CAPÍTULO 9 O mundo desenvolvido

Assim como no caso do mundo subdesenvolvido, o mundo desenvolvido também abrange um grande e variado conjunto de países, que muitas vezes apresentam diferenças em suas economias. Veja as informações a seguir.

País

PIB (em bilhões de dólares) 2020

Renda per capita (em dólares) 2020

Estados Unidos

20.893

63.027

Dinamarca

356

61.063

Japão

5.040

39.918

Austrália

1.327

51.680

Grécia

189

17.647

Portugal

229

22.194

Fonte de pesquisa: THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/TaCm8p. Acesso em: 19 julho 2022.

Questão 1.

O que podemos concluir sôbre os países do mundo desenvolvido, ao comparar os dados econômicos mostrados anteriormente?

Ainda que os países desenvolvidos apresentem diferenças significativas quanto ao tamanho de sua economia, a renda mais elevada e mais bem distribuída entre os seus habitantes garante à sua população uma melhor qualidade de vida.

O poderio econômico alcançado por grande parte dos países desenvolvidos, como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França, está ligado principalmente ao expressivo desenvolvimento de suas indústrias, que começaram a surgir ainda no início da Revolução Industrial. Iniciada nas últimas décadas do século dezoito, na Inglaterra, essa revolução prolongou-se até meados do século dezenove, estendendo-se depois para outros países europeus, como França, Alemanha, Bélgica, Holanda, e também para os Estados Unidos, na América.

Atualmente, países abrigam os mais complexos e sofisticados parques industriais do planeta, formados pelos mais variados tipos de indústrias, como as de base (metalúrgicas, siderúrgicas, mineradoras e petroquímicas), de bens de produção (que fabricam máquinas e equipamentos para outras indústrias), de alta tecnologia (informática, microeletrônica e aeroespacial) e também diversas outras empresas.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos percebem que os países apresentam diferenças entre a riqueza gerada (Píbi) e a distribuição dessa riqueza entre sua população (renda per capita). Os Estados Unidos, por exemplo, possuem o Píbi e a renda per capita bem maiores que a Grécia, porém ambos são países desenvolvidos.

Objetivos do capítulo

  • Verificar quais são os grupos de países que formam o mundo desenvolvido.
  • Conhecer o processo de expansão das multinacionais pelo mundo.
  • Entender como ocorreram os processos de industrialização e urbanização nos países ricos.
  • Verificar a importância da pesquisa científica no processo de desenvolvimento econômico dos países desenvolvidos.

Justificativas

O estudo dêste capítulo oferece aos alunos a oportunidade de conhecer e compreender as características dos países desenvolvidos, bem como a supremacia política e geoeconômica que essas nações exercem no cenário mundial, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero sete da Bê êne cê cê.

Por meio da análise de mapas e fotos, eles poderão compreender melhor os padrões econômicos dos países desenvolvidos, além da expansão da industrialização, contemplando saberes da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero nove. Oriente-os a verificar que, assim como no mundo subdesenvolvido, os países que formam o mundo desenvolvido não são homogêneos.


Para retratar melhor o conteúdo, leve para a sala de aula um planisfério político e solicite aos alunos que localizem os países que constam na tabela apresentada na página. Aproveite o momento para classificar os continentes aos quais países são pertencentes para que os alunos levantem hipóteses e façam ligações com o repertório de conhecimentos relacionados aos países subdesenvolvidos, estudados no capítulo anterior.

As multinacionais

Entre as diversas empresas originárias dos países desenvolvidos, destacam-se as multinacionais, que são empresas com matrizes instaladas em determinado país, mas que atuam também no mercado de outros países. Com a finalidade de conquistar novos mercados e atraídas por vantagens que lhes garantissem maior obtenção de lucros, essas empresas se expandiram e instalaram filiais em vários países subdesenvolvidos, principalmente a partir da segunda metade do século vinte.

Entre as vantagens concedidas a essas multinacionais estão: menor custo de mão de obra, abundância de matérias-primas a custos reduzidos, liberdade para remeter os lucros às matrizes no país de origem, existência de mercados consumidores em expansão e de legislações trabalhistas e ambientais menos rigorosas.

A chegada dessas empresas acelerou o processo de industrialização em vários países, como Brasil, México, Chile e Argentina, na América Latina; Egito, Nigéria e África do Sul, no continente africano; e Índia, Coreia do Sul, Cingapura, Malásia e Tailândia, na Ásia.

A expansão dessas grandes multinacionais pêlo mundo ampliou a hegemoniaglossário dos países ricos sôbre a economia e o comércio mundial, contribuindo para que o poderio econômico dessas empresas fosse superior ao Píbi de muitos países do mundo, como podemos observar nas informações a seguir.

Comparação entre o PIB de alguns países e o faturamento das maiores empresas de seus segmentos, em seus respectivos países (2021)

PIB de alguns países (em bilhões de dólares)

Faturamento de empresas de alguns países por segmento de mercado (em bilhões de dólares)

Noruega

482

Maior varejista norte-americana

559

Nova Zelândia

250

Maior petrolífera chinesa

284

Peru

223

Maior empresa de tecnologia norte-americana

275

Marrocos

133

Maior empresa automobilística japonesa

257

Mianmar

65

Maior empresa de eletrônicos sul-coreana

201

Fontes de pesquisa: FORTUNE. Global 500. Disponível em: https://oeds.link/SjUFjY. THE World Bank. World Development Indicators. Disponível em: https://oeds.link/cxAHMD. Acesso em: 19 julho 2022.

As marcas apresentadas são utilizadas para fins estritamente didáticos, portanto não representam divulgação de qualquer tipo de produto ou empresa.

Respostas e comentários
  • Inicie perguntando aos alunos o que são empresas multinacionais. Deixe que exponham o que sabem dêsse assunto, assim você pode investigar o conhecimento prévio deles a respeito do tema.
  • Na sequência, pergunte: “Há multinacionais no município onde vocês moram ou nas proximidades? Quais são? Em qual setor da economia elas estão envolvidas? Vocês costumam consumir os produtos dessas empresas?”.
  • Depois, leia com a turma, o texto da página. > Localize em um planisfério político os países citados. > Auxilie os alunos na análise da tabela apresentada. Oriente-os a fazer comparações entre o Píbi dos países e o faturamento de uma multinacional. Verifique se conseguem perceber as diferenças socioeconômicas entre os países desenvolvidos (sédes de grandes multinacionais). > Comente com os alunos que as grandes empresas multinacionais dominam a produção em vários setores da economia mundial, desde os mais sofisticados, como os de telecomunicações e informática, até os tradicionais, como o de alimentos. > A maneira de abordar o tema possibilitará o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero nove, pois os alunos vão analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos, o Brasil, a Índia, a China e a África do Sul.

Urbanização nos países desenvolvidos

O intenso crescimento da atividade industrial ocorrido nos países desenvolvidos a partir dos séculos dezoito e dezenove também foi acompanhado por um contínuo processo de urbanização, que levou tanto ao aumento gradativo do número de cidades quanto ao crescimento da população nos centros urbanos.

À medida que as fábricas surgiam, novos postos de trabalho eram abertos, aumentando a demanda por mão de obra nas cidades. Atraídos por uma melhor oferta de trabalho, os agricultores e camponeses foram migrando do campo para as cidades. Ao mesmo tempo, as transformações ocorridas no campo, sobretudo a crescente mecanização agrícola, que gerou o aumento da produção mercantil como fornecedora de matérias-primas agrícolas para a indústria nascente, e a diminuição das culturas de subsistênciaglossário também contribuíram para a migração campo-cidade.

Assim, o processo de urbanização nos países desenvolvidos foi ocorrendo de fórma mais gradual, ao longo de várias décadas. êsse ritmo de crescimento permitiu que as cidades fossem sendo mais bem dotadas de infraestrutura, como abastecimento de água, energia elétrica, saneamento básico, moradias etcétera

Na maioria dos países desenvolvidos, o êxodo rural foi diminuindo entre o final do século dezenove e o início do século vinte, quando a população urbana já era bem maior que a rural. Atualmente, em muitos dêsses países, a população urbana se aproxima de 80% do total de habitantes. Por isso, suas paisagens são marcadas pêla presença de extensas áreas urbanas e industriais.

Fotografia. A torre Eiffel com um parque gramado e cercado por árvores. Ao fundo, casas e edifícios.
Área urbana de Paris, França, em 2020.
Respostas e comentários

Sugestão de avaliação

Após o estudo do tema Urbanização nos países desenvolvidos, solicite aos alunos que expliquem a afirmação do quadro a seguir.

A atividade industrial e a mecanização do campo impulsionaram a urbanização dos países desenvolvidos.

Resposta

Verifique se os alunos reconhecem que a atividade industrial influencia o crescimento da população nos centros urbanos, pois oferece novos postos de trabalho nas fábricas. Além disso, a mecanização do campo gerou mão de obra excedente, que migrou para as cidades em busca de trabalho nas indústrias.

Ciência e tecnologia no mundo desenvolvido

O intenso crescimento econômico alcançado pelos países mais ricos e desenvolvidos (Estados Unidos, França, Japão, Alemanha, entre outros) também foi impulsionado por grandes investimentos em ciência, pesquisa e desenvolvimento (observe novamente as informações apresentadas na página 98). A aplicação de tais investimentos resultou na formação de mão de obra altamente especializada e na criação dos mais avançados laboratórios e institutos de pesquisa do mundo, muitos deles instalados em centros universitários.

As descobertas científicas e os avanços tecnológicos decorrentes das pesquisas desenvolvidas países foram aplicados, em grande parte, no desenvolvimento do setor produtivo, especialmente da indústria.

Fotografia. Uma mulher de luvas e máscara manuseando cabos em um equipamento que está suspenso em uma sala com estruturas de metal. À direita há diversos cabos.
O domínio tecnológico exercido pelos países desenvolvidos contribui para que neles se concentrem indústrias de alta tecnologia. Na foto, um pesquisador utiliza alta tecnologia em indústria de informática na Alemanha, em 2022.

A revolução tecnocientífica

A integração da ciência com o setor produtivo levou os países desenvolvidos a uma verdadeira revolução tecnocientífica, caracterizada pelo domínio das atividades que empregam a mais alta tecnologia. Entre essas tecnologias podemos citar, por exemplo, a informática (fabricação de computadores, softwaresglossário , microchipsglossário e demais componentes eletrônicos), as telecomunicações (construção e lançamento de satélites artificiais, sistemas de transmissão de rádio e televisão, redes de telefonia fixa e móvel, internet), a robótica (produção de robôs industriais) e a biotecnologia (desenvolvimento de medicamentos e outras substâncias obtidas de animais e de plantas geneticamente modificadas).

O domínio dos mais variados e avançados campos do conhecimento e da ciência vem aumentando a grande distância tecnológica que separa os países mais ricos e desenvolvidos das nações mais pobres. Atualmente, os países desenvolvidos respondem por quase todas as grandes inovações tecnológicas que caracterizam o mundo em que vivemos.

Respostas e comentários

Destaque aos alunos a importância do desenvolvimento tecnológico. Ressalte que smartphones e videogames, por exemplo, são objetos de alto valor agregado, que só existem graças aos investimentos em ciência e tecnologia.

Um texto a mais

O estudo desta página e a leitura do texto a seguir contribuem para desenvolver aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero sete, pois abordam a supremacia tecnológica de países como os Estados Unidos. Leia o texto, que destaca a importância dêsse país no cenário mundial no que se refere à produção de conhecimento tecnológico-científico.

reticências

     Os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado de alta tecnologia para o mundo e o alvo favorito de muitos dos seus investidores são, justamente, empresas High Tech reticências. Uma das suas maiores vantagens é ser a residência oficial de Silicon Valley [Vale do Silício], a casa das empresas de sucesso no mundo da tecnologia reticências.

OS PAÍSES mais bem-sucedidos em tecnologia de ponta. Administradores.com, 24 março 2017. Disponível em: https://oeds.link/1x08oG. Acesso em: 6 julho 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou até agora, explique a relação entre industrialização e urbanização nos países desenvolvidos.
  2. Além do avanço da atividade industrial, quais outros fatores contribuíram para a urbanização em muitos países desenvolvidos?
  3. Aponte as razões que levaram as multinacionais a se instalarem em países subdesenvolvidos.

Aprofundando os conhecimentos

4. O cartograma a seguir ilustra o í dê agá de alguns países e a população de cada um deles. Observe-o atentamente.

População e í dê agá (2019)

Mapa cartograma. População e I D H (2019). Desenvolvimento humano muito elevado: Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, Rússia e Japão. Desenvolvimento humano elevado: México, Brasil, Egito, África do Sul, China e Indonésia. Desenvolvimento humano médio: Nigéria, Índia e Bangladesh. Desenvolvimento humano baixo: Etiópia e Afeganistão. O mapa é composto por quadrados e abaixo, a informação: População – cada quadrado equivale há 8 milhões de habitantes.

Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. página 351354. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6 UNITED Nations. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/UOHiHt. Acesso em: 30 junho 2022.

Representação cartográfica sem escala

  1. Entre os países nomeados no mapa, identifique alguns que apresentam í dê agá muito elevado e alguns que apresentam í dê agá baixo.
  2. De acôrdo com o cartograma anterior, o que podemos concluir sôbre o í dê agá dos países e o tamanho de sua população?
Respostas e comentários

1. Resposta: O processo de industrialização ocorrido nos países desenvolvidos, no século dezenove, contribuiu para que surgisse uma grande demanda de mão de obra nas cidades. Essa oferta de trabalho fez com que muitas pessoas migrassem para a área urbana, ocasionando uma intensa urbanização naquele período.

2. Resposta: A migração campo-cidade provocada pêla mecanização agropecuária, a diminuição das culturas de subsistência e o aumento dos cultivos para abastecer as indústrias contribuíram para a urbanização em muitos países desenvolvidos.

3. Resposta: O baixo valor da mão de obra, a abundância de matérias-primas com valores reduzidos, a liberdade para enviar os lucros às matrizes no país de origem, o mercado consumidor local em expansão e as legislações trabalhistas e ambientais menos rigorosas.

4. a) Resposta: Possível resposta: Com í dê agá muito elevado estão os Estados Unidos, o Japão, a Espanha e a Alemanha. Entre os que apresentam í dê agá baixo estão Afeganistão, Etiópia e República Democrática do Congo.

4. b) Resposta: Podemos concluir que os países que possuem í dê agá elevado apresentam, geralmente, população menos numerosa que os países com í dê agá médio ou baixo.

  • Verifique se os alunos têm alguma dificuldade ao realizar as atividades propostas. Se necessário, retome algum conteúdo estudado ao longo do capítulo. êsse é um momento importante para avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
  • As atividades 1 e 3 exploram aspectos da Competência específica de Geografia 1, pois os alunos utilizam o conhecimento geográfico para compreender aspectos e características de urbanização e da industrialização dos países desenvolvidos.
  • Auxilie os alunos na interpretação dos valores do cartograma da atividade 4. Destaque que o tamanho das áreas dos países tem relação com o número de habitantes, enquanto a côr indica o í dê agá. Incentive-os a expor suas interpretações a respeito da informação do cartograma. A aplicação da atividade 4 desenvolve a habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove, pois é uma anamorfose geográfica.

5. Leia o texto a seguir e observe a foto que o acompanha, ambos abordam aspectos dos chamados tecnopolos.

Uma das estratégias que os países mais ricos adotaram para promover o desenvolvimento científico e tecnológico, como estudamos neste capítulo, apoiou-se na concentração de empresas e laboratórios de alta tecnologia nas mais avançadas universidades e centros de pesquisa. Nasceram, assim, os chamados tecnopolos, modernos centros de inovação e difusão tecnológica, baseados nas chamadas indústrias da informação e do conhecimento, que empregam mão de obra altamente qualificada, como as de informática (peças, hardwares, sistemas, softwares de computadores) e de internet, microeletrônica (chips e circuitos miniaturizados), telecomunicações, biotecnologia, robótica etcétera

O Vale do Silício (Silicon Valley), localizado no estado da Califórnia (Estados Unidos), é o mais antigo e importante tecnopolo do mundo. Criado no início da década de 1950, a partir de um complexo de indústrias do setor eletrônico, e instalado ao redor das universidades de Stanford e da Califórnia, êsse tecnopolo serviu de modêlo, e, entre as décadas de 1970 e 1980, difundiu-se para outros países desenvolvidos. Como exemplo, podemos citar os tecnopolos de Cambridge, no Reino Unido; de Paris e Toulouse, na França; de Munique e Frankfurt, na Alemanha; de Tsukuba e Tóquio, no Japão; entre outros.

Fotografia. Vista de cima. Uma cidade com construções amplas entre vias e árvores. Ao fundo há muitas árvores e casas.
Vista aérea do Vale do Silício, no estado da Califórnia, Estados Unidos, em 2021.
  1. Os tecnopolos expressam a relação entre ciência, pesquisa e desenvolvimento de produtos nos países desenvolvidos? Justifique a sua resposta.
  2. Por que os tecnopolos são importantes para o desenvolvimento de um país? Escreva um texto apresentando sua posição sôbre êsse assunto.
Respostas e comentários

5. a) Resposta: Sim, pois os tecnopolos abrigam o conjunto de empresas, universidades e laboratórios onde são desenvolvidas as mais avançadas tecnologias, sobretudo as da informação e do conhecimento (informática, telecomunicações, microeletrônica etcétera).

5. b) Resposta: Comente com os alunos que algumas regiões de países subdesenvolvidos também apresentam tecnopolos. Entre êles, está a região de Campinas e São José dos Campos, no Brasil; Bangalore, na Índia; e Seul, na Coreia do Sul.

  • Aproveite o texto citado e promova a prática da competência leitora e da leitura inferencial com os alunos. Para isso, realize diferentes dinâmicas de leitura (silenciosa, em duplas, por fila, coletiva). Antes de iniciar a leitura, explore o conhecimento prévio dos alunos; questione o que sabem a respeito dos chamados tecnopolos e as informações que o texto deve abordar. Durante a leitura, pergunte qual é a ideia principal do texto e quais palavras os alunos desconhecem. Após a leitura, verifique se as expectativas deles se confirmaram e peça-os que troquem ideias com os colegas sôbre suas percepções e que escutem as demais respeitosamente.
  • A questão 5 favorece o desenvolvimento da Competência geral 4, ao solicitar aos alunos que expressem suas ideias por meio da produção textual.

Sugestão de avaliação

Para verificar se os alunos assimilaram a relação entre desenvolvimento socioeconômico com investimentos em pesquisas científicas e inovações tecnológicas, peça-os que elaborem um texto descrevendo as vantagens que o Brasil teria se investisse mais em pesquisa e produção científica.

Resposta

Espera-se que os alunos argumentem sôbre os benefícios de investimentos em áreas de tecnologia e pesquisa científicas, como o desenvolvimento da indústria, melhorar a vida em sociedade, além de promover a geração de empregos e o crescimento econômico do país. Além disso, investir em tecnologia e produção cientifica beneficia áreas como saúde, cultura, saneamento básico e infraestrutura sustentáveis.

Glossário

Hegemonia
: domínio, superioridade, supremacia (política ou econômica).
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Cultura de subsistência
: produção agrícola destinada quase exclusivamente ao consumo do próprio produtor e de seus familiares.
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Software
: conjunto de programas que propiciam o funcionamento e a utilização do computador.
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Microchip
: microprocessador formado por um circuito integrado que controla o funcionamento de um computador.
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