CAPÍTULO 10 Mundo desenvolvido: condições de vida

A população dos países desenvolvidos, de maneira geral, desfruta de melhores condições de vida, como boa alimentação, moradia adequada, boas condições dos serviços de saúde, incentivo ao lazer e acesso à educação e à cultura, se comparada à população dos países econômica e socialmente menos desenvolvidos.

Um dos principais fatores que explicam essa melhor qualidade de vida é a elevada renda per capita da população. Além disso, a alta qualidade de vida nos países desenvolvidos também foi alcançada pela adoção de políticas que deram prioridade ao bem-estar social, o chamado welfare state (ou estado de bem-estar social), implantado de maneira mais efetiva a partir da segunda metade do século vinte.

Por meio dessa política, os governos dos países desenvolvidos passaram a investir maciçamente na área social, especialmente na expansão e melhoria dos serviços de saúde, educação, segurança e previdência social (seguro-desemprêgo e aposentadorias), entre outros benefícios. Leia o texto a seguir que explica melhor o estado de bem-estar social ou welfare state.

A política do welfare state ou política do bem-estar social

A política do welfare state ou do bem-estar social pode ser definida como um conjunto de políticas públicas conduzidas pêlo Estado, com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida à sua população. Por meio dessa política, cabe ao Estado o papel de garantir a implementação de amplos programas sociais, em áreas como moradia, saúde, educação, emprêgo, renda, segurança pública, entre outros. Em resumo, o welfare state foi uma maneira adotada pêlo govêrno de promover o bem-estar econômico e social da população.

Fotografia. Algumas pessoas em um parque coberto por grama e com árvores. Algumas delas estão sentadas em grupo, outras deitadas ou caminhando.
Na foto, podemos observar pessoas em Viena, Áustria, desfrutando de momento de lazer em um parque na cidade, em 2022.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer as condições de vida dos países desenvolvidos.
  • Verificar a ocorrência de problemas sociais nos países desenvolvidos.
  • Analisar o processo de envelhecimento da população nos países desenvolvidos.

Justificativas

Neste capítulo, por meio da análise de textos, mapas e tabelas, os alunos compreenderão o modo de vida da população nos países desenvolvidos, bem como a expectativa de vida dessas populações, como consequência das melhores condições (serviços de saúde e educação de qualidade, serviços básicos de infraestrutura urbana, como saneamento básico e demais estruturas).

Os alunos também terão a oportunidade de entender que mesmo os países desenvolvidos enfrentam problemas sociais originados de fatores como a diminuição da concessão de benefícios sociais e a desigualdade na distribuição de renda, auxiliando no desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três.


  • Antes de iniciar o estudo do tema desta página, relembre os alunos das condições de vida das populações dos países subdesenvolvidos, assunto estudado na página 103 do capítulo anterior.
  • Na sequência, leia com os alunos o texto desta página, que aborda as condições de vida do mundo desenvolvido. Sempre que possível, faça comparações entre os dois conteúdos estudados, de modo que os alunos percebam as diferenças entre ambos.

As melhorias nas condições de vida das populações, além de contribuírem para a redução da taxa de mortalidade, promoveram um aumento significativo na expectativa de vida da população dos países desenvolvidos.

A ampliação dos serviços de saneamento básico (água tratada e rede de esgôto), a maior disponibilidade de médicos, leitos hospitalares, laboratórios e clínicas, além dos bons planos de apôio e amparo à velhice (boas aposentadorias, por exemplo), têm permitido que a população dêsses países viva mais e em melhores condições. Assim, enquanto nos países desenvolvidos a expectativa de vida pode chegar aos 80 anos ou mais, em alguns países subdesenvolvidos a expectativa de vida da população não chega aos 55 anos.

As informações a seguir trazem dados sôbre a expectativa de vida e a taxa de mortalidade infantil em alguns países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Compare-as.

Expectativa de vida (em anos) 2019

Países desenvolvidos

Países subdesenvolvidos

Japão

85

Tailândia

77

Nova Zelândia

82

Brasil

76

Canadá

82

Timor-Leste

70

Holanda

82

Haiti

64

Alemanha

81

Serra Leoa

54

Mortalidade infantil (por grupo de mil crianças nascidas vivas) 2021

Países desenvolvidos

Países subdesenvolvidos

Estados Unidos

5

Mali

57

França

4

Angola

50

Austrália

3

Bolívia

28

Itália

2

Índia

27

Suécia

2

Brasil

13

Fontes de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. UNITED Nations. World Population Prospects 2022. Disponível em: https://oeds.link/ZqLhCK. Acessos em: 19 julho 2022.

Ícone: 'Em grupo'.

Questão 1.

Identifique a posição do Brasil nas informações desta página. Comparando os dados brasileiros com os dos demais países, como você avalia a situação da população brasileira em relação à expectativa de vida e à mortalidade infantil? Troque ideias com os colegas.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Verifique se os alunos perceberam que, entre os países subdesenvolvidos, o Brasil é um dos que apresentam melhores taxas em relação à expectativa de vida e o melhor lugar em relação à mortalidade infantil. Porém, ao compará-lo com os dados dos países desenvolvidos, conclui-se que o Brasil ainda necessita de maiores investimentos para melhorar a qualidade de vida da população.

Atividade a mais

  • Anote na lousa o nome de diferentes países. Diversifique-os quanto às condições econômicas e contemple todos os continentes. Na sequência, peça aos alunos que se reúnam em grupos. Cada um deverá escolher dois países para serem pesquisados. Oriente os grupos a buscar dados atualizados sôbre o pebi báites, a renda per capita, a mortalidade infantil e a expectativa de vida de cada país.
  • Na pesquisa, os alunos podem consultar sites como: > penúdi Brasil. Disponível em: https://oeds.link/Bs8Q4f. Acesso em: 8 julho 2022. > unicéfi Brasil. Disponível em: https://oeds.link/deJofu. Acesso em: 8 julho 2022. > Marque um dia para que êles entreguem os resultados da pesquisa em sala de aula. Com base nisso, deverão classificar os países em desenvolvidos ou subdesenvolvidos.
  • Explore elementos da cultura juvenil sugerindo aos alunos que apresentem suas produções utilizando algum aplicativo ou programa de computador que mostre textos e imagens. Essa atividade auxilia no desenvolvimento da criatividade e na utilização de diferentes recursos para ampliar os aprendizados.

Os dados apresentados permitem o desenvolvimento de aspectos relacionados à Competência específica de Ciências Humanas 2 e à Competência específica de Geografia 3, além da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três, uma vez que os alunos vão analisar características demográficas da população tanto dos países desenvolvidos quanto dos subdesenvolvidos.

Questões sociais no mundo desenvolvido

Apesar do elevado padrão de vida da maior parte de sua população, os países desenvolvidos também enfrentam problemas sociais, como pobreza, fome, desemprêgo, violência e criminalidade. De acôrdo com o Banco Mundial, em 2013, somente na Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, mais de 5 milhões de pessoas viviam com menos de 1,90 dólar por dia.

Essa parcela mais pobre da população, desprovida de recursos financeiros, sem condições de comprar um imóvel ou de pagar o alto preço dos aluguéis, acaba residindo nos locais mais deteriorados das grandes cidades e até mesmo nas ruas, e estão, por isso, mais suscetíveis à criminalidade e à violência, entre outros problemas.

O aumento da pobreza no mundo desenvolvido está relacionado à combinação de diferentes fatores:

  • a diminuição de concessão de benefícios sociais (auxílio-moradia, seguro-desemprêgo, seguro-saúde, entre outros) por parte do govêrno de alguns países, na tentativa de conter o crescente aumento dos déficits orçamentários;
  • uma tendência mundial que combina o aumento da concentração de renda e das desigualdades sociais com o crescimento do desemprêgo.

O desenvolvimento tecnológico alcançado pelos países desenvolvidos tem levado muitas empresas a adotar técnicas cada vez mais avançadas no processo produtivo, promovendo a automatização e a robotização dos serviços e das linhas de produção, o que, consequentemente, vem diminuindo a utilização de mão de obra.

Fotografia. Barracos de tábuas em uma área de terra, ao fundo há dois trailers home. Em frente, uma criança em pé ao lado de um cachorro e outra criança sentada no chão.
Vista de moradias precárias em Portugal, em 2022.
Respostas e comentários

Atividade a mais

Para iniciar o estudo do tema, mostre aos alunos as manchetes de jornais a seguir, que tratam dos problemas sociais em países desenvolvidos. Depois, pergunte se êles ficaram surpresos com essas informações.

Uma em cada cinco crianças sofre com a pobreza na Alemanha

Disponível em: https://oeds.link/Kkof88. Acesso em: 25 junho 2022.

Mais de 140 milhões de pessoas são pobres nos estados unidos, denuncia ôngui

Disponível em: https://oeds.link/RwV51Z. Acesso em: 25 junho 2022.

  • No final da apresentação do conteúdo da página, retome as manchetes e refaça a questão: os países desenvolvidos têm problemas sociais e econômicos?
  • Peça aos alunos que justifiquem a resposta anotando-as no caderno.

O envelhecimento da população

Os países desenvolvidos vêm enfrentando problemas ligados ao aumento crescente da população idosa (mais de 60 anos). A população dêsses países está vivenciando um processo de envelhecimento graças ao aumento da expectativa de vida.

Por outro lado, êles também têm registrado a diminuição da taxa de natalidade. êsse declínio da natalidade tem levado a população de muitos países a um crescimento natural negativo, o que proporciona uma diminuição da população Com isso, o número de jovens torna-se cada vez menor, o que, em muitos casos, chega a provocar até mesmo escassez de mão de obra, por causa do reduzido número de pessoas que ingressam no mercado de trabalho.

êsse envelhecimento da população vem sendo motivo de grande preocupação em muitos países, pois o aumento de idosos no conjunto da população significa maiores gastos com aposentadorias e pensões, fato que coloca em risco o equilíbrio das contas dos sistemas previdenciários. O planisfério a seguir mostra a proporção da população jovem, com menos de 14 anos, nos países do mundo.

População jovem do mundo (2021)

Mapa. População jovem do mundo (2021). porcentagem da população jovem. Mais de 45,1 por cento: países no norte, leste e sul da África. 35,1 a 45 por cento: oeste, centro, leste, sudeste e sudoeste da África, países no sudoeste, sul e centro da Ásia. 25,1a 35 por cento: sul da América do Norte, norte e centro da América do Sul, norte e sul da África, centro e sul da Ásia. Menos de 25 por cento: norte da América do Norte, noroeste, sul e leste da América do Sul, toda a Europa, sudoeste, norte, sudeste e leste da Ásia e Oceania. Dados não disponíveis: Groenlândia. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 2100 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World Population Prospects tuenti tuenti tchu. Disponível em: https://oeds.link/UOHiHt. Acesso em: 19 julho 2022.

Questão 2.

Com base no planisfério, compare a proporção de jovens no total da população entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Anote as conclusões no caderno.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Verifique com os alunos que, nos países subdesenvolvidos, o percentual de jovens é bem maior que nos países desenvolvidos.

  • Após o estudo da página e a resolução da atividade proposta, organize uma roda de conversa para que os alunos indiquem fatores relacionados à maior longevidade em países desenvolvidos. Espera-se que apontem questões como qualidade de vida, condições sanitárias adequadas, acesso a alimentação saudável e a tratamentos de saúde de qualidade etcétera
  • Para ampliar o estudo desta seção, promova uma roda de conversa sôbre as características da população jovem. Sugira temas, como gôstos, preferências, responsabilidades, atitudes relacionadas ao uso do tempo na internet e redes sociais, entre outros pertinentes à realidade da turma. Durante a atividade, cuide para que os alunos desenvolvam o hábito de respeitar os outros, adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e de combate ao bullying. Essa reflexão explora aspectos da Competência geral 8, pois oportuniza reflexões sôbre como o jovem pode apreciar elementos que contribuem para sua saúde física e emocional, além de respeitar as diferentes características humanas, desenvolvendo a empatia.
  • O estudo do tema abordado e a leitura do mapa permitem desenvolver aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três, visto que os alunos vão analisar características da população jovem do mundo por meio da linguagem cartográfica.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Caracterize a política do bem-estar social (welfare state).
  2. Quais fatores têm contribuído para agravar a pobreza em muitos países desenvolvidos? Explique com base no que você estudou neste capítulo.
  3. O aumento da pobreza no mundo desenvolvido pode ameaçar a qualidade de vida alcançada pêla política do bem-estar social (welfare state)? Justifique.
  4. Explique por que o envelhecimento da população nos países desenvolvidos tem gerado preocupações para seus governos.

Aprofundando os conhecimentos

5. As pirâmides etárias ou pirâmides de idade mostram como a população está distribuída de acôrdo com o sexo e a idade dos habitantes. Observe, a seguir, a pirâmide etária de um país desenvolvido. Depois, responda às questões propostas.

Pirâmide etária da França (2021)

Gráfico. Pirâmide etária da França (2021). Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 1,5 e 3 milhões de habitantes. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, se mantendo entre 2 milhões de habitantes. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, variando entre 1,5 e 2 milhões de habitantes.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World Population Prospects 2022. Disponível em: https://oeds.link/UOHiHt. Acesso em: 19 julho 2022.

  1. O que o ápice da pirâmide revela sôbre a expectativa de vida da população dêsse país?
  2. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, aponte as razões que levaram ao aumento da expectativa de vida nos países desenvolvidos.
  3. Observando a base da pirâmide, podemos verificar uma reduzida proporção de crianças e jovens no conjunto da população. De acôrdo com o que você estudou até agora, explique por que a baixa taxa de natalidade tem sido um problema para os países desenvolvidos. Relacione sua resposta ao problema do envelhecimento da população.
Respostas e comentários

1. Resposta: Foi uma política adotada pelos govêrnos dos países desenvolvidos que promoveu o investimento maciço na área social, especialmente na expansão e melhoria dos serviços de saúde, educação, segurança e previdência social (seguro-desemprêgo e aposentadorias), entre outros benefícios.

2. Resposta: A diminuição de benefícios previdenciários e principalmente a tendência mundial de aumento do desemprêgo e concentração de renda.

3. Resposta: Sim. Com o aumento da pobreza no mundo desenvolvido, a população dêssespaíses não terá acesso à qualidade de vida proposta pêla política do bem-estar social (welfare state), como programas de moradia, saúde e educação.

4. Resposta: O aumento de idosos e a falta de pessoas em idade produtiva para trabalhar no conjunto da população significam maiores gastos com aposentadorias e pensões, fato que coloca em risco o equilíbrio das contas dos sistemas previdenciários.

5. a) Resposta: O ápice largo da pirâmide etária revela que a expectativa de vida na França é elevada.

5. b) Resposta: O aumento da expectativa de vida nos países desenvolvidos foi possível graças aos programas direcionados à melhoria das condições de vida da população, como a ampliação dos serviços médico-sanitários e de saneamento básico.

5. c) Resposta nas orientações ao professor.

  • Auxilie os alunos na realização das atividades. êsse é um momento importante para verificar se êles têm dúvidas referentes aos conteúdos estudados.
  • As atividades 1 a 5 exploram a Competência específica de Geografia 1, por proporcionar a utilização dos conhecimentos geográficos para compreender a interação sociedade/natureza e exercitar o interêsse pêla resolução de problemas.
  • Antes do início da atividade 5, peça aos alunos que indiquem, oralmente, as informações disponíveis na pirâmide etária. Verifique se há algum tipo de dúvida quanto a essa forma de representação. Caso necessário, identifique as partes da pirâmide mostrando à turma as faixas etárias da base, do corpo e do topo.

Metodologias ativas

Para fechar o trabalho com o capítulo, proponha a êles a estratégia Line up. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. O desenvolvimento dessa estratégia consiste em incentivar o aluno a questionar e se posicionar diante de situações e temas que exijam pontos de vista mais assertivos e que fomentem a argumentação, desenvolvendo o pensamento crítico baseado no respeito e na diversidade. Essa atividade terá como tema central os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Faça afirmativas ou pergunte algo específico para que os alunos possam se posicionar em relação ao tema.

Resposta

5. c ) A baixa taxa de natalidade e a alta da expectativa de vida apresentada pelos países desenvolvidos, vêm gerando o aumento do número de idosos e, consequentemente, o envelhecimento da população dêsses países, o que afeta diretamente as contas dos sistemas previdenciários. Ao mesmo tempo, a baixa taxa de natalidade tem diminuído a proporção de jovens e provocado a escassez de mão de obra em vários dêsses países.