O que eu já sei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Analise o mapa e responda às questões propostas.
Pontos extremos do Brasil
Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016. página 91.
- Quais países da América do Sul têm fronteiras com o Brasil?
- Quais países da América do Sul não fazem fronteira com o Brasil?
- O Brasil é um país extenso, com limites terrestres e marítimos. Explique cada um deles.
- O Brasil pode ser considerado um país de dimensões continentais? Por quê?
2. Reescreva as frases a seguir em uma folha de papel avulsa completando-as corretamente com as palavras destacadas a seguir.
• nação • limite • Estado • fronteira • soberania
- ■: faixa de terra que se estende ao longo dos limites de um país.
- ■: poder de controlar e fiscalizar o território de um país, exercido por um conjunto de instituições.
- ■: indica onde termina o território de um país, geralmente estabelecido por meio de acôrdos e tratados.
- ■: povo com aspectos culturais herdados de um passado histórico comum, como a língua, os costumes e o modo de vida.
- ■: nação com território e govêrno soberano.
- sôbre os aspectos físicos do Brasil, leia as frases e depois, copie-as em uma folha avulsa escrevendo: (R) para ; ( relêvoV) para vegetação; (C) para clima; ou (H) para hidrografia.
- A maior parte do território brasileiro apresenta temperaturas elevadas e chuvas regulares, exceto na região mais sêca do semiárido nordestino.
- O território brasileiro apresenta altitudes relativamente baixas, com predomínio de planaltos, planícies e depressões.
- O território brasileiro se destaca pêla grande quantidade de rios, cujas águas são aproveitadas para geração de energia, como meios de transporte e também para o abastecimento da população.
- O Brasil está entre os países de maior biodiversidade do mundo, com fauna e flora de diferentes ecossistemas, como florestas, matas, cerrados, campos, entre outras formações vegetais.
- “O Brasil é uma país bastante populoso, porém pouco povoado.” De acôrdo com os seus conhecimentos, escreva um texto explicando essa afirmação.
- O que explica a grande diversidade cultural da população brasileira? Explique sua resposta com base na formação histórica de nosso povo.
- Podemos afirmar que o campo depende da cidade e a cidade também depende do campo. sôbre a interdependência entre espaços, destaque um exemplo que mostre:
- como a cidade depende do campo.
- como o campo depende da cidade.
- De que maneira os avanços tecnológicos para a modernização do espaço rural? Elabore sua resposta utilizando as palavras a seguir.
produtividade • terras • tecnologia máquinas • agrícolas • rebanhos • plantações
- sôbre o espaço agrário brasileiro, leia as frases , depois copie-as em uma folha avulsa escrevendo (T) para a agropecuária tradicional ou (M) para a agropecuária moderna.
- Uso de técnicas avançadas de produção, como maquinários para realização do plantio e da colheita.
- Praticada geralmente em pequenas propriedades, os chamados minifúndios, com produção voltada para o sustento da família.
- Produção realizada com técnicas rudimentares, como arados puxados por animais.
- Produção em grande escala e com elevada produtividade.
- Produção em pequena escala e geralmente baseada na utilização de mão de obra familiar.
- Produção voltada para o abastecimento das indústrias e do mercado externo (exportação).
- Realizada em grandes propriedades rurais, os chamados latifúndios.
- Analise as fotos a seguir.
Essas fotos retratam as desigualdades sociais e econômicas de nosso país? Justifique sua resposta.
10. Cite três exemplos de problemas urbanos que afetam, principalmente as grandes cidades.
- Copie em uma folha avulsa de papel a alternativa que indica corretamente o nome das cinco regiões do Brasil de acôrdo com a classificação do IBGE.
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- – Nordeste, dois – Norte, três – Centro-Oeste, quatro – Sul, cinco – Sudeste.
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- – Nordeste, dois – Centro-Oeste, três – Norte, quatro – Sul, cinco – Sudeste.
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- – Centro-Oeste, dois – Nordeste, três – Norte, quatro – Sudeste, cinco – Sul.
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- – Norte, dois - Nordeste, três – Centro-Oeste, quatro – Sudeste, cinco – Sul.
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Divisão regional do Brasil
Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 94.
- As frases a seguir descrevem características de cada uma das cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Identifique a qual região cada uma dessas frases se refere.
- Região mais industrializada e urbanizada do país.
- Recebeu grande número de imigrantes, principalmente italianos e alemães.
- Marcada pêlo domínio do clima equatorial quente e chuvoso e também pêla presença da floresta Amazônica.
- O povoamento dessa região foi impulsionado pêla abertura de estradas e pêla construção de Brasília, a capital federal, inaugurada em 1960.
- Região mais populosa do país, onde estão localizadas as maiores cidades brasileiras.
- Grandes diferenças naturais caracterizam essa região, que apresenta quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.
- Região menos povoada do país, se destaca pêla maior concentração de populações indígenas.
- Destaca-se pêla vegetação do Cerrado e também pêla vasta planície pantaneira.
- É a região menos extensa do país e marcada pêlo clima subtropical.
- Região marcada por clima semiárido e ocorrência de , apresenta grande potencial econômico. sêcas