UNIDADE 5 AMÉRICA LATINA

Fotografia. Mulher com roupas coloridas com grafismos, usando uma espécie de poncho e um chapéu. Ela está sentada e parece confeccionar um tecido colorido em um tear com duas hastes verticais e outras duas horizontais. Ela está em um campo aberto. Atrás dela há pedras e árvores. Ao lado, outra pessoa em trajes semelhantes.
A foto retrata mulher com vestes que caracterizam a cultura peruana na cidade de Cusco, Peru, em 2022. Uma parte considerável da população latino-americana ainda está fortemente ligada às tradições culturais dos povos ancestrais indígenas, os quais viveram nessa região há milhares de anos.
Respostas e comentários

Oriente os alunos a observar a foto de abertura da unidade 5. Peça que apontem quais as características que mais se sobressaem na imagem. Resgate o processo de colonização espanhola e a destruição do antigo Império Inca, cuja herança continuaria nos costumes.

Aborde as características do relêvo da região dos Andes, durante exposição do tema ou no decorrer do estudo da unidade.

Metodologias ativas

Comece o trabalho com os assuntos da unidade, proponha-lhes a estratégia Brainstorming. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. A fim de desenvolver essa estratégia, coloque centralizado na lousa o têrmu América Latina, em letras grandes. Proporcione um momento para que êles compartilhem o que sabem disso. Depois, indague-lhes com algumas das perguntas a seguir.

1. Qual foi o tipo de colonização dessa porção do continente americano?

2. Quais eram os principais povos nativos que viviam nessas terras naquela época?

3. Que aspectos da cultura dêsses povos estão presentes no nosso cotidiano?

4. Você já visitou algum lugar turístico da América Latina? Se sim, qual?

5. Quais são as cidades mais populosas da América Latina?

Respostas

1. Colônia de exploração.

2. Incas, astecas, maias, guaranis, yanomamis, tupinambás etcétera

3. Cultivo e consumo de alguns alimentos, como a mandioca, palavras do vocabulário, ritmos musicais etcétera

4. Resposta pessoal. Incentive os alunos a citar lugares que conhecem localizados na América Latina.

5. Cidade do México, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago.

A América Latina é formada por países cuja população apresenta grande diversidade étnica e cultural, resultado da mistura entre diferentes povos. Outras características marcantes da América Latina são as acentuadas desigualdades sociais, a pobreza de grande parte de suas populações, a intensa urbanização de seus países, que também possuem economias muito dependentes da exportação de produtos primários, como minerais e gêneros agropecuários.

 

Iniciando a conversa

  1. Cite alguns países que formam a América Latina.
  2. A miscigenação de quais povos deu origem à população latino-americana?
  3. Além do contraste social e da elevada urbanização, o que mais você sabe a respeito dos países latino-americanos?

 

Agora vamos estudar...

  • as características populacionais da América Latina;
  • a pluralidade cultural dos povos latino-americanos;
  • as condições de vida da população latino-americana;
  • a urbanização dos países latino-americanos;
  • as atividades econômicas na América Latina;
  • a concentração fundiária e os conflitos pêla terra na América Latina;
  • geopolítica, integração e conflitos na América Latina.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • Inicie abordando as pesquisas arqueológicas que revelam a ocupação da América pêla civilização ameríndia há, pêlo menos, 20 mil anos. Também conhecidas como povos pré-colombianos, os maias, os astecas e os incas são as três principais civilizações ameríndias de que se tem conhecimento.
  • Os maias são o povo mais antigo; estudos indicam que êles surgiram na península de Yucatán, na América Central, há cêrca de 2600 antes de Cristo, mas já estavam desaparecendo quando os colonizadores espanhóis começaram a colonização do território americano.
  • O Império Inca iniciou-se em 1376 e se estendeu-se até 1521, quando praticamente toda a civilização foi dizimada pelos colonizadores com a ocupação da capital, Tenochtitlán.
  • Os incas ocuparam a região dos Andes, na América do Sul, inicialmente, em territórios onde atualmente estão o Peru, a Bolívia e o Equador, e posteriormente migrando para partes da Colômbia, do Chile e da Argentina.

Respostas

1. Verifique se os alunos citaram corretamente o nome dos países. Se possível, apresente a êles a localização dos países em um planisfério.

2. Populações nativas, europeus e africanos escravizados.

3. Resposta pessoal. Incentive a participação de todos os alunos e verifique o conhecimento prévio deles a respeito dessa questão.

CAPÍTULO 16 População da América Latina

A população latino-americana encontra-se distribuída de maneira irregular pêlo território.

O mapa a seguir mostra que as áreas de grande concentração populacional na América Latina estão si­tuadas, principalmente, nas proximidades das zonas cos­teiras Léste e oeste do continente, em áreas onde se iniciou o processo de colonização europeia.

De modo geral, as ­áreas de menor densidade populacional estão localizadas nas áreas de florestas da Amazônia, no centro-norte da América do Sul, e em terrenos inóspitosglossário para a ocupação humana, como as altas montanhas andinas, as regiões desérti­cas do Atacama, no nor­te do Chile, e da Patagônia, no extremo sul da Argentina e do Chile.

Questão 1.

De acôrdo com o mapa, descreva como a população da América Latina encontra-se distribuída no território. Nessa descrição, destaque as áreas de maior e de menor densidade populacional.

Densidade demográfica da América Latina (2016)

Mapa. Densidade demográfica da América Latina (2016). Habitantes (por quilômetros quadrados). Menos de 1: pequenas áreas no oeste da Bolívia, noroeste e sul da Argentina. 1,1 a 10: norte do México, leste de Belize, norte e sudeste do Peru, norte, leste e sudoeste da Bolívia, oeste do Paraguai, norte e sul da Argentina, centro e norte do Brasil, oeste da Colômbia, sul da Venezuela, Guiana, o Suriname e Guiana Francesa (França). 10,1 a 25: centro e sul do México, oeste da Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, leste de Cuba e oeste da República Dominicana, Venezuela, oeste da Colômbia, Equador, oeste do Peru, sudoeste da Bolívia, Chile, norte e centro da Argentina, todo Uruguai, faixa no norte e porção leste e sul do Brasil. 25,1 a 100: áreas no sul do México, oeste de Cuba, Haiti, leste da República Dominicana. centro da Colômbia, norte da Venezuela, áreas no noroeste e leste da Argentina, áreas no nordeste, sudeste e sul do Brasil. Acima de 100: centro da Colômbia, área ao redor das cidades no sudeste do Brasil e no leste da Argentina. As capitais dos países e as cidades principais estão nomeadas. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita e na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 935 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: FTD, 2016. página 180.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: A população não se encontra distribuída de maneira uniforme no território da América Latina. As áreas de maior concentração populacional estão situadas, principalmente, nas proximidades das zonas costeiras Léste e oeste da região. Já as áreas de menor densidade populacional estão localizadas em terrenos como as altas montanhas chilenas e o extremo sul da Argentina e do Chile.

Objetivos do capítulo

  • Compreender que a população latino-americana está distribuída de maneira desigual pêlo território.
  • Conhecer a dinâmica do crescimento demográfico dos países da América Latina.
  • Conhecer os principais fluxos migratórios atuais da América Latina.
  • Perceber a pluralidade cultural existente entre os povos latino-americanos.
  • Verificar que, de modo geral, a população latino-americana tem baixa qualidade de vida, com grande número de pessoas vivendo em situação de miséria.
  • Perceber que o rápido processo de urbanização dos países da América Latina não foi acompanhado do desenvolvimento de serviços básicos para atender à população nos centros urbanos.

Justificativas

O estudo dêste capítulo é relevante, pois permite aos alunos compreender a dinâmica populacional da região onde vivem, bem como relacionar acontecimentos do passado e suas implicações sôbre a situação socioeconômica atual dos países da América Latina. Dessa fórma, os conteúdos exploram, ao longo do capítulo, as habilidades ê éfe zero oito gê ê zero três, ê éfe zero oito gê ê zero quatro e ê éfe zero oito gê ê um oito da Bê êne cê cê, ao proporem a análise da demografia, compreendendo os fluxos de migração e suas políticas. Tratam também da elaboração e da interpretação de representações cartográficas para compreensão do espaço geográfico da América Latina.


  • Auxilie os alunos na leitura do mapa apresentado nesta página. Peça-lhes que leiam atentamente a legenda e, depois, o observem, identificando as áreas de maior e menor densidade populacional na América Latina. Relembre-os acêrca da tonalidade de côres: quanto mais escuro o tom da côr utilizada, mais densamente povoada será a região.
  • Indague aos alunos a respeito da civilização inca e de como êles tiveram a habilidade de se adaptar a um lugar inóspito como a Cordilheira dos Andes, que abriga um dos pontos mais altos do mundo, o Pico do Aconcágua, com 6 962 metros de altitude, na Argentina.
Fotografia. Grande geleira em meio ao oceano. Ao fundo há montanhas.
Geleiras do glaciar Perito Moreno, localizado na Patagônia, sul da Argentina, em 2021. Com menos de 1 habitante por quilômetro quadrado, essa região está entre as menos povoadas de toda a América Latina.

Observe o quadro a seguir e verifique a diferença entre a densidade populacional de alguns países latino-americanos.

População e densidade demográfica de alguns países da América Latina (2021)

País

População

Área (em km²)

Densidade demográfica (hab./km²)

Brasil*

213.317.639

8.515.759

26

México

130.759.074

1.964.380

66

Colômbia

49.464.683

1.141.750

43

Argentina

44.688.864

2.791.810

16

Venezuela

32.381.221

912.050

35

Paraguai

6.896.908

406.750

17

Jamaica

2.827.695

10.990

257

Fontes de pesquisa: Países. í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/v9mKio Estimativas da população. *í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/9n7wrh UNITED Nations WORLD population prospects 2022. Disponível em: https://oeds.link/aS0gaJ. Acessos em: 25 julho 2022.

Questão 2.

Quais são os dois países mais populosos mostrados no quadro? E quais são os dois países menos populosos?

Questão 3.

Quais são os dois países mais densamente povoados mostrados no quadro? E quais são os dois países menos povoados?

Questão 4.

Embora a Jamaica possua uma população bem menor que a do Brasil, sua densidade demográfica é muito maior que a de nosso país. Como você explica êsse fato?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Mais populosos: Brasil e México; menos populosos: Paraguai e Jamaica.

Questão 3. Resposta: Mais povoados: Jamaica e México; menos povoados: Paraguai e Argentina.

Questão 4. Resposta: Isso acontece porque a Jamaica possui área territorial de .10990 quilômetros quadrados, ou seja, bem menor que a do Brasil, havendo assim mais pessoas por quilômetro quadrado.

  • O estudo do assunto e a atividade proposta favorecem o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 3 da Bê êne cê cê, ao possibilitar que os alunos utilizem o raciocínio geográfico na análise da ocupação humana do espaço de alguns países da América Latina, envolvendo princípios, como distribuição, extensão etcétera
  • A questão 4 desenvolve a prática da argumentação, pois os alunos interpretam e respondem à questão com base nos conhecimentos e conceitos demográficos já estudados (populoso e povoado), organizando informações prévias que justifiquem sua resposta. Oriente-os a expressar seus argumentos e suas ideias respeitando a opinião dos colegas.

Crescimento demográfico da América Latina

A partir da metade do século vinte, a população latino-americana cresceu expressivamente, como é possível observar no gráfico a seguir.

Crescimento da população latino-americana (1950-2030*)

Gráfico. Crescimento da população latino-americana (1950-2030 em projeção). População (em milhões). 1950: 168. 1955: 192. 1960: 220. 1965: 253. 1970: 288. 1975: 325. 1980: 364. 1985: 404. 1990: 445. 1995: 486. 2000: 526. 2005: 562. 2010: 596. 2015: 635. 2020: 666. 2025 (em projeção): 693. 2030 (em projeção): 706.

Fonte de pesquisa: United Nations. World population prospects 2022. Disponível em: https://oeds.link/hjLU7z. Acesso em: 25 julho 2022.

Como é possível perceber analisando o gráfico, a população total dos países latino-americanos não alcançava 168 milhões de habitantes em 1950, e, após trinta anos, já contava com mais de 360 milhões de pessoas.

O rápido crescimento populacional dos países latino-americanos pode ser explicado pêla redução das taxas de mortalidade e, especialmente, pêlas elevadas taxas de natalidade registradas na região durante o século vinte.

A diminuição da mortalidade e o aumento da expectativa de vida foram decorrentes de medidas médico-sanitárias que os países, de uma maneira geral, adotaram a partir de 1950, proporcionando assim melhor qualidade de vida à população, como o tratamento de água e esgôto e também a ampliação dos serviços de saúde (campanhas de vacinação em massa da população, construção de hospitais, combate a epidemias etcétera). Enquanto a mortalidade diminuía, a taxa de natalidade permanecia elevada e, com isso, o crescimento da população se acelerava.

Embora, a partir da década de 1970, vários países latino-americanos tenham apresentado uma queda no índice de crescimento natural da população, ainda hoje muitos deles registram um crescimento populacional elevado quando comparado às taxas de países desenvolvidos.

Respostas e comentários

Os conteúdos apresentados nas páginas 174 e 175 exploram a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três da Bê êne cê cê, ao abordar questões relacionadas à dinâmica demográfica da América Latina.

Um texto a mais

Como complemento ao estudo do tema desta unidade, leia o texto a seguir, que se configura como importante fonte de apôio teórico sôbre o estudo regional da América Latina.

     Qualquer estudo regional deve partir da noção de que todos os povos dos mais diferentes pedaços da Terra se acham integrados a uma economia mundial. É fundamental que façamos o aluno perceber que o processo global afeta de alguma fórma cada região do mundo. As regiões devem ser entendidas como expressões particulares de um processo geral. reticências

     Como região subdesenvolvida, a América Latina tem dois papéis básicos:

     a) Desde os tempos coloniais até os dias atuais, a América Latina continua existindo a serviço das necessidades alheias, exportando seus recursos agrícolas e minerais. Os países ricos consumindo estes produtos ganham muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os.

     b) Receber os investimentos estrangeiros – principalmente após a segunda Guerra Mundial, a América Latina passou a receber investimentos de grandes multinacionais, que aqui encontraram condições vantajosas, para instalarem suas filiais.

     A América Latina é uma região subdesenvolvida, e como tal, as suas maiores características são a dependência externa e as acentuadas desigualdades sociais internas.

reticências

RUA, João et al. Para ensinar geografia. Rio de Janeiro: Access, 1993. página 252, 256.


Aproveite o tema e relembre aos alunos que a população brasileira tem se caracterizado, nas últimas décadas, pêla diminuição das taxas de natalidade e pêlo aumento da população idosa (processo de envelhecimento da população), fenômeno já ocorrido nos países economicamente mais desenvolvidos do mundo.

Crescimento demográfico desigual

As taxas de ­crescimento demográfico não são as mesmas entre os países da América Latina. Observe a seguir as pirâmides etárias da Guatemala e do Uruguai, em 2021.

Pirâmide etária da Guatemala (2021)

Gráfico. Pirâmide etária da Guatemala (2021). Idosos: homens e mulheres de 60 a 64 até 80 ou mais anos variando entre 300 e 200 mil habitantes, diminuindo conforme a faixa etária aumenta. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, variando de 800 a 300 mil habitantes, diminuindo conforme a faixa etária aumenta. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, se mantendo entre 1000 mil habitantes.

Pirâmide etária do Uruguai (2021)

Gráfico. Pirâmide etária do Uruguai (2021). Idosos: mostrando homens e mulheres de 60 a 64	até 80 ou mais anos variando entre 40 e 120 mil habitantes, sendo o número de mulheres na faixa de 80 ou mais maior do que o número de homens. Adultos: mostrando homens e mulheres de 20 a 24 até 55 a 59 anos, variando de 120 a 80 mil habitantes, sofrendo pouca variação ao longo das idades. Crianças e Jovens: com homens e mulheres de 0 a 4 até 15 a 19 anos, se mantendo próximo a 120 mil habitantes.

Fonte de pesquisa dos gráficos: UNITED Nations World population prospects 2022. Disponível em: https://oeds.link/0gubhz. Acesso em: 25 julho 2022.

Grande parte dos países latino-americanos apresenta a pirâmide etária com a fórma semelhante à da pirâmide da Guatemala. A base larga dessa pirâmide indica elevadas taxas de natalidade, resultantes da ausência ou ainda da ineficiência de políticas de planejamento familiar. Já o ápice estreito é um indicador de que a população apresenta elevada taxa de mortalidade e baixa expectativa de vida, decorrentes das precárias condições em que vive grande parte da população.

Na pirâmide etária do Uruguai, o leve alargamento do tôpo corresponde ao aumento na expectativa de vida, em consequência dos maiores investimentos na área de saúde. Já o estreitamento da base do gráfico representa uma tendência de queda na taxa de natalidade. De modo geral, essa redução da taxa de natalidade está relacionada a fatores como o ingresso da mulher no mercado de trabalho, o acesso a métodos contraceptivos e também ao aumento nos custos de criação dos filhos.

Os países da América Latina que possuem maiores desenvolvimentos econômico e social, como Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, vêm apresentando mudanças em sua estrutura etária nas últimas décadas. Nesses países, em virtude da diminuição gradativa da taxa de natalidade, o formato da pirâmide etária vem se aproximando da configuração da pirâmide de países desenvolvidos (base estreita e ápice largo).

Respostas e comentários
  • Relembre as partes da pirâmide etária: base (crianças e jovens, até 19 anos); corpo (adultos, entre 20 e 59 anos); ápice (idosos, com 60 anos ou mais). Retome explicações sôbre a representação de cada parte da pirâmide. A base mostra a reposição da população (uma base estreita significa baixa reposição da população, enquanto uma base larga significa alta reposição); o corpo representa os adultos, mostrando a capacidade da fôrça produtiva (péa— População Economicamente Ativa) do país; e o ápice estreito representa a população idosa, indicando a expectativa de vida (se for mais estreito, indica baixa expectativa de vida; se for mais largo, indica maior expectativa de vida).
  • Exemplifique outros impactos associados à redução da taxa de natalidade, como dificuldades em manter o sistema de previdência ou queda da quantidade de fôrça de trabalho, redução nos custos de escolas e programas de saúde infantil e também a modificação no perfil da população, como o aumento da população idosa.
  • Comente com os alunos que o aumento da expectativa de vida da população reflete na necessidade de aperfeiçoamento dos programas de atendimento aos idosos, garantindo, por exemplo, melhores aposentadorias, serviços de saúde pública etcétera

Atividade a mais

Para que os alunos compreendam melhor a leitura das pirâmides etárias, leve para a sala de aula um projetor e apresente a êles as pirâmides do Brasil e de seus estados. O sáite do í bê gê é educa tem várias perguntas de interpretação de pirâmides que podem ser utilizadas como complemento para êsse assunto.

> PIRÂMIDES etárias e realidades brasileiras. í bê gê é educa. Disponível em: https://oeds.link/Cx5Q5y. Acesso em: 5 julho 2022.

> í bê gê É. Distribuição da população por sexo, segundo os grupos de idade. Disponível em: https://oeds.link/hLr5cg. Acesso em: 5 julho 2022.

Fluxos migratórios na América Latina

Na América Latina, os fluxos migratórios contemporâneos ocorrem com menos intensidade quando comparados aos de outras regiões do globo, como na Europa, América do Norte, Ásia e África.

Durante as últimas décadas do século vinte, em decorrência de crises econômicas, o aumento do desemprêgo e da pobreza, as migrações de latino-americanos se dirigiam principalmente em direção aos países desenvolvidos, sobretudo para os Estados Unidos e o continente europeu.

No início do século atual, entretanto, os fluxos migratórios de latino-americanos também se intensificaram no interior da própria região, ou seja, êles passaram a se deslocar também para os países vizinhos. Entre 2009 e 2015, por exemplo, o fluxo migratório entre os países da região aumentou em 50%.

Entre as razões que vêm contribuindo para o aumento das migrações na região destacam-se:

  • a adoção de regras mais rígidas para a entrada dos imigrantes latinos nos países desenvolvidos;
  • as características históricas e culturais comuns entre os países da região;
  • as oportunidades no mercado de trabalho, sobretudo nos países de maior economia da região, como o Brasil, a Argentina e o Chile.

Fluxos migratórios na América Latina (1990-2017)

Mapa. Fluxos migratórios na América Latina (1990-2017). Países de imigração mais intensa: Argentina. Países de emigração mais intensa: México e países da América Central e do noroeste da América do Sul. Movimento migratório equilibrado: Brasil e Chile. Direção do fluxo migratório: Do México e países da América Central e América do Sul para os Estados Unidos. Venezuela para Equador e Colômbia, Brasil, Argentina Chile. Da América do Sul para o Japão e Europa. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 1235 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 38. ô ê cê dê. Migration flows in latin américa and the caribbean. página 29. Disponível em: https://oeds.link/XWl7ah. Acesso em: 25 julho 2022

Questão 5.

Identifique no mapa:

  1. três países com emigração mais intensa;
  2. o país latino-americano mais procurado pelos imigrantes.
Respostas e comentários

Questão 5. a) Resposta: Venezuela, Peru e México.

Questão 5. b) Resposta: Argentina.

O tema Fluxos migratórios na América Latina, apresentado nas páginas 176 e 177, explora a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero quatro e aspectos da ê éfe zero oito gê ê um oito, da Bê êne cê cê, ao abordar fluxos de migração e suas áreas de atração e expulsão, além de dinâmicas e ordenamento territorial da América Latina. Leve para a sala de aula um mapa político da América Latina ou um planisfério político para auxiliar os alunos na realização da questão proposta nesta página.

Atividade a mais

  • Nas páginas 176 e 177, pergunte aos alunos se conhecem algum imigrante de origem latina que viva no município onde moram. Caso conheçam, peça que convidem êsse migrante para uma entrevista na sala de aula. Nessa entrevista, solicite-lhe que conte, por exemplo, as causas da migração, suas maiores dificuldades quando chegou ao Brasil, quanto tempo faz que migrou, se pretende retornar ao país de origem etcétera
  • Por meio dessa atividade, é possível desenvolver noções introdutórias de prática de pesquisa em entrevista. Oriente os alunos nos seguintes procedimentos: reconhecer as características da pessoa que participará da entrevista, evitando perguntas que não alcancem os objetivos da pesquisa; ter claro os objetivos do estudo e apresentar respostas com hipóteses correspondentes para garantir que ela seja clara e objetiva; elaborar questões claras, objetivas e imparciais, a fim de não influenciar respostas; realizar a revisão das questões para que sejam objetivas e ordenadas. Deixe um tempo no final para que o entrevistado fale livremente sôbre algo que não foi perguntado.
  • Após aplicar o questionário, realizar a análise das respostas em conjunto e produzir um texto.
  • A realização desta atividade propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero dois da Bê êne cê cê, ao abordar fluxos migratórios.

Algo a mais

O podcast a seguir é composto de notícias recentes da América Latina, bem como o tema da migração na região.

> QUÉST. Processos migratórios na América Latina. Anchor, 22 junho 2021. Disponível em: https://oeds.link/WuSqPz. Acesso em: 5 julho 2022.

Em geral, os latinos encontram certa facilidade para deixar seu país de origem e entrar em outros países da região. A maioria dos governos da região adota políticas migratórias pouco restritivas, permitindo a entrada dos imigrantes. Por outro lado, pêla falta de fiscalização e de contrôle nas zonas de fronteiras, muitos imigrantes conseguem chegar clandestinamente aos países de destino.

De maneira geral, a busca por trabalho e melhores condições de vida são os principais fatores que levam os latino-americanos a deixar seus países de origem. Nos últimos anos, por exemplo, milhares de venezuelanos têm migrado para os países vizinhos, inclusive para o Brasil, em decorrência da grave crise econômica que afeta a economia daquele país. Mas, além dos problemas socioeconômicos, as migrações na região também têm outras causas. Em 2010, o forte terremoto que atingiu o Haiti, um dos países latino-americanos mais pobres, localizado no mar do Caribe, causou milhares de mortes e deixou milhões de desabrigados, muitos dos quais migraram para outros países, inclusive para o Brasil.

O Brasil também participa das migrações que ocorrem na América Latina, tanto recebendo imigrantes latino-americanos quanto tendo a saída de brasileiros para outros países da região. De acôrdo com dados de 2020, entre os imigrantes latinos em maior número no Brasil estão os venezuelanos (172 mil), os haitianos (149 mil), os bolivianos (56 mil) e os argentinos (25 mil). Os emigrantes brasileiros, por sua vez, também são numericamente expressivos em vários países do continente. cêrca de 240 mil brasileiros vivem no Paraguai, 89 mil na Argentina, 72 mil na Guiana Francesa e 43 mil no Uruguai.

Fotografia. Uma extensa fila de pessoas em frente a uma construção amarela. Ao lado há uma tenda com mais pessoas. Ao redor há árvores.
Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (), mais de um milhão de venezuelanos fugiu da situação de miséria e também da perseguição política promovida pêlo govêrno daquele país. dêsse total, estima-se que entre 40 mil e 60 mil vieram para o Brasil, a maioria entrando pêla fronteira com Roraima. Podemos observar êsse processo de migração com base na foto, que mostra o desembarque de venezuelanos na fronteira entre Brasil e Venezuela, no município de Boa Vista, Roraima, em 2018.
Respostas e comentários

Os conteúdos propostos nas páginas 176 e 177 favorecem a exploração da Competência geral 9 da Bê êne cê cê, pois propicia o trabalho com o respeito e a valorização da diversidade de indivíduos e grupos sociais.

Atividade a mais

Apresente aos alunos a atividade a seguir como proposta de avaliação.

Leia as manchetes de jornais a seguir.

‘Tudo por êles’: Mães solteiras venezuelanas enfrentam saga da migração em busca de vida melhor para filhos

BBC News Brasil, 8 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/wJNaNN. Acesso em: 5 julho 2022.

Brasil é o quinto país mais buscado por imigrantes venezuelanos

AgênciaBrasil, 30 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/h3tfo7. Acesso em: 5 julho 2022.

Agora, escreva um texto explicando qual a relação entre as manchetes e a imigração atual no Brasil.

Resposta

Resposta pessoal. Verifique se os alunos comentam que, nos últimos anos, milhares de venezuelanos têm migrado para os países vizinhos, inclusive para o Brasil, em decorrência da grave crise econômica que afeta a economia daquele país. Os haitianos também têm migrado, inclusive para o Brasil, após o terremoto ocorrido em 2010.

A realização da avaliação sugerida propicia o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 2 da Bê êne cê cê, ao promover a reflexão e a análise crítica de fatos apresentados.

Algo a mais

Para aprofundar conhecimentos sôbre a imigração haitiana no Brasil e seus impactos e suas consequências, leia a reportagem a seguir indicada no Jornal da úspi.

> MOURA, Sebastião Marcos. Mesmo com cenário desfavorável, imigrantes haitianos seguem buscando o Brasil. Por quê? Jornal da úspi, 21 setembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/K9blSF. Acesso em: 5 julho 2022.

O tema é reticências

Direitos Humanos e Vida familiar

As mulheres na América Latina

Assim como em outros lugares do mundo, na América Latina, a mulher enfrenta vários desafios em busca da igualdade de direitos, em diferentes setores. Recentemente, muitas conquistas foram alcançadas, mas isso não foi suficiente para equiparar as condições econômicas, políticas e sociais da mulher frente aos homens. Por isso, ainda há muito pêlo que lutar.

Conhecer as reais condições da mulher, refletir e conversar sôbre elas pode ser o primeiro passo para modificar êsse cenário. Por isso, observe com atenção as informações a seguir, que tratam da situação da mulher na América Latina.

Ilustração. Uma mulher de cabelos compridos, usando camisa, saia e sapatos de salto. Ela caminha falando ao celular e carregando uma maleta.

A.

Segundo um estudo do Banco Mundial, divulgado em janeiro de 2021, vivem, na América Latina, 23 milhões de jovens com idade entre 15 e 24 anos que não estudam ou trabalham, conhecidos como “nem-nem”. dêsse contingente, a maioria é mulher. Um dos principais motivos para essa situação é a gravidez na adolescência, que inicialmente conduz ao abandono escolar e, consequentemente, à dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

Esquema. Uma mulher grávida com expressão desanimada. Em frente a ela, uma placa de proibição com um capelo. Há uma linha que os liga a uma moeda dourada com um cifrão, com a indicação de 51,6 por cento. Ao lado há cédulas e mais moedas.

B.

Segundo estudos realizados pêla Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (cepál), na América Latina, uma em cada quatro mulheres não tem renda própria. dêsse total, 51% das mulheres afirmaram que isso ocorre por terem de cuidar das tarefas domésticas.

Adotar ações voltadas para a valorização da mulher na sociedade significa agir com respeito, sendo esta uma fórma de lutar para a construção de uma sociedade mais igualitária, sem discriminação.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer alguns dos desafios enfrentados na atualidade pêlas mulheres da América Latina.
  • Valorizar o papel da mulher na sociedade.

  • O tema As mulheres na América Latina promove a oportunidade de abordar os temas contemporâneos transversais Educação em direitos humanos e Vida familiar e social, ao promover o respeito e a valorização da mulher na sociedade atual, com enfoque na situação das mulheres na América Latina.
  • Discuta cada uma das informações apresentadas nas páginas 178 e 179, sôbre a situação da mulher na América Latina. Peça que exponham suas impressões e opiniões em relação aos dados apresentados.
  • Incentive e valorize o respeito pêla diversidade de opiniões e o embasamento coerente dos pontos de vista. Destaque a importância de organizar o pensamento para o manifestar com clareza e progressão, encadeando as ideias de modo que todos possam compreender o que é dito, assim como a adequação do vocabulário e do tom de voz ao contexto.
  • Esteja atento para criar um ambiente em que todos se sintam à vontade para manifestar suas opiniões com liberdade e respeito.

Metodologias ativas

Para explorar o trabalho com os assuntos abordados nas páginas 178 e 179, proponha à turma a estratégia Aquário (fishbowl). Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual.

O objetivo desta estratégia é promover uma reflexão sôbre o papel da mulher na América Latina.

Esquema. Mulher de cabelo black power, sorrindo, segurando uma carteira de trabalho. Uma linha liga a um caderno ao lado de uma caneta. Outra linha o liga a um martelo de juiz sobre uma bancada.

C.

Nas ocupações ou empregos que exigem ensino superior, ainda persiste a desigualdade entre a remuneração das mulheres e dos homens. No Chile, Brasil, México e Peru, houve até o aumento dessa disparidade, principalmente nas ocupações que exigem maior qualificação, de acôrdo com dados do Banco Mundial.

D.

De acôrdo com dados da ônu, as mulheres estão mais representadas na política da América Latina do que em outras regiões do mundo, com um número maior de parlamentares femininas e chefes de Estado.

E.

De acôrdo com o relatório Mulheres, Empresas e o Direito 2016, do Banco Mundial, quase todas as economias da América Latina e do Caribe possuem leis de proteção da mulher contra a violência doméstica. No entanto, implementá-las continua a ser um grande desafio.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Por que é importante discutir desigualdade de gênero em relação à remuneração e às oportunidades de emprêgo?
  2. O empenho governamental é relevante para aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho? Ou essas são questões pessoais que dependem das características familiares e dos interêssis individuais?
  3. Em sua opinião, quais fatores contribuem para que as mulheres enfrentem dificuldades para conquistar a igualdade de remuneração nas ocupações que exigem maior qualificação? O que poderia ser feito para reduzir essa desigualdade?
  4. Escolha uma mulher do seu convívio social e converse com ela sôbre sua atividade profissional. Procure saber se ela enfrentou dificuldades na carreira pêlo fato de ser mulher. Em caso afirmativo, peça a ela que descreva essa situação e como lidou com ela, destacando as consequências dêsse acontecimento para a vida dela. Em caso negativo, peça-lhe que comente como a igualdade de condições reflete em sua experiência pessoal. Leve relatos para a sala de aula e os compartilhe com os colegas. Depois, produza um texto com as suas impressões sôbre o assunto e disponibilize-o para leitura em um mural da escola.
Respostas e comentários

Respostas 1 a 4 da seção O tema é nas orientações ao professor.

Respostas

1. Valorize um ambiente de respeito, em que todos se sintam à vontade para expressar suas opiniões. Ressalte que refletir sôbre essas questões é uma fórma de iniciar mudanças. Comente que a educação e a reflexão são fundamentais para combater todas as fórmas de discriminação.

2. Resposta pessoal. Auxilie os alunos na compreensão de que é fundamental a iniciativa do govêrno na implantação de políticas de melhoria da qualidade de vida da população, e que a inclusão das mulheres no mercado de trabalho é um fator que influencia sensivelmente nessa melhoria.

3. Resposta pessoal. Vários aspectos influenciam na diferença de remuneração entre homens e mulheres. É preciso, entre outras coisas, que haja conscientização da igualdade de direitos, de modo que sejam iguais as condições para se capacitar, se desenvolver e atuar profissionalmente. Além disso, as funções pertinentes ao convívio doméstico e familiar também devem ser divididas igualmente.

4. Sempre que possível, socialize as produções textuais dos alunos. Ao saber que seus textos serão lidos por outras pessoas, os alunos se sentem mais estimulados e se empenham ao manifestar seu ponto de vista.

  • A atividade 4 explora o pensamento computacional, uma vez que os alunos deverão organizar as etapas necessárias para realizar a pesquisa, selecionar os dados relevantes após feita a entrevista e seguir os passos idealizados.
  • As atividades propostas nesta seção promovem o desenvolvimento das Competências gerais 9 e 10 e da Competência específica de Ciências Humanas 6 da Bê êne cê cê, ao promover os direitos humanos e a reflexão com base no respeito de ideias e opiniões, abarcando também a competência socioemocional respeito, ao valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos.

A riqueza cultural dos povos latino-americanos

A América Latina apresenta uma grande diversidade étnico-cultural, resultado da miscigenação entre os diferentes povos que deram origem à sua população.

No entanto, essa miscigenação não ocorreu da mesma maneira em toda a América Latina. Em alguns lugares, houve o predomínio de indígenas; em outros, de europeus ou, ainda, de negros africanos.

Em países da América Central, como Haiti e Jamaica, foi intensa a influência das culturas e tradições dos negros africanos. Muitos deles foram escravizados e obrigados a sair de seu país de origem para trabalhos forçados nas monoculturas de exportação, como a da cana-de-açúcar.

Fotografia. Pessoas sentadas em uma rua com verduras expostas no chão. Há pessoas caminhando entre elas e guarda-sóis abertos.
Na foto, pessoas circulando em uma rua de Pôrto Príncipe, capital do Haiti, em 2021.

Já em países como Peru e Bolívia, por exemplo, a influência das culturas e tradições dos povos indígenas americanos está bastante presente. Neles e em vários outros da região, os descendentes de povos indígenas chegam a compor cêrca de 37% da população.

Fotografia. Pessoas sentadas ao lado de uma construção expondo ervas e coloridas em uma lona em frente a eles. As pessoas usam chapéus e xales.
Na foto de 2020 na Bolívia, é possível perceber a influência indígena nas culturas e tradições de parte da população.

É forte a influência dos povos europeus sôbre a formação étnico-cultural da América Latina. Em praticamente todos os países dessa região verifica-se o uso oficial de línguas latinas (português e espanhol), o predomínio da religião católica, adotada pelos colonizadores europeus, além da arquitetura de muitas construções.

Fotografia. Muitas pessoas em meio a uma praça. Há mesas, cadeiras e comércio ao fundo. Há pessoas sentadas e caminhando. À direita, barracas. Nas laterais há árvores.
Na foto, movimento de pessoas em Buenos Aires, capital da Argentina, em 2022.
Respostas e comentários

Um texto a mais

Sugerimos a leitura do texto a seguir para complementar o assunto A riqueza cultural dos povos latino-americanos. Após a leitura do texto, proponha um debate em sala de aula para os alunos exporem suas opiniões.

     No cenário de crise social na América do Sul, os mais prejudicados foram os indígenas, descendentes dos habitantes originários do continente. Hoje em dia, êles ainda constituem uma clara maioria em três países – Equador, Bolívia e Paraguai. A novidade dos últimos tempos é que essa maioria se mostra cada vez menos disposta a aceitar passivamente uma posição subalterna, sob o pêso dos preconceitos e da marginalização. Na última década, os indígenas conseguiram, pêla primeira vez, influir com voz ativa na definição dos rumos das sociedades onde vivem.

     O primeiro país em que a presença indígena na vida política se fez sentir com fôrça foi o Equador, onde três presidentes foram derrubados no curto intervalo de oito anos, entre 1996 e 2004. O principal motivo dessas rebeliões foi sempre o mesmo: a traição à promessa de proporcionar melhores condições de vida à população. E, em todas elas, as entidades indígenas tiveram participação decisiva. reticências

     Também no Paraguai, no Peru, na Colômbia e em outros países, os indígenas têm formado suas próprias organizações, que se mobilizam em defesa dos recursos naturais. Para êles, essa luta é necessária diante da expansão das empresas que avançam sôbre as regiões de floresta, ameaçando o meio ambiente e o modo de vida dos povos originários.

FUSER, Igor. Geopolítica: o mundo em conflito. São Paulo: Salesiana, 2006. página 4748.

A pluralidade cultural brasileira

Assim como os demais países da América Latina, o Brasil também apresenta uma grande diversidade étnico-cultural, cuja origem está no encontro de diferentes povos que participaram da formação da nossa população, ou seja, indígenas, europeus (sobretudo portugueses), africanos e asiáticos, como os japoneses, libaneses, sírios, entre outros.

Talvez você não perceba, mas vários costumes do nosso dia a dia, como alguns hábitos alimentares e vestimentas, são influências dos povos que formaram a população brasileira. A língua portuguesa e a religião católica, predominantes no Brasil, por exemplo, são heranças da colonização europeia, especificamente de Portugal.

Fotografia. Pessoas com uniformes brancos com fitas coloridas e chapéus tocando instrumentos e formando um corredor em frente a uma igreja, que está ao fundo. Em frente à igreja uma pessoa de vestido branco desfila segurando um estandarte verde. Há mais pessoas ao redor dela.
Na foto, Congada do Divino Espírito Santo, na cidade de São Paulo, em 2022.

Questão 6.

Pense nos seus hábitos diários. Em algum deles você identifica aspectos da cultura dos povos formadores da população brasileira? Caso seja necessário, faça uma pesquisa para responder a essa questão.

Capoeira

A capoeira é definida como uma expressão cultural que mistura dança, luta e música. Em geral, a capoeira se caracteriza pêla espontaneidade dos movimentos, realizados naturalmente e com base no reflexo e na agilidade do praticante, que segue o ritmo dos instrumentos e da música.

Com o passar dos anos, foi criado um novo estilo, denominado capoeira regional. Este, distinto da capoeira de Angola, valoriza a técnica dos movimentos, que deveriam ser praticados e estudados visando aumentar sua velocidade e fôrça. Assim, a capoeira tornou-se uma prática desportiva.

Mesmo depois de séculos, a capoeira é disseminada em várias regiões do ­Brasil, comprovando que a influência da cultura negra é muito forte e presente em nosso país.

Fotografia. Algumas pessoas em uma roda de capoeira. Há duas pessoas ao centro, uma delas ginga e  outra está com as mãos apoiadas no chão e as pernas para o alto. As outras pessoas batem palmas e um homem, toca berimbau. Ao fundo, árvores.
Roda de capoeira em Salvador, Bahia, em 2019.
Respostas e comentários

Algo a mais

  • Para compreender a formação cultural do povo brasileiro e a relação com os vizinhos latinos, recomenda-se a leitura dos seguintes livros: > ANDRADE, Manuel Correia de. O Brasil e a América Latina. 3. edição São Paulo: Contexto, 1991. (Repensando a Geografia). > HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 27. edição São Paulo: Companhia das Letras, 2015. > OLIC, Nelson Bacic. Geopolítica da América Latina. São Paulo: Moderna, 1992. (Polêmica).
  • Comente com os alunos que há controvérsias sôbre a capoeira ter sido criada na África ou no Brasil. No entanto, muitos estudiosos defendem que seu surgimento e sua prática se deram no Brasil, com os africanos escravizados, muitos deles provenientes de Angola.
  • Complemente o estudo do tema dessas páginas apresentando aos alunos outras informações referentes à composição étnica da população de alguns países da América Latina, evidenciando a grande diversidade de povos que contribuíram para a miscigenação da população latino-americana.

Geografia e Arte

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A arte dos povos indígenas da América Latina

Os povos pré-colombianos, que habitavam a América antes da chegada dos colonizadores, possuíam uma rica expressão artística.

Era por meio da arte que, de modo geral, povos retratavam sua vida em sociedade, suas crenças e, sobretudo, a relação que estabeleciam com a natureza.

Embora as danças, as músicas e também os diversos contos fizessem parte da expressão artística dos povos indígenas, foram os objetos como artefatos cerâmicos e de pedra, cestarias, tecelagens e também a arte plumáriaglossário que se tornaram representativos e conhecidos como expressão artística indígena na atualidade.

As imagens a seguir retratam algumas expressões artísticas produzidas por povos indígenas do continente americano. Observe atentamente cada uma delas.

Fotografia. Cesto feito com linhas grossas em tons alaranjados. Há desenhos com uma linha sinuosa à esquerda e à direita.
Cestos feitos pêlo povo indígena Yanomami, no município de Barcelos, Amazonas, foto de 2017.
Fotografia. Uma ânfora de cerâmica com diversos desenhos irregulares em todo seu corpo.
Cerâmica de cultura inca, produzida entre 1438 antes de Cristo e 1572 antes de Cristo, na cidade de Lima, Peru, em 2019.
Fotografia. Um cocar composto por penas azuis e vermelhas.
Cocar feito com penas de animais pêlo povo indígena , no município de Manaus, Amazônia, foto de 2022.
Fotografia. Escultura com figura humana com corpo pequeno, olhos grandes e adornos no pescoço, cintura e cabeça.
Escultura produzida pêlo povo maia, entre os anos 250 e 450, na Guatemala.
Respostas e comentários
  • O tema A arte dos povos indígenas da América Latina é um momento favorável para trabalhar com o tema contemporâneo transversal Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras, pois valoriza a cultura indígena da América Latina.
  • É possível promover a articulação com o componente curricular de Arte, ao trabalhar os conteúdos das páginas 182 e 183. Proponha a elaboração de uma série de apresentações e cartazes a respeito da cultura indígena no Brasil. Trabalhe músicas, filmes, produção de texto de um tema em comum, pesquisa e confecção de cartazes etcétera
  • Este trabalho explora a Competência geral 3 e a Competência específica de Ciências Humanas 4 da Bê êne cê cê, ao abordar diferentes manifestações culturais e artísticas e, também, o respeito pêla diversidade.

Um texto a mais

Os textos a seguir abordam alguns aspectos da arte indígena feita no Brasil e podem auxiliar o estudo da seção. Convide o professor do componente curricular de Arte para discuti-los com os alunos e incentive-os a expor suas impressões sôbre a arte dos povos indígenas.

     Diferentemente do que ocorre na cultura dos não índios, a arte para os indígenas está presente em tudo o que fazem. Em cada objeto existe a indicação de muitos valores simbólicos e espirituais, como desenhos que representam os mitos que cultuam. valores estão evidentes inclusive nos objetos que elaboram para uso diário, a chamada arte utilitária.

     Para cozinhar, fazem panelas de barro e outros utensílios semelhantes aos que se pode usar para preparar seus alimentos.

     Para armazenar a água e mantê-la fresca, utilizam potes pintados, uma tradição forte em toda a região amazônica. O interessante é que cada povo tem um desenho diferente para pintar os potes e objetos de barro, tal qual uma marca registrada de sua cultura. reticências

TIRAPELI, Percival. Arte indígena: do pré-colonial à contemporaneidade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. página 14.

Fotografia. Indígenas caminhando em círculo, em uma área aberta sem pavimentação. Há crianças entre eles, e todos usam uma espécie de saia de palha, pinturas corporais e cocares coloridos. Ao fundo há moradias e árvores.
Indígenas da etnia Kamayura, durante o ritual Tawarawanã, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2019.

Grande parte da arte indígena foi destruída durante o processo de colonização. Por isso, hoje, existe um intenso movimento de valorização e preservação da arte indígena atual e também da arte remanescente do período de colonização do continente americano.

Atualmente, vivem no Brasil diversos povos indígenas, como Ticuna, Tembé, Yanomami, Tupari, Apurinã, Munduruku, Kayapó, entre outros.

Ícone 'Atividade em grupo'.
  1. Com um colega, realize uma pesquisa na internet sôbre a expressão artística de um povo indígena do Brasil. Durante a pesquisa, procurem informações como:
  • onde vivem;
  • de que maneira costumam realizar suas expressões artísticas – danças, cerâmicas, cestarias, pinturas corporais, tecelagem, entre outras;
  • o que procuram representar nessas expressões.
    Ícone 'Atividade em grupo'.

2. Depois, produzam um cartaz com as informações pesquisadas e apresentem-no aos demais colegas da sala.

Respostas e comentários

Respostas 1 e 2 da seção Geografia e Arte nas orientações ao professor.

Um texto a mais

O texto a seguir complementa as informações apresentadas sôbre a arte dos povos indígenas na América Latina. Se possível, compartilhe-as com os alunos.

     Outra tradição importante da arte indígena é a pintura corporal. Utilizando pigmentos extraídos de frutas e sementes, como o jenipapo – que resulta em uma tinta de coloração negra – ou o urucum – que produz uma tinta vermelha –, os índios costumam pintar o rosto, os braços, as pernas, o ventre e as costas com fórmas geométricas que variam de uma cultura para outra. êles pintam o corpo para se enfeitar no dia a dia ou então para se arrumar para as ocasiões especiais, como casamentos, enterros, situações de guerra ou de caça.

êles também produzem muitos adornos de penas coloridas de aves a fim de se enfeitar para as lutas e festejar seus antepassados. É a chamada arte plumária, da qual fazem parte os cocares, os colares, as braçadeiras ou os adornos para decorar as lanças.

TIRAPELI, Percival. Arte indígena: do pré-colonial à contemporaneidade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. página 15.

Respostas

1. Os alunos podem pesquisar no site Povos indígenas no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/YmhXkb. Acesso em: 5 julho 2022.

2. Auxilie os alunos na produção dos cartazes e organize-os na apresentação dos trabalhos, de modo que todos participem.

As atividades propostas exploram as Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 4 da Bê êne cê cê, uma vez que os alunos utilizam seu conhecimento geográfico para entender a relação sociedade e natureza, bem como exercem o espírito de investigação, sistematizando, assim, seu conhecimento por meio de diferentes gêneros textuais. A Competência geral 3 da Bê êne cê cê também é abordada, de fórma que êles valorizem as diversas manifestações artísticas e culturais.

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

Preservando os elementos culturais nas paisagens

Em diversos lugares do mundo, há paisagens nas quais podemos observar elementos culturais construídos por sociedades que ali viveram em diferentes períodos históricos.

Na América Latina, por exemplo, existem várias paisagens que possuem construções feitas por povos indígenas, que habitavam essa região há milhares de anos, ou então pelos colonizadores que aqui chegaram a partir do final do século quinze. Paisagens como essas são consideradas bens culturais, pois geralmente configuram patrimônio histórico ou artístico de determinado local e se mantêm conservadas devido aos cuidados dedicados à sua preservação.

Preservar paisagens históricas é importante, pois a partir de sua observação e análise podemos conhecer elementos culturais que revelam informações sôbre determinado período, sociedade ou local, e nos fazem refletir mais sôbre êles.

Ao preservarmos algo, cuidamos para que êsse elemento não seja destruído. Quando exercitamos essa prática com os elementos históricos de uma paisagem, por exemplo, evitamos que a ação humana destrua ou cause algum dano a êles, possibilitando que as gerações futuras também os conheçam.

1. No município onde você mora, existe algum elemento cultural e histórico na paisagem que seja preservado?

Ícone 'Em grupo'.
  1. Junto com os colegas da sala, pense em alguns elementos históricos existentes no município onde moram que poderiam ser preservados. Por que vocês consideram importante preservá-los?
  2. Faça uma pesquisa em livros ou na internet e descubra quais atitudes os cidadãos de um município devem adotar para preservar bens culturais.
Fotografia. Ruínas de uma cidade no alto de uma montanha. Há muitos muros paralelos e ao fundo, montanha rochosa entre nuvens. No primeiro plano há um animal deitado na grama.
Esta foto de 2020 mostra as ruínas de Machu Picchu, cidade construída pêlo povo Inca, no século quinze, antes da chegada dos colonizadores europeus. Machu Picchu está localizada no Peru, em meio às montanhas.
Respostas e comentários

Respostas 1 a 3 do boxe Preservando os elementos culturais nas paisagens nas orientações ao professor.

  • Comente que a ideia de preservação relaciona-se a tudo o que desejamos manter para posterioridade, e não apenas a bens culturais. Questione-os sôbre elementos da vida deles que gostariam de preservar e como isso poderia ser feito.
  • Explique que algumas paisagens são reconhecidas pêla como patrimônio cultural da humanidade, pois abrigam importantes elementos culturais; enquanto outras paisagens naturais são reconhecidas como patrimônio natural da humanidade.
  • O conteúdo proposto está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. Explora aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 1, 3 e 5 da Bê êne cê cê, pois possibilita refletir a respeito do convívio em uma sociedade plural, acolhendo as diferenças e respeitando-as.

Respostas

1. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificar prédios públicos históricos, igrejas antigas, casas de colonizadores ou fundadores do município, fachadas de comércios antigos, entre outros.

2. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificar algum elemento histórico e questione-os sôbre os motivos de preservá-los, salientando sua importância.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos reconhecem que atitudes como cuidar da limpeza, não jogar lixo na rua ou depredar são atitudes de preservação.


  • As questões propostas favorecem o desenvolvimento das Competências específicas de Geografia 1 e 2 da Bê êne cê cê, ao abordar como a sociedade se relaciona com a natureza ao longo do tempo.
  • Desenvolva noções introdutórias de prática de pesquisa em análise de mídia sôbre a divulgação de elementos culturais e históricos no município, na região ou no estado onde os alunos moram. Explique aos alunos que o trabalho será realizado em duas etapas: primeiro, uma pesquisa acêrca dos monumentos históricos no município onde moram; segundo, a publicação em rede social com as informações coletadas na pesquisa. Por meio dessa publicação, êles farão uma análise de mídia. Confira como os alunos deverão proceder.

1. Explique que a pesquisa será intitulada: “Os monumentos históricos em nosso município”.

2. Solicite que tragam fotos dos monumentos históricos do município onde moram.

3. Na sequência, devem produzir um texto explicando o que é patrimônio histórico e como fazer para mantê-los preservados, contando um pouco da história dos monumentos destacados nas fotos.

4. Juntos, deverão escolher uma rede social em que possam publicar o texto.

5. Em seguida, deverão realizar a análise de mídia verificando no intervalo de seis dias: a frequência acumulada de curtidas na postagem, a quantidade de compartilhamento e a quantidade de comentários.

6. Com base nesses dados, os alunos farão uma tabela e analisarão os dados nela inseridos. É possível, inclusive, produzir gráficos com as informações coletadas na mídia social.

7. Para finalizar a pesquisa, promova uma conversa a respeito do alcance da postagem realizada pêla turma nas redes sociais. Oriente-os a perceberem como as tecnologias digitais podem auxiliar na propagação de informações.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou, explique o que provocou:
    1. o rápido crescimento da população latino-americana a partir da segunda metade do século vinte.
    2. a diminuição da taxa de mortalidade em países latino-americanos ao longo do século passado.
  2. Os fluxos migratórios têm aumentado entre os países da América Latina. Cite dois fatores que contribuem para êsse fenômeno.
  3. O que explica a redução da taxa de natalidade em países latino-americanos nas últimas décadas?
  4. Explique por que a população da América Latina apresenta uma grande diversidade étnico-cultural.

Aprofundando os conhecimentos

5. Com base no mapa de densidade demográfica da América Latina, responda às questões a seguir no seu caderno.

Densidade demográfica da América Latina (2018)

Mapa. Densidade demográfica da América Latina (2018). Habitantes (por quilômetros quadrados). Menos de 5: Guiana, Suriname e Guiana Francesa (França). 5,1 a 15: Bolívia. 15,1 a 45: Belize, Porto Rico (território pertencente aos Estados Unidos), Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Paraguai, Chile, Uruguai e Argentina. 45,1 a 120: Equador, México, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Cuba e Jamaica. 120,1 a 270:  República Dominicana e Guatemala. Acima de 270: El Salvador e Haiti. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 1535 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 71.

  1. Quais são os países da América Latina com maior densidade demográfica?
  2. E quais são os países com menor densidade demográfica?
  3. Caracterize o Brasil de acôrdo com a densidade demográfica apresentada no mapa. Faça comparações dos dados do Brasil com os de outros países representados.
  4. Sabendo que a Nicarágua conta com uma área de 130.370 quilômetros com 6 milhões de habitantes e que o Brasil apresenta uma área de 8.510 759 quilômetros com 213 milhões de habitantes, explique por que a Nicarágua possui uma densidade demográfica maior que a do Brasil.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: A redução das taxas de mortalidade e, especialmente, as elevadas taxas de natalidade.

1. b) Resposta: As medidas médico-sanitárias que os países, de uma maneira geral, adotaram a partir de 1950, proporcionando, assim, melhor qualidade de vida à população.

2. Resposta: Os fluxos migratórios entre os países latino-americanos vêm aumentando devido ao crescimento econômico de alguns países latino-americanos e também pêla adoção de regras rígidas de países da Europa e do Estados Unidos para a entrada de imigrantes.

3. Resposta: De modo geral, a redução das taxas de natalidade pode ser explicada pêlo processo de urbanização ocorrido nesses países. Os elevados gastos da população com alimentação, vestuário, transporte e educação fizeram com que muitas famílias se tornassem cada vez menos numerosas. Além disso, a maior divulgação de informações relacionadas ao uso de métodos contraceptivos, como preservativos e pílulas anticoncepcionais, também contribuiu para essa redução.

4. Resposta: Em razão da miscigenação entre os diferentes povos que deram origem à sua população.

5. a) Resposta: El Salvador, Jamaica e Haiti.

5. b) Resposta: Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

5. c) Resposta nas orientações ao professor

5. d) Resposta: Embora a população brasileira seja mais numerosa que a da Nicarágua, a extensão territorial da Nicarágua é bem menor que a do nosso país. Por isso, a densidade demográfica da Nicarágua é maior que a do Brasil.

  • Auxilie os alunos na resolução das atividades observando se há dúvidas em algum conteúdo. Caso considere interessante, retome temas abordados para sanar dúvidas.
  • As atividades 1 a 5 exploram a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero três da Bê êne cê cê, pois possibilita aos alunos analisar e compreender os aspectos representativos da dinâmica populacional.
  • Na questão 1, analise as transformações decorrentes da taxa de natalidade. Se necessário, faça paralelos históricos com períodos de menor índice de urbanização.
  • Ao discorrer acêrca dos fluxos migratórios na América Latina, na atividade 2, os alunos exploram aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero quatro da Bê êne cê cê.
  • A questão 5 explora a competência específica de Geografia 4, ao abordar o pensamento espacial fazendo uso da linguagem cartográfica.

Resposta

5. c ) O Brasil apresenta densidade de 15,1 a 45 habitantes por quilômetro quadrado. Os alunos podem responder que México, Cuba, Haiti e El Salvador, por exemplo, possuem densidade demográfica maior que a do Brasil. Já países como Bolívia e Suriname possuem densidade demográfica menor. Também podem identificar que Pôrto Rico, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai têm densidade demográfica semelhante à do Brasil.

Glossário

Inóspito
: lugar onde não se pode viver ou onde a sobrevivência é limitada.
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Arte plumária
: referente aos objetos feitos com penas de aves.
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