Quadro de conteúdos

A seguir, apresentamos os principais conteúdos e conceitos trabalhados no volume, além de objetos de conhecimento, habilidades, competências gerais e específicas e temas contemporâneos transversais, organizados de acôrdo com cada tema.

Unidade 1• As paisagens e o espaço geográfico

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 1 • As paisagens da Terra

• Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais.
• Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
• Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
• Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.

EF08GE01.
EF08GE02.
EF08GE03.
EF08GE05.
EF08GE19.

• Competências gerais 2, 4, 5, 6, 8, 9 e 10.
• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3 e 4.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 3, 4, 5 e 7.

• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
• Ciência e tecnologia.
• Diversidade cultural.
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.
• Direitos da criança e do adolescente.
• Vida familiar e social.
• Educação em direitos humanos.

• Paisagem.
• Elementos naturais da paisagem.
• Elementos culturais da paisagem.
• Superfície terrestre.
• Os continentes e as ilhas oceânicas.
• História geológica da Terra.
• Dinâmica interna da Terra e as transformações da paisagem.
• Vulcanismo.
• Tectonismo.
• Dinâmica externa da Terra e as transformações da paisagem.

Capítulo 2 • A ação humana e as paisagens

• Ação humana e as transformações da paisagem.
• Desenvolvimento de instrumentos e técnicas de trabalho.
• Técnicas e o espaço geográfico.
• Os povos tradicionais no mundo e a utilização de técnicas rudimentares.
• Cultura.
• Diferentes identidades culturais no mundo.

Capítulo 3 • Cultura, povos e territórios

Povos e territórios.
• Identidade cultural.
• Principais línguas faladas no mundo.
• Religiões do mundo.
• Limites territoriais.
• Nação, Estado e país.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 4 • População e espaço geográfico

• População mundial.
• Densidade demográfica.
• População absoluta.
• População relativa.
• Populoso e povoado.
• Crescimento da população mundial.
• Taxa de mortalidade.
• Expectativa de vida.
• Taxa de natalidade.
• Leitura e interpretação de anamorfoses.
• Migrações mundiais.
• Fluxos migratórios.
• Migrações: fatores repulsivos e fatores atrativos.
• Refugiados.

Capítulo 5 • Migrações: a população em movimento

• Migrações temporárias.
• Migrações contemporâneas.
• Migrações de trabalhadores.
• Migrações de refugiados.
• O Brasil e as migrações internacionais.

Unidade 2 • Regionalização do espaço mundial

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 6 • As desigualdades no mundo

• Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais.
• Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
• Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

EF08GE05.
EF08GE08.
EF08GE12.
EF08GE19.
EF08GE20.

• Competências gerais 1, 2, 4, 5, 7, 8 e 10.
• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4 e 5.
• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3, 5, 6 e 7.

• Saúde.

• Desigualdades socioeconômicas no mundo.
• Regionalização mundial.
• Países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
• Nível de desenvolvimento de um país.
• Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
• Leitura e interpretação de infográficos.
• Problemas relacionados à educação no Brasil.

Capítulo 7 • Economia e desenvolvimento

• Capitalismo.
• Socialismo.
• Economia, sociedade, desigualdade e consumo.
• Vírus HIV e sua relação com o nível de desenvolvimento dos países.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

• Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.
• Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina.
• Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África

Unidade 3 • Os mundos subdesenvolvido e desenvolvido

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 8 • O mundo subdesenvolvido

• Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais.
• Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
• Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
• Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.
• Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina.
• Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.

EF08GE01.
EF08GE03.
EF08GE04.
EF08GE06.
EF08GE07.
EF08GE09.
EF08GE12.
EF08GE13.
EF08GE14.
EF08GE19.

• Competências gerais 2, 4, 5, 7, 8, 9 e 10.
• Competências específicas de Geografia 1, 3, 4, 5 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 5, 6 e 7.

• Ciência e tecnologia.
• Saúde

• Mundo subdesenvolvido.
• Saúde.
• Países emergentes.
• Dependência econômica dos países subdesenvolvidos.
• Endividamento externo dos países subdesenvolvidos.
• Barreiras alfandegárias e o protecionismo.
• Subsídios agrícolas e desenvolvimento das atividades econômicas
• Desenvolvimento científico e tecnológico dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
• Dependência tecnológica dos países subdesenvolvidos.
• Baixo nível de escolaridade, qualificação para o mercado de trabalho e a economia informal.
• Migração de cérebros.
• Taxa de mortalidade infantil.
• Saneamento básico.
• Subdesenvolvimento e sua relação com a ocorrência de doenças no mundo.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 9 • O mundo desenvolvido

• O mundo desenvolvido.
• Multinacionais.
• Urbanização.
• Ciência, pesquisa e desenvolvimento.
• Revolução tecnocientífica.
• Tecnopolos.

Capítulo 10 • Mundo desenvolvido: condições de vida

• Condições de vida no mundo desenvolvido.
Welfare state (estado de bem-estar social).
• Expectativa de vida.
• Taxa de mortalidade infantil.
• Problemas sociais do mundo desenvolvido.

Capítulo 11 • Blocos econômicos

• Principais blocos econômicos mundiais.
• Comércio mundial.
• Integração e acordos econômicos.
• Zona de livre-comércio.
• União aduaneira.
• Mercado comum.
• União econômica e monetária.
• Protecionismo comercial.
• Polos de poder econômico mundial.
• Brics.

Unidade 4 • América

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 12 • Continente americano

• Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.
• Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina.

EF08GE02.
EF08GE13.
EF08GE15.
EF08GE18.
EF08GE19.
EF08GE20.
EF08GE21.
EF08GE23.

• Competências gerais 1, 3, 4 e 6.
• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4 e 6.

• Diversidade cultural.
• Educação para o consumo.
• Educação fiscal.
• Trabalho.
• Ciência e tecnologia.
• Educação ambiental.

• Divisão geográfica do continente americano.
• América do Norte.
• América Central.
• América do Sul.
• Divisão histórico-cultural do continente americano.
• América Anglo-Saxônica.
• América Latina.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 12 • Continente americano

• Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.
• Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África.
• Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na América Latina.

• Competência específica de Ciências Humanas 2, 3, 4, 5 e 7.

• Colonização e dizimação dos povos nativos da América.
• Colônias de povoamento e de exploração.
• Leitura e interpretação de mapas históricos.

Capítulo 13 • Continente americano: aspectos naturais

• Aspectos naturais do continente americano.
• Placas tectônicas.
• Recursos hídricos.
• Bacias hidrográficas.
• Degradação e contaminação de fontes hídricas.

Capítulo 14 • Climas e formações vegetais da América

• Clima e formações vegetais da América.
• Chuva de convecção.
• Chuva orográfica.
• Massas de ar.
• Amplitude térmica.
• Correntes marítimas.
• Recursos hídricos e gestão da água.

Capítulo 15 • Regiões polares: nos extremos da América

• Regiões polares.
• Banquisa.
• Geleiras.
• Inlândsis (icebergs).
• Ártico.
• Recursos naturais do Ártico.
• Antártida.
• Tratado da Antártida.
• Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
• Biodiversidade da Antártida e do Ártico.
• Turismo e meio ambiente nas regiões polares.

Unidade 5 • América Latina

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 16 • População da América Latina

• Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
• Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
• Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.
• Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina.
• Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.
• Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África.
• Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na América Latina.

EF08GE02.
EF08GE03.
EF08GE04.
EF08GE05.
EF08GE10.
EF08GE11.
EF08GE12.
EF08GE13.
EF08GE14.
EF08GE16.
EF08GE17.
EF08GE18.
EF08GE19.
EF08GE20.
EF08GE22.
EF08GE24.

• Competências gerais 3, 4, 6, 7, 9 e 10.
• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4, 5 e 7.

• Educação em direitos humanos.
• Vida familiar e social.
• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

• Densidade demográfica da América Latina.
• Crescimento populacional da América Latina.
• Taxa de mortalidade.
• Expectativa de vida.
• Medidas médico-sanitárias.
• Pirâmide etária.
• Fluxos migratórios contemporâneos na América Latina.
• Igualdade de gêneros: mulheres na América Latina.
• Diversidade étnico-cultural.
• Miscigenação: indígenas, europeus, negros.
• Diversidade étnico-cultural brasileira.
Povos indígenas da América Latina.
• Preservação dos elementos culturais da paisagem.

Capítulo 17 • Qualidade de vida na América Latina

• Qualidade de vida da América Latina.
• Indicadores socioeconômicos da América Latina.
• Concentração de renda e a desigualdade social brasileira.
• Urbanização da América Latina.
• Urbanização e sua relação com os problemas urbanos.

Capítulo 18 • A economia da América Latina

• Economia latino-americana.
• Estrutura econômica.
• Recursos minerais.
• Recursos energéticos.
• Organização dos Países. Exportadores de Petróleo (Opep).
• Agropecuária.
Plantations.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 18 • A economia da América Latina

• Agropecuária a partir da prática tradicional e técnica.
• Leitura e interpretação de mapas econômicos.
• Concentração fundiária.
• Latifundiários.
• Políticas agrárias.
• Movimentos de pequenos produtores rurais.
• Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
• Associação de Trabalhadores do Campo latino-americano.
• Narcotráfico.
• A industrialização da América Latina.
• Empresas maquilladoras.

Capítulo 19 • Geopolítica e integração na América Latina

• Geopolítica.
• Integração da América Latina.
• Organismos regionais.
• Organização dos Estados Americanos (OEA).
• Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
• Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba).
• Plano econômico.
• Blocos econômicos.
• Mercado Comum Centro-Americano (MCCA).
• Comunidade Andina.
• Comunidade do Caribe (Caricom).
• Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).
• Mercado Comum do Sul (Mercosul).
• Conflitos na América Latina.

Unidade 6 • América Anglo-Saxônica

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 20 • População da América Anglo-Saxônica

• Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

EF08GE03.
EF08GE04.
EF08GE05.

• Competências gerais 1, 3, 8, 9 e 10.

• Educação em direitos humanos.
• Educação ambiental.
• Diversidade cultural.

• Densidade populacional da América Anglo-Saxônica.
• A formação étnico-cultural da América Anglo-Saxônica.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 20 • População da América Anglo-Saxônica

• Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
• Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.

EF08GE06.
EF08GE07.
EF08GE09.
EF08GE12.
EF08GE13.
EF08GE14.
EF08GE18.
EF08GE19.
EF08GE20.

• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4, 6 e 7.
• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 4 e 5.

• Qualidade de vida.
Welfare state (política de bem-estar social).
• Indicadores socioeconômicos.
• Problemas sociais.
• Fluxos migratórios.

Capítulo 21 • Estados Unidos: potência econômica

• Economia dos Estados Unidos.
• Potência econômica mundial.
• Plano Marshall.
• Expansão econômica.
• Multinacionais.
• Leitura e interpretação de mapas associados à linguagem matemática.
• Atividade e produção industrial estadunidense.
• Concentração industrial.
• Megalópoles.
• Principais áreas industriais estadunidenses: cinturão da manufatura (Manufacturing Belt) e Cinturão do Sol (Sun Belt).
• Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).
• Recursos minerais e energéticos estadunidenses.
• Agropecuária.
• Cinturões (belts).
• Relações de poder estadunidenses: o poderio militar.
• Indústria bélica.
• Cultura estadunidense.

Capítulo 22 • Economia do Canadá

• Economia do Canadá.
• Produto Interno Bruto (PIB).
• Relações comerciais com os Estados Unidos.
• Recursos minerais.
• Atividade industrial.
• Recursos naturais.
• Agropecuária.
• A agropecuária e sua relação com o clima.

Unidade 7 • África: aspectos naturais e população

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 23 • Aspectos naturais da África

• Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
• Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.

EF08GE03.
EF08GE19.
EF08GE20.

• Competências gerais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9.
• Competências específicas de Geografia 1, 3, 4 e 7.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 2, 4, 5 e 7.

• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
• Diversidade cultural.

• Localização geográfica do continente africano.
• Divisão regional da África.
• Aspectos naturais do continente africano: relevo e hidrografia.
• Rift Valley.
• Rede hidrográfica.
• Climas e vegetação.
• Desertificação.

Capítulo 24 • A população da África

• Diversidade étnico-cultural da população africana.
• Regionalização étnico-cultural: África do Norte e África Subsaariana.
• Densidade demográfica.
• Urbanização da África.
• Problemas no campo.
• Êxodo rural.
• Condições precárias de vida.
• Indicadores socioeconômicos africanos.
• Crescimento demográfico acelerado e sua relação com a taxa de fecundidade e queda da taxa de mortalidade infantil.
• Pirâmides etárias.
• Fome.
• Desnutrição no mundo.
• Continente africano e a extrema pobreza.

Unidade 8 • África: economia e conflitos

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 25 • Economia africana

• Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
• Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

EF08GE03.
EF08GE04.
EF08GE06.
EF08GE09.
EF08GE13.

• Competências gerais 6, 9 e 10.
• Competências específicas de Geografia 2.

• Educação em direitos

• Economia africana. humanos.
• Atividades primárias.
• Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

Sugestões de cronograma

O cronograma a seguir sugere algumas possibilidades de distribuição do conteúdo curricular dêste volume durante o ano letivo. Todos os volumes são estruturados de maneira a permitir autonomia em sua prática pedagógica. Assim, você pode analisar e verificar diferentes e melhores maneiras de conduzir os estudos com os alunos, pois a sequência dos conteúdos pode ser organizada da maneira que melhor julgar conveniente.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 25 • Economia africana

• Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.
• Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.
• Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África.

EF08GE18.
EF08GE19.
EF08GE20.

• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 2, 3, 4 e 5.

• Exportações agrícolas.
• Exportações de produtos minerais e combustíveis fósseis.
• Agropecuária: lavouras tradicionais e plantations.
• Recursos minerais.
• Recursos energéticos.
• Atividade Industrial.

Capítulo 26 • Os conflitos na África

• Divisão da África em metrópoles europeias e seus consequentes conflitos.
• Divisão política da África atual.
• Aspectos culturais do continente africano.
• Epidemias do continente africano.
• Recursos minerais do continente africano.
Apartheid.

Sugestões de cronograma

Bimestral

1º bimestre

O que eu já sei?
Unidade 1
Unidade 2

2º bimestre

Unidade 3
Unidade 4

3º bimestre

Unidade 5
Unidade 6

4º bimestre

Unidade 7
Unidade 8
O que eu aprendi?

Sugestões de cronograma

Trimestral

1º trimestre

O que eu já sei?
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3

2º trimestre

Unidade 4
Unidade 5
Unidade 6

3º trimestre

Unidade 7
Unidade 8
O que eu aprendi?

Referências bibliográficas comentadas

ACTIVE Learning. Berkeley Center for Teaching & Learning. Disponível em: https://oeds.link/IoDydB. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

êsse site explora os benefícios de trabalhar com metodologias ativas para desenvolver nos alunos a chamada aprendizagem ativa em seu processo de ensino e aborda metodologias ativas que podem ser aplicadas em sala de aula, diferentes recursos que podem ser trabalhados e planejados.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. (Caminhos da Geografia).

Nesse livro, a autora aborda como o aluno, por meio de seus desenhos, pode desenvolver noções de conceitos geográficos, dando ênfase aos elementos básicos de Cartografia.

, . As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. ín , . (organizador). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. edição Pôrto Alegre: artimédi, 2001.

êsse documento apresenta contribuições para a formação de professores, com estudos internacionais e nacionais, que promovem a capacitação de docentes às competências profissionais de sua área. Traz entrevistas que revelam práticas pedagógicas com base em conhecimentos e experiências profissionais de outros professores.

ARAÚJO, Ulisses F. . Adoção da estratégia de mentoria fishbowl em projetos integradores em curso de graduação. Disponível em: https://oeds.link/ZFmza4. Acesso em: 21 fevereiro 2022.

êsse documento relata a experiência da aprendizagem de alunos por meio da metodologia ativa fishbowl, que norteou os passos da construção de projetos e da aprendizagem por meio da solução de problemas, demonstrando também a relação de trabalho com outras metodologias ativas para o desenvolvimento da aprendizagem.

Blum, Benjamin S.; , J. Tômas; MADAUS, djêordji F. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Editora Pioneira, 1971.

No livro, o professor encontra modos de como avaliar e o que melhorar no processo de avaliação, considerando as diversas fórmas de avaliação propostas na obra, que foram pensadas se preocupando também com os diferentes contextos educacionais em que acontece a prática de avaliação.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 17 dezembro 2021.

êsse link apresenta a Base Nacional Comum Curricular. Nele, é possível acessar e navegar pêlo documento consultando o que êsse material de referência auxilia na abordagem dos conteúdos curriculares.

BRETAS, Maria Luiza Batista. Leitura é fundamental: desafios na formação de jovens leitores. Belo Horizonte: érre agá jota, 2012.

êsse livro busca compreender como a prática leitora é desafiadora para o professor ensinar a ler com visão crítica, argumentativa e reflexiva. Contudo, a obra apresenta como o docente pode incentivar os alunos a ler, a contar e ouvir histórias, a ter o domínio da leitura e o uso da escrita em função social, produzindo conhecimento e significação para o ato de ler.

CAMARGO, Fausto; DAROS, . A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Pôrto Alegre: Penso, 2018.

Os autores dêsse livro apresentam variadas metodologias ativas e o conceito de cada uma delas, demonstrando a maneira como podem funcionar na sala de aula e alguns modos de avaliar a metodologia aplicada.

CAMAS, Nuria . Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. Entrevista cedida ao Portal Brasil. ê bê cê, 10 julho 2014. Disponível em: https://oeds.link/8APWPV. Acesso em: 17 maio 2022.

Essa entrevista traz informações sôbre o uso e a importância da tecnologia para a aprendizagem. Relata conceitos, menciona benefícios, comenta a realidade de uma sala de aula e aborda o papel do professor em meio a êsse recurso. Todas as informações estão apresentadas de maneira sucinta, porém clara.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar mundo. São Paulo: Ucitéc, 1996.

A autora apresenta nesse livro o conceito de lugar, utilizando, para isso, análises espaciais em meio ao mundo moderno onde vivemos.

CASTELLAR, Sonia (organizador). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.

Essa obra traz uma série de pesquisas relacionadas ao ensino de Geografia, Biogeografia até Psicologia. Aborda a importância de ensinar a ciência geográfica, o papel do educador e a relevância de colocar as teorias em prática, assim como sugere o título.

castrogiovani, Antonio Carlos (organizador). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Pôrto Alegre: Mediação, 2000.

Nesse livro, os autores trazem abordagens para ensinar Geografia partindo do espaço vivido e do diálogo com os alunos, com práticas de ensino mais criativas e que buscam viabilizar a formação do conhecimento geográfico, tornando-o mais atraente.

CRAVEIRO, Clélia B. A.; MEDEIROS, Simone (organizador). Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica: diversidade e inclusão. Brasília: Méqui, 2013.

O material em questão foi construído com a participação de vários autores. dêsse modo, em diferentes capítulos, são apresentados temas que procuram incluir distintas culturas e modalidades de ensino.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (organizador). Didática e interdisciplinaridade. décima terceira edição Campinas: Papirus, 1998.

Os autores dêsse livro analisam a interdisciplinaridade que se articula com as questões pedagógicas e expõem suas reflexões a respeito dêsse assunto.

FERREIRA, Taís. Estudos culturais, recepção e teatro: uma articulação possível? Fênix, Rio Grande do Sul, , ano 3, volume 3, número 4, outubro a dezembro 2006. Disponível em: https://oeds.link/MePvzs. Acesso em: 27 abril 2022.

êsse artigo apresenta a prática de pesquisa como estudo de recepção, com enfoque no estudo de produções culturais.

, Paulo Roberto. Cartografia básica. Canoas: Centro Universitário , 2005.

Obra que explana os principais conceitos da Cartografia por meio de ilustrações gráficas, projeções, mapas e outras variantes, para que, assim, profissionais de diferentes áreas possam compreender êsse campo da ciência geográfica.

FONSECA, Fernanda Padovesi; OLIVA, Jaime. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Coleção Como Eu Ensino).

Nesse livro, são contempladas importantes características da evolução da Cartografia, além de serem abordadas variadas possibilidades de representações do mundo e como estas são cabíveis para representar os elementos da Geografia.

, Mauro José êti áli. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Disponível em: https://oeds.link/U8Br6L. Acesso em: 26 2022.

êsse artigo mostra a organização de uma pesquisa que busca solucionar um problema e descreve todos os procedimentos necessários para a prática de pesquisa. Os autores apontam o levantamento do problema, a descrição e a elaboração dos objetivos a serem alcançados, o método utilizado para a resolução, a construção de hipóteses, entre outros passos que se estruturam uma pesquisa.

Rrófman, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Pôrto Alegre: Mediação, 2001.

O livro sugere a proposta de avaliação que se contextualize com os meios físicos e sociais, uma vez que, para a autora, o ato de avaliar é uma maneira de transformar a realidade. Nesse livro, ela leva o leitor/professor a refletir para modificar as práticas pedagógicas em seu ato avaliativo, buscando sempre considerar o contexto educacional.

, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de geografia. terceira edição Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2001.

Nesse livro, o autor usa seu conhecimento como professor para instigar os educadores a refletir sôbre como o ato de ensinar está muito além de transmitir conteúdo. Para Nestor Kaercher, o docente deve também ensinar o educando a olhar para o outro.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

Livro que aponta a importância dos elementos que viabilizam o processo de ensinar e aprender, como os materiais escolares, com destaque para o livro didático e a participação da comunidade e da família, em uma relação recíproca com a escola.

córh, inguedór G. Villaça. Argumentação e linguagem. décima segunda edição São Paulo: Cortez, 2009.

A análise da autora dêsse livro é voltada para o ato de argumentar como fórma de discurso. Assim, ela apresenta em sua obra textos, ilustrações e esquemas que permitem ao leitor refletir acêrca da noção da argumentação oral e escrita.

LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Catálisis, Florianópolis, volume 10, número , página 37-45, 2007. Disponível em: https://oeds.link/w1MvUA. Acesso em: 27 abril 2022.

O artigo apresenta a pesquisa bibliográfica como um método de prática de pesquisa, expondo seu conceito, traz as características do método, como êle deve ser organizado e os objetivos que devem ser considerados, além de apresentar etapas exemplificadas do procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica.

Luquézi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. décima oitava edição São Paulo: Cortez, 2006.

Nesse livro, são apresentados estudos sôbre a avaliação da aprendizagem escolar feitos pêlo autor, que propõe que a avaliação não seja mais pensada apenas como um serviço teórico obrigatório da educação e imposta de maneira autoritária, mas sim como uma prática a favor do conhecimento de todos de fórma construtiva e social.

, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.

livro tem como proposta o ensino da produção de gráficos e mapas, não apenas como ilustrações, mas também como instrumentos que auxiliam a coletar informações potencializadas para adquirir novos conhecimentos.

MORAES, Antonio Carlos róbert. Geografia: pequena história crítica. vigésima primeira edição São Paulo: , 2007.

Nesse livro, o autor buscar explicar os principais momentos da evolução do pensamento geográfico, inclusive no Brasil.

môrrãm, José Manuel; , Marcos T.; bêrrãns, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.

O livro reconhece o papel do professor enquanto mediador entre aluno e conhecimento e, somado a isso, faz menção à nova realidade em que a tecnologia se insere no contexto escolar. Compreende-se a necessidade do uso dela no decorrer das aulas, mas é necessária a clareza de como utilizá-la para que a aprendizagem não seja voltada para a diversão, sem o devido proveito.

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico?: por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

O autor busca fazer nesse livro uma análise da Geografia na contemporaneidade, traçando um perfil histórico desde sua sistematização como ciência, caminhando por importantes transformações junto à sociedade.

, Zilda Aparecida Pereira Del; , Almir Del (organizador). Habilidades sociais e competência social para uma vida melhor. São Carlos: edufiscar, 2017.

êsse livro apresenta diferentes capítulos com contribuições de vários autores tratando de maneira teórica e prática as habilidades sociais e as competências sociais. Além disso, êle conceitua os comportamentos interpessoais e oferece exercício sôbre as tarefas de mesmo cunho.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. sexta edição São Paulo: êduspi, 2014.

Milton Santos aborda nesse livro os principais conceitos e categorias da ciência geográfica, como espaço, território, região, lugar e paisagem. No decorrer de suas páginas, o autor trabalha as transformações espaciais realizadas pêlo ser humano, influenciadas principalmente pêlo período técnico-científico-informacional.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Pôrto Alegre: artimédi, 1998.

Nesse livro, a autora mostra a importância da leitura e como essa ação é necessária para o alcance da interpretação, compreensão e autonomia dos alunos no decorrer da leitura de diferentes textos.

TEIXEIRA, Uílson êti áli. (). Decifrando a Terra. segunda edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

êsse livro apresenta temas essenciais para compreender a formação da Terra ao longo do tempo geológico, bem como as dinâmicas interna e externa no decorrer de sua história.

, . Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: , 2012.

O autor aborda nesse livro o conceito de topofilia, enfatizando a relação do ser humano com o ambiente em espaços onde há culturas distintas.

VON, Cristina. A cultura de paz. São Paulo: Peirópolis, 2014.

Nesse livro, a autora apresenta diferentes temáticas de cunho sensível, todas voltadas às reflexões sôbre igualdade, respeito às diferenças e o modo como isso pode ser trabalhado nos alunos na escola e na sociedade em geral.

Referências bibliográficas complementares comentadas

CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de Cássia (organizador). A necessidade da geografia. São Paulo: Contexto, 2019.

Essa obra responde a questionamentos essenciais sôbre a necessidade de saber Geografia nos dias atuais e justifica a importância dessa área de conhecimento para as Ciências Humanas. Seus textos deixam claro o papel que a Geografia tem para compreendermos a realidade que nos cérca, abordam conceitos fundamentais para a análise geográfica e trazem temas relativos às transformações da natureza e debates sôbre os assuntos que envolvem a problemática ambiental. Assim, essa é uma obra voltada a alunos e professores da área, além de geógrafos.

COUTO, Marcos Antônio Campos. Ensinar a geografia ou ensinar com a geografia?: das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico na escola. Terra Livre, São Paulo, ano 26, volume 1, número 34, página 109124, janeiro até junho 2010. Disponível em: https://oeds.link/o9F7ki. Acesso em: 15 junho 2022.

O texto em questão dá ênfase à preocupação em trabalhar a Geografia com os alunos. Metodologias e práticas pedagógicas alinhadas aos conhecimentos prévios deles são itens pontuados. É sugerido que, em meio à metodologia, haja uma ascensão da abstração para o concreto, com relação tanto aos conhecimentos prévios da turma quanto aos próprios conhecimentos geográficos, cada um em suas particularidades, mas ambos com as devidas qualidades. Juntos, saberes devem se entrelaçar para construir o conhecimento concreto (conceitos e conteúdos) relativo a essa área.

FERNANDES, Maria Lídia Bueno; LOPES, Jader Janer Moreira; TEBET, Gabriela Guarnieri de C. (organizador). Geografia das crianças, dos jovens e das famílias: temas, fronteiras e conexões. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021. volume 1.

A obra analisa a infância, a juventude e as famílias mediante uma perspectiva do conhecimento geográfico, enfatizando que essas vertentes compõem um vasto campo científico de grande importância para as Ciências Humanas.

FIGUEIREDO, Adma de (organizador). Uma visão geográfica e ambiental no início do século vinte e um. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016.

Obra organizada em nove capítulos que mostra assuntos antigos de fórma atualizada, apresentando aos seus leitores a formação do território brasileiro, o processo demográfico, a evolução do espaço rural, várias questões ambientais e uma diversidade de assuntos que caracterizam nosso país. Para isso, seus textos tomam como base diferentes pontos de vista: global, nacional, regional e local. Tais vertentes auxiliam a compreender o presente para pensar no futuro. êsse livro dialoga com os assuntos “Sujeito e seu lugar no mundo” e “Conexões e escalas”, trazidos pêla Bê êne cê cê.

FONSECA, Eugênio patchéli da. Cartografia escolar: a cartografia da sala de aula. São Paulo: Boreal Edições, 2016.

O autor apresenta em seu livro as variadas fórmas de o professor trabalhar em sala de aula as representações cartográficas buscando desenvolver em seus alunos habilidades e competências de leitura e interpretação de mapas. Além disso, exemplifica como reproduzir representações cartográficas por meio de diversos recursos didáticos.

NOVA Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: https://oeds.link/8dHQn5 Acesso em: 15 junho 2022.

O site traz diversos conteúdos como projetos, revistas, livros, pesquisas, artigos e cadernos cartográficos e bibliográficos sôbre a Cartografia Social da Amazônia.

, Maurício; CASSOL, Roberto; béquer, Léia Spode. Cartografia escolar e inteligências múltiplas. Curitiba: Appris, 2020.

O livro aponta a relação entre a teoria de inteligências múltiplas, abrangendo todas as habilidades cognitivas, e o ensino da Cartografia escolar. Os autores apresentam exemplos de atividades e dão sugestões de recursos tecnológicos e geotecnológicos que colaboram para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e da aprendizagem das representações cartográficas.

TAVEIRA, Bruna Daniela de Araujo; CUBAS, Monyra ; FOGAÇA, Thiago . Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Essa obra apresenta a situação de escassez de recursos naturais que constantemente tem aumentado mundialmente. Por essa preocupação, os autores trazem à reflexão ações emergenciais de preservação e conservação da natureza, uma vez que essas atitudes são urgentes para a sustentabilidade dêsses recursos.