O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Copie o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa, completando-o corretamente com as informações destacadas a seguir.

renda per capita elevada dependência tecnológica melhor qualidade de vida endividamento externo elevado menor crescimento demográfico precárias condições de vida crescimento demográfico acelerado expectativa de vida elevada

Países desenvolvidos

Países subdesenvolvidos

2. Relacione corretamente os temas destacados no quadro com as frases a seguir.

dependência econômica endividamento externo protecionismo comercial subsídios agrícolas

  1. Empréstimos realizados junto a organizações, como o Fundo Monetário Internacional (éfe ême í), para investir no desenvolvimento de suas economias.
  2. Pagamentos concedidos pelos governos dos países ricos aos agricultores, para manterem seus produtos a preços reduzidos.
  3. Por meio de barreiras alfandegárias, os países ricos instituem taxas (impostos) para a importação de produtos primários, como gêneros agropecuários.
  4. Desequilíbrio na balança comercial, gerado a partir da exportação de produtos primários (baixo valor) e importação de produtos industrializados e de alta tecnologia (alto valor).
  1. sôbre o processo de urbanização nos países desenvolvidos e seu desenvolvimento tecnológico, em folha de papel avulsa, assinale V (para as informações verdadeiras) ou F (para as informações falsas).
    1. O crescimento da atividade industrial foi acompanhado pêlo processo de urbanização, pois as cidades foram crescendo à medida que as fábricas se expandiam.
    2. A migração rural–urbana foi estimulada pêla oferta crescente de empregos nas indústrias, enquanto a mecanização das lavouras reduzia a necessidade de mão de obra no campo.
Respostas e comentários

1. Resposta: Países desenvolvidos: renda per capita elevada; melhor qualidade de vida; menor crescimento demográfico; expectativa de vida elevada.

Países subdesenvolvidos: dependência tecnológica; endividamento externo elevado; precárias condições de vida; crescimento demográfico acelerado.

2. a) Resposta: endividamento externo.

2. b) Resposta: subsídios agrícolas.

2. c) Resposta: protecionismo comercial.

2. d) Resposta: dependência econômica.

3. a) Resposta: V.

3. b) Resposta: V.

Objetivos das atividades

1. Descrever e comparar as características socioeconômicas dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

2. Compreender características e aspectos que afetam as economias dos países subdesenvolvidos: pendência econômica, endividamento externo, protecionismo comercial e subsídios agrícolas.

3. Compreender o processo de urbanização e desenvolvimento tecnológico nos países desenvolvidos.

Como proceder nas atividades

1. Se os alunos não estabelecerem relações adequadas, conduza uma prática a partir da exibição de vídeos, animações, entre outros recursos visuais, os quais retratem aspectos característicos dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Oriente os alunos para que escrevam quais características percebidas no vídeo são típicas dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Para complementar, solicite-lhes que compartilhem suas respostas com a turma.

2. Se os alunos demonstrarem dificuldade com a questão, proponha uma atividade de revisão do conteúdo. Para tanto, os estudantes poderão consultar o livro didático e as anotações do caderno. Direcione a turma na construção de um texto-síntese no formato de uma lista de tópicos, com a seguinte temática: “Aspectos que impactam a economia dos países subdesenvolvidos”. Ao término, questione os estudantes sôbre os tópicos levantados e anote todos na lousa.

3. Se os alunos demonstrarem alguma dúvida sôbre a questão, conduza uma atividade prática utilizando imagens (foto, iconografias, pinturas etcétera) que retratem o processo de industrialização e urbanização ocorrido nos países europeus a partir dos séculos dezoito e dezenove. Essas imagens também podem destacar as transformações ocorridas no campo decorrente da introdução de novas tecnológicas (mecanização e modernização das atividades rurais).

  1. Os investimentos em educação, ciência e pesquisa contribuíram para o domínio tecnológico exercido pelos países desenvolvidos que concentram as indústrias de alta tecnologia.
  1. Cite três aspectos que caracterizam as condições de vida das populações nos países subdesenvolvidos.
  2. Leia o texto a seguir e responda às questões no caderno.

     Um aspecto demográfico marcante nos países desenvolvidos diz respeito ao envelhecimento de sua população decorrente do aumento da expectativa de vida e da queda da taxa de mortalidade, em virtude da melhoria das condições de vida. Ao mesmo tempo, a diminuição da taxa de natalidade tem promovido uma redução no número de crianças e jovens entre a população.

êsse processo de envelhecimento da população, no entanto, tem provocado problemas como a diminuição da oferta de mão de obra no mercado de trabalho e desequilíbrios nas contas públicas, em razão dos crescentes gastos das aposentadorias no sistema previdenciário.

Texto elaborado pelos autores.

  1. Quais são as causas do processo de envelhecimento da população nos países desenvolvidos?
  2. Aponte as consequências do processo de envelhecimento da população nos países desenvolvidos.
  1. “Além da redução ou da eliminação das barreiras alfandegárias, êsse tipo de bloco econômico também estabelece a adoção de uma tarifa externa comum () entre todos os países membros.” Essa afirmação refere-se a qual tipo e que exemplo de bloco econômico?
    1. Zona de livre-comércio — Nafta.
    2. União aduaneira — Mercosul.
    3. Mercado comum — Apec.
    4. União econômica e monetária — União Europeia.
  2. sôbre o tema economia, responda:
    1. O que são as chamadas empresas multinacionais?
    2. As grandes multinacionais são originárias principalmente de quais países do mundo? Que fatores favoreceram a expansão dessas empresas para os países subdesenvolvidos?
Respostas e comentários

3. c) Resposta: V.

4. Possíveis respostas: Pobreza, fome, precariedade no sistema de saúde, altas taxas de mortalidade, baixa expectativa de vida, moradias precárias, falta ou deficiência de serviços essenciais (coleta de esgôto, água tratada), entre outros.

5. a) Resposta: O envelhecimento das populações nos países desenvolvidos decorre do aumento da expectativa de vida e da queda das taxas de mortalidade, em virtude da melhoria das condições de vida.

5. b) Resposta: Entre as consequências do envelhecimento da população nos países desenvolvidos, estão a diminuição da oferta de mão de obra no mercado de trabalho e os desequilíbrios nas contas públicas, em razão dos crescentes gastos das aposentadorias no sistema previdenciário.

6. Resposta: b.

7. a) Resposta: São empresas com matrizes instaladas em determinado país, mas que atuam também no mercado de outros países.

7. b) Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

4. Identificar aspectos relacionados às condições de vida nos países subdesenvolvidos.

5. Compreender aspectos relacionados às questões sociais e demográficas, como o envelhecimento da população, no contexto dos países desenvolvidos.

6. Identificar e caracterizar os blocos econômicos.

7. Compreender o conceito de empresas multinacionais relacionando o poder dessas empresas à hegemonia exercida pelos países ricos na economia e no comércio mundial.

Como proceder nas atividades

4. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, apresente imagens que representem as condições de vida da população nos países subdesenvolvidos. Em cada imagem, incentive que os alunos percebam os desafios e dificuldades que essa população enfrenta no seu dia a dia. Para complementar, solicite que escrevam uma frase sôbre o que percebem em cada uma das imagens.

5. Em caso de dificuldades com a questão, faça uma prática cartográfica com a espacialização no mapa-múndi dos dez países com melhor í dê agá. Para tanto, distribua aos alunos um mapa em branco, oriente-os na pesquisa sôbre os países com maior í dê agá e na representação cartográfica (construção do título, da legenda etcétera). Incentive-os a perceber que são os países desenvolvidos que apresentam os maiores í dê agá.

6. Em caso de dúvidas, organize um resumo geral os tipos de blocos econômicos. Para tanto, esboce na lousa, com giz colorido, um mapa mental que destaque as principais características de cada bloco econômico, assim como seus respectivos exemplos.

7. Em caso de dúvidas, proponha uma atividade de pesquisa, na qual os alunos deverão selecionar três empresas multinacionais, e no caderno, deverão: desenhar ou recortar e colar a logomarca dessas empresas; descrever seu ramo de atividade; pesquisar seu país de origem. Para complementar, solicite que escrevam um pequeno texto explicando a influência dessas empresas na economia e comércio mundial.

Resposta

7. b) Resposta: As grandes multinacionais são originárias principalmente dos países mais desenvolvidos. Entre os fatores que favoreceram a expansão das multinacionais para os países subdesenvolvidos, estão menor custo da mão de obra; abundância de matérias-primas a custos reduzidos; liberdade para remeter os lucros às matrizes no país de origem; existência de mercados consumidores em expansão; legislações trabalhistas e ambientais menos rigorosas.