CAPÍTULO 10 Mundo desenvolvido: condições de vida

A população dos países desenvolvidos, de maneira geral, desfruta de melhores condições de vida, como boa alimentação, moradia adequada, boas condições dos serviços de saúde, incentivo ao lazer e acesso à educação e à cultura, se comparada à população dos países econômica e socialmente menos desenvolvidos.

Um dos principais fatores que explicam essa melhor qualidade de vida é a elevada renda per capita da população. Além disso, a alta qualidade de vida nos países desenvolvidos também foi alcançada pela adoção de políticas que deram prioridade ao bem-estar social, o chamado welfare state (ou estado de bem-estar social), implantado de maneira mais efetiva a partir da segunda metade do século vinte.

Por meio dessa política, os governos dos países desenvolvidos passaram a investir maciçamente na área social, especialmente na expansão e melhoria dos serviços de saúde, educação, segurança e previdência social (seguro-desemprêgo e aposentadorias), entre outros benefícios. Leia o texto a seguir que explica melhor o estado de bem-estar social ou welfare state.

A política do welfare state ou política do bem-estar social

A política do welfare state ou do bem-estar social pode ser definida como um conjunto de políticas públicas conduzidas pêlo Estado, com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida à sua população. Por meio dessa política, cabe ao Estado o papel de garantir a implementação de amplos programas sociais, em áreas como moradia, saúde, educação, emprêgo, renda, segurança pública, entre outros. Em resumo, o welfare state foi uma maneira adotada pêlo govêrno de promover o bem-estar econômico e social da população.

Fotografia. Algumas pessoas em um parque coberto por grama e com árvores. Algumas delas estão sentadas em grupo, outras deitadas ou caminhando.
Na foto, podemos observar pessoas em Viena, Áustria, desfrutando de momento de lazer em um parque na cidade, em 2022.

As melhorias nas condições de vida das populações, além de contribuírem para a redução da taxa de mortalidade, promoveram um aumento significativo na expectativa de vida da população dos países desenvolvidos.

A ampliação dos serviços de saneamento básico (água tratada e rede de esgôto), a maior disponibilidade de médicos, leitos hospitalares, laboratórios e clínicas, além dos bons planos de apôio e amparo à velhice (boas aposentadorias, por exemplo), têm permitido que a população dêsses países viva mais e em melhores condições. Assim, enquanto nos países desenvolvidos a expectativa de vida pode chegar aos 80 anos ou mais, em alguns países subdesenvolvidos a expectativa de vida da população não chega aos 55 anos.

As informações a seguir trazem dados sôbre a expectativa de vida e a taxa de mortalidade infantil em alguns países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Compare-as.

Expectativa de vida (em anos) 2019

Países desenvolvidos

Países subdesenvolvidos

Japão

85

Tailândia

77

Nova Zelândia

82

Brasil

76

Canadá

82

Timor-Leste

70

Holanda

82

Haiti

64

Alemanha

81

Serra Leoa

54

Mortalidade infantil (por grupo de mil crianças nascidas vivas) 2021

Países desenvolvidos

Países subdesenvolvidos

Estados Unidos

5

Mali

57

França

4

Angola

50

Austrália

3

Bolívia

28

Itália

2

Índia

27

Suécia

2

Brasil

13

Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. UNITED Nations. World Population Prospects 2022. Disponível em: https://oeds.link/ZqLhCK. Acessos em: 19 julho 2022.

Ícone: 'Em grupo'.

Questão 1.

Identifique a posição do Brasil nas informações desta página. Comparando os dados brasileiros com os dos demais países, como você avalia a situação da população brasileira em relação à expectativa de vida e à mortalidade infantil? Troque ideias com os colegas.

Questões sociais no mundo desenvolvido

Apesar do elevado padrão de vida da maior parte de sua população, os países desenvolvidos também enfrentam problemas sociais, como pobreza, fome, desemprêgo, violência e criminalidade. De acôrdo com o Banco Mundial, em 2013, somente na Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, mais de 5 milhões de pessoas viviam com menos de 1,90 dólar por dia.

Essa parcela mais pobre da população, desprovida de recursos financeiros, sem condições de comprar um imóvel ou de pagar o alto preço dos aluguéis, acaba residindo nos locais mais deteriorados das grandes cidades e até mesmo nas ruas, e estão, por isso, mais suscetíveis à criminalidade e à violência, entre outros problemas.

O aumento da pobreza no mundo desenvolvido está relacionado à combinação de diferentes fatores:

  • a diminuição de concessão de benefícios sociais (auxílio-moradia, seguro-desemprêgo, seguro-saúde, entre outros) por parte do govêrno de alguns países, na tentativa de conter o crescente aumento dos déficits orçamentários;
  • uma tendência mundial que combina o aumento da concentração de renda e das desigualdades sociais com o crescimento do desemprêgo.

O desenvolvimento tecnológico alcançado pelos países desenvolvidos tem levado muitas empresas a adotar técnicas cada vez mais avançadas no processo produtivo, promovendo a automatização e a robotização dos serviços e das linhas de produção, o que, consequentemente, vem diminuindo a utilização de mão de obra.

Fotografia. Barracos de tábuas em uma área de terra, ao fundo há dois trailers home. Em frente, uma criança em pé ao lado de um cachorro e outra criança sentada no chão.
Vista de moradias precárias em Portugal, em 2022.

O envelhecimento da população

Os países desenvolvidos vêm enfrentando problemas ligados ao aumento crescente da população idosa (mais de 60 anos). A população dêsses países está vivenciando um processo de envelhecimento graças ao aumento da expectativa de vida.

Por outro lado, êles também têm registrado a diminuição da taxa de natalidade. êsse declínio da natalidade tem levado a população de muitos países a um crescimento natural negativo, o que proporciona uma diminuição da população Com isso, o número de jovens torna-se cada vez menor, o que, em muitos casos, chega a provocar até mesmo escassez de mão de obra, por causa do reduzido número de pessoas que ingressam no mercado de trabalho.

êsse envelhecimento da população vem sendo motivo de grande preocupação em muitos países, pois o aumento de idosos no conjunto da população significa maiores gastos com aposentadorias e pensões, fato que coloca em risco o equilíbrio das contas dos sistemas previdenciários. O planisfério a seguir mostra a proporção da população jovem, com menos de 14 anos, nos países do mundo.

População jovem do mundo (2021)

Mapa. População jovem do mundo (2021). porcentagem da população jovem. Mais de 45,1 por cento: países no norte, leste e sul da África. 35,1 a 45 por cento: oeste, centro, leste, sudeste e sudoeste da África, países no sudoeste, sul e centro da Ásia. 25,1a 35 por cento: sul da América do Norte, norte e centro da América do Sul, norte e sul da África, centro e sul da Ásia. Menos de 25 por cento: norte da América do Norte, noroeste, sul e leste da América do Sul, toda a Europa, sudoeste, norte, sudeste e leste da Ásia e Oceania. Dados não disponíveis: Groenlândia. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 2100 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World Population Prospects tuenti tuenti tchu. Disponível em: https://oeds.link/UOHiHt. Acesso em: 19 julho 2022.

Questão 2.

Com base no planisfério, compare a proporção de jovens no total da população entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Anote as conclusões no caderno.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Caracterize a política do bem-estar social (welfare state).
  2. Quais fatores têm contribuído para agravar a pobreza em muitos países desenvolvidos? Explique com base no que você estudou neste capítulo.
  3. O aumento da pobreza no mundo desenvolvido pode ameaçar a qualidade de vida alcançada pêla política do bem-estar social (welfare state)? Justifique.
  4. Explique por que o envelhecimento da população nos países desenvolvidos tem gerado preocupações para seus governos.

Aprofundando os conhecimentos

5. As pirâmides etárias ou pirâmides de idade mostram como a população está distribuída de acôrdo com o sexo e a idade dos habitantes. Observe, a seguir, a pirâmide etária de um país desenvolvido. Depois, responda às questões propostas.

Pirâmide etária da França (2021)

Gráfico. Pirâmide etária da França (2021). Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 1,5 e 3 milhões de habitantes. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, se mantendo entre 2 milhões de habitantes. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando entre 1,5 e 2 milhões de habitantes.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World Population Prospects 2022. Disponível em: https://oeds.link/UOHiHt. Acesso em: 19 julho 2022.

  1. O que o ápice da pirâmide revela sôbre a expectativa de vida da população dêsse país?
  2. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, aponte as razões que levaram ao aumento da expectativa de vida nos países desenvolvidos.
  3. Observando a base da pirâmide, podemos verificar uma reduzida proporção de crianças e jovens no conjunto da população. De acôrdo com o que você estudou até agora, explique por que a baixa taxa de natalidade tem sido um problema para os países desenvolvidos. Relacione sua resposta ao problema do envelhecimento da população.