O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Copie a alternativa que contém a relação correta dos estados que compõem a Região Sul e as suas respectivas capitais.
    1. Paraná (Londrina), Santa Catarina (Joinville) e Rio Grande do Sul (Caxias do Sul).
    2. São Paulo (São Paulo), Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis).
    3. Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Pôrto Alegre).
    4. São Paulo (São Paulo), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Espírito Santo (Vitória).
  2. Onde estão localizadas as áreas de relêvo com maior altitude nos estados da Região Sul?
  3. Imagine que você é um agricultor que pretende se mudar para a Região Sul do Brasil com o objetivo de cultivar lavoura de café. Sabendo que o café é uma cultura com pouca tolerância a baixas temperaturas, identifique a área da Região Sul para onde você procuraria se mudar: área de clima subtropical ou clima tropical típico? Justifique a sua resposta.
  4. sôbre o clima e a vegetação da Região Sul, responda às questões a seguir.
    1. Em qual estado da Região Sul predomina a vegetação de campos?
    2. Qual é o clima predominante na área de ocorrência da vegetação de Mata de Araucárias.
  5. De que maneira as imagens de satélite podem contribuir para a produção da previsão do tempo?
  6. Analise as notícias e copie a alternativa correta das questões da página seguinte.

Pomerode é um município com 34 mil habitantes, apelidado de “cidade mais alemã do Brasil”, está localizado no chamado Vale Europeu, a 173 quilômetros de Florianópolis (Santa Catarina).

Adaptado de “Pomerode e Vale Europeu: roteiros, passeios, festas, cicloturismo”. Disponível em: https://oeds.link/RsUGcn. Acesso em: 29 abril 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta: Alternativa correta C.

2. Resposta: Nas áreas central e Léste dos estados do Paraná e de Santa Catarina e na área nordeste do Rio Grande do Sul.

3. Resposta: Os alunos devem identificar a área de atuação do clima tropical típico, pois essa área tem temperaturas elevadas ao longo do ano todo, sendo propícia para o cultivo de café.

4. a) Resposta: No estado do Rio Grande do Sul.

4. b) Resposta: Clima subtropical.

5. Resposta: Por meio das imagens de satélites, é possível identificar deslocamento de massas de ar, aproximação de tempestades e de frentes frias etcétera

Objetivos das atividades

1. Identificar os estados que compõem a Região Sul e suas respectivas capitais.

2. Reconhecer as principais características do relêvo da Região Sul.

3. Comparar diferentes tipos de clima presentes na Região Sul.

4. Identificar e relacionar os tipos climáticos e a vegetação presentes na Região Sul do Brasil.

5. Reconhecer as imagens de satélite como uma importante ferramenta para a previsão do tempo.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos apresentem dúvidas, confeccione um mapa da Região Sul. Nessa produção, explore com êles a identificação dos estados sulistas e de suas capitais, a elaboração da escala, legenda e do título e a utilização da rosa dos ventos para a orientação cartográfica.

2. Em caso de dúvidas, mostre a êles um mapa com dados da altimetria do relêvo. Pergunte o que significam as côres presentes na legenda. Solicite que indiquem a distribuição geográfica das côres que representam as maiores altitudes.

3. Se os alunos não identificarem o clima tropical típico como o mais adequado, apresente a êles os climogramas de uma região com perfil climático subtropical e de outra com perfil tropical típico. Na sequência, peça-lhes que descrevam e comparem as características de cada perfil, estabelecendo relações entre variação de temperatura e precipitação.

4. Caso os alunos tenham dificuldades, realize uma prática com a produção de cartazes ou painéis com a distribuição da vegetação original e os climas predominantes na Região Sul; fotos, imagens e ilustrações acêrca dêsses aspectos; e uma síntese das principais informações sôbre o tema.

5. Caso os alunos apresentem dificuldades, providencie uma sequência de imagens que demonstre a passagem de uma frente fria em determinada porção do território brasileiro (por exemplo, na Região Sul). Solicite a êles que relacionem as condições atmosféricas em cada imagem à sua respectiva distribuição geográfica, isto é, a ocorrência ou não de chuva e em quais localidades.

A comunidade japonesa está diretamente ligada à colonização de Assaí, confirmado nos sobrenomes de seus fundadores, assim como na colonização de todo Norte do Paraná, sendo poucas as cidades que não tiveram a participação nipônica em seu desbravamento. Em nenhuma delas, porém, foi tão intensa quanto em Assaí.

Disponível em: https://oeds.link/YH2NI3. Acesso em: 5 maio 2022.

  • Os conteúdos presentes nas notícias podem ser relacionados com:
    1. As baixas temperaturas que a Região Sul do Brasil apresenta no inverno, igualando-se ao frio europeu.
    2. O turismo rural em pequenas cidades localizadas no sul do país.
    3. O desenvolvimento econômico da Região Sul com investimentos de países europeus e asiáticos.
    4. A participação de imigrantes na formação da população da Região Sul do Brasil.

7. Observe o mapa a seguir e responda às questões em uma folha de papel avulsa ou no caderno.

Densidade demográfica da Região Sul (2019)

Mapa. Densidade demográfica da Região Sul (2019). Habitantes (por quilômetros quadrados). Menos de 10: área no sul do Rio Grande do Sul. 10,1 a 25: áreas dispersas no oeste e nordeste do Paraná, centro e leste de Santa Catarina, área ao norte e porção sul do Rio Grande do Sul. 25,1 a 100: grande parte do Paraná, de Santa Catarina e área norte do Rio Grande do Sul. 100,1 a 280: área no norte e leste do Paraná, área leste e sul de Santa Catarina, áreas no norte, nordeste, centro e sudeste do Rio Grande do Sul. Acima de 280: área no leste do Paraná e no nordeste do Rio Grande do Sul. No canto inferior direito mapa de localização destacando a região descrita. À esquerda, rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 127.

  1. Onde estão localizadas as áreas mais povoadas da Região Sul?
  2. Relacione a distribuição da população sôbre o território da Região Sul e o modo como ocorreu a sua ocupação.
  3. Comente se a frase a seguir está correta ou não.

A população da Região Sul é praticamente urbana.

8. Quais são os dois principais setores responsáveis pêlo dinamismo econômico da Região Sul?

Respostas e comentários

6. Resposta: Alternativa correta D.

7. a) Resposta: Na parte Léste do território da Região Sul, próximas ao litoral.

7. b) Resposta: Os povos que colonizaram a Região Sul fundaram várias colônias que, posteriormente, se tornaram cidades. Essas cidades representam, hoje, algumas das maiores concentrações populacionais da região.

7. c) Resposta: A frase está correta, pois a maior parte da população da Região Sul, em tôrno de 86%, vive em áreas urbanas.

8. Resposta: Na economia da Região Sul, destacam-se os setores da agropecuária e da indústria. Caso os alunos tenham dúvidas, apresente dados estatísticos e gráficos que demonstrem a participação dêsses setores na economia sulista.

Objetivos das atividades

6. Reconhecer a participação de imigrantes na formação da população da Região Sul.

7. Identificar a distribuição populacional na Região Sul e contextualizá-la com o seu processo de ocupação territorial.

8. Relacionar os setores agropecuário e industrial ao dinamismo econômico da Região Sul.

Como proceder nas atividades

6. Caso os alunos não identifiquem a resposta correta, apresente uma revisão dos fluxos migratórios da Região Sul. Para tanto, utilize fotos históricas, trechos de vídeos e documentários e mapas que caracterizem os principais fluxos de migrantes. Incentive-os a reconhecer fluxos, sua localização geográfica, as causas relacionadas e o perfil do migrante.

7. Se os alunos encontrarem dificuldade em responder aos itens, realize um estudo dirigido do mapa. Para tanto, questione-os sôbre o significado das côres presentes na legenda e sua distribuição geográfica na Região Sul. Se considerar pertinente, apresente a êles dados acêrca das cidades mais e menos povoadas (por exemplo: quantidade de habitantes, área do município, densidade demográfica, taxa de urbanização etcétera). Por fim, com o apôio de fotos históricas, faça uma revisão dos principais fluxos migratórios que contribuíram para colonizar a região. Incentive-os a reconhecer que as áreas colonizadas se desenvolveram economicamente e, com isso, atraíram maior quantidade de habitantes.

8. Caso os alunos tenham dúvidas, apresente a êles dados estatísticos e gráficos que demonstrem a participação dêsses setores na economia sulista.