O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. sôbre a divisão do continente americano, copie as frases a seguir em uma folha avulsa, completando-as corretamente com as palavras do quadro.

Divisão histórico-cultural • Divisão geográfica

  1. : América do Norte, América Central e América do Sul.
  2. : América Anglo-Saxônica e América Latina.
  1. Leia as informações e assinale em uma folha de papel avulsa (P) para colônias de povoamento ou (E) para colônias de exploração.
    1. Implantado predominantemente na América Anglo-Saxônica.
    2. Ocorreu prevalentemente na América Latina.
    3. As atividades comerciais eram voltadas para o enriquecimento da ­metrópole.
    4. As atividades comerciais tinham como foco atender às necessidades da própria colônia.
    5. As propriedades rurais eram monocultoras, visando à exportação e utilizando mão de obra escrava.
    6. As propriedades rurais eram policultoras com mão de obra baseada no trabalho familiar e assalariado.
  2. Leia o texto a seguir e responda às questões em uma folha de papel avulsa.

A questão da água da América Latina

     A América Latina abriga quase um terço dos recursos hídricos do mundo. A situação dêsse elemento possui características comuns entre os países latinos, especialmente sôbre o tipo de uso e seu grau de degradação.

     A respeito da utilização, a agricultura, o abastecimento humano e a indústria são os setores que mais demandam dos recursos hídricos. Juntos, representam cêrca de 85% do consumo total de água. Por sua vez, a degradação está relacionada à poluição pêlas atividades humanas, principalmente pêla falta de tratamento do esgôto residencial e industrial, e também pelos agrotóxicos empregados na agricultura.

Texto elaborado pelos autores.

  1. Quais os setores que mais consomem água na América Latina?
  2. Quais as principais causas relacionadas à degradação hídrica na América Latina?
Respostas e comentários

1. Resposta: a) Divisão geográfica. b) Divisão histórico-cultural.

2. a) Resposta: P.

2. b) Resposta: E.

2. C) Resposta: E.

2. d) Resposta: P.

2. e) Resposta: E.

2. f) Resposta: P.

3. a) Resposta: Na América Latina, os setores que mais consomem água são a agricultura, o abastecimento humano e a indústria.

3. b) Resposta: A degradação dos recursos hídricos na América Latina está relacionada à poluição pêlas atividades humanas, principalmente pêla falta de tratamento do esgôto residencial e industrial, e pelos agrotóxicos utilizados na agricultura.

Objetivos das atividades

1. Identificar os diferentes tipos de regionalização do continente americano.

2. Reconhecer diferentes tipos de colonização que ocorreram no continente americano.

3. Compreender e contextualizar a questão hídrica na América Latina.

Como proceder nas atividades

1. Em caso de dúvidas, organize um jôgo de perguntas e respostas na fórma de um quiz. Para isso, separe a turma em grupos a fim de participarem da atividade na fórma de uma disputa. O professor fará as perguntas, e os grupos terão que responder de maneira correta para ganhar pontos. Entre as questões, o professor pode perguntar: nome de um país da América Anglo-Saxônica; nome de três países da América Central; nome de um país que pertence à América do Norte e também à América Anglo-Saxônica; nome de cinco países da América do Sul; nome dos países que formam a América do Norte e assim por diante. Ao final da disputa, vence o grupo que tiver o maior número de acertos.

2. Se os alunos encontrarem dificuldades com a questão, conduza uma prática com a construção de quadrinhos sôbre a temática da colonização do continente americano. Oriente-os a ilustrar dois quadrinhos distintos, destacando os tipos de colonização ocorridos no continente americano. Nesses quadrinhos, os alunos deverão destacar as características de cada tipo de colonização, sua localização geográfica e sua respectiva herança para a conjuntura econômica e social dessas regiões na atualidade.

3. Em caso de dúvidas, conduza uma prática com o uso de artigos de notícias sôbre os recursos hídricos na América Latina. Antecipadamente, organize artigos de notícias que retratem o uso, a importância e o estado de degradação em que se encontram recursos. A partir dessa contextualização, incentive os alunos a perceberem as possibilidades e desafios envolvidos no uso da água. Por fim, solicite-lhes que textualizem as principais ideias no caderno.

4. Leia o texto a seguir e responda à questão em uma folha de papel avulsa.

Tipos de chuva: convectivas e orográficas

     As chuvas de convecção são geradas pêla intensa evapotranspiração que ocorre em regiões quentes e úmidas. Devido ao calor excessivo, o ar próximo à superfície se aquece, tornando-se mais leve. Com isso, êle se eleva verticalmente para a atmosfera, carregando muita umidade. Ao ganhar altitude, o ar se resfria e fórma muitas nuvens e chuvas intensas. As chuvas orográficas, por sua vez, são geradas quando nuvens carregadas de umidade, geralmente trazidas por massas de ar que sopram dos oceanos, encontram-se com as encostas mais elevadas do relêvo. O ar úmido, empurrado para cima, resfria-se, originando nuvens e chuvas sôbre o relêvo.

Texto elaborado pelos autores.

Com base nas informações contidas no texto e em seu conhecimento sôbre o tema, elabore em uma folha de papel avulsa dois desenhos que ilustrem como se formam as chuvas convectivas e as chuvas orográficas.

5. Em uma folha de papel avulsa, relacione os tipos de clima às respectivas formações vegetais.

Clima

I - Polar

II - Tropical

III - Frio

IV - Semiárido

V - Equatorial

VI - Subtropical

Vegetação

A - Caatinga

B - Tundra

C - Cerrado

D - Taiga

E - Mata de Araucárias

F - Floresta Equatorial

  1. sôbre as regiões polares, analise os itens a seguir e registre em uma folha de papel avulsa (V) para as afirmações verdadeiras ou (F) para as informações falsas.
    1. O intenso frio nas regiões polares se dá pêla reduzida intensidade da radiação solar nessas áreas devido ao formato arredondado da Terra.
    2. O Ártico se localiza no hemisfério Sul e a Antártida no hemisfério Norte.
    3. Uma das atividades econômicas realizadas no Ártico é a extração de minerais e de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural.
    4. Desde 1961, o Tratado da Antártida estabelece que o continente antártico seja ocupado apenas para fins de pesquisas científicas, proibindo a exploração econômica de seus recursos.
Respostas e comentários

4. Resposta: Utilize como modêlo de resposta as imagens/esquemas presentes nas páginas 149 e 150 do livro.

5. Resposta: um - B; dois - C; três - D; quatro - A; cinco - F; seis - E.

6. a) Resposta: V.

6. b) Resposta: F.

6. c) Resposta: V.

6. d) Resposta: V.

Objetivos das atividades

4. Identificar diferentes tipos de chuva.

5. Relacionar climas com formações vegetais.

6. Compreender aspectos relacionados às regiões polares do Ártico e da Antártida.

Como proceder nas atividades

4. Verifique se os alunos estabeleceram relações adequadas na construção dos desenhos. Em caso de alguma dificuldade, apresente aos alunos um vídeo ou animação que demonstre a formação dos tipos de chuva. Para complementar, solicite-lhes que textualizem as ideias apreendidas com o vídeo.

5. Se os alunos não estabelecerem relações adequadas, realize uma atividade com a produção de um jôgo sôbre os tipos de clima e vegetação da América. O material do jôgo é formado por cartões, que podem ser recortados de folha sulfite. Cada cartão possui seu par: em um dos cartões, os estudantes deverão ilustrar um tipo de vegetação, já no outro, o seu respectivo tipo climático. O jôgo consiste em variação do jôgo da memória, no qual inicialmente os cartões estarão todos com a face para baixo, e os jogadores deverão encontrar os cartões que formam um par entre o tipo de vegetação e seu respectivo tipo climático.

6. Em caso de dúvidas, apresente aos alunos reportagens de tê vê, artigos de notícia, dentre outros produtos midiáticos, os quais abordem aspectos das regiões polares, tanto os naturais como os políticos e econômicos. Com base nessa contextualização, solicite-lhes que escrevam uma síntese sôbre o tema.