CAPÍTULO 13 Continente americano: aspectos naturais

O continente americano se destaca pêla existência de paisagens naturais bastante diversas. A combinação dos aspectos do relêvo e da rede hidrográfica e dos diferentes tipos de clima e de vegetação resulta na presença de paisagens naturais, que vão de florestas úmidas a desertos extremamente secos, de grandes montanhas a extensas planícies. Nos próximos capítulos, vamos conhecer melhor as características dessas paisagens.

Relevo e hidrografia da América

O continente americano apresenta grande variedade de fórmas de relêvo, sendo os planaltos antigos, as planícies do interior e as cordilheiras da costa ocidental as que mais se destacam.

Observe a localização dessas principais fórmas de relêvo no mapa. Depois, veja as principais características de cada tipo de relêvo nas páginas a seguir.

relêvo e hidrografia da América

Mapa. Relevo e hidrografia da América. Altitude (em metros). 0 a 300 metros: norte e leste da América do Norte, costa leste da América Central, norte, costa leste e região sul da América do Sul. 301 a 600 metros: norte, centro e leste da América do Norte, áreas ao norte e toda a porção leste, com áreas no oeste e sul da América do Sul. 601 a 1.200 metros: região no leste e no centro da América do Norte, região central da América Central, leste e sul da América do Sul. 1.201 a 3.000 metros: porção oeste da América do Norte, pequenas áreas na América Central, e faixas no oeste da América do Sul. Acima de 3.000 metros: oeste da América do Sul e pequena área no norte da América Central. Há picos espalhados por todo o território. No noroeste da América do Norte: MONTE MCKINLEY (6.194 metros); na região sul pico CITLALTEPETL (5.610 metros), no norte da América do Sul: PICO DA NEBLINA (2.995 metros), e no oeste: ACONCÁGUA (6.962 metros). À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. Na parte inferior, rosa dos ventos e a escala: 1040 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 33.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

De acôrdo com o mapa, identifique em qual área do território americano estão localizadas as altitudes mais elevadas do relêvo.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Verifique para qual direção correm alguns dos mais importantes rios do continente americano, como Amazonas, São Francisco ou Mississippi.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta. Na porção oeste do território americano, ao longo da costa do Pacífico.

Questão 2. Resposta. Os rios Amazonas, São Francisco e Mississippi correm para a direção Léste, ou seja, para o oceano Atlântico.

Objetivos do capítulo

  • Identificar as principais fórmas de relêvo do continente americano.
  • Conhecer as principais características da rede hidrográfica do continente americano.
  • Reconhecer as principais bacias hidrográficas da América.

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de compreender a relação entre a distribuição da rede hidrográfica e as características do relêvo americano, realizando essa análise por meio da leitura de mapas (linguagem cartográfica) e fotos que mostram os aspectos naturais das paisagens do continente, além de identificar a importância dêsses elementos, contribuindo para as habilidades ê éfe zero oito gê ê um cinco e ê éfe zero oito gê ê dois três da Bê êne cê cê.

Os conteúdos apresentados também são relevantes para motivar os alunos a praticar reflexões socioambientais, verificando que precisamos dos recursos naturais para viver, mas é necessário repensar o modo como estamos os utilizando, favorecendo a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero da Bê êne cê cê.


  • Comente com os alunos que grande parte dos rios do continente americano tem seus cursos direcionados para o Léste, com a foz localizada no Oceano Atlântico.
  • Ressalte que o relêvo brasileiro apresenta altitudes mais baixas quando comparado ao de outros países do continente, como aqueles localizados na região da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e das Montanhas Rochosas, na América do Norte. Informe que as altitudes mais baixas do relêvo brasileiro referem-se a idade muito antiga dêsse relêvo, já bastante desgastado pelos processos erosivos, e da ausência de movimentos orogênicos recentes, que dão origem aos dobramentos modernos.
  • O estudo dêste capítulo favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois três, ao identificar as características das paisagens da América Latina com base em seus aspectos geomorfológicos, incluindo o uso da cartografia (mapa físico do relêvo e da hidrografia do continente americano).

Planícies do interior

As planícies do interior são constituídas por terrenos de baixas altitudes, formados pêla deposição de sedimentos. Entre as áreas de planície na América do Norte, destaca-se a planície Central. Já na América do Sul, encontramos a planície Amazônica e a planície Platina, esta última subdividida em planície do Pantanal, dos Pampas e do Chaco.

A planície Central é drenada pêlo rio Mississippi, que corre no sentido norte-sul, levando sedimentos que proporcionam grande fertilidade às terras localizadas às suas margens.

Fotografia. Vista aérea. Área plana repleta de divisões para plantio nas margens de um rio sinuoso. Nas áreas mais afastadas há solo coberto por vegetação.
O intenso uso da planície do rio Mississippi pêla agricultura é responsável por grande parte da produção de cereais dos Estados Unidos. Na foto, fazenda localizada no estado de Missouri, Estados Unidos, em 2022.

Planaltos antigos

Os planaltos antigos estão localizados em áreas ao Léste do continente americano. Em razão de terem sido formados na Era Paleozoica, cêrca de 230 milhões de anos atrás, atualmente essas fórmas de relêvo encontram-se bastante desgastadas pêla ação da erosão, por isso, costumam apresentar altitudes moderadas, geralmente abaixo de .1200 metros. Na América do Norte, terrenos antigos formam os montes Apalaches e, na América do Sul, o Planalto Brasileiro.

Fotografia. Áreas elevadas com topos planos e cobertos por vegetação.
Vista de chapadas e planaltos desgastados na Serra do Roncador, em Barra do Garças, Mato Grosso, em 2022.
Respostas e comentários
  • Oriente os alunos a observar o mapa da página 140 e a localizar as planícies, os planaltos e as regiões montanhosas do continente americano. Se possível, utilize o mapa físico do continente americano para explicar as variações altimétricas e as principais fórmas do relêvo americano.
  • Comente com os alunos sôbre a grande extensão do planalto brasileiro em que predominam os terrenos cristalinos. êle é dividido em planalto Central, planalto Meridional, planalto Nordestino, serras e planaltos do Léste e Sudeste, planaltos do Maranhão-Piauí e planalto Uruguaio-Rio-grandense. Se possível, apresente fotos para os alunos e, no mapa, essas localidades.
Cordilheiras da costa ocidental

Estendem-se ao longo de toda a costa oeste do continente americano, do Alasca, no extremo noroeste, à Patagônia, no extremo sul dêsse continente. Nesses terrenos, encontramos picos e vulcões que atingem, muitas vezes, mais de 6 mil metros de altitude.

Essa grande extensão composta de uma série de montanhas na costa ocidental recebe o nome de Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos e no Canadá. no México é chamada de Serra Madre (Ocidental e Oriental), e, na parte sul do continente, é conhecida por cordilheira dos Andes.

Fotografia. Conjunto de montanhas com neve, em frente morros menores e área plana coberta por vegetação.
Cordilheira dos Andes, em Mendoza, Argentina, em 2020.
A formação geológica das cordilheiras

As cordilheiras da costa ocidental têm origem no contato das placas tectônicas Norte-Americana com a do Pacífico e Sul-Americana com a de Nazca, que se chocam na região. A crosta oceânica, mais fina, mergulha sob a crosta continental, mais densa, soerguendo seus terrenos e dobrando-os em extensas formações montanhosas. A figura mostra como êsse processo ocorre.

Além das cordilheiras, o processo de colisão entre placas tectônicas origina muitos vulcões e falhas geológicas. Em razão de sua localização, os terrenos dessa parte do continente são constantemente atingidos por abalos sísmicos (terremotos) e erupções vulcânicas. Em têrmus geológicos, as cordilheiras do oeste do continente americano são consideradas jovens, pois datam de cêrca de 130 milhões de anos.

Contato entre placas tectônicas na costa oeste da América do Sul

Esquema. Contato entre placas tectônicas na costa oeste da América do Sul. Indicações com números. Ao fundo, conjunto de montanhas, indicado com o número 1; placa tectônica, número 2, abaixo dela e em frente outra placa, número 3, que passa abaixo da primeira. Acima delas, região profunda submersa no mar, indicada com número 4.

Fonte de pesquisa: PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Tradução: Rualdo Menegat. 4. edição Pôrto Alegre: búkman, 2006. página 57.

1.

Cordilheira dos Andes

2.

Placa Sul-Americana

3.

Placa de Nazca

4.

Fossaglossário do Peru-Chile

Respostas e comentários
  • Retome com os alunos os três movimentos das placas tectônicas: > movimentos convergentes: provocam o choque direto (colisão) de uma placa com a outra; > movimentos divergentes: provocam o afastamento entre as placas tectônicas; > movimentos transformantes ou conservativos: provocam o deslocamento lateral entre as placas tectônicas.
  • Utilize um mapa para apresentar aos alunos os limites que separam as placas tectônicas, localizando a placa sul-americana, a placa de Nazca e a placa norte-americana. Na porção da América Central, existem duas placas, a de Cocos e a placa do Caribe.

Bacias hidrográficas da América

Vários rios que formam as grandes bacias hidrográficas do continente americano nascem nas regiões de relêvo mais elevado do oeste e, ao atravessar áreas de planícies e de planaltos, modelam e transformam distintas paisagens, até desembocar no oceano Atlântico.

Conheça as principais bacias hidrográficas da América do Norte.

  • A bacia do São Lourenço está localizada na parte nordeste da América do Norte. Após a construção de várias represas e eclusas ao longo do seu curso, tornou-se uma importante hidrovia que liga o oceano Atlântico à Região dos Grandes Lagos.
  • A bacia do Mississippi banha vastas áreas de planícies na parte central dos Estados Unidos. Por ter como um de seus afluentes o rio Missouri, com aproximadamente 3.767 quilômetros de extensão, essa é uma das maiores bacias hidrográficas do planeta. Veja a foto a seguir.
Fotografia. Um rio largo com uma balsa navegando, e ao fundo, edifícios na margem.
O rio Mississippi é bastante utilizado para a navegação por percorrer áreas predominantemente planas. Na foto, embarcação navegando no rio Mississipi, em Nova Orleans, Estados Unidos, em 2020.

Principais bacias hidrográficas da América do Sul.

  • A bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do planeta. Muitos rios dessa bacia servem como importantes vias de navegação para a população da região.
  • A bacia do Orinoco, localizada na parte norte da América do Sul, drena terrenos da Venezuela e da Colômbia até desembocar no mar do Caribe.
  • A bacia Platina, situada na parte sul da América do Sul, tem como principais rios os afluentes do rio da Prata, ou seja, os rios Paraguai, Uruguai e Paraná.

Em razão da reduzida área territorial da América Central, seus rios são pouco extensos; no entanto, suas águas são muito utilizadas na irrigação de lavouras.

Respostas e comentários
  • No estudo do tema Bacias hidrográficas da América, comente que uma característica marcante da hidrografia da América do Norte é a presença de numerosos lagos, sobretudo, no Canadá. A maioria deles tem origem glacial, ou seja, foram formados pêla ação das geleiras. No último período glacial, há cêrca de 18 mil anos, o recuo de imensas massas de gêlo formou inúmeras reentrâncias no relêvo, preenchidas com as águas provenientes do derretimento dêsses blocos. Essas reentrâncias deram origem à grande parte dos lagos da América do Norte.
  • Se possível, apresente um mapa físico da América para mostrar a distribuição da rede hidrográfica no território americano. Destaque a localização dos principais rios que correm no continente, principalmente na América do Norte e na América do Sul, onde se localizam os maiores cursos fluviais.
  • Comente com os alunos que a Região Amazônica tem grande influência sôbre o clima de boa parte da América do Sul. Nessa região, o intenso processo de evapotranspiração da floresta ocasiona a formação de densas nuvens e chuvas abundantes. Por meio das correntes de ventos, parte dessas nuvens é levada para outras áreas do continente, em especial para a Região Centro-sul do Brasil, onde também contribuem para o regime de chuvas. Ao explorar o tema sôbre as bacias hidrográficas, contempla-se parte da habilidade ê éfe zero oito gê ê um cinco da Bê êne cê cê.

O Grand Canyon

Os cânions são vales de paredes abruptas, geralmente formados pêla ação erosiva das águas dos rios ao longo de milhões de anos.

Fotografia. Cânions rochosos de coloração avermelhada. Entre eles há vales com o curso de um rio.
Vista panorâmica de parte do Grand Canyon, estado do iutá, Estados Unidos, em 2020. Na foto, é possível observar o resultado da ação erosiva das águas do rio Colorado.

No estado do Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos, e nas proximidades das cordilheiras da costa ocidental, localiza-se o Grand Canyon, formação rochosa que vem se formando há milhões de anos pêla ação erosiva de agentes naturais, principalmente pêlas águas do rio Colorado.

Com o passar do tempo, êsse rio escavou um enorme vale, com mais de mil metros de profundidade. Ao erodir lentamente as rochas menos resistentes do terreno, o rio carrega sedimentos até as terras mais baixas, formando em seu percurso imensas paredes abruptas.

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1. O que mais chamou a sua atenção na paisagem do Grand Canyon mostrada na foto? Conte aos colegas.

Os recursos hídricos na América Latina

Com a existência de rios extensos e volumosos, a América Latina apresenta grande potencial em recursos hídricos. A distribuição geográfica dêsses recursos, no entanto, ocorre de maneira desigual na região, o que se explica, principalmente, pêlas diferenças climáticas.

As grandes bacias hidrográficas localizadas na América do Sul, como a do rio Amazonas e a do rio Orinoco (na Venezuela), assim como a do rio da Prata, por exemplo, apresentam grande potencial econômico e são aproveitadas para a navegação fluvial, a geração de energia, a irrigação de lavouras e o abastecimento da população (foto A na próxima página).

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Verifique se a resposta dos alunos está coerente com a atividade proposta.

Atividade a mais

  • Organize os alunos em grupos e peça-os que pesquisem o nome e a localização de um cânion existente no território brasileiro. Oriente-os a buscar informações em livros, jornais, revistas e sites, bem como no acervo da biblioteca escolar, no qual podem encontrar materiais sôbre o tema. Em seguida, auxilie os alunos a organizar as informações coletadas e a apresentar os resultados. Os trabalhos podem ser concluídos com a produção de cartazes com textos explicativos e imagens. Depois, incentive-os a contar aos colegas as informações que encontram. Se considerar necessário, cite os cânions Guartelá, no Paraná, o Itaimbezinho, que fica na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e os cânions do rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, formados pêlo represamento das águas da usina de Xingó.
  • O desenvolvimento desta atividade incentiva os alunos a pesquisar, a organizar, a analisar e a apresentar os resultados em cartazes para os colegas de turma, viabilizando a exploração do pensamento computacional.

Por outro lado, algumas áreas de clima árido e semiárido da região, como o deserto do Atacama, localizado entre o norte do Chile e o Peru, assim como o Sertão nordestino brasileiro são marcados pêla escassez de água e insuficiência de recursos hídricos (foto B).

Fotografia A. Vista do alto. Curso de um rio com as margens cobertas por vegetação e com algumas construções.
Encontro do rio Paraná com o rio Iguaçu, que também marca a fronteira entre Paraguai e Brasil, em Foz do Iguaçu, Paraná, em 2022.
Fotografia B. Cactos e arbustos secos em solo de terra. No céu há nuvens.
Vegetação de Caatinga no município de Monteiro, Paraíba, em 2020.

Os aquíferos

Além dos extensos e volumosos cursos d’água que compõem as grandes bacias hidrográficas, várias áreas da região são privilegiadas pêla existência de gigantescos mananciais subterrâneos, os chamados aquíferos.

Um dos maiores aquíferos, o Guarani, ocupa uma área de aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros quadrados, com a maior parte localizada no território brasileiro, abrangendo também porção considerável na Argentina, no Uruguai e no Paraguai (veja o mapa). Suas águas são de excelente qualidade e podem ser exploradas pêla perfuração de poços profundos. O Brasil responde por mais de 90% de toda a água explorada dêsse aquífero, que tem como principal destino o abastecimento de cidades.

Área do aquífero Guarani

Mapa. Área do aquífero Guarani. Área do Aquífero Guarani: sul do Goiás, leste do Mato Grosso, oeste de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina, norte e oeste do Rio Grande do Sul, noroeste do Uruguai, nordeste da Argentina com a Bacia Chaco-Paranaense e sudeste do Paraguai. No canto superior esquerdo, mapa de localização, destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 250 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS. Usos consuntivos da água no Brasil (19312030). Disponível em: https://oeds.link/RzdqHN. Acesso em: 21 julho 2022.

Respostas e comentários

O estudo do tema Os recursos hídricos na América Latina propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um cinco, ao analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina, com destaque para as bacias do rio Amazonas, do rio da Prata e do rio Orinoco (Venezuela), além do aquífero Guarani.

Um texto a mais

O texto a seguir pode ser utilizado para complementar as explicações sôbre o estudo dos aquíferos.

O que é o Aquífero Guarani?

     O vice-diretor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas da úspi Ricardo Hirata explica que um aquífero é um grande reservatório de água localizado sob a superfície dos continentes. Se fórma nos poros dos sedimentos e das rochas que os compõem e corresponde a aproximadamente 97% de toda água doce e líquida do planeta – não considerando oceanos e geleiras.

reticências

Como se fórma?

     A formação de um aquífero se dá em pêlo menos dois momentos. A primeira etapa é a criação do arcabouço geológico ou do espaço poroso resultante da sedimentação da rocha. A segunda, naturalmente, é o preenchimento dêsse espaço com a água.

SILVA, Luiz Felipe. Aquífero Guarani: como se formou êsse imenso oceano que está sob nossos pés?. Ecoa, 9 novembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/9lZzGT. Acesso em: 22 julho 2022.

O uso e a degradação dos mananciais

Os países da América Latina enfrentam sérios desafios relacionados ao uso e à conservação dos recursos hídricos. Vários fatores podem ser apontados como causas de problemas que comprometem a disponibilidade de água em várias partes da região.

A contaminação das fontes hídricas, causada pêla descarga de poluentes urbanos, como esgotos domésticos e industriais, agrotóxicos, resíduos de atividades mineradoras, entre outras, tem afetado a qualidade das águas a ponto de impossibilitar seu aproveitamento. Por outro lado, as mudanças climáticas estão reduzindo o volume de água disponível, decorrência da irregularidade e redução do volume de chuvas.

Fotografia. Curso de um rio repleto de lixo. Na margem, vegetação rasteira e casas simples com tijolos aparentes e uma palmeira.
Poluição do rio Tietê, na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2022.
A gestão da água

Na rede hidrográfica da América Latina, é comum a presença de extensos rios e aquíferos que atravessam as fronteiras de vários países. Por isso, a exploração racional e adequada dos recursos hídricos na região tem exigido a adoção de ações e políticas conjuntas de diferentes governos. Veja alguns exemplos de como isso vem ocorrendo:

  • um comitê formado por representantes de cinco países (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia) promove ações voltadas para o estudo dos recursos naturais da bacia do rio da Prata;
  • com o apôio da Organização dos Estados Americanos () e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (pênúma), países drenados pêla bacia Amazônica, entre êles o Brasil, promovem projetos para a exploração compartilhada e sustentável das águas;
  • projetos apoiados e financiados por organismos internacionais vêm sendo implantados no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai, com o objetivo de promover a exploração sustentável das águas do aquífero Guarani.
Respostas e comentários
  • Os temas O uso e a degradação dos mananciais e A gestão da água propiciam o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um cinco, ao discutir os desafios relacionados à preservação da água.
  • êsse estudo também propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero, ao analisar as características dos países americanos e as pressões sôbre seus recursos naturais e suas riquezas.

Atividade a mais

  • Organize os alunos a pesquisar a respeito da degradação dos mananciais na América Latina. Peça-lhes que tragam imagens e informações coletadas na pesquisa.
  • Utilizando os materiais pesquisados, promova um debate sôbre a destruição de mananciais. Se considerar pertinente, faça apontamentos na lousa, incentive a participação de todos os alunos e assegure o respeito entre êles.
  • Depois do debate, peça à turma que elaborem cartazes, os quais depois serão expostos no mural da escola, a fim de conscientizar a população escolar.
  • O desenvolvimento desta atividade contempla aspectos da Competência específica de Geografia 6, quando os alunos fazem uso do conhecimento geográfico para apontar ideias a respeito dos recursos naturais.
  • A atividade permite o desenvolvimento do pensamento computacional, uma vez que os alunos deverão identificar informações relevantes, analisá-las e indicar possíveis soluções.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o mapa da página 140, responda:
    1. As altitudes mais elevadas do relêvo americano estão localizadas na porção Léste ou oeste do continente? Qual faixa de altitudes êsse relêvo atinge?
    2. As altitudes mais baixas do relêvo americano estão localizadas em qual porção do continente? Qual faixa de altitudes êsse relêvo atinge?
  2. sôbre os recursos hídricos na América Latina, responda:
    1. De que maneira os países latino-americanos podem aproveitar o grande potencial econômico dos recursos hídricos existentes na região?
    2. O que são aquíferos? As águas do aquífero Guarani se estendem pêlo território de quais países? E como essas águas podem ser exploradas?
    3. Que fatores (humano e natural) podem comprometer a disponibilidade dos recursos hídricos na América Latina?

Aprofundando os conhecimentos

3. Observe a foto.

Fotografia. Uma lagoa com a margem repleta de vegetação e ao fundo, um conjunto de montanhas rochosas e algumas árvores.
Paisagem localizada na parte noroeste da América do Norte, no Parque Nacional de , Colúmbia Britânica, em 2021.
  1. Identifique a fórma de relêvo retratada na paisagem.
  2. Explique o processo de formação geológica da fórma de relêvo mostrada na foto.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: Na porção oeste. As altitudes dêsse relêvo passam de 3 mil metros.

1. b) Resposta: As altitudes mais baixas estão localizadas na faixa litorânea Léste da América do Norte, em grande parte da porção central e sul da América do Sul. As altitudes dêsse relêvo estão situadas abaixo de 300 metros.

2. a) Resposta: Os recursos hídricos podem ser aproveitados para navegação fluvial, geração de energia, irrigação de lavouras e abastecimento da população.

2. b) Resposta: Aquíferos são gigantescos mananciais de águas subterrâneas. As águas do aquífero Guarani se estendem pêlo território de quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Essas águas podem ser exploradas pêla perfuração de poços profundos.

2. c) Resposta: Fatores humanos: a contaminação das fontes hídricas, causada pêla descarga de poluentes urbanos, como esgotos domésticos e industriais, agrotóxicos, resíduos de atividades mineradoras. Fatores naturais: as mudanças climáticas estão reduzindo o volume de água disponível em decorrência do aquecimento global, que provoca irregularidade no volume de chuvas.

3. a) Resposta: Cordilheiras.

3. b) Resposta: O encontro das placas tectônicas Norte-Americana com a do Pacífico, que se chocam na região, dá origem à cordilheira localizada na parte oeste do continente americano. A crosta oceânica mais fina mergulha sob a crosta continental mais densa, soerguendo seus terrenos e dobrando-os em extensas formações montanhosas.

  • Aproveite as atividades propostas na página para verificar o aprendizado dos alunos. Caso verifique alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Durante o desenvolvimento dessas atividades, verifique se há alunos com dificuldades. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • A realização da atividade 1 explora aspectos da Competência específica de Geografia 4 da Bê êne cê cê, ao fazer uso da linguagem cartográfica para a compreensão do tema.
  • Ao abordar aspectos relacionados aos recursos hídricos e sua gestão na América Latina, a realização da atividade 3 promove o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um cinco da Bê êne cê cê.

Sugestão de avaliação

Reproduza, na lousa, a atividade a seguir e peça aos alunos que a realizem.

1. Transcreva as frases no caderno, completando-as com as palavras do quadro.

Planície 

Planaltos antigos 

Cordilheiras

a ) Constituem as fórmas mais elevadas do relêvo americano, originadas pêlo movimento de placas tectônicas, que se chocam provocando o soerguimento do relêvo.

b ) fórmas de relêvo constituídas por terrenos de baixas altitudes, formadas pela deposição de sedimentos.

c ) fórmas de relêvo que se encontram bastante desgastadas pêla ação da erosão, e que, por isso, apresentam altitudes moderadas, geralmente, abaixo de 1.200 metros.

Respostas

2. a ) Cordilheiras.

2. b ) Planícies.

2. c ) Planaltos antigos.

Glossário

Fossas oceânicas
: regiões mais profundas dos oceanos, que se formam nas áreas de contato entre as placas tectônicas.
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