O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. sôbre a divisão do continente americano, copie as frases a seguir em uma folha avulsa, completando-as corretamente com as palavras do quadro.

Divisão histórico-cultural • Divisão geográfica

  1. : América do Norte, América Central e América do Sul.
  2. : América Anglo-Saxônica e América Latina.
  1. Leia as informações e assinale em uma folha de papel avulsa (P) para colônias de povoamento ou (E) para colônias de exploração.
    1. Implantado predominantemente na América Anglo-Saxônica.
    2. Ocorreu prevalentemente na América Latina.
    3. As atividades comerciais eram voltadas para o enriquecimento da ­metrópole.
    4. As atividades comerciais tinham como foco atender às necessidades da própria colônia.
    5. As propriedades rurais eram monocultoras, visando à exportação e utilizando mão de obra escrava.
    6. As propriedades rurais eram policultoras com mão de obra baseada no trabalho familiar e assalariado.
  2. Leia o texto a seguir e responda às questões em uma folha de papel avulsa.

A questão da água da América Latina

     A América Latina abriga quase um terço dos recursos hídricos do mundo. A situação dêsse elemento possui características comuns entre os países latinos, especialmente sôbre o tipo de uso e seu grau de degradação.

     A respeito da utilização, a agricultura, o abastecimento humano e a indústria são os setores que mais demandam dos recursos hídricos. Juntos, representam cêrca de 85% do consumo total de água. Por sua vez, a degradação está relacionada à poluição pêlas atividades humanas, principalmente pêla falta de tratamento do esgôto residencial e industrial, e também pelos agrotóxicos empregados na agricultura.

Texto elaborado pelos autores.

  1. Quais os setores que mais consomem água na América Latina?
  2. Quais as principais causas relacionadas à degradação hídrica na América Latina?

4. Leia o texto a seguir e responda à questão em uma folha de papel avulsa.

Tipos de chuva: convectivas e orográficas

     As chuvas de convecção são geradas pêla intensa evapotranspiração que ocorre em regiões quentes e úmidas. Devido ao calor excessivo, o ar próximo à superfície se aquece, tornando-se mais leve. Com isso, êle se eleva verticalmente para a atmosfera, carregando muita umidade. Ao ganhar altitude, o ar se resfria e fórma muitas nuvens e chuvas intensas. As chuvas orográficas, por sua vez, são geradas quando nuvens carregadas de umidade, geralmente trazidas por massas de ar que sopram dos oceanos, encontram-se com as encostas mais elevadas do relêvo. O ar úmido, empurrado para cima, resfria-se, originando nuvens e chuvas sôbre o relêvo.

Texto elaborado pelos autores.

Com base nas informações contidas no texto e em seu conhecimento sôbre o tema, elabore em uma folha de papel avulsa dois desenhos que ilustrem como se formam as chuvas convectivas e as chuvas orográficas.

5. Em uma folha de papel avulsa, relacione os tipos de clima às respectivas formações vegetais.

Clima

I - Polar

II - Tropical

III - Frio

IV - Semiárido

V - Equatorial

VI - Subtropical

Vegetação

A - Caatinga

B - Tundra

C - Cerrado

D - Taiga

E - Mata de Araucárias

F - Floresta Equatorial

  1. sôbre as regiões polares, analise os itens a seguir e registre em uma folha de papel avulsa (V) para as afirmações verdadeiras ou (F) para as informações falsas.
    1. O intenso frio nas regiões polares se dá pêla reduzida intensidade da radiação solar nessas áreas devido ao formato arredondado da Terra.
    2. O Ártico se localiza no hemisfério Sul e a Antártida no hemisfério Norte.
    3. Uma das atividades econômicas realizadas no Ártico é a extração de minerais e de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural.
    4. Desde 1961, o Tratado da Antártida estabelece que o continente antártico seja ocupado apenas para fins de pesquisas científicas, proibindo a exploração econômica de seus recursos.