O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Leia o texto e responda às questões propostas.

Pobreza, muito mais do que a falta de dinheiro

     Especialistas que estudam sôbre o assunto afirmam que a pobreza apresenta um caráter multidimensional. Embora se possa considerar a pobreza como a falta de dinheiro, seus impactos vão muito além, privando as pessoas de suas necessidade mais básicas tais como, dificuldade de se alimentar corretamente, de prosseguir nos estudos, de morar em condições adequadas, de cuidar da saúde e de manter hábitos de higiene, entre outras.

     Todas essas condições são imprescindíveis para que uma pessoa consiga atingir suas plenas potencialidades, de fórma a alcançar o seu bem estar e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

     Para isso, o acesso à educação se torna fundamental. As pessoas com mais estudos se tornam mais produtivas, conseguem empregos melhores e mais bem remunerados, dependendo cada vez menos de políticas públicas. Em outras palavras, os investimentos em educação retornam para a própria sociedade.

Texto elaborado pelos autores.

  1. De acôrdo com o texto, a pobreza é um problema ligado apenas à falta de dinheiro?
  2. O último parágrafo do texto destaca a importância da educação para o desenvolvimento. Como o acesso à educação pode influenciar no desenvolvimento de um país?
  3. Com base no que você estudou e no texto apresentado, sugira alternativas para combater a pobreza no mundo.
  1. Em relação ao estudo de desenvolvimento e subdesenvolvimento, responda às questões a seguir.
    1. Cite três principais características que diferenciam os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos.
    2. Por que os países desenvolvidos e subdesenvolvidos também podem ser chamados, respectivamente, pêlas expressões “Norte” e “Sul”?
  2. O í dê agá é calculado com base em três indicadores socioeconômicos, que são:
    1. renda, saúde, educação.
    2. Produto Interno Bruto (Píbi), renda média, desemprêgo.
    3. dependência tecnológica, dívida externa, dependência financeira.
    4. fome, pobreza, subnutrição.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: Não, a pobreza também se manifesta em muitos aspectos, como privação do saneamento básico, da possibilidade de estudar, do acesso adequado à nutrição, entre outros.

1. b) Resposta: Um país que investe em educação tem maiores chances de ter uma população mais qualificada para o mercado de trabalho e, ainda, desenvolver áreas, como ciência e pesquisa tecnológica.

1. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem a adoção de políticas públicas que visem à melhoria das condições sanitárias, ao acesso aos serviços de saúde e educação, da geração de emprêgo e renda etcétera

2. a) Resposta: Os alunos podem citar as seguintes características: Países desenvolvidos: crescimento econômico, melhores condições de vida e maior domínio tecnológico; países subdesenvolvidos: pobreza, precárias condições de vida e dependência tecnológica.

2. b) Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta: A.

Objetivos das atividades

1. Identificar os efeitos negativos da pobreza no desenvolvimento de um país, refletir e propor medidas que poderiam ser tomadas para o combate da pobreza.

2. Reconhecer características de países desenvolvidos e em subdesenvolvido.

3. Identificar os indicadores utilizados no cálculo do í dê agá.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dificuldades, retome a leitura do texto que pode ser realizada de forma oral pêla turma. Durante a leitura, destaque as informações apresentadas em cada parágrafo. Sugira a realização de uma conversa sôbre as medidas que poderiam ser tomadas para o combate da pobreza. Se persistirem dúvidas relativas à importância da educação para o desenvolvimento de um país, exiba o documentário ó dê ésse #4: Educação de qualidade • í bê gê É Explica, produzido pêlo í bê gê É e disponível em https://oeds.link/p36k2R. Acesso em: 22 junho 2022. Após, promova uma conversa e pergunte à turma o que êles entenderam.

2. Caso os alunos tenham dúvidas, sugira uma pesquisa que exemplifique, por meio de fotos, as condições socioeconômicas apresentadas por países desenvolvidos e subdesenvolvidos. As imagens obtidas podem ser organizadas na fórma de painel comparativo destacando as características do desenvolvimento e do subdesenvolvimento entre os países do mundo.

3. Se os alunos tiverem dificuldades, destaque que a melhor condição de vida de uma população é garantida principalmente pêlo acesso à renda e aos serviços de saúde e educação de qualidade. Escreva í dê agá na lousa e, com base na sigla, construa com os alunos um mapa conceitual com base nos conhecimentos abordados.

Resposta

2. b) Resposta: pêlo fato de que a maioria dos países desenvolvidos (com exceção da Austrália e da Nova Zelândia) está situada no Hemisfério Norte, enquanto os países subdesenvolvidos estão localizados ao sul, em relação às nações mais desenvolvidas.

4. Observe os gráficos e a manchete a seguir e responda às questões.

A.

Brasil : evolução do í dê agá (19902019)

Gráfico A. Brasil: evolução do I D H (1990-2019). Valores de I D H. 1990: 0,613. 1995: 0,651. 2000: 0,685. 2005: 0,700. 2010: 0,727. 2015: 0,755. 2019: 0,765.

penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020: a próxima fronteira: o desenvolvimento humano e o Antropoceno. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. Acesso em: 21 julho 2022.

B.

í dê agá de alguns países da América do Sul (2019)

Gráfico. I D H de alguns países da América do Sul (2019). Valores de I D H. Chile: 0,851. Argentina: 0,845. Colômbia: 0,767. Brasil: 0,765. Paraguai: 0,728. Venezuela: 0,711.

penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020: a próxima fronteira: o desenvolvimento humano e o Antropoceno. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. Acesso em: 21 julho 2022.

Brasil perde cinco posições no ranking mundial de IDH, apesar de uma leve melhora do índice

BRASIL perde cinco posições no ranking mundial de í dê agá, apesar de uma leve melhora do índice. gê um, 15 dezembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/ePuzkE. Acesso em: 26 junho 2022.

  1. Considerando o gráfico A, descreva a evolução do í dê agá no Brasil entre 1990 e 2019.
  2. Considerando o gráfico B, descreva a posição do í dê agá brasileiro em comparação a outros países da América do Sul.
  3. Com base na manchete, explique por que, em sua opinião, o í dê agá brasileiro perdeu posições no ranking mundial.
Respostas e comentários

4. a) Resposta: De 1990 até 2015, o í dê agá do Brasil aumentou de maneira significativa. A partir de 2015, o í dê agádesacelerou, ocorrendo um crescimento menor dêsse índice nos últimos anos.

4. b) Resposta: Se comparado a outros países vizinhos, o Brasil tem um í dê agá intermediário, inferior a países como Chile, Argentina e Colômbia, e superior a países como Paraguai e Venezuela.

4. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem o aumento da pobreza decorrente de fatores como o desemprêgo e o aumento da desigualdade social, a deficiência de investimentos em áreas de educação, saúde, moradias, entre outros.

Objetivos das atividades

4. Refletir a evolução do í dê agá do Brasil; Comparar dados do í dê agá do Brasil a outros países da América do Sul; Analisar os parâmetros socioeconômicos que influenciam no í dê agá do Brasil atual.

Como proceder nas atividades

5. Em caso de dúvidas, proponha uma pesquisa sôbre indicadores socioeconômicos de alguns países desenvolvidos e subdesenvolvidos, para que os alunos elaborem uma tabela comparativa. Após, incentive a análise comparativa dos dados. Se os alunos tiverem dúvidas, sugira uma pesquisa sôbre í dê agá de outros países, como os da América do Norte, e proponha a construção de um gráfico de barras, incluindo o í dê agá do Brasil, a fim de que entendam o processo de criação dêste tipo de representação de dados e para que possam compará-los. Se persistirem dúvidas, proponha uma atividade, em grupo, de pesquisa de outras manchetes sôbre o assunto í dê agá e solicite que cada equipe compartilhe os resultados, explicando o que entenderam.