CAPÍTULO 7 Economia e desenvolvimento

No passado, algumas teorias sugeriam que o desenvolvimento dos países estava relacionado somente ao crescimento de sua economia. Essa é uma ideia equivocada, pois o crescimento econômico de um país não é capaz de promover, por si só, o seu desenvolvimento. Veja o caso do Brasil nas informações a seguir.

Países

PIB (em bilhões US$) 2020

Renda per capita (em US$) 2020

IDH 2019

Posição no ranking do IDH (no mundo) 2019

Finlândia

261

49.161

0,949

11º

Portugal

332

22.195

0,864

38º

Uruguai

75

15.519

0,817

55º

Costa Rica

100

12.202

0,810

62º

México

2.306

8.432

0,779

74º

Brasil

1.608

6.815

0,765

84º

Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/cK96K1. THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acessos em: 14 julho 2022.

Analisando os dados anteriores, é possível observar que, apesar de o Brasil ser uma das maiores economias do planeta, com um Píbi de aproximadamente 1,6 trilhão de dólares, êle ocupa apenas a 84ª posição no í dê agá do mundo, ficando atrás de países como México e Costa Rica, que apresentam um Píbi inferior ao do nosso país. Podemos concluir, então, que o crescimento econômico nem sempre proporciona o desenvolvimento.

Em países como o Brasil, o que ocorre é a ausência ou mesmo a deficiência de programas públicos que invistam parte da riqueza gerada no país em melhorias nas condições de vida de seus habitantes, como na construção de escolas, moradias, hospitais e obras de infraestrutura e saneamento básico.

No entanto, o crescimento econômico é importante para o desenvolvimento. Na verdade, sem crescimento econômico por um longo período, torna-se muito difícil o avanço do desenvolvimento, já que a renda, cada vez mais escassa, deixa de financiar as políticas públicas.

Fotografia. Vista aérea. Casas amontoadas em um terreno com um desnível e ruas sem pavimentação. Há árvores entre elas e um terreno com lixo.
Moradias precárias construídas na cidade de Londrina, Paraná, em 2021.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Compreender as origens históricas que contribuíram para as características de desenvolvimento de alguns países e para as características de subdesenvolvimento de outros países.
  • Conhecer as raízes históricas do subdesenvolvimento.
  • Compreender que as elites econômicas que controlam e governam os países podem constituir um entrave ao desenvolvimento.
  • Analisar a importância que a educação tem para alcançar e promover o desenvolvimento econômico e social de um país.
  • Ler e interpretar informações apresentadas em infográficos.

Justificativas

No decorrer dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de estudar a economia de alguns países por meio de seus contextos históricos. Serão capazes de identificar que um país é denominado desenvolvido ou subdesenvolvido com base em suas características econômicas e sociais.

Por meio dos conteúdos abordados, os alunos poderão compreender as relações entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, identificando as desigualdades socioeconômicas que resultam no contraste entre povos e nações, explorando, assim, aspectos das habilidades ê éfe zero oito gê ê zero oito e ê éfe zero oito gê ê dois zero da Bê êne cê cê.


  • Informe aos alunos que o Píbi per cápita é uma média e, por isso, pode mascarar o poder aquisitivo real da população, sobretudo, nos países subdesenvolvidos, onde as desigualdades sociais tendem a ser acentuadas.
  • A tabela apresentada nesta página cita, entre outros países, Brasil, Costa Rica e México. Dessa maneira, o aluno poderá desenvolver aspectos relacionados às habilidades ê éfe zero oito gê ê zero oito e ê éfe zero oito gê ê dois zero da Bê êne cê cê.

As raízes históricas do subdesenvolvimento

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

Para podermos entender as diferenças nas condições de desenvolvimento dos países, precisamos buscar suas origens históricas.

Entre os séculos dezesseis e vinte, as nações europeias exerceram forte dominação sóbre algumas áreas dos continentes americano, africano e asiático, com a exploração de suas riquezas. Nesse período, os territórios chamados coloniais permaneceram submetidos ao contrôle e aos interêssis das metrópoles colonizadorasglossário europeias. Veja as imagens desta página, que retratam algumas dessas condições.

Pintura. Pessoas negras trabalhando no curso de um rio com cachoeiras. Elas realizam diferentes atividades no rio e carregando fardos sobre suas cabeças. Há um homem branco erguendo seu chapéu à esquerda. Ao fundo há um morro com árvores.
Representação de Johann Moritz Rugendas, no século dezenove, do trabalho de escravizados africanos em minas de ouro na região de Ouro Preto, Minas Gerais.
Fotografia em preto e branco. Pessoas negras trabalhando em uma plantação de café. Eles estão com os corpos inclinados para frente, abaixados em direção as plantas. Há alguns homens brancos em pé entre eles, observando. Ao fundo, árvores.
Africanos escravizados trabalhando em lavoura de café em Camarões, África, em meados do século vinte.
Respostas e comentários

O conteúdo proposto nas páginas 76 e 77 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. Exploram aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, uma vez que trabalha com diferentes linguagens em busca do entendimento sôbre o tema. Além disso, utiliza conhecimentos históricos relacionados às características do processo de colonização ocorrido entre os séculos dezesseis e vinte, para compreender de que maneira as nações europeias exerceram forte dominação sôbre algumas áreas dos continentes americano, africano e asiático, em busca da exploração de suas riquezas.

Sugestão de avaliação

Proponha aos alunos uma pesquisa. Para isso, veja as instruções a seguir.

  • Inicialmente, organize os alunos em grupos e oriente-os a escolher um país considerado subdesenvolvido.
  • Cada grupo deverá pesquisar as causas específicas dêsse subdesenvolvimento, a posição e as atitudes do govêrno e da população.
  • Por fim, peça-os que produzam um texto sôbre as informações encontradas.

Resposta

Resposta pessoal. Verifique se os alunos identificam corretamente os países subdesenvolvidos e auxilie-os apresentando um mapa com essa regionalização. Explique-lhes que o texto deve ser estruturado com introdução, desenvolvimento do tema e, por fim, as considerações finais. Para finalizar, peça aos alunos que realizem a leitura do texto para os colegas.


Aproveite as imagens apresentadas e desenvolva noções introdutórias da prática de pesquisa estudo de recepção. Para isso, busque conhecer de que maneira os alunos realizam a leitura e a interpretação, ou seja, como êles compreendem a mensagem transmitida em cada uma das imagens. Dessa fórma, conduza as observações dos alunos apresentando questionamentos, como: “Quais elementos das paisagens retratadas estão em evidência?”; “Quais são as características das paisagens?”; “E os indivíduos, como estão representados?”. Incentive-os a refletir sôbre o contexto histórico das imagens. Os questionamentos possibilitarão a análise da recepção dos entrevistados diante da imagem.

Domínio colonial entre os séculos dezesseis e vinte

Observe o mapa a seguir que mostra a extensão dos domínios coloniais mantidos pêlas metrópoles europeias na América, na África e na Ásia entre os séculos dezesseis e vinte.

Domínios coloniais europeus entre os séculos dezesseis e vinte

Mapa. Domínios coloniais europeus entre os séculos 16 e 20. Nações colonizadoras. Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal, todos na Europa. Domínios coloniais. Alemães: leste e sudoeste da África. Belgas: Congo. Espanhóis: sul da América do Norte com México, toda a América Central e norte, oeste e porção sul da América do Sul, com: Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, noroeste da África e Filipinas. Franceses: porção norte ao oeste da África com Marrocos, Argélia e região ao sudeste da Ásia. Holandeses: Indonésia. Ingleses: norte e leste da América do Norte com Canadá, Guiana, nordeste, oeste e sul da África, sul da Ásia com Índia, Indonésia e Austrália. Italianos: norte e leste da África com Etiópia. Portugueses: costa leste da América do Sul com Brasil. No canto superior direito, mapa destacando a região descrita e na parte inferior esquerda, a escala: 2.260 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: LACOSTE, Yves. Atlas 2000. Paris: Nathan, 1999. página quinze.

Para garantir o contrôle de suas colônias e visando à exploração das riquezas nessas terras, como ouro, prata, madeira, especiariasglossário e produtos agrícolas, os colonizadores europeus exerceram um intenso domínio sôbre os povos e as terras conquistadas, escravizando e dizimando populações nativas. É o que ocorreu, por exemplo, com os povos indígenas que habitavam as terras que atualmente pertencem ao Brasil.

Os períodos da exploração colonial

A exploração colonial ocorreu em épocas diferentes em cada região do planeta. Na América, essa exploração teve início no século dezesseis com os portugueses e espanhóis. Na África e na Ásia, a colonização ocorreu mais tarde, nos séculos dezenove e vinte, pelos portugueses, espanhóis, ingleses, franceses, alemães, belgas, italianos, entre outros, e por isso é chamada de neocolonialismo, também conhecida como imperialismo.

Respostas e comentários

Sugestão de avaliação

Proponha aos alunos a realização da atividade a seguir como fórma de avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Responda às questões a seguir.

a ) Apenas o crescimento econômico pode levar ao desenvolvimento de um país? Explique.

b ) As origens da condição de subdesenvolvimento em que se encontram muitos países podem ser históricas ou internas? Explique-as resumidamente.

Respostas

a ) Não. Um país que tem altos rendimentos não será desenvolvido se não aplicar parte de sua riqueza em desenvolvimento humano (melhoria das condições de vida da população), e vice-versa.

b ) As origens históricas referem-se ao processo de exploração das riquezas existentes nas colônias pêlas metrópoles durante o período colonial. As origens internas referem-se à existência de elites que defendem, desde a época da colonização até os dias atuais, os interêssis das metrópoles colonizadoras e fazem prevalecer os próprios interêssis.

Para que serviu a exploração colonial?

A exploração colonial serviu para o enriquecimento das nações europeias; no entanto, para as colônias, representou a perda de suas riquezas. Com isso, nesses períodos, estabeleceu-se uma relação desigual de trocas comerciais entre metrópoles e colônias. As metrópoles forneciam produtos manufaturados às suas colônias (tecidos, ferramentas e louças), enquanto as colônias forneciam riquezas minerais (ouro e prata), matérias-primas agrícolas (açúcar e especiarias), madeira, entre outros produtos primários que as metrópoles comercializavam na Europa obtendo grandes lucros. Observe a imagem a seguir.

Xilogravura em preto e branco. Uma praia repleta de árvores com homens trabalhando. Eles cortam e carregam os troncos das árvores. No mar há embarcações a velas.
No Brasil, a exploração colonial teve início no século dezesseis com a extração do pau-brasil. A xilogravura de frei André Thévet ilustra o córte e o embarque da madeira. Essa ilustração faz parte da obra La Cosmographie Universelle d’André Thévet, publicada em 1575, em Paris. Extração de pau-brasil, 1575. Biblioteca Nacional da França, Paris.

A organização da produção nas colônias estava baseada nos interêssis externos (das metrópoles), o que não possibilitou o desenvolvimento de uma economia interna articulada. Embora, com o passar do tempo, o comércio mundial tenha se modificado e adquirido novas características, grande parte dos países subdesenvolvidos ainda continua dependente dos aspectos econômico e tecnológico.

dêsse modo, podemos concluir que o estágio de desenvolvimento dos países pode ter suas raízes no processo histórico de dominação e exploração que algumas nações promoveram sôbre outros povos e seus territórios.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Com base no que foi apresentado neste capítulo, contextualize o Brasil em relação à exploração colonial europeia. Converse sôbre isso com os colegas.

Respostas e comentários

Questão 1. Possível resposta: A exploração colonial no Brasil teve início no século dezesseis e perdurou até o início do século dezenove. Nesse período, os colonizadores (portugueses e espanhóis) exploravam riquezas minerais (ouro e prata), matérias-primas agrícolas (açúcar e especiarias), madeira, entre outros produtos primários.

  • Explique aos alunos que a xilogravura de André Thévet ilustra o córte e o embarque da madeira no litoral brasileiro. Apesar de não ser uma representação cartográfica clássica, a imagem apresenta, grosso modo, o contôrno do litoral brasileiro. Dessa maneira, o aluno poderá desenvolver aspectos relacionados à habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove, às Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 7 e à Competência específica de Geografia 2 da Bê êne cê cê, uma vez que sua interpretação permitirá a análise de questões relacionadas a ordenamento territorial, contexto cultural, modo de vida e usos e ocupação de solo no Brasil durante o período colonial.
  • Ao realizar a questão 1 da página 78, os alunos poderão exercitar a prática de argumentação; e, ao conversar com os colegas sôbre o tema, desenvolverão o raciocínio lógico, uma vez que deverão construir argumentos necessários à compreensão do conteúdo.

Governo e desenvolvimento

O subdesenvolvimento também decorre de fatores internos relacionados às elites dominantes de cada país. Essas elites formaram-se com o próprio processo de colonização e, em troca de privilégios, como a posse de terras e o contrôle de minas, elas defendiam os interêssis das metrópoles, garantindo a exploração sôbre os domínios coloniais.

Quando as colônias se tornaram independentes, essas classes dominantes, também conhecidas como oligarquiasglossário , ocuparam o poder político, fazendo prevalecer seus interêssis e privilégios para enriquecer cada vez mais.

Em muitos países, essas elites se mantiveram no poder com a instalação de governos extremamente autoritários e antidemocráticos, instituídos por golpes militaresglossário ou conflitos armados. Isso explica, historicamente, o fato de grande parte dos países subdesenvolvidos terem convivido ou ainda conviverem com regimes e estruturas democráticas frágeis e pouco consolidadas, com longas e violentas guerras civis, que agravam ainda mais as condições de vida da população.

Além disso, em muitos dêsses países, elites e governos corruptos tomam em benefício próprio boa parte das verbas que deveriam ser investidas, por exemplo, na ampliação dos serviços de saúde e educação, para melhorar a qualidade de vida da população em geral.

Fotografia. Barracas dispostas em uma área ampla aberta, com solo de terra. Há pessoas entre elas e ao fundo, árvores.
Parte da população que vive no Quênia sofre com os constantes conflitos armados envolvendo diferentes grupos políticos. Na foto, é possível observar um acampamento de quenianos refugiados, em 2018.

Questão 2.

Converse com os colegas sôbre o que poderia ser feito por países para transformar suas estruturas políticas e promover o fortalecimento da democracia.

Respostas e comentários

Questão 2 . Resposta pessoal. Comente com os alunos que também existem políticos corruptos, desvio de verbas e problemas políticos em países desenvolvidos; porém, como a estrutura democrática predomina com maior transparência nessas nações, geralmente, os políticos que cometem crimes são afastados do poder.

  • A questão apresentada nesta página permitirá o desenvolvimento das Competências específicas de Ciências Humanas 2 e 6, uma vez que os alunos são convidados a responder à questão indicando opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados ao bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Converse com o professor do componente curricular de História para verificar a possibilidade de um trabalho conjunto que aborde os golpes militares na América Latina, a fim de que os alunos aprofundem os conhecimentos sôbre o tema apresentado.

O tema é reticências

Saúde

A aids no mundo

A aidsglossário é uma síndrome presente tanto em países desenvolvidos quanto em países subdesenvolvidos. No entanto, as condições de pobreza em que vive grande parte da população dos países subdesenvolvidos, associadas à precariedade dos sistemas de saúde e à falta de hospitais e de campanhas preventivas de doenças, têm contribuído para a propagação de grandes epidemias nesse grupo de países.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sôbre a aids e analisar alguns dados de sua presença no mundo.

O vírus agá í vê, causador da aids, ataca as células de defesa do corpo, deixando o organismo vulnerável a várias doenças. Uma infecção mais grave ou um simples resfriado tem o tratamento prejudicado com a ação do agá í vê.

Ilustração. Um vaso sanguíneo com círculos vermelhos e um vírus verde, de formato circular com diversas hastes.

Embora tenha se espalhado pêlo mundo, a aids pode ser evitada por meio da conscientização da população sôbre a importância da prevenção. Porém, infelizmente, o número de portadores da doença ainda é crescente em várias regiões do planeta. Atualmente, grande parte das pessoas infectadas pêlo vírus agá í vê vive na África Subsaarianaglossário , região que concentra vários dos países subdesenvolvidos mais pobres do mundo.

Gráfico. INFECTADOS COM H I V (2020). 26 milhões de pessoas na África Subsaariana. 38 milhões de pessoas no mundo. Ao lado, uma fita vermelha em laço indicando os valores.

Fonte de pesquisa: United Nations. World Population Prospects Tiu taussand end nainetin. Disponível em: https://oeds.link/KouLeJ. Acesso em: 30 junho 2022.

920 mil pessoas viviam com agá í vê no Brasil, em 2019.

13 mil casos novos de infectados pêlo agá í vê no Brasil, em 2021.

Esquema. Ilustração do mapa do Brasil com pessoas sobre ele, e as informações. 920 MIL PESSOAS e 13 MIL CASOS NOVOS.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Analisar informações sôbre a Aids, como contaminação, prevenção etcétera
  • Refletir a ocorrência da aids no mundo, com destaque para o Brasil.

  • O texto e as informações apresentadas contribuem para o desenvolvimento do tema contemporâneo transversal Saúde, com enfoque na presença da Aids no mundo.
  • A seção destaca a importância dos infográficos como recurso atraente que integra diferentes elementos para apresentar uma informação. dêsse modo, o aluno desenvolverá aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7.
  • Converse com os alunos sôbre modos de contaminação do agá í vê: compartilhamento de seringas, transfusão de sangue contaminado, transmissão de mãe para filho (no parto ou na amamentação) e por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo. Comente que a transmissão sexual é uma das fórmas mais frequentes de contágio.
  • Comente que a Aids é uma doença ainda sem cura. Atualmente, é possível ser soropositivo, ou seja, ser portador do vírus, e não desenvolver a doença, controlando suas consequências com medicamentos e seguindo rigorosamente as recomendações médicas.
  • Destaque que, quando surgiram os primeiros casos dessa doença, receber o diagnóstico de Aids era como uma sentença de morte, acompanhada de muito sofrimento. Com o desenvolvimento de medicamentos e terapias, tornou-se possível conviver por muitos anos com a doença. No entanto, o tratamento é bastante severo, e a pessoa precisa ingerir uma grande quantidade de medicamentos diariamente, com diversos efeitos colaterais. Portanto, a melhor medida contra a Aids continua sendo a prevenção.

Atividade a mais

  • Proponha a atividade a seguir e desenvolva noções introdutórias da prática de pesquisa em análise de mídias sociais, com o objetivo de verificar a propagação das informações por meio da internet.
  • Explique aos alunos que o trabalho será realizado em duas etapas: uma pesquisa acêrca da Aids e a publicação em uma rede social com as informações coletadas.

1. Explique aos alunos que a pesquisa deverá conter informações como as principais maneiras de transmissão de aids e a evolução dela no Brasil nos últimos anos.

2. Oriente os alunos na produção de materiais on-line, como imagens ou vídeos, contendo as informações coletadas e as informações sôbre prevenção da Aids na atualidade.

3. Juntos, professor e alunos deverão escolher uma rede social na qual possam publicar essa campanha.

4. Os alunos deverão realizar a análise de mídia verificando no intervalo de seis dias a frequência acumulada de curtidas, compartilhamento e comentários.

5. Para finalizar a pesquisa, promova uma conversa a respeito do alcance da postagem realizada pêla turma nas redes sociais. Oriente os alunos a perceber como as tecnologias digitais podem auxiliar na propagação de informações.

Casos de aids nas regiões brasileiras (2021)

Gráfico. Casos de aids nas regiões brasileiras (2021). Sudeste: 33 por cento. Nordeste: 27 por cento. Sul: 17 por cento. Norte: 14 por cento. Centro-Oeste: 9 por cento.

As infecções pêlo agá í vê entre rapazes e moças de 15 a 24 anos cresceram aproximadamente 58% entre 2012 e 2021.

Ilustração. Um homem e uma mulher parados lado a lado. A mulher possui cabelos castanhos médios, presos, usa camiseta e saia, o homem possui cabelos pretos, curtos, camisa e calça.

Fontes de pesquisa dos dados das páginas 80 e 81: Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2021. Disponível em: https://oeds.link/c8l3qa Ministério da Saúde. Indicadores e Dados Básicos do HIV/AIDS nos Municípios Brasileiros. Disponível em: https://oeds.link/nhMrMX. Acessos em: 14 julho 2022.

  1. Por que os países subdesenvolvidos são mais suscetíveis a epidemias como a de agá í vê?
  2. Conhecer as informações sôbre essa síndrome é suficiente para evitar sua transmissão? Por quê?
  3. Uma das principais fórmas de transmissão do agá í vê é por meio do contato sexual. Para evitá-la, o uso de preservativos é fundamental. No entanto, apesar das campanhas de prevenção, vimos que o índice de contágio pêlo agá í vê entre os jovens brasileiros continua crescendo. Em sua opinião, por que isso acontece?
  4. A desigualdade econômica em um país resulta na má qualidade de vida de parte de sua população. Certas doenças tropicais que atingem a população dos países mais pobres, como a malária e a dengue, muitas vezes são negligenciadas pêla indústria farmacêutica, que não tem interêsse em investir em pesquisa de possíveis tratamentos. Essas doenças, que não recebem atenção suficiente da medicina, são chamadas de “doenças negligenciadas”. Organizem-se em grupos para pesquisar o assunto. Cada grupo deverá abordar uma doença negligenciada, descobrindo suas características e em quais regiões e de que fórma ela atinge as populações mais pobres. Depois, apresentem aos outros grupos as informações coletadas.
Respostas e comentários

Respostas 1 a 4 da seção O tema é nas orientações ao professor.

A atividade 4 favorece o desenvolvimento da Competência geral 2 e da Competência específica de Geografia 5, ao promover a investigação, a reflexão e a análise com base em conhecimentos em informações pesquisadas.

Respostas

1. Em razão da precariedade dos sistemas de saúde, da falta de hospitais e da carência de campanhas preventivas, entre outros fatores.

2. Não. É fundamental que todos tenham acesso às informações e que, principalmente, elas sirvam para mudar a atitude das pessoas diante dos riscos da doença, de modo que ela seja evitada. Reforce, sempre que possível, a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais, além do não compartilhamento de agulhas e seringas.

3. Resposta pessoal. Comente com os alunos que as campanhas preventivas podem não atingir toda a população. Outra razão para o aumento dos casos entre os jovens pode ser o fato de que, embora êles saibam dos riscos, não os levam muito a sério, achando que o contágio é muito raro e que não acontecerá com êles.

4. Incentive os alunos a pesquisar na internet as doenças negligenciadas. Se julgar necessário, sugira que êles busquem informações a respeito das seguintes doenças: malária, tuberculose, doença de Chagas e barriga-d’água.


Geografia em representações

Infográfico

Ao longo das páginas dêste livro e também em vários outros materiais, como revistas e jornais, você pôde verificar a presença de textos, fotos, ilustrações, mapas e gráficos. Isso acontece porque podemos representar uma informação de diferentes maneiras, ou seja, utilizando diferentes recursos visuais.

Um recurso visual muito utilizado para representar informações é o infográfico: uma fórma de apresentação de informações que geralmente integra elementos gráficos, como fotos, mapas, gráficos, dados estatísticos e textos sintéticos. De modo geral, os infográficos buscam apresentar as informações de modo contextualizado e atrativo para o leitor. Vamos ver um exemplo.

O Analfabetismo

O analfabetismo e o analfabetismo funcional são uma realidade preocupante no Brasil. O analfabeto funcional é aquele que tem dificuldades para interpretar o que lê ou para expressar melhor suas ideias, portanto, êle lê e escreve mal. Para combater essas deficiências, é necessário desenvolver o hábito de ler livros, jornais, revistas, blogs e sites na internet.

Gráfico. Educação no Brasil. Taxa de analfabetismo no Brasil (2019). Norte: 8 por cento. Nordeste: 14 por cento. Sudeste: 3 por cento. Sul: 3 por cento. Centro-Oeste: 5 por cento. Ao lado de cada informação há um mapa da região citada. Gráfico. Analfabetismo Funcional (2012-2019). 2012: 18 por cento. 2019: 14 por cento. Gráfico. Matrículas na Educação Básica (2020). Pública: 81 por cento. Particular: 19 por cento. O gráfico está em uma folha de papel com um sinal de checagem e com uma caneta ao lado.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender o que são infográficos.
  • Verificar como diferentes informações podem ser apresentadas por meio de um infográfico.
  • Perceber que os infográficos utilizam diferentes recursos gráfico-visuais para transmitir informações.

  • Destaque a importância dos infográficos como um recurso gráfico-visual atraente que integra diferentes elementos para apresentar uma informação. dêsse modo, o aluno desenvolverá aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7.
  • Oriente os alunos durante a leitura e a interpretação das informações do infográfico da seção. Chame a atenção deles para cada um dos dados apresentados.
  • Peça-os que reflitam a situação da educação no Brasil e identifiquem os principais problemas relacionados a ela.
  • Solicite aos alunos que verifiquem a porcentagem da taxa de analfabetismo na região onde vivem e comparem-na com a das demais regiões. Questione-os sôbre o que concluíram ao realizar essa comparação.
  • Peça, ainda, que atentem à discrepância entre a porcentagem de alunos da Educação Básica que se matriculam em escolas particulares e públicas.
  • Sugira aos alunos que, com base nos dados já vistos, pensem em uma nova proposta de infográfico para apresentarem a mesma informação. Instrua-os, se possível, a criá-los em cartazes, utilizando, para isso, diferentes elementos, como mapas, gráficos, imagens de revistas ou da internet, fotos, textos curtos etcétera Por fim, peça-os que apresentem aos colegas o resultado do trabalho. Esta atividade favorece a exploração da Competência geral 4 da Bê êne cê cê.
  • Explique aos alunos que os infográficos são uma fórma de apresentar diferentes informações e podem tratar dos mais variados assuntos e disciplinas. No entanto, como algumas informações podem ser regionalizadas, é comum serem utilizados mapas para compor os infográficos.

Educação e desenvolvimento

Quando o assunto é o desenvolvimento de um país, um fator fundamental a ser considerado é a educação. Um país que investe em educação tem maiores chances de ter uma população mais qualificada para o mercado de trabalho e de ainda desenvolver áreas, como ciência e pesquisa tecnológica.

No Brasil, houve uma melhoria na educação, conforme podemos perceber ao observar o infográfico a seguir. Apesar disso, nosso país ainda apresenta graves problemas relacionados a essa área. O infográfico mostra alguns dêsses problemas.

Trecho manuscrito: No ano de 2020, 30,6 por cento dos jovens não concluíram o ensino médio até os 19 anos. Ao lado a ilustração de um capelo.
Quase um terço dos jovens do país não chegam nesse patamar.
Trecho manuscrito: No mesmo ano, 17,6 por cento das crianças e jovens não concluíram o ensino fundamental até os 16 anos. Ao lado, ilustração de duas folhas enroladas e amarradas com uma fita.
Quase um quinto das crianças e quase metade dos jovens do país não chegam nesse patamar.
Trecho manuscrito: Em 2020, 99,4  por cento das crianças e jovens estavam na escola. Ao lado, ilustração de um lápis enrolado.
êsse número era de 48% em 1970. Realmente, demos um salto no atendimento escolar dos 6 aos 14 anos, mas ainda temos, aproximadamente, 641 mil crianças e jovens fóra da escola.

Fontes de pesquisa: Méqui. Censo da Educação Básica 2020. Disponível em: https://oeds.link/qnFmhn.

í bê gê É. Sistema í bê gê É de Recuperação Automática. Disponível em: https://oeds.link/upnJ1q Todos pêla Educação. Disponível em: https://oeds.link/jTWvc6. Acessos em: 14 julho 2022.

Em muitas ocasiões, precisamos ser persistentes para atingir nossos objetivos. Por meio da persistência nos estudos, você conseguirá melhorar seu rendimento escolar. Além disso, ter autoconhecimento, ou seja, conhecer suas próprias capacidades, limitações e emoções, torna mais fácil atingir objetivos almejados.

  1. Qual é o principal tema abordado no infográfico?
  2. Quais recursos gráficos o infográfico utilizou?
  3. Pesquise em livros, revistas e na internet outro infográfico. Depois, mostre-o aos colegas e explique qual o tema abordado e os recursos utilizados.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3 respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. A educação no Brasil.

2. Mapas, gráficos e ilustrações.

3. Resposta pessoal. Auxilie os alunos durante a leitura do infográfico pesquisado.

Atividade a mais

  • Promova uma conversa com os alunos sôbre a importância do reconhecimento e da valorização do conhecimento escolar. Inicie a conversa perguntando quais atitudes demonstram o reconhecimento do saber escolar pelos alunos. Após êles exporem a opinião, apresente os itens a seguir e continue a conversa.
  • Dedicar-se aos estudos, ter alto índice de presença nas aulas e fazer as atividades solicitadas pêlo professor.
  • Respeitar os colegas da turma e demais alunos da escola.
  • Respeitar os professores e todos os funcionários da escola.
  • Conservar o ambiente escolar limpo.
  • No final da conversa, pergunte aos alunos:

1. Quais pontos poderiam ser melhorados para que seu conhecimento escolar seja valorizado? Comente com os colegas.

2. Em sua opinião, você está valorizando a oportunidade que tem de estudar? Justifique sua resposta.

Respostas

1. Resposta pessoal. Oriente os alunos a discutir essa questão. Destaque a importância da organização das ideias para as expressar ao grupo com clareza, assim como da argumentação coerente, com base na reflexão. Valorize o respeito pêla diversidade de opiniões.

2. Resposta pessoal. Incentive os alunos a expor sua opinião. Leve-os a refletir sôbre a oportunidade que êles têm de estudar, enquanto muitas pessoas não têm êsse direito garantido. Caso perceba que êles não valorizam os estudos, peça-os que identifiquem os motivos que os têm levado a essa falta de interêsse e de valorização pelos estudos e pergunte-os quais atitudes poderiam ser adotadas a fim de mudar essa postura.


Aproveite o quadro que explora as competências socioemocionais persistência e autoconhecimento para promover uma conversa explorando temas relativos à vida dos alunos, como autoestima, angústias, frustrações, desejos e emoções. êsse momento pode ser bastante oportuno para identificar as dificuldades pêlas quais os alunos estejam passando e que possam estar comprometendo a aprendizagem. Essa abordagem contribui para desenvolver as Competências gerais 8 e 10, ao explorar as questões relacionadas à tomada de decisões individuais com base no conhecimento pessoal.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O subdesenvolvimento de alguns países tem origens históricas. Explique essas origens de acôrdo com o que você aprendeu.
  2. Caracterize as trocas comerciais, em escala mundial, realizadas durante o período colonial. Qual era o papel das metrópoles e das colônias?
  3. O que foi o chamado neocolonialismo?
  4. Além das origens históricas externas, o subdesenvolvimento também está ligado a problemas internos. Explique como problemas interferem no desenvolvimento de um país.

Aprofundando os conhecimentos

5. Compare os valores do Píbi e do í dê agá dos países apresentados a seguir.

País

PIB (em bilhões US$) 2020

IDH
2019

Islândia

19

0,949

Eslovênia

77

0,917

Índia

8.443

0,645

Egito

1.223

0,703

África do Sul

680

0,709

Equador

182

0,759

Costa Rica

100

0,810

Cabo Verde

3

0,665

Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/cK96K1. THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acessos em: 14 julho 2022.

  1. Nessa tabela, quais países se destacam como as três maiores economias?
  2. E quais países apresentam os três í dê agá (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos?
  3. De acôrdo com os dados e com o que você estudou, podemos dizer que o IDH de um país varia necessariamente de acôrdo com o tamanho de sua economia? Justifique a sua resposta com base na seguinte afirmação:

O crescimento econômico nem sempre é sinônimo de desenvolvimento.

Respostas e comentários

1. Com a colonização, entre os séculos dezesseis e vinte, as metrópoles europeias passaram a explorar as riquezas das colônias conquistadas na América, na África e na Ásia. Para garantir o contrôle sôbre as colônias e visando à exploração das riquezas nessas terras, como ouro, prata, madeira, especiarias e produtos agrícolas, os europeus exerceram um intenso domínio sôbre os povos e as terras conquistadas, escravizando e dizimando populações nativas.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. O neocolonialismo foi o processo de exploração colonial que os europeus realizaram na África e na Ásia nos séculos dezenove e vinte.

4. Neste caso, o subdesenvolvimento está relacionado às elites dominantes de cada país. Elas se formaram com o próprio processo de colonização. Em troca de privilégios, defendiam os interêssis das metrópoles, garantindo a exploração dos domínios coloniais. Com a independência das colônias, essas classes dominantes, conhecidas como oligarquias, ocuparam o poder político, fazendo prevalecer seus interêssis e privilégios.

5 a) Índia, Egito e África do Sul.

5 b) Cabo Verde, Índia e Egito.

5. c) Resposta nas orientações ao professor.

  • As atividades propostas exploram aspectos da Competência geral 1 e aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5, ao levar os alunos a utilizar o conhecimento histórico e analisar fatos ocorridos em diferentes tempos e espaços para a compreensão mais adequada do mundo atual.
  • Ao justificar a resposta do item c da atividade 5, os alunos exploram a prática de argumentação, já que deverão elaborar premissas sólidas para compor a atividade.

Um texto a mais

Para complementar o estudo desta unidade, sugerimos a leitura do texto a seguir, que traz, de acôrdo com íve , as características socioeconômicas do subdesenvolvimento.

     reticências

     1. Insuficiências alimentares.

     2. Sérias deficiências das populações, forte proporção de analfabetos, doenças das massas, grande mortalidade infantil.

     3. Recursos negligenciados ou desperdiçados.

     4. Forte proporção de agricultores com baixa produtividade.

     5. Fraca proporção de citadinos, fraqueza das “classes médias”.

     6. Industrialização restrita e incompleta.

     7. Hipertrofia e parasitismo do setor terciário.

     8. Fraqueza do produto nacional por habitante.

     9. Amplitude do desemprêgo e do subemprego, trabalho das crianças.

     10. Situação de subordinação econômica.

     11. Desigualdades sociais violentas.

     12. Deslocação das estruturas econômicas e sociais.

     13. Amplitude do crescimento demográfico.

     14. Tomada de conhecimento da miséria.

     reticências

LACOSTE, Yves. Os países subdesenvolvidos. Tradução: Américo E. Bandeira. décima nona edição Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988. página 13-14.

Respostas

2. No período colonial, as metrópoles forneciam produtos manufaturados às suas colônias (tecidos, ferramentas e louças), enquanto as colônias forneciam riquezas minerais (ouro e prata), matérias-primas agrícolas (açúcar e especiarias), madeira, entre outros produtos primários que as metrópoles comercializavam na Europa obtendo grandes lucros.

5. c ) Não, porque nem todos os países com o PIB elevado, como a África do Sul e a Índia, apresentam í dê agá maior que o dos países com PIB baixo, como a Costa Rica, por exemplo.

6. A foto retrata uma das características mais marcantes do subdesenvolvimento. Identifique qual é e explique-a.

Fotografia. Casas coloridas sobrepostas na margem de um rio.
Bairro carente na cidade de Mumbai, Índia, em 2019.

7. A cólera é uma doença causada pêla bactéria Vibrio cholerae, que, ao infectar o intestino de uma pessoa, provoca diarreia e vômitos, que podem levar à morte por desidratação intensa. Observe a seguir o planisfério que mostra os casos de cólera no mundo.

Casos de cólera no mundo (2017)

Mapa. Casos de cólera no mundo (2017). Número de casos de cólera. Acima de 6.000: República Democrática do Congo e outros países no oeste da África, Índia e outro país no sul da Ásia. Entre 500 e 6.000: países no sul da Ásia, no oeste e sudeste da África. Abaixo de 500: Estados Unidos, Canadá, México, Venezuela, Chile, países no sul e leste da Ásia, países no oeste, leste e sul da África e Austrália. Dado não registrado: Restante dos países do globo. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos e no canto inferior direito, a escala: 1735 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: WHO. Weekly epidemiological record. Disponível em: https://oeds.link/JUkBVe. Acesso em: 15 julho 2022.

  1. De acôrdo com o mapa quais regiões do planeta apresentam maior número de casos de cólera?
  2. Que relação podemos estabelecer entre a cólera e as condições de saúde da população?
Respostas e comentários

6. Resposta: A característica retratada é a pobreza observada na precariedade das moradias e também na poluição e contaminação do córrego.

7. a) Resposta: A África e as regiões sul e sudeste da Ásia apresentam os maiores números de casos de cólera.

7. b) Resposta nas orientações ao professor.

  • A atividade 6 desenvolve a Competência geral 8 e a Competência específica de Geografia 4, pois explora a análise de iconografia para a identificação de dados que possibilitam relacionar as condições de saúde física com as condições socioeconômicas de uma população.
  • A atividade 7 permite um trabalho com o componente curricular de Ciências. Uma sugestão é propor aos alunos que busquem mais informações sôbre essa doença e elaborem uma cartilha ilustrada com as principais informações, como as causas da cólera, os sintomas da doença, as principais fórmas de contágio, o tratamento e a prevenção. Comente com os alunos que as principais fórmas de contágio da cólera estão relacionadas à ingestão de alimentos ou água contaminados com as fezes ou o vômito de pessoas infectadas.

Atividade a mais

  • Organize os alunos em grupos e solicite-lhes que produzam um mapa com países que tiveram mais mortes provocadas pêlo vírus da covid-19 no mundo. Auxilie-os indicando que podem realizar a pesquisa nos sites indicados a seguir. O primeiro é de uma agência britânica de notícias que traz mapas e gráficos com dados de infecções de covid-19 no mundo; o segundo, com a mesma finalidade, traz um mapa temático interativo, no qual os alunos podem usar o cursor do mouse para identificar os dados de vacinação, os infectados e as mortes por covid-19 em todo o mundo. > róiters. Covid 19. Disponível em: https://oeds.link/FFTtkz. Acesso em: 2 julho 2022. > GOOGLE NOTÍCIAS. Coronavírus. Disponível em: https://oeds.link/YYvdTl. Acesso em: 2 julho 2022.
  • Se considerar pertinente, oriente os alunos na produção de cartazes com as informações disponíveis no mapa e faça uma exposição no mural da escola, onde a comunidade escolar poderá ter acesso a informações sôbre o avanço da covid-19 no mundo.

Glossário

Metrópole colonizadora
: nação que entre os séculos dezesseis e vinte estabelecia colônias em outros locais do mundo, com o intuito de ampliar seus domínios territoriais e explorar riquezas.
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Especiarias
: produtos de origem vegetal, como pimenta, cravo-da-índia, gengibre, noz-moscada e canela, usados para dar sabor e aroma aos pratos culinários. Eram comercializadas entre o Oriente e o Ocidente e bastante disputadas pelos colonizadores, por causa da sua importância no preparo e na conservação de alimentos e também por seu uso medicinal.
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Oligarquia
: regime político controlado por um pequeno grupo de pessoas, geralmente pertencentes a um mesmo partido político.
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Golpe militar
: estratégia política autoritária, apoiada pêlas fôrças Armadas, que transgride a Constituição adotada no país com o objetivo de tomar o poder.
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Aids
: em português, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. É causada pêlo HIV, um vírus que ataca o sistema imunológico, diminuindo a resistência do corpo, deixando-o vulnerável a doenças.
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África Subsaariana
: grupo de países localizados ao sul do deserto do Saara. Na África Subsaariana vive cêrca de 81% da população africana.
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