CAPÍTULO 7 Economia e desenvolvimento
No passado, algumas teorias sugeriam que o desenvolvimento dos países estava relacionado somente ao crescimento de sua economia. Essa é uma ideia equivocada, pois o crescimento econômico de um país não é capaz de promover, por si só, o seu desenvolvimento. Veja o caso do Brasil nas informações a seguir.
Países |
PIB (em bilhões US$) 2020 |
Renda per capita (em US$) 2020 |
IDH 2019 |
Posição no ranking do IDH (no mundo) 2019 |
---|---|---|---|---|
Finlândia |
261 |
49.161 |
0,949 |
11º |
Portugal |
332 |
22.195 |
0,864 |
38º |
Uruguai |
75 |
15.519 |
0,817 |
55º |
Costa Rica |
100 |
12.202 |
0,810 |
62º |
México |
2.306 |
8.432 |
0,779 |
74º |
Brasil |
1.608 |
6.815 |
0,765 |
84º |
Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/cK96K1. THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acessos em: 14 julho 2022.
Analisando os dados anteriores, é possível observar que, apesar de o Brasil ser uma das maiores economias do planeta, com um Píbi de aproximadamente 1,6 trilhão de dólares, êle ocupa apenas a 84ª posição no í dê agá do mundo, ficando atrás de países como México e Costa Rica, que apresentam um Píbi inferior ao do nosso país. Podemos concluir, então, que o crescimento econômico nem sempre proporciona o desenvolvimento.
Em países como o Brasil, o que ocorre é a ausência ou mesmo a deficiência de programas públicos que invistam parte da riqueza gerada no país em melhorias nas condições de vida de seus habitantes, como na construção de escolas, moradias, hospitais e obras de infraestrutura e saneamento básico.
No entanto, o crescimento econômico é importante para o desenvolvimento. Na verdade, sem crescimento econômico por um longo período, torna-se muito difícil o avanço do desenvolvimento, já que a renda, cada vez mais escassa, deixa de financiar as políticas públicas.
As raízes históricas do subdesenvolvimento
Para podermos entender as diferenças nas condições de desenvolvimento dos países, precisamos buscar suas origens históricas.
Entre os séculos dezesseis e , as nações europeias exerceram forte dominação vinte sóbre algumas áreas dos continentes americano, africano e asiático, com a exploração de suas riquezas. Nesse período, os territórios chamados coloniais permaneceram submetidos ao contrôle e aos interêssis das metrópoles colonizadorasglossário europeias. Veja as imagens desta página, que retratam algumas dessas condições.
Domínio colonial entre os séculos dezesseis e vinte
Observe o mapa a seguir que mostra a extensão dos domínios coloniais mantidos pêlas metrópoles europeias na América, na África e na Ásia entre os séculos dezesseis e vinte.
Domínios coloniais europeus entre os séculos dezesseis e vinte
Fonte de pesquisa: LACOSTE, Yves. Atlas 2000. Paris: Nathan, 1999. página quinze.
Para garantir o contrôle de suas colônias e visando à exploração das riquezas nessas terras, como ouro, prata, madeira, especiariasglossário e produtos agrícolas, os colonizadores europeus exerceram um intenso domínio sôbre os povos e as terras conquistadas, escravizando e dizimando populações nativas. É o que ocorreu, por exemplo, com os povos indígenas que habitavam as terras que atualmente pertencem ao Brasil.
Os períodos da exploração colonial
A exploração colonial ocorreu em épocas diferentes em cada região do planeta. Na América, essa exploração teve início no século dezesseis com os portugueses e espanhóis. Na África e na Ásia, a colonização ocorreu mais tarde, nos séculos dezenove e vinte, pelos portugueses, espanhóis, ingleses, franceses, alemães, belgas, italianos, entre outros, e por isso é chamada de neocolonialismo, também conhecida como imperialismo.
Para que serviu a exploração colonial?
A exploração colonial serviu para o enriquecimento das nações europeias; no entanto, para as colônias, representou a perda de suas riquezas. Com isso, nesses períodos, estabeleceu-se uma relação desigual de trocas comerciais entre metrópoles e colônias. As metrópoles forneciam produtos manufaturados às suas colônias (tecidos, ferramentas e louças), enquanto as colônias forneciam riquezas minerais (ouro e prata), matérias-primas agrícolas (açúcar e especiarias), madeira, entre outros produtos primários que as metrópoles comercializavam na Europa obtendo grandes lucros. Observe a imagem a seguir.
A organização da produção nas colônias estava baseada nos interêssis externos (das metrópoles), o que não possibilitou o desenvolvimento de uma economia interna articulada. Embora, com o passar do tempo, o comércio mundial tenha se modificado e adquirido novas características, grande parte dos países subdesenvolvidos ainda continua dependente dos aspectos econômico e tecnológico.
dêsse modo, podemos concluir que o estágio de desenvolvimento dos países pode ter suas raízes no processo histórico de dominação e exploração que algumas nações promoveram sôbre outros povos e seus territórios.
Questão 1.
Com base no que foi apresentado neste capítulo, contextualize o Brasil em relação à exploração colonial europeia. Converse sôbre isso com os colegas.
Governo e desenvolvimento
O subdesenvolvimento também decorre de fatores internos relacionados às elites dominantes de cada país. Essas elites formaram-se com o próprio processo de colonização e, em troca de privilégios, como a posse de terras e o contrôle de minas, elas defendiam os interêssis das metrópoles, garantindo a exploração sôbre os domínios coloniais.
Quando as colônias se tornaram independentes, essas classes dominantes, também conhecidas como oligarquiasglossário , ocuparam o poder político, fazendo prevalecer seus interêssis e privilégios para enriquecer cada vez mais.
Em muitos países, essas elites se mantiveram no poder com a instalação de governos extremamente autoritários e antidemocráticos, instituídos por golpes militaresglossário ou conflitos armados. Isso explica, historicamente, o fato de grande parte dos países subdesenvolvidos terem convivido ou ainda conviverem com regimes e estruturas democráticas frágeis e pouco consolidadas, com longas e violentas guerras civis, que agravam ainda mais as condições de vida da população.
Além disso, em muitos dêsses países, elites e governos corruptos tomam em benefício próprio boa parte das verbas que deveriam ser investidas, por exemplo, na ampliação dos serviços de saúde e educação, para melhorar a qualidade de vida da população em geral.
Questão 2.
Converse com os colegas sôbre o que poderia ser feito por países para transformar suas estruturas políticas e promover o fortalecimento da democracia.
O tema é reticências
Saúde
A aids no mundo
A aidsglossário é uma síndrome presente tanto em países desenvolvidos quanto em países subdesenvolvidos. No entanto, as condições de pobreza em que vive grande parte da população dos países subdesenvolvidos, associadas à precariedade dos sistemas de saúde e à falta de hospitais e de campanhas preventivas de doenças, têm contribuído para a propagação de grandes epidemias nesse grupo de países.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sôbre a aids e analisar alguns dados de sua presença no mundo.
O vírus agá í vê, causador da aids, ataca as células de defesa do corpo, deixando o organismo vulnerável a várias doenças. Uma infecção mais grave ou um simples resfriado tem o tratamento prejudicado com a ação do agá í vê.
Embora tenha se espalhado pêlo mundo, a aids pode ser evitada por meio da conscientização da população sôbre a importância da prevenção. Porém, infelizmente, o número de portadores da doença ainda é crescente em várias regiões do planeta. Atualmente, grande parte das pessoas infectadas pêlo vírus agá í vê vive na África Subsaarianaglossário , região que concentra vários dos países subdesenvolvidos mais pobres do mundo.
Fonte de pesquisa: United Nations. World Population Prospects Tiu taussand end nainetin. Disponível em: https://oeds.link/KouLeJ. Acesso em: 30 junho 2022.
920 mil pessoas viviam com agá í vê no Brasil, em 2019.
13 mil casos novos de infectados pêlo agá í vê no Brasil, em 2021.
Casos de aids nas regiões brasileiras (2021)
As infecções pêlo agá í vê entre rapazes e moças de 15 a 24 anos cresceram aproximadamente 58% entre 2012 e 2021.
Fontes de pesquisa dos dados das páginas 80 e 81: Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2021. Disponível em: https://oeds.link/c8l3qa Ministério da Saúde. Indicadores e Dados Básicos do HIV/AIDS nos Municípios Brasileiros. Disponível em: https://oeds.link/nhMrMX. Acessos em: 14 julho 2022.
- Por que os países subdesenvolvidos são mais suscetíveis a epidemias como a de ? agá í vê
- Conhecer as informações sôbre essa síndrome é suficiente para evitar sua transmissão? Por quê?
- Uma das principais fórmas de transmissão do agá í vê é por meio do contato sexual. Para evitá-la, o uso de preservativos é fundamental. No entanto, apesar das campanhas de prevenção, vimos que o índice de contágio pêlo agá í vê entre os jovens brasileiros continua crescendo. Em sua opinião, por que isso acontece?
- A desigualdade econômica em um país resulta na má qualidade de vida de parte de sua população. Certas doenças tropicais que atingem a população dos países mais pobres, como a malária e a dengue, muitas vezes são negligenciadas pêla indústria farmacêutica, que não tem interêsse em investir em pesquisa de possíveis tratamentos. Essas doenças, que não recebem atenção suficiente da medicina, são chamadas de “doenças negligenciadas”. Organizem-se em grupos para pesquisar o assunto. Cada grupo deverá abordar uma doença negligenciada, descobrindo suas características e em quais regiões e de que fórma ela atinge as populações mais pobres. Depois, apresentem aos outros grupos as informações coletadas.
Geografia em representações
Infográfico
Ao longo das páginas dêste livro e também em vários outros materiais, como revistas e jornais, você pôde verificar a presença de textos, fotos, ilustrações, mapas e gráficos. Isso acontece porque podemos representar uma informação de diferentes maneiras, ou seja, utilizando diferentes recursos visuais.
Um recurso visual muito utilizado para representar informações é o infográfico: uma fórma de apresentação de informações que geralmente integra elementos gráficos, como fotos, mapas, gráficos, dados estatísticos e textos sintéticos. De modo geral, os infográficos buscam apresentar as informações de modo contextualizado e atrativo para o leitor. Vamos ver um exemplo.
O Analfabetismo
O analfabetismo e o analfabetismo funcional são uma realidade preocupante no Brasil. O analfabeto funcional é aquele que tem dificuldades para interpretar o que lê ou para expressar melhor suas ideias, portanto, êle lê e escreve mal. Para combater essas deficiências, é necessário desenvolver o hábito de ler livros, jornais, revistas, blogs e sites na internet.
Educação e desenvolvimento
Quando o assunto é o desenvolvimento de um país, um fator fundamental a ser considerado é a educação. Um país que investe em educação tem maiores chances de ter uma população mais qualificada para o mercado de trabalho e de ainda desenvolver áreas, como ciência e pesquisa tecnológica.
No Brasil, houve uma melhoria na educação, conforme podemos perceber ao observar o infográfico a seguir. Apesar disso, nosso país ainda apresenta graves problemas relacionados a essa área. O infográfico mostra alguns dêsses problemas.
Fontes de pesquisa: Méqui. Censo da Educação Básica 2020. Disponível em: https://oeds.link/qnFmhn.
í bê gê É. Sistema í bê gê É de Recuperação Automática. Disponível em: https://oeds.link/upnJ1q Todos pêla Educação. Disponível em: https://oeds.link/jTWvc6. Acessos em: 14 julho 2022.
Em muitas ocasiões, precisamos ser persistentes para atingir nossos objetivos. Por meio da persistência nos estudos, você conseguirá melhorar seu rendimento escolar. Além disso, ter autoconhecimento, ou seja, conhecer suas próprias capacidades, limitações e emoções, torna mais fácil atingir objetivos almejados.
- Qual é o principal tema abordado no infográfico?
- Quais recursos gráficos o infográfico utilizou?
- Pesquise em livros, revistas e na internet outro infográfico. Depois, mostre-o aos colegas e explique qual o tema abordado e os recursos utilizados.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- O subdesenvolvimento de alguns países tem origens históricas. Explique essas origens de acôrdo com o que você aprendeu.
- Caracterize as trocas comerciais, em escala mundial, realizadas durante o período colonial. Qual era o papel das metrópoles e das colônias?
- O que foi o chamado neocolonialismo?
- Além das origens históricas externas, o subdesenvolvimento também está ligado a problemas internos. Explique como problemas interferem no desenvolvimento de um país.
Aprofundando os conhecimentos
5. Compare os valores do Píbi e do í dê agá dos países apresentados a seguir.
País |
PIB (em bilhões US$) 2020 |
IDH |
---|---|---|
Islândia |
19 |
0,949 |
Eslovênia |
77 |
0,917 |
Índia |
8.443 |
0,645 |
Egito |
1.223 |
0,703 |
África do Sul |
680 |
0,709 |
Equador |
182 |
0,759 |
Costa Rica |
100 |
0,810 |
Cabo Verde |
3 |
0,665 |
Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/cK96K1. THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acessos em: 14 julho 2022.
- Nessa tabela, quais países se destacam como as três maiores economias?
- E quais países apresentam os três í dê agá (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos?
- De acôrdo com os dados e com o que você estudou, podemos dizer que o IDH de um país varia necessariamente de acôrdo com o tamanho de sua economia? Justifique a sua resposta com base na seguinte afirmação:
O crescimento econômico nem sempre é sinônimo de desenvolvimento.
6. A foto retrata uma das características mais marcantes do subdesenvolvimento. Identifique qual é e explique-a.
7. A cólera é uma doença causada pêla bactéria Vibrio cholerae, que, ao infectar o intestino de uma pessoa, provoca diarreia e vômitos, que podem levar à morte por desidratação intensa. Observe a seguir o planisfério que mostra os casos de cólera no mundo.
Casos de cólera no mundo (2017)
Fonte de pesquisa: WHO. Weekly epidemiological record. Disponível em: https://oeds.link/JUkBVe. Acesso em: 15 julho 2022.
- De acôrdo com o mapa quais regiões do planeta apresentam maior número de casos de cólera?
- Que relação podemos estabelecer entre a cólera e as condições de saúde da população?
Glossário
- Metrópole colonizadora
- : nação que entre os séculos dezesseis e vinte estabelecia colônias em outros locais do mundo, com o intuito de ampliar seus domínios territoriais e explorar riquezas.
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- Especiarias
- : produtos de origem vegetal, como pimenta, cravo-da-índia, gengibre, noz-moscada e canela, usados para dar sabor e aroma aos pratos culinários. Eram comercializadas entre o Oriente e o Ocidente e bastante disputadas pelos colonizadores, por causa da sua importância no preparo e na conservação de alimentos e também por seu uso medicinal.
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- Oligarquia
- : regime político controlado por um pequeno grupo de pessoas, geralmente pertencentes a um mesmo partido político.
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- Golpe militar
- : estratégia política autoritária, apoiada pêlas fôrças Armadas, que transgride a Constituição adotada no país com o objetivo de tomar o poder.
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- Aids
- : em português, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. É causada pêlo HIV, um vírus que ataca o sistema imunológico, diminuindo a resistência do corpo, deixando-o vulnerável a doenças.
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- África Subsaariana
- : grupo de países localizados ao sul do deserto do Saara. Na África Subsaariana vive cêrca de 81% da população africana.
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