CAPÍTULO 3 Culturas, povos e territórios

Os povos com as mais variadas culturas vivem espalhados pelos territórios dos países. O que melhor caracteriza e identifica os diferentes grupos humanos são os aspectos culturais herdados de um passado histórico comum de cada grupo, como a religião, a língua, os costumes, as vestimentas, as tradições e o modo de vida.

Entre aspectos, a religião e a língua são os que certamente mais se destacam e identificam cada povo. Por meio da língua, os indivíduos transmitem suas ideias e seus pensamentos, expressam suas crenças e fortalecem as relações e a união entre os membros do grupo. No mundo todo, fala-se um grande número de línguas e dialetosglossário . Observe o mapa a seguir que mostra as principais línguas faladas no mundo.

Principais línguas praticadas no mundo (2019)

Mapa. Principais línguas praticadas no mundo (2019). Espanhol: México, América Central, Argentina, países no oeste da América do Sul e Espanha. Inglês: Estados Unidos, Guiana, Reino Unido, países no centro e sul da África, Índia, Austrália e Nova Zelândia. Francês: França, Canadá, países no norte e centro da África. Hindi: Índia. Russo: Rússia e Belarus. Árabe: Egito e países no norte da África e no sudoeste da Ásia. Português: Brasil, Portugal, Angola e Moçambique. Mandarin: China. Japonês: Japão. Bengali: Bangladesh. Outras línguas: diversos países da Europa, Ásia e África No canto superior direito, a rosa dos ventos, e na parte inferior, a escala: 2070 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico do espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 60.

Questão 1.

Observe o mapa e identifique algumas das principais línguas mais faladas em cada continente.

As línguas no mundo

A abrangência de uma língua é avaliada por sua difusão geográfica e pêlo número de pessoas que a utilizam habitualmente, pessoas essas chamadas locutores. Assim, o inglês, o espanhol, o árabe, o português e o francês são línguas internacionais, praticadas em vários países, enquanto o mandarim (falado na China), o russo (falado na Rússia) e o hindi (falado na Índia) são falados apenas em sua própria região.

Quando consideramos apenas os falantes que adotam a língua materna, o mandarim é a língua mais falada no mundo. Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas fala chinês (mandarim). Quando nos referimos à segunda língua, o espanhol, seguido do inglês, são as mais adotadas.

O gráfico seguinte apresenta as dez línguas mais faladas no mundo (em percentual de falantes). No texto das figuras, como se escreve “bom dia” em cada idioma.

As dez línguas mais faladas do mundo (2022)

Gráfico. As dez línguas mais faladas do mundo (2022). Porcentagem da população mundial para falantes de 'primeira língua'. Mandarim: 12,3 por cento – Zăoshang hăo. Espanhol: 6 por cento – Buenos días. Inglês: 5,1 por cento – Good morning. Árabe: 5,1 por cento – sabah alkhayr. Hindi: 3,5 por cento – suprabhaat. Bengali: 3,3 por cento – Śubha sakāla. Português: 3 por cento – Bom dia. Russo: 2,1 por cento – Dobroye utro. Japonês: 1,7 por cento – Ohayō. Punjabi: 1,3 por cento – Śubha savērē. O gráfico é composto por pictogramas de pessoas em diferentes cores.

Fonte de pesquisa: CENTRAL Intelligence Agency. The world factbook. Disponível em: https://oeds.link/w5lZ6M. Acesso em: 13 julho 2022.

Atualmente, várias línguas estão sendo extintas. Uma língua é considerada extinta quando o grupo que a possuía como língua materna não se lembra mais dela, ou se lembra apenas de poucas palavras, e quando ela não possui registros que possibilitem seus estudos.

Faça uma pesquisa na internet sôbre as línguas existentes no Brasil que se encontram ameaçadas de extinção.

A religião é outro aspecto que também caracteriza a identidade cultural dos povos. Por meio das práticas religiosas, grande parte das pessoas manifesta muitos de seus costumes e tradições.

No mundo, existe um grande número de religiões, e as que apresentam maior número de seguidores são o cristianismo (dividido em três vertentes principais: católica, ortodoxa e protestante), o islamismo, o judaísmo, o hinduísmo e o budismo.

O quadro mostra o número de adeptos das religiões mais praticadas no mundo. Veja também o mapa a seguir que mostra as religiões mais praticadas no mundo.

Religiões mais praticadas no mundo − em milhões de pessoas (2020)

Cristianismo

Islamismo

Hinduísmo

Budismo

2.411

1.930

1.178

511

Fonte de pesquisa: CENTRAL Intelligence Agency. The world factbook. Disponível em: https://oeds.link/w5lZ6M. Acesso em: 13 julho 2022.

Principais religiões praticadas no mundo (2016)

Mapa. Principais religiões praticadas no mundo (2016). Catolicismo ortodoxo: norte da Ásia, áreas pequenas no nordeste e leste da África. Budismo: sudeste da Ásia. Islamismo: sul e sudoeste da Ásia, centro, norte e leste da África. Hinduísmo: sul da Ásia. Protestantismo: centro e norte da América do Norte, sul da África e Austrália. Religiões animistas: centro e sul da África, áreas dispersas na América do Sul, norte e leste da Indonésia e Papua Nova-Guiné. Catolicismo romano: áreas dispersas na Europa, América do Sul, México e América Central. Judaísmo: pequena área no sudoeste da Ásia. Xintoísmo: norte da Ásia, centro e sul da África, leste e oeste da América do Norte, e costa da Austrália. Confucionismo: leste da Ásia. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2085 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: FTD, 2016. página 187.

Questão 2.

Quais são as religiões predominantes no continente europeu? E no Norte da África?

Questão 3.

Quais são as religiões mais praticadas no continente americano?

Povos e territórios

Os povos das mais diferentes culturas que existem em nosso planeta, como estudamos nas páginas anteriores, ocupam territórios dos diversos países da superfície terrestre. Observe a seguir o planisfério que mostra os limites que separam os territórios dêsses países.

Planisfério político (2018)

Mapa. Planisfério político (2018). Na porção oeste, Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Argentina. Na porção central, Reino Unido e França na Europa. Argélia, Egito, República Democrática do Congo, África do Sul na África. Na Ásia, Rússia, Irã, China, Índia, Japão e Indonésia. Na Oceania, Austrália. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 1990 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Como se pode observar, as linhas traçadas nesse mapa indicam os limites que separam os territórios de cada país, ou seja, os limites marcam os locais onde termina o território de um país e começa o de outro.

O território de um país, também chamado território nacional, abrange a porção do espaço geográfico sôbre a qual um Estado, com suas leis, governos e instituições políticas e sociais, exerce soberania, ou seja, tem autoridade com poder para ocupar, controlar e organizar êsse espaço de acôrdo com suas necessidades e seus interêssis.

Os territórios e seus limites

Os limites entre países são representados por linhas imaginárias traçadas na superfície. Essas linhas são demarcadas, geralmente, sôbre elementos naturais, como montanhas, rios e lagos, ou, ainda, a partir de marcos ou balizas construídos no terreno. Em geral, acôrdos entre os países fronteiriços estabelecem esses limites. Quando algum país desrespeita acôrdos isso pode levar a crises políticas e até a conflitos armados.

Território, nação, Estado e país

Os povos que constituem uma nação são aqueles que apresentam uma identidade histórico-cultural, ou seja, que se mantêm ligados por uma cultura comum (língua, religião, costumes e tradições) e que ocupam um determinado território. Como exemplo, podemos citar a nação brasileira, a nação argentina, a nação francesa, a nação japonesa etcétera

Quando uma nação se organiza politicamente por meio de um conjunto de instituições que exercem o contrôle e a soberania sôbre o território em que vive, sendo reconhecido internacionalmente pelos demais países, temos a formação de um Estado, também denominado Estado-nação. Dessa fórma, a área geográfica do território controlado por um Estado, que se estende até seus limites e fronteiras, também pode ser chamada país. Observe o esquema a seguir.

Esquema. POVO mais CULTURA mais TERRITÓRIO igual NAÇÃO. NAÇÃO mais GOVERNO igual ESTADO-NAÇÃO, seta para País e Estado.

Povos sem territórios

Muitos povos não dispõem da soberania sôbre o território em que vivem. Embora sejam considerados nações, pêlo fato de apresentarem uma identidade histórico-cultural comum, com língua, religião, costumes e tradições que os diferenciam de outros povos, êles vivem em territórios controlados por outros povos.

Isso ocorre, por exemplo, em nosso país, onde as nações indígenas vivem em áreas controladas pêlo govêrno brasileiro. Outros povos também se encontram nessa situação, como é o caso dos curdos, que vivem espalhados pêlo território de vários países do Oriente Médio; dos bascos, na Espanha e na França; dos chechenos, na Rússia; e dos palestinos, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Por conta dessa situação, muitos povos têm lutado para conquistar a independência política dos territórios em que vivem, fato que tem sido a causa de conflitos em várias regiões.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique como se caracteriza um território nacional.
  2. Qual aspecto melhor caracteriza e identifica os diferentes povos?
  3. Muitas nações constituem minorias nacionais, pois habitam territórios controlados por outros povos, como é o caso dos curdos e dos bascos. Além da identidade cultural, que outro aspecto é necessário para as nações constituírem um Estado soberano?
  4. Qual é a principal causa que tem desencadeado conflitos separatistas no mundo?

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia a afirmação a seguir e responda às questões propostas.

     “O território é apenas o corpo de uma nação: o povo que o habita é a sua alma, o seu espírito, a sua vida.”

Djeimes A. gárfild. O livro das citações e frases célebres para todas as ocasiões. Rio de Janeiro: Ediouro. página 162.

  1. O texto anterior apresenta três palavras-chave estudadas no decorrer dêste capítulo. Identifique-as e escreva-as no caderno.
  2. Com base no que você estudou, diferencie nação, Estado e país.

6. Observe a tira a seguir e responda às questões propostas.

Tirinha em preto e branco. Hagar, homem gordo de cabelos curtos, barba e túnica caminhando, e Eddie, homem magro de chapéu, túnica. Há um exército atrás deles. Todos carregam escudos. Eles cruzam uma linha tracejada, Eddie diz: ENFIM EM CASA! Do outro lado da linha há uma placa com a inscrição: você está aqui com uma seta indicando um X na Noruega.

bráun, . Hagar o horrível. O melhor de Agás. Pôrto Alegre: éle e pê eme Editores sociedade anônima, 1987. página 38.

  1. O que o personagem dessa história em quadrinhos quis dizer ao afirmar “Enfim em casa”?
  2. O que representa a linha pontilhada na tirinha anterior?
  3. A tira mostra Agás e seus companheiros prestes a entrar em território norueguês. Com base no que foi estudado, explique o que significa território e limite.

Glossário

Dialeto
: fala própria de uma comunidade ou região, que pêlo vocabulário e pêla pronúncia torna-se diferente da língua oficial do país.
Voltar para o texto