CAPÍTULO 3 Culturas, povos e territórios

Os povos com as mais variadas culturas vivem espalhados pelos territórios dos países. O que melhor caracteriza e identifica os diferentes grupos humanos são os aspectos culturais herdados de um passado histórico comum de cada grupo, como a religião, a língua, os costumes, as vestimentas, as tradições e o modo de vida.

Entre aspectos, a religião e a língua são os que certamente mais se destacam e identificam cada povo. Por meio da língua, os indivíduos transmitem suas ideias e seus pensamentos, expressam suas crenças e fortalecem as relações e a união entre os membros do grupo. No mundo todo, fala-se um grande número de línguas e dialetosglossário . Observe o mapa a seguir que mostra as principais línguas faladas no mundo.

Principais línguas praticadas no mundo (2019)

Mapa. Principais línguas praticadas no mundo (2019). Espanhol: México, América Central, Argentina, países no oeste da América do Sul e Espanha. Inglês: Estados Unidos, Guiana, Reino Unido, países no centro e sul da África, Índia, Austrália e Nova Zelândia. Francês: França, Canadá, países no norte e centro da África. Hindi: Índia. Russo: Rússia e Belarus. Árabe: Egito e países no norte da África e no sudoeste da Ásia. Português: Brasil, Portugal, Angola e Moçambique. Mandarin: China. Japonês: Japão. Bengali: Bangladesh. Outras línguas: diversos países da Europa, Ásia e África No canto superior direito, a rosa dos ventos, e na parte inferior, a escala: 2070 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico do espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 60.

Questão 1.

Observe o mapa e identifique algumas das principais línguas mais faladas em cada continente.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Oriente os alunos a identificar as línguas mais faladas no mundo.

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer que os aspectos culturais caracterizam e identificam os diferentes grupos humanos.
  • Conhecer os conceitos de território, nação, Estado-nação e país.
  • Verificar que alguns povos que habitam o planeta não têm soberania sôbre o território onde vivem.

Justificativa

No estudo das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de perceber que a superfície terrestre é habitada por vários povos que têm grande diversidade cultural, expressa, por exemplo, na língua falada e na religião praticada.

Neste estudo, os alunos também poderão refletir sôbre conceitos importantes para a ciência geográfica, como Estado, nação, território, govêrno e país, explorando, dêsse modo, a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero cinco da Bê êne cê cê.


  • Este capítulo trata da diversidade de culturas existentes no mundo. Além disso, contempla as Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 4, ao incentivar a interpretação e a expressão de sentimentos, crenças e dúvidas em relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, o que também possibilita abordar o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural.
  • Oriente os alunos a observar, no mapa, que alguns idiomas europeus, como o francês, o inglês e o português, são falados em países de vários continentes: América, África e Ásia. A disseminação dêsses idiomas e dessas religiões mundo ocorreu, em grande parte, durante o processo de colonização promovido pêlas metrópoles europeias, entre os séculos dezesseis e dezenove, quando essas nações se apropriaram de vastos territórios em diferentes regiões do planeta.
  • Na questão proposta nesta página, peça aos alunos que identifiquem as línguas que mais se destacam em cada continente, como o inglês, o português e o espanhol, na América; o alemão, o francês, o inglês, o espanhol e o italiano, na Europa; o árabe, o francês e o inglês, na África; o chinês, o russo, o hindi e o persa, na Ásia; e o inglês, na Oceania.

As línguas no mundo

A abrangência de uma língua é avaliada por sua difusão geográfica e pêlo número de pessoas que a utilizam habitualmente, pessoas essas chamadas locutores. Assim, o inglês, o espanhol, o árabe, o português e o francês são línguas internacionais, praticadas em vários países, enquanto o mandarim (falado na China), o russo (falado na Rússia) e o hindi (falado na Índia) são falados apenas em sua própria região.

Quando consideramos apenas os falantes que adotam a língua materna, o mandarim é a língua mais falada no mundo. Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas fala chinês (mandarim). Quando nos referimos à segunda língua, o espanhol, seguido do inglês, são as mais adotadas.

O gráfico seguinte apresenta as dez línguas mais faladas no mundo (em percentual de falantes). No texto das figuras, como se escreve “bom dia” em cada idioma.

As dez línguas mais faladas do mundo (2022)

Gráfico. As dez línguas mais faladas do mundo (2022). Porcentagem da população mundial para falantes de 'primeira língua'. Mandarim: 12,3 por cento – Zăoshang hăo. Espanhol: 6 por cento – Buenos días. Inglês: 5,1 por cento – Good morning. Árabe: 5,1 por cento – sabah alkhayr. Hindi: 3,5 por cento – suprabhaat. Bengali: 3,3 por cento – Śubha sakāla. Português: 3 por cento – Bom dia. Russo: 2,1 por cento – Dobroye utro. Japonês: 1,7 por cento – Ohayō. Punjabi: 1,3 por cento – Śubha savērē. O gráfico é composto por pictogramas de pessoas em diferentes cores.

Fonte de pesquisa: CENTRAL Intelligence Agency. The world factbook. Disponível em: https://oeds.link/w5lZ6M. Acesso em: 13 julho 2022.

Atualmente, várias línguas estão sendo extintas. Uma língua é considerada extinta quando o grupo que a possuía como língua materna não se lembra mais dela, ou se lembra apenas de poucas palavras, e quando ela não possui registros que possibilitem seus estudos.

Faça uma pesquisa na internet sôbre as línguas existentes no Brasil que se encontram ameaçadas de extinção.

Respostas e comentários

Resposta do boxe As línguas no mundo nas orientações ao professor.

Um texto a mais

O texto a seguir aborda as línguas indígenas do Brasil. Leia-o e conheça um pouco mais dêsse assunto. Se possível, compartilhe essas informações com os alunos.

reticências

     No Brasil, a maioria das línguas faladas no tempo do contato europeu já está extinta. Rodrigues (1993) estima que 75% das línguas faladas há 500 anos desapareceram. Em parte, o desaparecimento de tantas línguas e culturas ocorreu devido a eventos dramáticos tais como a mortandade maciça de populações indígenas (causada por doenças e guerras) e escravidão ou aprendizagem forçada de uma língua de contato – português ou língua geral. processos aconteceram em outras áreas do mundo, por exemplo, o desencorajamento do uso das línguas nativas na época do stalinismo na antiga URSS, ou a migração de falantes de indonesiano de Java para as ilhas menores da Indonésia, prejudicando as línguas e culturas minoritárias dessas ilhas.

reticências

mur, ; GABAS JUNIOR, Nilson. O futuro das línguas indígenas brasileiras. Museu Paraense Emílio Goeldi. Disponível em: https://oeds.link/aLYVQy. Acesso em: 2 julho 2022.

  • O Brasil, por exemplo, é um dos países com maior número de línguas em risco de extinção. Na época do descobrimento do Brasil, estima-se que existiam cêrca 1,5 mil línguas faladas pelos povos nativos.
  • dêsse total, o último censo demográfico do í bê gê É, realizado em 2010, registrou a existência de menos de trezentas línguas indígenas ainda faladas no país. Muitas dessas línguas, no entanto, encontram-se seriamente ameaçadas de extinção, como a língua crenaque, ou krenak, falada por apenas alguns membros dêsse povo que vive entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Resposta

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos encontram línguas como caingangue (Região Sul), canoé (Região Norte), aurê-aurá (Região Nordeste), quiniquinau (Região Centro-Oeste) e crenaque (Região Sudeste).

A religião é outro aspecto que também caracteriza a identidade cultural dos povos. Por meio das práticas religiosas, grande parte das pessoas manifesta muitos de seus costumes e tradições.

No mundo, existe um grande número de religiões, e as que apresentam maior número de seguidores são o cristianismo (dividido em três vertentes principais: católica, ortodoxa e protestante), o islamismo, o judaísmo, o hinduísmo e o budismo.

O quadro mostra o número de adeptos das religiões mais praticadas no mundo. Veja também o mapa a seguir que mostra as religiões mais praticadas no mundo.

Religiões mais praticadas no mundo − em milhões de pessoas (2020)

Cristianismo

Islamismo

Hinduísmo

Budismo

2.411

1.930

1.178

511

Fonte de pesquisa: CENTRAL Intelligence Agency. The world factbook. Disponível em: https://oeds.link/w5lZ6M. Acesso em: 13 julho 2022.

Principais religiões praticadas no mundo (2016)

Mapa. Principais religiões praticadas no mundo (2016). Catolicismo ortodoxo: norte da Ásia, áreas pequenas no nordeste e leste da África. Budismo: sudeste da Ásia. Islamismo: sul e sudoeste da Ásia, centro, norte e leste da África. Hinduísmo: sul da Ásia. Protestantismo: centro e norte da América do Norte, sul da África e Austrália. Religiões animistas: centro e sul da África, áreas dispersas na América do Sul, norte e leste da Indonésia e Papua Nova-Guiné. Catolicismo romano: áreas dispersas na Europa, América do Sul, México e América Central. Judaísmo: pequena área no sudoeste da Ásia. Xintoísmo: norte da Ásia, centro e sul da África, leste e oeste da América do Norte, e costa da Austrália. Confucionismo: leste da Ásia. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2085 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: FTD, 2016. página 187.

Questão 2.

Quais são as religiões predominantes no continente europeu? E no Norte da África?

Questão 3.

Quais são as religiões mais praticadas no continente americano?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: No continente europeu, as religiões mais praticadas são o catolicismo romano e o protestantismo. No norte da África, predomina o islamismo.

Questão 3. Resposta: No continente americano, as mais praticadas são o catolicismo romano, o protestantismo e as religiões animistas.

  • Durante o trabalho com este capítulo, incentive o exercício da empatia, do diálogo e da cooperação para a resolução de conflitos. Ressalte a importância do respeito próprio e ao próximo, bem como aos direitos humanos, com base no acolhimento e da valorização da diversidade de indivíduos e de seus grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. Essa postura desenvolve a Competência geral 9 da Bê êne cê cê, ao promover o respeito sem preconceito de qualquer natureza.
  • Cuide para que os alunos desenvolvam o hábito de saber ouvir e respeitar os outros adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e combate ao bullying.
  • A página aborda aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 4, já que é o momento propício para os alunos expressarem suas dúvidas em relação às pluralidades identitárias existentes, de diferentes grupos e de si mesmos, bem como promover a valorização da diversidade cultural.
  • Comente com os alunos que o animismo é uma religião que atribui essência espiritual a entidades não humanas, como animais, plantas e fenômenos naturais.

Algo a mais

Incentive os alunos a ler o livro A viagem de Théo, que narra a incrível história de um garoto que viaja por várias cidades do mundo fazendo um verdadeiro passeio pêlas mais diversas religiões. Cristãos, hindus, muçulmanos, budistas, maoístas e taoístas estão entre os temas abordados nessa história.

> CLEMENTE, Catherine. A viagem de Théo. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Povos e territórios

Os povos das mais diferentes culturas que existem em nosso planeta, como estudamos nas páginas anteriores, ocupam territórios dos diversos países da superfície terrestre. Observe a seguir o planisfério que mostra os limites que separam os territórios dêsses países.

Planisfério político (2018)

Mapa. Planisfério político (2018). Na porção oeste, Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Argentina. Na porção central, Reino Unido e França na Europa. Argélia, Egito, República Democrática do Congo, África do Sul na África. Na Ásia, Rússia, Irã, China, Índia, Japão e Indonésia. Na Oceania, Austrália. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 1990 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Como se pode observar, as linhas traçadas nesse mapa indicam os limites que separam os territórios de cada país, ou seja, os limites marcam os locais onde termina o território de um país e começa o de outro.

O território de um país, também chamado território nacional, abrange a porção do espaço geográfico sôbre a qual um Estado, com suas leis, governos e instituições políticas e sociais, exerce soberania, ou seja, tem autoridade com poder para ocupar, controlar e organizar êsse espaço de acôrdo com suas necessidades e seus interêssis.

Os territórios e seus limites

Os limites entre países são representados por linhas imaginárias traçadas na superfície. Essas linhas são demarcadas, geralmente, sôbre elementos naturais, como montanhas, rios e lagos, ou, ainda, a partir de marcos ou balizas construídos no terreno. Em geral, acôrdos entre os países fronteiriços estabelecem esses limites. Quando algum país desrespeita acôrdos isso pode levar a crises políticas e até a conflitos armados.

Respostas e comentários
  • Os conteúdos abordados nas páginas 39 e 40 contemplam aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero cinco, ao tratar de temas como território, nação, govêrno e Estado, entre outros.
  • Lembre os alunos de que o têrmu Estado com o “E” maiúsculo identifica um Estado nacional, enquanto estado com “e” minúsculo designa a divisão política e administrativa interna de uma federação, como o Brasil, dividido em 26 estados e o Distrito Federal.
  • Quando abordar o tema Os territórios e seus limites, comente com os alunos que os países investem em programas de proteção à fronteira para impedir que haja atividades ilícitas, tráfego de estrangeiros não autorizados, entre outros. Cite o exemplo do Brasil, que, em razão de sua grande dimensão territorial e suas vastas áreas de fronteiras, principalmente, na região da Amazônia, criou programas de proteção e desenvolvimento dessa área. O Programa Calha Norte e o Sistema de Vigilância da Amazônia () são exemplos, pois visam a controlar o tráfego aéreo nacional, combater atividades ilícitas, detectar áreas de agricultura ou industrialização voltadas ao narcotráfico e detectar desmatamentos e mineração ilegal, entre outras ações.

Atividade a mais

Para realizar esta atividade, utilize dois mapas do Brasil, um político e um físico. A princípio, apresente o mapa físico e peça aos alunos que identifiquem os principais rios, as elevações do relêvo e outros marcos que possam ter sido referência para a delimitação entre os estados e os países vizinhos. Peça aos alunos que anotem as informações no caderno e, depois, posicionem o mapa político ao lado do mapa físico. Oriente a turma a comparar os mapas e a verificar se os pontos indicados no mapa físico coincidem com os traços que representam os limites administrativos.

Território, nação, Estado e país

Os povos que constituem uma nação são aqueles que apresentam uma identidade histórico-cultural, ou seja, que se mantêm ligados por uma cultura comum (língua, religião, costumes e tradições) e que ocupam um determinado território. Como exemplo, podemos citar a nação brasileira, a nação argentina, a nação francesa, a nação japonesa etcétera

Quando uma nação se organiza politicamente por meio de um conjunto de instituições que exercem o contrôle e a soberania sôbre o território em que vive, sendo reconhecido internacionalmente pelos demais países, temos a formação de um Estado, também denominado Estado-nação. Dessa fórma, a área geográfica do território controlado por um Estado, que se estende até seus limites e fronteiras, também pode ser chamada país. Observe o esquema a seguir.

Esquema. POVO mais CULTURA mais TERRITÓRIO igual NAÇÃO. NAÇÃO mais GOVERNO igual ESTADO-NAÇÃO, seta para País e Estado.

Povos sem territórios

Muitos povos não dispõem da soberania sôbre o território em que vivem. Embora sejam considerados nações, pêlo fato de apresentarem uma identidade histórico-cultural comum, com língua, religião, costumes e tradições que os diferenciam de outros povos, êles vivem em territórios controlados por outros povos.

Isso ocorre, por exemplo, em nosso país, onde as nações indígenas vivem em áreas controladas pêlo govêrno brasileiro. Outros povos também se encontram nessa situação, como é o caso dos curdos, que vivem espalhados pêlo território de vários países do Oriente Médio; dos bascos, na Espanha e na França; dos chechenos, na Rússia; e dos palestinos, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Por conta dessa situação, muitos povos têm lutado para conquistar a independência política dos territórios em que vivem, fato que tem sido a causa de conflitos em várias regiões.

Respostas e comentários
  • Auxilie os alunos na localização das regiões e dos países citados utilizando um planisfério político.
  • Comente com os alunos que o Brasil tem grande diversidade cultural, pois a população foi formada pêla miscigenação de várias etnias. Pesquisas indicam que, quando os portugueses chegaram à costa brasileira, aqui viviam entre dois e cinco milhões de indígenas. Porém, passados mais de quinhentos anos do início da colonização portuguesa, estima-se que, de acôrdo com o último censo elaborado pêlo IBGE, em 2010, existem cêrca de 897 mil indígenas no território brasileiro.

Atividade a mais

  • Proponha aos alunos que, em duplas, façam uma pesquisa sôbre os povos indígenas brasileiros. Solicite que escolham um dêsses povos e tragam informações a respeito, como: quantos são os indígenas que o compõem; qual é sua localização no território nacional; a qual família linguística pertence; que tipo de artesanato desenvolve; como é sua organização social; qual é sua história etcétera
  • Peça aos alunos que produzam um cartaz com as informações pesquisadas e façam uma apresentação. Após a apresentação, é possível a construção de um painel com os cartazes, expondo os trabalhos para toda a escola. Para que não haja duplicidade entre os povos indígenas investigados, apresente aos alunos uma lista com o nome dêsses povos, pedindo a cada aluno que selecione um para ser pesquisado. Os nomes dos povos podem ser encontrados no site do Instituto Socioambiental, disponível em: https://oeds.link/pYr8YO. Acesso em: 2 julho 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique como se caracteriza um território nacional.
  2. Qual aspecto melhor caracteriza e identifica os diferentes povos?
  3. Muitas nações constituem minorias nacionais, pois habitam territórios controlados por outros povos, como é o caso dos curdos e dos bascos. Além da identidade cultural, que outro aspecto é necessário para as nações constituírem um Estado soberano?
  4. Qual é a principal causa que tem desencadeado conflitos separatistas no mundo?

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia a afirmação a seguir e responda às questões propostas.

     “O território é apenas o corpo de uma nação: o povo que o habita é a sua alma, o seu espírito, a sua vida.”

Djeimes A. gárfild. O livro das citações e frases célebres para todas as ocasiões. Rio de Janeiro: Ediouro. página 162.

  1. O texto anterior apresenta três palavras-chave estudadas no decorrer dêste capítulo. Identifique-as e escreva-as no caderno.
  2. Com base no que você estudou, diferencie nação, Estado e país.

6. Observe a tira a seguir e responda às questões propostas.

Tirinha em preto e branco. Hagar, homem gordo de cabelos curtos, barba e túnica caminhando, e Eddie, homem magro de chapéu, túnica. Há um exército atrás deles. Todos carregam escudos. Eles cruzam uma linha tracejada, Eddie diz: ENFIM EM CASA! Do outro lado da linha há uma placa com a inscrição: você está aqui com uma seta indicando um X na Noruega.

bráun, . Hagar o horrível. O melhor de Agás. Pôrto Alegre: éle e pê eme Editores sociedade anônima, 1987. página 38.

  1. O que o personagem dessa história em quadrinhos quis dizer ao afirmar “Enfim em casa”?
  2. O que representa a linha pontilhada na tirinha anterior?
  3. A tira mostra Agás e seus companheiros prestes a entrar em território norueguês. Com base no que foi estudado, explique o que significa território e limite.
Respostas e comentários

1. Resposta: O território nacional é a porção do espaço geográfico onde um Estado exerce sua soberania por meio de leis, governos e instituições políticas e sociais.

2. Resposta: O aspecto cultural, que compreende a religião, a língua, os costumes, as tradições e o modo de vida dos povos.

3. Resposta: É preciso que estabeleçam a soberania do território onde vivem.

4. Resposta: A disputa por territórios pelos movimentos nacionalistas que almejam a criação de Estados independentes e também a redefinição de fronteiras nacionais, sobretudo onde elas não estão claramente definidas.

5. a) Resposta: Território, nação e povo.

5. b) Resposta: A nação é formada por um povo que apresenta uma identidade histórico-cultural e ocupa um determinado território. Uma nação nem sempre possui soberania sôbre o território que habita. Estado é toda nação reconhecida internacionalmente como independente e soberana dentro do seu território. País é o território com limites e fronteiras que um Estado controla e sôbre o qual exerce sua soberania.

6. a) Resposta: O personagem quis dizer que estão chegando ao país onde vivem.

6. b) Resposta: Representa o limite que separa o território onde os personagens estão do território norueguês.

6. c) Resposta nas orientações ao professor.

  • Oriente os alunos nas atividades. Aproveite o momento para esclarecer as dúvidas e verificar se êles compreenderam o conteúdo programado. êsse é um momento propício para verificar se os alunos têm dúvidas a respeito de algum tema abordado.
  • As atividades propostas nesta página exploram aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero cinco da Bê êne cê cê, ao abordar conceitos, como território, nação e Estado.
  • A atividade 1 explora aspectos da Competência específica de Geografia 2, pois os alunos se conectam a diferentes temas do conhecimento geográfico, compreendendo assim a apropriação e a transformação do espaço por diferentes povos.
  • A atividade 6 explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, uma vez que possibilita ao aluno utilizar diferentes gêneros textuais para exercitar o raciocínio epaço-temporal.

Atividade a mais

Oriente os alunos na criação de um podcast explicando a existência dos diferentes povos do mundo. Organize a turma em cinco grupos e peça a cada um que pesquise dois povos distintos de cada continente, distribuindo um continente para cada grupo. Conduza os grupos para pesquisarem sôbre a língua, as religiões, os pratos típicos, os modos de vida e a organização político-social de cada povo, reunindo o maior número de informação possível a respeito da diversidade cultural dos povos pesquisados. Esta atividade permite explorar aspectos da cultura juvenil entre os alunos, ao utilizar a linguagem tecnológica, conhecida por muitos alunos nessa faixa de idade.

Resposta

6. c ) Território é a porção do espaço geográfico no qual um Estado nacional exerce soberania com suas leis, seus governos e suas instituições, tendo poder para controlar e utilizar êsse espaço de acôrdo com suas necessidades e seus interêssis. Os limites marcam onde termina o território de um país e começa o de outro. êles são definidos a partir de linhas imaginárias traçadas sôbre a superfície. Essas linhas podem ser marcadas por serras, rios, lagos, entre outros.

Glossário

Dialeto
: fala própria de uma comunidade ou região, que pêlo vocabulário e pêla pronúncia torna-se diferente da língua oficial do país.
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