CAPÍTULO 27 A população da Região Centro-Oeste

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

Até o início do século dezoito, a população do território onde atualmente se localizam os estados do Centro-Oeste era composta basicamente de povos indígenas. Desde então, com a descoberta de jazidas de ouro e de pedras preciosas, a região passou a ser ocupada por mais pessoas.

Essas riquezas foram encontradas por meio de expedições bandeirantes, ou seja, viagens de interêsse particular feitas por desbravadores que partiam da antiga Vila de São Paulo em direção ao interior do território brasileiro, também conhecido na época como sertões. Desde meados do século dezessete, expedições foram organizadas a fim de buscar riquezas e capturar indígenas para serem escravizados.

Por onde passavam, os bandeirantes estabeleciam pouso em lugares que se transformaram mais tarde em vilas e, posteriormente, em cidades, como Bom Jesus de Cuiabá, a atual Cuiabá, capital do Mato Grosso, fundada em 1719.

Com a ocupação dessa região, iniciava-se também a expansão da pecuária, atividade que ganhou destaque econômico com o declínio da mineração, no final do século dezoito.

Litografia em preto e branco. Homens caminhando por uma via carregando fardos sobre suas cabeças. Na rua há casas com muros baixos e árvores. Eles seguem em direção a um campo aberto com arbustos.
Vista de Mato Grosso, de luí . Litografia, 21 centímetros por 26 centímetros, 1850. ín: LAGO, Pedro Corrêa do. Iconografia brasileira: coleção Itaú – Sala Alfredo de Souza Aranha. São Paulo: Itaú Cultural, 2001. página 207.

Marechal Cândido Rondon

No final do século dezenove, o militar mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon comandou algumas das expedições promovidas pêlo govêrno brasileiro para o reconhecimento do território e de áreas propícias ao povoamento.

O marechal mapeou vastas áreas do Centro-Oeste e Norte, defendeu os povos indígenas e levantou dados sôbre as características naturais da região. Rondon também organizou a construção da primeira linha telegráfica do Centro-Oeste, entre Cuiabá e a região do Araguaia.

Fotografia em preto e branco. Homem de cabelos curtos, usando farda com emblemas nos ombros.
Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958).
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer as principais características do processo de ocupação da Região Centro-Oeste.
  • Identificar os objetivos do govêrno brasileiro com a implantação dos projetos de colonização nessa região.
  • Conhecer o trabalho dos irmãos Villas Bôas e sua importância para a ocupação da Região Centro-Oeste e para a criação do Parque Indígena do Xingu.
  • Perceber que a construção de Brasília favoreceu a integração entre o Centro-Oeste e as demais regiões brasileiras.
  • Verificar a situação das principais vias de integração do país.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos pro­gredirão nos estudos da Região Centro-Oeste com relação à sua população. êles verificarão como ocorreu sua formação populacional e conhecerão figuras históricas que foram importantes para o processo de ocupação e desenvolvimento da região, abordagem que explora a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero dois da Bê êne cê cê. êles também estudarão o impacto das fronteiras econômicas nesse processo de ocupação e perceberão a grandiosidade da construção de Brasília, gerando consequências nos âmbitos populacional, econômico e outros. Para finalizar, compreenderão como a região foi integrada ao restante do país por meio de rodovias, abordando partes da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero sete da Bê êne cê cê.


  • No estudo do tema A população da Região Centro-Oeste, comente com os alunos que, embora tenham sido importantes no processo de interiorização do território brasileiro, as expedições bandeirantes usaram de muita violência contra os nativos.
  • Explique aos alunos que sertanistas eram pessoas que se dirigiam ao interior do país, conhecido como sertão, em busca de riquezas, principalmente metais preciosos (ouro e prata), ou em expedições de reconhecimento. A valorização dos conhecimentos históricos que explicam a ocupação da região contempla aspectos da Competência geral 1 da Bê êne cê cê.
  • O conteúdo proposto nas páginas 273 e 274 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. êle explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3, pois possibilita aos alunos refletir a respeito da intervenção de povos não indígenas na natureza durante o processo de povoamento da Região Centro-Oeste do Brasil.

A fronteira econômica e a intensificação do povoamento

A reduzida quantidade de grandes vias de transporte ligando os pequenos núcleos urbanos da Região Centro-Oeste aos estados localizados a Léste do território brasileiro, principalmente os estados de Rio de Janeiro e São Paulo, maiores centros consumidores da época, contribuiu para o reduzido povoamento da região até a década de 1940.

Mas, a partir de meados do século vinte, o govêrno brasileiro criou uma série de projetos de colonização, entre êles as colônias agrícolas, a fim de incentivar o aumento da produção agropecuária da região. Para promover o povoamento dessa área, o govêrno também investiu na construção de rodovias e ferrovias, possibilitando o transporte dessa produção agropecuária para outras regiões e a chegada ao Centro-Oeste de produtos industrializados e de pessoas.

Com isso, a partir da década de 1950, a Região Centro-Oeste passou a ser o destino de muitos investidores que apostavam principalmente no desenvolvimento da agropecuária naquela parte do território brasileiro. A expansão dessa nova fronteira agrícola atraiu muitos migrantes de outros estados, principalmente da Região Sul, que, nas décadas seguintes, partiram para o Centro-Oeste em busca de trabalho e de melhores condições de vida.

O núcleo original do município de , no norte do estado do Mato Grosso, foi o resultado de um loteamento iniciado em 1974 pêla Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (), incentivado pelos projetos de colonização do govêrno brasileiro.

Fotografia. Vista aérea. Uma cidade com muitas casas e prédios dispostos em quarteirões com algumas árvores.
Vista de , Mato Grosso, em 2021.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que o processo de povoamento no Centro-Oeste foi promovido a partir da década de 1940, durante o govêrno de Getúlio Vargas. êsse processo, que ficou conhecido como Marcha para o Oeste, visava à ocupação dos enormes vazios demográficos no interior do país por meio de correntes migratórias oriundas principalmente das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Essa política de interiorização apoiou-se principalmente na expansão das atividades agropecuárias na região, que visava tanto à produção de matérias-primas e gêneros alimentícios de baixo custo para atender às necessidades da industrialização no Sudeste como à produção de gêneros agrícolas para exportação.
  • O estudo do tema A fronteira econômica e a intensificação do povoamento favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero dois da Bê êne cê cê ao analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

A construção de Brasília

A expansão da fronteira econômica em direção ao interior do território brasileiro tornou-se mais efetiva quando teve início a construção da cidade de Brasília. A nova cidade, inaugurada em 1960, atraiu muitas pessoas, vindas principalmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil, para trabalhar na construção de ruas, casas, prédios e outros estabelecimentos da capital federal.

A transferência da capital da cidade do Rio de Janeiro para a área central do país proporcionou maior integração entre as regiões brasileiras e atraiu grandes investimentos financeiros para a Região Centro-Oeste.

Fotografia em preto e branco. Prédios com andaimes e estruturas de ferro em frente a eles. No primeiro plano há um campo aberto.
Construção da cidade de Brasília, Distrito Federal, na década de 1950.
Fotografia. Vista aérea. Vias arborizadas com prédios e construções.
Vista de parte da cidade de Brasília, Distrito Federal, em 2021.

O crescimento populacional

A expansão da fronteira econômica promoveu a integração de vastas áreas do Centro-Oeste com as regiões Sudeste e Sul. Tal fato colaborou para o expressivo aumento populacional nessa região do país, até então pouco povoada. A população do estado de Goiás, por exemplo, saltou de 1,2 milhão de habitantes, em 1950, para aproximadamente 3,8 milhões, em 1980.

Segundo dados do í bê gê É, em 2021 a Região Centro-Oeste tinha aproximadamente 17 milhões de habitantes, concentrados, em sua maioria, nas áreas urbanas, que receberam um grande contingente de trabalhadores expulsos do campo pêla intensa concentração fundiária.

Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que Brasília é a capital do Brasil e foi planejada e construída no formato de um avião (Plano Piloto). O projeto foi idealizado pêlo urbanista Lúcio Costa em parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer, que desenhou os traços futuristas dos prédios e monumentos da nova capital.
  • Comente com os alunos que o têrmu “fronteira econômica” geralmente é utilizado para a expansão de atividades industriais, agropecuárias e extrativistas sem se referir a uma determinada área.
  • O estudo sôbre A construção de Brasília propicia o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 5 da Bê êne cê cê, na qual é possível comparar eventos ocorridos no mesmo espaço em tempos diferentes. Também propicia a realização de um trabalho articulado com o componente curricular de História. Isso pode ser feito, por exemplo, com a apresentação de filmes e documentários, ou ainda a leitura de livros que tratem sôbre a construção de Brasília. Veja algumas sugestões de livros:
  • GARCEZ, Lucília. Brasília: de Cerrado a Capital da República. São Paulo: Cortez, 2011.
  • MIRANDA, Ana. Flor do Cerrado: Brasília. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2004.

Algo a mais

Para complementar o estudo do tema abordado na página, mostre aos alunos documentos que abordem a construção e a inauguração de Brasília, como o sugerido a seguir.

> govêrno DO DISTRITO FEDERAL. História: Brasília, a cidade do sonho. Disponível em: https://oeds.link/qu3qkf. Acesso em: 26 maio 2022.

Os irmãos Villas Bôas e a criação do Parque Indígena do Xingu

Orlando (19142002), Cláudio (19161998) e Leonardo (19181961) Villas Bôas foram três irmãos paulistas que, no início da década de 1940, integraram as expedições de desbravamento do interior do Brasil organizadas pêlo govêrno Federal.

Ao terem contato com os indígenas que habitavam aquela região, os irmãos se sensibilizaram com a ideia de proteger o território dêsses povos para que pudessem preservar suas tradições.

Área do Parque Indígena do Xingu (2022)

Fotografia. Imagem de Satélite destacando a área do Parque Indígena do Xingu, uma área coberta por vegetação, ao redor do Rio Xingu. Também estão destacadas as principais cidades: São José do Xingu, Querência e Gaúcha do Norte. No canto superior direito, seta apontando para o norte e no canto inferior esquerdo, a escala: 40 quilômetros por centímetro.
Imagem de satélite com área delimitada do Parque Indígena do Xingu no estado do Mato Grosso, em 2022.

Fonte de pesquisa: TERRAS indígenas no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/Upho4v. Acesso em: 6 maio 2022.

Assim, eles elaboraram um projeto de delimitação de uma área de proteção para os povos indígenas que ocupavam a região do rio Xingu e lutaram pêlo reconhecimento nacional de sua política em defesa dêsses povos. Em 1961, conseguiram apôio do govêrno Federal para que fosse criado o Parque Indígena do Xingu (píquis), localizado ao norte do estado do Mato Grosso. Atualmente, o parque conta com aproximadamente 16 etnias indígenas, que se distribuem em diversas aldeias.

Fotografia em preto e branco. Dois homens conversando frente a frente em uma área aberta. Ao redor há construções de palha.
Irmãos Cláudio (à esquerda) e Orlando Villas Bôas (à direita) em uma das expedições no Pará, em 1951.
Respostas e comentários

Um texto a mais

Leia o texto a seguir sôbre o Parque Indígena do Xingu.

     O Parque Indígena do Xingu (píquis) localiza-se na região nordeste do Estado do Mato Grosso, na porção sul da Amazônia brasileira. Em seus 2.642.003 hectares, a paisagem local exibe uma grande biodiversidade, em uma região de transição ecológica reticências. O clima alterna uma estação chuvosa reticências quando os rios enchem e o peixe escasseia, e um período de sêca, época da tartaruga tracajá e das grandes cerimônias interaldeias.

     A demarcação administrativa do Parque foi homologada em 1961, com área incidente em parte dos municípios mato-grossenses de Canarana, Paranatinga, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Gaúcha do Norte, Feliz Natal, Querência, União do Sul, Nova Ubiratã e Marcelândia.

reticências

     A categoria híbrida de “Parque Nacional” deveu-se ao duplo propósito de proteção ambiental e das populações indígenas que orientou sua criação, estando a área subordinada tanto ao órgão indigenista oficial quanto ao órgão ambiental. Foi apenas com a criação da Funai reticências que o Parque Nacional passou a ser designado “Parque Indígena”, voltando-se então primordialmente para a proteção da sociodiversidade nativa.

     Tendo em vista os povos que lá habitam, pode-se dividir o Parque Indígena do Xingu em três partes: uma ao norte (conhecida como Baixo Xingu), uma na região central (o chamado Médio Xingu) e outra ao sul (o Alto Xingu). reticências

XINGU. Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/hoVocj. Acesso em: 26 maio 2022.

Algo a mais

  • Para enriquecer o estudo a respeito do Parque Indígena do Xingu, oriente os alunos a consultar o site do í bê gê É, no portal Mapas, e descobrir diversos mapas relacionados à população indígena presente no território de nosso país. > í bê gê É Mapas. Disponível em: https://oeds.link/a4Dwlx. Acesso em: 3 junho 2022.
  • êles também podem consultar as etnias e os dados populacionais do Parque Indígena do Xingu por meio do site Terras Indígenas no Brasil. > TERRAS Indígenas no Brasil. Parque Indígena Xingu. Disponível em: https://oeds.link/Upho4v. Acesso em: 27 maio 2022.

A integração do Centro-Oeste

Na década de 1950, o govêrno brasileiro passou a priorizar a construção de estradas para promover a integração entre as diversas áreas do território, sobretudo das regiões Centro-Oeste e Norte e das principais cidades na faixa Léste do país, e incentivar seu processo de interiorização e ocupação. Desde então, o meio de transporte rodoviário passou a ser o mais utilizado no Brasil.

A construção de importantes rodovias, como a Belém-Brasília e a Cuiabá-Santarém, ao ampliar o fluxo de migrantes originários de diferentes lugares do país para essas regiões menos povoadas, promoveu a expansão de atividades econômicas, especialmente a agricultura e a pecuária, e impulsionou a formação e o crescimento de cidades.

A rodovia Belém-Brasília

A rodovia Bê érre-153 é também conhecida como rodovia Belém-Brasília ou Transbrasiliana. Com aproximadamente 3677 quilômetros de extensão, ela passa pelos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais, de Goiás, de Tocantins e do Pará.

Devido à sua grande extensão, ela é considerada uma das principais rodovias responsáveis pêla integração do território nacional e uma das mais importantes vias de acesso à região central do Brasil.

Fotografia. Uma via de mão dupla entre vegetação. Há uma inclinação do solo ao fundo e carros trafegando.
Trecho da rodovia Belém-Brasília em Aliança do Tocantins, Tocantins, em 2017.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que antes da expansão das rodovias o principal meio de transporte utilizado no Brasil eram as ferrovias. Construídas no século dezenove, elas eram meios para escoar a produção cafeeira até os portos exportadores.
  • Nas primeiras décadas do século passado, ainda no auge da cultura cafeeira, a malha ferroviária brasileira estendia-se por cêrca de 30 mil quilômetros. Atualmente, ela é bastante precária e sua extensão é semelhante à do início do século vinte. Além disso, se comparada ao tamanho do país, suas ferrovias são mal distribuídas pêloterritório, concentrando-se principalmente nos estados das regiões Sul e Sudeste.
  • pêlo fato de as ferrovias terem sido construídas para escoar a produção cafeeira entre o final do século dezenove e o início do século vinte, o traçado das linhas não foi planejado para promover integração entre as regiões do país e, portanto, não chega até as atuais áreas de fronteira agrícola. Na tentativa de sanar êsse problema, grandes investimentos públicos e privados estão sendo aplicados na construção de duas importantes ferrovias: a Ferronorte, ligando Cuiabá, no Mato Grosso, a Santarém, no Pará; e a Ferrovia Norte-Sul, ligando Barcarena, no Pará, ao Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
  • A análise da influência das redes de transporte na integração do território brasileiro contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero sete da Bê êne cê cê.
  • Comente que, assim como ocorre com as ferrovias brasileiras, as hidrovias também têm uma participação reduzida no transporte de cargas do país, ainda que no Brasil existam rios extensos e com grande potencial para a navegação.
  • Atualmente, o transporte hidroviário é mais utilizado na região amazônica, onde os rios que atravessam a densa floresta constituem a principal via de ligação entre cidades e povoados da região. Recentemente, algumas hidrovias começaram a ser mais exploradas, sobretudo para o transporte de produtos agrícolas, como a hidrovia Tietê-Paraná, no estado de São Paulo.

A conservação das rodovias brasileiras

Leia a manchete de jornal a seguir.

Sem investimentos, rodovias públicas brasileiras apresentam piora de qualidade

Disponível em: https://oeds.link/VPiUoF. Acesso em: 24 março 2022.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Qual é o assunto abordado na manchete?

Com essa manchete, podemos perceber que diversos trechos de rodovias no Brasil apresentam situações bastante precárias. Além da ausência de pavimentação, as partes onde há asfalto estão cheias de buracos e rachaduras.

As condições inadequadas de tráfego de muitas estradas brasileiras são reflexo da falta de investimento do govêrno em obras de melhoria.

A situação torna-se mais preocupante quando lembramos que a maior parte da circulação de mercadorias e de pessoas em nosso país ocorre por meio das rodovias, ou seja, nossa dependência do meio de transporte rodoviário é maior em relação a outro tipo de transporte.

Fotografia. Via esburacada com poças de água. Ao fundo, um caminhão trafegando. Nas margens, arbustos e vegetação rasteira.
Condição precária de um trecho da rodovia Goiás-184 no município de Aporé, Goiás, em 2019.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 2.

Como estão as condições das estradas e rodovias que ficam perto do lugar onde você mora? Converse sôbre isso com os colegas.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: A precariedade das rodovias brasileiras.

Questão 2. Resposta pessoal.

  • Na questão 2, promova uma conversa sôbre as condições das rodovias de lugares próximos a êles. Comente que alguns dos aspectos observados em rodovias são: buracos no asfalto, falta de acostamento, mato às margens da pista, sinalização precária ou inexistente, entre outros. Aproveite a oportunidade para conversar com os alunos a respeito das condições das estradas e rodovias na região onde vivem.
  • Aproveite o estudo da página e explore aspectos do tema contemporâneo transversal Educação fiscal. Para isso, aborde a questão da privatização das rodovias em nosso país. Proponha o seguinte contraponto: por um lado, a privatização melhora as condições das estradas; por outro, a cobrança dos pedágios aumenta o custo do transporte, o que acaba encarecendo o preço dos produtos transportados.
  • Explique que a população já paga tributos para manutenção e construção de novas estradas, e, ainda assim, a malha viária encontra-se em mau estado de conservação. Comente também que essas situações representam um sério risco à segurança dos usuários, além de gerar outros prejuízos, como maior demora nas viagens, desgaste excessivo dos veículos e encarecimento do custo do transporte.
  • As questões 1 e 2 apresentam elementos que incentivam os alunos a raciocinar e a relacionar alguns pontos para elaborar argumentos que comprovem essa relação, incentivando portanto a prática da argumentação.

Sugestões de avaliação

Complemente o estudo por meio da realização de uma pesquisa. Para isso, peça aos alunos que pesquisem informações sôbre as condições das rodovias e estradas da região ou estado onde moram. Essas informações podem ser pesquisadas em jornais ou em sites de notícias. Solicite aos alunos que tragam para a sala de aula as informações encontradas e as apresentem aos colegas. Outros dados sôbre as rodovias brasileiras também podem ser encontrados no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (deníti). Disponível em: https://oeds.link/fUwNM6. Acesso em: 26 maio 2022.

A responsabilidade pêlas rodovias

Você sabia que todos os cidadãos têm direito a rodovias e a estradas em boas condições? Essas vias de transporte são consideradas bens públicos e, por isso, cabe à administração pública (municipal, estadual ou federal) conservá-las.

Mas cabe à população também a responsabilidade de conservar as rodovias e estradas e fiscalizar as irregularidades que possam acontecer.

As atitudes responsáveis são ações preventivas em situações que impactam diretamente no trânsito ou na conservação das vias. Entre elas, podemos citar: respeitar os limites de velocidade, não jogar lixo pêla janela do carro, usar o cinto de segurança e fazer ultrapassagens somente quando for permitido.

Responda às questões a seguir.

Ícone 'Em grupo'.

1. Você já passou por alguma rodovia? Como estava a conservação do trecho em que você transitou? Conte para os colegas qual foi a sua impressão.

Ícone 'Em grupo'.

2. Como você exerce sua responsabilidade diante da conservação e da fiscalização das rodovias por onde transita? Converse com os colegas e verifiquem que atitudes vocês estão tomando para a conservação dessas vias.

Responsabilidade é a obrigação que temos de responder por nossas próprias ações e pêlas dos outros.

Fotografia. Homens de uniformes laranjas pavimentando uma via. Um deles espalha piche sobre o asfalto. Há um rolo compressor ao fundo. Nas laterais há vegetação.
Trabalhadores realizando manutenção em rodovia no município de Camaçari, Bahia, em 2021.
Respostas e comentários

Respostas 1 e 2 nas orientações ao professor.

  • No estudo do tema A responsabilidade pêlas rodovias, aproveite a oportunidade para abordar o tema contemporâneo transversal Educação para o trânsito. Para isso, proponha aos alunos a realização de uma campanha de conscientização no trânsito. Peça-lhes que elaborem cartazes ilustrados que chamem a atenção de todos, tanto pedestres como condutores, para as atitudes responsáveis no trânsito que levem a ações preventivas.
  • Sugira-lhes também que façam cartazes com algumas frases emblemáticas, como: “Respeite os limites de velocidade”; “Use cinto de segurança”; “Não jogue lixo pela janela do carro”; “Atravesse sempre na faixa de pedestre”; “Bebida e direção não combinam”. Depois, peça que distribuam os cartazes pêla escola.
  • Outra proposta é mobilizar os alunos a produzir panfletos sôbre a responsabilidade de tomar atitudes preventivas no trânsito e, depois, distribuí-los no bairro onde se localiza a escola, desenvolvendo a Competência específica de Geografia 7 da Bê êne cê cê.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a dialogar sôbre o assunto. Se considerar oportuno, comente com os alunos a respeito da conservação das rodovias do estado onde vivem.

2. Resposta pessoal. Promova uma roda de conversa entre os alunos, incentivando o debate sôbre o tema, e incentive-os a propor ações para a conservação e a fiscalização das rodovias por onde transitam.


  • As questões 1 e 2 possibilitam o desenvolvimento da argumentação, visto que a criação das respostas exige que os alunos expressem seu ponto de vista, ouçam os colegas e respeitem as atitudes uns dos outros.
  • A questão 2 incentiva a reflexão dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos na construção de uma sociedade melhor. Ela também promove reflexões que visam a atitudes de responsabilidade, tanto pessoal como coletiva, pois requer deles avaliar suas atitudes tendo em mente as consequências de seus atos, os quais podem afetar outras pessoas ao seu redor.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Reescreva estas frases no caderno completando-as com os têrmus a seguir.

atividade pecuária jazidas de ouro expedições bandeirantes

  1. A ocupação da Região Centro-Oeste se tornou mais intensa com a descoberta de .
  2. As riquezas minerais da Região Centro-Oeste foram descobertas por meio de que partiam, em maioria, da Vila de São Paulo.
  3. A se destacou economicamente na Região Centro-Oeste com o declínio da mineração.
  1. De que maneira o Marechal Cândido Rondon contribuiu para o reconhecimento do território da Região Centro-Oeste?
  2. Quais foram as ações do govêrno brasileiro para a intensificação do povoamento da Região Centro-Oeste?
  3. Qual é a relação entre a construção de Brasília e o crescimento populacional do estado de Goiás?

Aprofundando os conhecimentos

  1. Leia o texto e observe o gráfico. Depois, responda às questões no caderno.           No Brasil, para transportar mil toneladas de carga pêlas rodovias, são gastos aproximadamente 96 litros de combustível por quilômetro rodado. Nas ferrovias, o deslocamento dessa mesma carga por igual distância consome 10 litros. Já nas hidrovias, êsse gasto cai para apenas 5 litros.
    1. Qual é o principal meio de transporte utilizado para o transporte de cargas no Brasil?
    2. O transporte de cargas por rodovias apresenta melhor custo-benefício? Justifique sua resposta.

Transporte de cargas no Brasil (2021)

Gráfico. Transporte de cargas no Brasil (2021). 
Rodoviário: 65 por cento. 
Hidroviário e cabotagem: 16 por cento. 
Ferroviário: 15 por cento. 
Aéreo e outros: 4 por cento.

Fonte de pesquisa: CONFEDERAÇÃO Nacional do Transporte. Boletim unificado - 2022. Disponível em: https://oeds.link/GbS9Li. Acesso em: 5 maio 2022.

Respostas e comentários

1. a) Resposta: jazidas de ouro.

1. b) Resposta: expedições bandeirantes.

1. c) Resposta: atividade pecuária.

2. Resposta: Rondon liderou expedições do governo brasileiro mapeando as áreas pouco conhecidas e fazendo o levantamento das características naturais locais. Ele também participou da construção da primeira linha telegráfica da Região Centro-Oeste.

3. Resposta: O govêrno criou uma série de projetos de colonização e construiu rodovias e ferrovias para ligar essa região a outras partes do país.

4. Resposta: A construção de Brasília atraiu uma grande quantidade de trabalhadores, vindos principalmente das regiões Norte e Nordeste. Isso contribuiu para que a população do estado de Goiás aumentasse intensamente em 30 anos.

5. a) Resposta: O transporte rodoviário.

5. b) Possível resposta: Não. As rodovias têm apresentado elevado custo em relação à quantidade de produtos transportados e ao combustível consumido.

  • As atividades apresentadas na página exploram parte da Competência específica de Geografia 1, pois exigem que os alunos utilizem seus conhecimentos geográficos para responder às questões propostas.
  • Caso considere interessante, realize as atividades da página em duplas, oferecendo assim uma possibilidade de os alunos trocarem ideias a respeito dos assuntos estudados.
  • Aproveite a questão 5 para ressaltar a política de transporte adotada no Brasil. Com base nas informações apresentadas no enunciado dessa questão e nas questões propostas, aproveite a oportunidade para que os alunos possam compreender qual tipo de transporte poderia ser priorizado em nosso país. Enfatize que o predomínio do transporte rodoviário de cargas em relação aos demais modais se explica pêlo fato de que, a partir da segunda metade do século passado, o govêrno brasileiro passou a priorizar a construção de estradas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da indústria automobilística.
  • Ao interpretar o gráfico de setores para realizar a atividade, os alunos estarão explorando aspectos da habilidade ê éfe zero sete gê ê um zero da Bê êne cê cê.
  • O item b da questão 5 contribui para o desenvolvimento da argumentação ao solicitar aos alunos que justifiquem seu ponto de vista sôbre o tema abordado.