CAPÍTULO 5 Migrações: a população em movimento
Ao longo de toda sua história, os seres humanos sempre se deslocaram pêlo espaço terrestre. Nos primórdios de sua existência, deslocamentos ocorriam pêla necessidade da busca de alimentos e abrigos. Foram as migrações que levaram a nossa espécie, chamada Omo sápiens, a se espalhar pêla superfície do planeta.
Atualmente, uma das teorias mais aceitas pelos cientistas sugere que os seres humanos surgiram na África, de onde se dispersaram para os outros continentes. O mapa ilustra o provável processo de dispersão dos seres humanos pêlo planeta.
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Transcrição do áudio
[Narrador]
A importância do fóssil Luzia para a ciência mundial
[locutor e locutora]
[tom de voz animado.] Olá, ouvintes!
[Locutor]
[tom de voz explicativo]
Neste podcast, vamos fazer uma viagem no tempo, pois falaremos sobre os primeiros seres humanos que podem ter vivido no que hoje chamamos de continente americano.
[Locutora]
[tom de voz explicativo]
É um passado bem distante, João, quando nem o Brasil e nem outros países existiam.
[Locutor]
[tom de voz explicativo e pensativo]
Sabe, Maria, eu lembrei de uma visita que fiz, já tem uns anos, a um museu na cidade do Rio de Janeiro, chamado Museu Nacional. Lá, em uma das salas, vi um crânio que me chamou a atenção. Era de uma pessoa que viveu há milhares de anos no que hoje é o Brasil.
[Locutora]
[tom de voz alegre]
Ah, já sei do que você está falando! Também tive a oportunidade de conhecer o Museu Nacional, João. Fiquei animada com essa parte da exposição que você visitou, a de Arqueologia Brasileira. Foi lá que tomei um susto quando vi esse crânio, junto ao desenho da silhueta de uma pessoa. Soube, então, que é o crânio mais antigo já encontrado no Brasil e nas Américas. Um cientista que analisou esses ossos, o Walter Neves, a batizou de Luzia.
[tom de voz surpreso]
Ela teria vivido há mais de 11 mil anos!
[Locutor]
[tom de voz indagativo]
Maria, é muito interessante imaginar como deveria ser a vida na época da Luzia, não é mesmo? Mas, durante a visita ao museu, eu fiquei pensando: como será que chegaram à conclusão de que a Luzia viveu há tanto tempo? E como é que se estudam esses ossos ou outras coisas de épocas tão distantes de nós?
[Locutora]
[tom de voz explicativo]
Aprendi lá no museu que alguns restos de seres vivos, como ossos, ficam preservados em rochas do tipo sedimentar. É graças aos fósseis que conseguimos descobrir coisas fantásticas sobre o passado da Terra: animais que já existiram, mudanças climáticas, extinções em massa, enfim, as transformações que tornaram nosso planeta como ele é hoje. Os cientistas utilizam uma série de técnicas para fazer estimativas sobre a idade dos fósseis e analisar como seriam as condições ambientais na época em que eram vivos viviam.
[Locutor]
[tom de voz explicativo]
Aliás, Maria, o trabalho desses cientistas ajudou, inclusive, a criar e aperfeiçoar uma espécie de calendário, que aponta mudanças importantes sobre a vida e a estrutura do planeta em cada período da história da Terra. É a escala de tempo geológico. Mas, voltando à Luzia, você sabe onde ela foi descoberta?
[Locutora]
[tom de voz explicativo]
Sei sim, João! Foi no estado de Minas Gerais, na região de Lagoa Santa, uma cidade bem próxima de Belo Horizonte. Por lá, existem muitas cavernas, também chamadas de grutas, que são formadas por elementos como a água, que vão esculpindo, durante um longo período, as rochas dessas áreas. Por causa disso, grandes espaços internos são formados. Quando a humanidade ainda não tinha inventado casas, prédios e outras construções artificiais moradias, essas cavernas podiam servir de abrigo para os indivíduos se protegerem do frio e de animais perigosos, por exemplo.
[Locutor]
[tom de voz explicativo]
Maria, olha só que interessante essa informação que encontrei. Muitos fósseis humanos já foram encontrados nesse mesmo local onde o crânio da Luzia foi achado, em 1975, graças ao trabalho de uma cientista, a arqueóloga Annette Laming-Emperaire.
[Locutora]
[tom de voz indagativo e tranquilo]
Essa descoberta acabou desafiando o que já se sabia sobre a chegada de seres humanos na América, pois acreditavam ser mais recente que a idade do fóssil, de mais de 11 mil anos. A maior parte das pesquisas já realizadas sobre o tema indicavam, por exemplo, que os primeiros grupos de pessoas teriam vindo da Ásia. Elas teriam atravessado o Estreito de Bering, que fica entre o continente asiático e a América do Norte, quando o nível do mar era mais baixo que atualmente. Além disso, as águas encontravam-se congeladas.
[Locutor]
[tom de voz pensativo]
O trabalho dessa cientista, a professora Annette, me lembra a de outra mulher importante para a arqueologia, a Niède Guidon. Seus trabalhos ajudaram a identificar rastros ainda mais antigos da possível presença humana na América, na Serra da Capivara, no estado do Piauí.
[Locutora]
[tom de voz alegre e tranquilo]
Arqueólogas, professoras e cientistas que fizeram e fazem história na ciência brasileira e mundial, João! E quem sabe outras descobertas não sejam feitas?
[tom de voz preocupado]
É importante que a gente conserve essas descobertas em segurança para que um incêndio, como o que atingiu o Museu Nacional em 2 de setembro de 2018, quando até o fóssil da Luzia foi atingido, não as ameace. O fóssil de Luzia foi encontrado tempos depois entre os escombros, estava fragmentado, mas os cientistas do museu o reconstituiram.
[Locutor] [tom de voz animado]
Por isso é tão importante valorizarmos a ciência! E com essa mensagem superimportante, chegamos ao fim deste podcast.
[locutor e locutora]
Tchau!
[Narrador]
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Povoamento da Terra
Fonte de pesquisa: VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. página 2021.
A teoria de Bering e a teoria transoceânica
Alguns estudos indicam que o povoamento do continente americano ocorreu com a migração de povos nômades que atravessaram o estreito de Béring. Isso provavelmente se tornou possível durante a última era glacial, período em que o mar entre a Ásia e a América ficou congelado, permitindo a passagem pêlo estreito de Béring. Outra teoria, no entanto, chamada teoria transoceânica, sustenta que os seres humanos chegaram ao continente americano vindos das ilhas polinésias do Pacífico, em embarcações que, levadas pêlas correntes marítimas, cruzaram o oceano atingindo o litoral da América do Sul.
Respostas e comentários
Objetivos do capítulo
- Entender o significado das palavras emigração e imigração.
- Conhecer as principais rotas de dispersão da população humana pêlo planeta.
- Refletir sôbre as causas que favorecem os deslocamentos populacionais contemporâneos.
Justificativa
Neste capítulo, os alunos continuarão seus estudos relacionados à dinâmica populacional mundial, neste momento sôbre o tema migrações. Durante os estudos, êles poderão verificar que, por meio das migrações, o ser humano ocupou vastas áreas da superfície terrestre e ainda hoje permanece se deslocando pêlo espaço geográfico.
Ao longo do capítulo, os alunos conhecerão diferentes tipos de migrações e as principais características dos fluxos migratórios da atualidade, desenvolvendo, dêsse modo, as habilidades ê éfe zero oito gê ê zero um e ê éfe zero oito gê ê zero três da Bê êne cê cê.
- O conteúdo das páginas 52 e 53 relaciona-se às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. Explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3, pois exercita a curiosidade dos alunos, ao explicar a intervenção do ser humano na natureza desde os primórdios.
- O tema estimula o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero um da Bê êne cê cê, ao abordar as rotas de dispersão da população humana pêlo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da História.
- Comente com os alunos que, desde a época do ser humano primitivo, as migrações de populações humanas possuem diversas motivações, além das mais elementares, como a procura por alimentos e fontes de água. A busca por territórios para morar ou caçar e a procura por rochas adequadas para lascar ou de locais estratégicos para desenvolver sua indústria lítica (criar suas ferramentas) são ações que podem tanto ter ocasionado e obrigado a convivência de grupos humanos diferentes sôbre o mesmo território como ter incentivado a mobilidade de parte dêsse grupo.
Migrações contemporâneas
Se as migrações são um fenômeno marcante na história humana, atualmente os fluxos migratórios se tornaram ainda mais intensos, tanto aqueles que ocorrem no interior do território de um país quanto os que ocorrem entre os países.
Segundo estimativas da ônu, mais de 250 milhões de pessoas vivem atualmente fóra dos países em que nasceram. Os fluxos migratórios em que as pessoas, por algum motivo, deixam seu país de origem para viver em outro país constituem as chamadas migrações internacionais.
Em geral, os fluxos migratórios ocorrem por fatores diversos, entre os quais:
- fatores de repulsão: que leva as pessoas a deixar o país onde nasceram, entre os quais a ocorrência de crises econômicas e desemprêgo, conflitos armados, perseguições políticas etcétera;
- fatores de atração: aqueles que estão presentes nos países para onde os migrantes se deslocam, como melhores condições de vida, oportunidades de trabalho e renda etcétera
O mapa a seguir representa os principais fluxos migratórios internacionais na atualidade.
Principais fluxos migratórios mundiais (1990-2017)
Fontes de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 38. PEW Research Center. Origins and destinations of the world’s migrants, fróm 1990-2017. Disponível em: https://oeds.link/WgSD3l. Acesso em: 13 julho 2022.
Respostas e comentários
- Inicie a aula contando aos alunos a história de algum imigrante registrada no Museu da Pessoa. Uma sugestão é a história do espanhol Antônio , que chegou ao Brasil em 1953. Disponível em: https://oeds.link/wum53o. Acesso em: 3 julho 2022. Depois de ler a história, promova uma conversa comentando com os alunos que migrar sempre foi uma característica do ser humano. Aproveite a oportunidade e verifique o que os alunos sabem a respeito de migrações.
- Faça perguntas aos alunos sôbre a origem da família deles. Conforme êles forem dizendo os nomes de cidades, estados ou países de origem de seus antepassados, escreva essas informações na lousa. Valorize as migrações internas também, de um bairro para outro, por exemplo, para que êles assimilem o significado da palavra migração.
Atividade a mais
- Comente com os alunos que, no dia a dia, muitas vezes convivemos com pessoas que migraram de outros lugares dentro do país ou até mesmo de outros países e que atualmente convivem conosco. Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa no bairro da escola ou onde moram sôbre a identificação da origem de possíveis migrantes existentes nesses lugares. Esta atividade possibilita desenvolver com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa em construção e uso de questionários.
- Oriente os alunos nos seguintes procedimentos: estabelecer a área a ser pesquisada e a quantidade de pessoas que responderão ao questionário; reconhecer as características da pessoa que responderá ao questionário, evitando assim perguntas que não alcancem os objetivos da pesquisa; ter claros os objetivos do estudo e assim apresentar respostas com hipóteses correspondentes para garantir que ela seja clara e objetiva; elaborar questões claras, objetivas e imparciais, a fim de não influenciar respostas; revisar questões para que sejam objetivas e ordenadas; produzir um cabeçalho de apresentação para o questionário.
- Oriente os alunos propondo questões como: “Você já realizou que tipo de migração?”; “Qual foi o local de origem de sua migração?”; “E o local de destino?”; “Quais foram os motivos que levaram você a migrar?”; “Você tem vontade de migrar atualmente? Para qual destino?”.
- Após aplicar o questionário, peça aos alunos que analisem as respostas (dados) e, na sequência, produza um texto explicando como foi realizada sua pesquisa e o que descobriu a partir dela, ou seja, se próximo de onde moram ou estudam existem migrantes de diferentes lugares.
- A atividade sugerida explora a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero dois da Bê êne cê cê, ao abordar a história da família do município.
Imigração e emigração
O têrmu imigração é utilizado para se referir ao fluxo de pessoas estrangeiras que entram em um país, enquanto a emigração refere-se ao movimento de pessoas que saem de seus países de origem. Sendo assim, países de imigração são aqueles em que o fluxo de entrada de pessoas é muito maior do que o fluxo de saída, enquanto países de emigração são aqueles em que o fluxo de saída de pessoas é muito maior do que o fluxo de entrada.
Migração de trabalhadores
Grande parte dos fluxos migratórios recentes tem origem nos países menos desenvolvidos da América, da África e da Ásia. A maioria dêsses fluxos migratórios é formada por trabalhadores que buscam melhores condições de vida em outros países, sobretudo nas nações mais ricas e desenvolvidas. Nos países de destino, muitos dêsses imigrantes encontram trabalho apenas em atividades que requerem menor qualificação profissional e de menor remuneração.
Migração de refugiados
Outro importante fluxo migratório é formado pêlo deslocamento de refugiados. Nesses fluxos, as pessoas, por motivos como guerras, conflitos armados, perseguições políticas ou religiosas, são obrigadas a abandonar seu país de origem para viver em outro país. Ao contrário das que migram por vontade própria, essas pessoas são forçadas a migrar para outros lugares de para garantir a própria vida.
Respostas e comentários
- A abordagem dêste tema incentiva a capacidade de interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas em relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, referente às Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 4 da Bê êne cê cê.
- O tema Migrações e refugiados favorece o trabalho com a cultura de paz e o respeito ao outro. Se achar pertinente, organize uma roda de conversa com a turma acêrca da presença ou não de imigrantes recém-chegados (ou que estejam morando há menos tempo que êles) no município em que vivem. Pergunte: “Qual é a origem (aparente) dessas pessoas?”; “Que tipo de trabalho desenvolvem?”; “Elas concentram suas atividades em determinado setor?”; “Em que parte da cidade vivem?”; “Por que vocês acham que elas vieram para o Brasil?”.
- Anote, na lousa, as hipóteses elencadas pelos alunos e trabalhe a importância de acolhermos os outros em nosso convívio. Pergunte-lhes quais são as contribuições dessas pessoas para a economia do Brasil e para a cultura. Enfatize a questão do respeito à diversidade cultural e do aprendizado de que é possível conviver com pessoas de culturas diferentes das nossas.
- Instigue a percepção dos alunos na análise do mapa da página. Pergunte quais são os países que mais recebem imigrantes e quais são os países que mais apresentam saída deles.
Os maiores fluxos de refugiados recentes têm origem em países envolvidos em guerras internas, como as que ocorrem na Síria, no Afeganistão, na Somália e na Nigéria, ou mesmo países controlados por governos extremamente autoritários, como o Afeganistão, na Ásia, e a Eritreia, na África. Veja os exemplos.
O Brasil e as migrações internacionais
Historicamente, o Brasil está inserido na rota das migrações internacionais, seja pêla entrada de imigrantes, seja pêla saída de brasileiros para o exterior. Durante mais de três séculos de nossa história, por exemplo, mais de 5 milhões de africanos foram trazidos à fôrça para trabalharem como mão de obra escrava nos engenhos de açúcar no Nordeste. A imigração forçada de escravos se estendeu até o fim do império, quando a escravidão foi oficialmente proibida após a assinatura da Lei Áurea, em 1888.
Com o fim do tráfico negreiro, o Brasil estimulou a vinda de imigrantes ao país, vindos principalmente de Portugal, Itália, Espanha, Alemanha e Japão. Em menor número também vieram sírios, libaneses e turcos. Entre o final do século dezenove e as primeiras décadas do século passado, calcula-se que cêrca de 4,7 milhões de imigrantes entraram no Brasil.
Respostas e comentários
- Converse com os alunos sôbre o que êles têm ouvido falar a respeito de fluxos migratórios para o Brasil. Comente, por exemplo, sôbre os imigrantes venezuelanos que têm chegado ao país, com maior frequência, desde que se agravou a crise política e econômica na Venezuela. Ressalte que outros países da América do Sul, como Colômbia, Equador e Peru, também têm recebido imigrantes.
- êsse assunto articula-se aos temas contemporâneos transversais Educação em direitos humanos e Diversidade cultural. Com base no conhecimento prévio dos alunos, incentive o debate sôbre as consequências e os impactos da chegada de um grande contingente populacional a uma cidade pequena, como ocorreu em Pacaraima, no estado de Roraima, divisa com a Venezuela. O fato de êsse município não estar preparado para receber tantos imigrantes de fórma repentina, em razão da falta de abrigos temporários, de alimentos, de empregos e de assistência à saúde (vacinação), entre outros fatores, aumentou a tensão com a população local e houve conflitos.
- Questione os alunos acêrca dos impactos positivos da chegada de imigrantes ao país, caso seja feita de fórma estruturada, com o auxílio do govêrno e da população local. Proponha-lhes que reflitam como os imigrantes podem contribuir com a sociedade brasileira, em suas profissões, com sua cultura, representada pêla culinária, música etcétera
A conversa proposta estimula o desenvolvimento da Competência geral 9 da ao promover a empatia e a valorização da diversidade cultural.
Grande parte dêsses imigrantes foi trabalhar nas lavouras de café no estado de São Paulo. Outros foram para os centros urbanos da Região Sudeste, onde buscaram trabalho no comércio e também nas indústrias, que se expandiam em ritmo acelerado. No Sul, os imigrantes foram assentados principalmente em colônias, com o objetivo de promover o povoamento da região e assegurar a posse do território.
Após a década de 1930, a imigração diminuiu depois que o govêrno brasileiro passou a restringir a entrada de estrangeiros no país. Desde então, o Brasil tem apresentado um fluxo migratório equilibrado, ou seja, não há grandes diferenças entre o número de pessoas que entram (imigração) e o número de pessoas que saem (emigração) do país.
Contudo, ao longo das últimas décadas, os fluxos de imigração e emigração no Brasil se tornaram mais significativos. Movidos por dificuldades econômicas, como falta de emprêgo e baixos salários, milhares de brasileiros foram para o exterior em busca de trabalho e melhores condições de vida. Por outro lado, imigrantes vindos principalmente dos países vizinhos, entre êles bolivianos, colombianos, venezuelanos e haitianos, além de outros países asiáticos e africanos, também entraram em nosso país à procura de trabalho.
Respostas e comentários
Algo a mais
- O podcast Migrações, realizado pêla Universidade Federal do Pará, esclarece alguns pontos acêrca da migração venezuelana está acontecendo, e a maneira como migrantes estão sendo recebidos em terras brasileiras. Disponível em: https://oeds.link/JAm3YY. Acesso em: 2 julho 2022.
- O site áquinur Brasil apresenta diversas informações a respeito de migrações de refugiados na atualidade, com destaque para a participação do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/QK8v3P. Acesso em: 3 julho 2022.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- Defina o que são migrações internacionais.
- O que são fatores de repulsão? Cite alguns deles.
- O que são fatores de atração? Cite alguns deles.
- Diferencie:
- Imigração.
- Emigração.
- Observe novamente o mapa na página 53 e identifique:
- Três países de imigração.
- Três países de emigração.
- Três países que apresentam saldo migratório equilibrado.
Aprofundando os conhecimentos
6. Atualmente, estima-se que mais de 4 milhões de brasileiros vivam no exterior. Veja as informações apresentadas a seguir e responda às questões propostas.
Canadá |
121.950 |
Estados Unidos |
1.775.000 |
Paraguai |
240.000 |
Argentina |
89.020 |
Japão |
211.138 |
Reino Unido |
220.000 |
Alemanha |
144.120 |
Portugal |
276.200 |
Itália |
161.000 |
Fonte de pesquisa: MINISTÉRIO das Relações Exteriores. Comunidade brasileira no exterior – Estatísticas 2020. Disponível em: https://oeds.link/Sl9IDb. Acesso em: 13 julho 2020.
- Em quais continentes se encontram as duas maiores concentrações de brasileiros?
- Onde estão as maiores concentrações de brasileiros na Europa? E na América?
- De acôrdo com o que você estudou, qual é a principal causa que tem levado milhares de brasileiros a emigrar para outros países?
Respostas e comentários
1. Resposta: As migrações internacionais são fluxos migratórios em que, por algum motivo, as pessoas deixam seu país de origem para viver em outro país.
2. Resposta: Fatores de repulsão são aqueles que levam as pessoas a deixar o país onde nasceram. Exemplo: crises econômicas e desemprêgo, conflitos armados, perseguições políticas.
3. Resposta: Fatores de atração são aqueles que atraem os migrantes. Exemplos: melhores condições de vida, oportunidades de trabalho e renda etcétera
4. a) Resposta: Fluxo de pessoas estrangeiras que entram em um país.
4. b) Resposta: Fluxo de pessoas que saem de seu país de origem.
5. a) Resposta: Estados Unidos, Austrália e Alemanha (ou outro país europeu).
5. b) Resposta: Bolívia, Sudão e Turquia.
5. c) Resposta: Brasil, Rússia e Chile.
6. a) Resposta: Na América (região da América do Norte) e na Europa.
6. b) Resposta: Na Europa: Portugal (276 mil) e Reino Unido (220 mil). Na América: Estados Unidos (1 milhão e 800 mil) e Paraguai (240 mil).
6. c) Resposta: As dificuldades econômicas e a busca por trabalho e melhores condições de vida.
- Oriente os alunos na realização das atividades. Aproveite o momento para esclarecer as dúvidas e verificar se êles compreenderam o conteúdo programado. êsse é um momento propício para verificar se êles têm alguma dificuldade a respeito de algum tema abordado. Caso considere necessário, retome alguns assuntos das páginas anteriores.
- As atividades exploram aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três, uma vez que abordam a mobilidade espacial relacionada à dinâmica populacional.
- As atividades 5 e 6 exploram a Competência específica de Geografia 4, já que possibilitam aos alunos desenvolver o pensamento espacial fazendo uso da linguagem cartográfica.