O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Observe o mapa e responda às questões.

Densidade demográfica do Brasil (2019)

Mapa. Densidade demográfica do Brasil (2019). Habitantes (por quilômetros quadrados). Acima de 280: áreas das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. 100,1 a 280: predominante em áreas próximas às capitais no Sudeste, Sul, Nordeste e Norte. 25,1 a 100: predominante em áreas das Regiões no Sudeste, Nordeste, Sul e em menores quantidades no Centro-oeste e próximas de Manaus. 10,1 a 25: predominante em áreas das Regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-oeste. 1,1 a 10: predominante em áreas no Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-oeste. Menos de 1: predominante em áreas da Região Norte e Centro-oeste. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 490 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2019. pê ponto 127.

  1. O mapa apresentado é temático? Qual assunto êle representa?
  2. Quais áreas são as mais povoadas e quais são as menos povoadas do Brasil?
  3. Qual é a relação entre o povoamento do território brasileiro e a atual distribuição da população pêlo país?

2. Observe o gráfico a seguir.

População urbana e rural no Brasil– em % (2019)

Gráfico. População urbana e rural no Brasil em porcentagem (2019). 
População urbana: 87 por cento. 
População rural: 13 por cento.
  1. De acôrdo com o gráfico, podemos afirmar que a população do Brasil é predominantemente urbana ou rural?
  2. Explique de que maneira a ampliação das atividades industriais intensificou o processo de urbanização no país.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 17 junho 2022.

Respostas e comentários

1. a) Resposta: Sim. O mapa trata da densidade demográfica do Brasil.

1. b) Resposta: As áreas mais povoadas são as do Léste do território brasileiro e abrangem, sobretudo, a costa litorânea. As áreas menos povoadas se concentram na porção e norte do país.

1. c) Resposta nas orientações ao professor.

2. a) Resposta: A população brasileira é predominantemente urbana.

2. b) Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

1. Reconhecer um mapa temático; identificar as áreas mais e menos povoadas do país; relacionar a distribuição da população pêlo território e o processo de colonização.

2. Identificar que a maior parte da população brasileira é urbana; relacionar o processo de industrialização com o de urbanização no Brasil.

Como proceder nas atividades

1. a) Se os alunos apresentarem dúvidas, providencie cópias de mapas temáticos do Brasil, se possível de assuntos já estudados, como redes de transporte, densidade demográfica, relêvo, hidrografia, clima, vegetação etcétera Promova uma conversa orientando a verificação das características dêsses mapas.

1. b) Caso os alunos tenham dúvidas, proponha uma atividade de revisão do assunto por meio do acesso ao site do í bê gê É. Nessa plataforma, é possível visualizar exemplos de cidades brasileiras com diferentes densidades demográficas, bem como acessar mapas e gráficos sôbre a densidade demográfica de outros países. Disponível em: https://oeds.link/eqS2H8. Acesso em: 20 junho 2022.

1. c) Se os alunos tiverem dificuldades, utilize com êles algum site ou aplicativo de pesquisa de mapas e imagens de satélite disponível gratuitamente na internet, para que possam pesquisar diferentes cidades e comparar a intensidade do povoamento por meio do tamanho da mancha urbana visível nas imagens de satélite.

2. Se os alunos tiverem dificuldades, exiba os vídeos Cidades Sustentáveis — í bê gê É Explica, no enderêço eletrônico a seguir. Disponível em: https://oeds.link/EbiuF3 e O que é concentração urbana í bê gê É Explica, no enderêço eletrônico a seguir. Disponível em: https://oeds.link/BLHjeX ambos produzidos pêlo í bê gê É. Acessos em: 30 maio 2022. Em seguida, promova uma conversa acêrca dos temas abordados.

Respostas das atividades

1. c) O povoamento do país começou pêlo litoral, e depois, foi se estendendo em direção ao interior, conforme as atividades econômicas foram sendo desenvolvidas e os fluxos populacionais acompanhando-as, por isso, a população brasileira se concentrou, a princípio, nas cidades litorâneas. Atualmente, a maior densidade populacional é notada na porção leste do território brasileiro, onde surgiram os primeiros núcleos de povoamento.

2. b) A ampliação da atividade industrial aumentou a oferta de empregos nas áreas urbanas. êsse fato atraiu pessoas que moravam na área rural em busca de melhores condições de vida nas cidades. Assim, com o crescimento da população na área urbana houve também o aumento de atividades, como comércio, saúde, educação, lazer etcétera, atraindo ainda mais a população do campo para as cidades.

3. Observe as informações a seguir. Elas apresentam dados sôbre o período, a atividade econômica e o fluxo do povoamento no território brasileiro por povos não indígenas.

Período (século)

Atividade econômica

Fluxo do povoamento

XVI

Café

Semiárido nordestino e Amazônia

XVII

Industrialização e monoculturas (soja e outras)

Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso

XVIII

Expansão da pecuária e drogas do Sertão

Espírito Santo,
Rio de Janeiro e São Paulo

XIX

Avanço da pecuária e exploração de ouro e diamante

Primeiras vilas no litoral (Olinda, Salvador e São Vicente)

XX e XXI

Pau-brasil e cana-de-açúcar

Expansão da fronteira agrícola em direção às regiões Centro-Oeste e Norte.

  • De acôrdo com as informações das colunas, escreva, no caderno, o período histórico, as atividades econômicas desenvolvidas e o fluxo de povoamento. Veja o exemplo.
    1. Século dezesseis – Pau-brasil e cana-de-açúcar – Primeiras vilas no litoral (Olinda, Salvador e São Vicente).
    2. Século dezessete
    3. Século dezoito
    4. Século dezenove
    5. Séculos vinte e vinte e um

4. Leia as manchetes e responda à questão a seguir.

Participantes de sessão solene protestam contra garimpo ilegal em terras indígenas

Disponível em: https://oeds.link/xMAt4m. Acesso em: 17 maio 2022.

Quilombolas e mineradora vivem embate após aumento de exploração em Paracatu

Disponível em: https://oeds.link/wvguKW. Acesso em: 17 maio 2022.

Como a intensificação da atividade mineradora em terras indígenas e quilombolas põe em risco a preservação da cultura dêsses povos?

Respostas e comentários

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

3. Reconhecer a relação entre períodos históricos, atividades econômicas e fluxos de povoamento do território brasileiro por povos não indígenas.

4. Refletir sôbre a questão da territorialidade dos povos indígenas e quilombolas no Brasil.

Como proceder nas atividades

3. Caso os alunos apresentem dúvidas, sugira à turma a elaboração de painéis, em cartolinas, que relacionem imagens dos produtos mencionados aos períodos em que êles foram comercializados por meio da pesquisa iconográfica. Oriente a plotagem das informações sôbrecópias de mapas do Brasil.

4. Se os alunos tiverem dificuldades, sugira a êles uma pesquisa a respeito dos povos indígenas e quilombolas por meio do levantamento de dados a respeito da quantidade de terras demarcadas, das comunidades reconhecidas, dos municípios onde se localizam, das dificuldades enfrentadas por povos etcétera Por fim, proponha à turma o compartilhamento dos resultados.

Respostas das atividades

3. Questão b: Século dezessete – Expansão da pecuária e drogas do Sertão – Semiárido nordestino e Amazônia; questão c: Século dezoito – Avanço da pecuária e exploração de ouro e diamante – Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso; questão d: Século dezenove – Café – Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo; questão e: Séculos vinte e vinte e um – Industrialização e monoculturas (soja e outras) – Expansão da fronteira agrícola em direção às regiões Centro-Oeste e Norte.

4. A expansão da atividade mineradora em terras indígenas e quilombolas causa problemas ambientais como o desmatamento, a destruição do solo, além da contaminação da água. Aliado a isso, qualquer uso indevido dessas terras, pode prejudicar a vida dessas populações tradicionais, já que as terras demarcadas para essas populações são importantes para a preservação de seus modos de vida, hábitos e costumes, bem como a passagem dêsses às futuras gerações.

  1. Cite o meio de transporte mais utilizado atualmente para transportar cargas no país. Depois, explique de que maneira êsse meio de transporte teve participação na integração do território brasileiro a partir de meados do século vinte.
  2. Como se explica a diversidade cultural na população brasileira?
  3. Observe a imagem. Na sequência, responda às questões.
Fotografia. Vista aérea. Uma floresta em chamas. Há fogo e muita fumaça entre árvores. Ao fundo, área desmatada.
Área da floresta Amazônica, no município de Pôrto Velho, Rondônia, em 2020.
  1. O que a imagem está retratando?
  2. As formações vegetais brasileiras vêm passando por grandes transformações nos últimos séculos. Escreva quais são os principais fatores responsáveis por essas transformações.
  1. Leia as afirmativas a seguir sôbre Unidades de Conservação de Proteção Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Depois, responda à questão da página a seguir.
    1. Nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável, é permitido o uso direto e sustentável dos recursos naturais.
    2. Nas Unidades de Conservação de Proteção Integral, não é permitido o uso direto de recursos naturais.
    3. Nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável, não é permitido o uso direto e sustentável dos recursos naturais.
    4. Nas Unidades de Conservação de Proteção Integral, é permitido o uso direto de recursos naturais.
Respostas e comentários

5. Resposta: O transporte rodoviário é o meio de transporte mais utilizado para transportar cargas no Brasil. A partir de 1950, o govêrno brasileiro passou a priorizar a abertura de novas estradas como fórma de promover a integração entre as diversas áreas do território. Essa ação do govêrno também visava beneficiar o desenvolvimento da indústria automobilística no país.

6. Resposta: A diversidade cultural da população brasileira é o resultado da mistura dos hábitos e costumes dos povos indígenas que habitavam o país com os grupos imigrantes que chegaram ao território, tais como os europeus, africanos, asiáticos etcétera aspectos abrangem a língua, o jeito de falar, as religiões, as tradições, as comidas típicas, entre outros costumes transmitidos de geração em geração.

7. a) Resposta: A imagem retrata uma queimada na floresta Amazônica.

7. b) Os principais fatores que vêm causando transformações nas formações vegetais brasileiras são a intensificação do processo de urbanização e o aumento das áreas de lavouras e pastagens.

Objetivos das atividades

5. Identificar o modal mais utilizado no transporte de cargas em nosso país.

6. Identificar povos que contribuíram para a formação cultural do povo brasileiro.

7. Reconhecer os principais fatores responsáveis pêlas transformações nas formações vegetais brasileiras.

8. Diferenciar os principais tipos de Unidade de Conservação no Brasil.

Como proceder nas atividades

5. Caso os alunos tenham dúvidas, sugira a êles uma pesquisa sôbre as principais rodovias brasileiras em cada estado por meio do levantamento de dados como localização, data de construção, entre outros. Oriente a montagem de um painel com os resultados.

6. Caso os alunos apresentem dúvidas, utilize a alimentação como exemplo de herança cultural. Pergunte a êles quais são seus alimentos preferidos e faça uma lista na lousa. Juntos, identifiquem a origem dêsses alimentos: indígena, africana, europeia, asiática etcétera

7. Caso os alunos tenham dúvidas, leve para a sala de aula reportagens que abordem a destruição de formações vegetais do Brasil. Leiam-nas juntos e identifiquem os fatores responsáveis por essas situações.

8. No caso de dificuldades, sugira à turma uma pesquisa sôbre os dois tipos principais de Unidades de Conservação. Por fim, oriente a elaboração de painéis com as informações levantadas e as imagens correspondentes.

sôbre as Unidades de Conservação de Proteção Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável, é correto afirmar:

  1. somente as afirmativas um e dois estão corretas.
  2. somente as afirmativas três e quatro estão corretas.
  3. somente as afirmativas um e quatro estão corretas.
  4. nenhuma das afirmativas são verdadeiras.
  1. Corrija a afirmação incorreta sôbre a dinâmica demográfica brasileira, reescrevendo-a corretamente.
    1. A queda na taxa de crescimento natural vem diminuindo a quantidade de jovens na população total.
    2. A diminuição das taxas de mortalidade no país vem contribuindo para aumentar a participação de adultos no conjunto da população.
    3. A diminuição da expectativa de vida no país vem acarretando uma participação cada vez menor de idosos na população.
  2. Observe o mapa e responda às questões.

Regiões brasileiras do í bê gê É

Mapa. Regiões brasileiras do IBGE. Letra A. Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará e Tocantins. Letra B. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Letra C. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Letra D. Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Letra E. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 480 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 94.

  1. Identifique as regiões representadas pêlas letras A, B, C, D e E.
  2. Escreva o nome da região onde você mora.
  3. Escolha uma das regiões brasileiras e escreva uma característica econômica ou populacional dessa região.
Respostas e comentários

8. Resposta: a) Somente as afirmativas um e dois estão corretas.

9. Resposta: c) O aumento da expectativa de vida no país vem acarretando uma participação cada vez maior de idosos na população.

10. a) Resposta: A = Norte, B = Nordeste, C = Centro-Oeste, D = Sudeste e E = Sul.

10. b) Resposta pessoal. Verifique se o aluno identificou corretamente a região onde mora.

10. c) Resposta pessoal. Verifique se os alunos escrevem informações corretas a respeito da região escolhida.

Objetivos das atividades

9. Identificar as características da dinâmica demográfica brasileira.

10. Identificar as regiões brasileiras; identificar a região onde mora; reconhecer características das regiões brasileiras.

Como proceder nas atividades

9. Se houver dúvidas, apresente aos alunos o episódio 11: “O idoso no Brasil”, do podcast Direito Antenado, no qual êles terão acesso a várias informações sôbre o aumento da quantidade de idosos no país e os direitos dessa parte da população. Disponível em: https://oeds.link/x0k8bi. Acesso em: 16 maio 2022.

10. a) Em caso de dificuldades, disponibilize para os alunos cópias, em preto e branco, do mapa do Brasil dividido em regiões e oriente-os a identificar essas regiões por cores e a construir suas legendas e seus títulos.

10. b) Se os alunos tiverem dúvidas, disponibilize para êles cópias, em preto e branco, do mapa político das regiões do Brasil e oriente-os a identificar essas regiões com cores diferentes, destacando a região onde moram. Por fim, peça-lhes que construam a legenda e o título correspondentes.

10. c) Caso tenham dificuldades, organize a turma em cinco grupos e peça a cada um deles que pesquise informações de uma região brasileira. Solicite que façam um resumo dos dados pesquisados e o apresente aos colegas em um dia determinado pêla turma.