O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Observe as imagens a seguir para responder às questões.

A.

Fotografia A. Vista de cima. Imensas cataratas em meio a um rio com rochas e arbustos.
Cataratas do Iguaçú, no município de Foz do Iguaçú, Paraná, em 2021.

B.

Fotografia B. A Torre Eiffel com muitas pessoas em frente e árvores ao fundo.
tôrre êifel, na cidade de Paris, França, em 2021.
  1. Qual das imagens apresenta uma paisagem com predomínio de elementos naturais? E qual apresenta predomínio de elementos culturais?
  2. É possível dizer que a paisagem mostrada na foto B tem apenas elementos culturais? Justifique.
  1. Escreva, em uma folha de papel avulsa se as paisagens da superfície terrestre modificadas pêla ação de agentes internos e também externos. Escreva I (para os agentes internos) e E (para os agentes externos).
    1. Vulcanismo.
    2. Chuvas.
    3. Ventos.
    4. Tectonismo.
  2. Reescreva as frases a seguir em uma folha de papel avulsa completando-as corretamente com as palavras destacadas no quadro.

Cultura Técnica

  1. : conjunto de conhecimentos e habilidades que a sociedade humana desenvolve e aperfeiçoa para realizar suas atividades de trabalho.
  2. : compreende todos os aspectos que caracterizam e dão identidade a um povo, como seus hábitos, suas tradições e seu modo de vida.

4. Leia a frase a seguir.

A fixação em hábitats tão diferentes revela a extraordinária capacidade humana de se adaptar às mais extremas condições do meio natural.

Relacione a afirmação da frase anterior ao desenvolvimento e domínio das técnicas pêlo ser humano.

Respostas e comentários

1. a) Resposta: A imagem a apresenta mais elementos naturais, com destaque para as cachoeiras, a vegetação, as rochas e o rio. A imagem B apresenta o predomínio de elementos culturais, com destaque para as construções da cidade.

1. b) Resposta: Não, pois apesar de o elemento central ser a tôrre êifel, há árvores que são elementos naturais.

2. Resposta: a) I, b) E, c) E, d) I.

3. Resposta: a) Técnica; 3. b) Cultura.

Resposta: Devido às diferenças técnicas, o ser humano pode se adaptar e sobreviver nos mais diferentes lugares da superfície terrestre, inclusive nos ambientes mais inóspitos.

Objetivos das atividades

1. Compreender as diferenças entre paisagens com predomínio de elementos naturais e predomínio de elementos culturais.

2. Identificar e diferenciar os agentes externos e internos que atuam na transformação e na modelação das paisagens terrestres.

3. Compreender e distinguir os conceitos de técnica e cultura.

4. Perceber que, em razão do domínio de conhecimentos técnicos, o ser humano é capaz de habitar lugares inóspitos.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos apresentem dificuldades, retome os conceitos de paisagem natural e cultural e apresente fotografias ou imagens de outras paisagens com elementos naturais e culturais para exemplificar.

2. Em caso de dúvidas, retome as explicações sôbre os agentes internos e externos atuantes na modelação das paisagens existentes na superfície terrestre. Vídeos ou imagens podem ser utilizados para ilustrar a atuação dêsses agentes nas paisagens.

3. Caso os alunos apresentem dificuldades, solicite que tragam várias imagens que retratem diferentes atividades sendo realizadas pêlo ser humano, como trabalho, lazer, prática religiosa etcétera Solicite a produção de dois cartazes utilizando as imagens e classificando-as em atividades culturais e atividades técnicas.

4. Em caso de dúvidas, apresente aos alunos imagens que mostrem a fixação do ser humano nos mais variados e inóspitos lugares da superfície terrestre. A partir dessas imagens, procure identificar como as técnicas permitiram ao ser humano se fixar em todos ambientes.

5. Leia a frase a seguir.

Uma nação existe sem um Estado, mas um Estado não pode existir sem uma nação.

  1. A frase está correta? Explique-a.
  2. Dê um exemplo de uma nação que não possui território ou Estado.
  1. Relacione corretamente, em uma folha de papel avulsa, os conceitos demográficos aos seus significados.
    1. População absoluta
    2. População relativa
    3. Taxa de natalidade
    4. Taxa de mortalidade
    5. Expectativa de vida

um.

Número de habitantes de um lugar em relação ao tamanho da área.

dois.

número de pessoas que morre em cada grupo de mil pessoas.

três.

Número estimado de anos que uma pessoa poderá viver, mantidas as mesmas condições de vida no momento de seu nascimento.

quatro.

Número total de habitantes que vive em determinado local.

cinco.

Número de pessoas que nasce em cada grupo de mil pessoas.

7. Observe a pirâmide etária e responda às questões propostas.

Pirâmide etária : Brasil (2020)

Gráfico. Pirâmide etária: Brasil (2020). Indicações com letras. Letra A. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando entre 7 e 8 milhões de habitantes. Letra B. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, variando de 6 a 9 milhões de habitantes. Letra C. Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 2 e 5 milhão de habitantes.

Fonte de pesquisa: DATASUS. Disponível em:

https://oeds.link/RniJXf.

Acesso em: 20 julho 2022.

  1. As letras A, B, C indicam, respectivamente, quais partes da pirâmide etária?
  2. Em qual parte da pirâmide etária podemos analisar as taxas de natalidade? E em qual podemos analisar o envelhecimento da população?
Respostas e comentários

5. a) Resposta: Sim, pois há povos que não possuem soberania de um território, ou Estados que possuem nações em conflito pêla soberania do território.

5. b) Resposta: Podemos citar o Brasil, com as diversas nações indígenas, os bascos, entre a França e a Espanha, ou os curdos, no Oriente Médio.

6. Resposta: a) a – quatro; 6. b) Resposta: b – um; 6. c) c – cinco; 6 .d) Resposta: d – dois; 6. e) e – três.a

7. a) Resposta: A, base; B, corpo; C, ápice.

7. b) Resposta: A taxa de natalidade é analisada pêlo formato da base da pirâmide. O envelhecimento da população é analisado pêlo formato do ápice ou da pirâmide etária.

Objetivos das atividades

5. Compreender os conceitos de nação, Estado e território.

6. Compreender alguns dos principais conceitos demográficos: população absoluta, população relativa, taxa de natalidade, taxa de mortalidade e expectativa de vida.

7. Identificar as partes de uma pirâmide etária e as informações que ela apresenta sôbre a população.

Como proceder nas atividades

5. Caso os alunos apresentem dificuldades, retome as explicações da página 40, destacando exemplos de Estados com mais de uma nação e de nações sem Estado. Outra opção pode ser a utilização de notícias e informações divulgadas na mídia acêrca das questões que afetam povos, promovendo um debate com base nessas informações e questionamentos sôbre o assunto.

6. Caso os alunos apresentem dificuldades, retome as explicações sôbre os conceitos demográficos apresentados no estudo do capítulo. Para facilitar a realização da atividade, sugere-se também que os conceitos sejam escritos na lousa, podendo ser registrados na fórma de um mapa mental.

7. Em caso de dúvidas, apresente aos alunos exemplos de pirâmides etárias que podem ser mostradas na fórma impressa, em meio digital, ou mesmo por meio de desenho na lousa. Retome as explicações sôbre a análise da pirâmide, destacando o formato apresentado pêla base, o corpo e a ápice.