CAPÍTULO 11 Blocos econômicos

Buscando o desenvolvimento econômico e o fortalecimento frente à economia mundial, tanto os países desenvolvidos quanto os subdesenvolvidos têm adotado a formação de blocos econômicos como estratégia para facilitar os fluxos e a circulação de mercadorias e de capitais. Para isso, firmam acôrdos comerciais e econômicos que diminuem ou mesmo eliminam as barreiras alfandegárias existentes entre os países-membros.

Ao se unirem em blocos econômicos, os países-membros buscam se fortalecer comercialmente em relação a países isolados (que não compõem blocos econômicos) e a outros blocos. Com isso, buscam ampliar a participação no comércio mundial, aumentando suas exportações, como fórma de acelerar o próprio crescimento econômico e, assim, tornarem-se cada vez mais competitivos no mercado internacional.

O mapa a seguir mostra os principais blocos econômicos do mundo.

Principais blocos econômicos (2018)

Mapa. Principais blocos econômicos (2018). U E - União Europeia: grande parte da Europa. CEI - Comunidade dos Estados Independentes: centro e norte da Ásia. Apec – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico: Rússia, China, países no sudeste da Ásia, Oceania e a América do Norte. USMCA - Acordo Estados Unidos-México-Canadá (Antigo NAFTA): América do Norte. Mercosul – Mercado Comum do Sul - Em 2017, a Venezuela foi suspensa do bloco: países no norte, leste e sul da América do Sul, com o Brasil. M C C A  – Mercado Comum Centro-Americano: grande parte da América Central. Pacto Andino: países no oeste da América do Sul. S A D C – Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral: porção sul da África. Ecowas – Comunidade Econômica dos Estados do Oeste da África: oeste da África. No canto superior direito, a rosa dos ventos, e na parte inferior, a escala: 1740 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 78.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Identificar os principais blocos econômicos no mundo.
  • Conhecer o nível de integração dos diferentes blocos econômicos.
  • Identificar as transformações ocorridas nos polos da economia mundial e as áreas de influência estabelecidas na década de 1990.

Justificativa

Por meio dos estudos dêste capítulo, os alunos compreenderão os motivos pelos quais os países fazem acôrdos, visando à formação de blocos econômicos, identificando os principais da atualidade. Analisando os diferentes níveis de integração econômica em cada bloco, os alunos também compreenderão as relações econômicas entre êles, consolidando aspectos da globalização e explorando o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero seis.

êles também vão conhecer os principais blocos econômicos do continente americano e as transformações pêlas quais os blocos mundiais passaram para acelerar o processo de exportações e potencializar o processo econômico. Dessa fórma, os alunos desenvolverão aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê um dois da Bê êne cê cê.


  • O estudo dêste capítulo permite desenvolver aspectos das habilidades ê éfe zero oito gê ê zero seis e ê éfe zero oito gê ê um dois, uma vez que os alunos vão analisar a atuação e a importância dos principais blocos econômicos do mundo, bem como o papel da Organização Mundial do Comércio (ó ême cê) nos atuais processos de integração cultural e econômica.
  • Ao analisar os mapas, os alunos obtêm informações que complementarão seus estudos. Para isso, faça os questionamentos a seguir.

a ) De qual bloco econômico o Brasil faz parte?

b ) Os Estados Unidos fazem parte de qual bloco econômico?

c ) Quais países fazem parte do Mercosul?

Respostas

a ) O Brasil faz parte do bloco econômico Mercosul (Mercado Comum do Sul).

b ) O Nafta (acôrdo Norte-Americano de Livre Comércio).

c ) Os países pertencentes ao Mercosul são: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Questão 1.

Observe no mapa da página anterior os principais blocos econômicos de cada continente. Identifique o bloco formado pêlo maior número de países e o bloco formado pêlo menor número de países. Registre suas observações no caderno.

A expansão do comércio mundial, por um lado, tem como objetivo atingir um maior número de consumidores e produzir maior diversidade de produtos. No entanto, os acôrdos comerciais estabelecidos entre os países de um bloco, por vezes, ocasionam barreiras contra os demais ou os prejudicam com a perda do mercado consumidor.

Contudo, a formação dos blocos econômicos tem sido uma estratégia imposta pêla atual economia mundial. Isso porque, se as trocas comerciais e os fluxos de capitais no interior de cada bloco cresceram aceleradamente nas últimas décadas, o comércio e os investimentos entre os diferentes blocos também vêm se expandindo de maneira significativa com o estabelecimento de acôrdos e negociações entre êles.

Fotografia. Três mulheres e diversos homens de terno e gravatas, reunidos em frente a um painel, posando para a foto.
Representantes do bloco econômico ésse a dê cê, em 2019.

Blocos econômicos e os níveis de integração

Os blocos econômicos na atualidade apresentam-se em diferentes níveis ou estágios. Alguns encontram-se em estágios de integração mais avançados, como a União Europeia, que possui, inclusive, uma moeda única, facilitando as finanças entre os países do bloco e tornando sua economia mais sólida. Existem blocos ainda em processo inicial de integração e outros que estabelecem acôrdos que limitam a integração econômica e restringem-se à criação de uma zona de livre-comércio ou de uma união aduaneira.

dêsse modo, de acôrdo com o nível de integração entre os países, os blocos econômicos apresentam características diferentes. Veja a seguir.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: No continente americano, encontram-se Nafta, Pacto Andino, , Mercosul e parte da Apec. Na Europa, a União Europeia, a sei e parte da Apec. Na Ásia, parte da Apec, a sei e o . Na África, o e o ésse a dê cê. Na Oceania, parte da Apec. O bloco com o maior número de países, representado no mapa, é a u ê, e o menor é o Nafta.

Destaque para os alunos que, além dos blocos econômicos indicados, atualmente há outros importantes, como o Conselho de Cooperação do Golfo (), a Associação das Nações do Sudeste Asiático (), o Mercado Comum e Comunidade do Caribe (caricom) e a Grande Área Árabe de Livre-Comércio (). Se considerar interessante, reúna-os em grupos para que pesquisem os países que fazem parte dêsses blocos. Cada um deverá ter somente um bloco como tema de pesquisa. Marque um dia para que os alunos levem as informações coletadas para a sala de aula. Na sequência, peça a cada grupo que, oralmente, relacione os países-membros e os localizem, utilizando um planisfério como referência.

Zona de livre-comércio

Em uma zona de livre-comércio, os países eliminam gradativamente as barreiras tarifárias para incentivar as trocas comerciais e os investimentos entre êles. êsse é o estágio mais inicial de integração de um bloco econômico. Um exemplo é o Nafta, bloco formado pelos Estados Unidos, Canadá e México.

Ilustração. Notas de dinheiro com um cifrão.

União aduaneira

Na união aduaneira, assim como na zona de livre-comércio, os países de um bloco praticam o livre-comércio, suspendendo as barreiras alfandegárias entre êles. No entanto, adotam uma tarifa externa comum () para as relações comerciais com outros países do mundo. Nesse caso, os produtos importados de outros países pagam os mesmos impostos e taxas para entrar em qualquer um dos países do bloco. Um exemplo dêsse bloco é o Mercosul, do qual o Brasil faz parte.

Ilustração. Três homens de terno e gravata com haste interligando-os.

Mercado comum

Além do livre-comércio de mercadorias e de serviços, o mercado comum estabelece a livre circulação de capitais (investimentos) e de pessoas (trabalhadores) entre os países-membros. Nesse estágio de integração, os países também padronizam seus impostos e suas legislações, criando instituições e órgãos supranacionaisglossário .

Ilustração. Um pequeno veículo carregando uma caixa em uma estrutura na parte frontal.

União econômica e monetária

É o estágio mais completo de integração entre os países de um bloco econômico. Nesse estágio, os países passam a estabelecer a padronização de sua política econômica com metas que fixam as taxas de juros, inflação, endividamento etcétera Para atingir essas metas, os países criam um banco central único e substituem as moedas nacionais por uma moeda única. A União Europeia é o único exemplo de bloco que atingiu o estágio de união econômica e monetária, embora nem todos os países-membros tenham aderido ao euro.

Ilustração. Símbolo do Euro, composto por um E com dois traços ao centro.
Respostas e comentários

Um texto a mais

Complemente o tema por meio da leitura do texto a seguir, que aborda teorias diferentes sôbre a formação dos blocos econômicos.

Interação entre mercados

     Teóricos defendem que os mercados comuns são etapas importantes da globalização da economia. Entre êles, há duas correntes: a Teoria dos Blocos Regionais e a Teoria da Globalização Via Mercados Supranacionais.

     Os que defendem a primeira teoria admitem que há uma tendência de os países se integrarem nos continentes, formando blocos regionais fechados, que tendem a impedir a entrada de produtos de fóra. De acôrdo com essa teoria, teríamos três blocos que competiriam entre si: o bloco americano (liderado pelos Estados Unidos), o bloco asiático (liderado pêlo Japão) e o bloco europeu (liderado pêla Alemanha).

     Os que propagam a segunda teoria afirmam que os blocos comerciais são sementes de um único bloco globalizado, que resultaria da interdependência cada vez maior entre êles. A prática tem demonstrado que essa teoria é mais razoável, além de ser mais compatível com o fenômeno da globalização.

strazacapa, Cristina; MONTANARI, Valdir. Globalização: o que é isso, afinal? São Paulo: Moderna, 2003. página 56.

Os blocos econômicos e as práticas protecionistas

A formação dos grandes blocos econômicos pode ser analisada como uma tendência mundial que visa criar condições necessárias para a formação de um mercado global unificado, com a livre circulação principalmente de mercadorias e capitais entre os países.

A constituição de um mercado globalizado, aliás, tem sido uma das principais metas de organismos internacionais que há décadas dão sustentação à expansão do capitalismo, tanto do ponto de vista econômico, como é o caso da Organização Mundial do Comércio (ó ême cê), quanto do ponto de vista financeiro, como é o caso do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (éfe ême í).

A ó ême cê, por exemplo, determina as regras gerais do comércio internacional e tem o poder de impor políticas de retaliaçãoglossário aos países que adotam práticas protecionistasglossário , trazendo, assim, prejuízos à economia de outros países.

Ainda que a ó ême cê atue com o objetivo de reduzir e abolir as barreiras comerciais entre os países (diminuindo as tarifas de importação e exportação, suspendendo subsídios dos governos aos seus produtores etcétera), visando ao livre mercado, o protecionismo comercial continua sendo uma prática adotada por muitos países. A existência dessas práticas protecionistas evidencia que o livre-comércio, com a formação de um único e megamercado global, ainda está longe de ser realmente efetivado.

A ó ême cê representa uma instituição internacional, criada em 1995, com o objetivo de regular as relações comerciais entre os países que a compõem. Ela exerce a função de mediadora nas negociações na busca por soluções amigáveis às controvérsias comerciais. Essa instituição atua principalmente quando um ou mais países envolvidos em determinada transação de comércio julgam-se prejudicados.

Fotografia. Fachada de uma construção com diversas janelas e uma placa com a inscrição: W T O à esquerda e O M C à direita.
Fachada da séde da ó ême cê. Em inglês, é utilizada a sigla dáblio tê ó, de World Trade Organization.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que, de modo geral, os principais casos de queixas na ó ême cê partem dos países subdesenvolvidos, que alegam desvantagens com relação às tarifas alfandegárias e aos subsídios agrícolas de commodities, que favorecem os desenvolvidos. Para o mundo subdesenvolvido, as políticas protecionistas privilegiam os países ricos, reforçando a supremacia econômica e tecnológica dessas nações diante dos países mais pobres.
  • O conteúdo trabalhado nesta página favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero seis, pois aborda a atuação da ó ême cê como organização mundial.

Os polos de poder econômico

A formação dos blocos econômicos é resultado da busca dos países por conquistar novos mercados dentro do sistema econômico capitalista mundial e tornou-se mais uma maneira pêla qual os países mantêm e reforçam suas disputas por hegemonia (econômica, política, geopolítica) no cenário internacional. Assim, além da importância militar e política, o cenário geopolítico mundial tem sido marcado cada vez mais pêla disputa econômica e comercial de países ou blocos de países.

Desde o final do século passado, o cenário econômico mundial tem se configurado pêla existência de vários polos ou centros de poder, liderados pêlas grandes potências mundiais. O mapa a seguir mostra os principais polos de poder econômico e suas respectivas áreas de influência.

Polos do poder econômico mundial e suas áreas de influência (final do século vinte e início do século vinte e um)

Mapa. Polos do poder econômico mundial e suas áreas de influência (final do século 20 e início do século 21). Áreas de influência. Estados Unidos: todo o continente Americano. União Europeia: toda a Europa e África. Japão: extremo sul da Ásia, ilhas e Oceania. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e à direita, a escala: 1835  quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: raesbér, Rogério. Blocos internacionais de poder. terceira edição São Paulo: Contexto, 1993. página 2425. (Repensando a Geografia).

  • Estados Unidos: a maior potência econômica do mundo; exerce sua supremacia militar com intervenções em várias regiões do planeta.
  • Japão: importante potência econômica, posição alcançada pêlo intenso ritmo de crescimento de sua economia ao longo da segunda metade do século vinte.
  • União Europeia: reúne os países mais desenvolvidos da Europa, com destaque para a liderança exercida pêlas grandes potências econômicas, como Alemanha e França.
  • China: tornou-se a segunda maior potência econômica do planeta, o que vem permitindo ampliar sua área de influência comercial e política em várias regiões, sobretudo na África e, mais recentemente, na América Latina.
Respostas e comentários

O mapa desta página possibilita desenvolver aspectos relacionados às habilidades ê éfe zero oito gê ê zero sete e ê éfe zero oito gê ê um quatro, além da Competência específica de Ciências Humanas 7 e das Competências específicas de Geografia 3 e 4, uma vez que os alunos vão analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América em sua posição de liderança global, assim como os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas, com base no capital estadunidense, em diferentes regiões no mundo, por meio de uma linguagem cartográfica.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Por que tanto países desenvolvidos quanto países subdesenvolvidos têm buscado a formação de blocos econômicos?
  2. Subsídios, barreiras e taxas alfandegárias são algumas práticas protecionistas adotadas por muitos países. Qual é a relação entre essas práticas e a formação de um grande mercado global?
  3. Relacione corretamente as informações identificando os diferentes níveis de integração dos blocos econômicos.
    1. Zona de livre-comércio.
    1. União aduaneira.
    1. Mercado comum.
    1. União econômica monetária.
    1. Estágio mais completo de integração entre os países de um bloco econômico. Os países estabelecem políticas econômicas comuns, além de adotar uma moeda única.
    2. Nesse nível de acôrdo comercial, os países praticam o livre-comércio, suspendendo as barreiras alfandegárias entre êles, além de adotar uma tarifa externa comum () para as relações comerciais com outros países do mundo.
    3. acôrdo em que os países eliminam gradativamente as barreiras tarifárias para incentivar as trocas comerciais e os investimentos entre êles. Estágio mais inicial de integração de um bloco econômico.
    4. Além do livre-comércio de mercadorias e de serviços, o mercado comum estabelece a livre circulação de capitais (investimentos) e de pessoas (trabalhadores) entre os países-membros.
  4. Pesquise em jornais, revistas e na internet notícias recentes sôbre os blocos econômicos estudados neste capítulo. Após ler as reportagens, liste no caderno os assuntos tratados em cada uma delas. Leve as matérias para a sala de aula e apresente suas anotações aos colegas.
Respostas e comentários

1. Resposta: Para alcançar o desenvolvimento econômico e o fortalecimento frente à economia mundial. A formação de blocos econômicos é uma estratégia para facilitar os fluxos e a circulação de mercadorias e de capitais.

2. Resposta: A adoção de medidas protecionistas, como subsídios, taxas e barreiras alfandegárias, praticadas por muitos países com o objetivo de proteger sua economia, impede a livre circulação de mercadorias e capitais pêlo mundo, dificultando a formação efetiva de um megamercado global. Os produtos importados não conseguem ter competitividade com o baixo custo (devido aos subsídios) dos produtos nacionais, e vice-versa.

3. Resposta: A - três; B - dois; C - quatro; D - um.

4. Resposta: Resposta pessoal. Auxilie os alunos na pesquisa.

  • Verifique se os alunos têm alguma dificuldade nas atividades propostas. Se necessário, retome algum conteúdo.
  • Caso seja oportuno, proponha a realização das atividades em duplas, para que os alunos possam trocar ideias entre si e ampliar o repertório para a elaboração das respostas.
  • As atividades 1 e 2 exploram a prática da argumentação, pois promovem situações em que os alunos podem expressar seus saberes por meio de comentários a respeito da formação dos blocos econômicos.
  • Relembre os alunos que, em 2017, a Venezuela foi suspensa do Mercosul. Essa suspensão ocorreu por várias razões, entre elas, o descumprimento de normas e tratados por parte do govêrno venezuelano e a instabilidade política interna, pondo em risco a manutenção da democracia.
  • Na atividade 4, desenvolvem-se aspectos da Competência específica de Geografia 5, ao incentivar os alunos a fazer pesquisas com base em conhecimentos científicos para interpretar, compreender, refletir e explicar a reportagem a respeito do protecionismo entre Brasil e China.

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia e interprete o texto a seguir e depois responda às questões no caderno.

China impôs 10 barreiras a produtos brasileiros entre março e maio

     Todas as barreiras do país asiático dizem respeito a subsídios e impactam a produção de itens como borracha, materiais elétricos e produtos metalúrgicos

Disponível em: https://oeds.link/rABbJM. Acesso em: 25 julho 2022.

  1. Quais países estão envolvidos na questão mencionada no texto?
  2. Como o protecionismo se apresenta na China?
  3. Qual é o reflexo do protecionismo chinês para o mercado brasileiro?

6. Observe o mapa desta página e responda às questões no caderno.

Blocos econômicos da América do Sul

Mapa. Blocos econômicos da América do Sul. Letra A, em verde: quatro países na costa noroeste da América do Sul. Letra B, em rosa: cinco países no norte, leste e sul da América do Sul. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 830 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 79.

  1. De acôrdo com o mapa, quais blocos correspondem às letras A e B?
  2. Quais países pertencem a cada bloco?

7. Vamos realizar um debate em sala de aula, simulando uma disputa na ó ême cê. Com êle, poderemos analisar as vantagens e as desvantagens do protecionismo e da abertura de mercado. Para isso, com a orientação do professor, reúnam-se em três grupos. 1º grupo: deve representar países contrários ao protecionismo. 2º grupo: deve representar os países que adotam a prática do protecionismo. 3º grupo: deve representar a ó ême cê, como grupo regulador do debate. Escolham algum produto comercializado entre países e uma prática protecionista, como as estudadas anteriormente.

Respostas e comentários

5. a) Resposta: Brasil e China.

5. b) Resposta: A China fornece subsídios para empresas locais, o que impacta a economia de outros países, como o Brasil.

5. c) Resposta: As barreiras chinesas impactam a produção de itens como borracha, materiais elétricos e produtos metalúrgicos.

6. a) Resposta: A – Pacto Andino; B – Mercosul.

6. b) Resposta: A – Pacto Andino: Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. B – Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

7. Resposta: Auxilie os alunos na execução do debate. Explique o significado de alguns têrmus do texto que os alunos não conheçam. Aja como fomentador de ideias e, sobretudo, procure promover atitudes de respeito durante a troca de ideias. Se considerar necessário, seja o regulador do debate.

Após a atividade 6, comente com os alunos que as trocas comerciais entre países da América do Sul aumentaram de maneira significativa nas duas últimas décadas. Atualmente, é comum que fábricas brasileiras tenham sua produção majoritária destinada aos países vizinhos. Essa prática também ocorre com êles. A tendência é que essas trocas comerciais sejam ainda maiores nas próximas décadas.

Sugestão de avaliação

Reproduza a atividade a seguir na lousa e peça aos alunos que completem as frases corretamente utilizando as expressões a seguir.

zona de livre-comércio - união aduaneira - união econômica e monetária - mercado comum

a ) O * prevê livre-comércio de mercadorias e serviços entre os países-membros e mais mobilidade de trabalhadores.

b ) Na *, o comércio de mercadorias e serviços é acrescido de tarifa externa comum para as relações comerciais com outros blocos econômicos do mundo.

c ) A * é o estágio inicial de integração, em que há eliminação gradativa de barreiras comerciais entre países de um bloco.

d ) A adoção de moeda única ocorre quando há uma *.

Respostas

a ) Mercado comum.

b ) União aduaneira.

c ) Zona de livre-comércio.

d ) União econômica e monetária.


Na atividade 7, os alunos desenvolverão saberes relacionados à Competência específica de Geografia 6, à Competência específica de Ciências Humanas 6 e à Competência geral 7, já que são incentivados a formar argumentos baseados em conhecimentos geográficos e das Ciências Humanas para defender pontos de vista, ideias e opiniões com posicionamento ético.

Glossário

Supranacional
: organismo ou poder que está acima do govêrno de uma nação.
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Protecionismo
: fixação de tarifas ou cotas (limite) impostas por um país, com o objetivo de restringir o fluxo de importações.
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Retaliação
: imposição de uma pena; às vezes, pode também significar represália.
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