UNIDADE 2 Regionalização do espaço mundial

Fotografia. Destaque para uma pessoa desenhando o planisfério com todos os continentes pintados em cores diferentes.
Imagem ilustrativa de um tipo de regionalização do espaço mundial.
Respostas e comentários

A imagem de abertura retrata uma das maneiras de regionalizar o mundo: a divisão dos continentes da Terra. Com base nela, promova uma conversa com os alunos sôbre o tema de estudo, perguntando-lhes que outros critérios, além do mostrado na imagem, podemos adotar para regionalizar os continentes. Incentive-os a conhecer as características socioeconômicas dos países que formam os continentes, questionando-os sôbre exemplos de países ricos e países pobres; o motivo de alguns se desenvolverem do ponto de vista econômico e social, enquanto outros, não; e demais questões que julgar pertinentes.

Comente com os alunos a origem dos nomes dos continentes da Terra. Explique que Europa, África, Ásia e Oceania são nomes emprestados de divindades gregas. Europa, por exemplo, de acôrdo com a mitologia grega, foi uma ninfa pêla qual Zeus se apaixonou. Já os nomes da América e da Antártida provêm da cultura pagã. Assim, a denominação América é uma homenagem ao navegador Américo Vespúcio, e Antártida remete a uma .

Um texto a mais

A leitura do texto a seguir poderá ampliar seus conhecimentos a respeito da regionalização nos estudos geográficos.

     reticências O estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da Geografia, um meio para demonstração de uma hipótese e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Regionalizar passa a ser a tarefa de dividir o espaço segundo diferentes critérios que são devidamente explicitados e que variam segundo as intenções explicativas de cada trabalho (GRIGG, 1967). As divisões não são definitivas nem pretendem inscrever a totalidade da diversidade espacial, elas devem simplesmente contribuir para um certo entendimento de um problema, colaborar em uma dada explicação.

Existem diferentes maneiras de regionalizar o espaço geográfico mundial. A desigualdade socioeconômica entre os países e os diferentes níveis de desenvolvimento deles podem ser utilizados como critérios para estabelecer uma regionalização do espaço mundial. Os aspectos naturais, como a distribuição geográfica dos climas ou da vegetação na superfície terrestre, também podem ser utilizados como critério para regionalizar o espaço mundial. A imagem da página anterior apresenta outro tipo de regionalização do espaço geográfico mundial.

  

Iniciando a conversa

  1. A imagem se refere a qual tipo de regionalização do espaço geográfico mundial?
  2. Em qual região representada no mapa o Brasil está inserido?
  3. Qual outro tipo de regionalização você conhece? Conte para seus colegas.

 

Agora vamos estudar...

  • as desigualdades socioeconômicas entre os países;
  • as regionalizações do espaço geográfico mundial;
  • o í dê agá (Índice de Desenvolvimento Humano);
  • a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento de um país;
  • as mudanças nas regionalizações do espaço geográfico mundial.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos reconhecem que é a regionalização política dos continentes terrestres.

2. O Brasil está inserido no continente americano.

3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a citar algumas regionalizações que êles já tenham visto, como entre países ricos e pobres; entre os diferentes tipos de clima ou vegetação da superfície terrestre, entre outras.

     É neste sentido que a região passa a ser um meio e não mais um produto. A variabilidade das divisões possíveis é quase infinita, pois são quase infinitas as possibilidades dos critérios que trazem novas explicações, tudo depende da demonstração final a que se quer chegar. Na medida em que os critérios de classificação e divisão do espaço são uniformes, só interessa neste espaço aquilo que é geral, que está sempre presente. O fato particular, o único ou excepcional, não é do domínio da ciência segundo esta perspectiva.

     A este conjunto de novas regras chama-se análise regional. Nesta abordagem a região é uma classe de área, fruto de uma classificação geral que divide o espaço segundo critérios ou variáveis arbitrários que possuem justificativa no julgamento de sua relevância para uma certa explicação.

reticências

GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. ín: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (organizador). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. página 63.

CAPÍTULO 6 As desigualdades no mundo

Um dos aspectos que mais distingue os países diz respeito às diferentes condições de vida de suas populações. Essas diferenças podem ser analisadas a partir de vários indicadores socioeconômicos, entre êles:

 taxa de mortalidade infantil: indica o número de crianças que morre antes de completar um ano de idade em cada grupo de mil crianças nascidas vivas;

 expectativa de vida: também chamada esperança de vida, indica o número médio de anos que uma pessoa poderá viver, considerando as mesmas condições de vida no momento do nascimento;

 taxa de analfabetismo: proporção de pessoas, acima de 15 anos de idade, que não sabe ler nem escrever pequenas frases;

 renda per cápita: ou renda média por pessoa, é obtida pêla divisão entre o valor da riqueza produzida em um país e o número de habitantes.

As informações a seguir mostram como indicadores socioeconômicos são muito desiguais entre os países. Observe e compare.

Países

Mortalidade infantil (por mil nascidos) 2018

Expectativa de vida (em anos) 2019

Analfabetismo (% de pessoas acima de 15 anos) 2018

Renda per capita (em US$) 2020

Noruega

2,1

70,8

-

67.330

Japão

1,8

73,8

-

39.918

Canadá

4,3

70,4

-

43.258

Brasil

12,8

65,2

6,8

6.815

Argentina

8,8

66,8

1

8.586

Serra Leoa

78,5

54,1

56,8

509

Haiti

49,5

55,4

38,3

1.272

Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/cK96K1. THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acessos em: 14 julho 2022.

Questão 1.

A partir da comparação das informações mostradas na tabela, que conclusões podem ser estabelecidas? Explique seu ponto de vista e verifique a opinião dos colegas.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam as grandes desigualdades socioeconômicas existentes entre os países.

Objetivos do capítulo

  • Conhecer as desigualdades socioeconômicas entre os países do mundo.
  • Identificar os aspectos que diferenciam os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos.
  • Conhecer o í dê agá como um indicador que possibilita medir o nível de desenvolvimento de um país.
  • Compreender o processo de ascensão e queda do socialismo.
  • Compreender que a regionalização do espaço mundial pode ser modificada de acôrdo com as transformações ocorridas no cenário político-econômico internacional.

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de compreender os indicadores socioeconômicos que corroboram para identificar as desigualdades no mundo, reconhecendo, assim, os países com maior e menor nível de desenvolvimento e suas respectivas características econômicas e sociais.

êsse estudo é relevante, pois o aluno perceberá a importância de reconhecer as diferenças socioeconômicas mundiais para então compreender as desigualdades que caracterizam o mundo atual. Essas desigualdades expressam-se em critérios para a regionalização do espaço mundial, explorando-se, dessa maneira, as habilidades ê éfe zero oito gê ê zero cinco, ê éfe zero oito gê ê zero oito, ê éfe zero oito gê ê um dois e ê éfe zero oito gê ê dois zero da Bê êne cê cê.

  • Incentive a leitura dos dados da tabela desta página, de modo que os alunos percebam a desigualdade entre os países apresentados.
  • Peça aos alunos que utilizem o planisfério político existente no final dêste volume e localizem os países citados na tabela.
  • O tema trabalhado permitirá o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 2 e da Competência específica de Geografia 1, uma vez que o aluno poderá analisar o mundo social considerando suas variações de significado no tempo e no espaço para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.
  • A questão 1 da página 62 possibilita explorar a prática de argumentação, uma vez que os alunos deverão formular ideias para concluir e explicar suas perspectivas sôbre o tema estudado. Dessa maneira, o aluno exercitará o respeito por opiniões distintas das suas.

Países desenvolvidos e subdesenvolvidos

As informações apresentadas na página anterior revelam uma grande disparidade econômica e social entre os países do mundo. Com base nessas diferenças, podemos agrupar os países conforme o nível de desenvolvimento, regionalizando-os da seguinte maneira:

Países desenvolvidos: apresentam crescimento econômico acompanhado pêla melhoria das condições de vida de sua população. Em geral, países se destacam pêlo elevado nível de industrialização, pêlo domínio tecnológico mais avançado e também pêlas melhores condições de vida da população (altos rendimentos, baixas taxas de mortalidade e analfabetismo, elevada expectativa de vida).

Países subdesenvolvidos: apresentam baixo crescimento e atraso tecnológico de sua economia, geralmente afetada por crises periódicas, assim como pêlas precárias condições de vida de grande parte da população, com altos índices de pobreza, desemprêgo e fome.

No entanto, essas características variam muito de um país para outro, como estudaremos na página seguinte. O mapa a seguir apresenta a divisão do mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Mapa. Países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Países desenvolvidos: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e restante da Europa, Rússia, Japão e Austrália. Países subdesenvolvidos: México e América Central, Brasil e restante da América do Sul, África do Sul e toda a África, China, Índia e sul da Ásia. Linha Norte-Sul: Uma linha que divide as duas regiões. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2150 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ROSS, Jurandyr L. S. (organizador). Geografia do Brasil. São Paulo: êduspi, 2019. página 285.

Norte e Sul

Por causa da posição geográfica que ocupam na superfície terrestre, os países desenvolvidos e subdesenvolvidos muitas vezes recebem, respectivamente, a denominação Norte e Sul. Isso acontece porque os países desenvolvidos, com exceção da Austrália e da Nova Zelândia, encontram-se na porção norte do planeta, enquanto a maioria dos países subdesenvolvidos situa-se na porção sul. Veja novamente o mapa.

Respostas e comentários
  • Alguns mapas apresentam somente os nomes de alguns países, com o objetivo de orientar a leitura espacial dos alunos. Apresente um planisfério político para que os alunos identifiquem os demais países.
  • Auxilie os alunos na interpretação do mapa, orientando-os na leitura do título e da legenda. Incentive-os a localizar países, como Brasil, África do Sul, Suíça, Alemanha, entre outros, classificando-os entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
  • Pergunte em qual continente está localizada a maior parte dos países subdesenvolvidos, a fim de exercitar aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero oito da Bê êne cê cê.
  • O tema favorece o desenvolvimento das Competências específicas de Geografia 3 e 4 da Bê êne cê cê, pois o aluno deverá ter autonomia e senso crítico para compreender e aplicar o raciocínio geográfico na análise espacial, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação e distribuição por meio da leitura cartográfica.
  • Comente que, ao analisar o desenvolvimento econômico de um país, é necessário levar em consideração o modo como a riqueza produzida está distribuída entre os habitantes. Mesmo em países desenvolvidos, há pessoas vivendo em condições precárias. Comente também que, em países subdesenvolvidos, há pessoas com boas condições de vida. Explique que nas próximas páginas serão abordados aspectos como .

Atividade a mais

  • Enriqueça o estudo das páginas 62 e 63 por meio das seguintes atividades.
  • Com os colegas, troque ideias sôbre atitudes individuais e coletivas que podem ser tomadas para amenizar a fome das pessoas no município onde vivem.
  • Durante a discussão, chame a atenção dos alunos para a importância das ações filantrópicas de arrecadação de alimentos e de ações internacionais que enviam alimentos a países pobres. Questione-os, ainda, se êles conhecem algumas delas. Leve-os a refletir sôbre as ações individuais que podem ser colocadas em prática e que contribuam, de certa maneira, para amenizar a fome provocada pêla falta de alimento.

Uma realidade bem mais complexa

A divisão do mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, assim como todas as outras propostas de regionalização, é uma fórma simplificada de analisar o espaço mundial. Isso porque a realidade é bem mais complexa, o que significa dizer que, tanto entre os países desenvolvidos quanto entre os subdesenvolvidos, existem grandes diferenças. Vejamos algumas dessas diferenças.

Entre os países desenvolvidos estão as maiores potências econômicas do planeta, como Estados Unidos, Japão, Alemanha e França, e também economias mais modestas, como a de Portugal e a da Grécia. Outra questão importante é que, apesar das melhores condições de vida de sua população, os países desenvolvidos também apresentam problemas sociais, como desemprêgo, falta de moradias, criminalidade, entre outros.

Fotografia. Uma pessoa sentada ao lado de um semáforo. Há roupas e bolsas ao redor dela. Ao lado, carros trafegando, pessoas na calçada, e ao fundo, uma igreja com duas torres e árvores secas.
Na foto, pessoa vivendo em situação precária nas ruas de Paris, França, em 2020.

Entre os países subdesenvolvidos também existem grandes diferenças socioeconômicas. Enquanto a maioria deles têm economia essencialmente agrária, dependente da produção de gêneros agrícolas e pecuários, como Paraguai, Angola, Etiópia e Camboja, outros países investiram na expansão de suas fábricas e se industrializaram, a exemplo do Brasil, Argentina, México, África do Sul, Índia e China. Apesar dessas diferenças econômicas, é importante ressaltar que todos êssesegundos países apresentam, com maior ou menor intensidade, os graves problemas socioeconômicos típicos do subdesenvolvimento, como desemprêgo, pobreza, fome etcétera

Fotografia. Pessoas em meio a uma área coberta por lixo.
Na foto, pessoas recolhendo produtos em lixão na cidade de Juarez, México, em 2021.
Respostas e comentários
  • Peça aos alunos que, no mapa da página anterior, localizem os países citados. Incentive-os a dialogar com os colegas sôbre a realidade dêsses países.
  • Explique aos alunos que, para fins de regionalização, as expressões “países desenvolvidos” e “países em desenvolvimento”, utilizadas nos relatórios da ônu e do Banco Mundial, são empregadas didaticamente como sinônimos de “desenvolvido” e “subdesenvolvido”.
  • O assunto trabalhado permite que sejam desenvolvidos aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero, uma vez que o texto e o mapa subsidiam discussões acêrca das desigualdades sociais e econômicas de países subdesenvolvidos da África e da América.
  • Em conjunto com o componente curricular de Matemática, elabore um trabalho de conversão do Real para o Dólar (dos Estados Unidos). Dessa fórma, os alunos poderão perceber a discrepância entre os valores dessas moedas. Comente com êles que, em 30 de outubro de 2021, por exemplo, US$ 1,00 equivalia a R$ 5,22. Sabendo disso, explique a êles que, para comprar um produto que custe US$ 1,00, são necessários R$ 5,22, ou seja, mais do que o quíntuplo do valor. Por meio dessa e de outras comparações, incite uma reflexão sôbre a atual desvalorização do Real diante do Dólar e comente que valores podem ser diariamente reajustados.

Algo a mais

Instrua os alunos a acessar o site do Banco Central, na seção Conversão de moedas, para consultarem a cotação do dólar para o dia. Banco Central. Disponível em: https://oeds.link/bXTv4e. Acesso em: 30 junho 2022.

Um texto a mais

Apresente os seguintes trechos da carta da ônu, que elenca os princípios garantidores dos Direitos Humanos.

     Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo reticências

     Artigo 3

     Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

     Artigo 6

     Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

     Artigo 7

     Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

     Artigo 19

     Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; êsse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

     Artigo 25

     1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família saúde, bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis e direito à segurança em caso de desemprêgo, doença invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fóra de seu contrôle.

     reticências

ônu. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://oeds.link/eF4z7A. Acesso em: 1º julho 2022.

O têrmu “subdesenvolvido”

êsse têrmu passou a ser usado após a Segunda Guerra Mundial para caracterizar os países onde grande parte da população vivia em condições precárias. Atualmente, organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ônu) e o Banco Mundial, adotam diferentes nomenclaturas em seus relatórios, por exemplo, países subdesenvolvidos, países em desenvolvimento e países menos desenvolvidos.

O nível de desenvolvimento de um país

Como é possível saber se um país é ou não desenvolvido? Como medir o nível de desenvolvimento de um país? Antes de responder a essas perguntas, precisamos entender o que pode ser considerado como desenvolvimento.

De maneira geral, um país é desenvolvido quando o conjunto de sua população tem um elevado nível de bem-estar material (acesso à alimentação, à moradia, a roupas, entre outros bens) e imaterial (acesso aos bens culturais e de saúde).

Os países precisam de duas condições básicas para alcançar o desenvolvimento: promover o aumento e a distribuição de suas riquezas e aperfeiçoar constantemente suas instituições políticas e sociais, de modo que a sua população seja beneficiada por êsse desenvolvimento e lhe seja garantido o pleno exercício de seus direitos humanosglossário .

Ilustração. Diversas mãos erguidas partindo da parte inferior do globo terrestre. Elas apresentam cores diferentes. Abaixo, a inscrição: INTERNATIONAL HUMAN RIGHTS DAY.
Imagem que divulga o Dia Internacional dos Direitos Humanos (International Human Rigths Day, em inglês) — 10 de dezembro.
Respostas e comentários

Algo a mais

     Incentive os alunos a navegar pêlo site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Brasil (penúdi) para conhecer os objetivos dêsse programa no combate à pobreza e à desigualdade no mundo. Solicite a seleção de um dos assuntos divulgados no site e o registro das informações sôbre o tema que considerarem pertinentes. Solicite a cada aluno que compartilhe com a turma o resultado da atividade e conduza a troca de ideias entre êles. A atividade favorece o desenvolvimento da Competência geral 5 da Bê êne cê cê, ao incentivar o uso de tecnologia para acessar informações.

Aproveite a oportunidade e trabalhe com os alunos alguns trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este estudo é uma oportunidade de trabalhar noções introdutórias de práticas de pesquisa, ao explorar a análise documental. Dessa maneira, oriente os alunos a perceber que o texto foi retirado de uma fonte primária de pesquisa, ou seja, da própria Declaração Universal dos Direitos Humanos. Chame a atenção dos alunos para a linguagem e os conceitos apresentados levando em consideração o contexto histórico em que ela foi produzida. Além disso, destaque que a leitura proposta corresponde a um recorte de um documento maior que tem seus próprios contextos. Para finalizar, promova um debate, de modo que reflitam sôbre quais são os direitos mais violados e os que são promovidos de fato.

O í dê agá: Índice de Desenvolvimento Humano

Para medir o nível de desenvolvimento de um país, a ônu, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (penúdi), analisa três dimensões da vida: educação, renda e saúde, levando em conta um conjunto de indicadores que retratam a situação econômica e social dos países. Combinados, indicadores geram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Veja a seguir os indicadores utilizados para a obtenção dêsse índice.

Esquema. Ilustração de moedas, com a inscrição: Renda. Renda nacional bruta per capita. Sinal de mais. Ilustração de um coração com uma linha indicando seus batimentos. Com a inscrição: Saúde. Expectativa de vida ao nascer. Sinal de mais. Ilustração de uma pilha de livros, com a inscrição: Educação. Anos de estudo. Sinal de igual. I D H. A junção dos três compõem um ciclo.
O valor do í dê agá pode variar de 0 (zero) até 1 (um). Quanto mais próximo de zero for o í dê agá, menos desenvolvido será o país, e quanto mais próximo de 1 for o í dê agá, mais desenvolvido êle será.

O mapa a seguir mostra o Índice de Desenvolvimento Humano (í dê agá) nos países do mundo. Observe com atenção.

Índice de Desenvolvimento Humano – í dê agá (2019)

Mapa. Índice de Desenvolvimento Humano – I D H (2019). I D H dos países do mundo. Até 0,499: países no norte, centro, leste e sudeste da África, incluindo República Democrática do Congo, com a informação: Menor I D H Níger – 0,394. De 0,500 a 0,699: América Central, noroeste, nordeste, oeste e sul da África, sudoeste e sul da Ásia, Filipinas e Papua Nova-Guiné. De 0,700 a 0,799: México, América do Sul, com Brasil: 0,765, norte e sul da África com a África do Sul, Ásia nas regiões oeste, sudoeste com Irã e leste com China. De 0,800 a 1: Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile, Europa, com a Espanha e o Maior I D H: Noruega – 0,957, Rússia, norte e países no sudoeste da Ásia e Austrália. Dados não disponíveis: Antártica. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2100 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: penúdi. Relatório do desenvolvimento humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. Acesso em: 14 julho 2022.

Questão 2.

De acôrdo com o mapa, identifique e escreva, no caderno, o nome de alguns países que têm í dê agá mais alto, igual e mais baixo que o do Brasil.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta nas orientações ao professor.

Sugestão de avaliação

Para verificar o nível de compreensão dos alunos em relação aos estudos do í dê agá, sugerimos a proposta de realização das questões a seguir.

1. O que é í dê agá e o que êle retrata sôbre um país?

2. Assinale a alternativa que apresenta os indicadores utilizados no cálculo do í dê agá.

a ) Saneamento básico, renda per cápita, saúde.

b ) Analfabetismo, desemprêgo, mortalidade infantil.

c ) Saneamento básico, Píbi per cápita, saúde.

d ) Educação, renda, saúde.

Respostas

1. O Índice de Desenvolvimento Humano (í dê agá) foi estabelecido pêla ônu por meio do penúdi. êle retrata o nível de desenvolvimento de um país com base na análise de um conjunto de indicadores que mostram a situação econômica e social, como a renda, a escolarização e as condições de vida da população.

2. Alternativa d.

Resposta

Questão 2. A resposta de cada aluno, provavelmente, será diferente, mas garanta que todos consigam fazer a leitura do mapa e selecionar alguns países.

A regionalização da UNCTAD

Devido à grande diversidade das condições socioeconômicas existentes, sobre­tudo no interior do grupo de países subdesenvolvidos, a Conferência das Nações Unidas sôbre Comércio e Desenvolvimento (unquitádi), órgão da ônu, desenvolveu uma classificação dêsse grupo de países da seguinte maneira:

  • economias desenvolvidas: países com os mais elevados níveis de desenvolvimento evconômico e social;
  • países em desenvolvimento: países que apresentam características do subdesenvolvimento, como problemas sociais e econômicos;
  • países menos desenvolvidos: países subdesenvolvidos extremamente pobres, nos quais a população convive com sérios problemas socioeconômicos.

Veja no mapa a seguir a regionalização proposta pêla unquitádi.

Classificação dos países do mundo segundo a unquitádi (2021)

Mapa. Classificação dos países do mundo segundo a UNCTAD (2021). Economias desenvolvidas: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e restante da Europa, Rússia, Japão e Austrália. Países em desenvolvimento: México, América Central, Brasil e restante da América do Sul, Nigéria, África do Sul e outros países da África, China, Índia e demais países no sul da Ásia. Países menos desenvolvidos: Etiópia e países ocupando todo o centro da África e alguns países no sul e sudeste da Ásia. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 2180 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: UNCTAD. Handbook of statistics 2021. Disponível em: https://oeds.link/hBHryO. Acesso em: 14 julho 2022.

A UNCTAD

A Conferência das Nações Unidas sôbre Comércio e Desenvolvimento (unquitádi) foi criada em 1964 em Genebra, na Suíça, com o objetivo de proteger os interêssis dos países subdesenvolvidos considerados em desenvolvimento, ou seja, subdesenvolvidos que vêm crescendo economicamente no comércio mundial, como México, Rússia, África do Sul, Brasil e China.

Respostas e comentários
  • Auxilie os alunos a analisar o mapa apresentado nesta página. Oriente-os a perceber, por exemplo, que parte dos países menos desenvolvidos está localizada na África; com exceção da Rússia, os países emergentes são considerados, pêla unquitádi, países em desenvolvimento; e comente que, no continente americano, os países da América Latina estão no grupo dos países em desenvolvimento.
  • O estudo sôbre a regionalização da unquitádi permite o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero cinco, uma vez que o tema apresenta aspectos relacionados aos conceitos de Estado e nação para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade e suas múltiplas regionalizações.
  • A regionalização da unquitádi também colocará em evidência aspectos relacionados à habilidade ê éfe zero oito gê ê um dois, uma vez que os alunos poderão compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou, explique o que é o í dê agá e quais são os indicadores necessários para obtê-lo.
  2. Quais são as principais características que diferenciam o grupo de países desenvolvidos do grupo de países subdesenvolvidos?
  3. O í dê agá abrange todos os aspectos de desenvolvimento de um país? Explique.
  4. Observe o mapa da página 66 e identifique o í dê agá da Noruega e do Níger.
    1. Qual país apresenta o maior í dê agá? E qual apresenta o menor?
    2. Como você poderia caracterizar a qualidade de vida da população dêssesdois países?
    3. De acôrdo com o mapa, o que se pode concluir sôbre o nível de desenvolvimento humano do continente africano em relação às demais regiões do mundo?

Aprofundando os conhecimentos

5. O bôlo ilustrado na charge a seguir representa a distribuição da riqueza mundial. Observe-o atentamente e responda no caderno às questões propostas.

Charge. Um bolo confeitado com as bandeiras do Canadá, França, Reino Unido, União Europeia, Estados Unidos, Japão, Itália e Alemanha. Há uma fatia do bolo cortada ao lado, com as bandeiras dos demais países amontoadas sobre ela.

. Disponível em: https://oeds.link/QqQv6m. Acesso em: 21 julho 2022.

a . Como a charge retrata a distribuição da riqueza entre os países?

Ícone 'Em grupo'.

b . Em sua opinião, essa distribuição é igualitária? Por quê? Converse com os colegas sôbre isso.

Respostas e comentários

1. í dê agá significa Índice de Desenvolvimento Humano, e os indicadores necessários para obtê-lo são: anos de estudo, a renda per cápita e a expectativa de vida. Quanto mais próximo de 0 (zero) for o valor do í dê agá de um país, menos desenvolvido êle será, e quanto mais próximo de 1 (um), mais desenvolvido êle será.

2. O grupo de países desenvolvidos apresenta melhores indicadores sociais, como elevada expectativa de vida, baixas taxas de mortalidade infantil e baixo índice de analfabetismo. Já o grupo de países subdesenvolvidos, em geral, tem renda baixa, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida e elevado índice de analfabetismo.

3. Não. êle não abrange, por exemplo, a democracia e a sustentabilidade.

4. a) A Noruega apresenta o maior í dê agá, e o Níger apresenta o menor.

4. b) De acôrdo com os valores do í dê agá de cada país, podemos concluir que a qualidade de vida da população da Noruega é muito melhor que a da população do Níger.

4. c) Pode-se concluir que o continente africano apresenta um grande número de países com baixo nível de desenvolvimento humano, se comparado às demais regiões do mundo.

5. a) A maior parte do bôlo (riqueza) fica com poucos países, enquanto a menor parte fica com a maioria dos países, ou seja, ela é desigual.

Resposta pessoal. Auxilie os alunos durante o debate e incentive a participação de todos.

  • Aproveite a realização das atividades propostas para verificar se os alunos têm dúvidas a respeito dos conteúdos abordados. Caso considere necessário, retome algum tema trabalhado anteriormente.
  • A realização da atividade 4 promove o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 7 da Bê êne cê cê, quando propõe sua realização por meio de leitura e interpretação do mapa, identificando a localização e as características socioeconômicas.
  • A atividade 5 propicia o desenvolvimento das Competências gerais 1 e 7 da Bê êne cê cê, ao propor argumentação com base em fatos e ideias na busca de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Sugestão de avaliação

Peça-os que observem novamente o mapa da página 63. Em seguida, solicite que, ainda observando êsse mapa e considerando aspectos da riqueza e da pobreza, descrevam como se caracterizam os do Norte e os países do Sul.

Resposta

Os países do Norte estão entre os mais ricos e desenvolvidos do mundo. Já os países do Sul são os menos desenvolvidos social e economicamente.

Atividade a mais

Para complementar o assunto estudado neste capítulo, faça esta atividade.

Leia a manchete e, depois, responda às questões a seguir.

     Mais de 100 mi de doses de vacinas foram descartadas em países subdesenvolvidos

Disponível em: https://oeds.link/YsQsNn. Acesso em: 16 agosto 2022.

a ) Qual regionalização é citada na manchete?

b ) Qual é a relação entre essa regionalização e a que há entre os países do Norte e os países do Sul?

Respostas

a ) A regionalização dos países do mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

b ) Por causa da posição geográfica em que se encontram na superfície terrestre, os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos, em geral, recebem, respectivamente, a denominação países do Norte e países do Sul. A maioria dos países desenvolvidos encontra-se na parte norte do planeta, enquanto a maioria dos países subdesenvolvidos está localizada na parte sul.

As mudanças nas regionalizações do mundo

Desde as últimas décadas do século passado, o mundo vem passando por importantes transformações políticas e econômicas: a reunificação da Alemanha Ocidental com a Alemanha Oriental, que ficaram separadas desde o final da Segunda Guerra Mundial; o fim da União Soviética, potência econômica que dividiu, com os Estados Unidos, a hegemonia do mundo durante o período conhecido como Guerra Friaglossário ; o fortalecimento econômico do Japão; o crescimento da China como potência econômica, entre tantas outras.

Todas essas mudanças alteraram significativamente o panorama geopolítico internacional a ponto de podermos dizer que o mundo de hoje está muito diferente do que era há algumas décadas.

A divisão da Alemanha

Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida entre os vencedores do conflito: Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética. Formou-se então a República Federal da Alemanha, também chamada de Alemanha Ocidental, sob o domínio dos estadunidenses, britânicos e franceses; e a República Democrática Alemã, também chamada de Alemanha Oriental, sob o domínio dos soviéticos. A capital Berlim também foi dividida em zonas de ocupação. A reunificação da Alemanha ocorreu apenas em 1990, e o principal símbolo dêsse acontecimento foi a queda do Muro de Berlim, que dividia a capital.

Fotografia. Uma multidão de pessoas reunidas em frente há um muro com pichação. Há uma parte dele sendo retirada, e atrás dela, soldados fardados.
Destruição do Muro de Berlim, vista da Berlim Ocidental, em 9 de novembro de 1989.
Respostas e comentários

Algo a mais

  • Para aprofundar o conhecimento sôbre aspectos da geopolítica mundial, promova uma sessão de cinema com os alunos para assistirem ao filme Apollo 13. > APOLLO 13. Direção de Ronald William Howard. Estados Unidos, 1995 (140 minutos).
  • Comente com os alunos que o filme Apollo 13 narra a viagem espacial de três astronautas americanos com destino à Lua, em abril de 1970. Após um problema na nave, os tripulantes, sem ter pisado na Lua, se veem na difícil missão de retornar ao nosso planeta. Baseado em fatos, nesse filme, você poderá conhecer a corrida espacial dos Estados Unidos em busca do domínio do espaço e do reconhecimento mundial.
  • Após a exibição, organize uma roda de conversa para identificar o que os alunos consideraram mais interessante. Durante a discussão, peça-os que relacionem a história do longa ao tema abordado em sala de aula.
  • O estudo sôbre o episódio da queda do Muro de Berlim também pode ser complementado com a apresentação do vídeo indicado a seguir. > QUEDA do Muro de Berlim completa 25 anos: relembre em vídeo. Disponível em: https://oeds.link/ywdFZD. Acesso em: 18 julho 2022.

Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo

O mundo mudou e algumas regionalizações que eram utilizadas para organizar o espaço geográfico mundial também ficaram desatualizadas. Como exemplo, podemos citar o caso da regionalização utilizada até o final da década de 1980, que dividia o mundo em três grandes grupos ou conjuntos de países:

Primeiro Mundo

Segundo Mundo

Terceiro Mundo

Formado pelos países capitalistas desenvolvidos economicamente.

Formado pelos países socialistas ou de economia planificada.

Formado pelos países capitalistas subdesenvolvidos.

Observe atentamente no planisfério a seguir como os países estavam regionalizados de acôrdo com critérios.

Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo

Mapa. Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. Primeiro Mundo: Estados Unidos, Canadá, Portugal e oeste da Europa, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Segundo Mundo: Nicarágua, Cuba, União Soviética, leste da Europa, China, Angola e diversos países da África. Terceiro Mundo: México, Brasil e toda a América do Sul, Sudão, África do Sul e outros países da África, Irã, Índia e outros países no sul e sudeste da Ásia. Na parte inferior, rosa dos ventos e a escala: 2230 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: MAGNOLI, Demétrio. O novo mapa do mundo. São Paulo: Moderna, 1993. página 48.

A expressão “Terceiro Mundo”

Essa expressão ficou conhecida na década de 1950, com a publicação de um artigo escrito pêlo economista francês Alfred Sauvy sôbre as enormes disparidades econômicas e sociais entre os países do mundo. Segundo êle, o Terceiro Mundo compreendia todos os países menos desenvolvidos do ponto de vista econômico e social.

Com o uso dessa expressão, os países passaram, então, a ser regionalizados em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. Essa regionalização foi utilizada até o final da década de 1980, quando muitos países abandonaram o socialismo como sistema social, político e econômico, o que, na prática, fez desaparecer o chamado Segundo Mundo. Atualmente, essa regionalização deixou de expressar a realidade econômica e política dos países.

Respostas e comentários
  • Ao trabalhar com o mapa, tenha em sala de aula um planisfério político para que os alunos possam identificar os países.
  • Explique que, embora desatualizadas, as denominações “Primeiro Mundo” e “Terceiro Mundo” ainda são utilizadas por alguns meios de comunicação da imprensa, sendo tomadas como sinônimos de “ricos” e “pobres”, respectivamente.

Atividade a mais

De acôrdo com a regionalização apresentada no mapa da página 70, o Brasil estava inserido em qual dos três mundos?

Resposta

O Brasil estava inserido no Terceiro Mundo, pois apresenta economia capitalista menos desenvolvida.

Para entender melhor a regionalização baseada em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo, conheça, de maneira resumida, as principais características que diferenciam o capitalismo do socialismo, apresentadas a seguir.

Economia

Ilustração em preto e branco. Uma fábrica com janelas e duas torres, uma delas expele fumaça.

Capitalista: economia de mercado e busca do lucro

A economia é movida pêla competitividade entre empresas, principalmente privadas, que buscam a obtenção do lucro por meio da venda de produtos e serviços.

Socialista: economia planificada

A economia é controlada pêlo Estado, que é encarregado de definir o que será produzido, onde e a que preço. O Estado também define o valor dos salários pagos aos trabalhadores.

Sociedade

Ilustração em preto e branco. Cinco homens de capacetes e coletes.

Capitalista: sociedade dividida em classes sociais

De um lado, estão os proprietários dos meios de produçãoglossário , que se apropriam da riqueza gerada por meios; de outro, os trabalhadores, que vendem sua fôrça de trabalho em troca de salários.

Socialista: sociedade sem divisão em classes sociais

Como os meios de produção ficam sob o contrôle do Estado, a única classe social que deve existir é a dos trabalhadores. Na prática, porém, o socialismo soviético caracterizou-se pêla existência de uma elite, formada pelos altos funcionários do govêrno.

Desigualdade

Ilustração em preto e branco. Três pilhas de moedas posicionadas da menor para maior.

Capitalista: desigualdades sociais muito acentuadas

Grandes diferenças entre poucos ricos e muitos pobres. Essas desigualdades tendem a se ampliar à medida que os proprietários se apropriam dos lucros obtidos com os meios de produção.

Socialista: desigualdades sociais menos acentuadas

Como todos os trabalhadores ganham um salário equivalente, em geral a população apresenta um padrão de vida muito semelhante. Na prática, a elite política obteve privilégios e vantagens que não estavam ao alcance da população em geral.

Consumo

Ilustração em preto e branco. Um carro conversível com a capota abaixada.

Capitalista: estímulo ao consumismo

O aumento das vendas e dos lucros depende do lançamento de produtos novos, cada vez mais avançados e sofisticados tecnologicamente, além de grandes investimentos em propagandas para induzirem ao consumo.

Socialista: menor estímulo ao consumo

Como a produção não é orientada para a obtenção de lucro, não há estímulo ao consumo. Em geral, os produtos consumidos são pouco avançados tecnologicamente.

Respostas e comentários
  • O trabalho proposto nesta página permite aos alunos ampliar seus conhecimentos sôbre as diferenças entre os sistemas de produção socialista e capitalista.
  • Para complementar o estudo do tema, organize a turma em grupos e promova uma confecção de cartazes com as características do capitalismo e do socialismo. Antecipadamente, separe tópicos que devem ser pesquisados, como trabalho e economia. Ao final, oriente-os a apresentar suas produções. Durante a apresentação, cuide para que todos se respeitem, adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e combate ao bullying.

Metodologias ativas

Para complementar o trabalho com os assuntos sôbre capitalismo e ao socialismo, proponha à turma uma atividade na fórma de mapa mental. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste Manual. A construção do mapa mental auxiliará os alunos na organização dos conteúdos. Elabore com êles o mapa indicando as principais características do capitalismo e do socialismo por meio de palavras-chave. Solicite a participação dos alunos que deverão indicar as informações sôbre o tema. Anote na lousa ou peça-os que registrem as informações no caderno ou em uma folha de sulfite. Aproveite o momento para verificar o aprendizado dos alunos acêrca do tema.

Geografia e História

Ascensão e queda do socialismo

O socialismo foi inicialmente implantado na Rússia, em 1917, como um sistema social, político e econômico, por meio de uma revolução que provocou a queda do antigo govêrno monarquistaglossário . êsse sistema deu origem, em 1922, à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (u érre ésse ésse) e se estendeu para outros países.

Países que formavam a u érre ésse ésse (1991)

Mapa. Países que formavam a U R S S (1991). Antigo limite da U R S S: Abrangendo os países: Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Turcomenistão, Tadjiquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Casaquistão e Rússia. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 990 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 5. edição São Paulo: Moderna, 2019. página 98.

O sistema de govêrno socialista caracterizou-se pêlo contrôle do Estado na vida econômica, política e social do país. No campo econômico, êsse contrôle foi exercido com a socialização dos meios de produção, ou seja, todas as empresas, incluindo indústrias, estabelecimentos comerciais, bancos e propriedades rurais, passaram a ser controlados pêlo Estado, a quem cabia definir também o valor do salário pago aos trabalhadores, o preço das mercadorias, os setores que deveriam receber mais investimentos etcétera

No plano político, o contrôle ocorreu com a centralização do poder por uma classe dirigente autoritária, que restringia, inclusive com o uso da fôrça, a participação popular em movimentos organizados.

Após mais de 70 anos de conquistas sociais, que melhoraram em muitos aspectos as condições de vida da população, o socialismo soviético começou a apresentar sinais de desgaste, com o agravamento de crises econômicas que se estenderam aos planos político e social.

Respostas e comentários

Depois da leitura do texto de Eric Hobsbawm, sugerido nesta página do Manual, identifique em um planisfério os países citados pêlo autor, inclusive, aqueles que foram desmembrados ou se reconfiguraram após a queda do socialismo, como a Tchecoslováquia, que deu origem à República Tcheca e à Eslováquia; e a reunificação da Alemanha. Se necessário, apresente mais informações sôbre países ou peça aos alunos que façam uma pesquisa sôbre essas mudanças. Organize uma conversa em sala de aula para que os alunos possam expor os resultados da pesquisa.

Atividade a mais

  • Solicite-lhes que façam uma pesquisa sôbre a ascensão e a queda do socialismo. Se possível, desenvolva a atividade com o componente curricular de História. Instrua-os a selecionar as informações e analisá-las, para então registrá-las na fórma de relatórios.
  • Organize os alunos em dois ou três grupos, de maneira que os temas se repitam o mínimo possível.
  • Em seguida, oriente-os a criar podcasts ou vídeos sôbre o tema, utilizando aplicativos de gravação de áudio ou de vídeos. Se considerar pertinente, promova um dia para apresentar o trabalho desenvolvido pelos alunos para a comunidade escolar ou use as plataformas disponíveis na internet para compartilhar o trabalho. Essa atividade explora a cultura juvenil, já que a tecnologia é um tipo de material com o qual os alunos têm familiaridade.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir, que fornece suporte teórico para a compreensão do contexto da queda do socialismo soviético.

     [...]

     A desintegração econômica [da URSS] ajudou a adiantar a desintegração política, e foi por ela alimentada. [...]

     O colapso econômico tornou-se irreversível dentro de uns poucos meses cruciais entre outubro de 1989 e maio de 1990.

     Contudo, os olhos do mundo na época estavam fixos num fenômeno relacionado, mas secundário: a súbita dissolução dos regimes comunistas satélites na Europa, mais uma vez imprevista. Entre agosto de 1989 e o fim daquele ano, o poder comunista abdicou ou deixou de existir na Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e República Democrática Alemã – sem que sequer um tiro fosse disparado, a não ser na Romênia. Pouco depois, os dois Estados balcânicos que não eram satélites soviéticos, Iugoslávia e Albânia, também deixaram de ser regimes comunistas. A República Democrática Alemã lógo seria anexada à Alemanha Ocidental e a Iugoslávia lógo se desfaria em guerra civil. O processo foi visto não só nas telas de televisão do mundo ocidental, como também com muita atenção pelos regimes comunistas em outros continentes. reticências

róbisbáum, Eric J. Era dos extremos: o breve século vinte: 1914-1991. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. página 470471.

As crises econômicas foram provocadas, entre outros fatores, pêlo atraso tecnológico que comprometeu seriamente a produtividade da indústria e do campo, gerando um sério problema de desabastecimento. A recuperação da economia, no entanto, foi diretamente afetada pêla escassez de investimentos, comprometidos com enormes gastos na área militar durante o período da Guerra Fria.

Além dêsses problemas, o enriquecimento de uma minoria da população, formada pelos altos funcionários do govêrno, associado à falta de liberdade política, desencadeou uma série de manifestações populares reivindicando reformas. Essas manifestações tornaram-se mais intensas após a queda do Muro de Berlim, em 1989, que selou a reunificação entre a Alemanha Ocidental (capitalista) e a extinta Alemanha Oriental (socialista).

Diante disso, o govêrno soviético, que desde o início da década de 1980 vinha promovendo mudanças muito tímidas, viu-se obrigado a implantar reformas mais profundas visando à abertura política e às mudanças econômicas. Tais reformas acabaram culminando com a queda do socialismo soviético e o fim da u érre ésse ésse, desmembrada em 15 novos países. países, com exceção da Letônia, Estônia e Lituânia, deram origem à Comunidade dos Estados Independentes (CEI)glossário .

lógo em seguida, vários outros países, sobretudo os do Léste Europeu, também abandonaram o socialismo, incorporando-se à economia capitalista. Atualmente, são poucos os países que ainda se declaram socialistas, entre êles China, Cuba, Coreia do Norte e Vietnã.

Fotografia. Uma multidão de pessoas reunidas. Elas carregam bandeiras e cartazes. Ao fundo há prédios.
O descontentamento com o regime socialista levou milhares de pessoas às ruas para reivindicar reformas políticas do govêrno. A foto mostra uma dessas manifestações, ocorrida em 1990, em , antiga União Soviética.
Respostas e comentários

Algo a mais

Para apresentar o conteúdo de maneira mais descontraída, se considerar pertinente, apresente aos alunos o filme Adeus, Lênin. Por meio das histórias dos personagens, o filme aborda a queda do Muro de Berlim e a transição do sistema socialista para o capitalista.

> ADEUS, Lênin. Direvção de Wolfgang Becker. Alemanha, 2003 (121 minutos).

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou, cite as principais transformações políticas e econômicas pêlas quais o mundo vem passando desde as últimas décadas do século passado.
  2. O que foi o período histórico chamado Guerra Fria?
  3. O que ocorreu com o território da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial?
  4. sôbre a regionalização dos países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo, muito utilizada até a década de 1980, relacione as afirmações a seguir e escreva no caderno a resposta correta.
  1. Primeiro Mundo.
  1. Segundo Mundo.
  1. Terceiro Mundo.
    1. ) Formado pelos países capitalistas subdesenvolvidos.
      1. ) Formado pelos países capitalistas desenvolvidos economicamente.
        1. ) Formado pelos países socialistas ou de economia planificada.

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia a seguir algumas características do capitalismo e do socialismo.

Copie essas características no caderno, organizando-as em duas listas: capitalismo e socialismo.

Desigualdades sociais acentuadas Economia de mercado Menor estímulo ao consumo Sociedade dividida em classes sociais Economia planificada Desigualdades sociais menos acentuadas Sociedade sem divisão em classes sociais Estímulo ao consumismo

  1. Faça uma pesquisa na internet, com dois colegas, sôbre os países socialistas na atualidade. Procurem informações como:
    • localização dos países socialistas;
    • suas principais atividades econômicas;
    • como se caracterizam as relações econômicas internacionais.

Com a pesquisa finalizada, produzam um texto no caderno com as principais informações coletadas e apresentem aos colegas.

A curiosidade nos leva a aprender coisas novas e a buscar respostas para o que ainda não sabemos. Explore sua curiosidade ao realizar a pesquisa sôbre os países socialistas.

Respostas e comentários

1. A reunificação da Alemanha Ocidental com a Alemanha Oriental, que ficaram separadas desde o final da Segunda Guerra Mundial; o fim da União Soviética, potência econômica que dividiu com os Estados Unidos a hegemonia do mundo durante o período conhecido como Guerra Fria; o fortalecimento econômico do Japão; e o crescimento da China como potência econômica.

2. Resposta: Guerra ideológica entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, que ocorreu após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e se estendeu até o final da década de 1980. Nesse período, uma grande tensão ameaçava a paz mundial, pois essas duas superpotências passaram a investir no desenvolvimento de um poderoso arsenal bélico, principalmente de armas nucleares, e buscaram expandir suas respectivas áreas de influência pêlo mundo.

3. Resposta: O território da Alemanha foi dividido em dois países: a República Federal da Alemanha (também chamada Alemanha Ocidental – capitalista) e a República Democrática Alemã (também chamada Alemanha Oriental – socialista).

4. Resposta: A – dois; B – três; C – um.

5. Capitalismo: desigualdades sociais acentuadas; economia de mercado; estímulo ao consumismo; sociedade dividida em classes sociais.

Socialismo: desigualdades sociais menos acentuadas; economia planificada; menor estímulo ao consumo; sociedade sem divisão de classes sociais.

6. Instrução nas orientações ao professor.

  • As atividades propostas nesta página contemplam aspectos das Competências gerais 1 e 2 da Bê êne cê cê, ao explorar a compreensão do mundo atual por meio dos acontecimentos históricos. As atividades também exploram aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5 da Bê êne cê cê, ao levar os alunos a identificar eventos semelhantes em diferentes espaços.
  • Durante a realização da atividade 6, os alunos poderão desenvolver a Competência geral 5 da Bê êne cê cê, pois utilizarão tecnologias digitais de informação a fim de realizá-la.
  • Como sugestão para a realização da atividade 6, organize os alunos em semicírculo para apresentar as informações dispostas em textos. A atividade explora também o pensamento computacional, pois os alunos deverão identificar a ideia central da pesquisa, selecionar as informações relevantes e analisá-las e, por fim, organizá-las em fórma de texto para apresentar aos colegas.
  • O tema tratado nesta seção favorece o trabalho com a Competência geral 1 da Bê êne cê cê, ao valorizar o conhecimento histórico para a compreensão da atualidade, contribuindo assim para a competência socioemocional curiosidade, pois, ao pesquisar elementos sôbre o tema, os alunos podem aguçar o interêsse por novas informações. Ao trabalhar os países que têm governos socialistas, incentive os alunos a refletir sôbre como é a vida da população residente, quais são as possíveis atividades de lazer realizadas por êles e se essas atividades são semelhantes às de países com governos capitalistas.

Glossário

Direitos humanos
:conjunto de direitos que devem ser assegurados a todo ser humano e encontram-se registrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento elaborado em 1948 pêla ônu. êsse documento está baseado em 30 princípios, entre êles: o direito à vida, o direito à liberdade e à igualdade, o direito a uma nacionalidade, o direito de praticar qualquer religião e o direito à segurança.
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Guerra Fria
: guerra ideológica entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, que ocorreu após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e se estendeu até o final da década de 1980. Nesse período, uma grande tensão ameaçava a paz mundial, pois essas duas superpotências passaram a investir no desenvolvimento de um poderoso arsenal bélico, principalmente de armas nucleares, e buscaram expandir suas respectivas áreas de influência pêlo mundo.
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Meios de produção
: conjunto dos instrumentos que são empregados na produção (fábricas, máquinas, ferramentas, energia etcétera) e também os elementos dessa produção sôbre os quais ocorre o trabalho humano, com as matérias-primas e as terras (fazendas).
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Monarquista
: sistema de govêrno em que o poder supremo de uma nação é exercido por uma única pessoa, geralmente um rei ou uma rainha.
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Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
: bloco formado por 12 dos 15 países da ex-União Soviética. A economia dêsses países apresenta uma grande disparidade, sendo a Rússia a maior economia do grupo.
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