O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
- Copie a alternativa que contém a relação correta dos estados que compõem a Região Sul e as suas respectivas capitais.
- Paraná (Londrina), Santa Catarina (Joinville) e Rio Grande do Sul (Caxias do Sul).
- São Paulo (São Paulo), Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis).
- Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul ( Pôrto Alegre).
- São Paulo (São Paulo), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Espírito Santo (Vitória).
- Onde estão localizadas as áreas de relêvo com maior altitude nos estados da Região Sul?
- Imagine que você é um agricultor que pretende se mudar para a Região Sul do Brasil com o objetivo de cultivar lavoura de café. Sabendo que o café é uma cultura com pouca tolerância a baixas temperaturas, identifique a área da Região Sul para onde você procuraria se mudar: área de clima subtropical ou clima tropical típico? Justifique a sua resposta.
- sôbre o clima e a vegetação da Região Sul, responda às questões a seguir.
- Em qual estado da Região Sul predomina a vegetação de campos?
- Qual é o clima predominante na área de ocorrência da vegetação de Mata de Araucárias.
- De que maneira as imagens de satélite podem contribuir para a produção da previsão do tempo?
- Analise as notícias e copie a alternativa correta das questões da página seguinte.
Pomerode é um município com 34 mil habitantes, apelidado de “cidade mais alemã do Brasil”, está localizado no chamado Vale Europeu, a 173 quilômetros de Florianópolis ( Santa Catarina).
Adaptado de “Pomerode e Vale Europeu: roteiros, passeios, festas, cicloturismo”. Disponível em: https://oeds.link/RsUGcn. Acesso em: 29 abril 2022.
Respostas e comentários
1. Resposta: Alternativa correta C.
2. Resposta: Nas áreas central e Léste dos estados do Paraná e de Santa Catarina e na área nordeste do Rio Grande do Sul.
3. Resposta: Os alunos devem identificar a área de atuação do clima tropical típico, pois essa área tem temperaturas elevadas ao longo do ano todo, sendo propícia para o cultivo de café.
4. a) Resposta: No estado do Rio Grande do Sul.
4. b) Resposta: Clima subtropical.
5. Resposta: Por meio das imagens de satélites, é possível identificar deslocamento de massas de ar, aproximação de tempestades e de frentes frias etcétera
Objetivos das atividades
1. Identificar os estados que compõem a Região Sul e suas respectivas capitais.
2. Reconhecer as principais características do relêvo da Região Sul.
3. Comparar diferentes tipos de clima presentes na Região Sul.
4. Identificar e relacionar os tipos climáticos e a vegetação presentes na Região Sul do Brasil.
5. Reconhecer as imagens de satélite como uma importante ferramenta para a previsão do tempo.
Como proceder nas atividades
1. Caso os alunos apresentem dúvidas, confeccione um mapa da Região Sul. Nessa produção, explore com êles a identificação dos estados sulistas e de suas capitais, a elaboração da escala, legenda e do título e a utilização da rosa dos ventos para a orientação cartográfica.
2. Em caso de dúvidas, mostre a êles um mapa com dados da altimetria do relêvo. Pergunte o que significam as côres presentes na legenda. Solicite que indiquem a distribuição geográfica das côres que representam as maiores altitudes.
3. Se os alunos não identificarem o clima tropical típico como o mais adequado, apresente a êles os climogramas de uma região com perfil climático subtropical e de outra com perfil tropical típico. Na sequência, peça-lhes que descrevam e comparem as características de cada perfil, estabelecendo relações entre variação de temperatura e precipitação.
4. Caso os alunos tenham dificuldades, realize uma prática com a produção de cartazes ou painéis com a distribuição da vegetação original e os climas predominantes na Região Sul; fotos, imagens e ilustrações acêrca dêsses aspectos; e uma síntese das principais informações sôbre o tema.
5. Caso os alunos apresentem dificuldades, providencie uma sequência de imagens que demonstre a passagem de uma frente fria em determinada porção do território brasileiro (por exemplo, na Região Sul). Solicite a êles que relacionem as condições atmosféricas em cada imagem à sua respectiva distribuição geográfica, isto é, a ocorrência ou não de chuva e em quais localidades.
A comunidade japonesa está diretamente ligada à colonização de Assaí, confirmado nos sobrenomes de seus fundadores, assim como na colonização de todo Norte do Paraná, sendo poucas as cidades que não tiveram a participação nipônica em seu desbravamento. Em nenhuma delas, porém, foi tão intensa quanto em Assaí.
Disponível em: https://oeds.link/YH2NI3. Acesso em: 5 maio 2022.
- Os conteúdos presentes nas notícias podem ser relacionados com:
- As baixas temperaturas que a Região Sul do Brasil apresenta no inverno, igualando-se ao frio europeu.
- O turismo rural em pequenas cidades localizadas no sul do país.
- O desenvolvimento econômico da Região Sul com investimentos de países europeus e asiáticos.
- A participação de imigrantes na formação da população da Região Sul do Brasil.
7. Observe o mapa a seguir e responda às questões em uma folha de papel avulsa ou no caderno.
Densidade demográfica da Região Sul (2019)
Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 127.
- Onde estão localizadas as áreas mais povoadas da Região Sul?
- Relacione a distribuição da população sôbre o território da Região Sul e o modo como ocorreu a sua ocupação.
- Comente se a frase a seguir está correta ou não.
A população da Região Sul é praticamente urbana.
8. Quais são os dois principais setores responsáveis pêlo dinamismo econômico da Região Sul?
Respostas e comentários
6. Resposta: Alternativa correta D.
7. a) Resposta: Na parte Léste do território da Região Sul, próximas ao litoral.
7. b) Resposta: Os povos que colonizaram a Região Sul fundaram várias colônias que, posteriormente, se tornaram cidades. Essas cidades representam, hoje, algumas das maiores concentrações populacionais da região.
7. c) Resposta: A frase está correta, pois a maior parte da população da Região Sul, em tôrno de 86%, vive em áreas urbanas.
8. Resposta: Na economia da Região Sul, destacam-se os setores da agropecuária e da indústria. Caso os alunos tenham dúvidas, apresente dados estatísticos e gráficos que demonstrem a participação dêsses setores na economia sulista.
Objetivos das atividades
6. Reconhecer a participação de imigrantes na formação da população da Região Sul.
7. Identificar a distribuição populacional na Região Sul e contextualizá-la com o seu processo de ocupação territorial.
8. Relacionar os setores agropecuário e industrial ao dinamismo econômico da Região Sul.
Como proceder nas atividades
6. Caso os alunos não identifiquem a resposta correta, apresente uma revisão dos fluxos migratórios da Região Sul. Para tanto, utilize fotos históricas, trechos de vídeos e documentários e mapas que caracterizem os principais fluxos de migrantes. Incentive-os a reconhecer fluxos, sua localização geográfica, as causas relacionadas e o perfil do migrante.
7. Se os alunos encontrarem dificuldade em responder aos itens, realize um estudo dirigido do mapa. Para tanto, questione-os sôbre o significado das côres presentes na legenda e sua distribuição geográfica na Região Sul. Se considerar pertinente, apresente a êles dados acêrca das cidades mais e menos povoadas (por exemplo: quantidade de habitantes, área do município, densidade demográfica, taxa de urbanização etcétera). Por fim, com o apôio de fotos históricas, faça uma revisão dos principais fluxos migratórios que contribuíram para colonizar a região. Incentive-os a reconhecer que as áreas colonizadas se desenvolveram economicamente e, com isso, atraíram maior quantidade de habitantes.
8. Caso os alunos tenham dúvidas, apresente a êles dados estatísticos e gráficos que demonstrem a participação dêsses setores na economia sulista.