UNIDADE 4 América

Fotografia. Vista de cima. Formações rochosas cobertas por vegetação em frente ao mar. Há uma via e uma construção à direita.
A foto de 2019 retrata a ilha de monsserrá, localizada na região das Antilhas, América Central. Foi nessa região que os europeus chegaram ao continente americano, em 1492.
Respostas e comentários

Aproveite as páginas de abertura e comente com os alunos o que será desenvolvido ao longo desta unidade.

Analise a foto mostrada na página de abertura e promova uma discussão a respeito das questões iniciais.

Motive-os a contar o que sabem a respeito do continente onde vivem. Espera-se que os alunos consigam se expressar em relação às características do continente onde vivem.

Diga-lhes que a Ilha de monsserrá é um território ultramarino do Reino Unido onde está localizado o vulcão .

Comente com os alunos que, além da estreita faixa de terra continental, a América Central apresenta várias ilhas localizadas no Mar do Caribe ou das Antilhas, que, em muitos casos, correspondem a países de pequena extensão territorial.

As ilhas caribenhas formaram-se de intensas atividades vulcânicas decorrentes do contato entre placas tectônicas na região ou então da emersão de recifes de corais, presentes no Mar do Caribe.

As ilhas maiores são conhecidas como as Grandes Antilhas e abrigam os territórios do Haiti, da República Dominicana, de Cuba, de Pôrto Rico (território dos Estados Unidos) e da Jamaica. Já as ilhas menores da parte oriental são conhecidas como Pequenas Antilhas, e abrigam países independentes e territórios subordinados a outras nações. Ao Norte, o arquipélago das Bahamas completa o conjunto de ilhas da América Central.

O continente americano reflete, na atualidade, a história de seu passado colonial, marcada pêla presença dos povos indígenas, dos colonizadores europeus e dos negros africanos que foram escravizados. A América também apresenta contrastes socioeconômicos relevantes, com acentuadas desigualdades sociais e econômicas entre os países do continente.

  

Iniciando a conversa

  1. Quais elementos podem ser observados na paisagem da ilha retratada na foto? Quais aspectos do continente americano você conhece? Cite aspectos naturais, culturais, econômicos etcétera
  2. De quais maneiras o continente americano pode ser regionalizado?
  3. O que você sabe sôbre os povos que viviam no continente americano quando os europeus passaram a explorar essas terras? Converse a respeito disso com os colegas.

  

Agora vamos estudar...

  • as características naturais do continente americano;
  • as diferentes regionalizações da América;
  • os aspectos histórico-culturais do continente americano;
  • as colônias de exploração e as colônias de povoamento;
  • os mapas históricos.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Resposta nas orientações ao professor.

Embora as respostas das atividades propostas na abertura da unidade sejam pessoais, espera-se que os alunos consigam expressar-se quanto às características do continente onde vivem. O objetivo dêsses questionamentos é verificar o conhecimento prévio deles sôbre o assunto a ser abordado na unidade 4.

Respostas

1. Resposta pessoal. Os alunos podem descrever a formação de ilhas, incentive-os a apontar o que observam em primeiro plano e segundos planos da paisagem. Incentive-os a contar o que sabem a respeito das características das ilhas, como relevos acidentados, provavelmente as atividades pesqueira e turística como aspectos econômicos e culturais.

2. América do Norte, América Central e América do Sul ou América Anglo-Saxônica e América Latina.

3. Resposta pessoal. Os alunos podem citar os povos nativos, os indígenas, em função de estudos anteriores já realizados nos anos iniciais ou no componente curricular de História. Incentive a participação de todos e verifique o conhecimento prévio deles a respeito dêsse assunto.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha a êles a estratégia Brainstorming. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Para o desenvolvimento dêsse recurso, solicite aos alunos que organizem-se em grupos, providenciem papel sulfite, ou leve para a sala de aula, e instrua-os a indicar a palavra “América” no centro do papel. Em seguida, peça-lhes que citem o que conhecem sôbre essa palavra, desde a cultura, os países que fazem parte, a economia, a população, entre outras definições. Para finalizar a atividade, os grupos devem apresentar aos colegas os apontamentos.

CAPÍTULO 12 Continente americano

O continente americano é o segundo maior continente do planeta, com aproximadamente 42 milhões de quilômetros, menor apenas do que a Ásia. Com cêrca de um bilhão de habitantes, a América é o terceiro continente mais populoso do planeta.

As terras do continente americano são limitadas pêlas águas de três oceanos: oceano Atlântico, a Léste; oceano Pacífico, a oeste; oceano Glacial Ártico, ao norte, onde o estreito de Bering separa a América e a Ásia.

Divisão geográfica

Uma maneira de regionalizar o continente americano é por meio do critério físico, considerando a distribuição e a localização geográfica das terras emersas. De acôrdo com êsse critério, a América pode ser dividida em três regiões.

América do Norte

Possui a maior extensão territorial. É formada por três países e também pela maior ilha do mundo, a Groenlândia, território que pertence à Dinamarca. Os principais paralelos que perpassam êsse território são o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

América Central

Possui a menor extensão territorial. Sua área continental corresponde ao istmoglossário que faz a ligação entre a América do Sul e a América do Norte, e sua área insular (ilhas) é banhada pêlas águas do mar do Caribe.

América do Sul

Formada por doze países e também por um território pertencente à França, a Guiana Francesa. Os principais paralelos que perpassam êsse território são a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.

Continente americano – divisão geográfica

Mapa. Continente americano – divisão geográfica. América do Norte: Alasca (território pertencente ao Estados Unidos), Canadá, Estados Unidos, México e Groenlândia (território pertencente a Dinamarca). América Central: Bahamas, Cuba, Haiti, República Dominicana, Jamaica, Belize, Honduras, Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e Panamá. América do Sul: Guiana Francesa (território pertencente a França), Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 1325 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava ediçãoRio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 34.

Questão 1.

Verifique a localização do território brasileiro no continente americano. Em quais hemisférios o Brasil está localizado?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: O Brasil está localizado nos hemisférios Norte e Sul, e no hemisfério Ocidental.

Objetivos do capítulo

  • Conhecer as fórmas de regionalizar o continente americano.
  • Compreender a diferença entre os processos de colonização da América: colônias de povoamento e colônias de exploração.
  • Relacionar as características econômicas atuais com as heranças dos períodos coloniais do continente americano.

Justificativas

No decorrer dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de estudar o processo de formação histórica do continente americano, além de identificar elementos como as divisões geográficas e os histórico-culturais.

Os temas abordados serão desenvolvidos por meio de mapas e informações geográficas, auxiliando na aprendizagem dos alunos, desenvolvendo aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove da Bê êne cê cê.


  • Reveja, com os alunos, os diferentes hemisférios e a localização dos continentes e oceanos na superfície terrestre. Se necessário, retome as explicações apresentadas na página 20.
  • Analise o mapa político da América, na página 302, e oriente os alunos a localizar os países que fazem parte dêsse continente.
  • Providencie antecipadamente o contôrno do mapa político da América em preto e branco e solicite aos alunos que o pintem, criando uma legenda de acôrdo com a regionalização apresentada. Dessa fórma, será explorada a habilidade ê éfe zero oito gê ê um oito da Bê êne cê cê.
  • No estudo do tema Divisão geográfica, comente que essas características podem embasar critérios de regionalização. Isso pode ser verificado na regionalização específica para os países sul-americanos, agrupados em três grandes unidades, destacadas a seguir. > Países platinos: englobam territórios cujas terras são drenadas por rios da Bacia Platina. Essa regionalização compreende Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. > Países andinos: abrangem os países cortados pêla Cordilheira dos Andes, que são Chile, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. > Guianas: consideradas uma regionalização à parte pêlo fato de os países que a compreendem apresentarem uma evolução histórica distinta dos demais países sul-americanos. Inclui Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Divisão histórico-cultural

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

Diferentes povos já habitavam o continente americano há milhares de anos quando, a partir do final do século quinze, diversas potências marítimas europeias, como Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Holanda, passaram a explorar essas terras. povos foram denominados pelos estudiosos pré-colombianos pêlo fato de ocuparem a América antes da chegada de Cristóvão Colombo, navegador que aportou no continente em 1492.

Ao colonizarem diferentes áreas do continente, os europeus introduziram vários aspectos de sua cultura aos povos que habitavam territórios, entre êles o idioma.

Assim, a América também pode ser dividida em duas grandes regiões que se diferenciam de acôrdo com a origem linguística e a cultura de seus colonizadores.

América Anglo-Saxônica e América Latina

Mapa. América Anglo-Saxônica e América Latina. América Anglo-Saxônica: Alasca (território pertencente ao Estados Unidos), Canadá e Estados Unidos. América Latina: México, Guatemala, Belize, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana, Jamaica, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Brasil, Suriname, Guiana Francesa (território pertencente a França), Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Argentina. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. Na parte inferior, rosa dos ventos e a escala: 1025 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: FTD, 2016. página 116.

América Anglo-Saxônica

Colonizada por povos com língua de origem saxônica, principalmente ingleses. Essa região, formada por Canadá e Estados Unidos, reúne elementos histórico-culturais semelhantes, como o predomínio da língua inglesa e da religião protestante.

América Latina

Colonizada por povos com língua de origem latina, principalmente portugueses e espanhóis. Nessa região, formada pelos países da América do Sul, da América Central e pêlo México, há predomínio das línguas de origem latina, espanhola e portuguesa, e também da religião católica.

Respostas e comentários

Um texto a mais

Para enriquecer o tema Divisão histórico-cultural, leia o texto a seguir.

reticências

     Ao impor seus valores, os conquistadores europeus desorganizaram as culturas dos povos descobertos. Alteraram o ritmo de vida dêsses povos, pois mudaram a relação que mantinham entre si e com a terra, o trabalho, os animais e as fôrças da natureza.

     Os europeus proibiram os povos encontrados de expressarem suas próprias religiões; eles tentaram substituir as crenças locais pelos princípios e práticas do cristianismo. Ao fazer isso, provocaram mudanças profundas na vida dêsses povos, enfraquecendo-os e desorganizando-os. reticências

     A chegada dos espanhóis confundiu de tal fórma a cultura asteca, que os índios chegaram a duvidar dos seus próprios deuses.

reticências

     Os povos descobertos tentaram em vão justificar seus deuses e crenças para os cristãos reticências

     Quando os conquistados tentavam reagir à imposição religiosa, os castigos eram redobrados reticências

AMADO, Janaína; GARCIA, Ledonias Franco. Navegar é preciso: grandes descobrimentos marítimos europeus. décima nona edição São Paulo: Atual, 1989. página 5759.

  • Explore as noções introdutórias de prática de pesquisa em estudo de recepção, a partir do filme 1492: A conquista do paraíso, dirigido por iscót, Inglaterra, 1992. O filme narra a história do navegador Cristóvão Colombo ao chegar à América, e o primeiro contato de sua tripulação com as populações nativas que habitavam essas terras. Para desenvolver o estudo de recepção, verifique qual foi a interpretação dos alunos a respeito do filme. Partindo disso, conduza reflexões por meio de questionamentos como: “Em que ano se passa a história?”; “Quem são as personagens?”; “Qual é o contexto histórico?”; “O que encontraram com as navegações?”; “Quais são as características do território encontrado?”; “Quais são as características dos indivíduos encontrados?”. As perguntas ajudarão na análise e na interpretação do filme.
  • O conteúdo proposto nas páginas 131 a 133 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares Geografia e História. Explora aspectos das Competências específicas das Ciências Humanas 2 e 5, pois possibilita refletir sôbre eventos ocorridos no mesmo espaço e em tempos diferentes com base em conhecimentos das Ciências Humanas.

Algumas exceções podem ser identificadas na regionalização histórico-cultural do continente americano, pois alguns países latino-americanos foram colonizados por povos de outras origens linguísticas, como o Suriname, colonizado por holandeses. Assim também aconteceu no Canadá, país anglo-americano, cuja colonização foi feita por franceses, um povo de origem latina.

Além dos aspectos histórico-culturais, a divisão do continente em América Anglo-Saxônica e América Latina retrata o diferente desenvolvimento econômico e social dos países americanos, e é considerada por alguns estudos como uma regionalização socioeconômica. Dessa maneira, a América Anglo-Saxônica agrupa países desenvolvidos, ou seja, com maior desenvolvimento econômico e social, embora certos problemas sociais e econômicos também afetem parte de sua população. Já a América Latina reúne países subdesenvolvidos, com menor desenvolvimento econômico, muitos deles com graves problemas sociais.

A dizimação dos povos nativos

O contato entre os povos pré-colombianos e os colonizadores europeus não aconteceu de maneira pacífica. Os europeus buscavam dominar o território para extrair dele suas riquezas e introduzir entre os nativos aspectos de sua cultura, por exemplo, a religião, mas os povos pré-colombianos não aceitavam tal dominação.

No entanto, os colonizadores tinham grande vantagem sôbre os nativos. êles empunhavam armas de fogo, possuíam armaduras e montavam a cavalo, fator que possibilita deslocamento rápido. Já os povos pré-colombianos dispunham de armas forjadas em madeira, algumas até contendo venenos letais, mas que não lhes davam vantagens diante da destrutiva fôrça bélica dos colonizadores.

A tela a seguir representa um confronto entre os colonizadores e os povos pré-colombianos.

Litogravura. Homens brancos atirando contra indígenas em uma floresta. Há um corpo no chão, junto a uma criança. Ao lado, uma pessoa sendo atacada. À direita, mais homens armados. À esquerda, indígenas fugindo. Ao fundo, um homem apontando uma arma para duas mulheres indígenas.
Reprodução da litogravura Guerrilha, de Johann Moritz Rugendas, produzida em 1835.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que os povos pré-colombianos também ficaram em desvantagem por causa das inúmeras doenças trazidas pelos europeus ao continente americano. Como o sistema imunológico dos povos nativos não tinha defesa contra muitos dos vírus trazidos, como os da varíola e da cólera, essas doenças se alastraram rapidamente entre os nativos, vitimando muitos deles.
  • Explique para os alunos que houve dois tipos de colonização, a de exploração e a de povoamento, que serão desenvolvidas mais à frente, porém é importante saber que isso foi um fator importante para as atuais conjunturas socioeconômicas dêsses territórios.
  • O estudo sôbre a colonização da América e a dizimação dos povos nativos propicia o desenvolvimento do tema contemporâneo transversal Diversidade cultural, ao destacar as diferenças culturais entre os povos do continente americano, bem como a diversidade das populações nativas e os diferentes povos que promoveram a colonização de tais territórios.

Atividade a mais

  • Ainda sôbre este estudo, sugerimos um trabalho com mapa mudo do continente americano, que pode ser encontrado na internet.
  • í bê gê É. Mapa do continente americano. Disponível em: https://oeds.link/oW9GuP. Acesso em: 7 julho 2022.
  • Cada aluno precisará de duas cópias. Em uma delas, oriente-os a colorir e a criar a respectiva legenda da regionalização da América, considerando o critério físico. Na outra, êles deverão fazer o mesmo procedimento, porém, com base na origem linguística e na cultura de seus colonizadores. Esta atividade explora aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê um oito da BNCC ao propiciar a produção de mapa com informações geográficas acêrca da América.

Geografia em representações

Mapas históricos

Os mapas históricos são utilizados para mostrar fenômenos ou informações a respeito de determinado território em épocas passadas. A distribuição original dos povos que viviam no continente americano na época em que os europeus chegaram nessas terras é um exemplo de mapa histórico. Veja a seguir.

Povos pré-colombianos (século dezesseis)

Mapa. Povos pré-colombianos (século 16). Povos/principais grupos étnicos. Esquimós/Grupo Esquimó-Aleutino: Extremo norte da América do norte. Na-Dene e Apaches/Grupo Na-Dene: porção ao norte e pequena área ao sul da América do Norte. Sioux/Sioux-Dakota: pequena área no norte e área menor no leste da América do Norte. Iroqueses/Iroqueses: faixa no leste da América do Norte. Wakash e Cree/Grupo Algonquino-Wakash: porção norte e nordeste da América do Norte. Shoshoni e Astecas/Grupo Uto-Astecas: áreas no sul da América do Norte. Maias/Maias: região na América Central. Aruak/Grupo Aruak: faixa no norte da América do Sul. Chibchas/Grupo Chibcha: área no sul da América Central e noroeste da América do Sul. Karib/Grupo Karib: área no norte da América do Sul. Tupi e Guarani/Grupo Tupi-Guarani: leste da América do Sul. Jê/Grupo Jê: área nordeste da América do Sul. Incas/Grupo Quíchua: faixa na costa oeste da América do Sul. Outras populações (exemplo: Araucanos): sudoeste e sudeste da América do Norte, centro da América Central, oeste e sul da América do Sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 1240 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ARRUDA, José Jobson de Andrade. Atlas histórico básico. 15. edição São Paulo: Ática, 1997. página 21.

  1. O mapa representa qual informação e de que época histórica?
  2. Identifique no mapa o nome de alguns povos que viviam no continente americano antes da chegada dos europeus. Escreva no caderno uma lista com o nome de alguns dêsses povos que viviam no território que atualmente faz parte da:

América do Norte América Central América do Sul

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: A distribuição dos povos pré-colombianos no século dezesseis.

Questão 2. Resposta: Na América do Norte: Esquimós, Sioux, Iroqueses, Apaches. Na América Central: Maias e Astecas. Na América do Sul: Tupi, Guarani, Jê e Incas.

Objetivos

  • Compreender o que são mapas históricos.
  • Verificar que os mapas históricos representam informações de determinada data, podendo ser comparados com informações atuais.

  • Este conteúdo também pode ser trabalhado em conjunto com o componente curricular de História, ampliando a análise do tema mediante leitura, análise e interpretação de outros mapas históricos.
  • Comente com os alunos que, à medida que os colonizadores avançavam pêlo continente à procura de ouro e prata, algumas populações pré-colombianas foram exterminadas, e outras, extremamente reduzidas. êsse fato alterou significativamente a distribuição e a organização dêsses povos pêlo território.
  • Leve, para a sala, outros exemplos de mapas históricos, encontrados, por exemplo, em atlas geográficos.
  • Solicite aos alunos que identifiquem as transformações espaciais ocorridas ao longo do tempo retratadas no mapa.

Geografia e História

A colonização da América

Enquanto na maior parte da América Anglo-Saxônica foram desenvolvidas colônias de povoamento, na América Latina desenvolveram-se as colônias de exploração. Veja a seguir.

Colônias de povoamento

As colônias de povoamento foram constituídas, principalmente, por ingleses, que tinham o objetivo de se estabelecer em territórios que hoje correspondem às áreas do Canadá e dos Estados Unidos. Nessas colônias eram praticadas atividades voltadas para o abastecimento e desenvolvimento do mercado interno, buscando atender às necessidades da própria colônia. As propriedades rurais eram policultoras e de tamanho pequeno a médio. A mão de obra, baseada no trabalho familiar e assalariado, também utilizava o trabalho escravo em algumas regiões.

A organização das colônias de povoamento foi fundamental para a geração de riquezas e para o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos e do Canadá.

Gravura em preto e branco. Algumas pessoas desembarcando barris e outros objetos em uma praia com árvores. Ao fundo, há uma construção e no mar, um grande navio.
Chegada dos primeiros colonizadores ingleses em djeimistáun, no atual estado da Virgínia, Estados Unidos, em 1607.

Colônias de exploração

As colônias de exploração foram estabelecidas em toda a América Latina e também no sul dos Estados Unidos. Nelas, praticavam-se atividades comerciais voltadas, sobretudo, para o enriquecimento da metrópole.

Essas colônias eram vistas como fontes de riquezas, de onde se extraíam metais como o ouro e a prata. As propriedades rurais tinham grande porte, e nelas praticava-se monocultura para exportação, também chamada de plantationglossário , onde, na maioria das vezes com o uso da fôrça do trabalho de pessoas escravizadas, eram cultivados produtos tropicais, como o tabaco, o algodão e a cana-de-açúcar.

Respostas e comentários
  • Aproveite a oportunidade e convide o professor do componente curricular de História para ampliar o estudo da seção. Sugira que êle promova uma roda de conversa entre os alunos, a fim de levantar as principais diferenças entre o estabelecimento da colônia de povoamento e da colônia de exploração.
  • Comente com os alunos que as características econômicas e sociais que distinguem cada região do continente americano têm suas raízes nos tipos diferentes de colonização ocorridos na América. O passado de exploração e subordinação explica parte do atraso do desenvolvimento econômico das áreas colonizadas.
  • Faça uma ressalva explicando que modelos diferentes de colonização, por vezes, foram desenvolvidos dentro de uma mesma colônia, como é o caso das colônias inglesas do Norte da América. Ao Norte, a colonização tinha diversas características que se encaixavam no modêlo de colônia de povoamento, enquanto ao sul, a região desenvolveu uma colonização com características de exploração.
  • Pergunte aos alunos se as estruturas socioeconômicas ainda permanecem praticamente as mesmas de séculos atrás.
  • O tema desenvolvido nesta seção é propício para a aplicação da Competência geral 1, na qual os alunos compreendem alguns fatores da atualidade pelos conhecimentos históricos.

As colônias de exploração tornaram-se economicamente dependentes das metrópoles, que impediam o seu desenvolvimento socioeconômico.

Gravura. Homens no interior de uma montanha. Há pessoas subindo e descendo uma escada que vai do topo da montanha até o seu interior. Eles carregam tochas acesas e parecem recolher pedras. Do lado de fora há o curso de um rio, casas e uma pessoa conduzindo animais.
A imagem retrata a gravura Mina de prata em Potosí, de Théodore de Bry, em 1590. O artista destacou o trabalho indígena em minas de prata na Bolívia durante o período colonial.

A independência das colônias

A partir do século dezoito, as colônias americanas iniciaram seus processos de independência, que se estenderam principalmente até o século dezenove.

Na América Latina, após a independência, em muitos países observou-se a permanência da mesma estrutura social e base econômica do Período Colonial, ou seja, as elites de ascendência europeia permaneceram como classe dominante sôbre os povos nativos e os mestiços trabalhadores. Além disso, a economia continuou voltada para a produção e exportação de gêneros agrícolas tropicais e recursos minerais, para serem comercializados na Europa.

Leia o texto a seguir e responda à questão no caderno.

     Entre 1545 e 1558, descobriram-se as férteis minas de prata de Potosí, na atual Bolívia, e as de Zacatecas e Guanajuato no México reticências. Em meados do século dezessete, a prata englobava mais de 99% das exportações da América Hispânica.

     A América era, nesta época, uma boca de mina centrada, sobretudo, em Potosí. Alguns escritores bolivianos, inflamados de excessivo entusiasmo, afirmam que em três séculos a Espanha recebeu metal de Potosí que dava para fazer uma ponte de prata desde o cume da montanha à porta do palácio real no outro lado do oceano. A imagem é, sem dúvida, obra da fantasia, mas de qualquer maneira se refere a uma realidade que, de fato, parece inventada: o fluxo da prata alcançou dimensões gigantescas. reticências

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Tradução: Galeno de Freitas. segunda edição Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. página 34.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Qual é o tipo de colonização descrita no texto que foi desenvolvida na América?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

  • Ao promover a leitura do texto, faça com os alunos diferentes dinâmicas, como leitura silenciosa, em duplas, coletiva etcétera, e explore também a prática de uma leitura inferencial, apresentando aos alunos, no decorrer da leitura, perguntas como: “Quais eram as colônias exploradas?”; “Quem eram os exploradores?”; “O que era explorado?”. Perguntas como essas possibilitam aos alunos realizar inferências e compreender mais detalhadamente as mensagens transmitidas pêlo texto.
  • Aproveite os temas estudados nas páginas 132, 134 e 135 para aplicar a noção introdutória de prática de pesquisa em estudo de recepção. Para isso, busque conhecer de que maneira os alunos realizam a leitura e a interpretação, ou seja, como êles compreendem a mensagem transmitida pêlas imagens apresentadas nas páginas indicadas. Dessa fórma, conduza as observações dos alunos apresentando questionamentos como: “Quais elementos da paisagem retratada estão em evidência? Há construções? Se sim, quais são as características dessas construções?”; “Há indivíduos retratados? Quem são?”; “Como são as suas vestimentas?”. Incentive-os a refletir sôbre o contexto histórico de cada paisagem. As perguntas permitem uma análise da recepção dos entrevistados diante da imagem.

Resposta

1. Descreve uma situação vivida por colônias de exploração.

O tema é reticências

Diversidade cultural

A lenda do Eldorado

A busca pêlo ouro e, consequentemente, pêla riqueza que êle representa, foi responsável pêlo deslocamento de pessoas em vários lugares do mundo, em diferentes momentos da história. Como vimos nesta unidade, a exploração do ouro também foi uma atividade econômica muito praticada colonizadores europeus em território americano.

Na América do Sul, durante o período de colonização, uma lenda conduziu as ações de vários viajantes europeus. Segundo ela, havia um lugar em meio à floresta Amazônica onde o ouro era tão facilmente encontrado quanto as pedras não preciosas mais comuns. Tratava-se do Eldorado, a fabulosa terra do ouro.

Conheça a seguir algumas informações sôbre essa lenda.

A lenda do Eldorado teve início por volta de 1530, quando o explorador espanhol Francisco Pizarro e seus soldados partiram para saquear os tesouros do Império Inca, no atual Peru.

Nesse processo, o imperador inca, Atahualpa, foi capturado. Numa tentativa de salvar a própria vida, êle prometeu que encheria de ouro a sala onde se encontrava prisioneiro e duas vezes uma outra sala com prata. Cumprida a promessa, Pizarro não libertou o chefe inca, o assassinou e deu continuidade à sua busca por riquezas.

Fotografia. Monumento com um homem de chapéu montado em um cavalo que usa um adorno na cabeça.
Monumento de Francisco Pizarro em Trujillo, Peru, em 2018.

Partindo em várias jornadas em busca de mais ouro, os espanhóis passaram a acreditar na existência de um lugar onde êsse metal seria tão comum como simples rochas encontradas pelos caminhos. Por sua vez, os indígenas capturados colaboravam com essa fantasia, indicando diferentes direções onde tal tesouro se localizava. Com o tempo, essas histórias foram ficando cada vez mais elaboradas, atraindo ainda mais exploradores e aventureiros em busca de ouro.

Fotografia. Monumento de um homem de túnica e capa com um adorno na cabeça empunhando um estandarte com um formato de uma cruz.
Monumento do imperador Atahualpa, em Cajamarca, Peru, 2018.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer a lenda do Eldorado.
  • Reconhecer o simbolismo da lenda na propaganda do Eldorado, a fim de encorajar os viajantes na exploração do ouro na América.

  • De acôrdo com as tradições colombianas, o verdadeiro lago mencionado na lenda seria o de Guatavita, mas vários outros lugares também foram considerados possíveis localizações do suposto lago.
  • Explique aos alunos que, entre os colonizadores portugueses, a lenda do Eldorado também era popular. Isso pode ser explicado pêlo fato de, nos dois primeiros séculos de ocupação da América, os portugueses terem se espalhado pêlo litoral, enquanto o interior do território era praticamente desconhecido. êsse imenso vazio estimulou a crença em tesouros magníficos escondidos fazendo os exploradores se arriscarem em busca dessas riquezas.
  • O estudo sôbre a lenda do Eldorado proporciona uma abordagem do tema contemporâneo transversal Diversidade cultural. Aproveite a oportunidade para comentar sôbre a riqueza das lendas existentes no folclore brasileiro. Busque na biblioteca da escola ou na internet algumas lendas e apresente-as aos alunos, como Iara, Saci Pererê, Boitatá etcétera

     Em 1535, o conquistador espanhol Sebastián de Belalcázar ouviu o relato sôbre um povo indígena que vivia em meio à floresta e cujo rei cobria o corpo com pó de ouro antes de nadar em um lago. Belalcázar, encantado com a história, passou a chamar êsse misterioso rei de El Dorado (o homem dourado), criando, então, o nome da história que atraía cada vez mais viajantes. Em outras narrativas, o têrmu se transformou em Eldorado para se referir à “terra dourada”, dando origem a centenas de histórias e lendas sôbre sua procura.

Fonte de pesquisa: MONTIBELLI, Caspar. O fabuloso eldorado. In. Os últimos mistérios do mundo. Lisboa: , 1979. página 29, 30.

Fotografia. Uma lagoa azul entre morros cobertos por vegetação.
A lagoa Guatavita, no município de Sesquilé, província de Almeidas, na Colômbia, é reconhecida pêlas tradições colombianas como a lagoa mencionada na lenda do Eldorado.
Ícone 'Atividade oral'.

1. De acôrdo com as informações destas páginas, por qual razão a lenda do Eldorado surgiu?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Segundo as informações apresentadas, com o passar do tempo, a lenda do Eldorado se tornou cada vez mais elaborada, atraindo muitos aventureiros para a região da floresta Amazônica. Histórias fantasiosas como essa ainda existem? Você conhece alguma? Compartilhe com os colegas.

Ícone 'Atividade oral'.

3. As lendas fazem parte da cultura dos povos e, por meio delas, podemos conhecer mais seus valores e modos de vida. Em sua opinião, o que a crença na lenda do Eldorado revela sôbre os colonizadores europeus?

Ícone 'Em grupo'.

4. As lendas misturam fatos reais com imaginários. Elas são transmitidas oralmente, de uma geração para a outra. Por isso, podem apresentar diferentes versões. Em grupo, realize uma pesquisa sôbre lendas brasileiras. Procure conhecer as características da lenda escolhida, algumas diferenças nas versões dessa mesma lenda e também sua origem, ou seja, qual povo a criou e em que região a originaram. Procure compreender também o que a lenda revela da cultura da qual se originou. Depois, apresente a pesquisa com cartazes, histórias em quadrinhos, músicas ou de outra forma que julgar mais interessante.

Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

  • As questões abordadas exploram a prática de argumentação, ao motivar os alunos a analisar o tema e a expor o seu conhecimento para os colegas de turma.
  • As questões contribuem para o desenvolvimento das Competências gerais 3 e 6 da Bê êne cê cê, pois privilegiam o estudo e a análise das representações culturais, como as lendas que fazem parte do imaginário popular, ampliando, assim, o conhecimento dos alunos.
  • Para ampliar a atividade 4, promova uma encenação da cena pesquisada. Dessa fórma, são explorados aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 4, ao valorar e interpretar uma lenda com o auxílio da ciência, além de desenvolver a cultura juvenil, promovendo a resolução da atividade por meio de suas ideias na criação de algo com o qual se identificam mais, como música, vídeos, cartazes e outros recursos.

Respostas

1. A lenda teria surgido do contato dos espanhóis com a riqueza do povo inca. Então os colonizadores passaram a acreditar que havia um local em meio à floresta onde o ouro era abundante.

2. Sim, atualmente ainda existem várias histórias com base em explicações fantásticas ou sobrenaturais, transmitidas oralmente de geração a geração. Comente com os alunos que, muitas vezes, se acredita na existência de locais semelhantes ao Eldorado. êsse imaginário estabelece fluxos migratórios, aumentos populacionais, além de diversos problemas sociais. Comente o caso de Serra Pelada, região de garimpo no sudeste do Pará, que, durante a década de 1980, recebeu milhares de pessoas em busca de ouro. Com base nisso, sugira que pesquisem mais informações a respeito.

3. Resposta pessoal. Comente com os alunos que a lenda do Eldorado revela o principal interêsse dos colonizadores na obtenção de riquezas. Isso pode ser observado na expectativa de se encontrar um local no qual o ouro fosse abundante.

4. Resposta pessoal. O momento da apresentação deve ser previamente combinado para que os materiais necessários sejam providenciados e o tempo das apresentações seja suficiente. Se possível, convide a comunidade escolar para participar das apresentações.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Observe o mapa da página 130 e responda às questões a seguir.
    1. Quais oceanos banham a América a Léste e a oeste?
    2. Escreva o nome das regiões da América segundo sua localização geográfica.
    3. Qual região do continente americano possui o menor número de países?
  2. A partir do final do século quinze, diferentes nações europeias colonizaram o continente americano. Quais foram essas nações?
  3. Caso você precisasse realizar um estudo sôbre os aspectos socioeconômicos do continente americano, qual regionalização dêsse continente você utilizaria? Justifique a sua resposta.
  4. Escreva no caderno o que diferenciou as colônias de exploração das colônias de povoamento.
  5. Observe o mapa da página 133 e identifique os povos pré-colombianos que predominavam no território que hoje corresponde ao Brasil.

Aprofundando os conhecimentos

6. Observe a imagem a seguir, que retrata a colheita de algodão com a utilização de mão de obra escravizada em uma grande propriedade agrícola no sul dos Estados Unidos, no século dezenove. Depois, responda às questões.

Ilustração. Pessoas negras colhendo algodão em uma plantação. Há diversos cestos entre elas, alguns estão cheios. Ao fundo, um homem estocando o algodão em uma carroça. À esquerda alguns homens carregando os cestos. Ao centro, dois homens brancos, parados, observando.
A imagem retrata pessoas escravizadas colhendo algodão em fazenda do sul dos Estados Unidos, no século dezenove.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: Oceanos Atlântico e Pacífico, respectivamente.

1. b) Resposta: América do Norte, América Central e América do Sul.

1. c) Resposta: América do Norte.

2. Resposta: Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Holanda.

3. Resposta pessoal. A regionalização que considera critérios socioeconômicos seria a mais adequada, ou seja, América Anglo-Saxônica e América Latina, pois divide a América em dois grupos de países com características sociais e econômicas semelhantes.

4. Resposta: Nas colônias de povoamento, as atividades comerciais eram voltadas para atender às necessidades da própria colônia, suas propriedades rurais eram policultoras, com tamanhos de pequenos a médios, onde o trabalho era familiar e assalariado, embora em algumas regiões se utilizasse o trabalho escravo. Nas colônias de exploração, as atividades comerciais eram voltadas para o enriquecimento da metrópole e as propriedades eram monocultoras, ocupando extensas áreas com trabalho escravo, na maioria das vezes.

5. Resposta: Tupi, Jê e Guarani.

  • Essas atividades contemplam a Competência específica de Geografia 3, favorecendo o raciocínio geográfico e o senso crítico ao analisar a ocupação humana no espaço, além de desenvolver conexões e diferenciações entre os contextos.
  • A atividade 2 explora aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero dois daBê êne cê cê, ao promover a análise de fatos históricos para a compreensão dos problemas atuais.
  • A atividade 3 desenvolve a prática de argumentação, uma vez que, na elaboração da justificativa, os alunos deverão indicar de maneira consciente o ponto de vista escolhido.
  • Explore as características da paisagem retratada na pintura apresentada na atividade 6. Peça aos alunos que percebam o trabalho dos escravos negros na colheita do algodão enquanto dois senhores fiscalizam o trabalho. dêsse modo, os alunos desenvolverão aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7.
  1. Essa imagem retrata uma lavoura característica de qual tipo de colonização realizada na América?
  2. Quais aspectos você considerou para responder à questão anterior?
  3. êsse tipo de colonização foi praticado em toda a América Anglo-Saxônica? Justifique.

7. Observe o mapa e responda às questões a seguir.

Continente americano

Mapa. Continente americano. Em laranja: Alasca (território pertencente aos Estados Unidos), Canadá, Estados Unidos e México; em verde: Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Cuba, Bahamas, Haiti, Belize, Jamaica, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Porto Rico (território pertencente aos Estados Unidos); em rosa: Guiana Francesa (território pertencente a França), Guiana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, a rosa dos ventos e a escala: 1325 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 124.

  1. Quais regionalizações do continente americano são utilizadas no mapa?
  2. No caderno, produza uma legenda de acôrdo com as regionalizações apresentadas no mapa.
  3. De acôrdo com o que você estudou, o que diferencia a América Anglo-Saxônica da América Latina?
  4. Quais países pertencentes à América do Norte fazem parte da América Anglo-Saxônica?

8. Pesquise em livros, revistas ou na internet exemplos de mapas históricos. Depois, mostre-o aos colegas e explique por que você o considera um mapa histórico.

Respostas e comentários

6. a) Resposta: Retrata uma lavoura típica de colônias de exploração.

6. b) Resposta pessoal. Os alunos devem observar principalmente a utilização de mão de obra escravizada e o fato de ser uma lavoura de algodão, ou seja, produto tropical muito exportado na época da colonização. Além disso, o enunciado traz a informação de que a propriedade retratada está localizada na Região sul dos Estados Unidos, onde existiam colônias de exploração.

6. c) Resposta: Não. Na América Anglo-Saxônica, as colônias de exploração só foram desenvolvidas no sul dos Estados Unidos. Em todo o restante dessa região da América foram desenvolvidas colônias de povoamento.

7. a) Resposta: A regionalização que divide o continente americano em América Anglo-Saxônica e América Latina está representada por bolinhas para a América Anglo-Saxô­nica e hachuras, para a América Latina; e a que divide em América do Norte, América Central e América do Sul está representada pêla distinção entre três côres: amarelo, para a América do Norte; verde, para a América Central; e rosa, para a América do Sul. A ideia dessa questão é auxiliar o aluno a ler e a inferir as informações cartográficas, bem como a fórma como foram representadas.

7. b) Resposta: Verifique se a legenda produzida pelos alunos está de acôrdo com as regionalizações apresentadas no mapa.

7. c) Resposta: As características econômicas e sociais, que são resultado dos tipos diferentes de colonização.

7. d) Resposta: Estados Unidos e Canadá.

8. Resposta pessoal. Verifique se a pesquisa dos alunos está coerente com a atividade proposta.

  • A análise do mapa, proposta na atividades 1 e 7, favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove, ao propiciar a interpretação de mapas com informações geográficas acêrca da América. A atividade, contempla também a Competência específica de Geografia 4, pois permite o desenvolvimento de habilidades espaciais por meio do mapa que representa o continente americano.
  • Aproveite a proposta de pesquisa sugerida na atividade 8 e explore a leitura das informações cartográficas presentes nos mapas pesquisados. Comente sôbre elementos cartográficos, como título, legenda, escala, orientação e fonte.
  • Peça aos alunos que apresentem o mapa pesquisado aos colegas da turma, utilizando as informações presentes na legenda.

Glossário

Istmo
: faixa estreita de terra, cercada por água em dois lados, que une duas grandes áreas continentais.
Voltar para o texto
Plantation
: sistema agrícola muito utilizado durante a colonização da América baseado em latifúndios monocultores com utilização de mão de obra escravizada e produção voltada para o mercado externo.
Voltar para o texto