Projeto em ação

Tecnologia no dia a dia

Bate-papo inicial

  • Para quais necessidades você navega na internet?
  • Quantas vezes você acessa a internet por dia? Quantas horas você calcula que permanece conectado? Você considera êsse tempo adequado? Converse com os colegas e conheça a opinião deles.
  • A internet é uma tecnologia importante para o cotidiano das pessoas? Por quê? Qual a relevância dela para a sua vida?

A internet tem sido cada vez mais utilizada pêla população mundial, sobretudo pêlas pessoas que dispõem de melhores condições financeiras para ter acesso a êsse recurso. Atualmente, estima-se que existam cêrca de 4,9 bilhões de usuários de internet no mundo.

No Brasil, apesar das desigualdades socioeconômicas e das restrições de infraestrutura em alguns lugares, a internet está presente no cotidiano de uma parcela cada vez maior da população.

A internet tem se destacado como uma ferramenta de grande versatilidade, facilitando a vida em diversos aspectos, como no pagamento de contas, na compra de produtos, na contratação de serviços ou na participação política, e também como fórma de lazer e entretenimento, por exemplo, para ouvir músicas.

Fotografia. Destaque para uma mulher em pé entre duas jovens que seguram tablets.
Jovens utilizando a internet por meio de tablet, na Indonésia, em 2019.
Fotografia. Alunos sentados em frente a computadores em uma sala de aula.
Jovem utilizando a internet por meio de um computador, na cidade de Salvador, Bahia, em 2022.

A rede permite também a comunicação entre seus usuários. Por exemplo, utilizando aplicativos de comunicação instantânea e o correio eletrônico (e-mail), pessoas de diferentes partes do mundo trocam correspondências e iniciam amizades virtualmente.

O uso da internet é muito intenso no mundo. Analise o infográfico a seguir.

Esquema. O uso da internet em um minuto no mundo. Ilustração do planeta Terra com ponteiros de um relógio em cima. 240 mil fotos compartilhadas em uma única rede social. Ícone com uma foto mostrando o sol e montanha. 41 milhões de mensagens enviadas em um único aplicativo. Ícone de um balão de fala com três pontos. 694 mil horas de vídeos são visualizadas em um único site de compartilhamento de vídeos. Ícone do botão de play. 1 milhão de pessoas realizam chamadas de voz ou vídeo. Ícone de um alto falante emitindo ondas. 306 milhões de e-mails são enviados ou recebidos. Ícone de um envelope. 5,7 milhões de pesquisas feitas em uma única ferramenta de pesquisa. Ícone de uma lupa. 167 milhões de vídeos são assistidos em um único aplicativo. Ícone de uma filmadora.

Fonte de pesquisa: Data Never Sleeps . . Disponível em: https://oeds.link/8cCLXS. Acesso em: 8 agosto 2022.

  1. Qual informação o infográfico está apresentando?
  2. dados se referem a que período de tempo?
  3. Com quais dos dados apresentados no infográfico você contribui na maioria das vezes em que está conectado?
  4. Você se surpreendeu com os dados apresentados? Por quê? Converse com os colegas e conheça a opinião deles.

Mão na massa

A proposta dessa atividade é analisar quais os principais usos que os jovens da comunidade fazem da internet, considerando o poder de escolha do usuário sôbre os conteúdos que podem ser acessados. Para isso, será preciso planejar a obtenção e sistematização dos dados.

Por meio de entrevistas, vocês poderão coletar vários tipos de informações, tais como: por quanto tempo navegam na internet diariamente, por quais sites, se participam de redes sociais, entre outros. Ao final, devem produzir cartazes para divulgar os dados coletados.

1º passo

Planejamento

Pesquisa

Com o auxílio do professor, organizem-se em grupos de três a quatro alunos. Depois, cada grupo deverá realizar uma pesquisa em livros, revistas e em sites sôbre o uso atual da internet pelos jovens. Essas pesquisas poderão auxiliá-los na elaboração do questionário e na análise das informações coletadas.

Levantem informações com o objetivo de compreender como os jovens têm utilizado essa ferramenta. Verifiquem: qual é a influência que ela tem exercido sôbre a vida deles, quais são as vantagens e as desvantagens que ela oferece e quais são as consequências dêsse uso para a vida dêsses jovens.

Depois, reúnam essas informações e conversem sôbre os assuntos levantados. Ao final, organizem uma lista em forma de tópicos com os assuntos que mais interessaram aos grupos.

Organização

Com base nessa lista, elaborem um questionário com aproximadamente 10 a 15 questões para a realização da entrevista aos jovens da comunidade onde vivem. As questões devem ser escritas de maneira clara e objetiva e, se possível, fornecer alternativas de respostas, para facilitar a posterior análise dos resultados. Para cada questão, pode-se criar de três a cinco alternativas de respostas.

2º passo

Execução

Entrevista

Com o questionário pronto, vocês podem se organizar para ir a campo e realizar a entrevista. Para isso, deve-se:

  • selecionar o público a ser entrevistado, de modo a contemplar a diversidade: idade, gênero, lugar da cidade, entre outras variantes que vocês considerarem importantes;
  • determinarem uma data para realizá-la, de modo que todos possam participar;
  • fazer fotocópias do questionário, suficientes para a pesquisa, de acôrdo com o número de pessoas que pretendem entrevistar, assim como levar caneta e prancheta, se possível.

Os dados em gráficos

Levem o resultado da entrevista para a sala de aula. Agora é hora de organizá-los. É importante que êles sejam registrados separadamente, por exemplo, o gênero e a idade dos entrevistados, assim como a quantidade de respostas dadas a cada uma das questões. resultados podem ser organizados em gráficos.

Análise dos resultados

Com os resultados organizados em gráficos, organizem-se para analisá-los. Para isso, vocês podem refletir a partir das questões a seguir.

  • O que é possível saber sôbre o uso da internet pelos jovens de nossa comunidade ao analisarmos dados?
  • Essa realidade é condizente com as informações que encontramos nas pesquisas iniciais ou é diferente? Por que isso acontece?
  • Os resultados podem ser considerados positivos ou indicam a necessidade de uma reflexão e conscientização para melhorar a utilização dêsse recurso pelos jovens?

3º passo

Divulgação

Após a análise dos resultados, essas informações devem ser socializadas com a comunidade escolar. Decidam, coletivamente, a melhor maneira de fazer isso. Vocês podem, por exemplo, produzir cartazes para expor o resultado dessa pesquisa em um local de grande circulação da escola, a fim de que outras pessoas sejam estimuladas a refletir sôbre êsse assunto, como vocês também fizeram.

Avaliação

Para avaliar o processo de desenvolvimento do projeto, reúnam-se para relembrar e avaliar cada um dos passos da atividade realizada. Discutam os pontos positivos e os negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas. Os questionamentos a seguir podem orientar a conversa de vocês.

  • Durante o desenvolvimento do projeto, eu me dediquei e me envolvi adequadamente em todas as etapas da atividade?
  • Como foi a minha postura ao trabalhar em grupo? Contribuí, respeitei a opinião dos colegas, cumpri prazos e colaborei na realização das atividades?
  • O que aprendi durante o desenvolvimento dessa atividade? Essas informações são importantes para o meu dia a dia? De que modo?
  • Após a realização da atividade, meus conhecimentos e minha opinião sôbre êsse assunto mudaram em relação ao que eu respondi no bate-papo inicial?