O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. As paisagens da superfície terrestre são modificadas pêla ação de agentes naturais internos e externos. Confira as imagens a seguir.

A.

Fotografia A. Formação rochosa sedimentar semelhante a uma taça. Há arbustos ao redor.
Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná, em 2018.

B.

Fotografia. Um vulcão expelindo lava. Há magma escorrendo por sua encosta e muita fumaça saindo dele.
Vulcão fagradásfiat em erupção, na Islândia, em 2021.
  1. Qual é o agente (externo ou interno) que está atuando na transformação da paisagem A? Identifique-o.
  2. Qual é o agente (externo ou interno) que está atuando na transformação da paisagem B? Identifique-o.

2. S os conceitos de território, nação, Estado e país, faça as associações corretas, em uma folha avulsa, a partir das informações apresentadas.

A.

Território

B.

Nação

C.

Estado

D.

País

um.

Conjunto de pessoas que apresentam uma identidade histórico-cultural.

dois.

Nação com território e govêrno soberano.

três.

Área do espaço geográfico sôbre a qual um Estado exerce soberania.

quatro.

Também pode ser chamado de Estado ou Estado-Nação.

3. Em 2019 o í dê agá do Brasil foi calculado em 0,765, já o da Noruega atingiu 0,957. O que significa a sigla í dê agá? Quais são os principais indicadores utilizados no cálculo do í dê agá?

4. Com base no mapa, por que os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos também são chamados de países do Norte e países do Sul, respectivamente?

Países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Mapa. Países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Países desenvolvidos: porção norte, leste e sudeste do globo com Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, Japão e Austrália. Países subdesenvolvidos: porção sul com México, Brasil, África do Sul, Índia e China. Linha Norte-Sul: Linha vermelha separando as duas regiões. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2260 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ROSS, Jurandyr L. S. (organizador). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2011. página 285.

5. Confira a pirâmide etária apresentada. De acôrdo com o que você estudou, essa pirâmide etária representa a população de um país desenvolvido ou subdesenvolvido? Explique como você chegou a essa conclusão destacando o formato da base e do tôpo dessa pirâmide.

Pirâmide etária - 2020

Gráfico. Pirâmide etária – 2020. Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 1 e 3 milhões de habitantes. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, variando de 2 a 2,3 milhões de habitantes. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando de 1,5 a 2,2 milhões de habitantes.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/2ORqr7. Acesso em: 30 junho 2022.

6. sôbre a divisão do continente americano, reescreva as frases a seguir no caderno completando-as corretamente com as palavras a seguir.

• América Latina • América Anglo-Saxônica

  1. : colônias de mais inglesa e francesa.
  2. : colônias de espanhola e portuguesa.

7. Analise as imagens a seguir, que mostram duas paisagens do continente americano.

1.

Fotografia 1. Encosta de uma montanha coberta por pinheiros. No topo, há áreas com neve.
Paisagem localizada no oeste do Canadá, em 2022.

2.

Fotografia 2. Uma estrada de terra cercada por árvores e arbustos. Há uma árvore seca à direita.
Paisagem localizada na porção central do Brasil, em Pirenópolis, Goiás, em 2022.
  1. Escreva os nomes das formações vegetais apresentadas nas fotos 1 e 2.
  2. Essas formações vegetais se desenvolvem em quais tipos de clima, respectivamente?
  1. sôbre as regiões polares, copie em uma folha avulsa a informação incorreta.
    1. O Ártico e a Antártida são as regiões mais frias do planeta.
    2. O Ártico se localiza no hemisfério Norte e a Antártida no hemisfério Sul.
    3. A Antártida é um continente coberto por uma extensa calota de gêlo, enquanto o a superfície do Ártico é uma plataforma de gêlo sôbre o oceano.
    4. Tanto no Ártico quanto na Antártida, as atividades econômicas são proibidas por tratados internacionais.
  1. sôbre a economia dos países latino-americanos, copie as afirmações a seguir em uma folha avulsa escrevendo V para as informações verdadeiras ou F para as informações falsas.
    1. A mineração tem grande importância para os países da América Latina.
    2. A economia dos países latino-americanos apoia-se na exportação de produtos primários, como gêneros agropecuários, recursos minerais e energéticos.
    3. O espaço agrário dos países latino-americanos caracteriza-se pêla distribuição das terras entre os proprietários, o que explica a reduzida concentração fundiária e também a inexistência de conflitos pêla posse de terras.
    4. Em geral, os países latino-americanos apresentam economias industrializadas e voltadas para a exportação de produtos tecnologicamente avançados.
  2. Com relação à economia dos Estados Unidos, copie as frases em uma folha de papel avulsa completando-as corretamente com as palavras a seguir.

Corn belt Manufacturing belt Cotton belt Sun belt

  1. :Região produtora de algodão. : Região produtora de algodão.
  2. : Região que concentra indústrias de alta tecnologia.
  3. : Região produtora de milho.
  4. : Região industrial em decadência, também conhecida como cinturão da ferrugem.

11. sôbre o continente africano, em uma folha avulsa, relacione corretamente as informações apresentadas.

A.

Rift Valley

B.

Sael

C.

África Subsaariana

D.

Plantations

E.

Apartháide

F.

Conferência de Berlim

um.

Região onde vive cêrca de 82% da população africana, com predomínio de populações negras e grande diversidade étnico-cultural.

dois.

Conjunto de falhas tectônicas localizadas na parte oriental do continente africano.

três.

Extensas lavouras monocultoras de exportação cultivadas principalmente na África Subsaariana.

quatro.

Região de transição entre as terras mais úmidas ao sul e o deserto extremamente árido do Saara ao norte.

cinco.

acôrdo assinado em 1885 que dividiu o território africano entre as potências europeias.

seis.

Política de segregação racial que existiu na África do Sul durante a segunda metade do século vinte.