CAPÍTULO 2 A ação humana e as paisagens

O ser humano habita os mais variados locais do planeta, podendo ser encontrado nas mais remotas regiões do globo, até mesmo onde as condições naturais impõem diversas dificuldades à sobrevivência.

A presença humana na superfície terrestre pode ser vista do interior das densas florestas e dos áridos e quentes desertos às altitudes elevadas das grandes montanhas e das extensas geleiras que cobrem as zonas polares. Veja as imagens a seguir.

Fotografia A. Casas coloridas em um morro coberto por neve. Ao fundo há morros rochosos, também coberto por neve.
Na foto, casas localizadas na Groenlândia, em 2019.
Fotografia B. Casas amontoadas em frente a um oásis cercado por árvores. Ao redor há dunas de areia.
Paisagem em , Marrocos, em 2019.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Compreender que os seres humanos ocupam praticamente todas as regiões do planeta.
  • Perceber como o aperfeiçoamento das técnicas permitiu ao ser humano contornar as adversidades naturais e ocupar os ambientes mais hostis.
  • Identificar que as sociedades humanas transformam as paisagens naturais de acôrdo com as condições técnicas das quais dispõem.
  • Conhecer o modo de vida de alguns dos diversos povos do planeta.

Justificativa

O estudo dêste capítulo possibilita aos alunos perceber as adversidades que determinados grupos humanos enfrentam para povoar diferentes regiões da superfície terrestre. Neste estudo, é evidenciada a importância do conhecimento técnico que povos têm para sobreviver e transformar o espaço onde vivem.

É importante que os alunos entendam que o domínio de conhecimentos técnicos se diferencia entre os povos que habitam nosso planeta, e que o uso dêsses conhecimentos, associado às relações sociais e às transformações constantes no espaço geográfico, refletem a diversidade de identidade cultural existente. Ao longo dêste capítulo, os alunos desenvolverão aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero um da Bê êne cê cê, ao relacionar a ocupação da superfície terrestre e os condicionantes físico-naturais.


Comente com os alunos que, mesmo em paisagens com características adversas, o ser humano desenvolveu técnicas para se adaptar a elas ao longo do tempo. Incentive-os a identificar algumas das modificações humanas em cada uma das imagens mostradas nas páginas 26 e 27, apontando seus elementos culturais.

Atividade a mais

  • Sugira aos alunos pesquisar os locais apresentados nas imagens em aplicativos de geolocalização. No caso da Groenlândia, sugira um nome de cidade para que aproximem a imagem e incentive-os a observar as modificações humanas (casas, pista de avião etcétera). Explore as outras imagens da mesma . É possível que êles localizem o bairro onde moram e possam avaliar se é uma área pouco ou bastante modificada.
  • Esta atividade explora as Competências específicas de Geografia 1 e 3 da Bê êne cê cê, quando promove a reflexão sôbre a relação entre sociedade e natureza, e o uso do senso crítico e do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e da produção do espaço.
Fotografia C. Casas no alto de um morro coberto por vegetação rasteira. Há outras montanhas ao redor. Acima das casas há nuvens.
Paisagem no vilarejo de , Azerbaijão, em 2019.

A fixação em hábitatsglossário tão diferentes revela a extraordinária capacidade humana de se adaptar às mais extremas condições do meio natural.

Para sobreviver em cada um dêsses ambientes, o ser humano foi desenvolvendo e aprimorando seus instrumentos e técnicas de trabalho, para extrair da natureza os recursos necessários à sua sobrevivência, utilizados na produção de alimentos, na fabricação de roupas, na construção de moradias etcétera

dêsse modo, à medida que o ser humano se dispersou pêla superfície terrestre, também foi se apropriando da natureza e, ao mesmo tempo, promovendo modificações cada vez mais intensas em suas paisagens. Isso explica por que são poucas as paisagens do planeta que ainda não sofreram diretamente a interferência humana.

Questão 1.

Identifique nas paisagens apresentadas nas fotos os elementos naturais que se destacam em cada uma delas.

Questão 2.

Qual dos lugares retratados nas fotos mais chamou sua atenção? Por quê?

Questão 3.

Observando essas imagens, podemos dizer que o ser humano é capaz de se adaptar em diferentes condições naturais, inclusive em lugares adversos à sua sobrevivência? Justifique sua resposta e verifique a opinião dos colegas.

Persistência é a capacidade de manter-se determinado e com responsabilidade para atingir um novo objetivo. A persistência possibilita a busca estratégica para superar obstáculos e adversidades no dia a dia. Essa é uma característica necessária para se viver em áreas onde as condições naturais são inóspitas, como nos desertos e nas regiões geladas.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: A – O clima frio observado pela intensa presença de neve e as montanhas ao fundo.

B – As fórmas de relêvo de uma área de deserto; o aspecto semiárido, com a presença de pouca vegetação. C – A grande cadeia de montanhas.

Questão 2. Resposta pessoal. Veja se os alunos notam as principais características das paisagens.

Questão 3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos concluam que o ser humano consegue sobreviver nos mais diferentes ambientes do planeta, inclusive naqueles em que as condições naturais são adversas à sua sobrevivência.

Algo a mais

No livro sugerido a seguir, é possível encontrar informações sôbre como os seres humanos se adaptam ao meio e de que fórma a natureza pode influenciar o modo de vida das pessoas.

, . O espaço geográfico. Rio de Janeiro/São Paulo: Difel, 1991.


  • A questão 3 explora a prática de argumentação, já que os alunos terão de lidar com diferentes opi­niões, ouvir atenciosamente o colega e dar respostas consistentes.
  • O tema estudado oferece condições para abordar a competência socioemocional persistência, uma vez que possibilita ao aluno reconhecer a capacidade de manter-se determinado a vencer situações adversas, relacionando o conteúdo com as situações do seu dia a dia. Nesse sentido, é abordada a Competência geral 10 da Bê êne cê cê, já que instiga os alunos a agir com persistência diante dos desafios do cotidiano.

As técnicas e o espaço geográfico

O ser humano tem sido capaz de transformar intensamente as mais diversas paisagens da superfície terrestre. As fotos a seguir mostram algumas dessas transformações. Observe-as com atenção.

Fotografia. Barragem no curso de um rio com dutos e morros cobertos por vegetação ao redor.
Usina hidrelétrica de Furnas, construída em um trecho do rio Grande, Minas Gerais, em 2022.
Fotografia. Plantação em degraus alagados na encosta de morros. No topo de dois deles há pequenas casas e árvores.
Lavoura em terraços em , Vietnã, em 2020.

Ao longo de sua existência, o ser humano foi ampliando sua capacidade de intervir na natureza. Por exemplo, quando começou a praticar a agricultura, há cêrca de 11 mil anos, êle cultivava o solo com arados manuais. Com o passar do tempo, desenvolveu o arado de tração animal e, atualmente, utiliza arados mecânicos puxados por tratores e modernas técnicas de irrigação, o que possibilitou cultivar extensas áreas de solo para produzir maiores quantidades de alimentos.

Respostas e comentários
  • Se viável, inicie o estudo dêste conteúdo apresentando aos alunos algumas fotos de tempos históricos diferentes. Para isso, escolha um determinado lugar e leve para a sala de aula fotos históricas das paisagens dêsse lugar. Solicite-lhes que registrem no caderno as principais transformações observadas.
  • Esta atividade contempla a Competência específica de Ciências Humanas 5, ao abordar eventos ocorridos em tempos diferentes, porém no mesmo espaço.
  • A análise da foto de Londres, na próxima página, contribui para explorar a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero um da Bê êne cê cê, pois demonstra como os grandes centros urbanos, historicamente, atraem a população.

Essa evolução ocorreu à medida que o ser humano foi aprendendo, acumulando e adquirindo novos conhecimentos e habilidades. êsse conjunto de conhecimentos e habilidades, que a sociedade humana constantemente desenvolve e aperfeiçoa para tornar seu trabalho mais ágil e suas atividades mais produtivas, é chamado de técnica.

Com o aprimoramento das técnicas de trabalho, passamos também a explorar os recursos da natureza de maneira mais intensa e rápida. Além da produção de alimentos, a utilização de instrumentos e técnicas de trabalho cada vez mais avançados tornou possível explorar recursos florestais, extrair recursos minerais existentes no subsolo, utilizar a água dos rios para gerar energia elétrica etcétera

Ao se apropriar dos recursos da natureza, o ser humano transformou intensamente as paisagens terrestres e alterou as características do espaço em que vive. êsse espaço, ocupado e, ao mesmo tempo, transformado, recebe o nome de espaço geográfico. As fotos que observamos nesta página e na anterior são exemplos de como o ser humano transforma as paisagens e constrói o espaço geográfico.

Considerada um dos principais centros do comércio mundial entre os séculos dezessete e dezenove, Londres cresceu rapidamente, somando, por volta da década de 1820, aproximadamente 1,2 milhão de habitantes. êsse crescimento fez de Londres uma das maiores metrópoles do mundo, onde vivem, na atualidade, mais de 10 milhões de pessoas. Tal desenvolvimento gerou grandes modificações nas paisagens da cidade, originando um espaço intensamente ocupado e transformado.

Fotografia. Cidade com muitas casas e uma ponte com duas torres sobre um rio largo.
Vista geral da cidade de Londres, localizada às margens do rio Tâmisa, Inglaterra, em 2020.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 4.

O lugar onde você mora passou ou está passando por alguma transformação? Qual? Comente com os colegas as técnicas que foram ou estão sendo utilizadas nessa transformação.

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta pessoal. Verifique se a resposta está coerente com a realidade do município onde moram.

  • O estudo das páginas 28 e 29 estimula nos alunos o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 2 da ao reconhecer a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo do tempo.
  • Oriente os alunos na realização de uma pesquisa, que deve ser feita com o auxílio de uma pessoa de sua convivência. Peça-lhes que visitem as proximidades do bairro onde vivem para investigar como aquele espaço geográfico vem sendo modificado. Instrua os alunos na observação: casas sendo construídas, demolidas, arquiteturas antigas dando espaço ao moderno, construções antigas sendo utilizadas para funções diferentes das que tinham no passado, construção de prédios, vias asfaltadas etcétera
  • Em seguida, instrua os alunos a identificar e anotar tudo o que foi observado. Comente que o familiar pode auxiliar na identificação do espaço observado, contando o que existia antes naquele lugar e no que está se tornando. Para finalizar a pesquisa, peça-lhes que produzam um texto sôbre as transformações observadas.
  • Esta atividade explora o pensamento computacional, pois permite ao aluno organizar e gerenciar as etapas da pesquisa, bem como selecionar os melhores dados para sua sistematização.

Um texto a mais

Leia o trecho do texto a seguir, sôbre a descoberta da agricultura na Amazônia, há 4,5 mil anos.

reticências

     “Os agricultores ancestrais da Amazônia souberam como enriquecer o solo com nutrientes, criando a chamada Amazon Dark Earth (á dê é)”, comenta a paleoecologista e arqueóloga , da Universidade de éczeter. reticências

Para melhorar a produtividade do solo, agricultores ancestrais tinham suas técnicas de adubação: realizavam queimadas organizadas e adicionavam à terra esterco animal e restos de comida. Eis a provável origem da terra-preta, portanto.

reticências

VEIGA, Edison. Cientistas descobrem indícios de que Amazônia tinha agricultura há 4,5 mil anos. bê bê cê, 2018. Disponível em: https://oeds.link/Bgmw7T. Acesso em: 12 julho 2022.

As técnicas e as sociedades

A sociedade em que vivemos caracteriza-se pêla capacidade de dominar, de modo cada vez mais rápido, um grande número de técnicas bastante sofisticadas, baseadas no uso de tecnologias avançadas, desenvolvidas por meio dos avanços científicos que ocorreram nos últimos dois séculos.

No entanto, há povos que conseguem realizar suas atividades cotidianas, na maioria das vezes, apenas com o uso de técnicas simples. Em geral, essas sociedades sobrevivem da pesca, da caça, da coleta de frutos e plantas comestíveis ou do pastoreio nômade. Veja exemplos de alguns dêsses povos.

Ícone 'Ciências humanas em foco'.
Fotografia 1. Indígenas usando adornos com penas nas cabeças, empunhando lanças. Eles estão caminhando para frente. Ao redor há moradias e árvores.
Indígenas Yanomami com trajes e ornamentos tradicionais em festividade na aldeia Toototobi, no município de Barcelos, Amazonas, em 2019.

Povos coletores e caçadores, que vivem no interior das grandes florestas equatoriais, como os indígenas da floresta Amazônica, entre êles os Yanomami; os Pigmeus, na República Centro-Africana; e os Penan, na Malásia. Em geral, essas sociedades apresentam uma divisão do trabalho entre seus membros, cabendo aos homens e às mulheres tarefas específicas.

1.

Fotografia 2. Um homem de casaco e calça felpudas em um trenó na neve. Há muitos cachorros presos ao trenó. Ao fundo, montanhas cobertas por neve.
Inuíte na Groenlândia, em 2020.

Povos nômades, que se deslocam constantemente sem se estabelecerem em um local fixo por muito tempo, como os Inuítes, que vivem na região Ártica; ou os Aborígenes, que habitam partes da Austrália. Há também os pastores nômades, como os povos Massai, habitantes das estepes africanas; e os Tuaregues, que vivem nos desertos africanos.

2.

Respostas e comentários
  • O tema As técnicas e as sociedades permite a realização de um trabalho articulado com o componente curricular de História. Convide o professor dessa área de conhecimento para participar de uma troca de ideias com os alunos a respeito do profundo conhecimento sôbre a natureza que os povos indígenas aplicam na elaboração dos instrumentos usados em seu dia a dia. Nessa discussão, leve os alunos a pensar também no modo de organização das sociedades indígenas e na maneira como elas interferem na natureza.
  • O conteúdo desenvolvido está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e História. Explora aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 4, pois possibilita refletir a respeito do convívio em uma sociedade plural, acolhendo as diferenças e respeitando-as.

Atividade a mais

Se achar pertinente, disponibilize um planisfério em preto e branco, indicando as fronteiras dos países, para que os alunos localizem os países onde habitam os povos citados nas páginas 30 e 31. Oriente os alunos a inserir um título, rosa dos ventos, escala e criar uma legenda.

Algo a mais

O livro Coisas de índio, de Daniel Munduruku, aborda o extenso conhecimento dos povos indígenas do Brasil a respeito da natureza e como êles se utilizam disso para elaborar os instrumentos usados em seu dia a dia.

> MUNDURUKU, Daniel. Coisas de índio. São Paulo: Callis, 2000.


Nesta coleção, utilizamos o têrmu indígena, no entanto, índio eventualmente pode aparecer em títulos de obras, em textos citados de terceiros, no nome do órgão indigenista oficial do Estado brasileiro (Funái). Atualmente, o uso dessa palavra tem sido contestado pêla própria população indígena e por historiadores, que entendem que tais têrmus produzem interpretações errôneas sôbre êsse grupo social. Ao se deparar com essa palavra, explique aos alunos que índio é uma criação dos colonizadores e não representa a pluralidade dos povos indígenas.

3.

Povos que praticam a agricultura de subsistência e o pastoreio, como os , na Índia; os , em Bangladesh; e os Quíchuas, na América do Sul.

Fotografia 3. Algumas mulheres em meio a uma plantação com plantas altas. Elas usam casacos coloridos e chapéus. Uma delas ergue uma enxada.
Mulheres pertencentes ao povo Quíchua, no Equador, em 2021.

Essas sociedades, em geral, realizam suas atividades de maneira manual, com o uso de instrumentos como foices, enxadas e arados puxados por animais.

As identidades culturais

Os diversos povos que vivem em nosso planeta apresentam diferenças em muitos aspectos, como nos hábitos e nas tradições que possuem, na língua que falam, nos alimentos que consomem, nas atividades que praticam, na maneira como se vestem, enfim, no modo como vivem. Muitas vezes, êsse modo de vida acaba sendo muito influenciado pêlas condições naturais existentes no local.

Todos aspectos, que caracterizam e dão identidade a cada povo, constituem o que chamamos de cultura. Assim, podemos dizer que a cultura é o aspecto que melhor distingue os diferentes povos do planeta. É por meio dela que os indivíduos de cada povo se relacionam entre si e também com a natureza, transformando as paisagens e modificando o espaço geográfico em que vivem. dêsse modo, podemos dizer que a cultura de um povo também está expressa na paisagem dos lugares.

Ícone 'Em grupo'.

Questão 5.

Junte-se a dois colegas e pesquisem em livros, revistas ou na internet aspectos da cultura de outros povos. Busquem informações a respeito de características como a língua, os alimentos, os tipos de roupas, o formato e o material utilizado nas moradias. Depois, comparem as informações obtidas com as dos outros grupos e conversem sôbre as diferenças e as semelhanças entre os povos pesquisados.

Respostas e comentários

Questão 5. Resposta pessoal. Oriente os alunos sôbre o respeito em relação às diferenças culturais.

  • O tema apresentado nas páginas 31 e 32 favorece o trabalho com o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural, pois aborda aspectos culturais de diversos povos.
  • Na proposta de pesquisa, desenvolva noções introdutórias de prática de pesquisa em revisão bibliográfica. Para a pesquisa, é importante seguir procedimentos como definição do assunto que será pesquisado; buscar informações por palavras-chave, autores, assuntos etcétera; pesquisar em fontes importantes, fidedignas e variadas; selecionar informações relevantes, de acôrdo com o objetivo da pesquisa; realizar uma leitura atenta do material encontrado; elaborar uma síntese a partir do material pesquisado. Antes de realizarem a conversa proposta na página, oriente os alunos a verificar os seguintes elementos: “A pesquisa apresenta informações relevantes?”; “Foram consultadas diversas fontes de pesquisas, como livros, sites e jornais?’; “As informações são atualizadas?”.
  • Aproveite a pesquisa e explore aspectos da Competência geral 8 da ao orientar os alunos a refletir sôbre a própria identidade cultural. Além disso, leve-os a perceber que a identidade cultural contribui para a diversidade de culturas existentes no mundo onde vivemos.
  • Esta atividade contempla a Competência específica de Ciências Humanas 1, ao promover o respeito às diferenças em uma sociedade plural. Além disso, explora a Competência específica de Geografia 2, ao abordar o conhecimento indígena sôbre a natureza.

Um texto a mais

Leia o texto sôbre o conceito de cultura. Pergunte aos alunos quais são suas ideias acêrca dêsse conceito e comente o texto a seguir.

     O conceito de cultura é um dos principais nas ciências humanas reticências.

     O significado mais simples dêsse têrmu afirma que cultura abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pêla humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideias e crenças. Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica.

reticências

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. segunda edição São Paulo: Contexto, 2006. página 85.

O tema é reticências

Direitos humanos e multiculturalismo na história e na cultura brasileiras

As tecnologias nas culturas indígenas

Os diferentes povos indígenas do Brasil possuem técnicas e conhecimentos próprios, que caracterizam um modo de vida com intensa relação com a natureza. êles conhecem plantas que curam feridas e doenças, e outras prejudiciais à saúde. Também desenvolvem ferramentas de agricultura, caça e pesca. conhecimentos são, muitas vezes, mantidos e aperfeiçoados através das gerações e demonstram a fôrça da cultura dêsses povos.

Atualmente, ainda existem comunidades indígenas ligadas aos costumes tradicionais. No entanto, grande parte dos povos já adotou hábitos que foram adquiridos pêlo contato com a sociedade não indígena. Entre hábitos, está a utilização de equipamentos tecnológicos. Mesmo usando essas tecnologias, povos preservam sua identidade cultural, com seu modo de vida, costumes e tradições.

Veja a seguir como alguns hábitos tecnológicos estão inseridos no dia a dia dessas comunidades.

Os professores das comunidades indígenas usam computadores e a internet no ensino escolar. Muitas vezes, recursos são usados, inclusive, tanto para tratar de assuntos relacionados ao cotidiano da comunidade como para identificar um pássaro por meio do som gravado de seu canto.

Fotografia. Um senhor segura um livro com fotos, apontando para uma câmera que está em frente a ele. Entre o homem e a câmera há uma mesa com desenhos gráficos em preto e branco e com chocalhos e outros objetos. Atrás dele há uma lousa com palavras escritas.
Professor indígena do povo Urutau Guajajara utiliza equipamentos tecnológicos para transmitir uma aula on-line, na aldeia Maracanã, Rio de Janeiro, 2021.

Alguns povos indígenas têm usado a internet como ferramenta para atuar contra o desmatamento e a invasão de seus territórios. Membros das comunidades monitoram a aldeia e as florestas utilizando gê pê ésse. Os resultados de suas observações são divulgados em apresentações elaboradas com o auxílio de computadores e atingem tanto indígenas quanto não indígenas.

Fotografia. Dois homens observando o monitor de uma câmera. Eles estão em meio a uma floresta.
Indígenas do povo Paiter-Suruí utilizam gê pê ésse em meio à floresta na aldeia Lapetanha, em Cacoal, Rondônia, em 2021.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Perceber a inserção da tecnologia, vinda de outros povos, no dia a dia dos povos indígenas.
  • Conhecer algumas atividades em que há utilização de aparelhos tecnológicos no cotidiano das comunidades indígenas.
  • Refletir se os recursos tecnológicos trouxeram mudanças às tradições indígenas históricas.

  • Esta seção aborda os temas contemporâneos transversais Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras, Ciência e tecnologia e Diversidade cultural. Ela destaca a inserção de tecnologias no cotidiano das sociedades indígenas, que trouxe importantes benefícios às comunidades, como o acesso às informações e a comunicação com pessoas de diferentes localidades. Atualmente, a tecnologia está presente em diversas atividades do dia a dia de várias sociedades indígenas.
  • Comente com os alunos que os smartphones também têm sido utilizados para compartilhar imagens em tempo real nas redes sociais, tornando a divulgação do cotidiano das comunidades indígenas ainda mais ágil.
  • Comente como o acesso a novas tecnologias pêlas populações indígenas tem possibilitado que elas acompanhem e participem de discussões que acontecem no país a respeito de assuntos de extrema importância para essas comunidades, como a demarcação de terras indígenas.
  • É importante que os alunos compreendam que, em muitos casos, a tecnologia se integra às comunidades indígenas de acôrdo com suas realidades, sem configurar um processo de aculturação. A internet, por exemplo, possibilita a comunicação entre os povos indígenas, permite que êles divulguem suas tradições, exponham diretamente suas dificuldades e articulem lutas pêla conservação de suas terras.
  • Demonstre a diversidade cultural dos povos indígenas. Incentive os alunos a combater visões estereotipadas que muitas pessoas têm a respeito dêsses povos.
  • O tema As tecnologias nas culturas indígenas é um momento propício para iniciar o trabalho com o Projeto em ação, na página 296.

Várias comunidades indígenas possuem televisores. Os aparelhos funcionam por meio de energia elétrica vinda da rede ou, então, com o uso de geradores.

Para se locomoverem, muitos indígenas utilizam automóveis e barcos movidos a motor.

Os recursos tecnológicos têm sido utilizados por diferentes comunidades indígenas para auxiliar na preservação de sua própria cultura. Máquinas fotográficas, filmadoras e gravadores registram aspectos cotidianos nessas comunidades pêla perspectiva dos próprios indígenas. A internet é usada como meio de divulgar essas informações.

Um grupo de indígenas reunidos em uma moradia indígena, assistindo uma partida de futebol em uma televisão que está ao fundo. A maioria deles está sentada em cadeiras, outros estão em pé. Ao fundo há roupas penduradas.
Na imagem, grupo de indígenas Kalapalo, assistem à televisão na aldeia aiá, em Querência, Mato Grosso, em 2018.
  1. Em sua opinião, inserir recursos tecnológicos da sociedade não indígena nessas comunidades interfere de que fórma na cultura tradicional dêsses povos? Por quê? Conheça a opinião dos colegas sôbre o assunto.
  2. Quantos hábitos e costumes do seu dia a dia tiveram origem no conhecimento e na cultura dos povos indígenas? Elabore, com seus colegas e o professor, uma lista na lousa. hábitos os aproximam dos indígenas? Por quê?
Ícone 'Em grupo'.

3. A internet é uma ferramenta utilizada por diversas comunidades indígenas. Por meio de sites, blogs e páginas em redes sociais, podemos conhecer o modo de vida e as particularidades de indígenas da atualidade. Reúna-se em grupo para pesquisarem, na internet, páginas mantidas por indivíduos, comunidades ou instituições indígenas. Cada grupo deverá escolher um site no qual recolherá informações. Procurem saber quem são os gestores da página, qual é o seu conteúdo e de que fórma êsse site contribui para a divulgação da realidade dos indígenas. Depois, cada grupo deverá apresentar as informações para o restante da turma.

Respostas e comentários

Respostas 1 a 3 da seção O tema é nas orientações ao professor.

Professor, professora: O conteúdo As tecnologias nas culturas indígenas está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação. Dessa maneira, ela poderá auxiliar o aluno a refletir e a realizar as atividades que serão desenvolvidas.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir sôbre o assunto, deixando claro que a inserção de recursos tecnológicos modifica os hábitos tradicionais das comunidades indígenas. No entantvo, também é preciso esclarecer que êsse processo não resulta em aculturação. Muitas comunidades continuam mantendo várias de suas características tradicionais e incluem recursos tecnológicos no dia a dia, utilizando-os, inclusive, para divulgar e valorizar suas tradições.

2. Resposta pessoal. Comente que a cultura brasileira, entre outras influências, é composta por costumes herdados da tradição indígena. Alguns exemplos estão na culinária: alimentos como pamonha, pirão, tapioca, mandioca, açaí, guaraná e caju são tradicionalmente indígenas. Plantas que usamos de maneira medicinal e caseira, como o boldo e a alfavaca, também tiveram suas propriedades descobertas por essas sociedades. Além disso, deles, também herdamos alguns costumes do nosso cotidiano, como descansar em redes e tomar banhos diários.

3. Resposta pessoal. Caso julgue necessário, sugira aos alunos que baseiem suas pesquisas no site a seguir, gerido por indígenas.

> RÁDIO YANDÉ. Disponível em: https://oeds.link/aud1EW. Acesso em: 2 julho 2022.
  • As questões exploram aspectos da argumentação, uma vez que permitem aos alunos expressar seus pontos de vista com base em conhecimentos prévios sôbre os elementos indígenas em seu dia a dia e desenvolvem o respeito e o saber ouvir.
  • As atividades desenvolvem aspectos da Competência geral 9 da ao promover o respeito e o acolhimento às identidades de outros grupos sem qualquer preconceito.

Algo a mais

Mostre aos alunos o canal Ysani, produzido pêla indígena Ysani Kalapalo. Nesse canal, Ysani apresenta vídeos regulares sôbre temas importantes a respeito da vida indígena no país, entre êles, o cotidiano de seu povo, as curiosidades e os acontecimentos em sua aldeia.

> CANAL YSANI. Disponível em: https://oeds.link/SOHynp. Acesso em: 2 julho 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Neste capítulo, você conheceu o modo de vida de alguns povos que vivem em diferentes lugares do nosso planeta. De acôrdo com êsse estudo, escreva o que você entendeu por identidade cultural.
  2. Com base no que você estudou, explique o que você entende por técnica.
  3. Como podemos observar as marcas do trabalho e das técnicas em uma paisagem? Dê exemplos do lugar onde você mora.
  4. Quando observamos as características dos diversos povos, inclusive do povo do qual fazemos parte, percebemos que todos apresentam diferenças em seu modo de vida, que é influenciado pêlo nível técnico que êsse povo possui, pêlas tradições e pelos hábitos acumulados ao longo dos anos e, ainda, pêlas condições do ambiente em que vivem. Você já observou essas características em seu modo de vida? Escreva alguns exemplos.

Aprofundando os conhecimentos

5. A imagem seguinte representa pessoas desenvolvendo atividades agrícolas, no século quinze. Observe-a e responda às questões a seguir.

Pintura. No primeiro plano, um homem conduzindo um arado que é puxado por dois bois. Atrás dele, homens caminhando com cestos nas costas, se apoiando em estacas. Em seguida, duas pessoas, com uma foice e uma pá, mexendo na terra. Ao fundo, área cercada com homens caminhando e pássaros voando. Ao fundo há casarões com torres e morro com animais pastando.
Cena de camponeses no cultivo da terra e pastoreio de animais, reproduzida de um livro que data do final do século quinze.
  1. Nessa imagem, algumas atividades agrícolas estão sendo realizadas com o auxílio de diversos instrumentos. Descreva essas atividades no caderno.
  2. Compare e diferencie a maneira como essas atividades eram desenvolvidas no século quinze com a maneira como elas podem ser praticadas utilizando as técnicas atuais.
Respostas e comentários

1. Resposta: A identidade cultural expressa o modo de vida particular de cada um dos povos do planeta. Na maioria das vezes, podemos observar essa identidade registrada nas paisagens onde vivem povos.

2. Resposta: Técnica é o conjunto de conhecimentos e habilidades desenvolvidos constantemente pêlo ser humano para facilitar o seu trabalho e tornar suas atividades mais produtivas.

3. Resposta pessoal. Observando as mudanças que foram promovidas no lugar e os elementos culturais existentes na paisagem.

4. Resposta pessoal. Verifique se os alunos exemplificam a vida em área urbana, ou na área rural, o tipo de transporte que geralmente utilizam, os alimentos que fazem parte de seu cotidiano, os tipos de roupas preferidos, entre outras características do modo de vida.

5. a) Resposta: No primeiro plano, um trabalhador prepara o solo para o plantio, utilizando um arado movido à tração animal. No segundo plano, alguns trabalhadores fazem manualmente o plantio de mudas e a limpeza do terreno. Ao fundo, outros trabalhadores semeiam grãos manualmente em um terreno e pastoreiam.

5. b) Resposta nas orientações ao professor.

  • Oriente os alunos nas atividades. Aproveite o momento para esclarecer as dúvidas e verificar se êles compreenderam o conteúdo programado. êsse é um momento propício para identificar se os alunos têm dúvidas a respeito de algum tema abordado. Caso considere necessário, retome os assuntos das páginas anteriores.
  • As atividades das páginas 34 e 35 abordam aspectos da Competência geral 2 da Bê êne cê cê, pois permitem que os alunos, baseados nos conhecimentos adquiridos, utilizem a abordagem da ciência, investigando e analisando problemas, a fim de resolvê-los de maneira crítica e criativa.
  • A atividade 1 aborda aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 3, já que possibilita ao aluno compreender a intervenção de diferentes grupos no espaço geográfico, mostrando assim sua identidade cultural, bem como propõe que o aluno perceba a existência de diferentes identidades e que respeite os indivíduos e as coletividades que não sejam semelhantes ao seu modo de vida.
  • A atividade 4 explora partes das Competências gerais 8 e 9, pois requer que os alunos reflitam sôbre seu modo de vida e se reconheçam como parte da diversidade humana, percebendo a importância da convivência respeitosa entre diferentes povos.
  • Aproveite a imagem da atividade 5 para caracterizar o modo de vida retratado, destacando as técnicas utilizadas na transformação do espaço. Esta atividade favorece o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 7 e da Competência específica de Geografia 2 da ao utilizar a linguagem iconográfica para explorar o raciocínio espaço-temporal dos alunos e levá-los a refletir sôbre a relação entre sociedade e natureza com base no uso de objetos técnicos.

Resposta

5. b ) Os alunos devem perceber que, atualmente, com os avanços tecnológicos, muitas dessas atividades já são realizadas com o auxílio de máquinas, como arados e semeadeiras mecânicas. No entanto, em muitas sociedades, inclusive na nossa, diversas pessoas ainda desenvolvem atividades agrícolas manualmente, ou utilizando instrumentos como arados movidos a tração animal, iguais aos do século quinze.

6. As fotos apresentadas a seguir mostram como a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada no rio Paraná, na divisa entre o Brasil e o Paraguai, modificou a paisagem daquele lugar. Observe atentamente a sequência de fotos.

Fotografia. Vista aérea. Curso de um rio com as margens repletas de vegetação.
Paisagem do rio Paraná, no início da década de 1970, antes da construção da usina.
Fotografia. Vista aérea. Curso de um rio marrom entre área desmatada com construções nas margens.
Paisagem mostrando o início da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, entre os anos de 1975 e 1976.
Fotografia. Vista aérea. Uma barragem sendo construída sobre o curso do rio e ocupando uma grande área ao lado. Há com áreas desmatadas e cobertas por lama.
Paisagem na fase de obras civis da barragem principal no leito do rio Paraná, em 1980.
Fotografia. Vista aérea. Uma extensa barragem em frente a uma represa. Há vegetação e vias em áreas ao lado.
Na foto, de 2021, observamos a usina concluída. As últimas unidades geradoras foram inauguradas em maio de 2007.
  1. Compare as imagens apresentadas e descreva, no caderno, as principais transformações ocorridas nessa paisagem, caracterizando-a antes e depois da construção da usina hidrelétrica.
  2. Em sua opinião, como é possível observar nessas imagens o papel das técnicas e do trabalho humano na transformação da paisagem?
Respostas e comentários

6. a) Resposta nas orientações ao professor.

6. b) Resposta: Os avanços tecnológicos obtidos, acumulados e aperfeiçoados pêlo ser humano, permitem-lhe promover diferentes tipos de transformações nas paisagens. Nas imagens apresentadas, vemos uma dessas transformações, neste caso, a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

  • A questão 6 permite o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 5, ao tratar de um evento ocorrido em um mesmo espaço, porém, em tempos diferentes. Além disso, favorece o desenvolvimento da Competência específica da Geografia 1, ao abordar o conhecimento técnico para compreender a relação entre sociedade e natureza.
  • Comente com os alunos que, desde 1979, a Usina Hidrelétrica de Itaipu vem desenvolvendo um trabalho de recomposição da mata ciliar às margens brasileira e paraguaia do reservatório. êsse é o maior programa de reflorestamento do mundo realizado por uma hidrelétrica.
  • Da totalidade da área desapropriada para a implantação do complexo hidrelétrico, no trecho que compreende do município de Guaíra ao município de Foz do Iguaçu, aproximadamente, 45% está ocupado por matas nativas ou reflorestadas. Os demais 55% estão submersos. As áreas protegidas compreendem as reservas e os refúgios biológicos, bem como a faixa de proteção.

Resposta

6. b ) Na década de 1970, antes da construção da hidrelétrica, o rio Paraná, que passa pelos territórios do Brasil, do Paraguai e da Argentina, tinha um leito médio e, na sua margem direita (Paraguai), a mata ciliar estava preservada, enquanto na margem esquerda (Brasil), a vegetação estava bastante degradada pêlas ações do homem.

Com a construção da usina, o reservatório cobriu grande parte das áreas próximas, e a pouca vegetação que restava foi encoberta pêlas águas. Após o enchimento do reservatório, a vegetação alagada foi recomposta pêla Itaipu Binacional.

Glossário

Hábitat
: meio onde um ser vivo habita e se desenvolve, adaptando-se às características físicas e específicas do lugar. Existem diferentes tipos de hábitats, como os desertos, as florestas os mangues etc.
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