O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Quando os europeus iniciaram o processo de colonização da América, no século dezesseis, essas terras já eram habitadas por muitos povos nativos. De acôrdo com seu conhecimento sôbre o tema, escreva um texto comparando o que ocorreu com povos, tanto na América Anglo-Saxônica quanto no Brasil, após a chegada dos colonizadores europeus.
  2. sôbre as questões sociais na América Anglo-Saxônica, analise as afirmações a seguir. Depois, copie-as em uma folha avulsa, escrevendo V para as informações verdadeiras e F para as afirmações falsas.
    1. De maneira geral, a população dos países da América Anglo-Saxônica apresenta qualidade de vida semelhante a dos países subdesenvolvidos.
    2. Durante décadas, o Canadá e os Estados Unidos adotaram a política do estado de bem-estar social, conhecida como welfare state, com medidas que asseguraram o desenvolvimento social.
    3. Os países da América Anglo-Saxônica não enfrentam problemas sociais.
    4. Apesar das políticas de combate à imigração ilegal, o fluxo migratório continua intenso para os Estados Unidos.
    5. O preconceito contra os imigrantes, denominado xenofobia, é um dos problemas sociais enfrentados pelos Estados Unidos, sobretudo em relação aos latino-americanos.
  3. A tabela a seguir apresenta os oito países com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (í dê agá) do continente americano e também o do Brasil.

Colocação*

País

IDH (2019)

Canadá

0,929

Estados Unidos

0,926

Chile

0,851

Argentina

0,845

Uruguai

0,817

Panamá

0,815

Barbados

0,814

Bahamas

0,814

18º

Brasil

0,765

* com relação ao continente americano.

Fonte de pesquisa: FREIRE, Diego. Veja o ranking completo dos 189 países por í dê agá. cê êne êne Brasil, 15 dezembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/NqWK4Q. Acesso em: 27 julho 2022.

Com base na análise e comparação dêsses dados, o que se pode concluir sôbre a qualidade de vida nos países da América Anglo-Saxônica, da América Latina e do Brasil?

  1. Copie em uma folha avulsa a alternativa que apresenta uma informação incorreta acêrca da história do desenvolvimento econômico dos Estados Unidos.
    1. Os Estados Unidos foram os pioneiros no processo de industrialização, dominando o mercado internacional com seus produtos desde o século dezoito.
    2. Após a Segunda Guerra, houve uma grande expansão da indústria de bens de consumo nos Estados Unidos.
    3. Com o crescimento de sua economia, os Estados Unidos passaram a promover a expansão de suas grandes empresas pêlo mundo.
  2. sôbre a distribuição das produções agrícola e industrial no território dos Estados Unidos, escreva em uma folha avulsa as associações corretas entre as informações a seguir.

A.

Manufacturing Belt

B.

Sun Belt

C.

Cotton Belt

D.

Corn Belt

E.

Wheat Belt

um.

Cultivo de algodão – porção sul e sudeste.

dois.

Cultivo de milho – porção central.

três.

Cultivo de trigo – porções norte e central.

quatro.

Região industrial mais antiga – também conhecida como rust belt (cinturão da ferrugem).

cinco.

Concentra indústrias de alta tecnologia – porções sul e oeste.

  1. A imagem faz referência aos três países que formam o u ésse ême cê á. êsse tema, responda às questões a seguir.
    1. O que é o u ésse ême cê á?
    2. Quando êsse bloco foi criado? Em que consiste êsse acôrdo econômico?
Ilustração. Bandeiras dos Estados Unidos, Canadá e México, sobre a inscrição: U S M C A.
Imagem ilustrativa dos países membros no u ésse ême cê á.

7. Considere as seguintes afirmações:

um - A economia do Canadá é, em grande parte, dependente dos Estados Unidos.

dois - No Canadá, o setor agropecuário ainda permanece com técnicas tradicionais de cultivo, o que explica a baixa produtividade nesse setor.

três - A grande variedade e riqueza dos recursos minerais no território canadense favoreceu o crescimento da atividade industrial do país.

quatro - O Canadá está entre os maiores produtores de hidroeletricidade do mundo.

Escreva em uma folha avulsa a alternativa correta.

    1. e quatro.
    1. e três.
    1. e quatro.
    1. , três e quatro.