UNIDADE 1 As paisagens e o espaço geográfico

Fotografia. Uma vasta mina com solo sendo escavado por tratores. Há caminhões trafegando. Ao fundo, uma floresta.
Mina de extração de ouro na Indonésia, em 2022.

Tanto a natureza quanto a ação humana podem transformar as paisagens da Terra com o passar dos anos.

Ao longo de milhões de anos, fenômenos naturais, como chuvas, ventos, erosões e até mesmo terremotos ou erupções vulcânicas, modificam a superfície do planeta modelando suas paisagens.

Por meio do trabalho e das técnicas desenvolvidas, as sociedades humanas também modificam as paisagens e constroem o espaço geográfico. Um exemplo de transformação está retratado na foto apresentada na página anterior, que mostra uma enorme área de mineração de ouro, na Indonésia.

Iniciando a conversa

  1. Como a sociedade humana e a natureza estão representadas nessa foto?
  2. Em sua opinião, quem é responsável pêlas transformações nas paisagens da Terra?
  3. O ser humano tem ocupado e transformado cada vez mais o planeta. Você percebe alguma transformação no espaço geográfico próximo ao lugar onde vive?

Agora vamos estudar...

  • a variedade de paisagens na superfície terrestre;
  • a natureza e a sociedade transformando as paisagens;
  • a ação humana na transformação das paisagens terrestres e na construção do espaço geográfico;
  • os povos, seus territórios e suas culturas;
  • o crescimento da população mundial e os movimentos migratórios.

CAPÍTULO 1 As paisagens da Terra

As diferentes paisagens do mundo apresentam características próprias, distinguindo-se umas das outras conforme a combinação de diferentes elementos, naturais ou culturais.

Os elementos naturais são aqueles que se originam de processos e fenômenos da natureza, como a vegetação, o clima, o relêvo e o solo, enquanto os elementos culturais são aqueles produzidos pêla ação humana, por exemplo, as cidades, as indústrias, as plantações e as estradas.

O conjunto de elementos de um lugar, perceptíveis em sua paisagem, proporciona-lhe uma identidade. Em geral, essa identidade está expressa nos elementos que se destacam na paisagem, tais como uma fórma de relêvo ou a arquitetura de certas construções e monumentos históricos.

Observe as fotos a seguir e verifique as características das paisagens retratadas em cada uma delas.

Fotografia A. Pessoas caminhando por um deserto em camelos. Há um cavalo entre elas. Ao fundo, há três grandes pirâmides e três menores em frente.
Paisagem das grandes pirâmides Miquerinos, Quefrén e Quéops, localizadas em Gizé, Egito, em 2020.
Fotografia B. Vista aérea. O Cristo Redentor no alto de um morro rochoso coberto por vegetação. Há construções com escadas e tendas próximo a estátua. Ao fundo, vista da cidade com muitos prédios, praias e morros.
Paisagem do morro do Corcovado, com destaque ao Cristo Redentor, localizado na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado, em 2019.
Fotografia C. Morro com fileiras de arbustos e árvores. Ao fundo há mais morros e mata em frente a um lago.
Paisagem de uma área rural localizada em , Coreia do Sul, em 2021.

Questão 1.

Qual elemento mais se destaca em cada uma dessas paisagens?

Ícone 'Em grupo'.

Questão 2.

Dê exemplos de paisagens do lugar onde você mora em que os elementos naturais ou culturais predominam. Qual elemento caracteriza essas paisagens?

A curiosidade nos ajuda a entender melhor o mundo. Explore-a analisando com mais atenção as paisagens do lugar onde você vive.

Alguns elementos ou a combinação deles nos permitem reconhecer facilmente algumas paisagens, como as grandes pirâmides do Egito, mostrada na foto A. Da mesma fórma, também podemos reconhecer prontamente a paisagem da cidade do Rio de Janeiro, que tem como um de seus principais símbolos a famosa estátua do Cristo Redentor, retratada na foto B.

Entretanto, a identidade de um lugar nem sempre é facilmente identificada peloselementos perceptíveis em sua paisagem, pois êles são comuns em muitos outros lugares. Por exemplo, ao observarmos a paisagem da área rural na foto C, dificilmente podemos saber com exatidão de que local se trata, pois não existem elementos específicos que o identifique.

A superfície terrestre

As paisagens que observamos nas páginas anteriores estão localizadas em determinados pontos da imensa superfície do nosso planeta, que se estende por cêrca de 510 milhões de quilômetros quadrados (quilômetros), compostos por seis continentes e milhares de ilhas em meio aos oceanos e mares.

Os continentes e as ilhas oceânicas formam as terras emersas, ou seja, as partes da superfície terrestre que não estão encobertas pêlas águas oceânicas. Os continentes são formados por grandes porções de terra, que recebem as seguintes denominações: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida.

Os oceanos e mares são formados por extensas porções de água salgada. Nomeamos cinco oceanos na Terra: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.

A superfície terrestre é dividida em hemisfério Norte e hemisfério Sul, a partir da linha do Equador; e em hemisfério Ocidental e hemisfério Oriental, a partir do meridiano de Greenwich.

Observe o planisfério a seguir.

Superfície terrestre: continentes e oceanos

Mapa. Superfície terrestre: continentes e oceanos. No oeste, a América, no centro, África, ao norte, a Europa; no nordeste, a Ásia e no sudoeste, a Oceania. Na porção sul, a Antártida. No oeste da América, o Oceano Pacífico, entre a América e a África e a Europa, o Oceano Atlântico, ao sul da Ásia, o Oceano Índico. Ao norte da Antártida, o Oceano Glacial Antártico. Ao centro do mapa, na horizontal, a Linha do Equador com Latitude 0 grau. Uma seta indica que a porção acima dessa linha representa o Hemisfério Norte, outra seta indica que a porção abaixo da linha do Equador representa o Hemisfério Sul. Ao centro, na vertical, o Meridiano de Greenwich com longitude 0 grau, a porção esquerda é indicada como: Hemisfério Ocidental, a porção direita, indicada como: Hemisfério Oriental. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2595 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 34.

  1. O território brasileiro está totalmente localizado no hemisfério Ocidental ou Oriental?
  2. Em relação à linha do Equador, a maior parte do território brasileiro está localizada no hemisfério Sul?

A dinâmica natural e as paisagens

Ao longo de sua história geológica, iniciada há cêrca de 4,5 bilhões de anos, o planeta Terra passou por grandes transformações que provocaram mudanças significativas nas paisagens de sua superfície. Em certos períodos dessa história, o planeta se aqueceu ficando com temperaturas escaldantes. Em outras épocas, as temperaturas ficaram baixíssimas e imensas calotas de gêlo cobriram sua superfície.

dêsse modo, as paisagens terrestres foram se modificando. Extensas florestas surgiram, enquanto outras cederam lugar a grandes desertos. O nível do oceano também oscilou, ora cobrindo grande parte das terras emersas, ora recuando e aumentando a superfície dos continentes.

A vida no planeta também sofreu alterações significativas. Muitas espécies surgiram, se desenvolveram, se deslocaram e se adaptaram às condições ambientais, como os primeiros ancestrais do ser humano, que surgiram há aproximadamente 2 milhões de anos. Outras espécies, no entanto, sucumbiram à ocorrência de eventos como grandes glaciaçõesglossário ou cataclismosglossário , como intensas atividades vulcânicas ou queda de asteroides na superfície do planeta. Para muitos estudiosos, a extinção dos dinossauros ocorreu entre 65 e 70 milhões de anos atrás e teria sido provocada por um dêsses cataclismos. Veja a imagem a seguir.

Ilustração. Dinossauros de diferentes espécies, reunidos nas margens de um rio. Alguns são altos e magros, outros são baixos e troncudos com presas grossas. Há animais semelhante a ratos próximo a um ninho com ovos e outro semelhante a um crocodilo. Ao redor há muitas árvores e ao fundo, montanhas.
Reconstituição de uma paisagem que teria existido há cêrca de 150 milhões de anos, quando os dinossauros viviam na Terra.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

A dinâmica interna e externa transformando as paisagens

Nos últimos milhões de anos, a Terra não foi atingida por cataclismos. As mudanças nas condições naturais registradas nesse período foram poucas e não impediram que a vida continuasse a existir na Terra, até mesmo durante as glaciações. dêsse modo, o ambiente permaneceu com características muito semelhantes às que apresenta atualmente.

Mesmo que as condições naturais da Terra tenham se alterado muito pouco, as paisagens terrestres continuaram sendo transformadas pêla ação de fenômenos e processos naturais que ocorrem no interior e na superfície do planeta, chamados, respectivamente, de dinâmica interna e dinâmica externa.

Dinâmica interna e as paisagens

Fenômenos geológicos, como o vulcanismo e o tectonismo, fazem parte da dinâmica interna do planeta e atuam continuamente na modelagem do relêvo terrestre. As erupções vulcânicas, por exemplo, criam novas fórmas de relêvo, como planaltos ondulados e ilhas oceânicas. Já os movimentos tectônicos são responsáveis pêla formação das grandes cadeias de montanhas.

Fotografia. Um vulcão em erupção. Há lava escorrendo e espirrando de sua borda e espalhadas ao redor.
Erupção do vulcão Etna, na Sicília, Itália, em 2019.

Dinâmica externa e as paisagens

As paisagens também são modeladas pêla ação isolada ou conjunta de elementos como o vento e a água das chuvas e do mar. Ao longo dos anos, o movimento constante das ondas do mar sôbre a superfície litorânea causa a chamada erosão marinha. processo, a água do mar, combinada com outros fatores como o vento, desgasta as rochas, dando origem às falésias, que são grandes paredões íngremes de rochas à beira-mar. Veja a paisagem retratada na foto a seguir.

Fotografia. Falésia, formação rochosa de base reta e topo plano, coberta por vegetação, em frente ao mar.
Formação de falésias no município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, em 2019. paredões de rochas são constantemente desgastados pêla ação das águas do mar que carregam seus sedimentos.

Outras formações rochosas, como as encontradas principalmente em áreas desérticas, foram esculpidas pêla fôrça dos ventos ao longo de milhões de anos. A ação constante dos ventos também provoca o deslocamento das dunas, alterando as paisagens das regiões desérticas e litorâneas. agentes (ondas do mar, ventos, águas das chuvas, entre outros) fazem parte da dinâmica externa do planeta e também atuam na modelagem do relêvo e na transformação das paisagens.

Além da dinâmica natural, é importante destacar que as sociedades humanas atuam constantemente na transformação das paisagens terrestres, como veremos nas páginas seguintes. Essas transformações ocorrem, por exemplo, por meio da construção de cidades, abertura de estradas, expansão das áreas de lavouras e pastagens, instalação de usinas hidrelétricas no curso dos rios etcétera

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O que diferencia os elementos naturais dos elementos culturais em uma paisagem? Dê exemplos.
  2. De acôrdo com o que você estudou, explique por que existem paisagens tão diversas na superfície terrestre.
  3. Escreva um exemplo de como a dinâmica natural modificou a paisagem terrestre ao longo do tempo geológico.
  4. Escreva dois exemplos de fenômenos naturais que modificam as paisagens e explique de que fórma êles atuam nessa transformação.
  5. Podemos dizer que as atuais alterações das paisagens são cataclismos? Justifique sua resposta.
  6. Todas as transformações que a natureza produz nas paisagens revelam que a dinâmica natural do planeta tem ritmos diferentes. Assim, enquanto alguns fenômenos naturais transformam as paisagens de maneira bastante rápida, outras transformações se processam muito lentamente. Com base nisso, responda às questões.
    1. Uma erupção vulcânica pode transformar rapidamente ou lentamente uma paisagem? Por quê?
    2. O desgaste do relêvo pêla ação dos ventos transforma rapidamente ou lentamente uma paisagem? Por quê?

Aprofundando os conhecimentos

7. Transcreva as informações seguintes no caderno e complete-as corretamente indicando a localização dos continentes de acôrdo com os hemisférios terrestres.

Continente

Hemisfério terrestre

América

Hemisfério Ocidental, Norte e Sul.

Europa

África

Ásia

Oceania

Antártida

8. Observe a foto e responda às questões a seguir.

Fotografia. Taj Mahal, construção ampla com uma grande cúpula no topo ao centro e torres finas ao redor. Em frente a uma piscina retangular com fileiras de árvores e pessoas entre elas.
Na foto de 2022, monumento denominado Taj Mahal construído para abrigar o corpo da rainha , em Agra, norte da Índia.
  1. Identifique qual elemento dá identidade à paisagem mostrada.
  2. Pesquise em livros, revistas e na internet outra paisagem que apresente uma identidade única. Apresente sua pesquisa para os colegas da sala de aula.

9. Leia o provérbio e observe a foto a seguir.

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

Origem popular.

Fotografia. Praia com uma formação rochosa com um furo ao centro. Ao fundo, o mar.
Pedra Furada, no Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará, em 2020.
  1. Qual fenômeno natural está atuando na transformação do relêvo mostrado na foto?
  2. De que maneira êsse fenômeno atua na transformação da paisagem?

Glossário

Cataclismo
: na Geologia, êsse têrmu significa qualquer transformação brusca e de grande amplitude na crosta terrestre.
Voltar para o texto
Glaciação
: fenômeno climático em que grandes extensões de gêlo cobriram a superfície da Terra.
Voltar para o texto