CAPÍTULO 28 Economia da Região Centro-Oeste

A partir de 1970, a Região Centro-Oeste passou a desempenhar um papel importante na organização do espaço geográfico brasileiro.

A expansão da fronteira econômica para a Região Centro-Oeste promoveu o desenvolvimento das atividades econômicas na região, com destaque para a agropecuária. A seguir, estudaremos, com mais detalhes, as características dessa atividade no Centro-Oeste do país.

Agropecuária

A atividade agropecuária do Centro-Oeste desempenha um papel expressivo na economia brasileira. Ela corresponde a aproximadamente 23% da produção nacional.

Algumas características naturais do Centro-Oeste do país contribuem para o desenvolvimento da agricultura na região. Entre elas está o relêvo relativamente plano, o que facilita a utilização de maquinários como tratores e colheitadeiras. O clima é outro aspecto favorável, com temperaturas elevadas e chuvas regulares, porém, concentradas no verão.

Além disso, a elevada produção agropecuária na Região Centro-Oeste ocorre, em parte, devido às transformações ocorridas no campo a partir da segunda metade do século vinte, quando o govêrno brasileiro passou a adotar medidas para promover o desenvolvimento regional. Entre essas medidas, houve o financiamento de pesquisas para aprimorar as técnicas empregadas tanto na agricultura quanto na pecuária.

Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma vasta plantação de soja. Ao fundo há árvores.
Colheita mecanizada de soja, no município de Dourados, Mato Grosso do Sul, em 2021.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer as principais características da agropecuária da Região Centro-Oeste e os problemas ambientais que ela vem acarretando.
  • Perceber que a agroindústria é o principal ramo da indústria dessa região.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos aprenderão os setores que compõem a economia da região Centro-Oeste por meio da análise de dados, imagens, gráficos e mapas e da realização de atividades. Ao final, êles serão capazes de identificar o principal setor responsável pêlo desenvolvimento econômico da região.


No estudo do tema Agropecuária, comente com os alunos que técnicas como a calagem (correção da acidez do solo com a aplicação de calcário) e a aplicação de fertilizantes foram adotadas para corrigir a baixa qualidade de nutrientes dos solos e aumentar a produtividade.

O domínio das grandes propriedades rurais

O desenvolvimento agropecuário da região também contou com a inserção de máquinas agrícolas modernas (colheitadeiras e semeadeiras), com a utilização de várias técnicas de manejo e com tratamentos específicos na criação animal, garantindo, assim, um produto final com qualidade, além da elevada produção.

A maior parte das áreas agricultáveis pertence às grandes propriedades rurais, constituídas por imensas lavouras monocultoras. Entre elas, destacam-se as lavouras de soja, milho, arroz, cana-de-açúcar e algodão.

Na pecuária, a bovinocultura é a criação que mais se destaca, concentrando o maior rebanho do país. Observe, no gráfico, os dados referentes a essa atividade. São cêrca de 75 milhões de cabeças de gado bovino criadas em vastas áreas de Cerrado, sendo a maior parte de fórma extensiva para córte.

A criação do gado bovino na região é destinada principalmente para o abastecimento do mercado nacional, sobretudo para o mercado consumidor da Região Sudeste. Porém, uma parcela significativa da produção de carne é direcionada para o mercado externo.

Outra criação de destaque é a de suínos, principalmente nos estados de Goiás e de Mato Grosso do Sul.

O avanço das atividades agropecuárias tem provocado grandes impactos ambientais na região, principalmente a devastação da vegetação nativa.

Criação de bovinos nas regiões brasileiras (2020)

Gráfico. Criação de bovinos nas regiões brasileiras (2020). Centro-Oeste: 35 por cento. Norte: 24 por cento. Sudeste: 17 por cento. Nordeste: 13 por cento. Sul: 11 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Pesquisa da Pecuária Municipal 2020. Disponível em: https://oeds.link/S4iG9P. Acesso em: 5 maio 2022.

Fotografia. Gado bovino em um pasto.
Criação de gado bovino em propriedade rural do município de Jandaia, Goiás, em 2020.
Respostas e comentários
  • A elevada produtividade das lavouras monocultoras do Centro-Oeste contou também com altos investimentos feitos pelos grandes produtores rurais, que, mesmo dispondo de recursos financeiros, encontraram respaldo no govêrno federal para investimentos, principalmente por meio de concessão de crédito agrícola, financiamentos com baixas taxas de juros e renegociação de dívidas antigas.
  • Realize a análise do gráfico que mostra a distribuição do rebanho bovino entre as regiões brasileiras. Destaque a participação do Centro-Oeste na pecuária bovina, região que possui o maior rebanho de gado bovino do país.
  • Embora os solos mais férteis estejam restritos a algumas áreas da região, sobretudo no sul de Goiás e em áreas no Léste de Mato Grosso do Sul, a atividade agrícola é desenvolvida praticamente em todo o Centro-Oeste. Isso se dá graças ao emprêgo de técnicas avançadas de cultivo e à inserção de modernos maquinários agrícolas.

Indústria

A Região Centro-Oeste é uma das menos industrializadas do Brasil. Assim como a Região Norte, o Centro-Oeste teve seu processo de ocupação tardio em relação às demais regiões. Apenas na década de 1950 essa região passou a receber a instalação de indústrias com base em incentivos fiscais e em investimentos do govêrno em vias de transporte para o escoamento da produção industrial.

A maior parcela das atividades industriais do Centro-Oeste é composta por agroindústrias. A expansão da agricultura e da pecuária na região vem promovendo a ampliação dêsse tipo de atividade industrial. Essas indústrias estão ligadas tanto ao beneficiamento de produtos agrícolas, transformando-os em alimentos e bebidas, quanto ao próprio trabalho nas lavouras, com a fabricação de maquinário e insumos cada vez mais modernos e que possibilitem o aumento da produtividade agrícola.

Entre as agroindústrias que se destacam no Centro-Oeste estão os frigoríficos e as beneficiadoras de soja, que produzem, sobretudo, óleo e ração para animais.

Fotografia. Saco com grãos de soja ao lado de um vidro com óleo.
Grãos e óleo de soja.
Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma extensa plantação de soja. Ao fundo, silos e galpões de metal.
Armazenamento de grãos em agroindústria voltada para o beneficiamento de soja, localizada na área rural do município de Sapezal, Mato Grosso, em 2021.
Respostas e comentários

Comente com os alunos que a industrialização no Centro-Oeste somente ganhou impulso ao longo das últimas décadas. Saliente que as agroindústrias, as indústrias de transformação mineral, as metalúrgicas e as madeireiras ganham destaque na região. Ao norte do estado de Mato Grosso, sobretudo nas áreas da floresta Amazônica, vêm se desenvolvendo indústrias ligadas à extração e ao beneficiamento de madeira.

Sugestão de avaliação

  • Agora que os alunos estudaram as cinco grandes regiões do í bê gê É, aproveite para realizar uma atividade com o objetivo de combater possíveis estereótipos acêrca das paisagens e da formação territorial do nosso país, explorando a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero um da Bê êne cê cê.
  • Para isso, leve para a sala de aula fotos diversas de paisagens de diferentes regiões brasileiras separadas de suas legendas. Confira algumas possibilidades: 1) comunidade quilombola na Região Norte; 2) paisagem de área industrial na Região Nordeste; 3) comunidade indígena na Região Sul; 4) paisagem panorâmica de área urbana com concentração de edifícios na Região Centro-Oeste; 5) paisagem com pequena propriedade agrícola na Região Sudeste. Peça aos alunos que identifiquem o estado e a região que cada uma das imagens representa. Solicite a êles que escrevam uma justificativa para cada escolha. Na sequência, apresente para a turma as correspondências entre imagens e legendas.

Respostas

  • Caso haja muitas respostas erradas, como a identificação da paisagem com agricultura indicada para a Região Nordeste e a população indígena citada como Região Norte, comente com êles a visão estereotipada de muitos brasileiros a respeito dos temas abordados.
  • A atividade proposta foi adaptada do plano de aula “As paisagens regionais brasileiras e seus imaginários sociais”, publicado no site da revista Nova Escola. Disponível em: https://oeds.link/NLQ3UD. Acesso em: 3 junho 2022.

Extrativismo

Na Região Centro-Oeste, a atividade extrativa iniciou-se com a garimpagem de ouro e diamante no século dezoito.

Atualmente, a maior parte do extrativismo mineral no Centro-Oeste é de minérios de ferro e manganês, que atendem, principalmente, às indústrias siderúrgicas localizadas nas proximidades da cidade de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul.

A produção dêsses minerais também segue para exportação, sendo escoada tanto pêlo rio Paraguai, com destino aos países da América Latina, quanto pêlo rio Paraná, até alcançar os portos de Santos, em São Paulo, e Paranaguá, no Paraná.

A extração vegetal de madeira e borracha também sobressai, principalmente na área de floresta Amazônica, no norte do Mato Grosso.

Fotografia. Diversos troncos de árvore empilhados em uma área de terra.
Troncos de árvores, em Cotriguaçu, no Mato Grosso, em 2014.
Fotografia. Vista aérea. Galpões em uma área de terra com madeira empilhada ao redor. Ao fundo e em frente, áreas gramadas e árvores.
Indústria de beneficiamento de madeira no município de Alta Floresta, Mato Grosso, em 2021.
Respostas e comentários
  • No estudo do tema Extrativismo, explique aos alunos que o extrativismo mineral é uma das atividades econômicas mais antigas na região, sendo praticada desde o século dezoito, ainda no período colonial, com a exploração de ouro de aluvião, aquele encontrado junto com depósitos de cascalho, areia e argila no leito de rios. Explique que a exploração dêsse ouro se esgotou rapidamente, provocando o declínio da atividade mineradora na região naquele período.
  • Ressalte que o avanço do povoamento da região contribuiu para a expansão da atividade extrativa vegetal, sobretudo da madeira encontrada nos domínios da floresta Amazônica, no norte da região. Explique que muitas madeireiras atuam de maneira ilegal, o que tem contribuído para o avanço indiscriminado do desmatamento.
  • Comente também que extensas áreas do Cerrado, sobretudo nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, também vêm sendo desmatadas péla atividade de carvoarias, que, em muitos casos, também operam de maneira clandestina.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Reescreva as frases a seguir no caderno, completando-as com as expressões do quadro.

avançadas técnicas             fronteira econômica              maquinários

  1. A expansão da é um dos fatores que proporcionaram o desenvolvimento da produção agropecuária na Região Centro-Oeste.
  2. O relêvo relativamente plano permite a utilização de █, o que contribui para o desenvolvimento da agricultura do Centro-Oeste.
  3. As de manejo do solo e tratamento de animais garantem elevada produtividade agropecuária para a Região Centro-Oeste.

Aprofundando os conhecimentos

  1. Escreva um texto apresentando as características da atividade extrativa na Região Centro-Oeste do país. Caso considere interessante, pesquise outras informações na internéti. Na sequência, selecione as informações relevantes e, depois, produza o texto.
  2. Observe o mapa e responda às questões.

Setores agroindustriais na Região Centro-Oeste (2013)

Mapa. Setores agroindustriais na Região Centro-Oeste (2013). 
Principais setores agroindustriais. 
Beneficiamento de arroz: norte e sul do Mato Grosso, centro de Goiás e do Mato Grosso do Sul.  
Usina de açúcar e etanol: nordeste, oeste e centro-sul do Mato Grosso, toda a área central de Goiás e centro-leste do Mato Grosso do Sul.  
Óleos vegetais: norte, centro e sul do Mato Grosso, norte, leste e sul de Goiás, norte, leste e sul do Mato Grosso do Sul. 
Frigorífico: sul do Mato Grosso, nordeste, centro, sul e sudoeste do Goiás, centro e sul do Mato Grosso do Sul. 
À esquerda, mapa de localização destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 220 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 73.

  1. De acôrdo com o mapa, aponte os principais setores agroindustriais do Centro-Oeste.
  2. Indique outras atividades industriais desenvolvidas no Centro-Oeste que estão ligadas à atividade agropecuária.
  3. De acôrdo com o que você estudou, indique outros setores industriais de destaque no Centro-Oeste.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: fronteira econômica.

1. b) Resposta: maquinários.

1. c) Resposta: avançadas técnicas.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos abordam, no texto, informações apresentadas na página 284, como os principais minerais extraídos na região.

3. a), b) e c). Respostas nas orientações ao professor.

  • Aproveite as atividades 1 e 2 para retomar os conteúdos do capítulo, verificando se os alunos entenderam os assuntos estudados. Se houver necessidade, retome as explicações sôbre o processo de ocupação e povoamento na Região Centro-Oeste.
  • Na questão 3, explore com os alunos o pensamento computacional por meio da produção de um texto. Primeiro, solicite a êles que dividam as etapas da produção textual selecionando as informações mais importantes e escolhendo os assuntos de cada um dos parágrafos. Em seguida, oriente-os a selecionar elementos e informações que possam auxiliá-los na escrita, desenvolvendo aspectos das habilidades de abstração e organização. Explique-lhes que devem manter a estrutura e as características do gênero textual escolhido, reconhecendo padrões. Com todas as ferramentas organizadas e em mãos, a produção do texto ficará mais completa.
  • Na atividade 4, verifique se os alunos realizaram corretamente a leitura do mapa estabelecendo relações entre os tipos de agroindústrias existentes na região e a importância das atividades agropecuárias na economia do Centro-Oeste.
  • Os questionamentos acêrca domapa que mostra a distribuição das agroindústrias no Centro-Oeste propiciam o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê ao destacar a interpretação de mapas temáticos com informações econômicas sôbre o Brasil e suas regiões.

Respostas

3. a) Beneficiamento de arroz, usinas de açúcar e etanol, óleos vegetais e frigoríficos.

3. b) Indústrias de fabricação de maquinários e de insumos.

3. c) Indústrias têxteis, farmacêuticas e automobilísticas.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Identifique a alternativa que substitui os símbolos corretamente.           A Região Centro-Oeste do Brasil é formada por três estados e uma unidade da federação, totalizando, assim, quatro unidades. O estado com maior número de habitantes é . Já o estado menos populoso é █. Brasília está localizada no . O maior estado em área territorial é █, com aproximadamente 903.357 quilômetros quadrados.
    1. Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso.
    2. Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul.
    3. Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso.
    4. Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso.
  2. Com base no clima e na vegetação predominantes na Região Centro-Oeste, responda às seguintes questões.
    1. Em quais estados do Centro-Oeste há ocorrência da vegetação de Cerrado?
    2. Qual é o clima predominante na área de ocorrência do Pantanal?
  3. Leia a manchete e responda às questões a seguir.

Mesmo em época de chuva, cerrado tem queimadas acima da média em janeiro

Disponível em: https://oeds.link/ljK5Y0. Acesso em: 6 maio 2022.

  1. Quais causas estão relacionadas à degradação ambiental do cerrado?
  2. Descreva os impactos ambientais causados pêla degradação do Cerrado.

4. Observe a imagem a seguir e escolha a alternativa que contenha as características naturais típicas da região do Pantanal.

Fotografia. Um barco navegando em um rio largo. Há árvores e plantas nas margens.
Vista de área do Pantanal no estado do Mato Grosso do Sul, em 2017.
Respostas e comentários

1. Resposta: Alternativa correta c).

2. a) Resposta: Em todos os estados da Região Centro-Oeste, há a ocorrência de Cerrado, inclusive no Distrito Federal.

2. b) Resposta: Clima tropical típico.

3. a) e 3. b). Respostas nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

1. Identificar as unidades federativas que compõem a Região Centro-Oeste.

2. Reconhecer o Cerrado como vegetação presente na maior parte da Região Centro-Oeste e identificar o tipo climático predominante nessa região.

3. Reconhecer as causas e os impactos ambientais da degradação do Cerrado.

4. Identificar aspectos naturais da região do Pantanal.

Como proceder nas atividades

1. Em caso de dúvidas, realize a prática cartográfica de confecção de um mapa da Região Centro-Oeste. Solicite aos alunos que destaquem nessa produção os estados que compõem a região e suas respectivas siglas e capitais. Oriente-os a localizar Brasília e a verificar a extensão territorial de cada unidade federativa. Por fim, explore a construção da legenda e do título.

2. Em caso de dúvidas, promova uma prática com a produção de cartazes e a apresentação de seminários em grupo. Oriente os alunos a formar pequenos grupos e distribua as temáticas específicas, isto é, um tipo climático ou de vegetação predominante na região Centro-Oeste. O grupo terá de elaborar o cartaz, o qual deverá conter o mapa com a espacialização do tema estudado, imagens, desenhos e fotos que ilustrem essas características e informações gerais sôbre o assunto. Os seminários serão feitos oralmente pelos membros do grupo e todos deverão registrar em seus cadernos as ideias apreendidas em cada apresentação.

3. Em caso de dificuldades para responder aos itens, realize uma prática com elaboração de desenhos. Oriente os alunos a ilustrar a degradação que vem ocorrendo no Cerrado. Solicite a êles que destaquem no desenho as causas e os impactos relacionados a essa degradação. Por fim, êles deverão atribuir um título às suas produções e elaborar um pequeno texto explicativo a respeito delas.

4. Se os alunos não estabelecerem relações adequadas, promova uma prática com imagens e fotos que ilustrem os aspectos naturais da paisagem do Pantanal. Chame a atenção deles para as áreas inundadas e a mata de galeria nessas regiões úmidas. Se considerar pertinente, apresente também um vídeo sôbre o Pantanal publicado no site dáblio dáblio éfe Brasil. Disponível em: https://oeds.link/sejul8. Acesso em: 5 maio 2022.

Respostas das atividades

3. a) entre as principais causas que contribuem para a degradação do Cerrado estão a expansão da fronteira agrícola (cultivos de soja, milho e cana-de-açúcar), o desenvolvimento da pecuária e a urbanização.

3. b) a degradação do Cerrado pode colocar em risco a fauna e a flora dêsse domínio, ameaçando assim sua biodiversidade, podendo ainda provocar o desgaste do solo e afetar importantes rios (por exemplo, rio Araguaia e rio Paraguai), pois com a retirada da vegetação natural o armazenamento de água é comprometido.

  1. Árvores baixas e arbustos que perdem as folhas durante a estiagem.
  2. Vegetação homogênea, formada por gramíneas e pinhais de grande porte.
  3. Árvores de caules e galhos retorcidos, além de gramíneas e arbustos.
  4. Presença de extensas planícies inundáveis, e a vegetação típica são as matas de galeria.
  1. Escreva qual é a importância da criação do Parque Indígena do Xingu.
  2. A partir de meados do século vinte, o govêrno brasileiro adotou uma série de medidas para promover o aumento do povoamento da região Centro-Oeste. Que medidas foram tomadas para promover êsse povoamento?
  3. De que maneira a expansão das rodovias, a partir de meados do século vinte, interferiu na ocupação do interior do território brasileiro?
  4. Copie, em uma folha de papel avulsa ou no caderno, a alternativa que apresenta a sequência correta de afirmações verdadeiras sôbre a economia da Região Centro-Oeste.
    1. A economia do Centro-Oeste se concentra no setor agropecuário, com destaque para o cultivo de soja, milho, arroz, cana-de-açúcar e algodão, além da criação de bovinos.
    2. O uso de maquinários modernos em várias propriedades da região contribui para o bom desenvolvimento da agricultura.
    3. O extrativismo mineral não é praticado no Centro-Oeste, pois na região não ocorre a presença de reservas minerais.
    4. O setor industrial do Centro-Oeste vem crescendo gradualmente, constituindo-se principalmente por agroindústrias interligadas às produções agrícolas e pecuárias. As afirmações corretas são:
      1. e três.
      1. , dois e três.
      1. , dois e quatro.
    1. Todas as afirmativas estão corretas.
Respostas e comentários

4. Resposta: Alternativa correta d).

5. Resposta: Espera-se que os alunos percebam a importância da criação do Parque para a preservação dos povos que nele habitam e de suas tradições culturais.

6. Resposta: As principais medidas adotadas pêlo govêrno brasileiro para promover a ocupação do Centro-Oeste foram a criação de projetos de colonização, entre êles as colônias agrícolas; a construção de rodovias e ferrovias ligando o Centro-Oeste às demais regiões do país; e a construção de Brasília, a nova capital federal.

7. Resposta: Intensificou os fluxos migratórios de pessoas em direção ao interior do país, expandiu a formação e o crescimento de cidades e, ainda, promoveu o crescimento das atividades agropecuárias em áreas até então pouco povoadas e desenvolvidas economicamente.

8. Resposta. Alternativa correta C.

Objetivos das atividades

5. Reconhecer a temática indígena em um contexto de risco quanto à preservação de sua existência e sua cultura.

6. Identificar as medidas tomadas pêlo govêrno para o povoamento da região Centro-Oeste.

7. Estabelecer uma relação entre as rodovias e a integração e a ocupação territoriais no interior do Brasil.

8. Identificar características dos principais setores econômicos da Região Centro-Oeste.

Como proceder nas atividades

5. Se os alunos tiverem dificuldades, promova a elaboração de um texto objetivo que aborde os riscos sofridos pelos povos indígenas, como a invasão de terras e a violência. Solicite a êles que relacionem medidas para a garantia dos direitos dêsses povos, como políticas públicas e a delimitação de parques. Por fim, peça-lhes que ilustrem sua notícia fazendo um desenho representativo do tema. Caso considere interessante, divulgue essas produções em um blog da turma ou post de rede social da escola.

6. Em caso de dificuldades no desenvolvimento da atividade, promova uma roda de conversa na qual cada um possa apresentar suas ideias e relembrar as maneiras pêlas quais o govêrno promoveu o povoamento da região. Aproveite as falas que estão de acôrdo com os fatos para facilitar a explicação e completar a aprendizagem sôbre o tema, anotando-as na lousa.

7. Em caso de dúvidas, realize uma prática com a construção de maquetes. Nessa produção, os alunos poderão representar, por exemplo, a rodovia Belém-Brasília e destacar a urbanização, o surgimento de atividades econômicas, a consequente atração de imigrantes etcétera, demonstrando assim a integração e a ocupação dessa região do país.

8. Em caso de dúvidas, promova uma prática com estudo dirigido do mapa. Mostre aos alunos os mapas das produções agropecuária, industrial e extrativista na Região Centro-Oeste e proponha a êles alguns problemas para orientar a leitura cartográfica, como: “Qual setor se destaca na economia da região?”; “Quais são os principais produtos de cada setor?”; “Em qual estado se concentram as diferentes produções?”.