CAPÍTULO 4 População e espaço geográfico

Nos estudos de Geografia, o têrmu população faz referência ao conjunto de pessoas que vive em determinado local, como uma cidade, um país, um continente. Atualmente, de acôrdo com as estimativas da Organização das Nações Unidas (ônu), a população mundial já soma mais de 7,8 bilhões de pessoas.

êsse imenso contingente populacional, porém, encontra-se distribuído de maneira bastante desigual pêla superfície terrestre. Algumas regiões do planeta, por exemplo, apresentam grande concentração populacional, com densidades demográficas que passam de 100 . Outras regiões, no entanto, são praticamente despovoadas, formando verdadeiros vazios demográficos, com densidades demográficas inferiores a 3 .

O mapa a seguir mostra como a população mundial está distribuída na superfície do globo.

Mundo: densidade demográfica (2021)

Mapa. Mundo: densidade demográfica (2021). Habitantes por quilômetros quadrados. Menos de 10: norte e centro da América do Norte, norte e centro da Ásia, norte e oeste da América do Sul, norte e sul da África e Oceania. De 50 a 200: áreas pequenas dispersas no sul da Ásia, leste da África e da América Central. De 10 a 50: leste, oeste e sul da América do Norte, norte, sudoeste e leste  da América do Sul, centro, oeste e leste da Ásia, área dispersas no leste, e oeste da África, sudeste e leste da Oceania. De 200 a 500: oeste da Ásia, costa leste da América do Sul e áreas dispersas na região central da África. Mais de 500: sul da América do Norte, oeste da América central, norte da América do Sul, norte e áreas no centro da África, Europa, sudoeste, sul e sudeste da Ásia. População das cidades. (em milhões). De 5 a 10: duas nos Estados Unidos, Lima, Santiago, e outra no Brasil. Madri, na Europa; quatro cidades na Índia, duas na China, uma no Japão. 10 ou mais: Los Angeles e Nova York nos Estados Unidos, Cidade do México no México, Buenos Aires na Argentina, São Paulo e Rio de Janeiro no Brasil, Cairo, Lagos e Kinshasa na África; Londres e Paris na Europa, Istambul na Turquia, Moscou na Rússia, Nova Délhi, Mumbai, Bangalore e outras duas cidades na Índia, Pequim, Tianjin, Chongqing, Xangai, Hangzhou, Shenzhen na China, Tóquio e outra cidade no Japão, Manila nas Filipinas. No canto superior direito, a rosa dos ventos. Na parte inferior, a escala: 2005 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE atlas of the world. 11 edição London: dórlin , 2021. página vinte e cinco. UNITED Nations. World urbanization prospects. Disponível em: https://oeds.link/qeZAZ5. Acesso em: 13 julho 2022.

Questão 1.

Identifique as áreas de maior e de menor concentração populacional.

Diversos fatores explicam a razão de a população estar distribuída de maneira tão desigual pêla superfície terrestre. Veja alguns exemplos na página a seguir.

  • fatores históricos: explicam o elevado povoamento no Léste e no sul do continente asiático, regiões onde se desenvolveram civilizações milenares, como a chinesa e a hindu;
  • fatores econômicos: explicam o povoamento elevado nas regiões desenvolvidas e industrializadas do planeta, como em grande parte do continente europeu e também dos Estados Unidos e Japão;
  • fatores naturais: explicam o reduzido povoamento em áreas que impõem limitações à ocupação humana, como ocorre nas regiões de temperaturas baixas todo o ano, como nos polos, nos desertos áridos e no interior das grandes florestas. Veja a foto a seguir.
Fotografia. Casas de palafita em cor vermelha. Há neve sobre os telhados e na margem ao fundo. Onde há uma montanha também coberta por neve.
Vista das ilhas Lofoten, na Groenlândia, região dominada pêlo intenso frio do clima polar, em foto de 2022.

População absoluta e população relativa

A população absoluta refere-se ao número total de habitantes que vivem em determinado local (cidade, estado, país, continente etcétera). Os países que têm um grande número de habitantes são considerados populosos. O Brasil, por exemplo, com cêrca de 213 milhões de habitantes, é o quinto país mais populoso do mundo.

A população relativa, também chamada densidade demográfica, por sua vez, refere-se ao número de habitantes de um lugar em relação ao tamanho da área. Assim, para encontrar a densidade demográfica de um lugar basta dividir o número total de habitantes (população absoluta) pêla área do território.

Quando um país apresenta densidade demográfica elevada, dizemos que êle é muito povoado, e, quando a densidade demográfica for baixa, consideramos o país pouco povoado. Com cêrca de apenas 26 , por exemplo, o Brasil é um país pouco povoado. O Japão, por sua vez, com aproximadamente 378 , é um país muito povoado.

Geografia e História

Os rios e o florescimento das primeiras civilizações

As primeiras civilizações floresceram às margens de grandes rios. Na África, os egípcios se desenvolveram às margens do Nilo, enquanto na Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque, prosperaram civilizações como a dos sumérios, babilônios e assírios.

Nessas regiões, dominadas por vastos desertos áridos, a água dos rios foi de vital importância para o desenvolvimento de tais civilizações. Os sumérios, por exemplo, desenvolveram técnicas para controlar as cheias do Tigre e do Eufrates, por meio da construção de diques, represas e canais. Com isso, também garantiram a irrigação de lavouras, proporcionando abundância de alimentos.

Os egípcios também souberam aproveitar as águas do Nilo. Durante o ciclo natural de suas cheias, as águas do Nilo transbordavam, levando fertilidade natural às suas margens, permitindo o desenvolvimento de uma próspera agricultura.

Outras importantes civilizações também se desenvolveram às margens de grandes rios, organizando-se em tôrno da produção agrícola. No Léste da Ásia, por exemplo, os chineses prosperaram às margens do rio ruãng rô (Amarelo) e no vale do rio (Azul), já a civilização hindu se desenvolveu nos vales férteis dos rios Indo e Ganges.

Pintura. No primeiro plano, curso de um rio com embarcações e uma ponte. Na sequência pátios com construções compondo muros, uma área ao centro há jardins e ao fundo uma pirâmide em degraus. Ao redor há mais construções.
Na imagem gravada pêlo artista alemão iôrrán adam com posterior colaboração do arquiteto e escultor austríaco fíchêr von iôrrán , em 1721, podemos visualizar características da antiga Babilônia, como os jardins suspensos e o templo de Júpiter durante o Segundo Império Babilônico, por volta de 600 antes de Cristo

O crescimento da população mundial

Durante quase toda a história da humanidade, o crescimento da população mundial se manteve baixo, o número de pessoas no planeta aumentou em ritmo muito lento. Isso aconteceu principalmente porque boa parte da população morria em idade precoce, vítima de doenças, epidemias, guerras e fome.

No entanto, nos últimos dois séculos, a população mundial passou a crescer de fórma muito mais acelerada, como podemos observar no gráfico a seguir.

Crescimento da população mundial (12050*)

Gráfico. Crescimento da população mundial (do ano 1 a 2050 em projeção). Começando no ano 1 aumentando gradativamente enquanto passa pelos anos: 1500, 1600, 1700. 1800: 1 bilhão. 1930: 2 bilhões. 1960: 3 bilhões. 1975: 4 bilhões. 1984: 5 bilhões. 1999: 6 bilhões. 2022: 7,8 bilhões. 2050 em projeção: 9,7 bilhões.

Fontes de pesquisa: U. S. Census Bureau. Disponível em: https://oeds.link/XmsBfo UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/OfZQ9H. Acessos em: 13 julho 2022.

Questão 2.

A população mundial atingiu 1 bilhão de pessoas em 1800, e em 2022 passou dos 7,8 bilhões de habitantes. As projeções indicam que a população mundial ainda continuará aumentando nas próximas décadas. De acôrdo com essas projeções e o gráfico, qual será o número total de habitantes no planeta em 2050?

Por que a população mundial cresceu tanto?

O crescimento acelerado da população mundial em tão pouco tempo nos últimos séculos está diretamente associado a dois fatores principais:

  • aos avanços e às melhorias nas condições higiênicas e sanitárias da população, como ampliação da rede de esgôto e água tratada, coleta de lixo etcétera;
  • à expansão e melhoria dos serviços de saúde e dos avanços da medicina, como a descoberta de novos medicamentos e vacinas etcétera

A queda da mortalidade

Com a melhoria das condições de vida e a expansão nos serviços de saúde, houve uma redução das taxas de mortalidadeglossário no mundo, inclusive nos países pobres e menos desenvolvidos economicamente.

Além de provocar redução nas taxas de mortalidade, avanços contribuíram para o aumento da expectativa de vidaglossário da população, o que vem contribuindo para o envelhecimento da população. Em outras palavras, isso significa que a população está vivendo mais e em condições melhores.

No Brasil, por exemplo, o aumento da expectativa de vida tem levado ao crescimento do número de idosos no total da população. Em 1980, de cada 100 brasileiros, apenas 6 tinham mais de 60 anos; em 2030, essa proporção será de 20 idosos para cada 100 habitantes. Assim como no Brasil, a expectativa de vida média da população mundial aumentou e continuará avançando ao longo das próximas décadas, como mostra o gráfico a seguir.

Expectativa global de vida (19952100*)

Gráfico. Expectativa global de vida (1995-2100). Expectativa de vida ao nascer (em anos). 1990-1995: 65 anos. 2010-2015: 71 anos. 2045-2050 (em projeção): 77 anos. 2095-2100 (em projeção): 82 anos.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/nBktwf. Acesso em: 29 julho 2022.

Questão 3.

Compare a expectativa de vida média da população mundial nos períodos mostrados. Em quantos anos aumentou a expectativa de vida média da população mundial entre os períodos de 19901995 e 20102015?

Questão 4.

Segundo a projeção, qual será a expectativa de vida média da população mundial no final dêste século?

A queda da natalidade

Ao mesmo tempo que a população mundial está vivendo mais tempo, também se observa uma diminuição das taxas de natalidadeglossário . Fatores como a maior propagação dos métodos contraceptivos, a entrada da mulher no mercado de trabalho e o alto custo de criação dos filhos vêm contribuindo para a diminuição da natalidade ao longo das últimas décadas.

Isso significa, portanto, que as mulheres passaram a ter um número menor de filhos. Os levantamentos da ônu mostram que, entre 1960 e 1965, cada mulher no mundo tinha em média 5 filhos. Entre 2005 e 2010, essa média caiu para 2,5 filhos por mulher, devendo chegar a 2 filhos por mulher ao final dêste século.

Os países e suas dinâmicas demográficas

Embora a população mundial venha passando por muitas transformações ao longo das últimas décadas, quando analisamos as características populacionais dos países encontramos grandes diferenças.

Os países ricos e desenvolvidos economicamente, por exemplo, apresentam baixas taxas de natalidade, quando comparados aos países pobres. A expectativa de vida, por sua vez, é mais elevada nos países desenvolvidos, enquanto as taxas de mortalidade continuam bem mais altas nos países menos desenvolvidos. Observe os dados da tabela a seguir.

País

Taxa de natalidade (por grupo de mil pessoas) 2020-2025

Taxa de mortalidade (por grupo de mil pessoas) 2020-2025

Expectativa de vida (em anos) 2020

Crescimento demográfico (%) 2020-2025

Alemanha

9,4

11,7

80,9

−0,24

Japão

7,0

11,5

84,6

−0,45

Brasil

12,8

6,8

76,1

0,6

Angola

38,9

7,4

61,5

3,15

Paquistão

26,0

6,7

67,4

1,93

Fontes de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/lKX4jg The World Bank. DataBank. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acessos em: 13 julho 2022.

Geografia em representações

Anamorfose e cartograma

Nos estudos de Geografia, você já deve ter observado uma grande diversidade de mapas utilizados para representar os mais variados fenômenos, como clima, vegetação, movimentos migratórios, distribuição das atividades econômicas etcétera Outra possibilidade de representarmos os fenômenos do espaço geográfico é por meio das chamadas anamorfoses e cartogramas.

Anamorfose e cartograma são representações cartográficas nas quais o tamanho e a fórma dos territórios, como países, continentes, estados ou municípios, são distorcidos, proporcionalmente, de acôrdo com os valores da informação apresentada. dêsse modo, as áreas retratadas conservam suas posições, mas a fórma e o tamanho são alterados de acôrdo com o dado representado.

No caso do cartograma, são utilizadas figuras, como retângulos, quadrados e círculos, lado a lado, para compor a representação. Observe a seguir uma anamorfose que representa a distribuição da população mundial por país.

Distribuição da população mundial (2019)

Mapa anamorfose. Distribuição da população mundial (2019). Mapa com os continentes e países em formatos distorcidos. Estados Unidos está menor, México está maior, Brasil está menor; Reino Unido e Alemanha estão maiores, Egito, Nigéria, Etiópia e República Democrática do Congo estão maiores, África do Sul está menor; Índia e China estão muito maiores; Japão, Filipinas e Indonésia estão maiores e Austrália está bem menor.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 44.

Representação cartográfica sem escala.

1. De acôrdo com a anamorfose, identifique quais são os países mais populosos em cada continente: América, Europa, África, Ásia e Oceania.

Observe e compare atentamente as informações mostradas nos cartogramas.

A.

Repartição da riqueza mundial (2021)

Mapa cartograma A. Repartição da riqueza mundial (2021). Produto interno bruto (em bilhões de dólares). Menos que 400 bilhões de dólares: Venezuela, Peru, Chile, Islândia, Noruega, Marrocos, Egito, África do Sul, Rússia, Turquia, Israel, Arábia Saudita, Cingapura e Filipinas. 400 bilhões de dólares ou acima: Canadá, México, Bélgica, Suécia, Índia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça e Indonésia. 2.000 bilhões de dólares ou acima: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Itália, China, Japão e Austrália.

Fonte de pesquisa: THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/O072Js. Acesso em: 13 julho 2022.

Representações cartográficas sem escala.

B.

Crescimento populacional (2020-2025)

Mapa cartograma B. Crescimento populacional. (2020-2025). Crescimento anual da população (em porcentagem). Mais de 3 por cento: Angola, Tanzânia e Iêmen. De 2,1 a 3 por cento: Gana, Nigéria, Etiópia, Quênia, Camarões, Madagascar, Iraque, Afeganistão e Guatemala. De 1,1 a 2 por cento: México, República Dominicana, Venezuela, Equador, Marrocos, Egito, Turquia, Afeganistão, Paquistão, Nepal, Índia, Bangladesh, Vietnã, Malásia, Indonésia, Austrália e Filipinas. De 0,1 a 1 por cento: Estados Unidos, Brasil, Chile, Argentina, Reino Unido, Alemanha, Suécia, França, Espanha, África do Sul, China, Coreia do Sul, Tailândia e Sri Lanka. De menos 2 a 0 por cento: Itália, Rússia, Ucrânia, Romênia e Japão. O mapa é composto por quadrados e abaixo, a indicação: A área deste quadrado corresponde a aproximadamente 2.000.000 de habitantes.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/lKX4jg. Acesso em: 13 julho 2022.

  1. Qual informação está sendo mostrada no cartograma A? E no cartograma B?
  2. Comparando as informações mostradas nessas representações, é possível verificar alguma relação entre riqueza e crescimento demográfico? Explique.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Observe novamente o mapa da página 42 e responda:
    1. A população mundial está distribuída de maneira desigual na superfície terrestre? Justifique sua resposta.
    2. Os fatores que explicam a elevada concentração populacional no Léste e sul da Ásia e no continente europeu são os mesmos?
    3. Que fatores naturais dificultam o povoamento em certas áreas do planeta?
  2. Qual é a diferença entre população absoluta e população relativa?
  3. Qual é a diferença entre um país muito populoso e um país muito povoado?
  4. Quais fatores contribuíram para o aumento acelerado do crescimento da população mundial nos últimos dois séculos?
  5. Diferencie:
    1. taxa de natalidade.
    2. taxa de mortalidade.
    3. expectativa de vida.
  6. Quais são os principais fatores que explicam o recuo das taxas de natalidade no mundo?

Aprofundando os conhecimentos

7. Observe e analise as informações apresentadas a seguir.

Densidade demográfica de alguns países do mundo (2020)

País

População total

Área territorial (km2)

Densidade demográfica (hab./ km2)

Argentina

45.376.763

2.780.400

16

Austrália

25.693.267

7.741.220

3

Bélgica

11.544.241

30.528

381

Brasil

212.559.409

8.515.759

25

China

1.410.929.362

9.596.960

146

Estados Unidos

331.501.080

9.833.517

36

Fontes de pesquisa: í bê gê É. Países. Disponível em: https://oeds.link/n9lfQ1 The World Bank. DataBank. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acessos em: 13 julho 2022.

  • De acôrdo com as informações da página anterior, responda:
    1. Quais dêsses países são os mais populosos e os menos populosos?
    2. Quais dêsses países são os mais povoados? E os menos povoados?
    3. Qual dêsses países é bastante povoado, mas pouco populoso?
    4. E quais dêsses países são muito populosos, mas pouco povoados?

8. Observe e compare as pirâmides etárias a seguir.

Pirâmide etária da Alemanha (2020)

Gráfico. Pirâmide etária da Alemanha (2020). Idosos: mostrando homens e mulheres de 65 a 69 até 80 ou mais anos variando entre 2 e 4 milhões de habitantes. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 60 a 64 anos, variando de 2 a 4 milhões de habitantes. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a19 anos, se mantendo até 2 milhões de habitantes.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/lKX4jg. Acesso em: 13 julho 2022.

Pirâmide etária da Etiópia (2020)

Gráfico. Pirâmide etária da Etiópia (2020). Idosos: mostrando homens e mulheres de 65 a 69 até 80 ou mais anos variando entre 0 e 1 milhão de habitantes. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 60 a 64 anos, variando de 2 a 6 milhões de habitantes, diminuindo conforme a faixa etária aumenta. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando entre 0 e 2 milhões de habitantes, diminuindo conforme a idade aumenta.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/lKX4jg. Acesso em: 13 julho 2022.

  • De acôrdo com o que você estudou, responda:
    1. Qual dêsses países apresenta taxa de natalidade mais elevada? Como isso pode ser observado na pirâmide?
    2. Qual dêsses países apresenta expectativa de vida mais elevada? Como isso pode ser observado na pirâmide?
    3. Em qual dêsses países a taxa de mortalidade da população é mais elevada? Como isso pode ser observado na pirâmide?
    4. De acôrdo com essa análise e os seus conhecimentos, as condições de vida nesses países são semelhantes ou diferentes? Explique.

Glossário

Taxa de mortalidade
: número de pessoas que morrem em cada grupo de mil pessoas em determinado período de tempo.
Voltar para o texto
Expectativa de vida
: número estimado de anos que uma pessoa poderá viver, mantidas as mesmas condições de vida no momento do nascimento.
Voltar para o texto
Taxa de natalidade
: número de pessoas que nascem em cada grupo de mil pessoas em determinado período de tempo.
Voltar para o texto