O que eu já sei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Analise o mapa e responda às questões propostas. 

Pontos extremos do Brasil

Mapa. Pontos extremos do Brasil. Limite marítimo extensão 7.367 quilômetros: todo o litoral do Amapá ao Rio Grande do Sul. Limite terrestre extensão 15.719 quilômetros: toda fronteira do Amapá ao Rio Grande do Sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior esquerda, a escala: 700 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016. página 91.

  1. Quais países da América do Sul têm fronteiras com o Brasil?
  2. Quais países da América do Sul não fazem fronteira com o Brasil?
  3. O Brasil é um país extenso, com limites terrestres e marítimos. Explique cada um deles.
  4. O Brasil pode ser considerado um país de dimensões continentais? Por quê?

2. Reescreva as frases a seguir em uma folha de papel avulsa completando-as corretamente com as palavras destacadas a seguir.

• nação • limite • Estado • fronteira • soberania

  1. : faixa de terra que se estende ao longo dos limites de um país.
  2. : poder de controlar e fiscalizar o território de um país, exercido por um conjunto de instituições.
  3. : indica onde termina o território de um país, geralmente estabelecido por meio de acôrdos e tratados.
  4. : povo com aspectos culturais herdados de um passado histórico comum, como a língua, os costumes e o modo de vida.
  5. : nação com território e govêrno soberano.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai.

1. b) Resposta: Chile e Equador.

1. c) Resposta: O limite terrestre abrange a fronteira maior do lado oeste, tendo aproximadamente .15719 quilômetros de extensão. Já o limite marítimo, a Léste, abrange uma área de .7367 quilômetros de extensão, banhada pêlo oceano Atlântico.

1. d) Resposta: Sim. O Brasil pode ser considerado um país de dimensões continentais devido à grande extensão de seu território.

2. Resposta: a) Fronteira; b) Soberania; c) Limite; d) Nação; e) Estado.

Objetivos das atividades

1. Localizar, identificar os limites e a posição do território brasileiro na América do Sul.

2. Compreender e distinguir os conceitos de limite, fronteira, soberania, nação e Estado.

Como proceder nas atividades

1. Se os alunos apresentarem dificuldades para responder, retome a leitura do mapa para que localizem as informações necessárias. Se possível, amplie as explicações utilizando uma mapa político da América do Sul. Oriente os alunos na leitura do mapa, solicitando que identifiquem os países vizinhos, os limites e as fronteiras (terrestres e marítimas) de nosso território.

2. Caso os alunos tenham dúvidas, retome as explicações e proponha a realização de uma atividade na fórma de mapa mental. Na lousa, escreva a palavra “território” e peça aos alunos que completem o mapa mental escrevendo o nome e o significado dos conceitos apresentados (limite, fronteira, nação, soberania e Estado).

  1. sôbre os aspectos físicos do Brasil, leia as frases e depois, copie-as em uma folha avulsa escrevendo: (R) para relêvo; (V) para vegetação; (C) para clima; ou (H) para hidrografia.
    1. A maior parte do território brasileiro apresenta temperaturas elevadas e chuvas regulares, exceto na região mais sêca do semiárido nordestino.
    2. O território brasileiro apresenta altitudes relativamente baixas, com predomínio de planaltos, planícies e depressões.
    3. O território brasileiro se destaca pêla grande quantidade de rios, cujas águas são aproveitadas para geração de energia, como meios de transporte e também para o abastecimento da população.
    4. O Brasil está entre os países de maior biodiversidade do mundo, com fauna e flora de diferentes ecossistemas, como florestas, matas, cerrados, campos, entre outras formações vegetais.
  2. “O Brasil é uma país bastante populoso, porém pouco povoado.” De acôrdo com os seus conhecimentos, escreva um texto explicando essa afirmação.
  3. O que explica a grande diversidade cultural da população brasileira? Explique sua resposta com base na formação histórica de nosso povo.
  4. Podemos afirmar que o campo depende da cidade e a cidade também depende do campo. sôbre a interdependência entre espaços, destaque um exemplo que mostre:
    1. como a cidade depende do campo.
    2. como o campo depende da cidade.
  5. De que maneira os avanços tecnológicos para a modernização do espaço rural? Elabore sua resposta utilizando as palavras a seguir.

produtividade • terras • tecnologia máquinas • agrícolas • rebanhos • plantações

Respostas e comentários

3. a) Resposta: C.

3. b) Resposta: R.

3. c) Resposta: H.

3. d) Resposta: V.

4. Resposta: O Brasil é um país bastante populoso, pois tem uma grande população (quatro reaiscêrca de 213 milhões de habitantes), mas, devido à sua grande extensão, o território é pouco povoado (duzentos e treze reaiscêrca de ​24 vinte e quatro reais).

5. Resposta: A diversidade cultural brasileira é muito rica e variada por conta das heranças culturais (línguas, religiões, danças, culinária, entre outras) e dos diferentes grupos que participaram da formação do nosso povo, entre êles: os povos nativos (indígenas); os colonizadores portugueses; os negros escravizados; e os imigrantes (alemães, italianos, espanhóis, japoneses, libaneses, entre outros).

6. a) Possível resposta: A indústria necessita das matérias-primas produzidas no campo.

6. b) Possível resposta: O campo necessita dos maquinários e insumos (tratores, equipamentos, adubos, fertilizantes etcétera) produzidos pêlas fábricas da cidade.

7. Resposta: O uso de máquinas agrícolas e da tecnologia aumenta a produtividade das terras e evita problemas como doenças e pragas que atingem rebanhos e plantações.

Objetivos das atividades

3. Identificar alguns aspectos físicos do território brasileiro.

4. Compreender e distinguir os conceitos de populoso e povoado; relacionar densidade demográfica e distribuição desigual da população no território do Brasil.

5. Relacionar o processo de formação histórica da população brasileira à diversidade cultural de nosso povo.

6. Identificar e descrever as relações de interdependência entre o espaço urbano e o espaço rural.

7. Compreender a relação entre avanços tecnológicos e modernização das atividades praticadas no espaço rural.

Como proceder nas atividades

3. Se os alunos sentirem dificuldades em relacionar as informações apresentadas nas frases aos aspectos naturais, organize uma exposição de mapas físicos do território brasileiro. Essa exposição pode ser realizada na sala de aula ou em outro ambiente da escola. Durante a exposição dêsses mapas, destaque as informações apresentadas em cada mapa, enfatizando as características do relêvo, da rede hidrográfica, do clima e das formações vegetais em nosso país. Para ampliar os conhecimentos, faça questionamentos sôbre os aspectos físicos relacionados ao lugar, região ou estado onde vivem.

4. Em caso de dúvidas, apresente aos alunos uma mapa que mostra a distribuição da população (densidade demográfica) no território brasileiro. Faça uma leitura detalhada das informações apresentadas no mapa, destacando a relação entre as diferentes tonalidades de côres com a maior ou a menor concentração populacional representadas, respectivamente, pêlas tonalidades mais escuras e mais claras.

5. Caso os alunos sintam dificuldade, solicite que pesquisem em livros ou internet aspectos relacionados à diversidade cultural da população brasileira. Divida a turma em grupos (duplas ou mais alunos) e solicite que pesquisem diferentes temas para compor uma apresentação variada, mostrando a diversidade e a riqueza da cultura brasileira.

6. Se os alunos sentirem dificuldade, promova um debate sôbre aspectos pertencentes à economia rural e urbana, ressaltando o que cada um produz e o que um setor necessita do outro. Explique que existem relações de interdependência em diferentes circunstâncias, principalmente relacionadas à matéria-prima e aos produtos industrializados, mas há também a questão dos serviços prestados pêlo campo e pêla cidade, como o ecoturismo e os atendimentos hospitalares. Ao final da conversa, solicite aos alunos que representem essas relações de interdependência entre o rural e o urbano por meio de desenho.

7. Caso os alunos sintam dificuldade, apresente fotografias que mostre o uso das tecnologias no campo, como drones para monitorar plantações e criação de animais, programas de computador para acompanhamento da produção, maquinários para a agricultura e criação de gado. Essas imagens podem ser organizadas em fórma de mural, a ser exposto em sala de aula.

  1. sôbre o espaço agrário brasileiro, leia as frases , depois copie-as em uma folha avulsa escrevendo (T) para a agropecuária tradicional ou (M) para a agropecuária moderna.
    1. Uso de técnicas avançadas de produção, como maquinários para realização do plantio e da colheita.
    2. Praticada geralmente em pequenas propriedades, os chamados minifúndios, com produção voltada para o sustento da família.
    3. Produção realizada com técnicas rudimentares, como arados puxados por animais.
    4. Produção em grande escala e com elevada produtividade.
    5. Produção em pequena escala e geralmente baseada na utilização de mão de obra familiar.
    6. Produção voltada para o abastecimento das indústrias e do mercado externo (exportação).
    7. Realizada em grandes propriedades rurais, os chamados latifúndios.
  2. Analise as fotos a seguir.
Fotografia. No primeiro plano, uma pequena casa feita com telhas, coberta por uma lona azul em uma área gramada. Há uma mulher caminhando ao lado dela. Atrás da casa há um córrego com casas amontoadas com tijolos aparentes.
Moradias na cidade de Manaus, Amazonas, em 2021.
Fotografia. Vista aérea. Bairro com casas grandes. Há uma piscina e uma quadra em uma delas e árvores nas calçadas.
Moradias na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2021.

Essas fotos retratam as desigualdades sociais e econômicas de nosso país? Justifique sua resposta.

10. Cite três exemplos de problemas urbanos que afetam, principalmente as grandes cidades.

Respostas e comentários

8. a) Resposta: M.

8. b) Resposta: T.

8. c) Resposta: T.

8. d) Resposta: M.

8. e) Resposta: T.

8. f) Resposta: M.

8. g) Resposta: M.

9. Resposta esperada: Sim, as fotos retratam as grandes desigualdades sociais e econômicas de nosso país, como podemos verificar nas condições das moradias, com habitações muito precárias, em contraste com mansões luxuosas.

10. Sugestões de resposta: desemprêgo, desigualdade social, falta de moradia e saneamento básico, insegurança e violência, insuficiência na infraestrutura, precariedades no transporte coletivo público, entre outros problemas.

Objetivos das atividades

8. Identificar e distinguir os aspectos que caracterizam as atividades tradicionais e modernas praticadas no espaço rural.

9. Observar e compreender as desigualdades sociais existentes em nosso país.

10. Identificar os principais problemas urbanos que ocorrem nas grandes cidades.

Como proceder nas atividades

8. Em caso de dúvidas ou dificuldades, realize uma atividade em sala de aula para abordar o tema. Na lousa, desenhe uma tabela com duas colunas, escrevendo a palavra Tradicional (coluna da esquerda) e Moderno (coluna da direita). Em seguida, divida a turma em grupos e organize uma dinâmica na fórma de competição ou disputa. Apresente oralmente uma informação (característica) do espaço rural e os grupos terão que dizer se essa característica se refere ao setor tradicional ou ao setor moderno. Organize previamente uma lista com as informações que serão apresentadas aos alunos. O grupo com maior número de acertos vence a competição.

9. Se os alunos apresentarem dúvidas, complemente a atividade proposta com a apresentação de outras imagens que revelam e as grandes desigualdades sociais em nosso país. Essas imagens podem ser obtidas e apresentadas em meio digital (imagens da internet, slides, projetores) ou em fórma impressa. Após a apresentação das imagens promova uma conversa com a turma com o objetivo de explorar a análise que fizeram das imagens observadas, destacando em cada uma delas aspectos das desigualdades socioeconômicas em nosso país.

10. Se os alunos sentirem dificuldades para responder a esta questão, apresente reportagens mostrando problemas recorrentes nas grandes cidades. Questione os alunos se existem problemas urbanos na região onde residem e de que fórma problemas poderiam ser resolvidos. Outra possbilidade é a observação de problemas ambientais que possam existir nas proximidades ou imediações da escola.

  1. Copie em uma folha avulsa de papel a alternativa que indica corretamente o nome das cinco regiões do Brasil de acôrdo com a classificação do IBGE.
      1. – Nordeste, dois – Norte, três – Centro-Oeste, quatro – Sul, cinco – Sudeste.
      1. – Nordeste, dois – Centro-Oeste, três – Norte, quatro – Sul, cinco – Sudeste.
      1. – Centro-Oeste, dois – Nordeste, três – Norte, quatro – Sudeste, cinco – Sul.
      1. – Norte, dois - Nordeste, três – Centro-Oeste, quatro – Sudeste, cinco – Sul.

Divisão regional do Brasil

Mapa. Divisão regional do Brasil. Indicações com números. Número 1. Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. Número 2. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Número 3. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Número 4. Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Número 5. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 655 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 94.

  1. As frases a seguir descrevem características de cada uma das cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Identifique a qual região cada uma dessas frases se refere.
    1. Região mais industrializada e urbanizada do país.
    2. Recebeu grande número de imigrantes, principalmente italianos e alemães.
    3. Marcada pêlo domínio do clima equatorial quente e chuvoso e também pêla presença da floresta Amazônica.
    4. O povoamento dessa região foi impulsionado pêla abertura de estradas e pêla construção de Brasília, a capital federal, inaugurada em 1960.
    5. Região mais populosa do país, onde estão localizadas as maiores cidades brasileiras.
    6. Grandes diferenças naturais caracterizam essa região, que apresenta quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.
    7. Região menos povoada do país, se destaca pêla maior concentração de populações indígenas.
    8. Destaca-se pêla vegetação do Cerrado e também pêla vasta planície pantaneira.
    9. É a região menos extensa do país e marcada pêlo clima subtropical.
    10. Região marcada por clima semiárido e ocorrência de sêcas, apresenta grande potencial econômico.
Respostas e comentários

11. Resposta: D.

12. a) Resposta: Sudeste.

12. b) Resposta: Sul.

12. c) Resposta: Norte.

12. d) Resposta: Centro-Oeste.

12. e) Resposta: Sudeste.

12. f) Resposta: Nordeste.

12. g) Resposta: Norte.

12. h) Resposta: Centro-Oeste.

12. i) Resposta: Sul.

12. j) Resposta: Nordeste.

Objetivos das atividades

11. Identificar quais são e onde se localizam as cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

12. Identificar alguns aspectos que caracterizam cada uma das cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Como proceder nas atividades

11. Em caso de dúvidas, apresente aos alunos uma mapa que mostre a divisão regional do Brasil (cinco grandes regiões do í bê gê É). Promova uma leitura detalhada do mapa com a turma, destacando a localização geográfica e o nome dos estados que compõem cada uma das cinco grandes regiões do í bê gê É. Após essa leitura, o professor pode realizar uma dinâmica na fórma de quiz. Para isso, divida a sala em grupos e proponha um jôgo de perguntas e respostas. Diga o nome de um estado e os grupos terão que dizer a qual região êsse estado pertence. O grupo que acertar, ganha um ponto, e aquele que errar, perde um ponto. Vence o grupo que fizer o maior número de acertos.

12. Se os alunos tiverem dificuldades, organize um quadro resumo (síntese) destacando as principais características de cada uma das cinco grandes regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Essas informações podem ser impressas em folhas sulfite e distribuídas aos alunos para serem coladas no caderno e sejam utilizadas para consulta e revisão de estudos sôbre o tema.