CAPÍTULO 4 População e espaço geográfico

Nos estudos de Geografia, o têrmu população faz referência ao conjunto de pessoas que vive em determinado local, como uma cidade, um país, um continente. Atualmente, de acôrdo com as estimativas da Organização das Nações Unidas (ônu), a população mundial já soma mais de 7,8 bilhões de pessoas.

êsse imenso contingente populacional, porém, encontra-se distribuído de maneira bastante desigual pêla superfície terrestre. Algumas regiões do planeta, por exemplo, apresentam grande concentração populacional, com densidades demográficas que passam de 100 . Outras regiões, no entanto, são praticamente despovoadas, formando verdadeiros vazios demográficos, com densidades demográficas inferiores a 3 .

O mapa a seguir mostra como a população mundial está distribuída na superfície do globo.

Mundo: densidade demográfica (2021)

Mapa. Mundo: densidade demográfica (2021). Habitantes por quilômetros quadrados. Menos de 10: norte e centro da América do Norte, norte e centro da Ásia, norte e oeste da América do Sul, norte e sul da África e Oceania. De 50 a 200: áreas pequenas dispersas no sul da Ásia, leste da África e da América Central. De 10 a 50: leste, oeste e sul da América do Norte, norte, sudoeste e leste  da América do Sul, centro, oeste e leste da Ásia, área dispersas no leste, e oeste da África, sudeste e leste da Oceania. De 200 a 500: oeste da Ásia, costa leste da América do Sul e áreas dispersas na região central da África. Mais de 500: sul da América do Norte, oeste da América central, norte da América do Sul, norte e áreas no centro da África, Europa, sudoeste, sul e sudeste da Ásia. População das cidades. (em milhões). De 5 a 10: duas nos Estados Unidos, Lima, Santiago, e outra no Brasil. Madri, na Europa; quatro cidades na Índia, duas na China, uma no Japão. 10 ou mais: Los Angeles e Nova York nos Estados Unidos, Cidade do México no México, Buenos Aires na Argentina, São Paulo e Rio de Janeiro no Brasil, Cairo, Lagos e Kinshasa na África; Londres e Paris na Europa, Istambul na Turquia, Moscou na Rússia, Nova Délhi, Mumbai, Bangalore e outras duas cidades na Índia, Pequim, Tianjin, Chongqing, Xangai, Hangzhou, Shenzhen na China, Tóquio e outra cidade no Japão, Manila nas Filipinas. No canto superior direito, a rosa dos ventos. Na parte inferior, a escala: 2005 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE atlas of the world. 11 edição London: dórlin , 2021. página vinte e cinco. UNITED Nations. World urbanization prospects. Disponível em: https://oeds.link/qeZAZ5. Acesso em: 13 julho 2022.

Questão 1.

Identifique as áreas de maior e de menor concentração populacional.

Diversos fatores explicam a razão de a população estar distribuída de maneira tão desigual pêla superfície terrestre. Veja alguns exemplos na página a seguir.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Verifique se os alunos identificaram as áreas de maior concentração populacional, representadas em tons mais escuros, como em Mumbai, na Índia, na Região Central e Sul da Europa, no Léste e sudeste da Ásia e no México, na América; e as áreas de menor concentração populacional, representadas em tons mais claros, como na maior parte da Região Norte do Brasil, norte da África, extremo norte da América, da Europa e da Ásia, grande parte da Austrália e a porção oeste da China.

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer que a população mundial encontra-se distribuída de maneira desigual pêla superfície terrestre.
  • Entender a diferença entre população absoluta e população relativa.
  • Conhecer os fatores que influenciaram no crescimento da população mundial.
  • Compreender o que é uma anamorfose cartográfica.

Justificativa

Neste capítulo, os alunos poderão refletir sôbre diversos aspectos relacionados à dinâmica populacional mundial. Partindo da reflexão a respeito da distribuição desigual pêla superfície da Terra, os alunos poderão verificar que o dinamismo populacional mundial está relacionado a fatores como migrações e taxas de natalidade e mortalidade.

Nesse sentido, serão desenvolvidas as habilidades ê éfe zero oito gê ê zero um e ê éfe zero oito gê ê zero três da Bê êne cê cê, pois estão diretamente relacionadas às questões populacionais. Também será abordada a habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove, ao explorar a análise de anamorfoses e cartogramas.


  • Auxilie os alunos na leitura do mapa e verifique se êles perceberam que, quanto maior a densidade demográfica em uma área, mais escura será a côr representada.
  • Explore o conhecimento dos alunos sôbre as características físico-naturais da superfície terrestre, associando as áreas de menor densidade demográfica às áreas de densas florestas, extensos desertos quentes ou gelados etcétera
  • A Competência específica de Geografia 3 é explorada por meio dêsses conteúdos, pois desenvolve a compreensão e a aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana da produção do espaço.
  • fatores históricos: explicam o elevado povoamento no Léste e no sul do continente asiático, regiões onde se desenvolveram civilizações milenares, como a chinesa e a hindu;
  • fatores econômicos: explicam o povoamento elevado nas regiões desenvolvidas e industrializadas do planeta, como em grande parte do continente europeu e também dos Estados Unidos e Japão;
  • fatores naturais: explicam o reduzido povoamento em áreas que impõem limitações à ocupação humana, como ocorre nas regiões de temperaturas baixas todo o ano, como nos polos, nos desertos áridos e no interior das grandes florestas. Veja a foto a seguir.
Fotografia. Casas de palafita em cor vermelha. Há neve sobre os telhados e na margem ao fundo. Onde há uma montanha também coberta por neve.
Vista das ilhas Lofoten, na Groenlândia, região dominada pêlo intenso frio do clima polar, em foto de 2022.

População absoluta e população relativa

A população absoluta refere-se ao número total de habitantes que vivem em determinado local (cidade, estado, país, continente etcétera). Os países que têm um grande número de habitantes são considerados populosos. O Brasil, por exemplo, com cêrca de 213 milhões de habitantes, é o quinto país mais populoso do mundo.

A população relativa, também chamada densidade demográfica, por sua vez, refere-se ao número de habitantes de um lugar em relação ao tamanho da área. Assim, para encontrar a densidade demográfica de um lugar basta dividir o número total de habitantes (população absoluta) pêla área do território.

Quando um país apresenta densidade demográfica elevada, dizemos que êle é muito povoado, e, quando a densidade demográfica for baixa, consideramos o país pouco povoado. Com cêrca de apenas 26 , por exemplo, o Brasil é um país pouco povoado. O Japão, por sua vez, com aproximadamente 378 , é um país muito povoado.

Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Para complementar o estudo sôbre densidade demográfica, realize a atividade proposta.
  • Utilize um mapa político do estado e auxilie os alunos a localizar o município onde vivem. Forneça-lhes os valores de área e de população do município e peça-os que calculem a densidade demográfica. dados podem ser encontrados no site do í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 2 julho 2022. A realização dêsse cálculo estimula a percepção de que os alunos são capazes de transformar dados (os valores fornecidos) em uma informação (o resultado da conta), além de favorecer a articulação com o componente curricular de Matemática.
  • Verifique se os alunos entenderam o raciocínio e efetuaram a divisão do número de habitantes (população total) pêlo valor da área do município.
  • Caso considere pertinente, repita o procedimento para outros municípios vizinhos e compare os dados locais com os da capital do estado.
  • Os fatores que explicam a distribuição da população pela superfície terrestre favorecem a exploração da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero um da Bê êne cê cê.

Geografia e História

Os rios e o florescimento das primeiras civilizações

As primeiras civilizações floresceram às margens de grandes rios. Na África, os egípcios se desenvolveram às margens do Nilo, enquanto na Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque, prosperaram civilizações como a dos sumérios, babilônios e assírios.

Nessas regiões, dominadas por vastos desertos áridos, a água dos rios foi de vital importância para o desenvolvimento de tais civilizações. Os sumérios, por exemplo, desenvolveram técnicas para controlar as cheias do Tigre e do Eufrates, por meio da construção de diques, represas e canais. Com isso, também garantiram a irrigação de lavouras, proporcionando abundância de alimentos.

Os egípcios também souberam aproveitar as águas do Nilo. Durante o ciclo natural de suas cheias, as águas do Nilo transbordavam, levando fertilidade natural às suas margens, permitindo o desenvolvimento de uma próspera agricultura.

Outras importantes civilizações também se desenvolveram às margens de grandes rios, organizando-se em tôrno da produção agrícola. No Léste da Ásia, por exemplo, os chineses prosperaram às margens do rio ruãng rô (Amarelo) e no vale do rio (Azul), já a civilização hindu se desenvolveu nos vales férteis dos rios Indo e Ganges.

Pintura. No primeiro plano, curso de um rio com embarcações e uma ponte. Na sequência pátios com construções compondo muros, uma área ao centro há jardins e ao fundo uma pirâmide em degraus. Ao redor há mais construções.
Na imagem gravada pêlo artista alemão iôrrán adam com posterior colaboração do arquiteto e escultor austríaco fíchêr von iôrrán , em 1721, podemos visualizar características da antiga Babilônia, como os jardins suspensos e o templo de Júpiter durante o Segundo Império Babilônico, por volta de 600 antes de Cristo
Respostas e comentários
  • Os temas abordados nesta página favorecem a articulação com o componente curricular de História. É possível estabelecer relações com a Arqueologia, uma vez que as antigas civilizações deixaram marcas na paisagem que hoje são estudadas para entender melhor a cultura delas. Os resquícios de muitas construções do passado, como diques para conter as inundações do Rio Nilo, no Egito, comprovam que as populações daquela época já se concentravam próximo às margens dêsse rio e dominavam técnicas para controlar os impactos de suas cheias.
  • Aproveite a oportunidade e apresente aos alunos o Rio Nilo, por meio de aplicativos de geolocalização. Mostre também os outros rios citados no texto.

Um texto a mais

O texto a seguir pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos a respeito da teoria de Tômas róbert . êle relaciona o crescimento da população mundial à produção de alimento no mundo.

reticências

     A teoria de Malthus possui como base dois postulados: 1) que o alimento é necessário para a existência do homem; 2) que a paixão entre os sexos é necessária e que permanecerá aproximadamente em seu atual estágio (MALTHUS, 1996, página 246).

reticências

     Malthus escreveu dois postulados para afirmar a seguinte lei: “reticências a população, quando não controlada, cresce numa progressão geométrica. E os meios de subsistência crescem apenas numa progressão aritmética” (MALTHUS, 1996, página 246).

reticências

     • De acôrdo com Lima (2011, página 17), Malthus considera relevantes três proposições para construir seu argumento: 1) A população não pode aumentar sem os meios de subsistência; 2) A população cresce invariavelmente onde não há meios de subsistência; e 3) O poder superior de crescimento populacional não pode ser controlado sem produção de misérias e sofrimentos. Ou seja, a consequência de um crescimento da população maior do que os meios de subsistência é um grave problema de miséria.

reticências

     Nos últimos duzentos anos, os avanços tecnológicos e civilizatórios são indiscutíveis. reticências embora a população tenha aumentado, em todas as sociedades, este crescimento não ocorreu de fórma geométrica, conforme previu. Já os meios de subsistência, dados os avanços tecnológicos, podem ser produzidos e ou ou extraídos em progressão ampliada e não simplesmente de fórma aritmética.

reticências

GOMES, Patricia Silva; PAMPLONA, João Batista. Breve reflexão teórica acêrca da relação entre população e economia. Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, número 4, dezembro 2014. página 48, 51. Disponível em: https://oeds.link/syKcfp. Acesso em: 2 julho 2022.

O crescimento da população mundial

Durante quase toda a história da humanidade, o crescimento da população mundial se manteve baixo, o número de pessoas no planeta aumentou em ritmo muito lento. Isso aconteceu principalmente porque boa parte da população morria em idade precoce, vítima de doenças, epidemias, guerras e fome.

No entanto, nos últimos dois séculos, a população mundial passou a crescer de fórma muito mais acelerada, como podemos observar no gráfico a seguir.

Crescimento da população mundial (12050*)

Gráfico. Crescimento da população mundial (do ano 1 a 2050 em projeção). Começando no ano 1 aumentando gradativamente enquanto passa pelos anos: 1500, 1600, 1700. 1800: 1 bilhão. 1930: 2 bilhões. 1960: 3 bilhões. 1975: 4 bilhões. 1984: 5 bilhões. 1999: 6 bilhões. 2022: 7,8 bilhões. 2050 em projeção: 9,7 bilhões.

Fontes de pesquisa: U. S. Census Bureau. Disponível em: https://oeds.link/XmsBfo UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/OfZQ9H. Acessos em: 13 julho 2022.

Questão 2.

A população mundial atingiu 1 bilhão de pessoas em 1800, e em 2022 passou dos 7,8 bilhões de habitantes. As projeções indicam que a população mundial ainda continuará aumentando nas próximas décadas. De acôrdo com essas projeções e o gráfico, qual será o número total de habitantes no planeta em 2050?

Por que a população mundial cresceu tanto?

O crescimento acelerado da população mundial em tão pouco tempo nos últimos séculos está diretamente associado a dois fatores principais:

  • aos avanços e às melhorias nas condições higiênicas e sanitárias da população, como ampliação da rede de esgôto e água tratada, coleta de lixo etcétera;
  • à expansão e melhoria dos serviços de saúde e dos avanços da medicina, como a descoberta de novos medicamentos e vacinas etcétera
Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: As projeções indicam que em 2050 a população mundial atingirá cêrca de 9,7 bilhões de pessoas.

  • Inicie o trabalho com o conteúdo desta página solicitando aos alunos que observem o gráfico apresentado. Peça-os que comentem quais informações êles conseguem perceber ao observar essa representação gráfica. Deixe que os alunos exponham o conhecimento que têm sôbre a leitura do gráfico.
  • Na sequência, auxilie os alunos na leitura do gráfico. Verifique se êles perceberam que, até o início do século dezenove, o crescimento da população mundial foi lento. No entanto, a partir do século vinte, a população mundial começou a apresentar crescimento mais acelerado.
  • Os estudos das páginas 45 a 47 exploram a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três da Bê êne cê cê, uma vez que possibilitam analisar a dinâmica demográfica considerando suas características.

A queda da mortalidade

Com a melhoria das condições de vida e a expansão nos serviços de saúde, houve uma redução das taxas de mortalidadeglossário no mundo, inclusive nos países pobres e menos desenvolvidos economicamente.

Além de provocar redução nas taxas de mortalidade, avanços contribuíram para o aumento da expectativa de vidaglossário da população, o que vem contribuindo para o envelhecimento da população. Em outras palavras, isso significa que a população está vivendo mais e em condições melhores.

No Brasil, por exemplo, o aumento da expectativa de vida tem levado ao crescimento do número de idosos no total da população. Em 1980, de cada 100 brasileiros, apenas 6 tinham mais de 60 anos; em 2030, essa proporção será de 20 idosos para cada 100 habitantes. Assim como no Brasil, a expectativa de vida média da população mundial aumentou e continuará avançando ao longo das próximas décadas, como mostra o gráfico a seguir.

Expectativa global de vida (19952100*)

Gráfico. Expectativa global de vida (1995-2100). Expectativa de vida ao nascer (em anos). 1990-1995: 65 anos. 2010-2015: 71 anos. 2045-2050 (em projeção): 77 anos. 2095-2100 (em projeção): 82 anos.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/nBktwf. Acesso em: 29 julho 2022.

Questão 3.

Compare a expectativa de vida média da população mundial nos períodos mostrados. Em quantos anos aumentou a expectativa de vida média da população mundial entre os períodos de 19901995 e 20102015?

Questão 4.

Segundo a projeção, qual será a expectativa de vida média da população mundial no final dêste século?

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: A expectativa de vida aumentou em 6 anos, de 65 anos para 71 anos.

Questão 4. Resposta: A expectativa de vida média da população mundial no final dêste século deverá chegar a 82 anos.

  • As informações sôbre o aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo possibilitam o trabalho com o tema contemporâneo transversal Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso. Para isso, discuta e questione os alunos acêrca dos direitos dos idosos. Pergunte se alguém já ouviu falar do Estatuto do Idoso (Lei número 10.741, de 1º de outubro de 2003), que considera idosa a pessoa com 60 anos ou mais e busca garantir-lhe os meios para que possa preservar sua saúde física e mental, com liberdade e dignidade.
  • Lembre os alunos de que existem programas governamentais que visam à melhoria da qualidade de vida dessa população, como Centros de Convivência do Idoso, Academias ao Ar Livre para o Idoso (instaladas em praças e parques públicos), eventos esportivos, como os Jogos Regionais do Idoso (), aulas de ginástica adaptada, de dança e de cursos livres, como os oferecidos pêla Universidade Aberta à Terceira Idade, entre outros.
  • Pergunte aos alunos se no município onde vivem existem e se as pessoas idosas da família participam de alguma dessas atividades.
A queda da natalidade

Ao mesmo tempo que a população mundial está vivendo mais tempo, também se observa uma diminuição das taxas de natalidadeglossário . Fatores como a maior propagação dos métodos contraceptivos, a entrada da mulher no mercado de trabalho e o alto custo de criação dos filhos vêm contribuindo para a diminuição da natalidade ao longo das últimas décadas.

Isso significa, portanto, que as mulheres passaram a ter um número menor de filhos. Os levantamentos da ônu mostram que, entre 1960 e 1965, cada mulher no mundo tinha em média 5 filhos. Entre 2005 e 2010, essa média caiu para 2,5 filhos por mulher, devendo chegar a 2 filhos por mulher ao final dêste século.

Os países e suas dinâmicas demográficas

Embora a população mundial venha passando por muitas transformações ao longo das últimas décadas, quando analisamos as características populacionais dos países encontramos grandes diferenças.

Os países ricos e desenvolvidos economicamente, por exemplo, apresentam baixas taxas de natalidade, quando comparados aos países pobres. A expectativa de vida, por sua vez, é mais elevada nos países desenvolvidos, enquanto as taxas de mortalidade continuam bem mais altas nos países menos desenvolvidos. Observe os dados da tabela a seguir.

País

Taxa de natalidade (por grupo de mil pessoas) 2020-2025

Taxa de mortalidade (por grupo de mil pessoas) 2020-2025

Expectativa de vida (em anos) 2020

Crescimento demográfico (%) 2020-2025

Alemanha

9,4

11,7

80,9

−0,24

Japão

7,0

11,5

84,6

−0,45

Brasil

12,8

6,8

76,1

0,6

Angola

38,9

7,4

61,5

3,15

Paquistão

26,0

6,7

67,4

1,93

Fontes de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/lKX4jg The World Bank. DataBank. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acessos em: 13 julho 2022.

Respostas e comentários
  • Inicie a aula perguntando aos alunos quantos irmãos êles têm. Em seguida, pergunte quantos filhos suas avós tiveram e, também, suas bisavós, se for o caso. Promova a reflexão sôbre as razões pêlas quais, no passado, as mulheres tinham mais filhos.
  • Comente que, em alguns países da Ásia, como o Japão e o Líbano, a taxa de crescimento demográfico é negativa e tende a continuar em queda por causa da baixa taxa de natalidade nesses países. êsse fator é preocupante em razão da dificuldade na manutenção de mão de obra para os setores econômicos, e isso se agrava em países com baixa taxa de natalidade ou crescimento negativo.
  • Explique aos alunos que alguns países da Europa e da América do Norte atualmente fazem campanhas de migração, a fim de ocupar cargos ociosos existentes em seus países, como Canadá e Portugal.
  • Utilize um mapa-múndi e peça aos alunos que localizem nele os países apresentados na tabela. Peça-lhes que identifiquem o país que apresenta a maior expectativa de vida (Japão: 84,6 anos) e a menor (Angola: 61,5 anos). Pontue o fato de os países que apresentam os melhores índices estarem concentrados no Hemisfério Norte e os de piores índices, no Hemisfério Sul.
  • Mencione o caso da política do filho único, implantada na China na década de 1970, por meio da qual o govêrno chinês privilegiava os casais que optavam por terem apenas um filho e exigia taxas extras daqueles que tinham mais de um filho. Essa fórma de forçar a queda da taxa de natalidade trouxe graves consequências à população, pois tradicionalmente a preferência por bebês do sexo masculino incentivou tanto a prática da interrupção da gravidez (aborto), em caso de feto do sexo feminino, como o aumento do número de meninas deixadas em orfanatos. O abandono de menor faz parte dos temas contemporâneos transversais Direitos da criança e do adolescente e Vida familiar e social da Bê êne cê cê.

Algo a mais

No site Planalto é possível acessar a Lei número 10.741, de 1º  de outubro de 2003, que dispõe sôbre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Disponível em: https://oeds.link/zpGHO4. Acesso em: 2 julho 2022.

Geografia em representações

Anamorfose e cartograma

Nos estudos de Geografia, você já deve ter observado uma grande diversidade de mapas utilizados para representar os mais variados fenômenos, como clima, vegetação, movimentos migratórios, distribuição das atividades econômicas etcétera Outra possibilidade de representarmos os fenômenos do espaço geográfico é por meio das chamadas anamorfoses e cartogramas.

Anamorfose e cartograma são representações cartográficas nas quais o tamanho e a fórma dos territórios, como países, continentes, estados ou municípios, são distorcidos, proporcionalmente, de acôrdo com os valores da informação apresentada. dêsse modo, as áreas retratadas conservam suas posições, mas a fórma e o tamanho são alterados de acôrdo com o dado representado.

No caso do cartograma, são utilizadas figuras, como retângulos, quadrados e círculos, lado a lado, para compor a representação. Observe a seguir uma anamorfose que representa a distribuição da população mundial por país.

Distribuição da população mundial (2019)

Mapa anamorfose. Distribuição da população mundial (2019). Mapa com os continentes e países em formatos distorcidos. Estados Unidos está menor, México está maior, Brasil está menor; Reino Unido e Alemanha estão maiores, Egito, Nigéria, Etiópia e República Democrática do Congo estão maiores, África do Sul está menor; Índia e China estão muito maiores; Japão, Filipinas e Indonésia estão maiores e Austrália está bem menor.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 44.

Representação cartográfica sem escala.

1. De acôrdo com a anamorfose, identifique quais são os países mais populosos em cada continente: América, Europa, África, Ásia e Oceania.

Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos

  • Compreender o que são anamorfoses e cartogramas.
  • Promover a leitura e a interpretação de informações representadas em anamorfoses e cartogramas.

  • Auxilie os alunos na observação e na análise da anamorfose e dos cartogramas apresentados. Peça-os que identifiquem as informações mostradas por meio da deformação do contôrno político-administrativo dos países do mundo. Nessa anamorfose, o tamanho do território de cada país aparece distorcido de acôrdo com maior ou menor população. Países que concentram maior população aparecem com territórios ampliados, e vice-versa. Aponte as deformações e peça aos alunos que realizem comparações entre o tamanho dos territórios nessa representação e naquela que conhecem.
  • Incentive os alunos a expor suas interpretações a respeito da informação da anamorfose apresentada e oriente-os na elaboração das respostas das questões propostas.
  • O tema das páginas 48 e 49 incentiva, nos alunos, o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 4 da Bê êne cê cê, pois, ao estudarem o tema anamorfose, êles desenvolvem o pensamento espacial, que pode ser empregado na resolução de problemas que envolvam informações geográficas. Além disso, explora a habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove, ao apresentar anamorfoses e cartogramas geográficos.

Resposta

1. Na Ásia: China e Índia. Nas Américas: Estados Unidos, Brasil e México. Na África: Nigéria, Etiópia, República Democrática do Congo, Egito e África do Sul. No Léste da Ásia e na Oceania: Japão, Filipinas, Indonésia e Austrália.

Algo a mais

Complemente o estudo com a apresentação de outras anamorfoses disponíveis em atlas escolares, livros de cartografia ou no site indicado a seguir.

> O sáite í bê gê É Educa – professores disponibiliza uma série de anamorfoses e análises sôbre elas. Disponível em: https://oeds.link/p5hwsV. Acesso em: 2 julho 2022.

Observe e compare atentamente as informações mostradas nos cartogramas.

A.

Repartição da riqueza mundial (2021)

Mapa cartograma A. Repartição da riqueza mundial (2021). Produto interno bruto (em bilhões de dólares). Menos que 400 bilhões de dólares: Venezuela, Peru, Chile, Islândia, Noruega, Marrocos, Egito, África do Sul, Rússia, Turquia, Israel, Arábia Saudita, Cingapura e Filipinas. 400 bilhões de dólares ou acima: Canadá, México, Bélgica, Suécia, Índia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça e Indonésia. 2.000 bilhões de dólares ou acima: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Itália, China, Japão e Austrália.

Fonte de pesquisa: THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/O072Js. Acesso em: 13 julho 2022.

Representações cartográficas sem escala.

B.

Crescimento populacional (2020-2025)

Mapa cartograma B. Crescimento populacional. (2020-2025). Crescimento anual da população (em porcentagem). Mais de 3 por cento: Angola, Tanzânia e Iêmen. De 2,1 a 3 por cento: Gana, Nigéria, Etiópia, Quênia, Camarões, Madagascar, Iraque, Afeganistão e Guatemala. De 1,1 a 2 por cento: México, República Dominicana, Venezuela, Equador, Marrocos, Egito, Turquia, Afeganistão, Paquistão, Nepal, Índia, Bangladesh, Vietnã, Malásia, Indonésia, Austrália e Filipinas. De 0,1 a 1 por cento: Estados Unidos, Brasil, Chile, Argentina, Reino Unido, Alemanha, Suécia, França, Espanha, África do Sul, China, Coreia do Sul, Tailândia e Sri Lanka. De menos 2 a 0 por cento: Itália, Rússia, Ucrânia, Romênia e Japão. O mapa é composto por quadrados e abaixo, a indicação: A área deste quadrado corresponde a aproximadamente 2.000.000 de habitantes.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/lKX4jg. Acesso em: 13 julho 2022.

  1. Qual informação está sendo mostrada no cartograma A? E no cartograma B?
  2. Comparando as informações mostradas nessas representações, é possível verificar alguma relação entre riqueza e crescimento demográfico? Explique.
Respostas e comentários

Respostas 2 e 3 nas orientações ao professor.

As atividades das páginas 48 e 49 favorecem o desenvolvimento da aptidão para analisar os aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial), referente à habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três da Bê êne cê cê.

Respostas

2. O cartograma A mostra a distribuição da riqueza mundial entre os países. O cartograma B mostra as taxas de crescimento populacional em cada país.

3. Sim, pois as representações indicam que, em geral, os países mais ricos (como os da Europa, principalmente) são também os que apresentam crescimento demográfico mais baixo, enquanto os países mais pobres (sobretudo dos continentes africano e asiático) apresentam crescimento demográfico muito mais elevado.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Observe novamente o mapa da página 42 e responda:
    1. A população mundial está distribuída de maneira desigual na superfície terrestre? Justifique sua resposta.
    2. Os fatores que explicam a elevada concentração populacional no Léste e sul da Ásia e no continente europeu são os mesmos?
    3. Que fatores naturais dificultam o povoamento em certas áreas do planeta?
  2. Qual é a diferença entre população absoluta e população relativa?
  3. Qual é a diferença entre um país muito populoso e um país muito povoado?
  4. Quais fatores contribuíram para o aumento acelerado do crescimento da população mundial nos últimos dois séculos?
  5. Diferencie:
    1. taxa de natalidade.
    2. taxa de mortalidade.
    3. expectativa de vida.
  6. Quais são os principais fatores que explicam o recuo das taxas de natalidade no mundo?

Aprofundando os conhecimentos

7. Observe e analise as informações apresentadas a seguir.

Densidade demográfica de alguns países do mundo (2020)

País

População total

Área territorial (km2)

Densidade demográfica (hab./ km2)

Argentina

45.376.763

2.780.400

16

Austrália

25.693.267

7.741.220

3

Bélgica

11.544.241

30.528

381

Brasil

212.559.409

8.515.759

25

China

1.410.929.362

9.596.960

146

Estados Unidos

331.501.080

9.833.517

36

Fontes de pesquisa: í bê gê É. Países. Disponível em: https://oeds.link/n9lfQ1 The World Bank. DataBank. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acessos em: 13 julho 2022.

Respostas e comentários

1. a) Resposta nas orientações ao professor.

1. b) Resposta: Não. O elevado povoamento no sul e no Léste da Ásia se explica por fatores históricos, pois nessas regiões desenvolveram-se civilizações milenares, como a chinesa e a hindu, enquanto o elevado povoamento do continente europeu se explica principalmente por fatores econômicos, uma vez que êsse continente concentra alguns dos países mais ricos e industrializados do mundo.

1. c) Resposta: As regiões extremamente geladas dos polos, os grandes desertos e o interior das grandes florestas são fatores naturais que dificultam o maior povoamento humano em certas regiões do globo.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta: Os avanços e as melhorias nas condições higiênicas e sanitárias da população, como ampliação da rede de esgôto e água tratada, coleta de lixo etcétera, e a expansão e melhoria dos serviços de saúde e dos avanços da medicina, como a descoberta de novos medicamentos e vacinas etcétera

5. a) Resposta: Taxa de natalidade é o número de pessoas que nasce em cada grupo de mil pessoas em determinado período de tempo.

5. b) Taxa de mortalidade é o número de pessoas que morre em cada grupo de mil pessoas em determinado período de tempo.

5. c) Resposta: Número estimado de anos que uma pessoa poderá viver, mantidas as mesmas condições de vida do momento do nascimento.

6. Resposta: As taxas de natalidade no mundo estão em recuo devido a fatores como: a maior propagação dos métodos contraceptivos; a entrada da mulher no mercado de trabalho e o alto custo de criação dos filhos.

  • Oriente os alunos nas atividades. Aproveite o momento para esclarecer as dúvidas e verificar se êles compreenderam o conteúdo programado. êsse é um momento propício para verificar se os alunos têm dúvidas a respeito de algum tema abordado. Caso considere necessário, retome algum tema abordado nas páginas anteriores.
  • As atividades propostas exploram a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três da Bê êne cê cê, uma vez que abordam aspectos representativos da dinâmica demográfica.

Atividade a mais

Utilize um mapa-múndi e solicite aos alunos que localizem os países que constam na tabela da página. Peça-os que apontem, no mapa, os maiores em extensão territorial. Lembre-os de que Estados Unidos, Brasil e China estão entre os cinco maiores países do globo. Após terem analisado também os dados da tabela e notado que são os países mais populosos, questione:

1. Por que a China tem alta densidade demográfica, mesmo tendo a terceira maior área territorial do mundo?

2. Por que a Austrália tem baixa densidade demográfica?

Respostas

1. Espera-se que os alunos verifiquem que a população da China é muito numerosa e, por isso, sua densidade é bastante elevada.

2. Por causa da grande extensão de seu território (sexto maior do globo) e das condições ambientais não favoráveis à habitação, como a presença de uma área extensa de deserto.

Respostas

1. a ) O mapa mostra que a população mundial está distribuída de maneira desigual na superfície do planeta, pois existem áreas com grande concentração de pessoas e regiões pouco povoadas.

2. População absoluta refere-se ao número total de habitantes que vivem em determinado lugar (cidade, estado, país, continente etcétera). População relativa, também chamada de densidade demográfica, refere-se ao número de habitantes de um lugar em relação ao tamanho da área.

3. Um país muito populoso é aquele que possui grande número de habitantes, ou seja, possui uma população absoluta muito numerosa. Um país povoado é aquele que apresenta densidade demográfica elevada, ou seja, grande número de habitantes por quilômetro quadrado.

  • De acôrdo com as informações da página anterior, responda:
    1. Quais dêsses países são os mais populosos e os menos populosos?
    2. Quais dêsses países são os mais povoados? E os menos povoados?
    3. Qual dêsses países é bastante povoado, mas pouco populoso?
    4. E quais dêsses países são muito populosos, mas pouco povoados?

8. Observe e compare as pirâmides etárias a seguir.

Pirâmide etária da Alemanha (2020)

Gráfico. Pirâmide etária da Alemanha (2020). Idosos: mostrando homens e mulheres de 65 a 69 até 80 ou mais anos variando entre 2 e 4 milhões de habitantes. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 60 a 64 anos, variando de 2 a 4 milhões de habitantes. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a19 anos, se mantendo até 2 milhões de habitantes.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/lKX4jg. Acesso em: 13 julho 2022.

Pirâmide etária da Etiópia (2020)

Gráfico. Pirâmide etária da Etiópia (2020). Idosos: mostrando homens e mulheres de 65 a 69 até 80 ou mais anos variando entre 0 e 1 milhão de habitantes. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 60 a 64 anos, variando de 2 a 6 milhões de habitantes, diminuindo conforme a faixa etária aumenta. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando entre 0 e 2 milhões de habitantes, diminuindo conforme a idade aumenta.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/lKX4jg. Acesso em: 13 julho 2022.

  • De acôrdo com o que você estudou, responda:
    1. Qual dêsses países apresenta taxa de natalidade mais elevada? Como isso pode ser observado na pirâmide?
    2. Qual dêsses países apresenta expectativa de vida mais elevada? Como isso pode ser observado na pirâmide?
    3. Em qual dêsses países a taxa de mortalidade da população é mais elevada? Como isso pode ser observado na pirâmide?
    4. De acôrdo com essa análise e os seus conhecimentos, as condições de vida nesses países são semelhantes ou diferentes? Explique.
Respostas e comentários

7. a) Resposta: Mais populosos: China, Estados Unidos e Brasil. Menos populosos: Argentina, Austrália e Bélgica.

7. b) Resposta: Mais povoados: Bélgica e China. Menos povoados: Estados Unidos, Brasil, Argentina e Austrália.

7. c) Resposta: A Bélgica.

7. d) Resposta: O Brasil e os Estados Unidos.

8. a) Resposta: A Etiópia. Isso pode ser observado na base (parte de baixo) mais larga de sua pirâmide etária.

8. b) Resposta: A Alemanha. Isso pode ser observado no ápice ou tôpo (parte de cima) mais larga de sua pirâmide etária.

8. c) Resposta: A mortalidade é mais elevada na Etiópia. Isso pode ser observado pêlo estreitamento acentuado de sua pirâmide etária.

8. d) Resposta: As condições de vida nesses países são diferentes. Na Alemanha, por exemplo, a população apresenta maior expectativa de vida e a taxa de mortalidade é inferior à da Etiópia.

  • A atividade 8 explora a Competência específica de Ciências Humanas 7 e a Competência específica de Geografia 4, pois possibilita aos alunos desenvolver, por meio da linguagem gráfica, o pensamento geográfico, à medida que exercitam o raciocínio espaço-temporal.
  • Comente com os alunos que a pirâmide etária é uma representação gráfica utilizada para mostrar como está distribuída determinada população por idade e sexo. Essa representação mostra as menores idades na base e as maiores no tôpo, e pode ser dividida em três faixas etárias: 0 a 19; 20 a 59; e acima de 60 anos.
  • lógo, quando uma pirâmide é larga na faixa inferior e vai se estreitando em direção à faixa superior (tôpo), representa uma população jovem. E, quando ocorre o oposto, refere-se a uma população envelhecida. A taxa de natalidade e a expectativa de vida são dois fatores que influenciam o formato dêsse tipo de gráfico. Quanto menor a taxa de natalidade e maior a expectativa de vida, maior será a faixa intermediária e superior da pirâmide, pois significa que a maior parte da população é formada por adultos e idosos.

Algo a mais

O filme Pequena grande vida retrata o problema da superpopulação no Planeta Terra. O filme desenvolve a temática de maneira humorada e apresenta uma solução para a dificuldade enfrentada.

> PEQUENA grande vida. Direção: djim Bãrke, e djim têilor. Estados Unidos, 2017 (135 minutos).

Glossário

Taxa de mortalidade
: número de pessoas que morrem em cada grupo de mil pessoas em determinado período de tempo.
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Expectativa de vida
: número estimado de anos que uma pessoa poderá viver, mantidas as mesmas condições de vida no momento do nascimento.
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Taxa de natalidade
: número de pessoas que nascem em cada grupo de mil pessoas em determinado período de tempo.
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