UNIDADE 3 Os mundos subdesenvolvido e desenvolvido

Fotografia. Mulheres sentadas em um campo de terra com montes de pimenta. Elas separam as pimentas e existem bacias em frente a elas. As três usam roupas coloridas e tecidos cobrindo suas cabeças. Ao fundo, árvores.
Atualmente, a Índia é um dos maiores produtores de pimenta no mundo. A foto retrata mulheres trabalhando na secagem de pimentas, na Índia, em 2022.

Há diversos aspectos que diferenciam os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos. Embora haja muitas diferenças entre os países dêsses grupos distintos, também é possível encontrar algumas semelhanças entre êles. Uma delas, por exemplo, é a grande importância dos produtos agropecuários na economia nacional dos países subdesenvolvidos. A foto mostrada na página anterior retrata a produção de pimentas na Índia, produto que se destaca na economia dêsse país.

 

Iniciando a conversa

  1. Com os colegas, citem algumas características que vocês conhecem que diferenciem os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos.
  2. Muitos países subdesenvolvidos são grandes exportadores de produtos agropecuários, como é o caso da Índia, mostrada na foto da página anterior. Em sua opinião, por quais motivos países, de modo geral, não se destacam pêla exportação de produtos industrializados?
  3. Você já ouviu falar em dívida externa? Conte para seus colegas o que você sabe sôbre êsse assunto.

 

Agora vamos estudar...

  • as características dos países subdesenvolvidos;
  • as economias emergentes e os bríquis;
  • as condições de vida nos países subdesenvolvidos;
  • as características econômicas dos países desenvolvidos;
  • as condições de vida nos países desenvolvidos;
  • o envelhecimento da população dos países desenvolvidos;
  • os blocos econômicos.

CAPÍTULO 8 O mundo subdesenvolvido

O mundo subdesenvolvido abrange um conjunto de países onde vive a maior parte da população mundial. Nesse conjunto, podemos encontrar países com características muito distintas, principalmente quando comparamos os aspectos culturais e a realidade socioeconômica de suas populações.

Alguns dêsses países, por exemplo, são extremamente populosos, como China e Índia, com mais de 1 bilhão de habitantes cada, enquanto outros países são bem menos populosos, como o Congo, com apenas 5,8 milhões de habitantes.

Observe as informações a seguir, que apresentam, dados socioeconômicos de alguns países subdesenvolvidos.

Países

Renda per capita (em US$) 2020

Mortalidade infantil (por grupo de mil nascidos vivos) 2021

Expectativa de vida (em anos) 2019

Taxa de analfabetismo (em %) 2019

Chile

13.221

5

80

3

China

10.409

6

77

3

Brasil

6.815

13

76

3

África do Sul

5.656

27

64

5

Haiti

1.272

46

64

38

Chade

652

68

54

78

Malauí

636

27

64

38

Fontes de pesquisa: Unicef. The state of the world’s children 2021. Disponível em: https://oeds.link/aWLRte. penúdi. Relatório do desenvolvimento humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/J95YLG. THE World Bank. World development indicators. Disponível em: https://oeds.link/WoxLoc. Acessos em: 18 julho. 2022.

Questão 1.

Analise as informações anteriores e conclua: países apresentam indicadores socioeconômicos diferentes ou semelhantes? Justifique.

Como podemos perceber por meio dessas informações, alguns países como Chile e Brasil apresentam rendimentos per capita bem mais elevados que Haiti, Chade e Malauí. Observe também que, no Chile, por exemplo, a taxa de analfabetismo é de apenas 3% e a expectativa de vida atinge 80 anos, enquanto no Chade a taxa de analfabetismo é de 78% e a expectativa de vida atinge 54 anos.

Muitos países subdesenvolvidos ainda são essencialmente agrários ou dependentes de atividades extrativas minerais, como Guiana, República Democrática do Congo e Camboja. Nesses países, grande parte da população ainda vive no campo.

Outros países, ao contrário, são industrializados e avançados do ponto de vista tecnológico, como Brasil, Argentina e México. Com o processo de industrialização, países também se urbanizaram e, por isso, apresentam predomínio de populações urbanas.

A.

Fotografia A. Um homem conduz um arado que é puxado por um boi. Ambos estão em um terreno enlameado. Ao fundo, pasto com vegetação rasteira.
Agricultor utilizando arado de tração animal, na ilha de Java, Indonésia, em 2021.

B.

Fotografia B. Equipamentos com braços mecânicos entre estruturas de metal.
Atividade industrial em Buenos Aires, Argentina, em 2021.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 2.

Embora os dois países apresentados nas fotos A e B sejam subdesenvolvidos, êles retratam características contrastantes em relação ao desenvolvimento tecnológico. Troque ideias com seus colegas e apontem essa diferença.

Assertividade significa a capacidade de expressar nossas ideias de maneira clara e objetiva. Procure ser assertivo ao expor suas opiniões aos colegas.

As economias emergentes e os bríquis

Nos últimos anos, alguns países subdesenvolvidos vêm apresentando maior crescimento econômico, com destaque nas relações comerciais internacionais. países são denominados emergentes ou de economias emergentes.

Entre os emergentes, destacam-se também algumas das maiores economias mundiais, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os chamados bríquis. A sigla é uma referência à letra inicial de cada país (B – Brasil; R – Rússia; I – Índia; C – China e S África do Sul, do inglês South Africa).

De modo geral, países se destacam pêla presença de importantes parques industriais, amplos mercados consumidores e disponibilidade de mão de obra barata, condições que atraem os investimentos externos. Assim, êles vêm se tornando áreas promissoras para investimentos de grandes potências econômicas mundiais, que visam principalmente à entrada de suas multinacionais, entre elas, indústrias automobilísticas e de informática.

Vejamos a seguir algumas características dos países que formam os bríquis.

Brasil

A economia brasileira passou a se destacar no cenário mundial a partir da década de 1990 devido ao fortalecimento de suas relações comerciais internacionais e também ao seu elevado Píbi frente às demais economias do mundo. Em 2021, o Píbi do país foi de 1,6 trilhão de dólares. Embora o Brasil também exporte produtos industrializados, grande parte do Píbi brasileiro é composto por exportações de produtos de origem primária, ou seja, agropecuários e minerais.

Bandeira do Brasil, composta por um retângulo verde, um losango amarelo e um círculo azul com uma faixa e estrelas.

Rússia

Após o fim do sistema socialista soviético, o país passou a investir na modernização de suas indústrias. A grande disponibilidade de recursos minerais em seu território ajudou tanto o desenvolvimento industrial quanto a vida econômica, uma vez que a exportação de minérios, principalmente petróleo, é um dos principais pilares da economia russa.

Desde o início do século vinte e um, a Rússia passou a figurar como um país emergente devido ao crescimento econômico. No cenário internacional, a Rússia apresenta grande importância por sua influência político-econômica em grande parte dos países do Léste Europeu e também por causa de seu grande potencial bélico.

Bandeira da Rússia, composta por três faixas horizontais em branco, azul e vermelho.

Índia

Destaca-se mundialmente pêlo desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia, como satélites espaciais e informática. O investimento estrangeiro no país a partir da década de 1990 intensificou o desenvolvimento do parque industrial indiano. Além da atividade industrial, o setor de prestação de serviços, a agricultura e a extração mineral também são importantes pilares da economia indiana.

Bandeira da Índia, composta por três faixas horizontais em laranja, branco e verde com um círculo azul ao centro da faixa branca.

China

O país tem cada vez mais se destacado no cenário internacional devido a seu elevado crescimento econômico. Com uma economia diversificada, principalmente na área industrial, os chineses exportam os mais diferentes tipos de produtos industrializados e cada vez mais vêm realizando investimentos em países estrangeiros, principalmente na América Latina e na África.

Bandeira da China, composta por um retângulo vermelho com cinco estrelas amarelas no canto superior esquerdo.

África do Sul

A África do Sul é um dos países mais desenvolvidos do continente africano e apresenta economia diversificada, com destaque para a exportação de produtos minerais, como platina, diamante e minério de ferro. Além disso, o país também possui uma importante produção industrial, sobretudo na área da siderurgia, metalurgia e química.

Bandeira da África do Sul, composta por um triângulo preto à esquerda, com faixas diagonais verdes ao lado dele, que se unem ao centro. A parte acima dessa faixa é vermelha e a parte abaixo dela, é azul. Há uma linha fina amarela contornando dois lados do triângulo e linhas brancas contornando a faixa verde acima e abaixo.

O mapa mostra as economias emergentes do mundo, de acôrdo com as classificações utilizadas pêla ônu (Organização das Nações Unidas) e pêlo éfe ême í (Fundo Monetário Internacional). No mapa, também estão indicados os países que formam os bríquis.

Países com economias emergentes (2020)

Mapa. Países com economias emergentes (2020). BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Países emergentes: México, Argentina, Brasil, Polônia, Rússia, Turquia, Irã, Paquistão, Índia, China, Bangladesh, Tailândia, Indonésia, Arábia Saudita, Egito, Nigéria, Angola e África do Sul. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2070 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 5. edição São Paulo: Moderna, 2020. página 59.

THE World Bank. Disponível em: https://oeds.link/oSYBCy. Acesso em: 30 junho 2022.

A dependência econômica

Os países subdesenvolvidos estão historicamente inseridos na divisão da produção e das trocas comerciais, em escala mundial, como exportadores de gêneros primários (matérias-primas de origem agrícola, vegetal e mineral, as chamadas commoditiesglossário ), produtos que apresentam baixo valor no mercado internacional.

Por outro lado, grande parte dêsses mesmos países compra produtos industrializados (máquinas e equipamentos, automóveis, tratores, computadores etcétera) das nações ricas e desenvolvidas. Por serem mais avançados tecnologicamente, produtos têm preços muito mais elevados do que aqueles que são exportados.

Com isso, o resultado entre os valores das exportações e os das importações acaba sendo desfavorável para os países subdesenvolvidos, pois, em geral, o total que recebem pelos produtos que vendem é menor que os valores que pagam pelos produtos que compram. Nesse caso, ocorre um desequilíbrio na balança comercialglossário dêsses países, com a acumulação de déficits crescentes e, consequentemente, crescimento do seu endividamento externo.

As imagens a seguir mostram como funciona a balança comercial de um país.

Superávit comercial

Quando o valor das exportações ultrapassa o das importações, o país apresenta superávit em sua balança comercial, ou seja, tem mais a receber do que a pagar.

Ilustração. Uma balança com dois pratos em desequilíbrio. O prato mais baixo, indica: EXPORTAÇÃO; o prato mais alto, indica: IMPORTAÇÃO.

Déficit comercial

Quando o valor das importações supera o das exportações, o país apresenta déficit em sua balança comercial, isto é, tem mais a pagar do que a receber.

Ilustração. Uma balança com dois pratos em desequilíbrio. O prato mais alto, indica: EXPORTAÇÃO; o prato mais baixo, indica: IMPORTAÇÃO.

O endividamento externo

Com déficits na balança comercial, os países subdesenvolvidos, em geral, não conseguem obter dinheiro suficiente para investir no desenvolvimento de suas economias, como na ampliação do parque industrial, na expansão e modernização das atividades agropecuárias e na implantação de infraestrutura (construção de estradas, ferrovias, portos, usinas para geração de energia elétrica etcétera).

Diante dessa realidade, países acabam contraindo empréstimos para cobrir o déficit comercial e também para investir no desenvolvimento interno. empréstimos são adquiridos em organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (éfe ême í) e o Banco Mundial.

Entre as décadas de 1960 e 1970, os países subdesenvolvidos foram incentivados pelos credores estrangeiros a contrair grandes empréstimos. Porém, na década de 1980, com a alta exagerada dos jurosglossário no mercado internacional, houve um aumento excessivo no valor da dívida externa dos países devedores, como podemos observar no gráfico.

Endividamento externo dos países subdesenvolvidos (19702020)

Gráfico. Endividamento externo dos países subdesenvolvidos (1970-2020). Dívida (em bilhões de dólares). Os valores são aproximados. 1970: 0. 1980: 500. 1990: 1.100. 2000: 2.000. 2010: 4.000. 2020: 8.600.

Fonte de pesquisa: THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/7zqr9Y. Acesso em: 18 julho 2022.

Questão 3.

De acôrdo com o gráfico, em qual intervalo de tempo o valor da dívida externa aumentou mais? Justifique a sua resposta.

O aumento do endividamento passou a comprometer seriamente o crescimento econômico e social dêsses países, que, para realizar o pagamento dessas dívidas, foram obrigados a diminuir os investimentos em áreas essenciais ao desenvolvimento, como educação, saúde e habitação.

Ilustração. Um saco verde com um cifrão, moedas douradas empilhadas ao lado de uma calculadora, e acima, um gráfico com uma seta ascendente.

Barreiras alfandegárias e protecionismo

O desenvolvimento econômico dos países subdesenvolvidos também tem sido dificultado pêlo protecionismo comercial que os países ricos praticam para defender seus mercados da concorrência externa. Na maioria das vezes, êsse protecionismo ocorre por meio de barreiras alfandegáriasglossário , justamente em relação àqueles produtos em que os países pobres são mais competitivos, como no caso de cereais, frutas, sucos, carnes, produtos têxteis, calçados, ferro, aço, entre outros.

Entre essas barreiras estão a cobrança de altas taxas de importação e a imposição de cotas que limitam a importação de certos produtos. Além das tarifas, muitas medidas protecionistas adotadas pelos países mais ricos também são justificadas por razões de ordem sanitária, a fim de prevenir riscos de contaminação e disseminação de pragas ou doenças, vindas de outros países.

Com a redução das exportações, a produção interna dos países subdesenvolvidos também fica prejudicada, inibindo o crescimento econômico e a geração de empregos. Veja a seguir exemplos de tarifas para alguns produtos exportados pêlo Brasil.

Suco de laranja

20%

Fotografia. Um contêiner de laranja com a bandeira da União Europeia e ao lado a indicação: 20 por cento.
União Europeiaglossário .

25%

Fotografia. Um contêiner de cor laranja com a bandeira do Japão e ao lado a indicação: 25 por cento.
Japão.

Carne bovina

20%

Fotografia. Um contêiner de cor rosa com a bandeira da União Europeia e ao lado a indicação: 20 por cento.
União Europeia.

39%

Fotografia. Um contêiner de cor rosa com a bandeira do Japão e ao lado a indicação: 39 por cento.
Japão.

Questão 4.

De que fórma a eliminação das barreiras protecionistas e o aumento das exportações beneficiariam a economia dos países subdesenvolvidos? Converse sôbre isso com os colegas.

Subsídios agrícolas

Além das barreiras protecionistas, os países ricos também se defendem da concorrência externa com a concessão de grandes subsídios aplicados no desenvolvimento de suas atividades econômicas. Em geral, subsídios são concedidos pelos governos dos países ricos, que pagam, por exemplo, aos seus agricultores, eventuais diferenças entre os custos de produção e o valor dos produtos agrícolas cotado no mercado internacional.

Assim, se os agricultores gastam 100 dólares para produzir uma tonelada de trigo, por exemplo, e o preço dêsse produto no mercado externo estiver abaixo dêsse valor, o govêrno paga a diferença ao agricultor, livrando-o de prejuízos. Os agricultores dos Estados Unidos e da União Europeia, por exemplo, recebem subsídios agrícolas que chegam a quase 38 bilhões de dólares ao ano.

dêsse modo, os subsídios garantem a lucratividade dos agricultores, protegendo-os em relação à competitividade dos países subdesenvolvidos. Portanto, a eliminação dos subsídios agrícolas nos países ricos levaria a um melhor equilíbrio nas relações comerciais internacionais, podendo contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico dos países mais pobres.

Fotografia. Um homem de camisa e chapéu conduzindo um arado que é puxado por dois bois. Eles passam por um vasta área de plantio. Há duas galinhas e um cachorro junto ao homem. Ao fundo, pasto e árvores.
A falta de recursos financeiros (financiamentos e subsídios) não permite o desenvolvimento das atividades agrícolas em muitos países, como em Cuba. Nesse país, muitos agricultores cultivam as terras com técnicas tradicionais, o que compromete o rendimento e a produtividade de suas lavouras. A foto mostra um agricultor em Viñales, Cuba, em 2019.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 5.

Com base no que foi apresentado nesta página, o Brasil e outros países subdesenvolvidos se beneficiariam com a eliminação do subsídio agrícola? De que maneira? Troque ideias com os colegas.

A diferença tecnológica

Outra característica marcante do mundo subdesenvolvido é o baixo desenvolvimento científico e tecnológico em relação aos países mais ricos e industrializados. Observe as informações a seguir.

Países

PIB (em bilhões de dólares) 2020

Investimentos em educação (% do PIB) 2019

Investimentos em ciência e pesquisa (% do PIB) 2019

Técnicos e cientistas (por milhão de pessoas) 2019

Desenvolvidos

Dinamarca

356

7,2

2,9

7.739

Alemanha

3.846

4,4

3,2

5.396

Japão

5.040

3,1

3,2

5.374

Estados Unidos

20.893

4,4

3,2

4.821

Subdesenvolvidos

Chade

11

1,8

sem dados

sem dados

Brasil

1.449

6,3

1,2

sem dados

Chile

253

5,3

0,3

510

México

1.087

4,2

0,3

349

Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/cxAHMD. Acessos em: 19 julho 2022.

Questão 6.

De acôrdo com as informações anteriores, compare os investimentos em educação, ciência e pesquisa entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Questão 7.

Compare também o número de técnicos e cientistas entre países.

Questão 8.

Quais conclusões podem ser estabelecidas com essas comparações? Anote-as no caderno.

Os números anteriores revelam que a maior parte dos países subdesenvolvidos, ao contrário do que acontece em nações mais ricas, destinam poucos investimentos às áreas de educação, ciência e pesquisa. O resultado disso, como também foi mostrado anteriormente, é observado na proporção de técnicos e cientistas dêsses países.

A disparidade tecnológica mostrada nas informações anteriores coloca os países desenvolvidos e subdesenvolvidos em situações opostas. De um lado, temos a maioria dos países pobres e subdesenvolvidos com reduzido ou quase nenhum domínio tecnológico. Do outro, há o grupo dos países ricos e desenvolvidos que detém o domínio das mais avançadas tecnologias.

A dependência tecnológica

Em razão das disparidades tecnológicas, os países subdesenvolvidos precisam recorrer às importações para ter acesso aos produtos mais sofisticados e avançados tecnologicamente, como equipamentos eletrônicos, máquinas industriais, insumos agrícolas, medicamentos e vacinas.

Essa dependência tecnológica atinge até mesmo os países subdesenvolvidos industrializados, como Brasil, México e Argentina, que não conseguem acompanhar a dianteira tecnológica liderada pêlo mundo desenvolvido, que mantém o domínio sôbre os mais avançados campos do conhecimento e da produção científica.

Tal situação é agravada ainda mais pelos baixos investimentos em educação, ciência e pesquisa. Ainda hoje, existem nesses países inúmeros problemas, como falta de escolas, superlotação das salas de aula, precariedade das instalações escolares, desvalorização dos professores, entre outros. Devido às difíceis condições socioeco­nômicas da população, um grande número de crianças e adolescentes também abandona os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da família.

Isso reflete diretamente no baixo nível de escolaridade da população. Como boa parte da população não consegue concluir o estudo básico, é grande o número de pessoas sem qualificação profissional para exercer atividades especializadas e mais bem remuneradas. A baixa qualificação dificulta o acesso ao mercado de trabalho, fazendo crescer as filas do desemprêgo e as atividades informaisglossário , que exigem pouca ou nenhuma qualificação.

Fotografia. Pessoas sentadas entre caixotes e barracas, expondo peixes, bacias e legumes. Há guarda-sóis e pessoas caminhando entre eles. Ao fundo, árvores.
Vendedores ambulantes em mercado de produtos frescos nas ruas de Yangon, Mianmar, em 2020.

O tema é reticências

Ciência e tecnologia

Migração de cérebros

Sabemos que a maioria dos países subdesenvolvidos investe pouco nas áreas de educação e pesquisa, o que resulta em um baixo desenvolvimento científico e tecnológico. Com poucos recursos, faltam laboratórios modernos e bem equipados, os pesquisadores são mal remunerados e enfrentam péssimas condições de trabalho.

Com isso, os países ricos e industrializados tornam-se atraentes para vários cientistas e pesquisadores, que procuram melhores oportunidades de estudo, trabalho e remuneração, em melhores faculdades, institutos e laboratórios de pesquisa. O deslocamento dêsses profissionais qualificados e especializados em direção aos países ricos tornou-se um fenômeno conhecido pêla expressão “migração de cérebros” (brain drain, em inglês).

Conheça a seguir a situação dêsse fenômeno no mundo.

China e Índia são considerados os dois maiores exportadores de cérebros do mundo. Nos últimos anos, passaram a desenvolver programas voltados a profissionais de ponta e empreendedores. O objetivo dêsses programas é atrair os cidadãos e seus descendentes de volta aos seus países de origem.

Bandeira da China, composta por um retângulo vermelho com cinco estrelas amarelas no canto superior esquerdo.  Bandeira da Índia, composta por três faixas horizontais em laranja, branco e verde com um círculo azul ao centro da faixa branca.

Os Estados Unidos possuem os maiores polos de pesquisa e centros de tecnologia, onde há maior concentração de pessoas com qualificação profissional do mundo. Quase metade das empresas criadas no Vale do Silício, desde 2006, foi fundada por imigrantes estrangeiros atraídos pêlas importantes universidades existentes na região.

Bandeira dos Estados Unidos, compostas por um quadrado azul com estrelas no canto superior esquerdo, seguido por listras vermelhas e brancas.

Em Cuba, a formação em medicina é equivalente à existente em países desenvolvidos. Em razão disso, para evitar a “migração de cérebros” do setor da saúde, o país estabeleceu restrições de viagens ao exterior para médicos especialistas.

Bandeira de Cuba, composta por um quadrado vermelho com uma estrela branca na parte superior à esquerda e outro quadrado branco à direita. Abaixo, faixa horizontal azul.

A Alemanha, preocupada com a falta de profissionais especializados, passou a facilitar o visto de permanência para não europeus com diploma acadêmico, além de investir em programas para financiar cursos de alemão e estágios para jovens europeus.

Bandeira da Alemanha, composta por três faixas horizontais em preto, vermelho e amarelo.

O Brasil apresenta um dos maiores déficits de mão de obra qualificada do mundo, com apenas 14% da população acima de 25 anos com formação em nível superior.

Bandeira do Brasil, composta por um retângulo verde, um losango amarelo e um círculo azul com uma faixa e estrelas.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/mJhcUf. Acesso em: 9 agosto 2022.

Entre os motivos que ameaçam o desempenho brasileiro na corrida global por cérebros estão a falta de investimentos em pesquisa e ciência, a excessiva burocracia nas universidades e a dificuldade na emissão de vistos de trabalho.

Ícone 'Em grupo'.
  1. O que você já sabia sôbre a “migração de cérebros”? Conte para os colegas e ouça o que êles têm a dizer sôbre o assunto.
  2. Considerando os conceitos de país desenvolvido e país subdesenvolvido e com base na análise das informações destas páginas, o que podemos concluir sôbre o fenômeno da “migração de cérebros”?
  3. Qual é a sua opinião sôbre o assunto discutido? Para ajudá-lo a refletir sôbre êle, considere a hipótese de que você seja um profissional e tenha recebido uma proposta para trabalhar em um país desenvolvido, com boa remuneração e condições adequadas de trabalho. Você aceitaria? Justifique a sua opção.
  4. Imagine-se na seguinte situação: você foi contratado por um jornal para escrever um artigo sôbre o fenômeno da “migração de cérebros”. Nesse artigo, você deverá explicar para o público leitor:
    1. o que significa o fenômeno conhecido como “migração de cérebros” e quais são suas causas;
    2. as consequências sociais e econômicas provocadas pêla “migração de cérebros”;
Ícone 'Em grupo'.

c . quais medidas os países que perdem seus pesquisadores poderiam tomar para interromper a “migração de cérebros”.

Ao terminar seu artigo, leia-o para os colegas de sala e verifique o que êles escreveram sôbre o tema.

Ilustração. Homem de cabelos curtos com seu cérebro a mostra, ligado a uma mala, livros, um capelo, um passaporte e um diploma. Ao redor há quatro pequenos cérebros com asas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Justifique a frase a seguir.

No conjunto de países que formam o mundo subdesenvolvido, podemos encontrar países com características muito distintas.

  1. Caracterize os países emergentes.
  2. O que são os chamados bríquis?
  3. De acôrdo com o que você estudou, escreva no caderno o que significa:
    1. balança comercial;
    2. superávit comercial;
    3. déficit comercial.

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia a manchete a seguir e responda às questões propostas.

Estudo mostra que subsídios dos Estados Unidos são os mais prejudiciais ao agronegócio brasileiro

Disponível em: https://oeds.link/8wIGSv. Acesso em: 25 julho 2022.

  1. Explique de que maneira os países ricos dão subsídios ao desenvolvimento de suas atividades, especialmente ao setor agrícola.
  2. Além dos subsídios, os países ricos também se defendem da concorrência externa por meio de medidas protecionistas. Explique como isso ocorre.
  3. Cite quais são as consequências do protecionismo comercial para os países subdesenvolvidos.

6. Observe e interprete as informações apresentadas na tabela. Em seguida, responda às questões propostas.

Usuários de internet em alguns países do mundo − 2020 (por grupo de cem habitantes)

Noruega

97

Suécia

95

Sudão

28

Mali

27

Fonte de pesquisa: INTERNATIONAL Telecommunication Union. Percentage of individuals using the internet. Disponível em: https://oeds.link/loWmqH. Acesso em: 19 julho 2022.

De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, podemos dizer que o acesso à internet reflete as disparidades tecnológicas entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos? Explique.

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.

Mundo subdesenvolvido: condições de vida

Sabemos que em grande parte dos países subdesenvolvidos é elevado o número de pessoas em situação de pobreza. Nesses países, uma grande parcela da população não possui renda suficiente para ter acesso a uma alimentação adequada, isto é, que possa assegurar a quantidade mínima de caloriasglossário que uma pessoa deve ingerir diariamente para manter uma boa saúde. A carência alimentar leva as pessoas a sofrer os efeitos provocados pêla fome.

Ao mesmo tempo, a inexistência dos sistemas de saúde e sua precariedade em muitos países, como a falta de médicos e de vagas em hospitais, a ausência de campanhas de vacinação em massa e de prevenção de doenças, entre outros fatores, contribuem para o elevado índice de mortalidade entre a população. Isso explica tanto as altas taxas de mortalidade infantilglossário , registradas em alguns países subdesenvolvidos, quanto a baixa expectativa de vida de suas população.

Ícone 'Em grupo'.

Questão 9.

Com os colegas, promova uma roda de conversa para expor o que vocês sabem sôbre as condições de vida da população brasileira. Na opinião de vocês, o país enfrenta problemas semelhantes aos apresentados nesta página?

Fotografia. Área aberta com terra e entulho, onde há um homem caminhando. Ao lado, casas amontoadas com tijolos aparentes. Ao fundo, prédios.
Na foto, é possível observar as condições precárias de moradias construídas com sobras de materiais em Mumbai, Índia, em 2019.

Geografia e Ciências

Saneamento básico e leptospirose

Outro fator que também colabora para o elevado índice de mortalidade em grande parte dos países subdesenvolvidos é a falta de serviços de infraestrutura e saneamento básico, sobretudo nas áreas mais densamente povoadas e urbanizadas.

Na periferia dos grandes centros urbanos de muitos países subdesenvolvidos, é grande o número de pessoas que vive em moradias precárias e sem as mínimas condições de higiene e confôrto, desprovidas até mesmo de rede de água encanada e de esgôto.

Essa situação contribui para a proliferação de doenças e epidemias que se alastram rapidamente entre a população, como diarreias infecciosas e leptospirose, causando um grande número de vítimas, principalmente crianças. A leptospirose é uma doença causadapêla bactéria Leptospira interrogans, presente na urina de roedores contaminados, como os ratos.

Fotografia. Três pessoas caminhando em uma rua alagada, com a água na altura de seus joelhos. Ao fundo, calçadas com árvores e casas parcialmente submersas.
O contato com água de enchentes deve ser evitado por todos, pois a contaminação pêla bactéria Leptospira interrogans acontece por meio da pele, principalmente quando há ferimentos. Na foto, observamos pessoas andando em rua alagada na cidade de Rio Piracicaba, no estado de Minas Gerais, em 2019.

Como acontece a transmissão

Os ratos são os principais transmissores da leptospirose. A urina de animais contaminados mistura-se com a água de rios, lagos, esgotos e enchentes. Ao entrar em contato com essa água contaminada, as pessoas podem ser infectadas. A leptospirose também pode ser transmitida pêla ingestão de bebidas ou de alimentos contaminados.

Principais sintomas

Ilustração. Silhueta de uma pessoa de frente.
  • Dor de cabeça.
  • Pele e olhos com aparência amarelada.
  • Dores no corpo, vômitos, diarreia e tosse.
  • Febre.

Como evitar

Ilustração. Uma torneira pingando água.

Utilizar água tratada, própria para o consumo humano.

Ilustração. Uma caixa d’água suspensa em uma torre.

Manter as caixas-d’água limpas e tampadas.

Ilustração. Um vaso sanitário com a tampa aberta.

Destinar o esgôto doméstico às redes de coleta para tratamento adequado.

Ilustração. Um par de botas, junto a um par de luvas.

Utilizar botas e luvas de borracha ou então sacos plásticos duplos (nas mãos e nos pés), ao realizar a limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgôto.

Ilustração. Um rato grande.

Controlar a proliferação de roedores.

Ilustração. Uma maçã com uma pequena folha presa a ela.

Lavar bem os alimentos que serão ingeridos crus.

Ilustração. Uma pessoa caminhando em uma área coberta por água.

Evitar o contato com água de enchentes.

Ilustração. Um saco de lixo com uma seta circular sobre ele.
  • Embalar adequadamente os resíduos sólidos (lixo) e armazená-los em locais apropriados.
  1. Com base nas informações apresentadas e com a orientação do professor, realize, com os colegas da sala, uma investigação sôbre ações para a prevenção da leptospirose na escola onde estudam. Procurem saber:
  • se a água consumida na escola é proveniente de rede de abastecimento;
  • se os resíduos sólidos (lixo) gerados na escola estão sendo embalados e armazenados adequadamente;
  • se a manutenção da limpeza da caixa-d’água da escola está sendo realizada periodicamente;
  • se os alimentos consumidos na escola estão armazenados de maneira adequada;
  • como está sendo realizado o combate aos roedores no ambiente escolar.

2. Elaborem cartazes com as informações obtidas e fixem-nos em diferentes lugares da escola para que os demais alunos possam vê-los.

Quando praticamos atitudes voltadas para a prevenção de doenças, estamos agindo com responsabilidade, como cidadãos que pensam e se preocupam com a saúde e o bem-estar de todos.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Elabore uma frase para cada um dos tópicos a seguir, com o objetivo de contextualizar as condições de vida de grande parte da população do mundo subdesenvolvido.
    1. Pobreza.
    2. Sistema de saúde.
    3. Taxa de mortalidade.
  2. Com base no que você estudou, dê exemplos de outros efeitos da pobreza, relacionando-a aos indicadores sociais apresentados pelos países subdesenvolvidos.
  3. Quais sugestões você daria para ajudar a combater o problema da pobreza em nosso país e no mundo? Ouça a opinião dos colegas e conte a sua.

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia e interprete a história em quadrinhos a seguir.

Tirinha composta por quatro quadros com um homem e uma criança sentados em um beco. Q 1 – O menino vira para seu pai que está enrolado em um cobertor e fala: PAI, FALE A VERDADE: EXISTE GENTE QUE COME O QUE QUISER A QUALQUER HORA? Seu pai responde: EXISTE!! Ao fundo, cidade com muitos prédios. Q 2 – O menino continua: E GENTE QUE DORME EM CAMA, TEM TELEVISÃO PRA ASSISTIR, BANHEIRO PRA TOMAR BANHO E QUE TROCA DE ROUPA TODO DIA? Seu pai responde: EXISTE, EXISTE! Q 3 – O garoto olha para a lua sobre a cidade. Seu pai o olha. Q 4 – O menino pergunta: DE QUE PLANETA ELES SÃO? Seu pai olha para frente espantado.

Angeli. Folha de S.Paulo, São Paulo, 8 junho 2000. Opinião, página 2.

  1. Descreva a característica do mundo subdesenvolvido expressa na história em quadrinhos.
  2. Qual é a sua opinião sôbre os motivos que levam as pessoas a ter que viver dessa maneira?
  3. Com os colegas, identifiquem algumas características que vocês conhecem sôbre as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

5. Observe as fotos a seguir e depois responda no caderno às questões.

Fotografia. Sala de aula com muitas crianças sentadas no chão, olhando uma lousa que está na parede à esquerda.
Sala de aula no Malauí, em 2020.
Fotografia. Casas pequenas e simples na encosta de um morro coberto por vegetação.
Bairro com moradias precárias em Bogotá, na Colômbia, em 2022.
  1. Cada uma das fotos retrata um problema que atinge as populações dos países subdesenvolvidos. Quais são problemas?
  2. Quais são as consequências dos problemas mostrados nas imagens para as populações dos países subdesenvolvidos?
  1. Estudamos que os países subdesenvolvidos apresentam entre si várias diferenças relativas à economia, ao desenvolvimento tecnológico, às condições de vida da população etcétera Agora, vamos conhecer melhor as características de algumas nações subdesenvolvidas realizando uma pesquisa sôbre elas. Para isso, reúna-se com dois colegas e escolham o país que será investigado. Cada grupo deve escolher um país diferente e seguir o roteiro seguinte.
    1. Pesquisem em diferentes fontes de informações, como livros, jornais, revistas, almanaques, enciclopédias e sites na internet.
    2. Procurem informações sôbre questões ambientais, principais atividades econômicas, principais manifestações culturais e religiosas, riquezas naturais e notícias sôbre acontecimentos recentes no país escolhido.
    3. Com os dados, elaborem um painel com textos que resumam as informações pesquisadas. Se possível, complementem o painel com fotos ou desenhos.
    4. Exponham o trabalho para os colegas da sala e verifiquem o resultado da pesquisa realizada pelos demais grupos.
    5. Ao final das apresentações, toda a sala deve elaborar uma síntese, por meio de um texto, explicando a heterogeneidade do mundo subdesenvolvido, com base nas informações sôbre os países pesquisados.

Glossário

Balança comercial
: registro que expressa o valor das exportações e importações efetuadas por um país durante determinado período.
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Commodities
: produtos agrícolas de grande importância comercial, produzidos em larga escala e que têm seus preços definidos internacionalmente.
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Juros
: valor pago pêlo empréstimo de certa quantia de dinheiro.
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Barreira alfandegária
: sistema de tarifas e cotas adotado pelos governos para controlar o fluxo internacional de mercadorias importadas, com o objetivo de proteger os produtos nacionais.
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União Europeia
: bloco econômico que reúne 27 países da Europa.
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Atividade informal
: compreende as atividades econômicas sem registro formal em dados estatísticos e em documentos como a carteira de trabalho, como é o caso dos vendedores ambulantes, artesãos, catadores de sucata etcétera Nesses casos, devido à informalidade, não há recolhimento de impostos por parte dos trabalhadores nem acesso aos direitos trabalhistas.
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Caloria
: quantidade de energia contida nos alimentos. De acôrdo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (ó ême ésse), uma pessoa adulta precisa ingerir pêlo menos 2500 calorias por dia.
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Taxa de mortalidade infantil
: proporção de crianças que morre antes de completar 1 ano de idade, em cada grupo de mil crianças nascidas vivas.
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