UNIDADE 8 Região Centro-Oeste

Fotografia. Gado espalhado em uma área alagada com vegetação rasteira. Atrás há uma árvore alta. Ao fundo, outras árvores.
Área do Pantanal no estado do Mato Grosso do Sul, em 2019.
Respostas e comentários

A foto de abertura da unidade 8 mostra um dos símbolos naturais da Região Centro-Oeste, o Pantanal, domínio natural de grande beleza e muito utilizado pêla atividade da pecuária bovina. Discorra para os alunos sôbre o papel desempenhado por essa atividade na região. Aproveite as páginas de abertura e converse com os alunos sôbre os assuntos tratados na unidade.

Destaque os aspectos naturais mostrados na foto, como a vegetação, o relêvo, a presença de água e o gado bovino. Aproveite a imagem e promova uma discussão sôbre a prosperidade da agropecuária da Região Centro-Oeste, seus efeitos na economia nacional e sua repercussão internacional. Enfatize para os alunos, porém, que isso se dá, muitas vezes, à custa da degradação ambiental, pois sua prática tem causado danos relevantes ao meio ambiente.

Nesta unidade, os alunos terão a oportunidade de conhecer as características da Região Centro-Oeste, marcada pêla prática expressiva das atividades ligadas ao setor primário da economia. Também poderão conhecer seus aspectos populacionais e a diversidade natural da região, justificada pêla presença do Cerrado e do Pantanal.

A Região Centro-Oeste do país tem paisagens naturais com características marcantes, como a presença do Cerrado e do Pantanal. As atividades econômicas estão em sua maior parte ligadas ao setor primário, a exemplo da intensa expansão agropecuária ocorrida nessa região nas últimas décadas. Entre as atividades, destaca-se a pecuária, com numerosos rebanhos bovinos, como o mostrado na foto da página anterior.

Iniciando a conversa

  1. Descreva os elementos naturais do Pantanal que podem ser observados na foto da página anterior.
  2. O que você sabe sôbre a agropecuária desenvolvida na Região Centro-Oeste?
  3. Quais outros aspectos dessa região você conhece?

Agora vamos estudar...

  • as características naturais da Região Centro-Oeste;
  • as características da população e da economia da região Centro-Oeste;
  • o povoamento e a integração da Região Centro-Oeste.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da página, peça a êles que verifiquem a imagem e faça-lhes algumas perguntas a fim de que expressem os conhecimentos prévios. Proponha a êles as seguintes questões.

a) O que mais chamou a sua atenção nessa paisagem?

b) Qual atividade econômica está sendo retratada?

c) Vocês conhecem algum lugar parecido com o mostrado nessa foto?

Respostas

a) Resposta pessoal. Verifique se as respostas têm relação com os aspectos presentes na imagem, como vegetação, animais, relêvo e água.

b) Pecuária.

c) Resposta pessoal. Incentive os alunos a compartilhar vivências e conhecimentos sôbre o assunto.

Verifique se os alunos identificam os principais elementos da imagem e, caso tenham dificuldade, incentive-os a analisá-la e a descrevê-la em voz alta. Se necessário, anote na lousa as respostas dadas por êles.

Respostas

1. Verifique se os alunos observaram o relêvo plano, a vegetação, o gado e a água que alaga o terreno.

2. Resposta pessoal. Verifique se as respostas apresentadas pelos alunos estão de acôrdo com a atividade proposta.

3. Resposta pessoal. Verifique os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da Região Centro-Oeste. Questione-os sôbre os estados que compõem a região, seus aspectos econômicos, culturais etcétera

CAPÍTULO 26 Aspectos naturais da Região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste é formada por três estados mais o Distrito Federal, ou seja, quatro unidades da federação. É a região com a segunda maior extensão territorial do Brasil, cuja área corresponde a 19% de todo o território nacional, com aproximadamente 1,6 milhão de quilômetros.

Nessa região, destaca-se o clima tropical típico. Sua vegetação é bastante diversificada, com a predominância de Cerrado. O relêvo é composto, em sua maioria, de planaltos, com hidrografia importante, contando com os rios Paraná e Paraguai.

Veja o mapa e as informações desta página.

Região Centro-Oeste

Mapa. Região Centro-Oeste. Número 1. Mato Grosso, capital: Cuiabá. Número 2. Distrito Federal, capital federal: Brasília. Número 3. Goiás, capital: Goiânia. Número 4. Mato Grosso do Sul, capital: Campo Grande. 
À esquerda, mapa de localização destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e no canto inferior esquerdo, a escala: 210 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa do mapa e dos dados: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90. í bê gê É. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação 2021. Disponível em: https://oeds.link/jo63zb. Acesso em: 5 maio 2022.

1.

Mato Grosso

População: .3567234 habitantes

Área: .903207 quilômetros quadrados

2.

Distrito Federal

População: .3094325 habitantes

Área: 5761​​ quilômetros quadrados

3.

Goiás

População: .7206589 habitantes

Área: .340242 quilômetros quadrados

4.

Mato Grosso do Sul

População: .2839188 habitantes

Área: .357148 quilômetros quadrados

Fotografia. Vista do alto. Cidade com diversos prédios, casas e vias com árvores entre elas.
Vista da cidade de Cuiabá, Mato Grosso, em 2021.

Questão 1.

Identifique, no mapa, quais são e onde se localizam os estados da Região Centro-Oeste.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta. Oriente os alunos na leitura e identificação dos estados que compõem a Região Centro-Oeste.

Objetivos do capítulo

  • Identificar os estados que compõem a Região Centro-Oeste.
  • Conhecer as principais características físicas dessa região.
  • Compreender as principais causas da degradação do Cerrado brasileiro.
  • Conhecer algumas características do Pantanal mato-grossense.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos vão conhecer e identificar as unidades da federação que compõem a Região Centro-Oeste, além de reconhecer a interação entre o clima e a vegetação existentes nessa porção do território, o que favorece a abordagem da habilidade ê éfe zero sete gê ê um um da Bê êne cê cê.

Ao longo do capítulo, os alunos estudarão características da destruição de paisagens do Pantanal e do Cerrado presentes nessa região do Brasil, estudo que explora aspectos da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero seis da Bê êne cê cê.


  • Comente com os alunos que a Bolívia e o Paraguai são os países que fazem divisa com a Região Centro-Oeste. Se possível, apresente a êles um mapa político dessa região ou um mapa que mostre a divisão regional do í bê gê É para auxiliar nas explicações desta página.
  • Explique aos alunos que até 1988, conforme a divisão regional utilizada pêlo í bê gê É, a porção norte do estado de Goiás, que hoje corresponde ao estado de Tocantins, fazia parte da Região Centro-Oeste. Quando da sua criação, Tocantins passou a fazer parte da Região Norte.

Atividade a mais

Caso considere interessante, peça aos alunos que produzam uma tabela contendo o nome dos estados, a população, a área territorial e a densidade demográfica de cada estado da Região Centro-Oeste. Para isso, peça que consultem as informações da página 264.


  • Instigue os alunos a observar o mapa e a dialogar sôbre as características econômicas, sociais e ambientais da região em estudo.
  • Ao destacar a paisagem urbana da capital Cuiabá, explique aos alunos que essa cidade tem cêrca de 551 mil habitantes, segundo o censo de 2010, com uma estimativa de 623 mil habitantes em 2021, segundo o í bê gê É, o que a torna a menos populosa entre as capitais do Centro-Oeste. Compare com a população das demais cidades (segundo as estimativas): Brasília, no Distrito Federal (cêrca de 3 milhões de habitantes), Goiânia, capital do estado de Goiás (cêrca de 1,5 milhão de habitantes), e Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul (cêrca de 916 mil habitantes).

Clima e vegetação

A Região Centro-Oeste tem temperaturas elevadas praticamente o ano todo, característica do clima tropical típico. A vegetação natural predominante nas áreas de clima tropical é o Cerrado, embora também ocorram outras formações, como a floresta Tropical, os campos e o Pantanal.

Na parte norte do estado do Mato Grosso, destaca-se o clima equatorial, que apresenta temperaturas elevadas e mais umidade devido aos altos índices de pluviosidade. Nas áreas de clima equatorial, a vegetação natural predominante é a floresta Amazônica.

A vegetação original da Região Centro-Oeste vem sofrendo forte devastação com o crescimento das atividades econômicas, principalmente com o avanço da agropecuária, em áreas ocupadas pêlo Cerrado e também pêla floresta Amazônica.

Observe os mapas a seguir.

Clima da Região Centro-Oeste

Mapa. Clima da Região Centro-Oeste. 
Equatorial: centro-norte do Mato Grosso. 
Tropical típico: centro-sul e leste do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. 
Subtropical: região sul do Mato Grosso do Sul. No canto superior direito, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 240 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; VAZ, Jussara Rosa. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 60.

Vegetação original da Região Centro-Oeste

Mapa. Vegetação original da Região Centro-Oeste. 
Floresta Amazônica: centro-norte e sudoeste do Mato Grosso. 
Mata Atlântica: centro e sudeste do Goiás e leste do Mato Grosso do Sul. 
Cerrado: áreas no extremo norte, centro-sul e leste do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, centro-norte do Mato Grosso do Sul. 
Pantanal: sul do Mato Grosso e centro-oeste do Mato Grosso do Sul. 
Campos: sul do Mato Grosso do Sul. No canto superior direito, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 240 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. 34. edição São Paulo: Ática, 2013. página 120.

Questão 2.

Qual é o clima predominante na Região Centro-Oeste? Descreva a extensão de sua atuação.

Questão 3.

Em quais estados da Região Centro-Oeste há predominância da vegetação de Cerrado?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: O clima tropical típico é o predominante na Região Centro-Oeste. êsse clima atua em todo o estado de Goiás; na maior parte do Mato Grosso, exceto na área norte; e no Mato Grosso do Sul, com exceção de uma pequena área ao sul dêsse estado.

Questão 3. Resposta: Nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

  • O estudo do tema Clima e vegetação propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê um um da Bê êne cê cê ao abordar a dinâmica dos componentes físico-naturais presentes na Região Centro-Oeste do país.
  • Aproveite as questões propostas e explore as informações apresentadas nos mapas. Para isso, oriente os alunos a fazer a leitura conjunta dos mapas, de modo a desenvolver a habilidade de comparar espacialmente os fenômenos geográficos, estabelecendo analogias espaciais.
  • Peça que apontem, por exemplo, as características naturais dos tipos de clima e vegetação que predominam na porção norte da região. Solicite também que relacionem o tipo de clima predominante na maior parte da região com o tipo de vegetação natural encontrada nessa área.
  • Solicite aos alunos que citem as principais características do clima tropical típico e do clima equatorial. Caso encontrem dificuldades, peça a êles que retomem os assuntos das páginas 49 e 50 do Livro do aluno.

Atividade a mais

  • Para complementar o estudo do tema Clima e vegetação, sugere-se que, se possível, levem-se os alunos ao laboratório de informática e instrua-os a realizar pesquisas sôbre o clima de cada estado da região Centro-Oeste, anotando dados de pluviosidade e de temperatura. Ao final da pesquisa, os dados coletados podem ser utilizados para a construção de climogramas, atividade que propicia um trabalho em conjunto com o componente curricular de Matemática.
  • Acesse o site a seguir para o auxílio dos alunos: > Instituto Nacional de Meteorologia (inmét). Disponível em: https://oeds.link/vjUKbm pt-br/assuntos/inmet. Acesso em: 25 maio 2022.

Geografia em representações

A vegetação representada em bloco-diagrama

A representação gráfica conhecida por bloco-diagrama, de modo geral, retrata, na visão oblíqua, três dimensões: altura, largura e profundidade.

Observe, no bloco-diagrama desta página, as principais classificações dos subtipos de vegetação presentes no Cerrado brasileiro.

Esquema. À esquerda floresta com rios, indicada com a letra A, na sequência, árvores menores e espaçadas, indicada com letra B, à direita, campo coberto por vegetação rasteira e palmeiras, letra C.

Fonte de pesquisa: Listagem florística de espécies arbóreas e arbustivas de Mato Grosso: um ponto de partida para projetos de restauração ecológica. Embrapa. Disponível em: https://oeds.link/yMEEOB. Acesso em: 5 maio 2022.

A.

Vegetação florestal

Predomínio de árvores com copas mais largas, localizadas próximas umas das outras, formando uma cobertura aérea. Essas vegetações, geralmente, estão perto de rios, onde são chamadas de matas ciliares e matas galerias.

B.

Vegetação de savana ou cerrado

Apresenta árvores esparsas, que podem ser de várias espécies, como as arbustivas e as arbóreas, com troncos retorcidos e cascas grossas; ou específicas, como a palmeira de Buriti. Ela pode se desenvolver tanto em áreas com mais rios quanto em locais com menos disponibilidade hídrica.

C.

Vegetação campestre

Predominam gramíneas e capins que cobrem praticamente todo o solo. Árvores de menor porte, assim como pequenos arbustos, também aparecem espaçados na paisagem.

Respostas e comentários

Incentive os alunos a examinar o bloco-diagrama por suas várias perspectivas. Questione-os sôbre os elementos visualizados, como as raízes das árvores, o rio e sua profundidade, entre outros. Se considerar pertinente, solicite a êles que façam um bloco-diagrama da maneira que imaginam um relêvo ou uma vegetação.

Algo a mais

Para complementar seu conhecimento a respeito de bloco-diagrama, sugerimos as seguintes leituras.

> MARTINELLI, Marcello. Cartografia ambiental: uma cartografia diferente? Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, úspi, volume 7, página6180, 1994. Disponível em: https://oeds.link/wyGRQ1. Acesso em: 8 junho 2022.

> SOUZA, Carla Juscélia de Oliveira. Ensino de geomorfologia: desafios na formação inicial. Revista de Geografia, Recife, volume 35, número 4, especial décimo segundo SINAGEO, página 288308, agosto 2018. Disponível em: https://oeds.link/CpUnfj. Acesso em: 28 maio 2022.

Agora, responda, no caderno, às questões a seguir.

  1. Identifique os principais tipos de vegetação presentes no Cerrado brasileiro.
  2. Observe o bloco-diagrama e estabeleça a relação entre os rios e as formações vegetais do Cerrado.
    1. Que tipo de vegetação se desenvolve mais próximo aos rios?
    2. Que formações vegetais se desenvolvem nas áreas mais distantes dos cursos de água?

Degradação do Cerrado

O Cerrado, originalmente, ocupava aproximadamente 22% do território brasileiro. Sua extensão ficava atrás apenas da floresta Amazônica, que ocupava áreas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e, sobretudo, da Região Centro-Oeste.

Nas últimas décadas, a produção agropecuária dessa região vem sendo ampliada com a expansão da fronteira agrícola nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses estados, extensas áreas de Cerrado já cederam lugar a grandes lavouras monocultoras altamente mecanizadas, sobretudo de soja, milho e cana-de-açúcar, ou foram substituídas por pastagens formadas principalmente para a criação de gado bovino.

Essa expansão é favorecida, entre outros fatores, pêlas próprias características naturais da região (disponibilidade de solos, relêvo plano, clima com temperaturas elevadas e chuvas regulares) e também pêlo uso de diferentes técnicas de cultivo, como a aplicação de adubos e fertilizantes no solo, além da prática da irrigação. Com a ampliação das lavouras, desde a década de 1970, a vegetação de Cerrado está passando por um intenso processo de degradação. Veja o mapa.

Remanescentes do Cerrado no Brasil (2018)

Mapa. Remanescentes do Cerrado no Brasil (2018). 
Área de vegetação original: áreas dispersas entre Maranhão, Tocantins, Piauí, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. 
Área de vegetação remanescente: áreas dispersas entre Maranhão, Tocantins, Piauí, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí e Mato Grosso. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 585 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/SpskrW. IBAMA. Monitoramento do Cerrado. Disponível em: https://oeds.link/PpP3dZ. Acessos em: 4 abr. 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta: Vegetação florestal, vegetação de Cerrado e vegetação campestre.

2. a) Resposta: As formações florestais.

2. b) Resposta: A vegetação do Cerrado e as formações campestres.

  • O estudo do tema Degradação do Cerrado pode ser complementado com as informações do texto a seguir sôbre o domínio natural do Cerrado.  O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira, ocupando uma área de mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a cêrca de 20% do território nacional. Estende-se pêla região central do país e encontra-se no território de oito estados: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, além do Distrito Federal. Em sua vasta extensão, o Cerrado destaca-se pêla enorme biodiversidade, abrigando uma vasta variedade de espécies de animais e plantas.
  • O estudo desta página propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero seis e da Competência específica de Ciências Humanas 3 da Bê êne cê cê ao destacar os impactos ambientais do avanço das atividades econômicas, sobretudo da agro­pecuária, no Centro-Oeste.

Algo a mais

No podcast Na Trilha do Cerrado, criado pêla Universidade Estadual de Goiás em parceria com a Rádio Educativa u ê gê, são apresentadas diversas informações sôbre o Cerrado. Se possível, ouça com os alunos todos os episódios. Disponível em: https://oeds.link/ojn6NP. Acesso em: 16 maio 2022.

> O podcast Cerrados, criado por dáblio dáblio éfe-Brasil e Rede Cerrado, aborda o tema Cerrado e seus povos.

> SEMEAR a água. Cerrados. Disponível em: https://oeds.link/w6Rknn. Acesso em: 26 maio 2022.


Aproveite a oportunidade e peça aos alunos que analisem o mapa que mostra as áreas remanescentes do Cerrado brasileiro, em conjunto com os mapas da página 265, para que possam perceber a distribuição das outras formações de vegetações e dos tipos climáticos na região.

Relevo e hidrografia

O relêvo da Região Centro-Oeste tem predominância de altitudes que variam de 200 a 800 metros. As áreas mais baixas, conforme podemos observar no mapa, estão localizadas principalmente na planície do Pantanal, para onde fluem vários rios. As áreas mais elevadas, superiores a 800 metros de altitude, localizam-se, em sua maioria, no estado de Goiás, onde ocorre a formação do Planalto Central. Observe no mapa.

A maioria das nascentes dos rios da Região Centro-Oeste se localiza na área central e também nas partes mais elevadas, percorrendo seus estados em direção às demais regiões do Brasil. Por êsse motivo, essa região é conhecida como divisor de águas do território brasileiro.

Os rios que percorrem a Região Centro-Oeste fazem parte de quatro importantes bacias hidrográficas do país, dos rios Paraguai, Paraná, Amazonas e Tocantins-Araguaia. De modo geral, essas bacias têm grande potencial para a geração de energia hidrelétrica e também para a navegação.

Rios como o Teles Pires e o Xingu, localizados na parte norte do estado do Mato Grosso, fazem parte da bacia hidrográfica do Amazonas, a maior do mundo.

relêvo e hidrografia da Região Centro-Oeste

Mapa. Relevo e hidrografia da Região Centro-Oeste. 
Altitude (em metros). 
0 a 200: noroeste, leste e sudeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul. 
201 a 500: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e noroeste de Goiás. 
501 a 800: sudoeste e sudeste do Mato Grosso, Goiás, centro-norte e área no sul do Mato Grosso do Sul. 
801 a1.200: áreas no nordeste de Goiás e Distrito Federal. 
Rios: Jurema, Arinos, Araguaia, Paranaíba, Taquari, Piquiri entre outros. No canto inferior direito, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 230 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. pê ponto 88.

Fotografia. Vista de cima. Uma usina com uma extensa barragem com estruturas de metal.
Usina hidrelétrica Jupiá, localizada no rio Paraná, no município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, divisa com o estado de São Paulo, em 2019.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 4.

De acôrdo com o mapa, quais estados da Região Centro-Oeste são banhados por águas do rio Paraguai?

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta: Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

  • Oriente os alunos na leitura do mapa que mostra o relêvo e a hidrografia da Região Centro-Oeste. Peça a êles que observem o mapa e verifiquem que o relêvo do Centro-Oeste fórma um grande divisor de águas, separando os rios que correm em direção norte, para as regiões hidrográficas do Amazonas ou do Tocantins-Araguaia, e em direção sul, para as regiões hidrográficas dos rios Paraguai e Paraná.
  • Se possível, promova as explicações com a ajuda de um mapa físico do Centro-Oeste ou do Brasil para que os alunos possam observar mais detalhes sôbre o relêvo e a rede hidrográfica dessa região.
  • Se necessário, complemente as explicações sôbre a usina hidrelétrica Jupiá, mostrada na foto, comentando com os alunos que sua construção foi concluída no ano de 1974 e que sua barragem, com cêrca de 5 495 metros de comprimento, formou um lago com aproximadamente 330 quilômetros quadrados. Para mais informações, acesse o site da usina. Disponível em: https://oeds.link/NWwKBK. Acesso em: 28 maio 2022.

Pantanal: importante riqueza natural

O Pantanal é uma planície inundável, ou seja, a maior parte de suas terras fica submersa durante o período de cheia dos rios, que dura aproximadamente seis meses, geralmente de novembro a abril. Essa planície se estende ao Léste da Bolívia e norte do Paraguai, mas está localizada em sua maioria no Brasil, nas áreas oeste e sul dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As espécies vegetais e animais que se desenvolvem no Pantanal recebem influência da floresta Amazônica, do Cerrado e da Mata Atlântica, reunindo um conjunto de características únicas no mundo, como plantas adaptadas aos longos períodos de cheias e exemplares exuberantes de espécies vegetais, como o ipê-roxo, presente nas áreas de maior altitude; e grande variedade de peixes, aves e répteis, com destaque para os jacarés, que habitam as águas rasas dos alagados. Diante disso, no ano 2000, a região pantaneira foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pêla Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Apesar de estar menos degradado se comparado com a Mata Atlântica e o Cerrado, o Pantanal sofre a agressão do avanço das atividades econômicas, sobretudo da agropecuária, e também do crescimento das cidades e do aumento da atividade turística.

Fotografia. Um jacaré parado na margem de um rio. Ao fundo há raízes expostas e emaranhadas.
Jacaré em área de águas rasas no estado do Mato Grosso, em 2021.
Fotografia. Vista aérea. Áreas alagadas entre vegetação rasteira e árvores.
Área alagada no Pantanal no município de Corumbá, Mato Grosso do Sul, em 2017.
Respostas e comentários
  • Comente que as áreas de baixa altitude, onde se localiza a Planície do Pantanal, também se destacam economicamente pêla expansão da atividade turística. A região do Pantanal tem sido cada vez mais procurada por turistas brasileiros e estrangeiros. Essa atividade vem se expandindo com a melhoria da infraestrutura, como hotéis-fazenda, pousadas, roteiros e pacotes de agências de turismo etcétera
  • O estudo sôbre o Pantanal favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê um um da Bê êne cê cê ao abordar a dinâmica dos componentes físico-naturais no território nacional, no caso, da planície pantaneira.
  • Comente que, além das importâncias biológica (manutenção das dinâmicas naturais) e cultural (sentimento de pertencimento e de identidade locais), a biodiversidade também é importante do ponto de vista científico, no estudo das espécies da fauna e da flora, e da economia, promovendo o ecoturismo.

Algo a mais

Para conhecer os Patrimônios Culturais e Naturais do Brasil, acesse o site da Unesco no Brasil.

> UNESCO. Patrimônio Mundial Natural e Reservas da Biosfera no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/opRNe3. Acesso em: 25 maio 2022.

O tema é ...

Educação ambiental

O ecoturismo no Centro-Oeste

Escolher o destino de uma viagem tem muito a ver com os interêssis de cada pessoa ou grupo. Um setor que tem crescido e conquistado muitos adeptos é o ecoturismo, que busca conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação das paisagens naturais, além de promover a consciência ambiental dos visitantes.

No Centro-Oeste, devido às paisagens naturais, o ecoturismo tornou-se uma atividade muito desenvolvida. Conheça alguns destinos ecoturísticos da região e atitudes que devem ser adotadas pelos visitantes.

Na região do Pantanal, que abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os turistas podem contemplar a vida animal. Aves e jacarés disputam peixes nas lagoas, e vários pássaros pousam nas árvores ao final do dia. Há também safárisglossário para a observação de onças-pintadas, sendo muitos deles feitos de fórma sustentável, sem interferir na vida dos seres vivos que habitam a região. A renda gerada por projetos, muitas vezes, é revertida para a própria conservação da fauna e da flora.

Ilustração. Dois homens navegando em um barco. Na margem há uma ave, arbustos e árvores. Há pássaros voando no céu.

Também há turismo rural em diversas fazendas da região Centro-Oeste. Nelas, o turista entra em contato com paisagens e seus elementos naturais, como plantas e animais. Também são comuns passeios a cavalo e caminhadas em direção a sítios arqueológicos, cachoeiras e grutas. êsse tipo de turismo gera renda para diversos pequenos proprietários e comunidades rurais.

Ilustração. Uma mulher de cabelos presos e óculos escuros montada em um cavalo, passando por uma via de terra. Ao fundo há uma árvore.
Respostas e comentários

Professor, professora: O conteúdo O ecoturismo no Centro-Oeste está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação. Dessa maneira, ela poderá auxiliaro aluno a refletir e a realizar as atividades que serão desenvolvidas.

Objetivos

  • Perceber a importância do ecoturismo para a economia da Região Centro-Oeste.
  • Valorizar as diversidades naturais da Região Centro-Oeste.
  • Identificar alguns destinos ecoturísticos da região e algumas atitudes que devem ser adotadas pelos visitantes.

  • Antes de iniciar o estudo da seção, proponha as questões a seguir aos alunos. Incentive o envolvimento de todos nas discussões e trocas de ideias, de modo que êles estejam engajados e ativos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo sua autonomia. Anote na lousa as informações citadas pelos alunos para que sejam revistas posteriormente.
    1. Você gosta de viajar?
    2. Para quais lugares você já viajou?
    3. Qual lugar você mais gostou de conhecer? Por quê?
  • Diga aos alunos que no Vale do Aporé a rica arquitetura das casas e igrejas, a culinária e o artesanato indígena também são atrativos que incentivam a conhecer um pouco mais essa região. O Vale do Aporé está localizado no nordeste do estado de Mato Grosso do Sul e compreende cinco municípios: Água Clara, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência e Paranaíba.
  • O estudo da seção O tema é proporciona uma abordagem com o tema contemporâneo transversal Educação ambiental. Aproveite as informações apresentadas e os questionamentos propostos para promover a consciência ambiental. Oriente os alunos sôbre a importância de atitudes que devemos ter para contribuir para a preservação ambiental. Em caso de visitas a lugares turísticos, por exemplo, coletar todos os resíduos gerados, preservar as plantas e os animais silvestres, cuidar do patrimônio visitado etcétera

O município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é considerado referência no turismo sustentável. Sua política firme de conservação do meio ambiente permite o contato com rios de águas cristalinas, cachoeiras, grutas, lagos e corredeiras, sendo possível nadar ao lado dos peixes. Para conservar lugares, o número de visitantes é limitado, e a legislação ambiental é aplicada com rigor. Além disso, a maioria dos passeios é feita sem automóvel, o que causa menos impacto ao meio ambiente.

Ilustração. Um homem com roupa de mergulho submerso no mar, nadando com os peixes. Ele usa máscara e carrega um cilindro de oxigênio.

O Vale do Aporé, também no Mato Grosso do Sul, é um destino que atrai turistas interessados no contato com a natureza. Suas cachoeiras, com quedas-d’água de 4 a 27 metros de altura, formam paisagens que podem oferecer muita diversão, principalmente para os apreciadores de atividades radicais, como rapel, boia cross e jet ski.

Durante os passeios, os visitantes são orientados a não tocar nos animais nem retirar pedras e plantas do ambiente. êles também devem guardar o lixo para descartá-lo em local adequado.

Ilustração. Um homem nadando em frente a uma cachoeira. Ele está sem camisa e com as mãos erguidas.

Quando praticamos atitudes voltadas para a preservação da natureza, estamos agindo com responsabilidade, pensando no bem-estar de todos. Reflita sôbre suas atitudes.

Responda às questões a seguir.

1. Por que é importante adotar práticas sustentáveis de ecoturismo? Quais são os benefícios dessas práticas?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Quando o turismo em áreas naturais não é praticado de fórma sustentável, o que você imagina que pode acontecer?

Ícone 'Atividade oral'. Ícone 'Em grupo'.

3. Dividam-se em grupos e pesquisem sôbre o ecoturismo em um local da região onde vivem. Durante a pesquisa, procurem respostas para alguns questionamentos. O que mais chama a atenção nesse lugar? A visitação é feita de fórma sustentável? O turismo provocou algum tipo de impacto nesse local? Depois, cada grupo deve apresentar as informações que obteve para o restante da turma.

Respostas e comentários

Respostas 1 a 3 da seção O tema é nas orientações ao professor.

  • O desenvolvimento destas atividades contempla aspectos da Competência geral 7 e a Competência específica de Geografia 7 da Bê êne cê cê, voltadas para o agir, pessoal e coletivamente, com base em princípios sustentáveis.
  • A atividade 3 pode proporcionar o desenvolvimento de noções introdutórias de práticas de pesquisa em revisão bibliográfica. Oriente os alunos a definir temas ou palavras-chave que deverão buscar em livros, na internet etcétera. Em seguida, peça-lhes que reúnam os materiais pesquisados, organizando-os de acôrdo com a importância do tema. Antes de produzirem o vídeo, instrua-os a verificar os seguintes elementos: “A pesquisa contém informações necessárias para a atividade proposta?”; “Ela contemplou diversas fontes, como livros, sites e jornais?”; “Ela apresenta informações recentes sôbre o tema?”.
  • Esta atividade também desenvolve o pensamento computacional, pois, para sua realização, os alunos precisam executar alguns procedimentos, como: organizar o que será pesquisado, coletar as informações e selecionar quais serão usadas e, por fim, apresentá-las aos colegas e ao professor.

Respostas

1. Espera-se que os alunos reconheçam que a prática sustentável de ecoturismo pode contribuir para o desenvolvimento econômico regional, em conjunto com a promoção da conservação dos ambientes naturais.

2. Espera-se que os alunos percebam que a prática do turismo sem os devidos respeito e atenção às paisagens e formações naturais pode ser predatória, causando poluição e desgaste dos principais atrativos e, consequentemente, afastando os turistas, causando a decadência dos benefícios econômicos que a atividade pode gerar a cada região.

3. Resposta pessoal. Se considerar necessário, auxilie os alunos na realização da atividade indicando locais ou atrativos regionais que possam ser pesquisados. Se possível, oriente-os a criar um vídeo sóbre os lugares pesquisados. Se necessário, divida-os em grupos. Para finalizar a atividade, reserve uma aula para expor o trabalho de todos os alunos para a turma. A atividade de elaboração de um vídeo promovendo o ecoturismo no lugar de vivência potencializa o trabalho com a cultura juvenil.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Observe os mapas da página 265 e responda às questões.
    1. Identifique a vegetação que originalmente tem a maior ocorrência na Região Centro-Oeste e o clima que nela predomina.
    2. Por que a floresta Amazônica se desenvolve na parte norte da Região Centro-Oeste?
  2. A Região Centro-Oeste é conhecida como o grande divisor de águas do território brasileiro. Observe as altitudes do relêvo e a distribuição dos rios no mapa da página 268 e explique por que a região é conhecida dessa maneira.
  3. Qual é a relação entre as nascentes dos rios que percorrem a Região Centro-Oeste e as altitudes do relêvo?
  4. Escolha um dos estados que compõem a Região Centro-Oeste e descreva suas principais características, relacionando-as às informações:
    1. Área e população.
    2. Clima e vegetação.
    3. relêvo e hidrografia.
  5. Com base no que você estudou, descreva as principais causas da degradação do Cerrado brasileiro.

Aprofundando os conhecimentos

6. A vegetação de Cerrado abriga a maior parte das espécies de tamanduá-bandeira. mamíferos estão entre os animais ameaçados de extinção, e a principal causa disso é a destruição de seu hábitat.           Pesquise em livros, revistas e na internet outras espécies ameaçadas de extinção que vivem em meio à vegetação de Cerrado. Produza um texto explicando as principais causas que as levaram a essa condição.

Fotografia. Um tamanduá, animal de quadrupede cinza com detalhes pretos com focinho comprido e cauda peluda.
Tamanduá-bandeira.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: A vegetação é o Cerrado, e o clima predominante é o tropical típico.

1. b) Resposta: A floresta Amazônica se desenvolve na parte norte da região por influência do clima equatorial, com temperaturas elevadas e maior pluviosidade.

2. Resposta: A maioria das nascentes dos rios da Região Centro-Oeste se localiza na área central e também nas mais elevadas, percorrendo seus estados em direção às demais regiões do Brasil.

3. Resposta: A maioria dos rios do Centro-Oeste tem suas nascentes localizadas nas áreas de serras e chapadas, as mais elevadas da região, e flui para as áreas de menor altitude.

4. Resposta: Verifique se as respostas estão coerentes com as características do estado escolhido.

5. Resposta: O desenvolvimento da atividade agropecuária, com a expansão da fronteira agrícola, e o crescimento das cidades.

6. Resposta pessoal.

  • Na atividade 6, oriente os alunos na realização da pesquisa. Se possível, sugira a êles que realizem a pesquisa acessando o site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: https://oeds.link/nZo0eE Acesso em: 26 maio 2022. No tema Fauna brasileira, podem encontrar uma lista com os animais da fauna nacional ameaçados de extinção.
  • Aproveite as atividades para verificar o aprendizado dos alunos. Caso tenham alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Verifique se há alunos com dificuldades nas atividades. Resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • Enriqueça a apresentação dos trabalhos proposta na atividade 6 sugerindo aos alunos que produzam podcasts, a fim de reproduzi-los para os demais colegas da turma, comentando sôbre animais ameaçados de extinção. Incentive-os a criar roteiros de apresentações simulando, por exemplo, entrevistas, depoimentos etcétera, e auxilie-os nesse processo. Esta atividade promove a prática da cultura juvenil.

Metodologias ativas

Ainda com relação à atividade 6, se achar conveniente, realize a estratégia caminhada na galeria (gallery walk). Para isso, obtenha mais informações a seu respeito no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Antecipadamente, selecione com os alunos informações a respeito dos animais ameaçados de extinção no Cerrado. Oriente-os a criar cartazes com êsse tema, nos quais poderão constar informações escritas, figuras coladas e desenhos pintados. Para finalizar, organize um mural em sala de aula para expor trabalhos. Incentive-os a explicar aos colegas o tema representado.

Glossário

Safári
: expedição ou viagem de aventura para a observação de animais silvestres.
Voltar para o texto