UNIDADE 3 Os mundos subdesenvolvido e desenvolvido

Fotografia. Mulheres sentadas em um campo de terra com montes de pimenta. Elas separam as pimentas e existem bacias em frente a elas. As três usam roupas coloridas e tecidos cobrindo suas cabeças. Ao fundo, árvores.
Atualmente, a Índia é um dos maiores produtores de pimenta no mundo. A foto retrata mulheres trabalhando na secagem de pimentas, na Índia, em 2022.
Respostas e comentários

Aproveite a foto de abertura desta unidade e promova uma discussão a respeito das características dos países subdesenvolvidos e desenvolvidos. Peça-lhes que reflitam sôbre como grupos participam da divisão da produção e das trocas comerciais em escala mundial.

Pergunte a êles o que sabem a respeito de notícias envolvendo países que tenham sido veiculadas recentemente em diferentes meios de comunicação (jornais, revistas, televisão e internet). Com as informações coletadas, incentive-os a compartilhá-las com a turma.

Para iniciar o trabalho com esta unidade, proponha aos alunos que analisem a foto da página 88. Incentive-os a levantar hipóteses que justifiquem o trabalho das mulheres na colheita de produtos cultivados na agricultura de países subdesenvolvidos. Oriente-os a refletir sôbre a economia dêsses países, em comparação com países mais desenvolvidos.

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, promova uma roda de conversa para debater a seguinte questão.

a ) O que você entende por desenvolvimento e subdesenvolvimento?

Respostas

a ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem como características do desenvolvimento: melhores condições de vida, educação e saúde de qualidade, renda mais elevada, trabalho, domínio tecnológico etcétera Como características do subdesenvolvimento: pobreza, fome, miséria, desemprêgo e desigualdade social.

Há diversos aspectos que diferenciam os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos. Embora haja muitas diferenças entre os países dêsses grupos distintos, também é possível encontrar algumas semelhanças entre êles. Uma delas, por exemplo, é a grande importância dos produtos agropecuários na economia nacional dos países subdesenvolvidos. A foto mostrada na página anterior retrata a produção de pimentas na Índia, produto que se destaca na economia dêsse país.

 

Iniciando a conversa

  1. Com os colegas, citem algumas características que vocês conhecem que diferenciem os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos.
  2. Muitos países subdesenvolvidos são grandes exportadores de produtos agropecuários, como é o caso da Índia, mostrada na foto da página anterior. Em sua opinião, por quais motivos países, de modo geral, não se destacam pêla exportação de produtos industrializados?
  3. Você já ouviu falar em dívida externa? Conte para seus colegas o que você sabe sôbre êsse assunto.

 

Agora vamos estudar...

  • as características dos países subdesenvolvidos;
  • as economias emergentes e os bríquis;
  • as condições de vida nos países subdesenvolvidos;
  • as características econômicas dos países desenvolvidos;
  • as condições de vida nos países desenvolvidos;
  • o envelhecimento da população dos países desenvolvidos;
  • os blocos econômicos.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a citar características como a qualidade de vida da população, o desenvolvimento da atividade industrial, a dívida externa, a dependência tecnológica, entre outras.

2. Resposta pessoal. O motivo reside, principalmente, no fato de muitos países subdesenvolvidos estarem historicamente inseridos na divisão internacional da produção e das trocas comerciais como exportadores de gêneros primários e importadores de produtos industrializados dos países desenvolvidos. Instigue a turma a levantar hipóteses para responder à questão.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos reconhecem que são dívidas que os países contraíram, geralmente, com organismos internacionais.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha aos alunos a estratégia Sondagem. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Para o desenvolvimento dessa estratégia, aproveite as questões da página 89 e solicite aos alunos que respondam de maneira escrita ou digital, utilizando algum aplicativo de enquete. Assim que forem captadas todas as respostas, inicie uma roda de conversa para que êles possam justificar suas respostas. Incentive o respeito e a empatia. Novos questionamentos de aprofundamento podem ser feitos pêla turma ou por você. Oriente-os a mudar de opinião, caso se sintam confortáveis, e a justificar as mudanças.

CAPÍTULO 8 O mundo subdesenvolvido

O mundo subdesenvolvido abrange um conjunto de países onde vive a maior parte da população mundial. Nesse conjunto, podemos encontrar países com características muito distintas, principalmente quando comparamos os aspectos culturais e a realidade socioeconômica de suas populações.

Alguns dêsses países, por exemplo, são extremamente populosos, como China e Índia, com mais de 1 bilhão de habitantes cada, enquanto outros países são bem menos populosos, como o Congo, com apenas 5,8 milhões de habitantes.

Observe as informações a seguir, que apresentam, dados socioeconômicos de alguns países subdesenvolvidos.

Países

Renda per capita (em US$) 2020

Mortalidade infantil (por grupo de mil nascidos vivos) 2021

Expectativa de vida (em anos) 2019

Taxa de analfabetismo (em %) 2019

Chile

13.221

5

80

3

China

10.409

6

77

3

Brasil

6.815

13

76

3

África do Sul

5.656

27

64

5

Haiti

1.272

46

64

38

Chade

652

68

54

78

Malauí

636

27

64

38

Fontes de pesquisa: Unicef. The state of the world’s children 2021. Disponível em: https://oeds.link/aWLRte. penúdi. Relatório do desenvolvimento humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/J95YLG. THE World Bank. World development indicators. Disponível em: https://oeds.link/WoxLoc. Acessos em: 18 julho. 2022.

Questão 1.

Analise as informações anteriores e conclua: países apresentam indicadores socioeconômicos diferentes ou semelhantes? Justifique.

Como podemos perceber por meio dessas informações, alguns países como Chile e Brasil apresentam rendimentos per capita bem mais elevados que Haiti, Chade e Malauí. Observe também que, no Chile, por exemplo, a taxa de analfabetismo é de apenas 3% e a expectativa de vida atinge 80 anos, enquanto no Chade a taxa de analfabetismo é de 78% e a expectativa de vida atinge 54 anos.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos do capítulo

  • Verificar quais são os grupos de países que formam o mundo subdesenvolvido.
  • Reconhecer que os países subdesenvolvidos têm características culturais e socioeconômicas distintas entre si.
  • Identificar as características dos países considerados de economias emergentes.
  • Conhecer as causas da dependência e do endividamento econômico dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos.
  • Verificar como o protecionismo comercial e os subsídios agrícolas dos países ricos afetam o crescimento econômico do mundo subdesenvolvido.
  • Refletir a disparidade tecnológica entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
  • Verificar o domínio econômico e tecnológico dos países desenvolvidos em relação aos países subdesenvolvidos.
  • Conhecer as condições de vida da população em países subdesenvolvidos.
  • Verificar a precariedade dos sistemas de saúde dos países subdesenvolvidos.
  • Compreender como ocorrem a transmissão e a prevenção da leptospirose.

Justificativa

Por meio dos estudos, os alunos aprofundarão conhecimentos sôbre as diferentes características econômicas e sociais dos países subdesenvolvidos. Entre outros aspectos, vão compreender como os problemas econômicos decorrentes do endividamento externo, do protecionismo comercial e dos subsídios agrícolas contribuem para o atraso no desenvolvimento, explorando, assim, a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero nove. Também perceberão como a tecnologia auxilia no crescimento exponencial econômico dos espaços rurais e urbanos dos países mais desenvolvidos e o consequente aumento da população das áreas urbanas, aprofundando aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê um três. Com isso, os alunos mobilizarão conhecimentos prévios para compreender a posição do Brasil como economia emergente, que, com outros países, faz parte do grupo conhecido como bríquis.


Apresente um mapa-múndi aos alunos e ajude-os a localizar os países da tabela. Peça-os que observem e localizem o continente ao qual pertencem e comparem os dados da tabela, verificando os indicativos principais dêsses países subdesenvolvidos. Oriente-os a, com base nas análises, elaborar conclusões sôbre as diferenças entre os países.

Resposta

Questão 1. países apresentam indicadores socioeconômicos bem diferentes. Alguns têm renda mais elevada, como Chile, Brasil e África do Sul, enquanto outros têm renda per capita bem inferior, como Haiti, Chade e Malauí; mesmos países, por sua vez, apresentam taxas de mortalidade infantil e analfabetismo maiores e expectativa de vida menor.

Muitos países subdesenvolvidos ainda são essencialmente agrários ou dependentes de atividades extrativas minerais, como Guiana, República Democrática do Congo e Camboja. Nesses países, grande parte da população ainda vive no campo.

Outros países, ao contrário, são industrializados e avançados do ponto de vista tecnológico, como Brasil, Argentina e México. Com o processo de industrialização, países também se urbanizaram e, por isso, apresentam predomínio de populações urbanas.

A.

Fotografia A. Um homem conduz um arado que é puxado por um boi. Ambos estão em um terreno enlameado. Ao fundo, pasto com vegetação rasteira.
Agricultor utilizando arado de tração animal, na ilha de Java, Indonésia, em 2021.

B.

Fotografia B. Equipamentos com braços mecânicos entre estruturas de metal.
Atividade industrial em Buenos Aires, Argentina, em 2021.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 2.

Embora os dois países apresentados nas fotos A e B sejam subdesenvolvidos, êles retratam características contrastantes em relação ao desenvolvimento tecnológico. Troque ideias com seus colegas e apontem essa diferença.

Assertividade significa a capacidade de expressar nossas ideias de maneira clara e objetiva. Procure ser assertivo ao expor suas opiniões aos colegas.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Verifique se os alunos perceberam que, na foto A, a atividade agrícola é realizada por meio de técnicas tradicionais de cultivo, ou seja, sem o uso de tecnologias avançadas. Na foto B, a característica marcante é o emprêgo de tecnologia sofisticada na atividade industrial.

  • Localize, em um planisfério político, os países citados na página.
  • Peça aos alunos que descrevam as fotos A e B desta página. Durante a descrição, chame a atenção para a questão da tecnologia retratada. No Brasil, por exemplo, há propriedades agrícolas que utilizam técnicas tradicionais e indústrias com elevada tecnologia.
  • As fotos A e B desta página exploram a Competência específica de Ciências Humanas 5, ao tratar de eventos ocorridos em espaços variados, porém, em tempos semelhantes.
  • A atividade 2 da página 91 explora a competência socioemocional assertividade, pois incentiva os alunos a argumentar, partilhando informações a respeito dos contrastes identificados nas imagens, desenvolvendo habilidades de comunicação e argumentação, o que favorece o diálogo e o desenvolvimento da Competência geral 7 da Bê êne cê cê.

As economias emergentes e os bríquis

Nos últimos anos, alguns países subdesenvolvidos vêm apresentando maior crescimento econômico, com destaque nas relações comerciais internacionais. países são denominados emergentes ou de economias emergentes.

Entre os emergentes, destacam-se também algumas das maiores economias mundiais, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os chamados bríquis. A sigla é uma referência à letra inicial de cada país (B – Brasil; R – Rússia; I – Índia; C – China e S África do Sul, do inglês South Africa).

De modo geral, países se destacam pêla presença de importantes parques industriais, amplos mercados consumidores e disponibilidade de mão de obra barata, condições que atraem os investimentos externos. Assim, êles vêm se tornando áreas promissoras para investimentos de grandes potências econômicas mundiais, que visam principalmente à entrada de suas multinacionais, entre elas, indústrias automobilísticas e de informática.

Vejamos a seguir algumas características dos países que formam os bríquis.

Brasil

A economia brasileira passou a se destacar no cenário mundial a partir da década de 1990 devido ao fortalecimento de suas relações comerciais internacionais e também ao seu elevado Píbi frente às demais economias do mundo. Em 2021, o Píbi do país foi de 1,6 trilhão de dólares. Embora o Brasil também exporte produtos industrializados, grande parte do Píbi brasileiro é composto por exportações de produtos de origem primária, ou seja, agropecuários e minerais.

Bandeira do Brasil, composta por um retângulo verde, um losango amarelo e um círculo azul com uma faixa e estrelas.

Rússia

Após o fim do sistema socialista soviético, o país passou a investir na modernização de suas indústrias. A grande disponibilidade de recursos minerais em seu território ajudou tanto o desenvolvimento industrial quanto a vida econômica, uma vez que a exportação de minérios, principalmente petróleo, é um dos principais pilares da economia russa.

Desde o início do século vinte e um, a Rússia passou a figurar como um país emergente devido ao crescimento econômico. No cenário internacional, a Rússia apresenta grande importância por sua influência político-econômica em grande parte dos países do Léste Europeu e também por causa de seu grande potencial bélico.

Bandeira da Rússia, composta por três faixas horizontais em branco, azul e vermelho.

Índia

Destaca-se mundialmente pêlo desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia, como satélites espaciais e informática. O investimento estrangeiro no país a partir da década de 1990 intensificou o desenvolvimento do parque industrial indiano. Além da atividade industrial, o setor de prestação de serviços, a agricultura e a extração mineral também são importantes pilares da economia indiana.

Bandeira da Índia, composta por três faixas horizontais em laranja, branco e verde com um círculo azul ao centro da faixa branca.
Respostas e comentários

O tema proposto permitirá o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero nove, uma vez que os alunos vão analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os países denominados Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Um texto a mais

Complemente o estudo do tema Economias emergentes com a leitura do texto a seguir.

     Uma das características do mundo que se descortina ao iniciar-se a segunda década do século vinte e um é a crescente importância da inserção internacional dos chamados países emergentes. países desenham uma nova geografia econômica e social no mundo, que não permite mais negligenciá-los na discussão dos grandes assuntos políticos e econômicos internacionais. reticências

     Os países emergentes têm regimes políticos diversificados mais ou menos autoritários, mais ou menos democráticos. Neles, o Estado de bem-estar social é mais ou menos generoso e realiza políticas sociais diversificadas reticências.

países também compartilham dificuldades: instabilidade do crescimento diante da nova globalização, exportação significativa de lucros por parte das multinacionais, volatilidade de capitais – senão dos investimentos externos –, evasão de cérebros no caso de alguns, forte competição entre os próprios países emergentes, notadamente na Ásia; no mercado americano, tensões e frustrações sociais decorrentes do próprio processo de crescimento, que elevou as aspirações dos jovens e dos habitantes do campo e que alimentou o êxodo rural. Onze países foram escolhidos para a análise [representando os emergentes]: Brasil, Chile e México, na América; China, Índia, Indonésia, Coreia e Malásia, na Ásia; Turquia e Rússia, na Europa; e África do Sul, na África. Dependentes total ou parcialmente de especializações tradicionais em atividades de baixos salários, de produções primárias e frequentemente de uma monoexportação, cada um entre êles era emergente primário. reticências

, . Países emergentes. Tradução: Sérgio Duarte. Brasília: Funag, 2013. página 7, 1415.

China

O país tem cada vez mais se destacado no cenário internacional devido a seu elevado crescimento econômico. Com uma economia diversificada, principalmente na área industrial, os chineses exportam os mais diferentes tipos de produtos industrializados e cada vez mais vêm realizando investimentos em países estrangeiros, principalmente na América Latina e na África.

Bandeira da China, composta por um retângulo vermelho com cinco estrelas amarelas no canto superior esquerdo.

África do Sul

A África do Sul é um dos países mais desenvolvidos do continente africano e apresenta economia diversificada, com destaque para a exportação de produtos minerais, como platina, diamante e minério de ferro. Além disso, o país também possui uma importante produção industrial, sobretudo na área da siderurgia, metalurgia e química.

Bandeira da África do Sul, composta por um triângulo preto à esquerda, com faixas diagonais verdes ao lado dele, que se unem ao centro. A parte acima dessa faixa é vermelha e a parte abaixo dela, é azul. Há uma linha fina amarela contornando dois lados do triângulo e linhas brancas contornando a faixa verde acima e abaixo.

O mapa mostra as economias emergentes do mundo, de acôrdo com as classificações utilizadas pêla ônu (Organização das Nações Unidas) e pêlo éfe ême í (Fundo Monetário Internacional). No mapa, também estão indicados os países que formam os bríquis.

Países com economias emergentes (2020)

Mapa. Países com economias emergentes (2020). BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Países emergentes: México, Argentina, Brasil, Polônia, Rússia, Turquia, Irã, Paquistão, Índia, China, Bangladesh, Tailândia, Indonésia, Arábia Saudita, Egito, Nigéria, Angola e África do Sul. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2070 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 5. edição São Paulo: Moderna, 2020. página 59.

THE World Bank. Disponível em: https://oeds.link/oSYBCy. Acesso em: 30 junho 2022.

Respostas e comentários

Atividade a mais

Após as leituras e os estudos sôbre as economias emergentes e os Brics, solicite aos alunos que sistematizem os conhecimentos aprendidos criando um podcast, explicando o que são países emergentes. Para isso, oriente-os a inserir as informações que foram anotadas, lidas e discutidas em sala de aula. Essa atividade poderá ser em grupo ou em duplas, e os alunos podem criar um debate ou apresentá-lo como entrevista, com perguntas elaboradas por êles e respondidas com base nos conhecimentos adquiridos e em novas pesquisas de aprofundamento, trazendo informações complementares. Essa atividade remete à cultura juvenil, utilizando elementos da tecnologia e novas fórmas de comunicação para divulgar informações e conhecimentos. Além disso, contempla a Competência específica de Ciências Humanas 7 e a Competência geral 5 da Bê êne cê cê, pois os alunos vão conhecer e desenvolver outras linguagens, com o auxílio de tecnologias digitais, para produzir conhecimento.

A dependência econômica

Os países subdesenvolvidos estão historicamente inseridos na divisão da produção e das trocas comerciais, em escala mundial, como exportadores de gêneros primários (matérias-primas de origem agrícola, vegetal e mineral, as chamadas commoditiesglossário ), produtos que apresentam baixo valor no mercado internacional.

Por outro lado, grande parte dêsses mesmos países compra produtos industrializados (máquinas e equipamentos, automóveis, tratores, computadores etcétera) das nações ricas e desenvolvidas. Por serem mais avançados tecnologicamente, produtos têm preços muito mais elevados do que aqueles que são exportados.

Com isso, o resultado entre os valores das exportações e os das importações acaba sendo desfavorável para os países subdesenvolvidos, pois, em geral, o total que recebem pelos produtos que vendem é menor que os valores que pagam pelos produtos que compram. Nesse caso, ocorre um desequilíbrio na balança comercialglossário dêsses países, com a acumulação de déficits crescentes e, consequentemente, crescimento do seu endividamento externo.

As imagens a seguir mostram como funciona a balança comercial de um país.

Superávit comercial

Quando o valor das exportações ultrapassa o das importações, o país apresenta superávit em sua balança comercial, ou seja, tem mais a receber do que a pagar.

Ilustração. Uma balança com dois pratos em desequilíbrio. O prato mais baixo, indica: EXPORTAÇÃO; o prato mais alto, indica: IMPORTAÇÃO.

Déficit comercial

Quando o valor das importações supera o das exportações, o país apresenta déficit em sua balança comercial, isto é, tem mais a pagar do que a receber.

Ilustração. Uma balança com dois pratos em desequilíbrio. O prato mais alto, indica: EXPORTAÇÃO; o prato mais baixo, indica: IMPORTAÇÃO.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que, ao longo das últimas décadas, a tendência de queda no preço dos produtos primários no mercado internacional teve consequências diretas na balança comercial dos países subdesenvolvidos, sobretudo dos que dependem quase exclusivamente da venda dêsses gêneros, como é o caso de Costa do Marfim (cacau), Honduras (café), Equador (banana) e Peru (cobre), conforme dados da Organização Mundial do Comércio, em 2018.
  • Destaque para os alunos que, em 2018, os principais produtos agropecuários exportados pêlo Brasil foram soja, açúcar, carne bovina e milho. Já os três produtos de origem não agrícola são ferro, petróleo e automóvel.
  • Peça aos alunos que deem exemplos de produtos industrializados consumidos por êles oriundos de países desenvolvidos. Podem ser citados aparelhos tecnológicos (como smartphones e videogames), vestuário, automóveis etcétera Destaque também exemplos na cultura, como seriados televisivos, filmes e músicas. A ideia é levá-los a perceber como nossa vida cotidiana está relacionada ao consumo de produtos vindos de grandes multinacionais com séde nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa e no Japão (mesmo que sejam fabricados no Brasil ou na Ásia).

O endividamento externo

Com déficits na balança comercial, os países subdesenvolvidos, em geral, não conseguem obter dinheiro suficiente para investir no desenvolvimento de suas economias, como na ampliação do parque industrial, na expansão e modernização das atividades agropecuárias e na implantação de infraestrutura (construção de estradas, ferrovias, portos, usinas para geração de energia elétrica etcétera).

Diante dessa realidade, países acabam contraindo empréstimos para cobrir o déficit comercial e também para investir no desenvolvimento interno. empréstimos são adquiridos em organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (éfe ême í) e o Banco Mundial.

Entre as décadas de 1960 e 1970, os países subdesenvolvidos foram incentivados pelos credores estrangeiros a contrair grandes empréstimos. Porém, na década de 1980, com a alta exagerada dos jurosglossário no mercado internacional, houve um aumento excessivo no valor da dívida externa dos países devedores, como podemos observar no gráfico.

Endividamento externo dos países subdesenvolvidos (19702020)

Gráfico. Endividamento externo dos países subdesenvolvidos (1970-2020). Dívida (em bilhões de dólares). Os valores são aproximados. 1970: 0. 1980: 500. 1990: 1.100. 2000: 2.000. 2010: 4.000. 2020: 8.600.

Fonte de pesquisa: THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/7zqr9Y. Acesso em: 18 julho 2022.

Questão 3.

De acôrdo com o gráfico, em qual intervalo de tempo o valor da dívida externa aumentou mais? Justifique a sua resposta.

O aumento do endividamento passou a comprometer seriamente o crescimento econômico e social dêsses países, que, para realizar o pagamento dessas dívidas, foram obrigados a diminuir os investimentos em áreas essenciais ao desenvolvimento, como educação, saúde e habitação.

Ilustração. Um saco verde com um cifrão, moedas douradas empilhadas ao lado de uma calculadora, e acima, um gráfico com uma seta ascendente.
Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: O valor aumentou mais entre os anos 2010 e 2020, quando a dívida saltou de 4 trilhões para aproximadamente 9 trilhões.

Apresenta textos complementares para auxiliar o trabalho com o assunto da página ou para contribuir com a formação do professor. O trabalho com esse recurso também tem o intuito de proporcionar ao professor a possibilidade de conduzir o conteúdo de maneira alternativa e/ou ampliar os próprios conhecimentos sóbre o tema abordado.

Um texto a mais

Para aprofundar o tema estudado, sugerimos a leitura do texto a seguir, que cita exemplos de vários momentos em que o Brasil contraiu empréstimos internacionais.

Dívida para pagar a dívida

     Assim como o idioma, a organização política e a religião, a dívida externa brasileira foi uma herança portuguesa. Em 1824, o Império contraiu um empréstimo de 3,7 milhões de libras esterlinas, em grande parte para saldar dívidas de Portugal, de fórma que este reconhecesse nossa Independência. Cinco anos depois, um novo financiamento veio da Inglaterra, desta vez para pagar as parcelas do empréstimo anterior. reticências

     Empréstimos externos foram usados também na industrialização do país – alguns deles arrancados a duras penas. Em 10 de junho de 1940, diante da reticência norte-americana em conceder um empréstimo de até US$ 20vinte reais milhões para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, o presidente Getúlio Vargas fez um discurso atacando duramente o liberalismo. A fala, interpretada como um flerte com o nazifascismo, rendeu elogios de Benito Mussolini e preocupou o govêrno de Washington. A estratégia deu certo: pouco mais de três meses depois, o Export-Import Bank (Eximbank) dos EUA anunciou a liberação dos US$ 20vinte reais milhões pretendidos.

     Parte dos muitos empréstimos externos contratados pêlo govêrno e por empresas do Brasil ao longo dos anos 1960 e 1970 teve como destino obras de infraestrutura, como usinas hidrelétricas e nucleares, aeroportos e estradas. A prática continua até hoje. O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, iniciado em 1994, previa um financiamento de US$ 350trezentos e cinquenta reais milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento () e de US$ 237duzentos e trinta e sete reais milhões do Banco Japonês para a Cooperação Internacional ().

, Marcelo José Braga. Devo, não nego. Nossa História, São Paulo, Vera Cruz, ano 2, número 24, outubro 2005. página 51.

Barreiras alfandegárias e protecionismo

O desenvolvimento econômico dos países subdesenvolvidos também tem sido dificultado pêlo protecionismo comercial que os países ricos praticam para defender seus mercados da concorrência externa. Na maioria das vezes, êsse protecionismo ocorre por meio de barreiras alfandegáriasglossário , justamente em relação àqueles produtos em que os países pobres são mais competitivos, como no caso de cereais, frutas, sucos, carnes, produtos têxteis, calçados, ferro, aço, entre outros.

Entre essas barreiras estão a cobrança de altas taxas de importação e a imposição de cotas que limitam a importação de certos produtos. Além das tarifas, muitas medidas protecionistas adotadas pelos países mais ricos também são justificadas por razões de ordem sanitária, a fim de prevenir riscos de contaminação e disseminação de pragas ou doenças, vindas de outros países.

Com a redução das exportações, a produção interna dos países subdesenvolvidos também fica prejudicada, inibindo o crescimento econômico e a geração de empregos. Veja a seguir exemplos de tarifas para alguns produtos exportados pêlo Brasil.

Suco de laranja

20%

Fotografia. Um contêiner de laranja com a bandeira da União Europeia e ao lado a indicação: 20 por cento.
União Europeiaglossário .

25%

Fotografia. Um contêiner de cor laranja com a bandeira do Japão e ao lado a indicação: 25 por cento.
Japão.

Carne bovina

20%

Fotografia. Um contêiner de cor rosa com a bandeira da União Europeia e ao lado a indicação: 20 por cento.
União Europeia.

39%

Fotografia. Um contêiner de cor rosa com a bandeira do Japão e ao lado a indicação: 39 por cento.
Japão.

Questão 4.

De que fórma a eliminação das barreiras protecionistas e o aumento das exportações beneficiariam a economia dos países subdesenvolvidos? Converse sôbre isso com os colegas.

Respostas e comentários

Questão 4. Possível resposta: A eliminação das barreiras protecionistas impostas aos países subdesenvolvidos beneficiaria a economia dêsses países, pois ampliaria as exportações e a produção interna, aumentando o crescimento econômico e a geração de empregos.

  • Comente com os alunos que o protecionismo praticado pêlas nações mais ricas tem gerado grandes prejuízos às economias dos países subdesenvolvidos, que dependem de suas exportações para gerar e melhorar os resultados da balança comercial.
  • A fim de aprofundar o estudo sôbre as barreiras alfandegárias e o protecionismo mundo afora, comente que o Brasil mantém relações comerciais com vários países. Explique como isso é vantajoso para o país, pois significa mais possibilidades de ampliar e fortalecer relações comerciais em escala global. dêsse modo, fica menos vulnerável aos possíveis impactos negativos resultantes da adoção de políticas protecionistas por um ou outro país.

Atividade a mais

  • Peça aos alunos que, reunidos em grupos, pesquisem notícias relacionadas à possível adoção ou não de políticas protecionistas realizadas por algum país. Marque um dia para que êles levem as reportagens para a sala de aula. Peça-lhes que selecionem as notícias que considerarem mais importantes e faça uma roda de conversa sôbre o tema. Algumas perguntas podem nortear a atividade: “Qual medida foi ou deixou de ser adotada?”; “Por que isso foi feito?”; “Quais são as possíveis consequências disso para o Brasil?”.
  • Esta atividade desenvolve a Competência específica de Geografia 5, ao promover a pesquisa para compreender características do mundo político e econômico em que vivemos.
  • A atividade favorece a análise e a exposição de opiniões sôbre o tema abordado, além de incentivar os alunos a respeitar opiniões distintas, desenvolvendo aspectos da habilidade de argumentação.

Subsídios agrícolas

Além das barreiras protecionistas, os países ricos também se defendem da concorrência externa com a concessão de grandes subsídios aplicados no desenvolvimento de suas atividades econômicas. Em geral, subsídios são concedidos pelos governos dos países ricos, que pagam, por exemplo, aos seus agricultores, eventuais diferenças entre os custos de produção e o valor dos produtos agrícolas cotado no mercado internacional.

Assim, se os agricultores gastam 100 dólares para produzir uma tonelada de trigo, por exemplo, e o preço dêsse produto no mercado externo estiver abaixo dêsse valor, o govêrno paga a diferença ao agricultor, livrando-o de prejuízos. Os agricultores dos Estados Unidos e da União Europeia, por exemplo, recebem subsídios agrícolas que chegam a quase 38 bilhões de dólares ao ano.

dêsse modo, os subsídios garantem a lucratividade dos agricultores, protegendo-os em relação à competitividade dos países subdesenvolvidos. Portanto, a eliminação dos subsídios agrícolas nos países ricos levaria a um melhor equilíbrio nas relações comerciais internacionais, podendo contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico dos países mais pobres.

Fotografia. Um homem de camisa e chapéu conduzindo um arado que é puxado por dois bois. Eles passam por um vasta área de plantio. Há duas galinhas e um cachorro junto ao homem. Ao fundo, pasto e árvores.
A falta de recursos financeiros (financiamentos e subsídios) não permite o desenvolvimento das atividades agrícolas em muitos países, como em Cuba. Nesse país, muitos agricultores cultivam as terras com técnicas tradicionais, o que compromete o rendimento e a produtividade de suas lavouras. A foto mostra um agricultor em Viñales, Cuba, em 2019.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 5.

Com base no que foi apresentado nesta página, o Brasil e outros países subdesenvolvidos se beneficiariam com a eliminação do subsídio agrícola? De que maneira? Troque ideias com os colegas.

Respostas e comentários

Questão 5. Possível resposta: Sim. Sem os subsídios agrícolas de países desenvolvidos, a competitividade em relação ao valor de mercado dos produtos a serem exportados se tornaria semelhante.

Atividade a mais

Inicie o trabalho com o tema desta página lendo para os alunos as manchetes de jornal a seguir.

Maioria dos subsídios agrícolas é mal-empregada, o que distorce preços, diz ônu

Disponível em: https://oeds.link/Vh2OgU. Acesso em: 3 julho 2022.

Subsídios agrícolas globais continuam em alta, diz Ô cê dê É

Disponível em: https://oeds.link/CY4fgf. Acesso em: 3 julho 2022.

Pergunte aos alunos o que êles sabem a respeito de subsídios agrícolas e deixe que exponham seus conhecimentos sôbre o tema.


  • Organize a turma em semicírculo e solicite aos alunos que conversem a respeito da eliminação do subsídio agrícola, abordado na atividade 5. Oriente-os a respeitar as diferentes opiniões dos colegas e desenvolver a prática da argumentação. Durante a atividade, diga-lhes que é preciso defender suas opiniões com base no que aprenderam. Ao final da atividade, peça-os que avaliem os argumentos utilizados, verificando como podem melhorá-los.
  • Esta atividade explora a Competência geral 2 da Bê êne cê cê, pois incentiva os alunos a elaborar justificativas por meio da troca de ideias, interpretando e fazendo a análise crítica da opinião dos colegas e elaborando as próprias conclusões.

A diferença tecnológica

Outra característica marcante do mundo subdesenvolvido é o baixo desenvolvimento científico e tecnológico em relação aos países mais ricos e industrializados. Observe as informações a seguir.

Países

PIB (em bilhões de dólares) 2020

Investimentos em educação (% do PIB) 2019

Investimentos em ciência e pesquisa (% do PIB) 2019

Técnicos e cientistas (por milhão de pessoas) 2019

Desenvolvidos

Dinamarca

356

7,2

2,9

7.739

Alemanha

3.846

4,4

3,2

5.396

Japão

5.040

3,1

3,2

5.374

Estados Unidos

20.893

4,4

3,2

4.821

Subdesenvolvidos

Chade

11

1,8

sem dados

sem dados

Brasil

1.449

6,3

1,2

sem dados

Chile

253

5,3

0,3

510

México

1.087

4,2

0,3

349

Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/cxAHMD. Acessos em: 19 julho 2022.

Questão 6.

De acôrdo com as informações anteriores, compare os investimentos em educação, ciência e pesquisa entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Questão 7.

Compare também o número de técnicos e cientistas entre países.

Questão 8.

Quais conclusões podem ser estabelecidas com essas comparações? Anote-as no caderno.

Os números anteriores revelam que a maior parte dos países subdesenvolvidos, ao contrário do que acontece em nações mais ricas, destinam poucos investimentos às áreas de educação, ciência e pesquisa. O resultado disso, como também foi mostrado anteriormente, é observado na proporção de técnicos e cientistas dêsses países.

A disparidade tecnológica mostrada nas informações anteriores coloca os países desenvolvidos e subdesenvolvidos em situações opostas. De um lado, temos a maioria dos países pobres e subdesenvolvidos com reduzido ou quase nenhum domínio tecnológico. Do outro, há o grupo dos países ricos e desenvolvidos que detém o domínio das mais avançadas tecnologias.

Respostas e comentários

Questão 6. Resposta: Verifique se os alunos perceberam que nos países desenvolvidos há maior investimento em educação, ciência e pesquisa.

Questão 7. Resposta: Os países desenvolvidos apresentam mais técnicos e cientistas que os países subdesenvolvidos.

Questão 8. Resposta. Os países desenvolvidos investem valores maiores nas áreas de educação, ciência e pesquisa, que são importantes para o desenvolvimento tecnológico e econômico dos países.

  • O tema proposto permite desenvolver aspectos relacionados à habilidade ê éfe zero oito gê ê um três, uma vez que os alunos vão analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia de países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
  • A atividade desta página explora a Competência geral 7 da ao trabalhar dados e informações confiáveis e ao propor a construção do pensamento crítico dos alunos.
  • O conteúdo A diferença tecnológica está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação, dessa maneira, ela poderá auxiliar o aluno a refletir sôbre o assunto e a fazer as atividades que serão desenvolvidas.

A dependência tecnológica

Em razão das disparidades tecnológicas, os países subdesenvolvidos precisam recorrer às importações para ter acesso aos produtos mais sofisticados e avançados tecnologicamente, como equipamentos eletrônicos, máquinas industriais, insumos agrícolas, medicamentos e vacinas.

Essa dependência tecnológica atinge até mesmo os países subdesenvolvidos industrializados, como Brasil, México e Argentina, que não conseguem acompanhar a dianteira tecnológica liderada pêlo mundo desenvolvido, que mantém o domínio sôbre os mais avançados campos do conhecimento e da produção científica.

Tal situação é agravada ainda mais pelos baixos investimentos em educação, ciência e pesquisa. Ainda hoje, existem nesses países inúmeros problemas, como falta de escolas, superlotação das salas de aula, precariedade das instalações escolares, desvalorização dos professores, entre outros. Devido às difíceis condições socioeco­nômicas da população, um grande número de crianças e adolescentes também abandona os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da família.

Isso reflete diretamente no baixo nível de escolaridade da população. Como boa parte da população não consegue concluir o estudo básico, é grande o número de pessoas sem qualificação profissional para exercer atividades especializadas e mais bem remuneradas. A baixa qualificação dificulta o acesso ao mercado de trabalho, fazendo crescer as filas do desemprêgo e as atividades informaisglossário , que exigem pouca ou nenhuma qualificação.

Fotografia. Pessoas sentadas entre caixotes e barracas, expondo peixes, bacias e legumes. Há guarda-sóis e pessoas caminhando entre eles. Ao fundo, árvores.
Vendedores ambulantes em mercado de produtos frescos nas ruas de Yangon, Mianmar, em 2020.
Respostas e comentários

Atividade a mais

No estudo do tema A dependência tecnológica, proponha aos alunos uma pesquisa em jornais, revistas, internet ou televisão sôbre alguns programas que vêm sendo desenvolvidos pêlo Ministério da Educação (Méqui), visando à expansão e à melhoria da educação em nosso país. Entre êles, podemos citar a TV Escola e o Programa Brasil Alfabetizado. Mais informações quanto a e outros programas estão no site do Méqui. Disponível em: https://oeds.link/WDg4zm. Acesso em: 3 julho 2022.

O tema é reticências

Ciência e tecnologia

Migração de cérebros

Sabemos que a maioria dos países subdesenvolvidos investe pouco nas áreas de educação e pesquisa, o que resulta em um baixo desenvolvimento científico e tecnológico. Com poucos recursos, faltam laboratórios modernos e bem equipados, os pesquisadores são mal remunerados e enfrentam péssimas condições de trabalho.

Com isso, os países ricos e industrializados tornam-se atraentes para vários cientistas e pesquisadores, que procuram melhores oportunidades de estudo, trabalho e remuneração, em melhores faculdades, institutos e laboratórios de pesquisa. O deslocamento dêsses profissionais qualificados e especializados em direção aos países ricos tornou-se um fenômeno conhecido pêla expressão “migração de cérebros” (brain drain, em inglês).

Conheça a seguir a situação dêsse fenômeno no mundo.

China e Índia são considerados os dois maiores exportadores de cérebros do mundo. Nos últimos anos, passaram a desenvolver programas voltados a profissionais de ponta e empreendedores. O objetivo dêsses programas é atrair os cidadãos e seus descendentes de volta aos seus países de origem.

Bandeira da China, composta por um retângulo vermelho com cinco estrelas amarelas no canto superior esquerdo.  Bandeira da Índia, composta por três faixas horizontais em laranja, branco e verde com um círculo azul ao centro da faixa branca.

Os Estados Unidos possuem os maiores polos de pesquisa e centros de tecnologia, onde há maior concentração de pessoas com qualificação profissional do mundo. Quase metade das empresas criadas no Vale do Silício, desde 2006, foi fundada por imigrantes estrangeiros atraídos pêlas importantes universidades existentes na região.

Bandeira dos Estados Unidos, compostas por um quadrado azul com estrelas no canto superior esquerdo, seguido por listras vermelhas e brancas.

Em Cuba, a formação em medicina é equivalente à existente em países desenvolvidos. Em razão disso, para evitar a “migração de cérebros” do setor da saúde, o país estabeleceu restrições de viagens ao exterior para médicos especialistas.

Bandeira de Cuba, composta por um quadrado vermelho com uma estrela branca na parte superior à esquerda e outro quadrado branco à direita. Abaixo, faixa horizontal azul.

A Alemanha, preocupada com a falta de profissionais especializados, passou a facilitar o visto de permanência para não europeus com diploma acadêmico, além de investir em programas para financiar cursos de alemão e estágios para jovens europeus.

Bandeira da Alemanha, composta por três faixas horizontais em preto, vermelho e amarelo.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Constatar que países ricos e industrializados atraem muitos cientistas e pesquisadores.
  • Verificar que o deslocamento de profissionais qualificados para países ricos é denominado migração de cérebros.
  • Compreender que a migração de cérebros é um tipo de migração internacional.

  • O trabalho com o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia apresenta os principais motivos que levam profissionais qualificados a buscar, nos países ricos, melhores oportunidades de trabalho e estudo.
  • O tema aborda a migração de cérebros de países subdesenvolvidos para países desenvolvidos, trabalhando assim aspectos relacionados às habilidades ê éfe zero oito gê ê zero um e ê éfe zero oito gê ê zero quatro.
  • Comente com os alunos que a migração de cérebros na China ocorre, principalmente, nas áreas de ciências e engenharia. A grande migração de profissionais qualificados se justifica, entre outras razões, pêla opressão empreendida pêlo regime comunista do país.
  • Pergunte à turma se conhecem casos de profissionais qualificados, como cientistas ou pesquisadores brasileiros, que mudaram para países ricos em busca de melhores oportunidades de estudo, trabalho e remuneração, em faculdades, institutos e laboratórios de pesquisa mais conceituados. Questione-os se há exemplos assim na família ou entre pessoas que êles conheçam.
  • Sabendo que o Brasil tem um dos maiores déficits de mão de obra qualificada do mundo, pergunte aos alunos o que, na opinião deles, poderia ser feito para reverter essa situação. Destaque os investimentos em educação de melhor qualidade e os incentivos aos profissionais qualificados para que se mantenham no país, contribuindo para a geração de riqueza nacional.
  • A seção O tema é... está relacionada ao tema trabalhado na seção Projeto em ação, dessa maneira, ela poderá auxiliar o aluno a refletir sôbre o assunto e a fazer as atividades que serão desenvolvidas.

O Brasil apresenta um dos maiores déficits de mão de obra qualificada do mundo, com apenas 14% da população acima de 25 anos com formação em nível superior.

Bandeira do Brasil, composta por um retângulo verde, um losango amarelo e um círculo azul com uma faixa e estrelas.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/mJhcUf. Acesso em: 9 agosto 2022.

Entre os motivos que ameaçam o desempenho brasileiro na corrida global por cérebros estão a falta de investimentos em pesquisa e ciência, a excessiva burocracia nas universidades e a dificuldade na emissão de vistos de trabalho.

Ícone 'Em grupo'.
  1. O que você já sabia sôbre a “migração de cérebros”? Conte para os colegas e ouça o que êles têm a dizer sôbre o assunto.
  2. Considerando os conceitos de país desenvolvido e país subdesenvolvido e com base na análise das informações destas páginas, o que podemos concluir sôbre o fenômeno da “migração de cérebros”?
  3. Qual é a sua opinião sôbre o assunto discutido? Para ajudá-lo a refletir sôbre êle, considere a hipótese de que você seja um profissional e tenha recebido uma proposta para trabalhar em um país desenvolvido, com boa remuneração e condições adequadas de trabalho. Você aceitaria? Justifique a sua opção.
  4. Imagine-se na seguinte situação: você foi contratado por um jornal para escrever um artigo sôbre o fenômeno da “migração de cérebros”. Nesse artigo, você deverá explicar para o público leitor:
    1. o que significa o fenômeno conhecido como “migração de cérebros” e quais são suas causas;
    2. as consequências sociais e econômicas provocadas pêla “migração de cérebros”;
Ícone 'Em grupo'.

c . quais medidas os países que perdem seus pesquisadores poderiam tomar para interromper a “migração de cérebros”.

Ao terminar seu artigo, leia-o para os colegas de sala e verifique o que êles escreveram sôbre o tema.

Ilustração. Homem de cabelos curtos com seu cérebro a mostra, ligado a uma mala, livros, um capelo, um passaporte e um diploma. Ao redor há quatro pequenos cérebros com asas.
Respostas e comentários

Respostas 1 a 4 nas orientações ao professor.

Professor, professora: O conteúdo Migração de cérebros está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação; dessa maneira, ela poderá auxiliar o aluno a refletir e a realizar as atividades que serão desenvolvidas.

As questões propostas desenvolvem a Competência específica de Ciências Humanas 6, a Competência específica de Geografia 6 e as Competências gerais 7 e 9, pois incentivam os alunos a formar argumentos com base em conhecimentos geográficos voltados para defender ideias e opiniões, respeitando os diferentes pontos de vista e exercitando a responsabilidade para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Respostas

1. Resposta pessoal. Organize os alunos de modo que todos possam participar da atividade e opinar sôbre o assunto. Aproveite a ocasião para verificar os conhecimentos prévios deles.

2. Espera-se que os alunos indiquem que os países desenvolvidos atraem e absorvem a mão de obra especializada de outros países que investem pouco nas áreas de educação e pesquisa, o que resulta em baixo desenvolvimento científico e tecnológico, na ausência de laboratórios modernos e bem equipados e em pesquisadores mal remunerados.

3. Resposta pessoal. Organize a sala de aula de modo que os alunos manifestem suas opiniões de maneira respeitosa. Incentive-os a se expressar livremente. Para isso, mantenha um clima de respeito pêla diversidade, a fim de que todos se sintam à vontade para falar e, inclusive, mudar de ideia, se for o caso. Pondere a discussão considerando os prós e os contras, como a distância da família e dos amigos, o choque cultural, o clima e o fato de contribuir para o desenvolvimento de outro país que não o seu. Leve os alunos a refletir sôbre como se sentiriam se estivessem no lugar de um pesquisador convidado para trabalhar em um país estrangeiro, dispondo de mais recursos para viver e de melhores condições para desenvolver seus estudos.

4. a ) b ) c ) Ao final desta atividade, se possível, organize um mural com os textos dos alunos, valorizando o trabalho desenvolvido por êles e oferecendo a toda a comunidade escolar a oportunidade de conhecer e pensar acêrca dessa temática.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Justifique a frase a seguir.

No conjunto de países que formam o mundo subdesenvolvido, podemos encontrar países com características muito distintas.

  1. Caracterize os países emergentes.
  2. O que são os chamados bríquis?
  3. De acôrdo com o que você estudou, escreva no caderno o que significa:
    1. balança comercial;
    2. superávit comercial;
    3. déficit comercial.

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia a manchete a seguir e responda às questões propostas.

Estudo mostra que subsídios dos Estados Unidos são os mais prejudiciais ao agronegócio brasileiro

Disponível em: https://oeds.link/8wIGSv. Acesso em: 25 julho 2022.

  1. Explique de que maneira os países ricos dão subsídios ao desenvolvimento de suas atividades, especialmente ao setor agrícola.
  2. Além dos subsídios, os países ricos também se defendem da concorrência externa por meio de medidas protecionistas. Explique como isso ocorre.
  3. Cite quais são as consequências do protecionismo comercial para os países subdesenvolvidos.

6. Observe e interprete as informações apresentadas na tabela. Em seguida, responda às questões propostas.

Usuários de internet em alguns países do mundo − 2020 (por grupo de cem habitantes)

Noruega

97

Suécia

95

Sudão

28

Mali

27

Fonte de pesquisa: INTERNATIONAL Telecommunication Union. Percentage of individuals using the internet. Disponível em: https://oeds.link/loWmqH. Acesso em: 19 julho 2022.

De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, podemos dizer que o acesso à internet reflete as disparidades tecnológicas entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos? Explique.

Respostas e comentários

1. Resposta: Os países subdesenvolvidos apresentam características muito distintas, principalmente quando comparamos os aspectos culturais e a realidade socioeconômica de sua população. Muitos países subdesenvolvidos ainda são essencialmente agrários ou dependentes de atividades extrativas minerais. Outros países, ao contrário, são mais industrializados e avançados do ponto de vista tecnológico.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta: Os Brics são um grupo de países que estão entre as maiores economias emergentes, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

4. a) Resposta: Balança comercial é um registro do valor das exportações e das importações de um país durante determinado período.

4. b) Resposta: O superávit comercial acontece quando a balança comercial indica que o valor das exportações realizadas por um país é maior que o valor de suas importações.

4. c) Resposta: O déficit comercial ocorre quando a balança comercial indica que os valores das importações realizadas por um país são maiores que os de suas exportações.

5. a) e 5. b) Respostas nas orientações ao professor.

5. c) Resposta: Uma importante consequência é a diminuição das exportações. A produção interna dêsses países acaba sendo prejudicada, dificultando o crescimento econômico e a geração de empregos.

6. Resposta: Sim. O número maior de usuários de internet entre os países desenvolvidos reflete a superioridade tecnológica exercida por êles em relação aos países subdesenvolvidos.

As atividades 2 e 3 exploram aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero nove, ao promover a reflexão e a análise de informações relacionadas aos países pertencentes ao bríquis.

A atividade 5 explora a prática de argumentação e desenvolve aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, ao explorar o gênero textual manchete no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal.

Sugestão de avaliação

Escreva na lousa as questões a seguir.

1. Leia esta afirmação:

Nos últimos 40 anos, a dívida externa dos países subdesenvolvidos saltou de aproximadamente 70 bilhões de dólares para mais de 6,8 trilhões de dólares.

> Explique as razões da elevação da dívida externa dos países subdesenvolvidos.

2. Assinale com P as alternativas que se referem a protecionismo e com S as referentes aos subsídios.

a ) Visa proteger o desenvolvimento das atividades econômicas pagando eventuais prejuízos aos produtores.

b ) Na maioria das vezes, ocorre por meio de barreiras alfandegárias.

c ) Cobrança de impostos, sobretaxas ou quotas de importação.

d ) Benefícios concedidos pelos países ricos a seus produtores, garantindo os lucros e oferecendo vantagens competitivas em relação à concorrência externa.

Respostas

1. O aumento das dívidas externas se deu por causa dos empréstimos que os países subdesenvolvidos tomaram no mercado internacional entre 1960 e 1970, a fim de investir em seu desenvolvimento interno. Todavia, o aumento exagerado dos juros no mercado internacional na década de 1980 provocou uma verdadeira “explosão” no valor dessa dívida.

2. a ) S; b ) P; c ) P; d ) S.

Respostas

2. Países emergentes são países subdesenvolvidos que, nos últimos anos, vêm apresentando elevado crescimento econômico e destaque nas relações comerciais internacionais. Essas nações se sobressaem pêla presença de importantes parques industriais, amplos mercados consumidores e disponibilidade de mão de obra barata, condições que atraem os investimentos externos.

5. a ) Em geral, subsídios são concedidos pelos governos dos países ricos que pagam aos seus agricultores eventuais diferenças entre os custos de produção e o valor dos produtos agrícolas cotado no mercado internacional.

5. b ) As medidas protecionistas estabelecidas pelos países ricos ocorrem por meio das barreiras alfandegárias criadas contra os produtos de outros países, sobretudo pêlas nações que possuem maior competitividade no comércio internacional.

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.

Mundo subdesenvolvido: condições de vida

Sabemos que em grande parte dos países subdesenvolvidos é elevado o número de pessoas em situação de pobreza. Nesses países, uma grande parcela da população não possui renda suficiente para ter acesso a uma alimentação adequada, isto é, que possa assegurar a quantidade mínima de caloriasglossário que uma pessoa deve ingerir diariamente para manter uma boa saúde. A carência alimentar leva as pessoas a sofrer os efeitos provocados pêla fome.

Ao mesmo tempo, a inexistência dos sistemas de saúde e sua precariedade em muitos países, como a falta de médicos e de vagas em hospitais, a ausência de campanhas de vacinação em massa e de prevenção de doenças, entre outros fatores, contribuem para o elevado índice de mortalidade entre a população. Isso explica tanto as altas taxas de mortalidade infantilglossário , registradas em alguns países subdesenvolvidos, quanto a baixa expectativa de vida de suas população.

Ícone 'Em grupo'.

Questão 9.

Com os colegas, promova uma roda de conversa para expor o que vocês sabem sôbre as condições de vida da população brasileira. Na opinião de vocês, o país enfrenta problemas semelhantes aos apresentados nesta página?

Fotografia. Área aberta com terra e entulho, onde há um homem caminhando. Ao lado, casas amontoadas com tijolos aparentes. Ao fundo, prédios.
Na foto, é possível observar as condições precárias de moradias construídas com sobras de materiais em Mumbai, Índia, em 2019.
Respostas e comentários

Questão 9. Resposta pessoal. Verifique se os alunos comentam que muitas pessoas em nosso país sofrem com o serviço público de saúde ineficiente, com escolas com salas de aula superlotadas e com moradias em condições precárias etcétera

  • Visando ampliar os estudos e as reflexões acêrca do tema, promova uma roda de conversa para que a turma exponha o que sabe a respeito das condições de vida dos brasileiros. Para isso, leve diferentes fotos e imagens que retratem brasileiros vivendo em condições precárias nas diferentes regiões do país. Incentive-os a comentar sôbre os contrates e as desigualdades socioeconômicas do país, principalmente nas grandes cidades.
  • Esta atividade explora a prática de argumentação, visto que oportuniza aos alunos expor ideias a respeito das imagens, além de promover um debate abordando as condições de vida das populações em países subdesenvolvidos.
  • Durante a apresentação, cuide para que os alunos desenvolvam o hábito de respeitar os colegas, adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e de combate ao bullying.
  • A questão desta página promove o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 3, ao propor o raciocínio geográfico baseado na analogia e na conexão.

Geografia e Ciências

Saneamento básico e leptospirose

Outro fator que também colabora para o elevado índice de mortalidade em grande parte dos países subdesenvolvidos é a falta de serviços de infraestrutura e saneamento básico, sobretudo nas áreas mais densamente povoadas e urbanizadas.

Na periferia dos grandes centros urbanos de muitos países subdesenvolvidos, é grande o número de pessoas que vive em moradias precárias e sem as mínimas condições de higiene e confôrto, desprovidas até mesmo de rede de água encanada e de esgôto.

Essa situação contribui para a proliferação de doenças e epidemias que se alastram rapidamente entre a população, como diarreias infecciosas e leptospirose, causando um grande número de vítimas, principalmente crianças. A leptospirose é uma doença causadapêla bactéria Leptospira interrogans, presente na urina de roedores contaminados, como os ratos.

Fotografia. Três pessoas caminhando em uma rua alagada, com a água na altura de seus joelhos. Ao fundo, calçadas com árvores e casas parcialmente submersas.
O contato com água de enchentes deve ser evitado por todos, pois a contaminação pêla bactéria Leptospira interrogans acontece por meio da pele, principalmente quando há ferimentos. Na foto, observamos pessoas andando em rua alagada na cidade de Rio Piracicaba, no estado de Minas Gerais, em 2019.

Como acontece a transmissão

Os ratos são os principais transmissores da leptospirose. A urina de animais contaminados mistura-se com a água de rios, lagos, esgotos e enchentes. Ao entrar em contato com essa água contaminada, as pessoas podem ser infectadas. A leptospirose também pode ser transmitida pêla ingestão de bebidas ou de alimentos contaminados.

Principais sintomas

Ilustração. Silhueta de uma pessoa de frente.
  • Dor de cabeça.
  • Pele e olhos com aparência amarelada.
  • Dores no corpo, vômitos, diarreia e tosse.
  • Febre.
Respostas e comentários
  • Este tema favorece uma articulação com o componente curricular de Ciências. Converse com o professor dêsse componente para que êle explique aos alunos quais são as doenças associadas a espaços urbanos com falta de serviços de infraestrutura e saneamento básico.
  • O assunto abordado nesta seção contribui para desenvolver o tema contemporâneo transversal Saúde, ao tratar da questão do saneamento básico e da leptospirose. Além disso, possibilita que se explore a Competência geral 8, ao promover o cuidado com a saúde física.
  • Explique aos alunos que lançar esgoto doméstico diretamente em rios, lagos ou fossas clandestinas causa a contaminação da água, tornando-a imprópria para consumo.
  • Para complementar o estudo desta seção, solicite aos alunos que façam em casa a mesma investigação que realizaram na escola.

Algo a mais

O link a seguir estabelece interessantes relações entre saneamento básico e subdesenvolvimento.

FIOCRUZ. Saúde Amanhã. América Latina tem água em abundância, mas falta saneamento. Disponível em: https://oeds.link/VE8747. Acesso em: 11 agosto 2022.

Como evitar

Ilustração. Uma torneira pingando água.

Utilizar água tratada, própria para o consumo humano.

Ilustração. Uma caixa d’água suspensa em uma torre.

Manter as caixas-d’água limpas e tampadas.

Ilustração. Um vaso sanitário com a tampa aberta.

Destinar o esgôto doméstico às redes de coleta para tratamento adequado.

Ilustração. Um par de botas, junto a um par de luvas.

Utilizar botas e luvas de borracha ou então sacos plásticos duplos (nas mãos e nos pés), ao realizar a limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgôto.

Ilustração. Um rato grande.

Controlar a proliferação de roedores.

Ilustração. Uma maçã com uma pequena folha presa a ela.

Lavar bem os alimentos que serão ingeridos crus.

Ilustração. Uma pessoa caminhando em uma área coberta por água.

Evitar o contato com água de enchentes.

Ilustração. Um saco de lixo com uma seta circular sobre ele.
  • Embalar adequadamente os resíduos sólidos (lixo) e armazená-los em locais apropriados.
  1. Com base nas informações apresentadas e com a orientação do professor, realize, com os colegas da sala, uma investigação sôbre ações para a prevenção da leptospirose na escola onde estudam. Procurem saber:
  • se a água consumida na escola é proveniente de rede de abastecimento;
  • se os resíduos sólidos (lixo) gerados na escola estão sendo embalados e armazenados adequadamente;
  • se a manutenção da limpeza da caixa-d’água da escola está sendo realizada periodicamente;
  • se os alimentos consumidos na escola estão armazenados de maneira adequada;
  • como está sendo realizado o combate aos roedores no ambiente escolar.

2. Elaborem cartazes com as informações obtidas e fixem-nos em diferentes lugares da escola para que os demais alunos possam vê-los.

Quando praticamos atitudes voltadas para a prevenção de doenças, estamos agindo com responsabilidade, como cidadãos que pensam e se preocupam com a saúde e o bem-estar de todos.

Respostas e comentários

Respostas 1 e 2 nas orientações ao professor.

  • Aproveite o momento de realização das atividades 1 e 2 para trabalhar a competência socioemocional responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 10, uma vez que os alunos compreenderão a importância da tomada de decisões conscientes para o bem comum.
  • A atividade 1 também contempla ensinamentos para o desenvolvimento da Competência geral 7, ao instigar os alunos a formar argumentos baseados em conhecimentos geográficos voltados ao exercício da consciência socioambiental.
  • A atividade 2 explora a Competência específica de Ciências Humanas 7, pois incentiva os alunos a pensar sôbre a transformação das atitudes humanas com relação aos recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento da consciência socioambiental.
  • As atividades 1 e 2 exercitam o pensamento computacional, ao incentivar os alunos a investigar e pesquisar rotinas escolares voltadas ao saneamento básico, além de identificar e a organizar informações, seguindo orientações, com a finalidade de conscientizar outros indivíduos.

Respostas

1. Resposta pessoal. Auxilie-os durante a pesquisa. É possível consultar informações em sites da internet, como no Ministério da Saúde, nas secretarias estaduais e municipais de saúde e também em órgãos e instituições de pesquisa.

2. Colabore na montagem dos cartazes e comente com os alunos que as ações descritas nesta atividade também devem ser colocadas em prática no lugar onde moram.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Elabore uma frase para cada um dos tópicos a seguir, com o objetivo de contextualizar as condições de vida de grande parte da população do mundo subdesenvolvido.
    1. Pobreza.
    2. Sistema de saúde.
    3. Taxa de mortalidade.
  2. Com base no que você estudou, dê exemplos de outros efeitos da pobreza, relacionando-a aos indicadores sociais apresentados pelos países subdesenvolvidos.
  3. Quais sugestões você daria para ajudar a combater o problema da pobreza em nosso país e no mundo? Ouça a opinião dos colegas e conte a sua.

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia e interprete a história em quadrinhos a seguir.

Tirinha composta por quatro quadros com um homem e uma criança sentados em um beco. Q 1 – O menino vira para seu pai que está enrolado em um cobertor e fala: PAI, FALE A VERDADE: EXISTE GENTE QUE COME O QUE QUISER A QUALQUER HORA? Seu pai responde: EXISTE!! Ao fundo, cidade com muitos prédios. Q 2 – O menino continua: E GENTE QUE DORME EM CAMA, TEM TELEVISÃO PRA ASSISTIR, BANHEIRO PRA TOMAR BANHO E QUE TROCA DE ROUPA TODO DIA? Seu pai responde: EXISTE, EXISTE! Q 3 – O garoto olha para a lua sobre a cidade. Seu pai o olha. Q 4 – O menino pergunta: DE QUE PLANETA ELES SÃO? Seu pai olha para frente espantado.

Angeli. Folha de S.Paulo, São Paulo, 8 junho 2000. Opinião, página 2.

  1. Descreva a característica do mundo subdesenvolvido expressa na história em quadrinhos.
  2. Qual é a sua opinião sôbre os motivos que levam as pessoas a ter que viver dessa maneira?
  3. Com os colegas, identifiquem algumas características que vocês conhecem sôbre as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Respostas e comentários

1. a) Resposta pessoal. Possível resposta: No mundo subdesenvolvido, o número de pessoas vivendo em situação de pobreza é elevado.

1. b) Resposta pessoal. Possível resposta: Grande parte da população dos países subdesenvolvidos não conta com um sistema de saúde de qualidade.

1. c) Resposta pessoal. Possível resposta: Em decorrência das condições precárias de infraestrutura, a maior parte dos países subdesenvolvidos apresenta elevada taxa de mortalidade.

2. Resposta: Entre os efeitos da pobreza sôbre a população, podemos citar as precárias condições de saúde, moradia e educação, a falta de alimentos e de água potável etcétera

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem sugestões como investimentos em educação, infraestrutura, pesquisa e participação política dos cidadãos.

4. a) Boa parte da populacão vive em situação de pobreza, sem ter acesso a alguns direitos básicos, como moradia, alimentação e vestuário, e em condições mínimas de higiene.

4. b) Resposta pessoal. É importante que os alunos compreendam que muitas pessoas vivem dessa maneira porque não têm como adquirir um lugar para morar ou, ainda, porque não têm dinheiro para comprar alimentos nem roupas.

4. c) Resposta: Os alunos podem citar o alto nível de alfabetização e escolaridade dos habitantes, o desenvolvimento tecnológico e a elevada renda per capita média dos países desenvolvidos.

  • Para completar a atividade 1, solicite aos alunos que reproduzam a frase em um editor de texto e que completem a informação com uma foto que a represente. Depois, êles poderão apresentá-las para os demais colegas, usando um projetor e explicando o conceito da frase. dêsse modo, são explorados aspectos da cultura juvenil.
  • As atividades 2 e 3 trabalham as Competências gerais 7 e 9, ao conscientizar os alunos quanto às ações socioambientais como fórma de promover reflexões a respeito dos direitos humanos – com acolhimento e empatia.
  • A atividade 4 da seção Aprofundando os conhecimentos e a atividade 5 da página seguinte permitirão o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 4, pois é necessário utilizar diferentes linguagens para os alunos exercitarem o raciocínio geográfico.
  • Para complementar os estudos, sugira aos alunos que produzam uma paródia utilizando as características dos países subdesenvolvidos. Incentive-os a usar o ritmo e a melodia que desejarem, explorando, assim, aspectos da cultura juvenil.

5. Observe as fotos a seguir e depois responda no caderno às questões.

Fotografia. Sala de aula com muitas crianças sentadas no chão, olhando uma lousa que está na parede à esquerda.
Sala de aula no Malauí, em 2020.
Fotografia. Casas pequenas e simples na encosta de um morro coberto por vegetação.
Bairro com moradias precárias em Bogotá, na Colômbia, em 2022.
  1. Cada uma das fotos retrata um problema que atinge as populações dos países subdesenvolvidos. Quais são problemas?
  2. Quais são as consequências dos problemas mostrados nas imagens para as populações dos países subdesenvolvidos?
  1. Estudamos que os países subdesenvolvidos apresentam entre si várias diferenças relativas à economia, ao desenvolvimento tecnológico, às condições de vida da população etcétera Agora, vamos conhecer melhor as características de algumas nações subdesenvolvidas realizando uma pesquisa sôbre elas. Para isso, reúna-se com dois colegas e escolham o país que será investigado. Cada grupo deve escolher um país diferente e seguir o roteiro seguinte.
    1. Pesquisem em diferentes fontes de informações, como livros, jornais, revistas, almanaques, enciclopédias e sites na internet.
    2. Procurem informações sôbre questões ambientais, principais atividades econômicas, principais manifestações culturais e religiosas, riquezas naturais e notícias sôbre acontecimentos recentes no país escolhido.
    3. Com os dados, elaborem um painel com textos que resumam as informações pesquisadas. Se possível, complementem o painel com fotos ou desenhos.
    4. Exponham o trabalho para os colegas da sala e verifiquem o resultado da pesquisa realizada pelos demais grupos.
    5. Ao final das apresentações, toda a sala deve elaborar uma síntese, por meio de um texto, explicando a heterogeneidade do mundo subdesenvolvido, com base nas informações sôbre os países pesquisados.
Respostas e comentários

5 a) e 5. b) Respostas nas orientações ao professor.

6. Resposta pessoal. Oriente os alunos a verificar os pontos positivos e negativos do país escolhido para pesquisa. Saliente as potencialidades do país, assim como os problemas socioeconômicos que precisam ser solucionados.

  • Na atividade 5, os alunos desenvolverão a Competência específica de Geografia 3, ao efetuar comparações, diferenciações e localizações, como proposto na análise das fotos.
  • Em seguida, peça aos alunos que, individualmente, descrevam paisagens do município onde moram em que seja possível notar condições de vida adequadas e paisagens em que haja condições sanitárias inadequadas. Por meio da leitura das indicações, avalie a capacidade dos alunos de transpor os conhecimentos adquiridos ao longo do capítulo para analisar a paisagem.
  • A proposta de atividade 6 favorece o desenvolvimento da Competência geral 2, pois exercita a pesquisa e a investigação por parte dos alunos em diversificadas fontes, a fim de elaborarem um texto.
  • A atividade 6 auxilia no desenvolvimento do pensamento computacional, ao incentivar os alunos a investigar e pesquisar em diferentes fontes de informações e elaborar um painel com textos resumidos a respeito dos países subdesenvolvidos. Além de sistematizar uma ordem cronológica de fácil compreensão para os demais colegas no momento de apresentação.
  • Aproveite e desenvolva com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa em revisão bibliográfica. Explique-lhes que, para essa pesquisa, é importante seguir alguns procedimentos, como: definição do tema ou do assunto; buscar informações sôbre o tema por palavras-chave, autores, assuntos etcétera; pesquisar em fontes importantes, fidedignas e variadas; selecionar informações relevantes, de acôrdo com o objetivo da pesquisa; fazer uma leitura atenta do material pesquisado; e elaborar uma síntese com base no material pesquisado. Antes da produção do painel, oriente-os a verificar os seguintes elementos: se a pesquisa contém informações necessárias para a atividade proposta; se contemplou diversas fontes, como livros, sáites e jornais; e se as informações pesquisadas são recentes.

Respostas

5. a ) A foto A retrata uma escola precária onde os alunos estão em uma sala de aula sem carteiras. Já a foto B mostra as condições precárias de moradia de muitas pessoas que vivem em países subdesenvolvidos.

5. b ) A falta de investimentos na educação de um país resulta no baixo nível de escolaridade de sua população e na consequente falta de empregos mais bem remunerados. Já as precárias condições de moradia podem causar, por exemplo, a proliferação de doenças e epidemias, que atingem, sobretudo, as crianças.

Glossário

Balança comercial
: registro que expressa o valor das exportações e importações efetuadas por um país durante determinado período.
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Commodities
: produtos agrícolas de grande importância comercial, produzidos em larga escala e que têm seus preços definidos internacionalmente.
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Juros
: valor pago pêlo empréstimo de certa quantia de dinheiro.
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Barreira alfandegária
: sistema de tarifas e cotas adotado pelos governos para controlar o fluxo internacional de mercadorias importadas, com o objetivo de proteger os produtos nacionais.
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União Europeia
: bloco econômico que reúne 27 países da Europa.
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Atividade informal
: compreende as atividades econômicas sem registro formal em dados estatísticos e em documentos como a carteira de trabalho, como é o caso dos vendedores ambulantes, artesãos, catadores de sucata etcétera Nesses casos, devido à informalidade, não há recolhimento de impostos por parte dos trabalhadores nem acesso aos direitos trabalhistas.
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Caloria
: quantidade de energia contida nos alimentos. De acôrdo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (ó ême ésse), uma pessoa adulta precisa ingerir pêlo menos 2500 calorias por dia.
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Taxa de mortalidade infantil
: proporção de crianças que morre antes de completar 1 ano de idade, em cada grupo de mil crianças nascidas vivas.
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