UNIDADE 1 As paisagens e o espaço geográfico

Fotografia. Uma vasta mina com solo sendo escavado por tratores. Há caminhões trafegando. Ao fundo, uma floresta.
Mina de extração de ouro na Indonésia, em 2022.
Respostas e comentários
  • Peça aos alunos que observem e descrevam os elementos da paisagem na foto da página de abertura. Depois, explique que ela retrata uma mina de extração de ouro na Indonésia.
  • Oriente-os a identificar algumas das transformações e das intervenções humanas ocorridas nessa paisagem. Incentive discussões sôbre alguns dos motivos de o ser humano interferir no espaço geográfico e possíveis técnicas utilizadas. Questione-os acêrca dos prováveis impactos ambientais causados em decorrência da mineração.
  • Pergunte aos alunos se êles têm conhecimento sôbre as principais regiões mineradoras do Brasil e a ocorrência de acidentes ambientais. Mencione o rompimento da barragem de rejeitos da produção de minério de ferro pêla empresa mineradora Samarco, em novembro de 2015, na cidade de Mariana, Minas Gerais.
  • O estudo desta unidade estimula os alunos a utilizar conhecimentos geográficos para entender a interação entre sociedade e natureza, e exercitar o interêsse e o espírito de investigação e de resolução de problemas, que remetem à Competência específica de Geografia 1 da Bê êne cê cê.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho, proponha à turma, a estratégia brainstorming. Obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Para o desenvolvimento, escreva “transformação da paisagem” em letras grandes na lousa e indague-os: “Quais são os agentes transformadores da paisagem?”; “Quais são os resultados das transformações humanas?”; “Os conhecimentos técnicos contribuem para a intensa transformação das paisagens terrestres?”; “Os saberes técnicos são os mesmos entre os diferentes povos que habitam a superfície terrestre?”.

Tanto a natureza quanto a ação humana podem transformar as paisagens da Terra com o passar dos anos.

Ao longo de milhões de anos, fenômenos naturais, como chuvas, ventos, erosões e até mesmo terremotos ou erupções vulcânicas, modificam a superfície do planeta modelando suas paisagens.

Por meio do trabalho e das técnicas desenvolvidas, as sociedades humanas também modificam as paisagens e constroem o espaço geográfico. Um exemplo de transformação está retratado na foto apresentada na página anterior, que mostra uma enorme área de mineração de ouro, na Indonésia.

Iniciando a conversa

  1. Como a sociedade humana e a natureza estão representadas nessa foto?
  2. Em sua opinião, quem é responsável pêlas transformações nas paisagens da Terra?
  3. O ser humano tem ocupado e transformado cada vez mais o planeta. Você percebe alguma transformação no espaço geográfico próximo ao lugar onde vive?

Agora vamos estudar...

  • a variedade de paisagens na superfície terrestre;
  • a natureza e a sociedade transformando as paisagens;
  • a ação humana na transformação das paisagens terrestres e na construção do espaço geográfico;
  • os povos, seus territórios e suas culturas;
  • o crescimento da população mundial e os movimentos migratórios.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Atividade a mais

  • Caso considere interessante, no início dos estudos desta unidade, sugerimos uma atividade com fotos que retratem as transformações ocorridas na paisagem do lugar onde os alunos moram. Para isso, peça-lhes que pesquisem, na internet, fotos retratando as transformações ocorridas ou as características dêsse lugar no passado. Com o resultado obtido, peça-lhes que apresentem para a turma por meio de slides.
  • Organize uma roda de conversa para analisar como era a paisagem e quais mudanças ocorreram. Indague os alunos sôbre quem foram os atores dessas mudanças: a administração pública ou a própria comunidade.
  • Esta atividade incentiva o desenvolvimento da Competência geral 5, pois favorece a utilização das tecnologias digitais para os alunos expressarem seus conhecimentos.

Respostas

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos percebem que a natureza está presente no tipo do solo e no mineral precioso que é retirado dela (ouro), e na vegetação que aparece ao fundo; já a sociedade está na atividade mineradora e nas construções e estradas ao redor da mina.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos reconhecem que tanto a natureza como o ser humano são os responsáveis.

3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a citar algumas transformações que atualmente estão ocorrendo nas proximidades do lugar onde moram, como a retirada da vegetação, o surgimento de novas construções, a abertura e a pavimentação de ruas etcétera

CAPÍTULO 1 As paisagens da Terra

As diferentes paisagens do mundo apresentam características próprias, distinguindo-se umas das outras conforme a combinação de diferentes elementos, naturais ou culturais.

Os elementos naturais são aqueles que se originam de processos e fenômenos da natureza, como a vegetação, o clima, o relêvo e o solo, enquanto os elementos culturais são aqueles produzidos pêla ação humana, por exemplo, as cidades, as indústrias, as plantações e as estradas.

O conjunto de elementos de um lugar, perceptíveis em sua paisagem, proporciona-lhe uma identidade. Em geral, essa identidade está expressa nos elementos que se destacam na paisagem, tais como uma fórma de relêvo ou a arquitetura de certas construções e monumentos históricos.

Observe as fotos a seguir e verifique as características das paisagens retratadas em cada uma delas.

Fotografia A. Pessoas caminhando por um deserto em camelos. Há um cavalo entre elas. Ao fundo, há três grandes pirâmides e três menores em frente.
Paisagem das grandes pirâmides Miquerinos, Quefrén e Quéops, localizadas em Gizé, Egito, em 2020.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Verificar que as diferentes paisagens da Terra têm características próprias.
  • Perceber que uma paisagem é formada pêla combinação dos diferentes elementos naturais e ou ouculturais.
  • Reconhecer que a superfície terrestre é composta por continentes, ilhas e oceanos, e pode ser dividida em hemisférios.
  • Identificar os fatores responsáveis pêlas dinâmicas externa e interna da Terra.

Justificativa

O estudo das paisagens da Terra e de suas transformações é relevante para que os alunos compreendam que as paisagens têm características que as diferenciam entre si e que se encontram em constante processo de transformação.

Entender êsse processo e perceber como essa dinâmica está presente ao longo dos anos, uma escala local, faz com que os alunos adquiram noções perceptivas do seu ambiente em escala regional e global.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir, que aborda a construção do espaço geográfico.

     O homem é ativo. A ação que realiza sôbre o meio que o rodeia, para suprir as condições necessárias à manutenção da espécie, chama-se ação humana. Toda ação humana é trabalho e todo trabalho é trabalho geográfico.

     Não há produção que não seja produção do espaço, não há produção do espaço que se dê sem o trabalho. Viver, para o homem, é produzir espaço reticências. Por isso, a geografia estuda a ação do homem. reticências

A relação do homem com a natureza é progressiva. A natureza vai registrando, incorporando a ação do homem, dele adquirindo diferentes feições, que correspondem às feições do respectivo momento histórico.

reticências

     A natureza conhece um processo de humanização cada vez maior, ganhando a cada passo elementos que são resultado da cultura. Torna-se cada dia mais culturalizada, mais artificializada, mais humanizada.

     O processo de culturalização da natureza torna-se, cada vez mais, o processo de sua tecnificação. As técnicas, mais e mais, vão incorporando-se à natureza e esta fica cada vez mais socializada, pois é, a cada dia mais, o resultado do trabalho de um maior número de pessoas. Partindo de trabalhos individualizados de grupos, hoje todos os indivíduos trabalham conjuntamente, ainda que disso não se apercebam. No processo de desenvolvimento humano, não há uma separação do homem e da natureza. A natureza se socializa e o homem se naturaliza.

reticências

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. sexta edição São Paulo: êduspi, 2014. página 9698.

Fotografia B. Vista aérea. O Cristo Redentor no alto de um morro rochoso coberto por vegetação. Há construções com escadas e tendas próximo a estátua. Ao fundo, vista da cidade com muitos prédios, praias e morros.
Paisagem do morro do Corcovado, com destaque ao Cristo Redentor, localizado na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado, em 2019.
Fotografia C. Morro com fileiras de arbustos e árvores. Ao fundo há mais morros e mata em frente a um lago.
Paisagem de uma área rural localizada em , Coreia do Sul, em 2021.

Questão 1.

Qual elemento mais se destaca em cada uma dessas paisagens?

Ícone 'Em grupo'.

Questão 2.

Dê exemplos de paisagens do lugar onde você mora em que os elementos naturais ou culturais predominam. Qual elemento caracteriza essas paisagens?

A curiosidade nos ajuda a entender melhor o mundo. Explore-a analisando com mais atenção as paisagens do lugar onde você vive.

Alguns elementos ou a combinação deles nos permitem reconhecer facilmente algumas paisagens, como as grandes pirâmides do Egito, mostrada na foto A. Da mesma fórma, também podemos reconhecer prontamente a paisagem da cidade do Rio de Janeiro, que tem como um de seus principais símbolos a famosa estátua do Cristo Redentor, retratada na foto B.

Entretanto, a identidade de um lugar nem sempre é facilmente identificada peloselementos perceptíveis em sua paisagem, pois êles são comuns em muitos outros lugares. Por exemplo, ao observarmos a paisagem da área rural na foto C, dificilmente podemos saber com exatidão de que local se trata, pois não existem elementos específicos que o identifique.

Respostas e comentários

Questão 1. Possíveis respostas: A – as pirâmides; B – a estátua do Cristo Redentor; C – a lavoura.

Questão 2. Resposta pessoal. Verifique se a resposta dos alunos está coerente com a realidade do município onde moram.

  • Comente que o ser humano vem transformando grande parte das paisagens do planeta, de acôrdo com suas necessidades. Por isso, vários conjuntos de elementos que observamos nas paisagens transformadas, embora ainda apresentem características naturais, podem ter passado por interferência humana, como os reflorestamentos e o represamento de rios para a formação de lagos.
  • Ao realizar a atividade 2, os alunos desenvolverão aspectos da competência socioemocional curiosidade, já que exercitarão seu lado investigativo, abrindo-se para novos conhecimentos por meio de abordagem própria de investigação, análise e reflexão das problemáticas encontradas, explorando também a Competência geral 2 da Bê êne cê cê.

Um texto a mais

O texto a seguir contribui para ampliar os conhecimentos a respeito da paisagem.

     A paisagem revela a realidade do espaço em um determinado momento do processo. O espaço é construído ao longo do tempo de vida das pessoas, considerando a fórma como vivem, o tipo de relação que existe entre elas e que estabelecem com a natureza. Dessa fórma, o lugar mostra, através da paisagem, a história da população que ali vive, os recursos naturais de que dispõe e a fórma como se utiliza de tais recursos.

reticências

     Cada um vê a paisagem a partir de sua visão, de seus interêssis, de sua concepção.

     A aparência da paisagem, portanto, é única, mas o modo como a apreendemos poderá ser diferenciado.

     Embora na aparência as fórmas estejam dispostas e apresentadas de modo estático, não são assim por acaso. A paisagem, pode-se dizer, é um momento do processo de construção do espaço. reticências

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. ín: castrogiovani, Antônio Carlos (organizador). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. segunda edição Pôrto Alegre: Mediação, 2000. página 9697.

Atividade a mais

Após a abordagem das páginas 18 e 19, forneça a cada aluno uma folha de papel sulfite, na sequência, peça-lhes que desenhem uma paisagem do município onde vivem de modo a visualizar elementos naturais. Na sala de aula, solicite a cada um que apresente seu trabalho à turma e explique quais elementos no seu desenho são naturais e quais são culturais. Pergunte aos alunos quem identifica a paisagem do município.

A superfície terrestre

As paisagens que observamos nas páginas anteriores estão localizadas em determinados pontos da imensa superfície do nosso planeta, que se estende por cêrca de 510 milhões de quilômetros quadrados (quilômetros), compostos por seis continentes e milhares de ilhas em meio aos oceanos e mares.

Os continentes e as ilhas oceânicas formam as terras emersas, ou seja, as partes da superfície terrestre que não estão encobertas pêlas águas oceânicas. Os continentes são formados por grandes porções de terra, que recebem as seguintes denominações: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida.

Os oceanos e mares são formados por extensas porções de água salgada. Nomeamos cinco oceanos na Terra: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.

A superfície terrestre é dividida em hemisfério Norte e hemisfério Sul, a partir da linha do Equador; e em hemisfério Ocidental e hemisfério Oriental, a partir do meridiano de Greenwich.

Observe o planisfério a seguir.

Superfície terrestre: continentes e oceanos

Mapa. Superfície terrestre: continentes e oceanos. No oeste, a América, no centro, África, ao norte, a Europa; no nordeste, a Ásia e no sudoeste, a Oceania. Na porção sul, a Antártida. No oeste da América, o Oceano Pacífico, entre a América e a África e a Europa, o Oceano Atlântico, ao sul da Ásia, o Oceano Índico. Ao norte da Antártida, o Oceano Glacial Antártico. Ao centro do mapa, na horizontal, a Linha do Equador com Latitude 0 grau. Uma seta indica que a porção acima dessa linha representa o Hemisfério Norte, outra seta indica que a porção abaixo da linha do Equador representa o Hemisfério Sul. Ao centro, na vertical, o Meridiano de Greenwich com longitude 0 grau, a porção esquerda é indicada como: Hemisfério Ocidental, a porção direita, indicada como: Hemisfério Oriental. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2595 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 34.

  1. O território brasileiro está totalmente localizado no hemisfério Ocidental ou Oriental?
  2. Em relação à linha do Equador, a maior parte do território brasileiro está localizada no hemisfério Sul?
Respostas e comentários

Respostas 1 e 2 nas orientações ao professor.

  • Comente que as ilhas são formadas por porções de terra menores que as dos continentes.
  • Relembre os alunos de que a Linha do Equador e os demais paralelos são imaginárias, elas servem de referência e circundam a superfície do globo terrestre no sentido Léste-oeste. Já os meridianos, como o de Greenwich, são semicírculos traçados de um polo a outro do Planeta no sentido norte-sul.
  • Explique-lhes que, por não haver limites precisos entre o Oceano Glacial Ártico e os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, assim como entre o Oceano Glacial Antártico e os oceanos citados, muitos estudiosos consideram que as águas dos oceanos Ártico e Antártico são apenas uma extensão dos demais.

Respostas

1. O território brasileiro está totalmente localizado no hemisfério ocidental, ou seja, a oeste do Meridiano de Greenwich.

2. A maior parte do território brasileiro está localizada no Hemisfério Sul. Apenas a porção extremo norte do território encontra-se no Hemisfério Norte.


  • Cuide para que os alunos desenvolvam o hábito de saber ouvir e respeitar os outros, adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e combate ao bullying.
  • Esta atividade explora aspectos da Competência específica da Geografia 4 da Bê êne cê cê, ao promover o uso e a interpretação da linguagem cartográfica na sala de aula.

A dinâmica natural e as paisagens

Ao longo de sua história geológica, iniciada há cêrca de 4,5 bilhões de anos, o planeta Terra passou por grandes transformações que provocaram mudanças significativas nas paisagens de sua superfície. Em certos períodos dessa história, o planeta se aqueceu ficando com temperaturas escaldantes. Em outras épocas, as temperaturas ficaram baixíssimas e imensas calotas de gêlo cobriram sua superfície.

dêsse modo, as paisagens terrestres foram se modificando. Extensas florestas surgiram, enquanto outras cederam lugar a grandes desertos. O nível do oceano também oscilou, ora cobrindo grande parte das terras emersas, ora recuando e aumentando a superfície dos continentes.

A vida no planeta também sofreu alterações significativas. Muitas espécies surgiram, se desenvolveram, se deslocaram e se adaptaram às condições ambientais, como os primeiros ancestrais do ser humano, que surgiram há aproximadamente 2 milhões de anos. Outras espécies, no entanto, sucumbiram à ocorrência de eventos como grandes glaciaçõesglossário ou cataclismosglossário , como intensas atividades vulcânicas ou queda de asteroides na superfície do planeta. Para muitos estudiosos, a extinção dos dinossauros ocorreu entre 65 e 70 milhões de anos atrás e teria sido provocada por um dêsses cataclismos. Veja a imagem a seguir.

Ilustração. Dinossauros de diferentes espécies, reunidos nas margens de um rio. Alguns são altos e magros, outros são baixos e troncudos com presas grossas. Há animais semelhante a ratos próximo a um ninho com ovos e outro semelhante a um crocodilo. Ao redor há muitas árvores e ao fundo, montanhas.
Reconstituição de uma paisagem que teria existido há cêrca de 150 milhões de anos, quando os dinossauros viviam na Terra.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Respostas e comentários

Comente com os alunos que os condicionantes físico-naturais ocorridos ao longo da formação do nosso planeta fazem parte da chamada história geológica da Terra. Diga-lhes também que a existência humana no tempo geológico é considerada um evento recente e relembre-os da questão do tempo histórico e do tempo geológico.

Algo a mais

  • O documentário Como nasceu nosso planeta trata do processo de formação da Terra e mostra evidências encontradas pelos cientistas, ou seja, cicatrizes da evolução do Planeta Terra nas formações rochosas e no relêvo. > HISTORY. Episódio especial. 12 agosto 2021. Disponível em: https://oeds.link/6f8duc. Acesso em: 30 junho 2022.
  • Este material serve tanto de apôio para o professor como de material auxiliar, podendo ser apresentado aos alunos. Se decidir mostrá-lo, proponha algumas perguntas, depois de assistirem ao documentário.

a) Quais foram os eventos que mais chamaram a sua atenção durante a formação do Planeta Terra?

b) Em quais locais da Terra podemos encontrar, atualmente, remanescentes de rochas datados de sua formação?

Respostas

a) Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar chuvas de meteoros, grandes tempestades, atividade vulcânica, resfriamento etcétera

b) África, Escócia e Austrália.

A dinâmica interna e externa transformando as paisagens

Nos últimos milhões de anos, a Terra não foi atingida por cataclismos. As mudanças nas condições naturais registradas nesse período foram poucas e não impediram que a vida continuasse a existir na Terra, até mesmo durante as glaciações. dêsse modo, o ambiente permaneceu com características muito semelhantes às que apresenta atualmente.

Mesmo que as condições naturais da Terra tenham se alterado muito pouco, as paisagens terrestres continuaram sendo transformadas pêla ação de fenômenos e processos naturais que ocorrem no interior e na superfície do planeta, chamados, respectivamente, de dinâmica interna e dinâmica externa.

Dinâmica interna e as paisagens

Fenômenos geológicos, como o vulcanismo e o tectonismo, fazem parte da dinâmica interna do planeta e atuam continuamente na modelagem do relêvo terrestre. As erupções vulcânicas, por exemplo, criam novas fórmas de relêvo, como planaltos ondulados e ilhas oceânicas. Já os movimentos tectônicos são responsáveis pêla formação das grandes cadeias de montanhas.

Fotografia. Um vulcão em erupção. Há lava escorrendo e espirrando de sua borda e espalhadas ao redor.
Erupção do vulcão Etna, na Sicília, Itália, em 2019.
Respostas e comentários
  • Relembre a teoria da tectônica de placas. Ao se moverem, as placas tectônicas dão novas fórmas ao relêvo terrestre, as quais se originam principalmente de deformações na crosta, provocadas por dobras ou falhas.
  • As dobras na crosta terrestre ocorrem quando os movimentos das placas provocam fortes pressões horizontais sôbre rochas de menor resistência, que sofrem deformações como se estivessem sendo dobradas ou arqueadas. As falhas na crosta terrestre surgem quando os movimentos das placas provocam fortes pressões horizontais ou verticais sôbre rochas mais rígidas que sofrem fraturas, ou seja, se rompem, e acabam deslizando umas ao lado das outras.
  • Comente com os alunos que boa parte dos vulcões em atividade e dos terremotos que abalam a crosta terrestre está localizada ao longo das áreas de contato entre as placas tectônicas (onde se encontram ou se distanciam), tanto nos continentes como no fundo dos oceanos.
  • Nas áreas de encontro entre as placas, os movimentos tectônicos provocam o surgimento de orifícios (aberturas estreitas) na crosta. Por orifícios, o magma existente na parte superior do manto extravasa sôbre a crosta por meio de erupções vulcânicas, em fórma de lava. Quando esta se acumula ao redor de uma fenda, as sucessivas erupções podem criar grandes montanhas em fórma de cone.
  • As lavas também podem atingir a superfície por meio de grandes fissuras (rachaduras) existentes na crosta, espalhando-se em extensas camadas sem formar cones.
  • Comente com os alunos que todas as transformações causadas pêla natureza nas paisagens terrestres revelam que a dinâmica natural do planeta tem ritmos diferentes. Assim, enquanto alguns fenômenos naturais transformam as paisagens de maneira bastante rápida, outras ocorrem lentamente. A ocorrência de uma erupção vulcânica muito intensa, por exemplo, pode transformar rapidamente a paisagem de determinado local, modificando as fórmas do relêvo. Em contrapartida, o desgaste pêla ação contínua dos ventos e das chuvas pode levar milhões de anos para esculpir uma paisagem.

Dinâmica externa e as paisagens

As paisagens também são modeladas pêla ação isolada ou conjunta de elementos como o vento e a água das chuvas e do mar. Ao longo dos anos, o movimento constante das ondas do mar sôbre a superfície litorânea causa a chamada erosão marinha. processo, a água do mar, combinada com outros fatores como o vento, desgasta as rochas, dando origem às falésias, que são grandes paredões íngremes de rochas à beira-mar. Veja a paisagem retratada na foto a seguir.

Fotografia. Falésia, formação rochosa de base reta e topo plano, coberta por vegetação, em frente ao mar.
Formação de falésias no município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, em 2019. paredões de rochas são constantemente desgastados pêla ação das águas do mar que carregam seus sedimentos.

Outras formações rochosas, como as encontradas principalmente em áreas desérticas, foram esculpidas pêla fôrça dos ventos ao longo de milhões de anos. A ação constante dos ventos também provoca o deslocamento das dunas, alterando as paisagens das regiões desérticas e litorâneas. agentes (ondas do mar, ventos, águas das chuvas, entre outros) fazem parte da dinâmica externa do planeta e também atuam na modelagem do relêvo e na transformação das paisagens.

Além da dinâmica natural, é importante destacar que as sociedades humanas atuam constantemente na transformação das paisagens terrestres, como veremos nas páginas seguintes. Essas transformações ocorrem, por exemplo, por meio da construção de cidades, abertura de estradas, expansão das áreas de lavouras e pastagens, instalação de usinas hidrelétricas no curso dos rios etcétera

Respostas e comentários

Metodologias ativas

Após o estudo das páginas 22 e 23, proponha à turma a estratégia papel-minuto (one-minute paper). Obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Distribua fichas de papel sulfite de tamanho padrão para os alunos e elabore questões sôbre as dinâmicas interna e externa da Terra, veja alguns exemplos: a) Escreva um agente pertencente à dinâmica interna; b) Escreva um agente pertencente à dinâmica externa; c) Diferencie dinâmica interna e dinâmica externa; d) Escreva uma fórma de relêvo proveniente da dinâmica interna. Os alunos terão um minuto para registrar suas respostas no papel sulfite. Quando acabarem, o professor pode fixar os papéis na lousa e ler cada resposta com a turma, a fim de refutá-la ou confirmá-la.


  • Se achar relevante, peça-os que façam uma pesquisa, em casa, apresentando diferentes fórmas de relêvo, provenientes de diversos agentes externos e anotem as informações principais no caderno. Peça-lhes que escolham uma imagem e a levem para a sala de aula. Organizem um pequeno mural para expor as imagens pesquisadas.
  • Ressalte aos alunos que, quando há intervenções humanas na paisagem, feitas de fórma indevida, inúmeros impactos ambientais podem surgir.
  • Aproveite o conteúdo desenvolvido e explore aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero um da Bê êne cê cê, ao relacionar a distribuição da população na superfície terrestre às características do relêvo terrestre.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O que diferencia os elementos naturais dos elementos culturais em uma paisagem? Dê exemplos.
  2. De acôrdo com o que você estudou, explique por que existem paisagens tão diversas na superfície terrestre.
  3. Escreva um exemplo de como a dinâmica natural modificou a paisagem terrestre ao longo do tempo geológico.
  4. Escreva dois exemplos de fenômenos naturais que modificam as paisagens e explique de que fórma êles atuam nessa transformação.
  5. Podemos dizer que as atuais alterações das paisagens são cataclismos? Justifique sua resposta.
  6. Todas as transformações que a natureza produz nas paisagens revelam que a dinâmica natural do planeta tem ritmos diferentes. Assim, enquanto alguns fenômenos naturais transformam as paisagens de maneira bastante rápida, outras transformações se processam muito lentamente. Com base nisso, responda às questões.
    1. Uma erupção vulcânica pode transformar rapidamente ou lentamente uma paisagem? Por quê?
    2. O desgaste do relêvo pêla ação dos ventos transforma rapidamente ou lentamente uma paisagem? Por quê?

Aprofundando os conhecimentos

7. Transcreva as informações seguintes no caderno e complete-as corretamente indicando a localização dos continentes de acôrdo com os hemisférios terrestres.

Continente

Hemisfério terrestre

América

Hemisfério Ocidental, Norte e Sul.

Europa

África

Ásia

Oceania

Antártida

Respostas e comentários

1. Resposta: Os elementos naturais se originam de processos e fenômenos da natureza, como a vegetação e o clima. Já os elementos culturais são produzidos pêla ação humana, como as cidades, as indústrias, as plantações e as estradas.

2. Resposta: As paisagens são diferentes porque apresentam um conjunto de elementos que podem ser predominantemente naturais ou culturais, ou, ainda, uma combinação entre êles. Isso proporciona uma identidade única aos lugares e às suas paisagens.

3. Possível resposta: Áreas de florestas que viraram desertos, modificação no nível dos oceanos, mares que secaram etcétera

4. Possível resposta: O vulcanismo e a ação dos ventos. As erupções vulcânicas criam novas fórmas de relêvo, como planaltos ondulados e ilhas em meio aos oceanos. A ação dos ventos modifica constantemente a fórma das dunas e também esculpe formações rochosas, como os arcos.

5. Possível resposta: não, pois se houvesse um cataclismo, o planeta passaria por transformações bruscas e de grande amplitude, como já ocorreu no passado geológico quando intensas erupções vulcânicas ou queda de asteroide extinguiram muitas espécies da face da Terra.

6. a) Resposta: Rapidamente. Porque a lava expelida pêlo vulcão pode alterar a paisagem em poucos minutos ou horas.

6. b) Resposta: Lentamente. Porque o vento pode levar vários dias ou anos para modificar alguns elementos da natureza.

7. Respostas nas orientações ao professor.

  • Oriente os alunos na realização das atividades. Aproveite o momento para esclarecer as dúvidas e verificar se êles compreenderam o conteúdo programado. êsse é um momento propício para verificar se êles têm dúvidas a respeito de algum tema abordado.
  • Caso considere pertinente, organize os alunos em duplas para executar as atividades propostas, de modo a favorecer a troca de ideias a respeito do conteúdo estudado.

Atividade a mais

Para aprofundar o tema estudado neste capítulo, proponha as seguintes perguntas aos alunos:

a) Qual continente está localizado entre os oceanos Atlântico e Índico?

b) Quais oceanos banham a América?

c) Qual continente tem suas terras localizadas apenas no hemisfério Norte do planeta?

d) Em quais hemisférios terrestres está localizado o território brasileiro?

Respostas

a) A África.

b) Os oceanos Atlântico (a Léste) e Pacífico (a oeste).

c) O continente europeu.

d) O território brasileiro está localizado no Hemisfério Ocidental, uma pequena parte do território está localizada no Hemisfério Norte e a outra parte, no Hemisfério Sul.

Sugestão de avaliação

  • Providencie um rádio, notebook ou outra mídia para reproduzir uma música em sala de aula (certifique-se de que o volume não incomodará outras turmas). Toque a música: GIL, Gilberto. Tempo rei. Intérprete: Gilberto Gil. ín: Raça humana. Rio de Janeiro: uórner míusic, 1984. Faixa 4.
  • Repasse o refrão, se necessário, e, em seguida, peça aos alunos que respondam às questões a seguir.

a) Essa letra de música discorre acêrca de alguns fenômenos naturais atuantes na transformação das paisagens terrestres. Quais são?

b) fenômenos naturais atuam na transformação da paisagem em ritmo lento ou rápido? Explique.

Respostas

a) Água da chuva e vento.

b) fenômenos, geralmente, atuam na natureza em ritmo lento, pois a chuva e o vento transformam a paisagem lentamente.

8. Observe a foto e responda às questões a seguir.

Fotografia. Taj Mahal, construção ampla com uma grande cúpula no topo ao centro e torres finas ao redor. Em frente a uma piscina retangular com fileiras de árvores e pessoas entre elas.
Na foto de 2022, monumento denominado Taj Mahal construído para abrigar o corpo da rainha , em Agra, norte da Índia.
  1. Identifique qual elemento dá identidade à paisagem mostrada.
  2. Pesquise em livros, revistas e na internet outra paisagem que apresente uma identidade única. Apresente sua pesquisa para os colegas da sala de aula.

9. Leia o provérbio e observe a foto a seguir.

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

Origem popular.

Fotografia. Praia com uma formação rochosa com um furo ao centro. Ao fundo, o mar.
Pedra Furada, no Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará, em 2020.
  1. Qual fenômeno natural está atuando na transformação do relêvo mostrado na foto?
  2. De que maneira êsse fenômeno atua na transformação da paisagem?
Respostas e comentários

8. a) Resposta: O monumento do .

8. b) Resposta pessoal. Auxilie os alunos na pesquisa.

9. a) Resposta: A ação da água do mar.

9. b) Resposta: A água do mar provoca o desgaste das rochas litorâneas.

  • Comente com os alunos que o é um dos monumentos mais famosos do mundo. êle foi construído por um imperador mongol em homenagem à sua espôsa, que faleceu ao dar à luz ao décimo quarto filho. êsse monumento começou a ser construído em 1631, em Agra, capital do Império Mongol na Índia. Em 1983, êle foi instituído Patrimônio Mundial da Humanidade. Atualmente, o Taj Mahal recebe todos os dias pessoas do mundo todo, exceto às sextas-feiras, quando é fechado para orações.
  • Sugira aos alunos que apresentem a pesquisa da atividade 8 em formato digital, utilizando como suporte algum programa de computador ou website para produzir uma apresentação de imagens e informações, constando, por exemplo, as características peculiares da paisagem, caso exista um monumento histórico, quando êle foi construído, quem o projetou, a história de sua criação, entre outras. Lembre-os de montar uma apresentação com várias imagens da paisagem, vista de diferentes ângulos. Essa atividade explora a Competência geral 4 e a Competência específica de Ciências Humanas 7 da Bê êne cê cê, pois requer que os alunos utilizem a linguagem digital para expor informações adquiridas, relacionando-as com os conhecimentos geográficos. Além disso, desenvolve a cultura juvenil, pois permite aos alunos mostrar suas habilidades com as tecnologias atuais, ao passo que exercitam sua criatividade.
  • A atividade 9 aborda aspectos da Competência geral 6 da Bê êne cê cê, uma vez que traz para sala de aula um pouco da vivência cultural e dos saberes populares por meio do provérbio, colaborando, assim, para a disseminação da cultura brasileira.
  • A questão 9b explora aspectos da prática de argumentação, pois permite aos alunos o exercício da tomada de decisão, da defesa e da expressão do seu ponto de vista, colaborando para que aprendam a respeitar a opinião do colega.

Glossário

Cataclismo
: na Geologia, êsse têrmu significa qualquer transformação brusca e de grande amplitude na crosta terrestre.
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Glaciação
: fenômeno climático em que grandes extensões de gêlo cobriram a superfície da Terra.
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