação do homem.

reticências Por arenização entende-se o processo de retrabalhamento de depósitos arenosos pouco ou não consolidados que acarreta nestas áreas uma dificuldade de fixação da cobertura vegetal, devido à intensa mobilidade dos sedimentos pêla ação das águas e dos ventos. Consequentemente, arenização indica uma área de degradação relacionada ao clima úmido, onde a diminuição do potencial biológico não desemboca em definitivo em condições de tipo deserto.

     Ao contrário, a dinâmica dos processos envolvidos nesta degradação dos solos são fundamentalmente derivados da abundância de água.

suertegari, Dirce Maria Antunes êti áli. Projeto arenização no Rio Grande do Sul, Brasil: gênese, dinâmica e espacialização. Revista Bibliográfica de Geografia y Ciencias Sociales, número 287, 26 março 2001. Disponível em: https://oeds.link/vbc9JF. Acesso em: 27 maio 2022.

Indústria

A Região Sul tem um parque industrial diversificado, com a presença de indústrias metalúrgicas, mecânicas, químicas, de bebidas, têxteis e alimentícias.

Um fator importante que impulsionou a industrialização da Região Sul foi o processo de desconcentração industrial ocorrido no país. Conforme já estudamos, nas últimas décadas, muitas indústrias se dirigiram para outros estados, fóra da Região Sudeste.

A partir da década de 1990, os governos dos estados da Região Sul passaram a oferecer uma série de benefícios para promover a vinda de indústrias para a região, como isenção de impóstos, redução dos custos com infraestrutura e empréstimos bancários. Além disso, a região é favorecida por sua localização no território brasileiro. Por situar-se na fronteira entre os países-membros do Mercosulglossário , muitas indústrias foram instaladas na região com o objetivo de estreitar suas relações comerciais com os países do bloco.

As áreas com os maiores polos industriais estão nas regiões metropolitanas de Pôrto Alegre e Curitiba. No entanto, as cidades catarinenses de Blumenau e Brusque, as paranaenses Londrina, Maringá e Cianorte e as gaúchas Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas também se destacam.

Fotografia. Vista de cima. Galpões e construções entre áreas cobertas por vegetação rasteira e árvores. À direita há uma via.
Área industrial localizada na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, em 2018.
Respostas e comentários
  • Para complementar o estudo do tema Indústria, apresente aos alunos a região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Diga a êles que se trata de uma região localizada a 120 quilômetros de Pôrto Alegre, entre os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, na Serra Gaúcha.
  • A região é conhecida como a maior produtora de vinhos do país. A produção de vinhos nessa área é uma das heranças culturais pelos colonizadores italianos. Atualmente, a região concentra várias agroindústrias e possui aproximadamente 30 vinícolas, sendo muitas delas abertas para visitação turística.
  • Ao tratar do Mercosul, relembre aos alunos de que blocos são basicamente acôrdos estabelecidos entre um conjunto de países com o objetivo de facilitar os fluxos e a circulação de mercadorias entre êles como fórma de promover o crescimento econômico. São exemplos de blocos econômicos: o Mercosul (Mercado Comum do Sul, do qual o Brasil faz parte), a União Europeia, o Nafta (acôrdo de Livre Comércio da América do Norte) e a apéqui (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).
Extrativismo

A Região Sul se destaca por deter as maiores reservas de carvão mineral do Brasil. Embora o Rio Grande do Sul possua as maiores delas, a produção de carvão mineral nesse estado é inferior à produção de Santa Catarina em razão da baixa qualidade que apresenta. O carvão catarinense libera menos resíduos durante a queima; por isso, é preferido pêlas indústrias siderúrgicas.

Nos últimos anos, tem-se manifestado uma preocupação maior com a exploração do carvão mineral na Região Sul, principalmente em relação aos impactos socioambientais causados por ela.

Na Região Sul, também se extraem do subsolo alguns minerais muito utilizados para a fabricação de joias ou objetos de arte, conhecidos como pedras preciosas. A ametista, por exemplo, pode ser encontrada na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e a ágata, na porção mais central do Rio Grande do Sul.

Fotografia. Compartimentos paralelos repletos de carvão. Ao fundo, área com um lago, vegetação rasteira e um amontoado de carvão. Há algumas árvores à direita.
Área de extração de carvão mineral no município de Siderópolis, Santa Catarina, em 2021.
Turismo

Entre as atividades do setor de serviços da Região Sul, o turismo tem se destacado. Todos os anos, a região atrai turistas que procuram paisagens naturais, como praias, serras e cânions, além das Cataratas do Iguaçu. Outra grande procura é por cidades históricas, sobretudo as marcadas pêla presença da cultura e dos costumes dos povos imigrantes, com construções de casas no estilo europeu e manifestações culturais como festas, comidas e roupas típicas.

Fotografia. Uma passarela com muitas pessoas em frente a uma imensa catarata. Ao redor dela há vegetação.
Pessoas observando as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná, em 2022.
Respostas e comentários
  • Os conteúdos abordados nas páginas 252 a 255 propiciam o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero oito da Bê êne cê cê ao enfatizar as relações entre os processos de industrialização com as transformações socioeconômicas no território brasileiro.
  • Comente com os alunos que as leis ambientais para a instalação de empreendimentos de exploração de carvão mineral têm sido mais severas, e a pressão popular, mais expressiva, uma vez que a geração de energia por meio do carvão mineral é uma das fórmas mais agressivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Algo a mais

Ao tratar da industrialização da Região Sul, reforce que seu processo de integração industrial é historicamente ligado à sua vocação agropastoril, representada tradicionalmente pêlo ciclo do tropeirismo. sôbre o processo de integração e o surgimento da indústria frigorífica, conheça o material indicado a seguir.

> FRASSON, Antônio; GOMES, Silvestre. Secretaria da Educação. Tropeirismo: processo civilizatório da Região Sul do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/rf3Wiu. Acesso em: 27 maio 2022.

O tema é ...

Ciência e tecnologia

A usina de Itaipu

A hidrelétrica de Itaipu é uma usina binacional, ou seja, pertence a dois países: Brasil e Paraguai. Ela está localizada na fronteira entre países, no rio Paraná.

A usina foi construída entre 1974 e 1981 e representou um marco decisivo no desenvolvimento energético do Brasil e do Paraguai. Atualmente, Itaipu é a segunda maior hidrelétrica do mundo em capacidade instalada de produção, a qual pode chegar a .14000 mégauóts. A primeira é a Usina de Três Gargantas, na China, que tem capacidade de produção de .22500 mégauóts. Vamos conhecer um pouco sôbre o funcionamento da hidrelétrica de Itaipu.

Esquema. Uma barragem, indicada com o número 1, isolando o reservatório, com o número 4, ao lado da barragem, está o vertedouro, com o número 2, com água passando por ele, ao lado destaque para a casa de força, com o número 3, na barragem, com tubulações, número 5, por onde a água passa. Nas tubulações há turbinas, número 6. Na parte da frente, área gramada com torres de energia, indicada com o número 7, e em frente, prédios.

Fonte de pesquisa: ITAIPU Binacional. Disponível em: https://oeds.link/JwUtxX. Acesso em: 2 maio 2022.

1.

A barragem tem a função de represar as águas do rio Paraná, formando um reservatório. Ela também proporciona um desnível de 120 metros no terreno. Com essa altura, a água adquire fôrça suficiente para girar as turbinas.

2.

Por meio do vertedouro, é possível controlar o nível da água do reservatório, onde um sistema de comportas permite o escoamento da água para o leito do rio.

3.

Na casa de fôrça, localizam-se os principais equipamentos da hidrelétrica, como a turbina e o gerador. São eles os responsáveis pêla produção da energia elétrica.

4.

O reservatório da usina de Itaipu foi construído com o represamento do rio Paraná.

5.

Parte da água do reservatório passa por tubulações chamadas condutos até chegar à turbina.

6.

O fluxo da água gira a turbina, que move o gerador.

7.

A energia gerada pêla usina chega até a rede de distribuição, que a transmite por meio de linhas de energia para indústrias, comércio e residências.

Respostas e comentários

Professor, professora: O conteúdo A usina de Itaipu está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação. A seção poderá auxiliar o aluno a refletir e a realizar as atividades que serão desenvolvidas.

Objetivos

  • Reconhecer a hidrelétrica de Itaipu como a segunda maior hidrelétrica do mundo.
  • Constatar a importância da hidrelétrica de Itaipu para a geração de energia no país.
  • Conhecer o funcionamento da hidrelétrica de Itaipu.
  • Verificar a produção em porcentagem das principais hidrelétricas do Brasil.

  • Explique aos alunos que o Salto de Sete Quedas era um conjunto de grandes cachoeiras, considerado uma das maiores belezas naturais do Brasil, que desapareceu após o represamento do rio Paraná.
  • Comente com os alunos algumas curiosidades sôbre a usina, como as listadas a seguir:

      Itaipu, em tupi, significa “pedra que canta”.

           Os números que envolvem sua construção são grandiosos: foram mais de 9 mil moradias construídas para abrigar seus trabalhadores.            A quantidade de ferro e aço utilizada possibilitaria a construção de aproximadamente 380 torres Eiffel.           Vinte milhões de mudas nativas foram plantadas na faixa de proteção do reservatório.

Se julgar pertinente, solicite aos alunos que busquem outras informações sôbre a história da construção dessa hidrelétrica, assim como dados a respeito das transformações da paisagem e dos impactos sociais e ambientais causados por sua construção, que podem ser encontradas em revistas, livros e na internet.

Algo a mais

O site da Itaipu Binacional apresenta uma série de informações e dados, além da história e dos projetos sôbre a hidrelétrica de Itaipu. Durante o estudo desta seção com os alunos, navegue pêlo site da usina.

> ITAIPU BINACIONAL. Disponível em: https://oeds.link/vhRcY7. Acesso em: 27 maio 2022.

Atividade a mais

O estudo da seção pode ser complementado com a realização de uma pesquisa sôbre as diferentes fórmas de produção de energia elétrica existentes em nosso país. Peça aos alunos que procurem em livros, revistas e sites quais sãos as fontes de energia exploradas no Brasil (termelétrica, eólica, solar, biomassa, biogás, nuclear etcétera). A turma pode ser organizada em grupos com integrantes que escolherem determinada fonte de energia em comum, pesquisando suas vantagens e suas desvantagens econômicas e ambientais. A pesquisa pode ser apresentada na fórma de cartaz em sala de aula. Aproveite a proposta de pesquisa e desenvolva com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa em revisão bibliográfica. Explique-lhes que, para essa pesquisa, é importante seguir procedimentos como: definir o tema ou o assunto a ser pesquisado; buscar informações sôbre o tema por palavras-chave, autores, assuntos etcétera; pesquisar em fontes importantes, fidedignas e variadas; selecionar informações relevantes de acôrdo com o objetivo da pesquisa; ler atentamente o material encontrado; e elaborar uma síntese do material pesquisado. Antes de produzirem o cartaz, oriente-os a verificar os seguintes elementos: “A pesquisa contém informações necessárias para a realização da atividade proposta?”; “Ela contemplou diversas fontes, como livros, sites e jornais?”; “Ela apresenta informações recentes a respeito do tema?”

As grandezas de Itaipu

O volume total de concreto utilizado na construção da usina seria suficiente para construir 210 estádios de futebol como o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Ilustração. Um estádio de futebol com arquibancada em formato circular ao redor do campo.

O represamento da água do rio Paraná para formação do reservatório alagou uma área de .1350 quilômetros quadrados, valor equivalente ao tamanho de 3,2 milhões de quadras de basquete.

Ilustração. Quadra de basquete com uma tabela em cada ponta.

O ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 tôrres, como a tôrre êifel, em Paris, na França.

Ilustração. A Torre Eiffel em formato pontiagudo.

A vazão máxima do vertedouro da Itaipu (62,2 mil metros cúbicos de água por segundo) corresponde a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Ilustração. Uma cachoeira entre vegetação.

O alagamento da área causou o deslocamento de 40 mil pessoas que viviam em propriedades rurais nesse local.

Ilustração. Duas malas com rodinhas, junto a uma bolsa.

A altura da barragem principal (196 metros) equivale à altura de um prédio de 65 andares.

Ilustração. Um prédio com uma antena no topo.

O reservatório de água encobriu 650 quilômetros quadrados de floresta nativa, e 13 mil espécies de animais foram deslocadas de seu hábitat e levadas para outras áreas.

Ilustração. Um animal cinza ao lado de uma árvore.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'

1. O que mais chamou a sua atenção a respeito da hidrelétrica de Itaipu? Converse com os colegas.

Ícone 'Atividade oral'

2. Embora as usinas hidrelétricas sejam consideradas fórmas limpas de produção de energia, a construção delas provoca impactos sociais e ambientais, como vimos nas informações a respeito de Itaipu. Converse com os colegas sôbre essa contradição.

Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

O estudo da seção O tema é proporciona a abordagem do tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. Aproveite a ilustração mostrada na página 256 para explicar aos alunos como ocorre a geração de energia em uma usina hidrelétrica. Comente também a importância das usinas hidrelétricas na matriz energética brasileira.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a participar da troca de ideias e a compartilhar o que pensaram com base na leitura da seção. Valorize essas trocas e experiências.

2. Resposta pessoal. Incentive o levantamento de hipóteses e anote-as na lousa. Posteriormente, comente com os alunos que essa região foi alagada. Explique que a hidrelétrica de Itaipu realizou programas para indenizar os moradores e também para salvar os animais. No entanto, nem sempre os moradores saíram satisfeitos com a negociação ou desejavam sair, e muitos animais morreram.


A atividade 2 proposta na página permite aos alunos a prática da questão argumentativa, uma vez que êles terão de debater a respeito das vantagens e das desvantagens da produção de energia por meio de hidrelétricas. Ao discutir assuntos, êles também praticam o desenvolvimento da tomada de decisão e o respeito aos colegas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou, destaque as principais características da atividade agropecuária desenvolvida na Região Sul.
  2. No que consiste o sistema integrado de produção?
  3. Cite alguns dos principais tipos de indústrias presentes na Região Sul.
  4. De acôrdo com o que você estudou, descreva o turismo da Região Sul.

Aprofundando os conhecimentos

5. Observe os gráficos desta página, que mostram a participação das regiões brasileiras nas criações de bovinos, suínos e aves, em 2020. Depois, responda às questões.

Bovinos

Gráfico. Bovinos. Sul, em rosa: 11 por cento. Sudeste, em amarelo: 17 por cento. Nordeste, em azul: 13 por cento. Centro-Oeste, em verde: 35 por cento. Norte, em laranja: 24 por cento.

Suínos

Gráfico. Suínos. Sul, em rosa: 17 por cento. Sudeste, em amarelo: 51 por cento. Nordeste, em azul: 15 por cento. Centro-Oeste, em verde: 15 por cento. Norte, em laranja: 2 por cento.

Aves

Gráfico. Aves. Sul, em rosa: 47 por cento. Sudeste, em amarelo: 25 por cento. Nordeste, em azul: 13 por cento. Centro-Oeste, em verde: 12 por cento. Norte, em laranja: 3 por cento.

Fonte de pesquisa dos gráficos: í bê gê É. Pesquisa da Pecuária Municipal 2020. Disponível em: https://oeds.link/9bYJAQ. Acesso em: 2 maio 2022.

a . Compare a participação da Região Sul na criação de bovinos, suínos e aves com as demais regiões brasileiras. Nessa comparação, verifique a posição que a Região Sul ocupa na criação nacional de aves e suínos. Observe também qual a participação da Região Sul na criação nacional de bovinos.

Respostas e comentários

1. Resposta: Grande parte da atividade agropecuária da Região Sul é moderna e apresenta elevado nível de produtividade. O clima subtropical favorece o desenvolvimento de trigo, aveia, cevada, milho, uva e maçã. Na pecuária, destacam-se as criações de suínos e aves. As criações de bovinos e ovinos também são significativas.

2. Resposta: O sistema integrado de produção consiste na parceria entre os criadores rurais e as agroindústrias, em que os criadores ficam responsáveis pêlo crescimento saudável dos animais, e as agroindústrias ficam responsáveis por dar assistência técnica aos criadores, além da compra total da produção.

3. Resposta: Indústrias metalúrgicas, automobilísticas, calçadistas, de bebidas, têxteis, alimentícias e agroindústrias.

4. Resposta: O turismo nessa região é marcado pêla diversidade de roteiros turísticos, que vão desde paisagens naturais a cidades históricas, sobretudo as marcadas pêla imigração europeia. O clima frio, com a possiblidade de neve nas regiões serranas, também tem atraído muitos turistas à Região Sul.

5. a) Resposta esperada: A Região Sul ocupa a primeira posição nacional na criação de aves. Sua criação de bovinos corresponde a 11por cento da criação nacional.

  • As atividades apresentadas na página exploram parte da Competência específica de Geografia 1, pois exigem que os alunos utilizem conhecimentos geográficos para responder às questões propostas.
  • Caso considere interessante, para realizar as atividades 1 a 4, organize a sala de aula em semicírculo, oferecendo assim uma possibilidade para que êles troquem ideias a respeito dos assuntos estudados.
  • Na execução da atividade 5, oriente os alunos na leitura e na interpretação das informações, ressaltando que cada uma das cinco grandes regiões do país está representada nos três gráficos sempre com a mesma côr: Sul – rosa; Sudeste – amarela; Nordeste – azul; Norte – laranja; Centro-Oeste – verde.
  • A atividade 5 contribui para explorar aspectos da habilidade ê éfe zero sete gê ê um zero da Bê êne cê cê, pois requer a interpretação de gráficos de setores.
  1. Explique a que conclusão você pode chegar sôbre a produção da atividade pe­cuária desenvolvida na Região Sul com base na comparação que realizou.

6. Leia a manchete a seguir.

Paraná avança na industrialização e tem o terceiro maior crescimento do País em 10 anos

Disponível em: https://oeds.link/Tmw2ok. Acesso em: 3 maio 2022.

  • Baseado na manchete e no que foi apresentado neste capítulo, elabore um texto descrevendo a atividade industrial na Região Sul.

7. Observe o mapa a seguir e responda às questões no caderno.

Exploração mineral na Região Sul (2016)

Mapa. Exploração mineral na Região Sul (2016). Paraná: Carvão, urânio, chumbo, ouro e níquel. Santa Catarina: ouro, cobre, carvão e diamante. Rio Grande do Sul: carvão, cobre, chumbo e ouro. Região de gemas coradas – Jazidas de pedras preciosas e semipreciosas: sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, noroeste, centro-norte e sudoeste do Rio Grande do Sul. No canto superior esquerdo, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 135 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 78.

  1. Qual atividade econômica está representada no mapa?
  2. De acôrdo com o mapa, em quais áreas da Região Sul predominam as regiões de jazidas de pedras preciosas e semipreciosas?
  3. Quais recursos minerais são explorados na Região Sul.
  4. Embora o estado do Rio Grande do Sul apresente maiores reservas de carvão mineral, por que não possui a maior produção dêsse mineral?
Respostas e comentários

5. b) Resposta esperada: A Região Sul tem uma elevada produção pecuária, quando comparada às demais regiões brasileiras. Isso é percebido pêlo destaque nas criações de aves e suínos.

6. Resposta pessoal.

7. a) Resposta: Exploração mineral na Região Sul.

7. b) No oeste de Santa Catarina, na divisa entre o Paraná e Santa Catarina e entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em regiões do interior e no sudoeste do Rio Grande do Sul.

7. c) Resposta: Chumbo, carvão, cobre, ouro, níquel, urânio e diamante.

7. d) Resposta: Porque o carvão mineral encontrado no Rio Grande do Sul apresenta baixa qualidade se comparado ao carvão existente em Santa Catarina. O carvão extraído das reservas catarinenses tem maior procura pêlas indústrias siderúrgicas, pois libera menor quantidade de resíduos durante a queima.

  • O item b da atividade 5, proposta na página seguinte, permite aos alunos desenvolver a prática de argumentação, uma vez que terão de analisar as próprias respostas e explicar como construíram suas conclusões.
  • Caso considere interessante, proponha aos alunos a produção do texto solicitada na atividade 6 utilizando um programa de computador de edição de textos. Dessa maneira, êles poderão construir e editar sua produção textual conforme acharem conveniente.

Atividade a mais

  • Aproveite a manchete sôbre a produção industrial apresentada na atividade 6 para sugerir uma pesquisa de outras manchetes de jornal que tratem dos aspectos econômicos da Região Sul. Oriente a pesquisarem várias manchetes e, depois, classificá-las de acôrdo com os setores da economia.
  • Marque um dia para que os alunos façam uma apresentação de sua pesquisa. Promova uma conversa sôbre as informações apresentadas, de modo a perceberem de que maneira a economia da Região Sul vem se desenvolvendo atualmente.

A análise do mapa da atividade 7, que apresenta a exploração mineral na Região Sul, propicia o desenvolvimento de parte da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê ao destacar a interpretação de mapas temáticos.

Glossário

Mercosul
: bloco econômico que tem como países-membros Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Um bloco econômico procura, entre seus principais objetivos, facilitar os fluxos e a circulação de mercadorias e de capitais entre os países-membros.
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