Projeto em ação

Repensando o uso da água

Bate-papo inicial

  1. Você já ouviu falar da necessidade de se economizar água? Em quais contextos a economia de água costuma ser citada?
  1. Em sua opinião, a preocupação em relação à economia de água deve ser de todas as pessoas, independentemente da área em que atuam? Justifique sua resposta.

C. Em sua opinião, há atividades ou profissionais que precisam ter mais cuidado com o desperdício de água? Cite alguns exemplos de atividades profissionais que, devido às características da função, utilizam a água como um recurso essencial.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ãna), o Brasil concentra aproximadamente 12% da água doce do planeta. Mas essa água não está distribuída igualmente por todo o seu território. Observe o mapa a seguir.

Disponibilidade de água no Brasil (2009)

Mapa. Disponibilidade de água no Brasil (2009). 
Disponibilidade de água (metros cúbicos per capita e por ano). 
Muito fraca (menos 500): nordeste da Bahia, sudeste da Paraíba e nordeste de Pernambuco. 
Fraca (de 500 para 1000): centro-sul do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, leste de Pernambuco, nordeste de Alagoas e faixa no centro de São Paulo. 
Média (de 1000 para 2000): leste da Bahia e nordeste de Minas Gerias. 
Normal (de 2000 para 10000): nordeste do Pará, centro-norte do Maranhão, noroeste do Ceará, leste de Alagoas, norte de Sergipe, centro-oeste de Pernambuco, oeste e sul da Bahia, norte e centro-sul de Minas Gerais, leste de Goiás, norte, oeste e leste de São Paulo, centro-sul do Espírito Santo, Rio de Janeiro, sul do Paraná, área no norte de Santa Catarina, leste e sudeste do Rio Grande do Sul. 
Forte (de 10000 para 100000): leste do Pará, noroeste, nordeste e sul do Maranhão, Piauí, Tocantins, leste de Goiás, sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sudoeste da Bahia, norte, leste e sudoeste de Minas Gerias, norte do Espírito Santo, sul de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
Muito forte (mais de 100000): oeste de Goiás, sudoeste de Tocantins, Mato Grosso, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, rosa dos ventos e a escala: 525 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , ; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades econômicas do território. segunda edição São Paulo: êduspi, 2009. página 76.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Qual é a informação que o mapa está apresentando?

Ícone 'Atividade oral'.

2. A disponibilidade de água é equilibrada em todo o território brasileiro?

Ícone 'Atividade oral'.

3. Localize o seu estado no mapa. Como é a disponibilidade de água no lugar onde você vive? Essa informação está de acôrdo com a sua realidade?

Respostas e comentários

1 a 3. Respostas nas orientações ao professor

Objetivos

  • Levar os alunos a se reconhecerem como sujeitos das questões ambientais, tanto em nível local quanto em nível global.
  • Mobilizar campanhas pêla conservação ambiental.
  • Promover atitudes voltadas para a conservação dos recursos hídricos.

  • Tempo estimado: entre 4 e 6 semanas.
  • Momentos para começar: página 48 – Unidade que trabalha o tema As regiões hidrográficas do Brasil; páginas 228 e 229 – O tema éreticências Mineração e meio ambiente: os desastres em Mariana e Brumadinho; páginas 256 e 257 – O tema éreticências A usina de Itaipu; páginas 270 e 271 – O tema éreticências O ecoturismo no Centro-Oeste.
  • Os conteúdos e as noções tratados nesta seção possibilitam a articulação com saberes de Ciências e Matemática. Durante a realização do projeto, sempre que julgar conveniente e necessário, convide os professores dêsses componentes curriculares para promoverem trabalhos em conjunto.
  • Reforce para os responsáveis pêla administração da escola que a participação da comunidade escolar em projetos estimula o engajamento dos alunos e ajuda na conscientização das causas ambientais.
  • O processo de avaliação deve ser contínuo, portanto, durante a atividade, promova momentos de pausas, reflexões e revisões sôbre o que já foi estudado.
  • As questões do Bate-papo inicial objetivam o levantamento de hipóteses, a exploração do conhecimento prévio e a verificação da opinião dos alunos a respeito do tema tratado.
  • Solicite aos alunos que anotem as respostas no caderno para, depois, comparar seus conhecimentos e opiniões iniciais com o que aprenderam ao final dêsse trabalho.

Respostas

Bate-papo inicial

a) Resposta pessoal. Provavelmente, os alunos afirmarão que já ouviram falar sôbre a necessidade de economizar água em situações cotidianas, como ao tomar banho, lavar carros, limpar quintais ou lavar louças. Eles também podem dizer que é comum ouvir falar da importância de revisão da parte hidráulica das moradias para evitar o desperdício, entre outras situações.

b) Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir sôbre o assunto e a avaliar os diferentes aspectos da questão antes de se posicionarem. Enfatize que economizar água é um dever de todo cidadão, porém há atividades que têm a água como recurso essencial para seu desenvolvimento e, por isso, é preciso ter uma estratégia adequada de economia e reaproveitamento dela.

c) Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir sôbre o assunto e, então, anote as respostas deles na lousa. Peça-lhes que anotem essa lista no caderno, pois ela será retomada posteriormente. A água é um recurso essencial para a agricultura, a indústria, as lavanderias, os pescadores, os bombeiros, as cozinheiras, os restaurantes, entre outras atividades.

Respostas – Questões relacionadas ao mapa

1. A disponibilidade de água per cápita no Brasil.

2. Não, há diferenças de acôrdo com os locais.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos identificam corretamente o estado onde moram e fazem a leitura adequada da legenda.

O Brasil concentra boa parte da água doce do planeta. Porém, nosso país sofre com o desabastecimento de alguns centros urbanos.

A escassez de água não é mais um problema exclusivo do semiárido nordestino. Ela atinge também as regiões Sul e Sudeste do Brasil. No semiárido nordestino, a falta de água acontece por causa de meses sem chuva, assim como pêla má gestão dos recursos hídricos e por interêssis políticos, que dificultam o acesso à água por grande parte da população. Já no Sul e no Sudeste do Brasil, o problema está relacionado basicamente à alta demanda, principalmente nos grandes centros urbanos, e à poluição dos rios, que torna a água imprópria para o abastecimento populacional.

Diversas campanhas e materiais informativos orientam sôbre a redução do consumo pessoal de água. No entanto, não é só em nossas casas que devemos nos preocupar com essa questão. Há outros lugares onde as pessoas podem refletir sôbre o uso adequado da água, pensando sôbre suas atitudes e revendo-as, se necessário. É o caso das atividades de trabalho.

Algumas profissões e/ou locais de trabalho, como agricultores, lavanderias de roupas, lava-rápido, pet shops, utilizam água para exercer essas tarefas. Nesses casos, pode-se refletir ainda mais a respeito das possibilidades de economizar êsse recurso. Que tal saber mais sôbre como profissionais procuram reduzir o consumo de água? Nesta atividade, vamos conversar com alguns deles e produzir um vídeo para divulgar a entrevista à turma.

1º passo

Planejamento

Definição dos entrevistados

Com o auxílio do professor, organizem-se em grupos de 3 a 4 alunos. Reflitam e conversem sôbre algumas profissões e/ou locais de trabalho que utilizam a água como um importante recurso no desenvolvimento de suas atividades. Podem ser profissões da área urbana ou da área rural, do comércio, da indústria, prestadores de serviço, entre outras.

De acôrdo com critérios estabelecidos pêla turma, selecionem alguns dos itens mencionados, de modo que cada grupo seja responsável por pesquisar sôbre uma das profissões e/ou locais de trabalho.

Respostas e comentários
  • Oriente os grupos a identificar entre três e cinco profissões e/ou locais de trabalho para os quais a utilização da água é importante. êles podem mencionar profissões que conheçam, como dentista, médico, professor, agricultor, zelador de escola etc. Anote as sugestões de cada grupo na lousa para facilitar a visualização das opções levantadas.
  • Caso julgue conveniente, verifique o interêsse de cada grupo e distribua os itens entre êles. Se houver interêsse de mais de um grupo no mesmo item e os envolvidos estiverem de acôrdo, faça um sorteio. Outra sugestão é utilizar o sorteio para definir os itens de cada grupo no comêço da atividade, a fim de evitar possíveis confusões.

Pesquisa

Antes de conversar com o profissional, é importante coletar o máximo de informações relacionadas ao tema. Isso ajudará na formulação das perguntas e facilitará o entendimento das respostas. Portanto, cada grupo deverá pesquisar sôbre a profissão ou o local de trabalho onde vai realizar a entrevista, verificar a importância da água e como ela é utilizada na atividade selecionada.

Organização

Para desenvolver essa entrevista, é preciso pensar em algumas etapas que devem ser seguidas. Portanto, reúnam os grupos, conversem e decidam sôbre as questões apresentadas na próxima página.

  • Onde vocês podem encontrar o profissional que estão procurando?
  • êsse profissional tem disponibilidade para atendê-los?
  • O que vocês vão perguntar a êle?
  • Quando vocês pretendem ir? Todos do grupo poderão estar presentes nesse dia?
  • Como vocês chegarão até lá?
  • Como será a divisão de tarefas na equipe?
  • A pessoa entrevistada autoriza que a entrevista seja filmada e, depois, apresentada na sala de aula?

2º passo

Execução

Entrevista

Em grupo, vocês devem elaborar um roteiro de questões que serão feitas ao entrevistado. É importante saber:

  • o nome do entrevistado e sua idade;
  • o nome do lugar onde êle trabalha, há quanto tempo trabalha lá, quais atividades desenvolve;
  • como a água é utilizada e sua importância para o desenvolvimento das atividades;
  • as estratégias utilizadas para economizar água e o impacto dessas ações na economia de água.
Respostas e comentários
  • Oriente os alunos nas pesquisas e no desenvolvimento do trabalho. É importante que as informações sejam coletadas em fontes confiáveis, independentemente do meio utilizado (internet, livros, jornais, revistas, entre outros).
  • Explique-lhes que, para realizar esta atividade, é necessário que conversem com os pais e/ou responsáveis para que êles os auxiliem na identificação e no contato com o profissional que vai atendê-los, evitando que se exponham a riscos desnecessários conversando com estranhos.
  • Auxilie os alunos na elaboração do roteiro proposto na entrevista. Aproveite êsse momento e desenvolva com eles noções introdutórias de pesquisa em entrevista. Nesse caso, eles poderão organizar o processo da pesquisa desde o seu início, seguindo estes passos: definição do objetivo de pesquisa com base no tema a ser pesquisado; escolha do público a ser entrevistado; definição do método da pesquisa, quantitativa ou qualitativa; produção do roteiro de perguntas; escolha do recurso para a gravação ou anotação da entrevista; realização da entrevista. Na sequência, eles deverão analisar as informações coletadas na entrevista.
  • Peça aos alunos que anotem no caderno a ordem das perguntas que serão feitas ao entrevistado. Sugira à turma alguns questionamentos, como: “Nas etapas de produção que utilizam água, o que fazem com a água descartada?”; “Vocês coletam água da chuva para utilizar em algum trabalho?”; “Os equipamentos são adequados para evitar o desperdício?”; “Já houve troca de equipamento visando à redução do consumo de água?”; “No dia a dia da empresa, há campanhas para que os funcionários economizem água?”.
  • Caso o entrevistado ou o local onde êle trabalha não preze por práticas de economia de água, converse com os alunos sôbre o que poderia ser desenvolvido para que isso ocorresse e, depois, peça-lhes que apresentem ao entrevistado ou à empresa em questão uma sugestão de uso consciente da água.

Filmagem

O grupo deve escolher um dispositivo para realizar a filmagem. êsse dispositivo (smartphone, computador etcéteraponto) também deve possibilitar a captura de áudio para gravação da entrevista. Escolham um local onde a iluminação seja adequada e no qual não tenha ruídos que possam atrapalhar a gravação do vídeo.

Divulgação

Depois que os vídeos estiverem finalizados, o professor definirá uma data para que sejam apresentados para toda a turma. Antes de cada exibição, os grupos poderão organizar uma breve apresentação com os dados que levantaram na pesquisa prévia e relatar se as suas impressões se confirmaram ou não péla entrevista. Depois, com o professor, organizem uma tabela como a apresentada a seguir e busquem preenchê-la com as informações apresentadas nos vídeos a fim de reunir todas as informações coletadas em um único documento.

Ícone Modelo.

Profissional

Local de trabalho

Importância do uso da água para a atividade

Práticas de economia

Alta

Média

Baixa

3º passo

Avaliação

Para avaliar o processo de desenvolvimento do projeto, conversem sôbre os pontos positivos e negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas. Você poderá registrar sua avaliação em uma folha de papel e entregá-la ao professor. Os questionamentos a seguir podem orientar essa discussão.

  • Durante o desenvolvimento do projeto, eu me dediquei e me envolvi adequadamente em todas as etapas da atividade?
  • Como foi a minha postura ao trabalhar em grupo? Respeitei a opinião dos colegas, cumpri os prazos e colaborei na realização das atividades?
  • O que aprendi durante o desenvolvimento dessa atividade? Essas informações são importantes para o meu dia a dia? Como?
  • Após a realização da atividade, meus conhecimentos e minha opinião sôbre êsse assunto mudaram?

Lembre-se de que os conhecimentos adquiridos por meio das atividades desenvolvidas devem acompanhá-los em todos os lugares, sendo compartilhados com outras pessoas do seu convívio.

Respostas e comentários
  • Oriente os alunos quanto aos diferentes recursos viáveis para apresentar os resultados dessa pesquisa para toda a turma. êles podem elaborar exibições digitais, utilizar imagens para ilustrar o que está sendo mostrado, produzir um texto tendo como base a transcrição da entrevista, criar um cartaz, entre outros.
  • Antes da apresentação oficial, combine com os grupos uma reunião de orientação em que eles possam tirar dúvidas e, se necessário, mostrar o material produzido. O objetivo dêsse encontro é fazer com que êles se preparem para a apresentação, corrigindo possíveis erros e aperfeiçoando a habilidade de falar em público.
  • Providencie os recursos necessários para que os vídeos sejam reproduzidos adequadamente e para toda a turma, como uma sala de projeção com dêvedê, computadores etcétera Defina com a turma, antecipadamente, o formato adequado para a exibição dos vídeos, como em cedê, em pen drive, algum site de hospedagem e compartilhamento de vídeos, entre outros.
  • Com relação à avaliação, oriente os alunos a discutir sôbre os pontos positivos e os negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas por êles e as soluções adotadas.
  • Incentive-os a pensar em suas opiniões e hábitos antes e depois da realização do trabalho e a dizer o que mudou.
  • Sintetize com êles e, se possível, também com os professores das disciplinas que participaram dos trabalhos articulados (Ciências e Matemática), os objetivos atingidos por meio do trabalho e destaque a importância da reflexão sôbre as atitudes cotidianas com relação ao meio ambiente.