UNIDADE 4 América

Fotografia. Vista de cima. Formações rochosas cobertas por vegetação em frente ao mar. Há uma via e uma construção à direita.
A foto de 2019 retrata a ilha de monsserrá, localizada na região das Antilhas, América Central. Foi nessa região que os europeus chegaram ao continente americano, em 1492.

O continente americano reflete, na atualidade, a história de seu passado colonial, marcada pêla presença dos povos indígenas, dos colonizadores europeus e dos negros africanos que foram escravizados. A América também apresenta contrastes socioeconômicos relevantes, com acentuadas desigualdades sociais e econômicas entre os países do continente.

  

Iniciando a conversa

  1. Quais elementos podem ser observados na paisagem da ilha retratada na foto? Quais aspectos do continente americano você conhece? Cite aspectos naturais, culturais, econômicos etcétera
  2. De quais maneiras o continente americano pode ser regionalizado?
  3. O que você sabe sôbre os povos que viviam no continente americano quando os europeus passaram a explorar essas terras? Converse a respeito disso com os colegas.

  

Agora vamos estudar...

  • as características naturais do continente americano;
  • as diferentes regionalizações da América;
  • os aspectos histórico-culturais do continente americano;
  • as colônias de exploração e as colônias de povoamento;
  • os mapas históricos.

CAPÍTULO 12 Continente americano

O continente americano é o segundo maior continente do planeta, com aproximadamente 42 milhões de quilômetros, menor apenas do que a Ásia. Com cêrca de um bilhão de habitantes, a América é o terceiro continente mais populoso do planeta.

As terras do continente americano são limitadas pêlas águas de três oceanos: oceano Atlântico, a Léste; oceano Pacífico, a oeste; oceano Glacial Ártico, ao norte, onde o estreito de Bering separa a América e a Ásia.

Divisão geográfica

Uma maneira de regionalizar o continente americano é por meio do critério físico, considerando a distribuição e a localização geográfica das terras emersas. De acôrdo com êsse critério, a América pode ser dividida em três regiões.

América do Norte

Possui a maior extensão territorial. É formada por três países e também pela maior ilha do mundo, a Groenlândia, território que pertence à Dinamarca. Os principais paralelos que perpassam êsse território são o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

América Central

Possui a menor extensão territorial. Sua área continental corresponde ao istmoglossário que faz a ligação entre a América do Sul e a América do Norte, e sua área insular (ilhas) é banhada pêlas águas do mar do Caribe.

América do Sul

Formada por doze países e também por um território pertencente à França, a Guiana Francesa. Os principais paralelos que perpassam êsse território são a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.

Continente americano – divisão geográfica

Mapa. Continente americano – divisão geográfica. América do Norte: Alasca (território pertencente ao Estados Unidos), Canadá, Estados Unidos, México e Groenlândia (território pertencente a Dinamarca). América Central: Bahamas, Cuba, Haiti, República Dominicana, Jamaica, Belize, Honduras, Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e Panamá. América do Sul: Guiana Francesa (território pertencente a França), Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 1325 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava ediçãoRio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 34.

Questão 1.

Verifique a localização do território brasileiro no continente americano. Em quais hemisférios o Brasil está localizado?

Divisão histórico-cultural

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

Diferentes povos já habitavam o continente americano há milhares de anos quando, a partir do final do século quinze, diversas potências marítimas europeias, como Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Holanda, passaram a explorar essas terras. povos foram denominados pelos estudiosos pré-colombianos pêlo fato de ocuparem a América antes da chegada de Cristóvão Colombo, navegador que aportou no continente em 1492.

Ao colonizarem diferentes áreas do continente, os europeus introduziram vários aspectos de sua cultura aos povos que habitavam territórios, entre êles o idioma.

Assim, a América também pode ser dividida em duas grandes regiões que se diferenciam de acôrdo com a origem linguística e a cultura de seus colonizadores.

América Anglo-Saxônica e América Latina

Mapa. América Anglo-Saxônica e América Latina. América Anglo-Saxônica: Alasca (território pertencente ao Estados Unidos), Canadá e Estados Unidos. América Latina: México, Guatemala, Belize, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana, Jamaica, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Brasil, Suriname, Guiana Francesa (território pertencente a França), Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Argentina. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. Na parte inferior, rosa dos ventos e a escala: 1025 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: FTD, 2016. página 116.

América Anglo-Saxônica

Colonizada por povos com língua de origem saxônica, principalmente ingleses. Essa região, formada por Canadá e Estados Unidos, reúne elementos histórico-culturais semelhantes, como o predomínio da língua inglesa e da religião protestante.

América Latina

Colonizada por povos com língua de origem latina, principalmente portugueses e espanhóis. Nessa região, formada pelos países da América do Sul, da América Central e pêlo México, há predomínio das línguas de origem latina, espanhola e portuguesa, e também da religião católica.

Algumas exceções podem ser identificadas na regionalização histórico-cultural do continente americano, pois alguns países latino-americanos foram colonizados por povos de outras origens linguísticas, como o Suriname, colonizado por holandeses. Assim também aconteceu no Canadá, país anglo-americano, cuja colonização foi feita por franceses, um povo de origem latina.

Além dos aspectos histórico-culturais, a divisão do continente em América Anglo-Saxônica e América Latina retrata o diferente desenvolvimento econômico e social dos países americanos, e é considerada por alguns estudos como uma regionalização socioeconômica. Dessa maneira, a América Anglo-Saxônica agrupa países desenvolvidos, ou seja, com maior desenvolvimento econômico e social, embora certos problemas sociais e econômicos também afetem parte de sua população. Já a América Latina reúne países subdesenvolvidos, com menor desenvolvimento econômico, muitos deles com graves problemas sociais.

A dizimação dos povos nativos

O contato entre os povos pré-colombianos e os colonizadores europeus não aconteceu de maneira pacífica. Os europeus buscavam dominar o território para extrair dele suas riquezas e introduzir entre os nativos aspectos de sua cultura, por exemplo, a religião, mas os povos pré-colombianos não aceitavam tal dominação.

No entanto, os colonizadores tinham grande vantagem sôbre os nativos. êles empunhavam armas de fogo, possuíam armaduras e montavam a cavalo, fator que possibilita deslocamento rápido. Já os povos pré-colombianos dispunham de armas forjadas em madeira, algumas até contendo venenos letais, mas que não lhes davam vantagens diante da destrutiva fôrça bélica dos colonizadores.

A tela a seguir representa um confronto entre os colonizadores e os povos pré-colombianos.

Litogravura. Homens brancos atirando contra indígenas em uma floresta. Há um corpo no chão, junto a uma criança. Ao lado, uma pessoa sendo atacada. À direita, mais homens armados. À esquerda, indígenas fugindo. Ao fundo, um homem apontando uma arma para duas mulheres indígenas.
Reprodução da litogravura Guerrilha, de Johann Moritz Rugendas, produzida em 1835.

Geografia em representações

Mapas históricos

Os mapas históricos são utilizados para mostrar fenômenos ou informações a respeito de determinado território em épocas passadas. A distribuição original dos povos que viviam no continente americano na época em que os europeus chegaram nessas terras é um exemplo de mapa histórico. Veja a seguir.

Povos pré-colombianos (século dezesseis)

Mapa. Povos pré-colombianos (século 16). Povos/principais grupos étnicos. Esquimós/Grupo Esquimó-Aleutino: Extremo norte da América do norte. Na-Dene e Apaches/Grupo Na-Dene: porção ao norte e pequena área ao sul da América do Norte. Sioux/Sioux-Dakota: pequena área no norte e área menor no leste da América do Norte. Iroqueses/Iroqueses: faixa no leste da América do Norte. Wakash e Cree/Grupo Algonquino-Wakash: porção norte e nordeste da América do Norte. Shoshoni e Astecas/Grupo Uto-Astecas: áreas no sul da América do Norte. Maias/Maias: região na América Central. Aruak/Grupo Aruak: faixa no norte da América do Sul. Chibchas/Grupo Chibcha: área no sul da América Central e noroeste da América do Sul. Karib/Grupo Karib: área no norte da América do Sul. Tupi e Guarani/Grupo Tupi-Guarani: leste da América do Sul. Jê/Grupo Jê: área nordeste da América do Sul. Incas/Grupo Quíchua: faixa na costa oeste da América do Sul. Outras populações (exemplo: Araucanos): sudoeste e sudeste da América do Norte, centro da América Central, oeste e sul da América do Sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 1240 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ARRUDA, José Jobson de Andrade. Atlas histórico básico. 15. edição São Paulo: Ática, 1997. página 21.

  1. O mapa representa qual informação e de que época histórica?
  2. Identifique no mapa o nome de alguns povos que viviam no continente americano antes da chegada dos europeus. Escreva no caderno uma lista com o nome de alguns dêsses povos que viviam no território que atualmente faz parte da:

América do Norte América Central América do Sul

Geografia e História

A colonização da América

Enquanto na maior parte da América Anglo-Saxônica foram desenvolvidas colônias de povoamento, na América Latina desenvolveram-se as colônias de exploração. Veja a seguir.

Colônias de povoamento

As colônias de povoamento foram constituídas, principalmente, por ingleses, que tinham o objetivo de se estabelecer em territórios que hoje correspondem às áreas do Canadá e dos Estados Unidos. Nessas colônias eram praticadas atividades voltadas para o abastecimento e desenvolvimento do mercado interno, buscando atender às necessidades da própria colônia. As propriedades rurais eram policultoras e de tamanho pequeno a médio. A mão de obra, baseada no trabalho familiar e assalariado, também utilizava o trabalho escravo em algumas regiões.

A organização das colônias de povoamento foi fundamental para a geração de riquezas e para o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos e do Canadá.

Gravura em preto e branco. Algumas pessoas desembarcando barris e outros objetos em uma praia com árvores. Ao fundo, há uma construção e no mar, um grande navio.
Chegada dos primeiros colonizadores ingleses em djeimistáun, no atual estado da Virgínia, Estados Unidos, em 1607.

Colônias de exploração

As colônias de exploração foram estabelecidas em toda a América Latina e também no sul dos Estados Unidos. Nelas, praticavam-se atividades comerciais voltadas, sobretudo, para o enriquecimento da metrópole.

Essas colônias eram vistas como fontes de riquezas, de onde se extraíam metais como o ouro e a prata. As propriedades rurais tinham grande porte, e nelas praticava-se monocultura para exportação, também chamada de plantationglossário , onde, na maioria das vezes com o uso da fôrça do trabalho de pessoas escravizadas, eram cultivados produtos tropicais, como o tabaco, o algodão e a cana-de-açúcar.

As colônias de exploração tornaram-se economicamente dependentes das metrópoles, que impediam o seu desenvolvimento socioeconômico.

Gravura. Homens no interior de uma montanha. Há pessoas subindo e descendo uma escada que vai do topo da montanha até o seu interior. Eles carregam tochas acesas e parecem recolher pedras. Do lado de fora há o curso de um rio, casas e uma pessoa conduzindo animais.
A imagem retrata a gravura Mina de prata em Potosí, de Théodore de Bry, em 1590. O artista destacou o trabalho indígena em minas de prata na Bolívia durante o período colonial.

A independência das colônias

A partir do século dezoito, as colônias americanas iniciaram seus processos de independência, que se estenderam principalmente até o século dezenove.

Na América Latina, após a independência, em muitos países observou-se a permanência da mesma estrutura social e base econômica do Período Colonial, ou seja, as elites de ascendência europeia permaneceram como classe dominante sôbre os povos nativos e os mestiços trabalhadores. Além disso, a economia continuou voltada para a produção e exportação de gêneros agrícolas tropicais e recursos minerais, para serem comercializados na Europa.

Leia o texto a seguir e responda à questão no caderno.

     Entre 1545 e 1558, descobriram-se as férteis minas de prata de Potosí, na atual Bolívia, e as de Zacatecas e Guanajuato no México reticências. Em meados do século dezessete, a prata englobava mais de 99% das exportações da América Hispânica.

     A América era, nesta época, uma boca de mina centrada, sobretudo, em Potosí. Alguns escritores bolivianos, inflamados de excessivo entusiasmo, afirmam que em três séculos a Espanha recebeu metal de Potosí que dava para fazer uma ponte de prata desde o cume da montanha à porta do palácio real no outro lado do oceano. A imagem é, sem dúvida, obra da fantasia, mas de qualquer maneira se refere a uma realidade que, de fato, parece inventada: o fluxo da prata alcançou dimensões gigantescas. reticências

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Tradução: Galeno de Freitas. segunda edição Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. página 34.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Qual é o tipo de colonização descrita no texto que foi desenvolvida na América?

O tema é reticências

Diversidade cultural

A lenda do Eldorado

A busca pêlo ouro e, consequentemente, pêla riqueza que êle representa, foi responsável pêlo deslocamento de pessoas em vários lugares do mundo, em diferentes momentos da história. Como vimos nesta unidade, a exploração do ouro também foi uma atividade econômica muito praticada colonizadores europeus em território americano.

Na América do Sul, durante o período de colonização, uma lenda conduziu as ações de vários viajantes europeus. Segundo ela, havia um lugar em meio à floresta Amazônica onde o ouro era tão facilmente encontrado quanto as pedras não preciosas mais comuns. Tratava-se do Eldorado, a fabulosa terra do ouro.

Conheça a seguir algumas informações sôbre essa lenda.

A lenda do Eldorado teve início por volta de 1530, quando o explorador espanhol Francisco Pizarro e seus soldados partiram para saquear os tesouros do Império Inca, no atual Peru.

Nesse processo, o imperador inca, Atahualpa, foi capturado. Numa tentativa de salvar a própria vida, êle prometeu que encheria de ouro a sala onde se encontrava prisioneiro e duas vezes uma outra sala com prata. Cumprida a promessa, Pizarro não libertou o chefe inca, o assassinou e deu continuidade à sua busca por riquezas.

Fotografia. Monumento com um homem de chapéu montado em um cavalo que usa um adorno na cabeça.
Monumento de Francisco Pizarro em Trujillo, Peru, em 2018.

Partindo em várias jornadas em busca de mais ouro, os espanhóis passaram a acreditar na existência de um lugar onde êsse metal seria tão comum como simples rochas encontradas pelos caminhos. Por sua vez, os indígenas capturados colaboravam com essa fantasia, indicando diferentes direções onde tal tesouro se localizava. Com o tempo, essas histórias foram ficando cada vez mais elaboradas, atraindo ainda mais exploradores e aventureiros em busca de ouro.

Fotografia. Monumento de um homem de túnica e capa com um adorno na cabeça empunhando um estandarte com um formato de uma cruz.
Monumento do imperador Atahualpa, em Cajamarca, Peru, 2018.

     Em 1535, o conquistador espanhol Sebastián de Belalcázar ouviu o relato sôbre um povo indígena que vivia em meio à floresta e cujo rei cobria o corpo com pó de ouro antes de nadar em um lago. Belalcázar, encantado com a história, passou a chamar êsse misterioso rei de El Dorado (o homem dourado), criando, então, o nome da história que atraía cada vez mais viajantes. Em outras narrativas, o têrmu se transformou em Eldorado para se referir à “terra dourada”, dando origem a centenas de histórias e lendas sôbre sua procura.

Fonte de pesquisa: MONTIBELLI, Caspar. O fabuloso eldorado. In. Os últimos mistérios do mundo. Lisboa: , 1979. página 29, 30.

Fotografia. Uma lagoa azul entre morros cobertos por vegetação.
A lagoa Guatavita, no município de Sesquilé, província de Almeidas, na Colômbia, é reconhecida pêlas tradições colombianas como a lagoa mencionada na lenda do Eldorado.
Ícone 'Atividade oral'.

1. De acôrdo com as informações destas páginas, por qual razão a lenda do Eldorado surgiu?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Segundo as informações apresentadas, com o passar do tempo, a lenda do Eldorado se tornou cada vez mais elaborada, atraindo muitos aventureiros para a região da floresta Amazônica. Histórias fantasiosas como essa ainda existem? Você conhece alguma? Compartilhe com os colegas.

Ícone 'Atividade oral'.

3. As lendas fazem parte da cultura dos povos e, por meio delas, podemos conhecer mais seus valores e modos de vida. Em sua opinião, o que a crença na lenda do Eldorado revela sôbre os colonizadores europeus?

Ícone 'Em grupo'.

4. As lendas misturam fatos reais com imaginários. Elas são transmitidas oralmente, de uma geração para a outra. Por isso, podem apresentar diferentes versões. Em grupo, realize uma pesquisa sôbre lendas brasileiras. Procure conhecer as características da lenda escolhida, algumas diferenças nas versões dessa mesma lenda e também sua origem, ou seja, qual povo a criou e em que região a originaram. Procure compreender também o que a lenda revela da cultura da qual se originou. Depois, apresente a pesquisa com cartazes, histórias em quadrinhos, músicas ou de outra forma que julgar mais interessante.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Observe o mapa da página 130 e responda às questões a seguir.
    1. Quais oceanos banham a América a Léste e a oeste?
    2. Escreva o nome das regiões da América segundo sua localização geográfica.
    3. Qual região do continente americano possui o menor número de países?
  2. A partir do final do século quinze, diferentes nações europeias colonizaram o continente americano. Quais foram essas nações?
  3. Caso você precisasse realizar um estudo sôbre os aspectos socioeconômicos do continente americano, qual regionalização dêsse continente você utilizaria? Justifique a sua resposta.
  4. Escreva no caderno o que diferenciou as colônias de exploração das colônias de povoamento.
  5. Observe o mapa da página 133 e identifique os povos pré-colombianos que predominavam no território que hoje corresponde ao Brasil.

Aprofundando os conhecimentos

6. Observe a imagem a seguir, que retrata a colheita de algodão com a utilização de mão de obra escravizada em uma grande propriedade agrícola no sul dos Estados Unidos, no século dezenove. Depois, responda às questões.

Ilustração. Pessoas negras colhendo algodão em uma plantação. Há diversos cestos entre elas, alguns estão cheios. Ao fundo, um homem estocando o algodão em uma carroça. À esquerda alguns homens carregando os cestos. Ao centro, dois homens brancos, parados, observando.
A imagem retrata pessoas escravizadas colhendo algodão em fazenda do sul dos Estados Unidos, no século dezenove.
  1. Essa imagem retrata uma lavoura característica de qual tipo de colonização realizada na América?
  2. Quais aspectos você considerou para responder à questão anterior?
  3. êsse tipo de colonização foi praticado em toda a América Anglo-Saxônica? Justifique.

7. Observe o mapa e responda às questões a seguir.

Continente americano

Mapa. Continente americano. Em laranja: Alasca (território pertencente aos Estados Unidos), Canadá, Estados Unidos e México; em verde: Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Cuba, Bahamas, Haiti, Belize, Jamaica, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Porto Rico (território pertencente aos Estados Unidos); em rosa: Guiana Francesa (território pertencente a França), Guiana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, a rosa dos ventos e a escala: 1325 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 124.

  1. Quais regionalizações do continente americano são utilizadas no mapa?
  2. No caderno, produza uma legenda de acôrdo com as regionalizações apresentadas no mapa.
  3. De acôrdo com o que você estudou, o que diferencia a América Anglo-Saxônica da América Latina?
  4. Quais países pertencentes à América do Norte fazem parte da América Anglo-Saxônica?

8. Pesquise em livros, revistas ou na internet exemplos de mapas históricos. Depois, mostre-o aos colegas e explique por que você o considera um mapa histórico.

Glossário

Istmo
: faixa estreita de terra, cercada por água em dois lados, que une duas grandes áreas continentais.
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Plantation
: sistema agrícola muito utilizado durante a colonização da América baseado em latifúndios monocultores com utilização de mão de obra escravizada e produção voltada para o mercado externo.
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