O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Leia o texto e responda às questões propostas.

Pobreza, muito mais do que a falta de dinheiro

     Especialistas que estudam sôbre o assunto afirmam que a pobreza apresenta um caráter multidimensional. Embora se possa considerar a pobreza como a falta de dinheiro, seus impactos vão muito além, privando as pessoas de suas necessidade mais básicas tais como, dificuldade de se alimentar corretamente, de prosseguir nos estudos, de morar em condições adequadas, de cuidar da saúde e de manter hábitos de higiene, entre outras.

     Todas essas condições são imprescindíveis para que uma pessoa consiga atingir suas plenas potencialidades, de fórma a alcançar o seu bem estar e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

     Para isso, o acesso à educação se torna fundamental. As pessoas com mais estudos se tornam mais produtivas, conseguem empregos melhores e mais bem remunerados, dependendo cada vez menos de políticas públicas. Em outras palavras, os investimentos em educação retornam para a própria sociedade.

Texto elaborado pelos autores.

  1. De acôrdo com o texto, a pobreza é um problema ligado apenas à falta de dinheiro?
  2. O último parágrafo do texto destaca a importância da educação para o desenvolvimento. Como o acesso à educação pode influenciar no desenvolvimento de um país?
  3. Com base no que você estudou e no texto apresentado, sugira alternativas para combater a pobreza no mundo.
  1. Em relação ao estudo de desenvolvimento e subdesenvolvimento, responda às questões a seguir.
    1. Cite três principais características que diferenciam os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos.
    2. Por que os países desenvolvidos e subdesenvolvidos também podem ser chamados, respectivamente, pêlas expressões “Norte” e “Sul”?
  2. O í dê agá é calculado com base em três indicadores socioeconômicos, que são:
    1. renda, saúde, educação.
    2. Produto Interno Bruto (Píbi), renda média, desemprêgo.
    3. dependência tecnológica, dívida externa, dependência financeira.
    4. fome, pobreza, subnutrição.

4. Observe os gráficos e a manchete a seguir e responda às questões.

A.

Brasil : evolução do í dê agá (19902019)

Gráfico A. Brasil: evolução do I D H (1990-2019). Valores de I D H. 1990: 0,613. 1995: 0,651. 2000: 0,685. 2005: 0,700. 2010: 0,727. 2015: 0,755. 2019: 0,765.

penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020: a próxima fronteira: o desenvolvimento humano e o Antropoceno. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. Acesso em: 21 julho 2022.

B.

í dê agá de alguns países da América do Sul (2019)

Gráfico. I D H de alguns países da América do Sul (2019). Valores de I D H. Chile: 0,851. Argentina: 0,845. Colômbia: 0,767. Brasil: 0,765. Paraguai: 0,728. Venezuela: 0,711.

penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020: a próxima fronteira: o desenvolvimento humano e o Antropoceno. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. Acesso em: 21 julho 2022.

Brasil perde cinco posições no ranking mundial de IDH, apesar de uma leve melhora do índice

BRASIL perde cinco posições no ranking mundial de í dê agá, apesar de uma leve melhora do índice. gê um, 15 dezembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/ePuzkE. Acesso em: 26 junho 2022.

  1. Considerando o gráfico A, descreva a evolução do í dê agá no Brasil entre 1990 e 2019.
  2. Considerando o gráfico B, descreva a posição do í dê agá brasileiro em comparação a outros países da América do Sul.
  3. Com base na manchete, explique por que, em sua opinião, o í dê agá brasileiro perdeu posições no ranking mundial.