CAPÍTULO 14 Climas e formações vegetais da América

Vários fatores podem influenciar as características do clima de uma região. No continente americano, tanto a latitude e a altitude quanto o relêvo e as correntes marítimas são os fatores que mais exercem influência nos diversos tipos climáticos e, consequentemente, nas variadas formações vegetais. Observe os mapas a seguir.

Climas da América

Mapa. Climas da América. Clima equatorial: oeste da América Central e norte da América do Sul. Clima tropical: sul da América do Norte, parte da América Central e norte da América do Sul. Clima subtropical: sudeste da América do Norte e da América do Sul. Clima temperado: faixa no oeste, norte, porção nordeste e áreas no sul da América do Norte. Clima mediterrâneo: pequena área no oeste da América do Norte e na costa sudoeste da América do Sul. Clima desértico: sudoeste da América do Norte, costa oeste e área sul da América do Sul. Clima semiárido: centro e sudoeste da América do Norte, pequena área no norte e região no nordeste e sudoeste da América do Sul. Clima frio: faixa no norte da América do Norte e no extremo sul da América do Sul. Clima polar: faixa no norte da América do Norte. Clima frio de montanha: área dispersa no noroeste da América do Norte e oeste da América do Sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 1800 quilômetros por centímetro.

Vegetação original da América

Mapa. Vegetação original da América. Floresta tropical e equatorial: leste da América Central, norte e costa leste da América do Sul. Floresta temperada e subtropical: oeste e porção leste da América do Norte e sul da América do Sul. Floresta boreal (taiga): norte e faixa oeste da América do Norte. Savana: oeste da América Central, faixa no sudoeste da América do Norte, áreas no norte, nordeste e centro da América do Sul. Estepe e pradaria: centro e sul da América do Norte, oeste e sul da América do Sul. Vegetação mediterrânea: pequena área no oeste da América do Norte e no sudeste da América do Sul. Vegetação de altitude: faixas no oeste da América do Sul e áreas dispersas no nordeste da América do Norte. Tundra: faixa no norte da América do Norte. Deserto (quente ou frio): área no sudoeste da América do Norte e no sul da América do Sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 1800 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa dos mapas: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 2225.

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Questão 1.

Compare os mapas de clima e de vegetação original do continente americano. Com o professor, identifique as relações existentes entre a distribuição dos diferentes tipos climáticos e as formações vegetais no continente.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Nas áreas onde atuam climas mais úmidos, como o equatorial, desenvolvem-se formações vegetais mais densas, como a floresta Equatorial. Já onde existem climas mais secos, como o desértico, encontram-se formações vegetais, por exemplo, de deserto.

Objetivos do capítulo

  • Identificar vários fatores que influenciam as características do clima e da vegetação do continente americano.
  • Identificar os tipos de climas e de vegetação natural do continente americano.
  • Compreender a diferença entre chuvas de convecção e chuvas orográficas.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos conhecerão atributos que definem os aspectos físicos do continente americano: clima e vegetação, conteúdos oportunos que viabilizam o conhecimento deles acêrca da formação das diferentes paisagens naturais presentes no continente. Assim, êles terão a oportunidade de diferenciar as paisagens da América por meio de imagens e associar a vegetação e o clima do território utilizando a linguagem cartográfica, explorando aspectos relacionados ao desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois três da Bê êne cê cê.


  • Oriente os alunos na leitura do mapa dos climas e das vegetações originais da América. Em seguida, questione-os se há alguma semelhança nos locais em que há determinados climas e vegetações.
  • Retome com êles os estudos do 7º ano, quando aprenderam sôbre os climas e as vegetações do Brasil.
  • O estudo do capítulo Clima e formações vegetais da América favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois três, ao identificar as características das paisagens da América Latina com base em seus aspectos da climatologia e da biogeografia (formações vegetais), incluindo o uso da cartografia (mapas do clima e da vegetação original do continente americano).

O clima e as formações vegetais

Por causa de sua grande extensão no sentido norte-sul, o continente americano abrange diferentes latitudes, posição geográfica que favorece a existência de variados tipos climáticos. Nas baixas latitudes, próximas à linha do Equador, ocorre maior incidência da radiação solar e, por isso, há predomínio de climas mais quentes e úmidos, como os climas equatorial e tropical. Nessas áreas também é comum a ocorrência de furacões, como é possível ver na imagem da página 153.

Clima equatorial

Nas áreas de clima equatorial, as temperaturas permanecem elevadas durante o ano todo, ficando, em geral, acima de 25 graus Célsius. As precipitações, também abundantes ao longo do ano, atingem totais pluviométricos de aproximadamente 3 mil milímetros (milímetros). Nessas áreas de clima equatorial destaca-se, sobretudo na América do Sul, a floresta Equatorial. Por ser muito densa e ampla, essa formação vegetal influencia o elevado regime de pluviosidade da região.

Fotografia. Vista do alto. Nuvens com chuva sobre uma área coberta por vegetação com um rio sinuoso.
Chuva de convecção em área de floresta Amazônica, no município de Boa Vista, Roraima, em 2021.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Chuva de convecção

Esquema. Nuvens com chuva sobre uma área com rios e solo coberto por vegetação. Há duas setas vermelhas em direção a nuvem. Em cada lateral, uma seta azul em direção ao solo, ela se curvam em direção a região afetada pela chuva, recomeçando o ciclo.

Fonte de pesquisa: MENDONÇA, Franscisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. página 72.

Por causa da intensa radiação solar sôbre a área equatorial, a floresta fornece grande quantidade de vapor de água para a atmosfera (setas vermelhas indicadas na figura). Essa umidade liberada pêlas plantas, pêlo solo e pêla água dos rios e lagos dá origem às chuvas de convecção, ou seja, chuvas geradas no próprio local a partir da evapotranspiraçãoglossário (setas azuis indicadas na figura).

Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que existe uma inter-relação de relêvo e clima, pois, à medida que a altitude aumenta, a temperatura tende a diminuir. Isso explica por que, mesmo nas regiões das baixas latitudes tropicais, os picos das regiões montanhosas mais elevadas ficam cobertos por geleiras, assim como é frequente a precipitação de neve. Um exemplo é a parte da cordilheira dos Andes próxima da Linha do Equador.
  • Explique que, na América do Sul, a principal floresta Equatorial é a Floresta Amazônica.
  • Explique também que as chuvas de convecção ocorrem predominantemente entre o final da tarde e o início da noite, horários de maior aquecimento e maior reflexão de energia na atmosfera.
  • No estudo do tema O clima e as formações vegetais, aproveite a foto e a ilustração que mostram a formação das chuvas de convecção para promover o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um cinco, analisando os sistemas de nuvens na Amazônia.

Clima tropical

As regiões de clima tropical, localizadas principalmente na América do Sul, apresentam temperaturas médias elevadas durante o ano todo, normalmente acima de 22 graus Célsius; no entanto, apresentam variados níveis de precipitações ao longo do ano, com uma estação chuvosa e outra sêca. De modo geral, as precipitações anuais costumam atingir aproximadamente .1400 milímetros.

Nessas áreas ocorrem diversas formações vegetais, entre elas a savana, que no Brasil é denominada Cerrado, vegetação formada, principalmente, por pequenas árvores e arbustos com tronco e galhos retorcidos e casca grossa, além de vários tipos de plantas rasteiras que recobrem o solo.

Fotografia. Árvores baixas com galhos retorcidos e folhas verdes em uma área coberta por vegetação rasteira. Ao fundo há mais árvores.
Vegetação de Cerrado no município de Filadélfia, Tocantins, em 2021.

Na América Central e na costa do Brasil, também encontramos florestas tropicais, que estão sob forte influência das massas de ar quentes e úmidas vindas do oceano Atlântico. As serras existentes nessas regiões barram a passagem dos ventos úmidos, que, ao se elevarem, resfriam-se e precipitam-se, dando origem às chamadas chuvas orográficas ou chuvas de relêvo. Observe o esquema.

Fotografia. Casas na base de um morro coberto por vegetação. Acima deles, nuvens e chuva semelhante a névoa.
Chuva orográfica na Serra do Mar, Ilha Bela, São Paulo, em 2019.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Chuva orográfica

Esquema. Nuvens com chuva sobre o lado esquerdo de uma montanha. Do solo à esquerda, seta que sobe em direção a nuvem, e outra à direita, que desce.

Fonte de pesquisa: , Braian djêi et al. The Blue Planet: an introduction to Earth system science. níu iórque: Djón e incorporação, 1999. página 285.

Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que o clima tropical ocorre na zona intertropical do planeta, nas regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio, no Hemisfério Sul, e o trópico de Câncer, no Hemisfério Norte.
  • Explique-lhes que as chuvas orográficas são conhecidas também como chuvas de relêvo. Elas ocorrem quando o ar quente se eleva ao entrar em contato com um relêvo, resfriando-o. Isso diminui o ponto de saturação e, consequentemente, aumenta a umidade relativa do ar, provocando a condensação e formando as nuvens que originam a chuva. Aproveite a ilustração para explicar a ocorrência das chuvas orográficas.
  • Aproveite a oportunidade e explique que o fenômeno das chuvas orográficas também ocorrem ao longo de grande parte do litoral brasileiro. Isso porque as altitudes mais elevadas de serras e planaltos na faixa litorânea funcionam como barreiras para os ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente, que provocam chuvas sôbre essas encostas.
Climas temperado e subtropical

Nas médias latitudes, ou seja, nas regiões situadas entre os trópicos e os círculos polares, há predomínio dos climas temperado e subtropical. De modo geral, as áreas de clima temperado apresentam as quatro estações do ano bem definidas, com temperaturas amenas no outono e na primavera, verões quentes e invernos frios, com frequente ocorrência de neve.

Na América do Norte, as áreas de clima temperado abrigam as pradarias, compostas basicamente de plantas herbáceas, arbustos e gramíneas, assim como florestas temperadas, que se destacam pêla presença de plantas que perdem as folhas durante o outono e o inverno, chamadas de caducifólias.

Nas áreas onde predomina o clima subtropical, as temperaturas ao longo do ano normalmente são mais amenas se comparadas às do clima temperado, com chuvas durante a maior parte do ano.

Na América do Sul, nessas áreas onde predomina o clima subtropical, há presença de araucárias (pinheiros) nos estados da Região Sul do Brasil, e de pradarias na Argentina, no Uruguai e no estado do Rio Grande do Sul (área regionalmente denominada Pampas).

Fotografia. Um lago cercado por árvores em tons de verde, laranja e vermelho.
Vista de floresta temperada, em Quebec, no Canadá, em 2021.
Fotografia. Campo aberto com vegetação rasteira.
Pampas no município de Quiraí, Rio Grande do Sul, em 2020.
Fotografia. Destaque para araucárias, árvores altas, com galhos voltados para cima e outras árvores menores junto a elas.
Araucárias no município de São Joaquim, Santa Catarina, em 2021.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que nas regiões de clima temperado, desenvolve-se a floresta de coníferas. Trata-se de um tipo de formação vegetal bastante peculiar graças ao aspecto homogêneo da vegetação. O pinheiro está entre as poucas espécies responsáveis pêla aparência uniforme da floresta. Para evitar o acúmulo de neve, essas árvores apresentam folhas com a fórma de agulhas, por isso, são classificadas como aciculifoliadas.
  • Comente com os alunos sôbre o clima subtropical na Região Sul do Brasil. Questione-os a respeito das características, como a Mata de Araucárias, destacando o pinheiro com copas em fórma de taça (araucárias); os Pampas no Rio Grande do Sul, formações de campos geralmente sem muitas mudanças no relêvo; e as temperaturas mais amenas que caracterizam o clima dêsses domínios naturais.
Climas frio e polar

Nas elevadas latitudes, onde há menor incidência de radiação solar, predominam climas com baixas temperaturas, como os climas polar e frio.

Nas áreas de clima polar, localizadas nos extremo norte do continente, os invernos costumam apresentar temperaturas muito baixas, muitas vezes abaixo de -19 graus Célsius, e os verões são mais amenos, com temperaturas em tôrno de 10 °C. Nessas áreas nota-se a predominância da tundra, vegetação formada por musgos e liquens, que se desenvolvem nos curtos períodos de verão, após o derretimento da neve.

Fotografia. Campo aberto com desníveis e vegetação rasteira em tons terrosos. Ao fundo, montanhas.
Vegetação de tundra no Alasca, Estados Unidos, em 2019.

Também nas elevadas lati­tudes estão localizadas as áreas de clima frio, em que as temperaturas médias no inverno são de aproximadamente -3 graus Célsius, e no verão ficam em tôrno de 10 graus Célsius. Nas áreas localizadas em uma ampla faixa no Canadá e parte dos Estados Unidos, desenvolve-se a floresta de coníferas, também conhecida como floresta boreal ou taiga, que apresenta aspecto homogêneo com predomínio de pinheiros.

Fotografia. Margem de um rio com muitos pinheiros entre rochas.
Floresta boreal em Manitoba, no Canadá, em 2021. Essa floresta é também chamada de taiga.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que, quanto mais longe se estiver da Linha do Equador, mais as temperaturas diminuem, portanto, quanto maior a latitude, menor será a temperatura. Caso seja necessário, retome as explicações sôbre latitude, que corresponde à distância medida em graus da Linha do Equador (0), até os polos, Norte ou Sul (90). Retorne aos mapas da página 148 e diga que o clima frio e o polar encontram-se distantes da Linha do Equador, com latitudes maiores e temperaturas menores.
  • Peça-lhes que identifiquem o tipo de vegetação nesses tipos de climas. Espera-se que destaquem a vegetação da tundra e da floresta de taiga, também chamada floresta boreal ou floresta de coníferas. Aproveite as imagens desta página e explore as características dessas formações vegetais naturais.

Furacões no Caribe

O sudeste dos Estados Unidos e o Caribe são regiões do planeta frequentemente atingidas por furacões, que podem causar alterações ambientais e enormes danos à população. Mas por que isso ocorre nessa região?

Os furacões são fenômenos climáticos com origem nos oceanos, em regiões tropicais. êles são formados devido à intensa incidência de radiação solar, que torna as águas relativamente quentes, constituindo uma zona de baixa pressão atmosférica. Nos períodos mais quentes do ano, êles ocorrem com maior frequência. Nessas regiões, costumam se formar ventos úmidos, que normalmente avançam em direção ao continente e contribuem para o deslocamento dos furacões.

Observe como é formado êsse fenômeno.

Fotografia. Imagem de satélite. À direita, o oceano, indicado pela letra A. À esquerda, costa dos Estados Unidos com muitas nuvens, letra B. Ao centro há um furacão com  formato espiral em sentido anti-horário, com letra C. No canto superior direito, seta apontando para o norte. Na parte inferior, a escala: 155 quilômetros por centímetro.
Imagem de satélite do furacão Matthew, na costa do Atlântico, aproximando-se dos Estados Unidos, em 7 de outubro de 2016.

A.

Os furacões se originam sôbre as águas aquecidas dos oceanos localizados nas áreas tropicais do planeta, quando a temperatura atinge cêrca de 27 graus Célsius. Os ventos alísios, vindos de diferentes direções, fazem o vapor da água aquecida subir, formando nuvens cumulonimbusglossário .

B.

À medida que absorve umidade e calor das águas dos oceanos tropicais, o furacão ganha mais fôrça e aumenta a concentração de cumulonimbus, tornando-se maior.

C.

Por causa do movimento de rotação da Terra, os furacões giram no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. Por serem movidos pêlo calor e pêla umidade das águas oceânicas, quando atingem as áreas continentais, os furacões perdem fôrça rapidamente.

Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que furacões e tornados são fenômenos meteorológicos com origens diferentes. Os furacões têm origem nos oceanos das regiões tropicais, e êsse fenômeno climático pode receber nomes diferentes. Quando ocorre no Oceano Atlântico e no Léste do Pacífico, recebe o nome de furacão; quando ocorre no oeste do Pacífico, é chamado tufão; e quando ocorre no Oceano Índico, é denominado ciclone.
  • Os tornados são colunas de ar que giram de fórma violenta e perigosa, crescendo com formato de funil sob nuvens chamadas cumulonimbus. redemoinhos de vento nascem em áreas continentais de baixa pressão atmosférica e ganham o nome de tornado apenas quando tocam a superfície da Terra. Os ventos de um tornado são muito fortes e podem atingir mais de 400 quilômetros por hora.
  • Explique, aos alunos, que os ventos alísios, que fazem parte da circulação geral da atmosfera, sopram dos trópicos em direção às baixas latitudes carregados de umidade.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir sôbre os furacões.

     O tipo mais notório de ciclone é o furacão (ou tufão). Aproximadamente 90 ciclones são responsáveis a cada ano, em média, por 20.000 mortes, além de causarem prejuízos imensos ao patrimônio e um risco sério à navegação, devido aos efeitos combinados dos ventos fortes, dos mares agitados e das enchentes causadas pêlas chuvas fortes e tempestades costeiras. A previsão de sua formação e movimento tem recebido considerável atenção, de modo que sua origem e estrutura começam a ser compreendidas. Naturalmente, a fôrça catastrófica de um furacão faz dele um fenômeno muito difícil de ser investigado, mas as informações necessárias são obtidas a partir de voos de reconhecimento enviados durante a “estação dos furacões”, de observações de radar da estrutura das nuvens e da precipitação e de dados de satélite.

reticências

BARRY, Roger G.; CHORLEY, Richard J. Atmosfera, tempo e clima. Tradução: Ronaldo Cataldo Costa. nona edição Pôrto Alegre: búkman, 2013. página 331332.

Clima frio de montanha

Nas áreas montanhosas do oeste do continente, como nos Andes e nas Montanhas Rochosas, predomina o clima frio de montanha. De modo geral, a temperatura da atmosfera diminui, em média, 0,6 graus Célsius a cada 100 metros de altitude. Assim, nos terrenos com maiores altitudes, o cume das montanhas mais altas chega a ficar permanentemente coberto de neve e gêlo.

Fotografia. Vista de cima. Via entre uma floresta de pinheiros. Ao fundo, montanhas rochosas com neve.
Vegetação de altitude nas Montanhas Rochosas no Canadá, em 2018.

De acôrdo com a altitude do relêvo, a variação na temperatura do ar provoca mudanças significativas na vegetação. Em geral, nas áreas mais baixas desenvolvem-se florestas, e nas áreas mais altas ocorre uma vegetação mais rasteira, denominada vegetação de altitude, como mostra a ilustração desta página.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Vegetação em diferentes altitudes

Esquema. Vegetação em diferentes altitudes. Morro com floresta temperada, com diferentes tipos de árvores na base; em seguida, floresta de coníferas, com muitos pinheiros; na sequência, campos de altitude, com um descampado com pequenos arbustos; acima, no topo, montanhas rochosas e no cume, geleiras, montanhas cobertas por neve.

Fonte de pesquisa: SAUVAIN, Filípe. Montanhas. São Paulo: Scipione, 1998. página 14. (Coleção Geodetetive).

Clima desértico e semiárido

O relêvo pode influenciar o clima de determinada área ao dificultar ou facilitar a circulação das grandes massas de ar.

As elevadas cadeias montanhosas do oeste do continente americano determinam a existência de áreas de clima desértico e semiárido nessa região. As massas de ar quentes e úmidas vindas do oceano Pacífico são barradas pêlas cadeias de montanhas norte-americanas. Perdendo a umidade na fórma de chuvas próximas ao litoral, as massas de ar chegam ao interior do continente com baixa umidade.

Respostas e comentários

Oriente os alunos a pesquisar sôbre a incidência do clima frio de montanha no continente americano e suas vegetações. Se possível, apresente mais fotos das vegetações próprias.

Sugestão de avaliação

O estudo sôbre os tipos climáticos apresentados neste capítulo pode ser complementado com a atividade proposta a seguir. Para isso, as questões podem ser reproduzidas em folhas avulsas e distribuídas aos alunos.

1. Identifique a qual tipo de clima cada alternativa se refere.

um – Clima tropical.

dois – Clima polar.

três – Clima temperado.

a ) Os invernos costumam apresentar temperaturas extremamente rigorosas, muitas vezes, inferiores a -19 graus Célsius, e os verões mais amenos, em torno de 10 graus Célsius. Há predominância da tundra, vegetação formada por musgos e líquens.

b ) Nas médias latitudes, ou seja, nas regiões situadas entre os trópicos e os círculos polares, predominam o clima subtropical e outro tipo de clima que, de modo geral, apresenta as quatro estações do ano bem-definidas.

c ) Nas regiões dêsse tipo de clima, predominam temperaturas elevadas durante o ano todo, normalmente acima de 22 graus Célsius. No entanto, têm níveis diferentes de precipitações: uma estação chuvosa e outra sêca. A formação vegetal de maior destaque é a savana, que no Brasil é denominada Cerrado.

2. Diferencie clima de tempo.

3. Quais fatores de ordem natural podem influenciar nas características climáticas do continente em que nosso país está localizado?

4. Qual é o tipo de formação vegetal e de clima na região em que você mora? Identifique algumas características.

Respostas

1. a ) Clima polar.

1. b ) Clima temperado.

1. c ) Clima tropical.

2. Tempo é o estado momentâneo da atmosfera. Quanto ao clima, refere-se às variações do tempo, que são estudadas em um longo período.

3. Espera-se que os alunos respondam a latitude, a altitude, o relêvo e as correntes marítimas.

4. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificar o tipo de clima e a vegetação predominantes.

Isso explica a presença de áreas com formações vegetais desérticas e semiáridas, nas quais as plantas são adaptadas aos baixos níveis de pluviosidade ao longo do ano.

As áreas sob domínio de clima desértico apresentam grande amplitude térmicaglossário , diária e anual. As médias de temperatura podem variar bastante, entre 30 graus Célsius e 8 graus Célsius ao longo do ano. Já as médias térmicas diárias variam de 38 graus Célsius, durante o dia, passando para cêrca de -4 graus Célsius, à noite, queda que ocorre rapidamente. As precipitações não ultrapassam 250 milímetros ao ano.

Fotografia. Campo aberto com arbustos secos e árvores baixas em solo arenoso e seco.
Clima desértico em Escalante, Estados Unidos, em 2020.

As áreas de clima semiárido têm temperaturas com médias de 26 graus Célsius praticamente o ano todo, com totais de precipitação maiores do que nas regiões de clima desértico (de 500 milímetros a .1000 milímetros de chuvas por ano).

Na Região Nordeste do Brasil, as características do relêvo também influenciam bastante os baixos índices de precipitação. As altitudes mais elevadas ao longo da faixa litorânea funcionam como uma barreira aos ventos úmidos do litoral, o que determina a presença do clima semiárido.

Fotografia. Cactos, arbustos retorcidos, árvores baixas e secas em terreno arenoso. Ao fundo, formação rochosa.
Vegetação de Caatinga na ecorregião Raso do Catarina, Bahia, em 2021.
Respostas e comentários

Comente, com os alunos, que as médias de temperatura e as respectivas amplitudes térmicas do clima desértico podem variar de acôrdo com a área de ocorrência.

Atividade a mais

  • Incentive a produção de uma charge com os alunos. Essa atividade é propícia para a articulação com o componente curricular de Língua Portuguesa, pois é necessário que os alunos saibam a finalidade de uma charge. Apresente alguns exemplos de charges, como as desenvolvidas por Quino, com a personagem Mafalda, que tem como objetivo satirizar e fazer algumas críticas. > QUINO. Toda Mafalda. Tradução: Andréa Stahel M. da Silva et al. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
  • Depois, peça aos alunos que desenvolvam charges com o tema Escassez de água: causas antrópicas ou naturais? Oriente-os a pesquisar na biblioteca e/ou na internet alguns textos e notícias sôbre o assunto. Em seguida, promova um debate acêrca da relação do tema da charge com o conteúdo abordado.
  • Ao desenvolver uma charge, os alunos farão uso de diferentes gêneros textuais para expressar seus conhecimentos, dessa fórma, proporciona-se o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Geografia 4, da Competência específica de Ciências Humanas 7 e da Competência geral 4, propostas na Bê êne cê cê.

A influência das correntes marítimas no deserto do Atacama

As correntes marítimas exercem forte influência nos climas de diversas regiões do planeta. Isso porque elas podem alterar a umidade e a temperatura das massas de ar que circulam pêla atmosfera.

Um dos fatores que explicam a presença de áreas de deserto na costa oeste da América do Sul, como a do Atacama, que abrange o norte do Chile e o sul do Peru, é a influência da corrente marítima fria do Peru (ou de rrambolti), que torna frias e sêcas as massas de ar que seguem em direção ao Atacama. A Região da Patagônia, localizada tanto no sul do Chile quanto da Argentina, também recebe forte influência das correntes marítimas frias que circulam pêlas regiões mais próximas. Veja o mapa e a foto a seguir.

Correntes marítimas na América do Sul

Mapa. Correntes marítimas na América do Sul. Correntes quentes: correntes das Guianas que passam ao norte em sentido oeste; corrente do Brasil que passa na região nordeste no sentido sul/sudeste; correntes da Falklands, que passam na região sul em sentido sudeste. Correntes frias: Corrente do Peru ou de Humboldt na costa oeste em direção ao norte; corrente da Antártida no sul em direção ao norte. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. Na parte superior, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 1360 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 58.

A corrente marítima fria de rrambolti diminui a temperatura e a umidade da massa de ar que se desloca em direção ao continente. Ao chegar no continente, a massa de ar apresenta baixa umidade, fator que dificulta a formação de chuvas na região e torna o clima mais sêco, originando áreas de clima desértico.

Fotografia. Área deserta de cor escura. Ao fundo, solo de cor clara e montanhas.
Deserto do Atacama, no Chile, em 2019.

Clima, recursos hídricos e gestão da água

A presença humana em grandes desertos do planeta quase sempre foi limitada pêla falta de água dêsses locais. De fato, o recurso hídrico é extremamente escasso em regiões sêcas e áridas.

Contudo, o problema da baixa disponibilidade de água em algumas dessas regiões tem sido superado por meio da utilização de técnicas de irrigação, que abastece a população e garante o desenvolvimento das mais diversas atividades.

Respostas e comentários

Utilize um planisfério que mostre a distribuição das correntes marítimas na superfície terrestre, político, de preferência, com a divisão política dos países, para auxiliar os alunos na localização dos países citados no texto.

Algo a mais

sôbre as correntes marítimas, sugerimos a apresentação de dois vídeos desenvolvidos pêla Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), que abordam o fluxo das correntes marítimas. Os vídeos podem ser utilizados para complementar as explicações sôbre a influência das correntes marítimas de modo a facilitar a compreensão dos alunos sôbre o tema estudado. Os vídeos estão disponíveis em: https://oeds.link/BVr1vb. Acesso em: 20 abr. 2023.


O estudo do tema Clima, recursos hídricos e gestão da água propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um cinco, ao discutir os desafios relacionados à gestão da comercialização da água.

Um exemplo emblemático do uso de técnicas de irrigação pode ser observado no deserto de Sonora, no estado da Califórnia, localizado na porção sudoeste dos Estados Unidos. êsse deserto é uma das regiões mais áridas do território estadunidense, com pluviosidade anual de aproximadamente 250 milímetros (milímetros). Sua paisagem começou a ser transformada na década de .1930, com a implantação de um projeto de irrigação que desviou parte das águas do rio Colorado até o deserto. Com isso, grandes áreas desérticas foram ocupadas por uma agricultura altamente moderna e muito produtiva, modificando completamente a paisagem, como podemos observar na foto que mostra a área irrigada nos Estados Unidos.

Fotografia. Área plana com uma vasta plantação em verde. Ao fundo, solo seco e montanhas rochosas.
Com a irrigação, o estado da Califórnia, mesmo tendo grande parte de seu território formado por desertos, tornou-se um grande produtor agrícola dos Estados Unidos, sobretudo de frutas e vegetais. Na foto, observamos uma área irrigada na Califórnia, Estados Unidos, em 2021.

Apesar de o aproveitamento das águas do rio Colorado abastecer milhões de pessoas e contribuir com o desenvolvimento de uma agricultura próspera, sua exploração tem gerado conflitos relacionados ao contrôle e à gestão dessas águas. Tais conflitos se agravaram nos últimos anos em decorrência de sêcas históricas que atingiram a região. Em algumas cidades, os habitantes já tiveram de reduzir o consumo de água ou passaram a adotar o racionamento. Preocupados com a diminuição do nível das águas, ambientalistas e pescadores estão se opondo à abertura de novos poços e conseguindo proibir a irrigação nas áreas em que a situação é mais crítica. Para piorar a situação, estudos indicam que, ao longo das próximas décadas, o rio Colorado poderá perder boa parte de suas águas em razão das mudanças climáticas provocadas pêlo aquecimento global.

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Questão 2.

Pesquise projetos e iniciativas no mundo voltados para contornar o problema da escassez de água.

Questão 3.

As novas técnicas de irrigação podem favorecer a ocupação humana em grande parte do planeta, mesmo em ambientes pouco favoráveis a certas atividades econômicas. Debata com os colegas de que maneira, no caso de gestão de recursos hídricos, o emprêgo dessas tecnologias impacta na qualidade de vida das populações e afeta a biodiversidade.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta pessoal. Verifique se a pesquisa dos alunos está coerente com a atividade proposta.

Questão 3. Resposta pessoal.

  • O estudo proposto trata do uso de conhecimentos científicos e tecnológicos em atividades da área rural, explorando a habilidade ê éfe zero oito gê ê um três da Bê êne cê cê, contribuindo para o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de Geografia 2, da Competência específica de Ciências Humanas 3 e da Competência geral 1, pois requer que reflitam a respeito de conhecimentos historicamente construídos sôbre o mundo físico e social, com foco nos objetos técnicos envolvidos na compreensão de como as sociedades se relacionam com a natureza.
  • Na questão 2, desenvolva noções introdutórias de prática de pesquisa em revisão bibliográfica. Explique que é importante seguir procedimentos, como buscar informações sôbre o tema por palavras-chave; pesquisar em fontes importantes, fidedignas e variadas; realizar uma leitura atenta do material encontrado; se possível, elaborar uma síntese a partir do material pesquisado.
  • O estudo aborda os temas contemporâneos transversais Educação para o consumo e Educação Fiscal. Destaque a importância dos recursos hídricos e as atitudes que podemos ter para reduzir o consumo de água, como: tomar banhos rápidos, fechar a torneira enquanto escovar os dentes etcétera Leve à sala de aula uma conta (talão) de água e apresente aos alunos as informações presentes nela, como: preços do que foi consumido, os tributos (impostos cobrados), taxa de esgôto etcétera
  • Na atividade 3, incentive o debate entre os alunos e verifique se as conclusões estão coerentes com o que foi estudado. Durante o debate, cuide para que êles desenvolvam atitudes de respeito pêla opinião dos outros em prol de uma cultura de paz e combate ao bullying. Oriente-os na escrita de um texto com as conclusões sôbre o assunto, desenvolvendo, assim, o pensamento computacional, pois deverão identificar as informações, analisá-las e sistematizá-las para a elaboração do texto.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais fatores naturais exercem maior influência nos tipos de clima e nas formações vegetais no continente americano?
  2. Explique a diferença entre chuva de convecção e chuva orográfica.
  3. Que argumento você utilizaria para explicar a uma pessoa que em nosso país não há ocorrência da vegetação de tundra?
  4. De acôrdo com o que você estudou, explique como a altitude exerce influência na vegetação. Justifique a sua resposta.

Aprofundando os conhecimentos

5. A foto a seguir mostra parte da cidade de grúv, Louisiana, Estados Unidos, inundada após a passagem do furacão Ida, em 2021, classificado como grau 4 na escala , que mede a intensidade dêsses fenômenos. Observe a foto e, em seguida, responda às questões.

Fotografia. Vista de cima. Sobrados amplos em palafita sobre águas escuras. Todas as casas possuem deques e varandas. Há algumas áreas com vegetação entre elas.
Vista da região de , no estado da Louisiana, Estados Unidos, em 2021.
  1. De acôrdo com o que você estudou, relate como êsse fenômeno tem origem.
  2. Explique por que um furacão como o Ida dificilmente atingiria o litoral da França.

6. Leia a manchete a seguir e, depois, responda às questões sôbre as formações vegetais no continente americano.

Cerrado perde área equivalente a quase duas vezes o Distrito Federal em 12 meses

Disponível em: https://oeds.link/M4BCeF. Acesso em: 17 julho 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta: No continente americano, a latitude, a altitude, o relêvo e as correntes marítimas são os fatores que mais exercem influência nos diversos tipos climáticos e, consequentemente, nas variadas formações vegetais.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta: À medida que a temperatura diminui e a altitude aumenta, as características da vegetação também variam. Nas áreas mais baixas (mais quentes), desenvolvem-se florestas; já nas áreas mais elevadas (mais frias), desenvolve-se vegetação mais rasteira, como os campos de altitude.

5. a) Resposta: Os furacões têm origem nos oceanos das regiões de baixas latitudes, ou seja, próximas à linha do Equador. êles são formados por causa da maior incidência de radiação solar nessas regiões, o que torna as águas relativamente quentes, formando uma zona de baixa pressão atmosférica.

5. b) Resposta: Porque a França está localizada nas áreas de latitude média, e os furacões são fenômenos que ocorrem em áreas de baixas latitudes.

  • Aproveite as atividades propostas nas páginas 158 e 159 para verificar a aprendizagem dos alunos. Caso verifique alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Durante o desenvolvimento dessas atividades, observe se há alunos com dificuldades. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • As atividades propostas nesta página exploram aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois três da Bê êne cê cê, ao apontar aspectos físicos, como a vegetação em diferentes regiões da América Latina, por meio da biogeografia.
  • Se julgar pertinente, aproveite as questões do Aprofundando os conhecimentos como fórma de avaliação para detectar a capacidade de associação dos conteúdos.
  • O desenvolvimento das atividades 3 e 4 exploram a prática de argumentação, em que os alunos têm de construir premissas de maneira concisa para elaborar as respectivas respostas.
  • Na atividade 5, discorra a respeito da influência e dos impactos dos fenômenos meteorológicos na vida e nas atividades humanas. Converse com os alunos questionando-os acêrca dos impactos que os fenômenos meteorológicos (chuvas, ventos, sêcas, granizos, geadas etcétera) causam no lugar onde vivem.

Respostas

2. As chuvas de convecção são causadas pêla evapotranspiração ocorrida em determinada porção da superfície terrestre, por exemplo, em uma área coberta por vegetação, como a Floresta Amazônica. As chuvas orográficas ocorrem quando o relêvo barra a passagem dos ventos úmidos, que, ao se elevarem, resfriam-se e precipitam-se.

3. A tundra é uma vegetação típica das regiões polares, formada por musgos e liquens, adaptada às baixas temperaturas durante todo o ano, e se desenvolve nos curtos períodos de verão, após o derretimento da neve. Como no Brasil as temperaturas são mais elevadas do que nas áreas polares, a tundra não consegue se desenvolver naturalmente em nosso território.

Metodologias ativas

Para concluir os estudos abordados nos capítulos que tratam dos aspectos naturais do continente americano, utilize a estratégia One minute paper. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Para o desenvolvimento dessa estratégia, peça aos alunos que escrevam em um papel suas dúvidas ou curiosidades sôbre os temas trabalhados neste capítulo e informe a êles que terão um minuto para isso. Em seguida, devem colocar os papéis na mesa ou em uma caixa (como preferir). Leia os apontamentos e converse com êles, sanando as possíveis dúvidas e aproveite o momento para verificar a aprendizagem dos alunos.

  1. A vegetação de Cerrado é influenciada por qual tipo de clima do continente americano?
  2. Cite três exemplos de formações vegetais que também se desenvolvem na América e associe-as ao tipo de clima que as influencia.

7. Leia o texto a seguir.

     Entre a longa Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, no país mais esticado do mundo, está o maior deserto latino-americano, o chileno Atacama. A aridez domina a região e os municípios próximos – são quase 1 500 quilômetros de extensão onde a média de chuvas é de 0,1 milímetros ao ano, com áreas onde a água fica sem cair por séculos. Nesse mar de sequidão, fica a região de Coquimbo, no município de Chungungo, que é banhado pêlo mar, e onde choveu apenas cinco vezes em todo o ano de 2013. Na área, a média histórica de chuvas é de apenas 100 milímetros ao ano – contra 1 500 milímetros em São Paulo, por exemplo. reticências

SILVA, Luiz Felipe. Esta região no deserto chileno tira água do ar sem gastar energia. Superinteressante, São Paulo, 23 junho 2015. Disponível em: https://oeds.link/sEHTbv. Acesso em: 17 julho 2022

  • Relacione o texto anterior com a influência da corrente marítima fria de nessa região.

8. Observe o climograma a seguir. Em seguida, identifique o tipo de clima que êle representa e relacione-o à descrição correta. Explique a sua resposta.

Climograma – Manaus, Amazonas

Gráfico. Climograma – Manaus, Amazonas. 
Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em em graus Celsius). 
A precipitação varia entre 100 e 350 milímetros, atingindo 120 em agosto e 350 milímetros em Abril. A temperatura se mantém na faixa dos 30 graus Celsius com um leve aumento entre julho e novembro.

Fonte de pesquisa: CLIMATEMPO. Climatologia e histórico de previsão do tempo em Manaus, BR. Disponível em: https://oeds.link/uuDb8A. Acesso em: 22 julho 2022

  1. êsse climograma retrata as características de um clima próximo ao Círculo Polar Ártico, ou seja, em elevadas latitudes.
  2. êsse climograma retrata as características de um clima próximo à linha do Equador, portanto, em baixas altitudes.
Respostas e comentários

6. a) Resposta: pêlo clima tropical.

6. b). Possíveis respostas: florestas tropical e equatorial – clima equatorial; tundra – clima polar; florestas temperada e subtropical – clima temperado e subtropical.

7. Resposta: O texto descreve as características de uma região influenciada pêla corrente marítima fria de Humboldt. Essa corrente contribui para a formação de uma massa de ar fria e sêca que se desloca em direção ao continente. Ao chegar ao continente, a massa de ar está sêca, o que dificulta a formação de chuvas na região e torna o clima mais sêco, originando áreas de deserto.

8. Resposta: Clima Equatorial. Descrição B. As temperaturas registradas nessa região permanecem elevadas durante o ano todo, e as precipitações são abundantes ao longo do ano.

  • Ao promover a leitura do texto na atividade 7, faça diferentes dinâmicas, como leitura silenciosa, em duplas, coletiva etcétera Explore a prática de uma leitura inferencial, propondo aos alunos, no decorrer da leitura, alguns questionamentos como: “Onde está o maior deserto da América Latina?”; “O que o autor quis dizer com a aridez da região?”; “Qual é a incidência de chuva dêsse local?”. Perguntas como essas possibilitam a realização de inferências para que os alunos compreendam melhor as informações transmitidas pêlo texto.
  • É possível explorar a prática de argumentação na atividade 7, visto que o aluno terá de indicar a relação de fenômenos, desenvolvendo uma conclusão a respeito do tema indicado.
  • Na atividade 8, questione os alunos sôbre o modo de vida das pessoas que habitam a região onde êsse clima predomina. Se julgar necessário, oriente-os a pesquisar acêrca do assunto. Relembre-os da incidência dêsse clima no território brasileiro.
  • Retome as explicações sôbre os climogramas. Informe que as letras colocadas no eixo horizontal correspondem aos meses do ano. As barras azuis mostram o volume da precipitação (chuvas), indicada em milímetros (milímetros), e a linha vermelha mostra a temperatura média de cada mês, indicada em graus Celsius (grauscélsius).

Glossário

Evapotranspiração
: processo pêlo qual a superfície terrestre libera certa quantidade de água para a atmosfera, ou seja, as plantas pêla transpiração, e os solos, rios e lagos, por exemplo, pêla evaporação.
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Cumulonimbus
: tipo de nuvem muito alta (seu tôpo pode alcançar 35 quilômetros de altura), geralmente com tôpo e base planos. À medida que aumenta de tamanho, fica mais e torna-se escura.
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Amplitude térmica
: diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas em um mesmo lugar, em um determinado período.
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