Quadro de conteúdos
A seguir, apresentamos os principais conteúdos e conceitos trabalhados no volume, além de objetos de conhecimento, habilidades, competências gerais e específicas e temas contemporâneos transversais, organizados de acôrdo com cada tema.
Unidade 1• As paisagens e o espaço geográfico |
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Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
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Capítulo 1 • As paisagens da Terra |
• Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais. |
• EF08GE01. |
• Competências gerais 2, 4, 5, 6, 8, 9 e 10. |
• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. |
• Paisagem. |
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Capítulo 2 • A ação humana e as paisagens |
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• Ação humana e as transformações da paisagem. |
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Capítulo 3 • Cultura, povos e territórios |
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• Povos e territórios. |
Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
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Capítulo 4 • População e espaço geográfico |
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• População mundial. |
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Capítulo 5 • Migrações: a população em movimento |
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• Migrações temporárias. |
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Unidade 2 • Regionalização do espaço mundial |
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Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
Capítulo 6 • As desigualdades no mundo |
• Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais. |
• EF08GE05. |
• Competências gerais 1, 2, 4, 5, 7, 8 e 10. |
• Saúde. |
• Desigualdades socioeconômicas no mundo. |
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Capítulo 7 • Economia e desenvolvimento |
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• Capitalismo. |
Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
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• Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção. |
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Unidade 3 • Os mundos subdesenvolvido e desenvolvido |
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Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
Capítulo 8 • O mundo subdesenvolvido |
• Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais. |
• EF08GE01. |
• Competências gerais 2, 4, 5, 7, 8, 9 e 10. |
• Ciência e tecnologia. |
• Mundo subdesenvolvido. |
Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
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Capítulo 9 • O mundo desenvolvido |
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• O mundo desenvolvido. |
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Capítulo 10 • Mundo desenvolvido: condições de vida |
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• Condições de vida no mundo desenvolvido. |
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Capítulo 11 • Blocos econômicos |
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• Principais blocos econômicos mundiais. |
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Unidade 4 • América |
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Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
Capítulo 12 • Continente americano |
• Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção. |
• EF08GE02. |
• Competências gerais 1, 3, 4 e 6. |
• Diversidade cultural. |
• Divisão geográfica do continente americano. |
Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
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Capítulo 12 • Continente americano |
• Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África. |
• Competência específica de Ciências Humanas 2, 3, 4, 5 e 7. |
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• Colonização e dizimação dos povos nativos da América. |
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Capítulo 13 • Continente americano: aspectos naturais |
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• Aspectos naturais do continente americano. |
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Capítulo 14 • Climas e formações vegetais da América |
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• Clima e formações vegetais da América. |
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Capítulo 15 • Regiões polares: nos extremos da América |
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• Regiões polares. |
Unidade 5 • América Latina |
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Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
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Capítulo 16 • População da América Latina |
• Diversidade e dinâmica da população mundial e local. |
• EF08GE02. |
• Competências gerais 3, 4, 6, 7, 9 e 10. |
• Educação em direitos humanos. |
• Densidade demográfica da América Latina. |
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Capítulo 17 • Qualidade de vida na América Latina |
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• Qualidade de vida da América Latina. |
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Capítulo 18 • A economia da América Latina |
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• Economia latino-americana. |
Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
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Capítulo 18 • A economia da América Latina |
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• Agropecuária a partir da prática tradicional e técnica. |
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Capítulo 19 • Geopolítica e integração na América Latina |
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• Geopolítica. |
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Unidade 6 • América Anglo-Saxônica |
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Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
Capítulo 20 • População da América Anglo-Saxônica |
• Diversidade e dinâmica da população mundial e local. |
• EF08GE03. |
• Competências gerais 1, 3, 8, 9 e 10. |
• Educação em direitos humanos. |
• Densidade populacional da América Anglo-Saxônica. |
Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
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Capítulo 20 • População da América Anglo-Saxônica |
• Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. |
• EF08GE06. |
• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4, 6 e 7. |
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• Qualidade de vida. |
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Capítulo 21 • Estados Unidos: potência econômica |
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• Economia dos Estados Unidos. |
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Capítulo 22 • Economia do Canadá |
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• Economia do Canadá. |
Unidade 7 • África: aspectos naturais e população |
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Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
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Capítulo 23 • Aspectos naturais da África |
• Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. |
• EF08GE03. |
• Competências gerais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9. |
• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. |
• Localização geográfica do continente africano. |
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Capítulo 24 • A população da África |
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• Diversidade étnico-cultural da população africana. |
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Unidade 8 • África: economia e conflitos |
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Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
Capítulo 25 • Economia africana |
• Diversidade e dinâmica da população mundial e local. |
• EF08GE03. |
• Competências gerais 6, 9 e 10. |
• Educação em direitos |
• Economia africana. humanos. |
Sugestões de cronograma
O cronograma a seguir sugere algumas possibilidades de distribuição do conteúdo curricular dêste volume durante o ano letivo. Todos os volumes são estruturados de maneira a permitir autonomia em sua prática pedagógica. Assim, você pode analisar e verificar diferentes e melhores maneiras de conduzir os estudos com os alunos, pois a sequência dos conteúdos pode ser organizada da maneira que melhor julgar conveniente.
Principais conteúdos e conceitos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Competências |
Temas contemporâneos transversais |
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Capítulo 25 • Economia africana |
• Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção. |
• EF08GE18. |
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 2, 3, 4 e 5. |
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• Exportações agrícolas. |
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Capítulo 26 • Os conflitos na África |
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• Divisão da África em metrópoles europeias e seus consequentes conflitos. |
Bimestral |
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1º bimestre |
O que eu já sei? |
2º bimestre |
Unidade 3 |
3º bimestre |
Unidade 5 |
4º bimestre |
Unidade 7 |
Trimestral |
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1º trimestre |
O que eu já sei? |
2º trimestre |
Unidade 4 |
3º trimestre |
Unidade 7 |
Referências bibliográficas comentadas
ACTIVE Learning. Berkeley Center for Teaching & Learning. Disponível em: https://oeds.link/IoDydB. Acesso em: 25 fevereiro 2022.
êsse site explora os benefícios de trabalhar com metodologias ativas para desenvolver nos alunos a chamada aprendizagem ativa em seu processo de ensino e aborda metodologias ativas que podem ser aplicadas em sala de aula, diferentes recursos que podem ser trabalhados e planejados.
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. (Caminhos da Geografia).
Nesse livro, a autora aborda como o aluno, por meio de seus desenhos, pode desenvolver noções de conceitos geográficos, dando ênfase aos elementos básicos de Cartografia.
, . As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. ín , . ( organizador). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. edição Pôrto Alegre: artimédi, 2001.
êsse documento apresenta contribuições para a formação de professores, com estudos internacionais e nacionais, que promovem a capacitação de docentes às competências profissionais de sua área. Traz entrevistas que revelam práticas pedagógicas com base em conhecimentos e experiências profissionais de outros professores.
ARAÚJO, Ulisses F. . Adoção da estratégia de mentoria fishbowl em projetos integradores em curso de graduação. Disponível em: https://oeds.link/ZFmza4. Acesso em: 21 fevereiro 2022.
êsse documento relata a experiência da aprendizagem de alunos por meio da metodologia ativa fishbowl, que norteou os passos da construção de projetos e da aprendizagem por meio da solução de problemas, demonstrando também a relação de trabalho com outras metodologias ativas para o desenvolvimento da aprendizagem.
Blum, Benjamin S.; , J. Tômas; MADAUS, djêordji F. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Editora Pioneira, 1971.
No livro, o professor encontra modos de como avaliar e o que melhorar no processo de avaliação, considerando as diversas fórmas de avaliação propostas na obra, que foram pensadas se preocupando também com os diferentes contextos educacionais em que acontece a prática de avaliação.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 17 dezembro 2021.
êsse link apresenta a Base Nacional Comum Curricular. Nele, é possível acessar e navegar pêlo documento consultando o que êsse material de referência auxilia na abordagem dos conteúdos curriculares.
BRETAS, Maria Luiza Batista. Leitura é fundamental: desafios na formação de jovens leitores. Belo Horizonte: érre agá jota, 2012.
êsse livro busca compreender como a prática leitora é desafiadora para o professor ensinar a ler com visão crítica, argumentativa e reflexiva. Contudo, a obra apresenta como o docente pode incentivar os alunos a ler, a contar e ouvir histórias, a ter o domínio da leitura e o uso da escrita em função social, produzindo conhecimento e significação para o ato de ler.
CAMARGO, Fausto; DAROS, . A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Pôrto Alegre: Penso, 2018.
Os autores dêsse livro apresentam variadas metodologias ativas e o conceito de cada uma delas, demonstrando a maneira como podem funcionar na sala de aula e alguns modos de avaliar a metodologia aplicada.
CAMAS, Nuria . Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. Entrevista cedida ao Portal Brasil. ê bê cê, 10 julho 2014. Disponível em: https://oeds.link/8APWPV. Acesso em: 17 maio 2022.
Essa entrevista traz informações sôbre o uso e a importância da tecnologia para a aprendizagem. Relata conceitos, menciona benefícios, comenta a realidade de uma sala de aula e aborda o papel do professor em meio a êsse recurso. Todas as informações estão apresentadas de maneira sucinta, porém clara.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar mundo. São Paulo: Ucitéc, 1996.
A autora apresenta nesse livro o conceito de lugar, utilizando, para isso, análises espaciais em meio ao mundo moderno onde vivemos.
CASTELLAR, Sonia ( organizador). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.
Essa obra traz uma série de pesquisas relacionadas ao ensino de Geografia, Biogeografia até Psicologia. Aborda a importância de ensinar a ciência geográfica, o papel do educador e a relevância de colocar as teorias em prática, assim como sugere o título.
castrogiovani, Antonio Carlos ( organizador). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Pôrto Alegre: Mediação, 2000.
Nesse livro, os autores trazem abordagens para ensinar Geografia partindo do espaço vivido e do diálogo com os alunos, com práticas de ensino mais criativas e que buscam viabilizar a formação do conhecimento geográfico, tornando-o mais atraente.
CRAVEIRO, Clélia B. A.; MEDEIROS, Simone ( organizador). Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica: diversidade e inclusão. Brasília: Méqui, 2013.
O material em questão foi construído com a participação de vários autores. dêsse modo, em diferentes capítulos, são apresentados temas que procuram incluir distintas culturas e modalidades de ensino.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes ( organizador). Didática e interdisciplinaridade. décima terceira edição Campinas: Papirus, 1998.
Os autores dêsse livro analisam a interdisciplinaridade que se articula com as questões pedagógicas e expõem suas reflexões a respeito dêsse assunto.
FERREIRA, Taís. Estudos culturais, recepção e teatro: uma articulação possível? Fênix, Rio Grande do Sul, , ano 3, volume 3, número 4, outubro a dezembro 2006. Disponível em: https://oeds.link/MePvzs. Acesso em: 27 abril 2022.
êsse artigo apresenta a prática de pesquisa como estudo de recepção, com enfoque no estudo de produções culturais.
, Paulo Roberto. Cartografia básica. Canoas: Centro Universitário Lá , 2005.
Obra que explana os principais conceitos da Cartografia por meio de ilustrações gráficas, projeções, mapas e outras variantes, para que, assim, profissionais de diferentes áreas possam compreender êsse campo da ciência geográfica.
FONSECA, Fernanda Padovesi; OLIVA, Jaime. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Coleção Como Eu Ensino).
Nesse livro, são contempladas importantes características da evolução da Cartografia, além de serem abordadas variadas possibilidades de representações do mundo e como estas são cabíveis para representar os elementos da Geografia.
, Mauro José êti áli. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Disponível em: https://oeds.link/U8Br6L. Acesso em: 26 2022.
êsse artigo mostra a organização de uma pesquisa que busca solucionar um problema e descreve todos os procedimentos necessários para a prática de pesquisa. Os autores apontam o levantamento do problema, a descrição e a elaboração dos objetivos a serem alcançados, o método utilizado para a resolução, a construção de hipóteses, entre outros passos que se estruturam uma pesquisa.
Rrófman, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Pôrto Alegre: Mediação, 2001.
O livro sugere a proposta de avaliação que se contextualize com os meios físicos e sociais, uma vez que, para a autora, o ato de avaliar é uma maneira de transformar a realidade. Nesse livro, ela leva o leitor/professor a refletir para modificar as práticas pedagógicas em seu ato avaliativo, buscando sempre considerar o contexto educacional.
, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de geografia. terceira edição Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2001.
Nesse livro, o autor usa seu conhecimento como professor para instigar os educadores a refletir sôbre como o ato de ensinar está muito além de transmitir conteúdo. Para Nestor Kaercher, o docente deve também ensinar o educando a olhar para o outro.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
Livro que aponta a importância dos elementos que viabilizam o processo de ensinar e aprender, como os materiais escolares, com destaque para o livro didático e a participação da comunidade e da família, em uma relação recíproca com a escola.
córh, inguedór G. Villaça. Argumentação e linguagem. décima segunda edição São Paulo: Cortez, 2009.
A análise da autora dêsse livro é voltada para o ato de argumentar como fórma de discurso. Assim, ela apresenta em sua obra textos, ilustrações e esquemas que permitem ao leitor refletir acêrca da noção da argumentação oral e escrita.
LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Catálisis, Florianópolis, volume 10, número , página 37-45, 2007. Disponível em: https://oeds.link/w1MvUA. Acesso em: 27 abril 2022.
O artigo apresenta a pesquisa bibliográfica como um método de prática de pesquisa, expondo seu conceito, traz as características do método, como êle deve ser organizado e os objetivos que devem ser considerados, além de apresentar etapas exemplificadas do procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica.
Luquézi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. décima oitava edição São Paulo: Cortez, 2006.
Nesse livro, são apresentados estudos sôbre a avaliação da aprendizagem escolar feitos pêlo autor, que propõe que a avaliação não seja mais pensada apenas como um serviço teórico obrigatório da educação e imposta de maneira autoritária, mas sim como uma prática a favor do conhecimento de todos de fórma construtiva e social.
, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.
livro tem como proposta o ensino da produção de gráficos e mapas, não apenas como ilustrações, mas também como instrumentos que auxiliam a coletar informações potencializadas para adquirir novos conhecimentos.
MORAES, Antonio Carlos róbert. Geografia: pequena história crítica. vigésima primeira edição São Paulo: , 2007.
Nesse livro, o autor buscar explicar os principais momentos da evolução do pensamento geográfico, inclusive no Brasil.
môrrãm, José Manuel; , Marcos T.; bêrrãns, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.
O livro reconhece o papel do professor enquanto mediador entre aluno e conhecimento e, somado a isso, faz menção à nova realidade em que a tecnologia se insere no contexto escolar. Compreende-se a necessidade do uso dela no decorrer das aulas, mas é necessária a clareza de como utilizá-la para que a aprendizagem não seja voltada para a diversão, sem o devido proveito.
MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico?: por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
O autor busca fazer nesse livro uma análise da Geografia na contemporaneidade, traçando um perfil histórico desde sua sistematização como ciência, caminhando por importantes transformações junto à sociedade.
, Zilda Aparecida Pereira Del; , Almir Del ( organizador). Habilidades sociais e competência social para uma vida melhor. São Carlos: edufiscar, 2017.
êsse livro apresenta diferentes capítulos com contribuições de vários autores tratando de maneira teórica e prática as habilidades sociais e as competências sociais. Além disso, êle conceitua os comportamentos interpessoais e oferece exercício sôbre as tarefas de mesmo cunho.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. sexta edição São Paulo: êduspi, 2014.
Milton Santos aborda nesse livro os principais conceitos e categorias da ciência geográfica, como espaço, território, região, lugar e paisagem. No decorrer de suas páginas, o autor trabalha as transformações espaciais realizadas pêlo ser humano, influenciadas principalmente pêlo período técnico-científico-informacional.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Pôrto Alegre: artimédi, 1998.
Nesse livro, a autora mostra a importância da leitura e como essa ação é necessária para o alcance da interpretação, compreensão e autonomia dos alunos no decorrer da leitura de diferentes textos.
TEIXEIRA, Uílson êti áli. (). Decifrando a Terra. segunda edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
êsse livro apresenta temas essenciais para compreender a formação da Terra ao longo do tempo geológico, bem como as dinâmicas interna e externa no decorrer de sua história.
, . Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: , 2012.
O autor aborda nesse livro o conceito de topofilia, enfatizando a relação do ser humano com o ambiente em espaços onde há culturas distintas.
VON, Cristina. A cultura de paz. São Paulo: Peirópolis, 2014.
Nesse livro, a autora apresenta diferentes temáticas de cunho sensível, todas voltadas às reflexões sôbre igualdade, respeito às diferenças e o modo como isso pode ser trabalhado nos alunos na escola e na sociedade em geral.
Referências bibliográficas complementares comentadas
CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de Cássia ( organizador). A necessidade da geografia. São Paulo: Contexto, 2019.
Essa obra responde a questionamentos essenciais sôbre a necessidade de saber Geografia nos dias atuais e justifica a importância dessa área de conhecimento para as Ciências Humanas. Seus textos deixam claro o papel que a Geografia tem para compreendermos a realidade que nos cérca, abordam conceitos fundamentais para a análise geográfica e trazem temas relativos às transformações da natureza e debates sôbre os assuntos que envolvem a problemática ambiental. Assim, essa é uma obra voltada a alunos e professores da área, além de geógrafos.
COUTO, Marcos Antônio Campos. Ensinar a geografia ou ensinar com a geografia?: das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico na escola. Terra Livre, São Paulo, ano 26, volume 1, número 34, página 109124, janeiro até junho 2010. Disponível em: https://oeds.link/o9F7ki. Acesso em: 15 junho 2022.
O texto em questão dá ênfase à preocupação em trabalhar a Geografia com os alunos. Metodologias e práticas pedagógicas alinhadas aos conhecimentos prévios deles são itens pontuados. É sugerido que, em meio à metodologia, haja uma ascensão da abstração para o concreto, com relação tanto aos conhecimentos prévios da turma quanto aos próprios conhecimentos geográficos, cada um em suas particularidades, mas ambos com as devidas qualidades. Juntos, saberes devem se entrelaçar para construir o conhecimento concreto (conceitos e conteúdos) relativo a essa área.
FERNANDES, Maria Lídia Bueno; LOPES, Jader Janer Moreira; TEBET, Gabriela Guarnieri de C. ( organizador). Geografia das crianças, dos jovens e das famílias: temas, fronteiras e conexões. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021. volume 1.
A obra analisa a infância, a juventude e as famílias mediante uma perspectiva do conhecimento geográfico, enfatizando que essas vertentes compõem um vasto campo científico de grande importância para as Ciências Humanas.
FIGUEIREDO, Adma de ( organizador). Uma visão geográfica e ambiental no início do século vinte e um. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016.
Obra organizada em nove capítulos que mostra assuntos antigos de fórma atualizada, apresentando aos seus leitores a formação do território brasileiro, o processo demográfico, a evolução do espaço rural, várias questões ambientais e uma diversidade de assuntos que caracterizam nosso país. Para isso, seus textos tomam como base diferentes pontos de vista: global, nacional, regional e local. Tais vertentes auxiliam a compreender o presente para pensar no futuro. êsse livro dialoga com os assuntos “Sujeito e seu lugar no mundo” e “Conexões e escalas”, trazidos pêla Bê êne cê cê.
FONSECA, Eugênio patchéli da. Cartografia escolar: a cartografia da sala de aula. São Paulo: Boreal Edições, 2016.
O autor apresenta em seu livro as variadas fórmas de o professor trabalhar em sala de aula as representações cartográficas buscando desenvolver em seus alunos habilidades e competências de leitura e interpretação de mapas. Além disso, exemplifica como reproduzir representações cartográficas por meio de diversos recursos didáticos.
NOVA Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: https://oeds.link/8dHQn5 Acesso em: 15 junho 2022.
O site traz diversos conteúdos como projetos, revistas, livros, pesquisas, artigos e cadernos cartográficos e bibliográficos sôbre a Cartografia Social da Amazônia.
, Maurício; CASSOL, Roberto; béquer, Léia Spode. Cartografia escolar e inteligências múltiplas. Curitiba: Appris, 2020.
O livro aponta a relação entre a teoria de inteligências múltiplas, abrangendo todas as habilidades cognitivas, e o ensino da Cartografia escolar. Os autores apresentam exemplos de atividades e dão sugestões de recursos tecnológicos e geotecnológicos que colaboram para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e da aprendizagem das representações cartográficas.
TAVEIRA, Bruna Daniela de Araujo; CUBAS, Monyra ; FOGAÇA, Thiago . Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Essa obra apresenta a situação de escassez de recursos naturais que constantemente tem aumentado mundialmente. Por essa preocupação, os autores trazem à reflexão ações emergenciais de preservação e conservação da natureza, uma vez que essas atitudes são urgentes para a sustentabilidade dêsses recursos.